You are on page 1of 24

A REVOLUO DA SADE:

SUCOS
FUNCIONAIS

Mahalia Goskowiski

MAY BE FREELY COPIED

A dieta para se obter sade com base nos sucos funcionais muito simples e serve para qualquer pessoa. Basta apenas substituir o caf da manh pelos sucos funcionais aqui recomendados. Outra boa dica para acompanhar esta dieta natural passar a ingerir mais frutas, verduras e legumes no almoo; uma fruta e/ou suco funcional tarde e uma sopa leve de legumes (com pouco sal) noite.
EVITE COMER MUITAS MASSAS, DOCES E FRITURAS! Voc emagrecer lentamente, e ao final de (1) um ano voc notar a diferena em sua sade!! E alguns dos timos resultados so: SUA PELE MELHORAR RADICALMENTE; SUA DISPOSIO RENOVAR; SEUS INTESTINOS FUNCIONARO PERFEITAMENTE A CELULITE DIMINUIR, OU DESAPARECER E o melhor de tudo, VOC EMAGRECER COM SADE ! IMPORTANTE: Antes de fazer esta dieta consulte seu mdico, nutricionista ou endocrinologista!!!!!!!!!!!! Tente exercitar-se ao menos trs vezes por semana, durante meia hora. A caminhada um timo exerccio, alm de ser de graa!

O que so os sucos funcionais?

Com poderes especficos, estes sucos agem como


refrescantes, alm de esbanjarem efeitos saudveis para o corpo inteiro. Eles refrescam, relaxam, hidratam e nutrem. Os sucos so uma tima alternativa para voc ingerir frutas, fortalecer seu sistema imunolgico, ter energia para comear bem um exerccio, ou simplesmente relaxar depois do exerccio. So milhares de combinaes possveis. Dezenas de ingredientes, entre frutas e complementos. Gostos e propriedades to diferentes como o azedo e o doce, o energtico e o relaxante. Quando se trata de sucos e vitaminas, a imaginao o limite e os benefcios para o seu corpo e para o seu exerccio so garantidos.

Todos os sucos de frutas

fornecem carboidrato, combustvel fundamental para a prtica esportiva. A vantagem do suco que, por ser lquido, provoca uma absoro mais rpida de glicose por parte do nosso organismo. No h nada mais refrescante e nutritivo do que incluir o suco, logo cedo, no caf da manh ou nos lanches, entre as refeies. A novidade que eles esto sendo enriquecidos com substncias que do energia, fora muscular, emagrecem e at ajudam no combate celulite.

Entre os ingredientes famosos destacam-se a linhaa e o grmen de trigo. A linhaa rica em mega 3, um antioxidante e antiinflamatrio, que ajuda a regular o intestino. Enquanto o grmen de trigo, alm de auxiliar no trato intestinal e ser rico em vitamina. E, tem outra propriedade: "aumenta os nveis de serotonina, substncia do crebro que d sensao de bem-estar e facilita o sono. A ma, o abacaxi e o gengibre ajudam a combater a celulite, porque desintoxicam e fazem uma limpeza na rede linftica. O abacaxi e o gengibre so antiinflamatrios naturais. Cada ingrediente colabora na destruio dos ndulos de gordura, acumulados sob a pele. Sem contar que o gengibre tambm tem funes diurticas. J as fibras da ma melhoram o funcionamento do intestino. Incluindo esses ingredientes, e acrescentando o grmen de trigo e a linhaa no cardpio dirio, voc estimula a diminuio da celulite".

Mais do que um suco extico para despertar o paladar, a mistura de frutas e outros vegetais pode ser um blsamo para o organismo e ter efeito teraputico e curativo. Confira os reais benefcios dessas combinaes e aprenda a preparar as receitas criadas exclusivamente para voc.
A intuio dos antigos deixou o suco de limo com mel famoso como remdio contra gripes e resfriados. As receitas ainda funcionam, mas as combinaes de ingredientes e o conceito de bebida nutritiva tomaram propores enormes. Nos laboratrios, a tecnologia na rea de nutrio permite revelar segredos (e poderes) da natureza e aumentar a lista de frutas, legumes e folhas ricos em componentes essenciais ao bom funcionamento do organismo e preveno de doenas. Na cozinha de casa, basta dar asas imaginao e elaborar misturas diferentes sem medo, e at com o aval cientfico.

Uma pesquisa realizada com idosos durante 10 anos e publicada no The American Journal of Medicine em 2006, por exemplo, mostrou que o hbito de ingerir bebidas que misturam frutas e verduras em pelo menos 3 dias da semana reduz em 76% o risco de desenvolver o Mal de Alzheimer. O segredo estaria nos polifenis, antioxidantes encontrados nas folhas, cascas e sementes dos vegetais. Mas no s. A alquimia de cores, texturas e sabores tambm um caminho fcil para garantir a quantidade ideal de consumo de fibras, vitaminas e minerais. De acordo com a Organizao Mundial de Sade (OMS), a ingesto diria dessas fontes deve ser de, no mnimo, 400 gramas (o equivalente a um prato de sobremesa, cheio de opes variadas desses alimentos). Na prtica, esses sucos, somados s saladas e legumes das refeies principais, garantem a cota recomendada para que o organismo fique protegido contra inmeros males, como: anemia, fadiga, alteraes de humor, cries e at depresso, passando por perda de concentrao e memria, diabetes, osteoporose, hipertenso, sndrome metablica e cncer. Se voc sempre foi f de sucos naturais e est mais do que convencida de seus benefcios, o desafio agora aprender a extrair o melhor dessas delcias. Confira algumas dicas preciosas e faa, diariamente, um brinde sua sade e ao seu bem-estar. Aproveite o melhor da natureza ! S utilize ingredientes frescos. Frutas e verduras so muito sensveis. Da colheita at chegar nossa geladeira, esses alimentos perdem diversos nutrientes. Portanto, usar a polpa congelada de uma fruta que sofreu com o corte das cascas, a retirada das sementes, a temperatura baixa ou alta demais, e do processo de embalagem, j sinnimo de reduo no teor nutritivo da bebida. Abuse do visual colorido. Essa preocupao no puramente esttica. A cor representa um tipo de efeito no organismo. Por exemplo, o licopeno, que garante o vermelho do tomate e da melancia, impede o

desgaste das clulas e previne alguns tipos de cncer. J o betacaroteno, responsvel pelo tom alaranjado das cenouras e abboras, preserva os tecidos cutneos e afasta o envelhecimento precoce. As folhas verde-escuras indicam que a fonte rica em cido flico, substncia essencial ao bom desenvolvimento neurolgico. Evite a monotonia de sabores. O suco que voc adora pode ser maravilhoso, mas ainda assim no deve fazer parte do seu cardpio todos os dias. A repetio enjoa e desestimula o hbito de consumir essas bebidas enriquecidas. Sendo assim, manter esse costume to importante quanto a escolha dos componentes, por isso preciso variar. AQUI VOC OBTER MUITAS RECEITAS PARA VARIAR SEM ENJOAR. Opte pelos conservantes naturais. Algumas frutas, especialmente banana e ma, podem reagir com o prprio oxignio e ficarem escurecidas depois de cortadas. Para evitar essa oxidao, a dica combinar com alguma fruta ctrica pode ser limo ou laranja. Faa um suco, no um refresco. Procure extrair ao mximo o sumo das frutas e escolher opes suculentas acrescentar muita gua pode dispersar os nutrientes. A recomendao usar a centrfuga, que eficiente nessa funo e no precisa de gua para funcionar, o que pode no acontecer com o liquidificador, dependendo dos itens escolhidos. Escolher cada vegetal cuidadosamente e seguir todas as recomendaes na hora de preparar o suco no basta. Para que a bebida realmente possa agir no seu organismo, saiba como e quando consumi-la: Depois de batido, evite coar para preservar o mximo de fibras. Mas, ateno: portadores de uma doena que causa inflamao na regio do intestino (a diverticulite) no devem optar por receitas que utilizem as sementes das frutas. Isso pode agravar o quadro. Beba imediatamente aps o preparo. Caso contrrio, o contato com o ar ou com a temperatura fria na geladeira

favorecer a perda de propriedades com o passar do tempo. Experimente antes de adoar. Muitos sucos dispensam o uso de acar e adoantes. Para garantir a distribuio equilibrada de nutrientes ao longo do seu dia, o ideal que eles sejam ingeridos no caf da manh ou entre as principais refeies. A seguir, uma lista de receitas de sucos funcionais.

RECEITAS
Suco Emagrecedor
Bata no liquidificador: 1 copo (200 ml) de gua 1 ma l 1 banana 1 col. (sopa) de linhaa 1 col. (sopa) de grmen de trigo Essa uma excelente opo para o seu caf da manh. Rico em vitaminas, esse suco funcional, sacia a fome por mais tempo e auxilia na dieta de emagrecimento.

Suco Anticelulite
Bata no liquidificador: 1 copo (200 ml) de gua 1/3 de abacaxi 1 ma com casca um pedao pequeno de gengibre picado

Pode ser tomado no caf da manh. Por ser diurtico, esse poderoso suco ajuda a eliminar boa parte das toxinas do organismo.

Suco dos vovs


Este o campeo dos sucos antioxidantes e antiinflamatrios, indicado para ajudar no tratamento das artralgias, fibromialgias, artrose, artrite reumatide. 1 fatia de abacaxi lascas de gengibre lascas de aafro da terra 1 copo de gua (250 ml)

Bata no liquidificador, no coe e consuma imediatamente.

Suco desintoxicante 1
3 folhas de repolho verde suco de 1/2 limo 1 talo de aipo (salso) com as folhas 1 colher (sobremesa) de coentro picado lascas de aafro da terra 1 copo de gua (250 ml)

Suco desintoxicante 2
2 ramos de salsinha

1/2 cenoura 1 ma mdia

lascas de gengibre 1 copo de gua (250 ml)

Suco desintoxicante 3
Para quem no gosta de ingerir coisas geladas no desjejum, esta a melhor opo: 2 mas 1 colher (sopa) de gengibre ralado

1 copo de gua quente (no fervente).

Bata no liquidificador e beba imediatamente

Suco anti-stress
10 morangos meia pra 1 banana 1 colher de sopa de germen de trigo ou semente de linhaa gua Bater tudo no liquidificador.

Suco vitaminado para ganhar msculos


(Desenvolvimento muscular) (1 poro 271kcal/cada) 1 copo de leite de soja light copo de suco de uva 1 banana 4 amndoas

1 colher de sopa de grmen de trigo 1 colher de sopa de extrato de soja Bater todos os ingredientes no liquidificador at formar uma mistura homognea.

Suco desintoxicante 4
2 fatias de abacaxi mel suco de 1 limo 10 folhinhas de hortel 2 folhas de couve manteiga copo de gua gelada gelo Bata todos os ingredientes no liquidificador; adoce gosto

Suco para o intestino funcionar perfeitamente


1 mao de couve fresca Suco de 1 limo 2 copos de gua gelada Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba imediatamente. No guarde para depois!

Suco para a pele (para um bronzeamento mais eficaz no vero)


mamo papaia 1 cenoura 1 goiaba vermelha beterraba 1 limo 3 xcaras de gua Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco para fortalecer os ossos (principalmente para quem sofre de -- ou tem tendncia a desenvolver osteoporose)
2 fatias de melo com a semente (coar) 1 copo grande de ch de erva doce Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce com mel e sirva em seguida.

Suco para saciar a fome antes de se encaminhar a uma festa


2 rodelas de abacaxi s/ miolo 1 pires raso de espinafre

1 copo de gua gelada. Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce com mel e beba imediatamente.

Suco para tomar antes de se fazer exerccios


1 banana pequena 1 cenoura pequena 2 copos (requeijo) de suco concentrado de abacaxi 1 copo (requeijo) de gua gelada. Bata o abacaxi c/ a gua e a cenoura e peneire. Junte a banana, bata novamente e sirva imediatamente.

Suco delicioso 1
1 copo de suco de laranja natural 1 ma 1 pra Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva imediatamente.

Suco delicioso 2
1 ma 3 fatias de abacaxi s/ miolo suco de 6 laranjas Preparo: descasque a ma e elimine as sementes; bata no liquidificador, juntamente com os outros ingredientes e acrescente cubos de gelo.

Suco mata- fome


1 manga de limo s/ casca 3 xcaras de gua mineral (c/ ou s/ gs) gelada.

Pique a manga e reserve; descasque o limo, retire as sementes e bata no liquidificador, juntamente c/ os demais ingredientes.

Suco mata-sede
1 copo de gua de coco natural 3 colheres de sopa de hortel. Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

Suco preventivo de cncer de prstata


Tem sido uma forte ajuda ao combater o cncer de prstata o suco de rom. Ele tambm ajuda a reduzir as clulas da doena, segundo alguns estudos. Pesquisadores informaram que o suco de rom dessa fruta freia a proliferao das clulas do cncer de prstata e promove a morte delas. Alm disso, aps uma interveno cirrgica, o

suco de rom ajuda a reduzir o antgeno prosttico especfico, que o marcador da doena. Ingredientes: - 2 litros de gua - xc de mel - 2 pedaos de canela em pau - 3 cravos-da-ndia - 20 roms maduras Modo de preparo: Faa um ch com a gua, o mel, a canela e o cravo. Coloque tudo junto em uma chaleira, ferva por uns 2 minutinhos e, depois de esfriar, leve geladeira. Lave as roms e role-as sobre uma superfcie com um pouco de fora como se faz com o limo, para quebrar suas

fibras e ele soltar mais suco. Abra a rom e bata em seu fundo com uma colher de pau para que saiam os carocinhos. Descarte a parte branca (ela amarga). Coloque essas sementes em um pano de prato limpo e pressione-as para tirar o mximo de suco possvel. Junte o lquido ao ch gelado, misture e sirva com gelo picado.

Suco para um perfeito funcionamento do intestino


Meio mamo papaya Meio abacate picado 1 col. (sopa) de mel 1 col. (sopa) de linhaa 1 copo de gua mineral 1 copo de suco de laranja 1 col. (ch) de azeite 2 folhas de couve 1 ameixa sem caroo Bater tudo no liquidificador, coar e beber imediatamente, de preferncia, pela manh, em jejum. Tome-o, pelo menos 3x por semana. Em dois meses vc notar uma enorme diferena no seu sistema intestinal.

Suco para acelerar o metabolismo 1 colher de sopa de mate solvel 1 copo de 200 ml de gua ma sem semente mamo papaia 1 banana prata copo de 100 ml de leite de soja gelado Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva. Por ser um suco protico, a bebida energtica e estimulante, garantindo que o metabolismo funcione a todo vapor. A presena do mate na receita faz o suco interessante para as manhs, j que garante mais disposio para o dia. prefervel utilizar o mate solvel, em vez do industrializado apresentado em copinhos, pois o primeiro isento de aditivos qumicos. Os aditivos, quando consumidos com regularidade, influenciam no metabolismo, tornando-o mais lento. Suco anticelulite

1 colher de sobremesa de salsa 1 pires de ch de couve manteiga crua 1 fatia mdia de abacaxi 350 ml de gua de coco 3 folhas de hortel limo para suco No dia anterior ao preparo do suco, coloque a gua de coco em forminhas para gelo e leve ao congelador. Para preparar o suco, bata bem no liquidificador a gua de coco, a couve e a salsinha. Acrescente o abacaxi, gotas de suco de limo e hortel. Bata at ficar bem homogneo. Adoce, caso seja necessrio. Se preferir, substitua o abacaxi por melo. A mistura de antioxidantes e verduras potente para reduzir a inflamao tpica da celulite. As verduras garantem maior desintoxicao, o limo contm vitamina C e limoneno, ambos com atividade antiinflamatria, garantindo uma pele mais lisa. O potssio da gua de coco evita a reteno de lquido, outra caracterstica do processo inflamatrio. A receita ainda colabora na recuperao das clulas e d mais vio pele, melhorando o aspecto de casca de laranja. Suco para pele dourada e hidratada de uma cenoura mdia crua de um mamo papaia mdio limo mdio para suco 1 colher de sobremesa de semente de linhaa dourada 1 colher de sobremesa de grmen de trigo 1 colher de sobremesa de farelo de semente de

linhaa dourada gua Bata todos os ingredientes e sirva. O mamo papaia e a cenoura se destacam por serem ricos em vitamina A, nutriente capaz de recuperar e regenerar o tecido celular. Fundamental tambm para a sade dos cabelos e unhas. Alm disso, a receita contm grandes quantidades de vitamina C e flavonides, que entram em ao contra os radicais livres, protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol e prevenindo contra o envelhecimento precoce. J o grmen de trigo contm quantidade suficiente de vitamina E. Juntamente com o mega-3 fornecido pela linhaa dourada, o ingrediente garante a hidratao da pele e tambm preveni o envelhecimento das clulas. Suco desintoxicante 5 1 copo de 300 ml de abacaxi em cubos 1 colher de sopa de raspas de casca de limo colher de sobremesa de gengibre fresco ralado Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva. Os componentes do abacaxi, como vitaminas do complexo B, cido pantotnico e vitamina A, fazem a fruta ser energtica. Alm disso, o abacaxi tem efeito antiinflamatrio, diurtico e digestivo, graas a uma substncia encontrada em seu miolo, a bromelina. J a casca do limo e o gengibre contm substncias antioxidantes, tendo funes

antiinflamatrias. Quanto maior for a expulso de toxinas do organismo, mais disposio fsica voc vai notar. Outros benefcios percebidos so pele mais firme e intestino funcionando em ordem.

Shakes: Ajuda a desintoxicar, aumentar a imunidade, equilibrar os hormnios, estimular o intestino, segurar a fome. Voc consegue tudo isso batendo os ingredientes certos no liquidificador. Ainda tm boas doses de vitaminas e minerais, alm de serem saborosos e rpidos de fazer. NO SE ESQUEA: Os sucos devem ser feitos e tomados na hora, de preferncia em jejum, para que voc consiga aproveitar melhor os nutrientes.

Veja algumas receitas de Shakes:


Shake Energtico 1/2 xc. (ch) de erva-cidreira picada 1/4 de ma 1 rodela de abacaxi 1/2 copo (100 ml) de suco de laranja 1 col. (sopa) de mel Benefcios: Alm de ser fonte de clcio, vitamina C, fsforo e potssio, a bebida um excelente

energtico, pois contm ingredientes com alto teor de glicose, como mel e abacaxi.

Shake Antigordura 85 calorias 1/2 col. (sopa) de farelo de trigo 3 ameixas-pretas sem caroo 1/2 col. (sopa) aveia 1 copo (200 ml) de iogurte natural desnatado Benefcios: A bebida fornece clcio, zinco, vitaminas A e do complexo B. E tambm fibras solveis e insolveis, que aumentam o bolo fecal, estimulam o intestino e varrem o excesso de gordura no sangue.

Shake Pr-Malhao 135 calorias 1/2 banana mdia 1/2 col. (ch) de gergelim 1/2 col. (sobremesa) de aveia em flocos 1 xc. (ch) de leite de soja Benefcios: O shake perfeito para quem malha, pois contm potssio, vitaminas C e do complexo B, que aumentam o pique e combatem as dores musculares. Shake Pr-Fibras 75 calorias 1 1/2 fatia de manga

1/4 de cenoura 1/2 pra mdia 3/4 de copo (150 ml) de gua Benefcios: Destaque para a concentrao de vitamina A, que previne o envelhecimento precoce, e fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e na reduo do colesterol ruim (LDL).

Shake vermelho 2 pssegos 1 ma Frutas vermelhas (amora preta, framboesa, mirtilo, cereja, morango, ameixa-preta, uva preta bordeaux) a gosto. Por que faz bem? A colorao vermelha, quase roxa, indica que um poderoso antioxidante. Frescas, as frutas colaboram com as antocianinas componentes que contm o excesso de radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce e favorecem o surgimento de alguns tumores e doenas cardiovasculares. Quanto mais escuras, maior a quantidade dessa substncia. Essa bebida tambm contribui para a sade do crebro. O mirtilo, por exemplo, de colorao azul, capaz de proteger o tecido cerebral, melhorando a memria. O morango conhecido por sua ao antiinflamatria. Os minerais do pssego ajudam a equilibrar os nveis de acar e colesterol. A pectina, fibra encontrada na casca da ma, impede que haja picos de glicose no sangue.

Suco contra glicose alta colher (caf) de levedura de cerveja de xcara de flocos de quinua real de colher (sobremesa) de canela em p 3 mas vermelhas 8 copos de gua (ou menos, se for feito na centrfuga) Basicamente todos os ingredientes, especialmente as pectinas das mas, baixam o ndice glicmico na corrente sangunea, o que previne a diabetes. J a levedura de cerveja a maior fonte de cromo mineral importante no metabolismo do acar. A canela no foi acrescentada toa. Finalmente, a quinua um cereal rico em magnsio, cobre, zinco, fibras e protenas. O cobre e o zinco, com ao antioxidante, protegem o sistema vascular, que pode ficar comprometido com o aumento de glicose constante na circulao. Suco verde 1 pires (ch) de couve-manteiga crua e picada 1 colher (sobremesa) de salsa 1 fatia mdia de abacaxi 350 ml de gua-de-coco 3 folhas de hortel limo levemente descascado (para manter as sementes e a parte branca que envolve a fruta abaixo da casca) Essa mistura digestiva e indicada para quem tem intestino preso ou sofre com inchao no estmago e formao de gases aps as refeies. O ideal ingeri-lo 30 minutos antes do almoo ou do jantar. O magnsio da couve alivia sintomas de gastrite. O limoneno, aquela pelcula branca embaixo da casca

do limo, aumenta a capacidade do organismo de expulsar toxinas que podem atrapalhar o funcionamento intestinal. Suco para memrias fracas 1 colher (sobremesa) de farinha de semente de linhaa dourada 1 colher (sobremesa) de lecitina de soja em grnulos mamo papaia 1 goiaba 1 limo gua suficiente para diluir Dica de preparo: Bata no liquidificador as frutas e a gua e coe. Em seguida, bata novamente com a lecitina de soja e a farinha de linhaa, que voc mesma deve preparar em casa triturando os gros inteiros. Ateno: se o gro for ingerido inteiro, o consumo de mega-3 fica prejudicado: A casca da linhaa formada por uma fibra insolvel, que no digerida. Ou seja, o mega que est no miolo passa direto pelo intestino, sem ser absorvido. Comprar a farinha de linhaa pronta tambm pode ser um desperdcio, a no ser que seja vendida em sachs. Tanto a linhaa quanto a lecitina de soja ajudam a manter o bom funcionamento de funes como memria, ateno, aprendizado e raciocnio. J o mamo, limo e a goiaba entram como fontes de antioxidantes necessrios para proteger as clulas neurolgicas da destruio pelos radicais livres, por exemplo.

Que Deus abenoe a sua sade com estas simples receitas!

You might also like