You are on page 1of 19

DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 1

amido (do ingls medieval sterchen, endurecer): Carboidrato complexo e insolvel; a principal substncia de reserva das plantas.

cmbio vascular : Meristema secundrio que origina xilema e floema secundrios. cloroplasto: Corpsculo protoplasmtico especializado, contendo clorofila, no qual sintetizado acar e/ou amido. crtex: Conjunto dos tecidos situados entre a epiderme e o sistema vascular. cutcula: Camada cerosa ou graxa encontrada na parede externa das clulas epidrmicas, formada por cutina e cera.

divises anticlinais: Divises celulares perpendicular superfcie do rgo. divises periclinais : Divises celulares paralelas superfcie do rgo.

eixo hipoctilo-radicular: O eixo do embrio, situado abaixo do cotildone ou cotildones, que consiste no hipoctilo e no meristema apical da raiz ou da radcula. endoderme(do grego: endon, dentro + derma, pele): Uma nica camada de clulas formando uma bainha em torno da regio vascular, em razes e alguns caules; as clulas endodrmicas so caracterizadas por possurem estrias de Caspary nas paredes anticlinais radiais e transversais. Nas razes e caules das plantas com semente, a endoderme a camada mais interna do crtex. entrens: Espao delimitado por dois ns consecutivos de um caule. epictilo: A poro de um eixo superior do eixo de um embrio ou plntula, acima dos cotildones (folhas seminais) e abaixo da folha ou folhas seguintes. epiderme: Tecido primrio, originado da protoderme, geralmente formado por uma nica camada de clulas, quereveste rgos vegetais. estmatos(do grego: stoma, boca): Abertura muito pequena circundada por clulas-guarda na epiderme das folhas e caules, atravs da qual passam gases; termo tambm usado para designar o aparelho estomtico inteiro: as clulas-guarda e o poro formado por elas. estrias de caspary: Uma faixa da parede primria contendo suberina e lignina; encontradas nas paredes anticlinais - radiais e transversais - das clulas da endoderme e da exoderme.

felognio: Meristema secundrio que origina a periderme. fibras do floema: Originariamente, fibra do tecido liberiano; atualmente toda e qualquer fibra extra - xilemtica. fibra perivascular: Fibra localizada na periferia externa da regio vascular, tendo origem fora do floema primrio, contrariamente fibra primria de floema. Frequentemente denominada fibra pericclica, como tambm o a fibra primria do floema.

gemas axilares: Primrdio de um ramo, formada na axila de uma folha e que fica, muitas vezes, protegida por catfilos.

herbceas: Que tem o porte e a consistncia de erva; diz-se do caule tenro, no lenhoso; dizse da planta cujo caule tem essas caractersticas.

idioblasto: Clula em um tecido qualquer, que difere das demais, pela forma, tamanho, contedo, espessura da parede, ou mesmo pela funo; pode estar isolada ou em grupos.

lamela mediana (do latim: lamella, fina placa metlica): Lmina delgada de pectato de clcio e magnsio que se origina no processo de diviso celular e que une as paredes primrias de duas clulas adjacentes.

Lume (do latim: lumen,luz, uma abertura para a luz): O espao limitado pela parede da clula vegetal. limbo: A parte expandida de uma folha (lmina foliar). lume (do latim: lumen,luz, uma abertura para a luz): O espao limitado pela parede da clula vegetal.

medula: Parnquima incolor que ocupa a parte central de caules e razes de Angiospermas, Gimnospermas e algumas Pteridfitas. meristema fundamental: Meristema primrio, derivado do meristema apical que origina os tecidos do sistema fundamental. metaxilema(do grego: meta, depois + xylon, madeira): A poro do xilema primrio que se diferencia depois do protoxilema; o metaxilema atinge a maturidade depois que a parte da planta na qual ele est localizado completou o seu alongamento.

n: Parte do caule na qual se inserem uma ou mais folhas. nervura: Conjunto de elementos condutores, mecnicos e outros que se distinguem, em geral, com grande nitidez nas folhas, em especial em sua face inferior. parede cutinizada: Parede primria que recebeu deposio de cutina. parede secundria: Camada da parede celular que se forma, internamente parede primria, aps ter cessado o alongamento da clula. A parede secundria tem uma estrutura microfibrilar altamente organizada. parnquima interfascicular: Parnquima localizado entre os feixes vasculares. periderme (do grego: peri, ao redor de + derma, pele): Tecido de proteo mais externo que substitui a epiderme quando esta eliminada durante o crescimento secundrio; inclui sber ou felema, felognio e feloderme. procmbio: Meristema primrio que origina xilema e floema primrios. protoderme: (do grego: protos, primeiro + derma, pele): Tecido meristemtico primrio que d origem epiderme. protoxilema: Primeira parte do xilema primrio que amadurece durante o alongamento do rgo vegetal no qual se encontra. raio parnquimtico: Parte do raio vascular localizado no parnquima. sistema drmico: O tecido de cobertura externo da planta, a epiderme ou a periderme. Tambm chamado de sistema de revestimento. sistema fundamental: Conjunto dos tecidos fundamentais: parnquima,colnquima e esclernquima. sistema vascular: Todos os tecidos vasculares em seus arranjos especficos em uma planta ou em um rgo vegetal. substncias ergsticas : Neoformaes produzidas pela prpria clula, como certas incluses citoplasmticas: cristais de oxalato, grnulos de amido, cristalides de protena, etc.

parede primria: Camada de parede depositada durante o perodo de crescimento da clula. parede secundria: Nova camada de parede que se forma, internamente parede primria, aps ter cessado o alongamento da clula. A parede secundria tem uma estrutura microfibrilar altamente organizada. paredes tangenciais: Paredes celulares paralelas superfcie do rgo. pecolo: Parte da folha que prende o limbo (lmina) ao caule, diretamente ou por meio da bainha. pontoaes primordiais: Depresso ou regio delgada na parede celular. Na parede primria designada como pontuao primria ou campo de pontoao primrio. protoplasto: Unidade viva organizada de uma clula.

meristema fundamental: Meristema primrio, derivado do meristema apical que origina os tecidos do sistema fundamental. ontognese (do grego: on,o ser + genesis, origem): Desenvolvimento completo de um tecido, rgo ou indivduo a partir do zigoto ou esporo; o mesmo que ontogenia. parede lignificada: Parede secundria que apresenta lignina em sua composio. Embora o processo de lignificao esteja associado parede secundria, ele geralmente se inicia na lamela mediana e na parede primria. parede primria: Camada de parede depositada durante o perodo de crescimento da clula. parede secundria: Nova parede que se forma, internamente parede primria, aps ter cessado o alongamento da clula. A parede secundria tem uma estrutura microfibrilar altamente organizada. pontoao: Cavidade reentrante da parede celular, onde a parede secundria no se forma sobre a parede primria. protoplasto: Unidade viva organizada de uma clula. substncias pcticas: Polissacardeo muito hidroflico presente na lamela mediana e na parede primria da clula vegetal; componente principal da gelia de frutas.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 4

cmara sub-estomtica: Amplo espao intercelular delimitado por clulas do parnquima clorofiliano e que se encontra abaixo do estmato. campo primrio de pontoao: rea mais delgada da parede primria onde, geralmente, se concentram os plasmodesmos. clulas buliformes: Clulas geralmente grandes, de paredes delgadas, que ocorrem na epiderme das folhas de certas monocotiledneas, especialmente gramneas, relacionadas com modificaes da superfcie foliar, por alteraes de sua turgescncia; tambm chamadas de clulas motoras. cutcula: Camada cerosa ou graxa encontrada na parede externa das clulas epidrmicas, formada por cutina e cera. cutina (do latim: cutis, pele): Substncia lipdica depositada em muitas paredes celulares da planta e na superfcie externa das paredes das clulas epidrmicas, onde forma uma camada conhecida como cutcula. divises periclinais : Divises celulares paralelas superfcie do rgo. estmatos (do grego: stoma, boca): Abertura muito pequena circundada por duas clulasguarda na epiderme das folhas e caules, atravs da qual passam os gases; termo tambm usado para designar o aparelho estomtico inteiro: as clulas-guarda e o poro (ostolo) formado por elas. meristema fundamental: Meristema primrio, derivado do meristema apical e origina os tecidos do sistema fundamental. mesofilo: Tecido fundamental de uma folha, localizado entre as duas faces da epiderme; as clulas do mesfilo geralmente contm cloroplastos. parede periclinal: Parede paralela superfcie do rgo. parede primria: Camada de parede depositada durante o perodo de crescimento da clula.

parede secundria: Nova parede que se forma, internamente parede primria, aps ter cessado o alongamento da clula. A parede secundria tem uma estrutura microfibrilar altamente organizada. pecolo: Parte da folha que prende o limbo (lmina) ao caule, diretamente ou por meio de bainha. plos radiciais : Projees tubulares das clulas epidrmicas da raiz; ampliam bastante a superfcie de absoro da raiz. plantas insetvoras: Plantas que se alimentam de insetos. plasmodesma (do grego: plasma, forma + desma, ligao): Filamento citoplasmtico diminuto, que se estende atravs de pequenas aberturas nas paredes celulares e une os protoplastos de clulas vivas adjacentes. poros: Qualquer pequena abertura existente na parede celular ou entre clulas ou, ainda, em qualquer rgo. protoderme: (do grego: protos, primeiro + derma, pele): Tecido meristemtico primrio que d origem epiderme. reniforme : Em forma de rim. transpirao: Sada de gua da planta, na forma de vapor, atravs dos estmatos ou da cutcula. turgor : a presso que se desenvolve numa clula vegetal como resultado da osmose e/ou embebio. vacolo (do latim: vacuus, vazio): Cavidade existente na massa citoplasmtica, em geral, opticamente vazia, mas que, na verdade, est cheia de suco celular.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 5

cmara sub-estomtica: Amplo espao intercelular delimitado por clulas do parnquima clorofiliano e que se encontra abaixo do estmato. campo primrio de pontoao: rea mais delgada da parede primria onde, geralmente, se concentram os plasmodesmos. clulas buliformes: Clulas geralmente grandes, de paredes delgadas, que ocorrem na epiderme das folhas de certas monocotiledneas, especialmente gramneas, relacionadas com modificaes da superfcie foliar, por alteraes de sua turgescncia; tambm chamadas de clulas motoras. cutcula: Camada cerosa ou graxa encontrada na parede externa das clulas epidrmicas, formada por cutina e cera. cutina (do latim: cutis, pele): Substncia lipdica depositada em muitas paredes celulares da planta e na superfcie externa das paredes das clulas epidrmicas, onde forma uma camada conhecida como cutcula. divises periclinais : Divises celulares paralelas superfcie do rgo. estmatos (do grego: stoma, boca): Abertura muito pequena circundada por duas clulasguarda na epiderme das folhas e caules, atravs da qual passam os gases; termo tambm usado para designar o aparelho estomtico inteiro: as clulas-guarda e o poro (ostolo) formado por elas. meristema fundamental: Meristema primrio, derivado do meristema apical e origina os tecidos do sistema fundamental. mesofilo: Tecido fundamental de uma folha, localizado entre as duas faces da epiderme; as clulas do mesfilo geralmente contm cloroplastos. parede periclinal: Parede paralela superfcie do rgo. parede primria: Camada de parede depositada durante o perodo de crescimento da clula.

parede secundria: Nova parede que se forma, internamente parede primria, aps ter cessado o alongamento da clula. A parede secundria tem uma estrutura microfibrilar altamente organizada. pecolo: Parte da folha que prende o limbo (lmina) ao caule, diretamente ou por meio de bainha. plos radiciais : Projees tubulares das clulas epidrmicas da raiz; ampliam bastante a superfcie de absoro da raiz. plantas insetvoras: Plantas que se alimentam de insetos. plasmodesma (do grego: plasma, forma + desma, ligao): Filamento citoplasmtico diminuto, que se estende atravs de pequenas aberturas nas paredes celulares e une os protoplastos de clulas vivas adjacentes. poros: Qualquer pequena abertura existente na parede celular ou entre clulas ou, ainda, em qualquer rgo. protoderme: (do grego: protos, primeiro + derma, pele): Tecido meristemtico primrio que d origem epiderme. reniforme : Em forma de rim. transpirao: Sada de gua da planta, na forma de vapor, atravs dos estmatos ou da cutcula. turgor : a presso que se desenvolve numa clula vegetal como resultado da osmose e/ou embebio. vacolo (do latim: vacuus, vazio): Cavidade existente na massa citoplasmtica, em geral, opticamente vazia, mas que, na verdade, est cheia de suco celular.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 6

cmbio vascular : Meristema secundrio que origina o xilema e floema secundrios. citoplasma: Material vivo de uma clula, excluindo-se o ncleo; o mesmo que protoplasma. componentes tnicos: Termo coletivo para um grupo heterogneo de derivados fenlicos. Substncia amorfa fortemente adstringente, largamente distribuda entre as plantas e usada em curtume, tingimento e preparao de tintas. diferenciao: Processo de desenvolvimento pelo qual as clulas tornam-se especializadas de forma progressiva. A especializao de clulas e tecidos para desempenhar funes especficas durante o desenvolvimento. enzima hidroltica: Protena que acelera a reao de hidrlise (quebra de uma molcula em duas pela adio de ons H+ e OH- da gua) nos vrios componentes celulares tais como protoplasto e parede celular. fibras: Clula muito mais comprida do que larga, de paredes reforadas, geralmente lignificadas, que funciona como elemento de sustentao, podendo armazenar reservas. H, entre outras, fibras lenhosas, liberianas e pericclicas. Comercialmente o termo se refere a todas e quaisquer partes vegetais utilizadas na confeco de tecidos, cordas, barbantes, vassouras, etc. goma: Substncia de composio complexa e variada que ocorre em dutos especiais de certas plantas, e que exsuda atravs de feridas ou em certas infeces. inicial fusiforme: No cmbio vascular; clula alongada com extremidade chanfrada, que d origem aos elementos do sistema axial do xilema e floema secundrios. lamela mediana (do latim: lamella, fina placa metlica): Lmina delgada de pectato de clcio e magnsio que se

origina no processo de diviso celular e que une as paredes primrias de duas clulas adjacentes. lenho: Xilema secundrio. lise (do grego lyses, quebra): Processo de desintegrao ou destruio celular. ontogeneticamente: Histria do desenvolvimento gentico do todo ou de parte de um organismo. parede lignificada: Parede secundria que apresenta lignina em sua composio. Embora o processo de lignificao esteja associado parede secundria, ele geralmente se inicia na lamela mediana e na parede primria. parede primria: Camada de parede depositada durante o perodo de crescimento da clula. parede secundria: Nova parede que se forma, internamente parede primria, aps ter cessado o alongamento da clula. A parede secundria tem uma estrutura microfibrilar altamente organizada. pontoao : Cavidade reentrante da parede celular, onde a parede secundria no se forma sobre a parede primria. procmbio: Meristema primrio que origina xilema e floema primrios. protoplasto: Unidade viva organizada de uma clula. sistema axial : No tecido vascular secundrio; todas as clulas derivadas das iniciais cambiais fusiformes e orientadas com seu dimetro maior paralelamente ao eixo principal do caule ou da raiz. tila (do grego tylos, protuberncia): Protuberncias em forma de bales, que crescem partir de uma clua do parnquima axial o radial, para o lume dos vasos, atrvessando a pontoao do mesmo. vacolo(do latim: vacuus, vazio): Cavidade existente na massa citoplasmtica, em geral, opticamente vazia, mas que na verdade, est cheia de suco celular.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 7

amido (do ingls medieval sterchen, endurecer): Carboidrato complexo e insolvel; a principal substncia de reserva das plantas. cmbio vascular : Meristema secundrio que origina xilema e floema secundrios. crtex: Conjunto dos tecidos situados entre a epiderme e o sistema vascular. cutcula: Camada cerosa ou graxa encontrada na parede externa das clulas epidrmicas, formada por cutina e cera. divises anticlinais: Divises celulares perpendicular superfcie do rgo. divises periclinais : Divises celulares paralelas superfcie do rgo. eixo hipoctilo-radicular: O eixo do embrio, situado abaixo do cotildone ou cotildones, que consiste no hipoctilo e no meristema apical da raiz ou da radcula. endoderme(do grego: endon, dentro + derma, pele): Uma nica camada de clulas formando uma bainha em torno da regio vascular, em razes e alguns caules; as clulas endodrmicas so caracterizadas por possurem estrias de Caspary nas paredes anticlinais radiais e transversais. Nas razes e caules das plantas com semente, a endoderme a camada mais interna do crtex. entrens: Espao delimitado por dois ns consecutivos de um caule. epictilo: A poro de um eixo superior do eixo de um embrio ou plntula, acima dos cotildones (folhas seminais) e abaixo da folha ou folhas seguintes. estmatos(do grego: stoma, boca): Abertura muito pequena circundada por clulas-guarda na epiderme das folhas e caules, atravs da qual passam gases; termo tambm usado para designar o aparelho estomtico inteiro:

as clulas-guarda e o poro formado por elas. estrias de caspary: Uma faixa da parede primria contendo suberina e lignina; encontradas nas paredes anticlinais - radiais e transversais - das clulas da endoderme e da exoderme. felognio: Meristema secundrio que origina a periderme. fibras do floema: Originariamente, fibra do tecido liberiano; atualmente toda e qualquer fibra extra - xilemtica. fibra perivascular: Fibra localizada na periferia externa da regio vascular, tendo origem fora do floema primrio, contrariamente fibra primria de floema. Frequentemente denominada fibra pericclica, como tambm o a fibra primria do floema. gemas axilares: Primrdio de um ramo, formada na axila de uma folha e que fica, muitas vezes, protegida por catfilos. herbceas: Que tem o porte e a consistncia de erva; diz-se do caule tenro, no lenhoso; dizse da planta cujo caule tem essas caractersticas. idioblasto: Clula em um tecido qualquer, que difere das demais, pela forma, tamanho, contedo, espessura da parede, ou mesmo pela funo; pode estar isolada ou em grupos. medula: Parnquima incolor que ocupa a parte central de caules e razes de Angiospermas, Gimnospermas e algumas Pteridfitas. metaxilema(do grego: meta, depois + xylon, madeira): A poro do xilema primrio que se diferencia depois do protoxilema; o metaxilema atinge a maturidade depois que a parte da planta na qual ele est localizado completou o seu alongamento. n: Parte do caule na qual se inserem uma ou mais folhas.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 8

parede cutinizada: Parede primria que recebeu deposio de cutina. parede secundria: Camada da parede celular que se forma, internamente parede primria, aps ter cessado o alongamento da clula. A parede secundria tem uma estrutura microfibrilar altamente organizada. parnquima interfascicular: Parnquima localizado entre os feixes vasculares. periderme (do grego: peri, ao redor de + derma, pele): Tecido de proteo mais externo que substitui a epiderme quando esta eliminada durante o crescimento secundrio; inclui sber ou felema, felognio e feloderme. procmbio: Meristema primrio que origina xilema e floema primrios. protoderme: (do grego: protos, primeiro + derma, pele): Tecido meristemtico primrio que d origem epiderme. protoxilema: Primeira parte do xilema primrio que amadurece durante o alongamento do rgo vegetal no qual se encontra. raio parnquimtico: Parte do raio vascular localizado no parnquima. sistema drmico: O tecido de cobertura externo da planta, a epiderme ou a periderme. Tambm chamado de sistema de revestimento. sistema fundamental: Conjunto dos tecidos fundamentais: parnquima,colnquima e esclernquima. sistema vascular: Todos os tecidos vasculares em seus arranjos especficos em uma planta ou em um rgo vegetal. substncias ergsticas : Neoformaes produzidas pela prpria clula, como certas incluses citoplasmticas: cristais de oxalato, grnulos de amido, cristalides de protena, etc.

anastomoses: Interconexo de estruturas alongadas tais como nervuras ou feixes de clulas, que formam em conjunto uma rede ou retculo. bainha: Parte basal e achatada da folha que a prende ao caule envolvendo-o total ou parcialmente. clula companheira: Clula parenquimtica especializada do floema das angiospermas, associada ao elemento de vaso crivado e originando-se da mesma clula me deste. cloroplasto: Corpsculo protoplasmtico especializado, contendo clorofila, no qual so sintetizados acar e/ou amido. cutcula: Camada cerosa ou graxa encontrada na parede externa das clulas epidrmicas, formada por cutina e cera. cutina (do latim: cutis, pele): Substncia lipdica depositada nas paredes das clulas epidrmicas e tambm na superfcie externa das paredes dessas clulas epidrmicas, onde forma uma camada conhecida como cutcula. cutinizao: Processo de deposio de cutina nas paredes celulares de plantas e na superfcie externa das paredes das clulas epidrmicas. derivada: Nos meristemas; clula produzida por diviso de uma clula meristemtica. divises anticlinais: Divises celulares perpendiculares superfcie do rgo. divises periclinais: Divises celulares paralelas superfcie do rgo.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 9

elemento de tubo crivado: Clula do tecido floemtico relacionada principalmente com a conduo longitudinal de substncias orgnicas, unidade componente do tubo crivado. Encontrado nas angiospermas e tipicamente associado a uma clula companheira. epiderme: Tecido adulto primrio, geralmente de uma s camada de clulas, que reveste rgos vegetais. escleredes (do grego: skleros, duro): Clula de esclernquima com a parede secundria lignificada e espessa contendo muitas pontoaes. As escleredes variam em forma, mas tipicamente no so muito longas. Podem ser vivas ou no na maturidade. estmatos (do grego: stoma, boca): Abertura muito pequena circundada por duas clulasguarda na epiderme das folhas e caules, atravs da qual passam gases. Termo tambm usado para designar o aparelho estomtico inteiro: as clulas-guarda e o poro formado por elas. exgena: Produzida externamente; diz-se de qualquer parte ou rgo vegetal produzido na periferia de outro. fibras: Clula muito vezes mais longa do que larga, de paredes secundrias reforadas, geralmente com lignina, que funciona como elemento de sustentao, podendo armazenar reservas. H, entre outras, fibras lenhosas, liberianas e pericclicas. Comercialmente o termo se refere a todas e quaisquer partes vegetais utilizadas na confeco de tecidos, cordas, barbantes, vassouras, etc. fotossntese: Sntese de materiais orgnicos a partir de gua e gs carbnico, quando a fonte de energia a luz, cuja utilizao mediada pela clorofila. goma: Substncia de composio complexa e variada que ocorre em dutos especiais de certas plantas, e que exsuda atravs de feridas ou em certas infeces. herbceas: Que tem o porte e a consistncia de erva; diz-se do caule tenro, no lenhoso; dizse da planta cujo caule tem essas caractersticas.

iniciais: Nos meristemas; clulas que se autoperpetuam por divises, formando ao mesmo tempo novas clulas do corpo do vegetal. lamela mediana (do latim: lamella, fina placa metlica): Lmina delgada de pectato de clcio e magnsio que se origina no processo de diviso celular e que une as paredes primrias de duas clulas adjacentes. limbo: A parte expandida de uma folha (lmina foliar). meristema apical: Grupos de clulas meristemticas localizados no pice da raiz ou do caule que, por divises produz os precursores dos tecidos primrios da raiz ou do caule. Pode ser vegetativo (isto , dando origem a rgos e tecidos vegetativos) ou reprodutor (isto , em angiospermas, o meristema floral origina rgos e tecidos florais, incluindo as clulas reprodutoras). meristema fundamental: Meristema primrio, derivado dos meristemas apicais que origina os tecidos do sistema fundamental. meristema intercalar: Tecido meristemtico derivado do meristema apical e que continua sua atividade meristemtica a certa distncia daquele. Pode intercalar-se entre tecidos mais ou menos maduros. meristema marginal: Na folha, meristema localizado ao longo da margem de um primrdio foliar que d origem lmina foliar. mesofilo: Tecido fundamental de uma folha localizado entre as duas faces da epiderme; as clulas do mesfilo geralmente contm cloroplastos. nervura: Conjunto de elementos condutores, mecnicos e outros que se distinguem, em geral, com grande nitidez nas folhas, em especial em sua face inferior.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 10

ontognese (do grego: on, o ser + genesis, origem): Desenvolvimento completo de um tecido, rgo ou indivduo a partir do zigoto ou esporo; o mesmo que ontogenia. pecolo: Parte da folha que prende o limbo (lmina) ao caule, diretamente ou por meio de bainha. plasmalema: Camada muito tnue do citoplasma que forma o limite externo do protoplasma vegetal em contato com a parede celular. plasmodesma (do grego: plasma, forma + desma, ligao): Filamento citoplasmtico diminuto, que se estende atravs de aberturas nas paredes celulares e une os protoplastos de clulas vivas adjacentes. primrdio foliar: Clula ou srie organizada de clulas em seu estgio inicial de diferenciao foliar. procmbio: Meristema primrio que origina xilema e floema primrios. promeristema: No meristema apical; clulas iniciais e suas mais recentes derivas. a parte mais distal do caule ou da raiz. protoderme: (do grego: protos, primeiro + derma, pele): Tecido meristemtico primrio que d origem epiderme. protoplasto: Unidade viva organizada de uma clula. transpirao: Sada de gua da planta, na forma de vapor, atravs de estmatos ou da cutcula. traquede: Elemento traqueal do xilema, privado de perfuraes, em contraste com o elemento de vaso. Pode ocorrer nos xilemas primrio e secundrio e apresentar qualquer tipo de espessamento parietal secundrio encontrado nos elementos traqueais.

suberina (do latim, sber, a cortia do carvalho): Material lipdico, impermevel, encontrado nas paredes das clulas do felema, sber ou cortia da periderme e na estria de Caspary da endoderme. cmbio vascular : Meristema secundrio que origina o xilema e floema secundrios. citoplasma: Material vivo de uma clula, excluindo-se o ncleo; o mesmo que protoplasma. componentes tnicos: Termo coletivo para um grupo heterogneo de derivados fenlicos. Substncia amorfa fortemente adstringente, largamente distribuda entre as plantas e usada em curtume, tingimento e preparao de tintas. diferenciao: Processo de desenvolvimento pelo qual as clulas tornam-se especializadas de forma progressiva. A especializao de clulas e tecidos para desempenhar funes especficas durante o desenvolvimento. enzima hidroltica: Protena que acelera a reao de hidrlise (quebra de uma molcula em duas pela adio de ons H+ e OH- da gua) nos vrios componentes celulares tais como protoplasto e parede celular. fibras: Clula muito mais comprida do que larga, de paredes reforadas, geralmente lignificadas, que funciona como elemento de sustentao, podendo armazenar reservas. H, entre outras, fibras lenhosas, liberianas e pericclicas. Comercialmente o termo se refere a todas e quaisquer partes vegetais utilizadas na confeco de tecidos, cordas, barbantes, vassouras, etc. goma: Substncia de composio complexa e variada que ocorre em dutos especiais de certas plantas, e que exsuda atravs de feridas ou em certas infeces. inicial fusiforme: No cmbio vascular; clula alongada com extremidade chanfrada, que d origem aos elementos do sistema axial do xilema e floema secundrios. lamela mediana (do latim: lamella, fina placa metlica): Lmina delgada de pectato de clcio e magnsio que se origina no processo de diviso celular e que une as paredes primrias de duas clulas adjacentes.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 11

lenho: Xilema secundrio. lise (do grego lyses, quebra): Processo de desintegrao ou destruio celular. ontogeneticamente: Histria do desenvolvimento gentico do todo ou de parte de um organismo. parede lignificada: Parede secundria que apresenta lignina em sua composio. Embora o processo de lignificao esteja associado parede secundria, ele geralmente se inicia na lamela mediana e na parede primria. parede primria: Camada de parede depositada durante o perodo de crescimento da clula. parede secundria: Nova parede que se forma, internamente parede primria, aps ter cessado o alongamento da clula. A parede secundria tem uma estrutura microfibrilar altamente organizada. pontoao : Cavidade reentrante da parede celular, onde a parede secundria no se forma sobre a parede primria. procmbio: Meristema primrio que origina xilema e floema primrios. protoplasto: Unidade viva organizada de uma clula. sistema axial : No tecido vascular secundrio; todas as clulas derivadas das iniciais cambiais fusiformes e

orientadas com seu dimetro maior paralelamente ao eixo principal do caule ou da raiz. tila (do grego tylos, protuberncia): Protuberncias em forma de bales, que crescem partir de uma clua do parnquima axial o radial, para o lume dos vasos, atrvessando a pontoao do mesmo. vacolo(do latim: vacuus, vazio): Cavidade existente na massa citoplasmtica, em geral, opticamente vazia, mas que na verdade, est cheia de suco celular. cmbio vascular : Meristema secundrio que origina o xilema e floema secundrios. citoplasma: Material vivo de uma clula, excluindo-se o ncleo; o mesmo que protoplasma. componentes tnicos: Termo coletivo para um grupo heterogneo de derivados fenlicos. Substncia amorfa fortemente adstringente, largamente distribuda entre as plantas e usada em curtume, tingimento e preparao de tintas. diferenciao: Processo de desenvolvimento pelo qual as clulas tornam-se especializadas de forma progressiva. A especializao de clulas e tecidos para desempenhar funes especficas durante o desenvolvimento. enzima hidroltica: Protena que acelera a reao de hidrlise (quebra de uma molcula em duas pela adio de ons H+ e OH- da gua) nos vrios componentes celulares tais como protoplasto e parede celular. fibras: Clula muito mais comprida do que larga, de paredes reforadas, geralmente lignificadas, que funciona como elemento de sustentao, podendo armazenar reservas. H, entre outras, fibras lenhosas, liberianas e pericclicas. Comercialmente o termo se refere a todas e quaisquer partes vegetais utilizadas na confeco de tecidos, cordas, barbantes, vassouras, etc. goma: Substncia de composio complexa e variada que ocorre em dutos especiais de certas plantas, e que exsuda atravs de feridas ou em certas infeces. inicial fusiforme: No cmbio vascular; clula alongada com extremidade chanfrada, que d origem aos elementos do sistema axial do xilema e floema secundrios. lamela mediana (do latim: lamella, fina placa metlica): Lmina delgada de pectato de clcio e magnsio que se origina no processo de diviso celular e que une as paredes primrias de duas clulas adjacentes.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 12

lenho: Xilema secundrio. lise (do grego lyses, quebra): Processo de desintegrao ou destruio celular. ontogeneticamente: Histria do desenvolvimento gentico do todo ou de parte de um organismo. parede lignificada: Parede secundria que apresenta lignina em sua composio. Embora o processo de lignificao esteja associado parede secundria, ele geralmente se inicia na lamela mediana e na parede primria. parede primria: Camada de parede depositada durante o perodo de crescimento da clula. parede secundria: Nova parede que se forma, internamente parede primria, aps ter cessado o alongamento da clula. A parede secundria tem uma estrutura microfibrilar altamente organizada. pontoao : Cavidade reentrante da parede celular, onde a parede secundria no se forma sobre a parede primria.

procmbio: Meristema primrio que origina xilema e floema primrios. protoplasto: Unidade viva organizada de uma clula. sistema axial : No tecido vascular secundrio; todas as clulas derivadas das iniciais cambiais fusiformes e orientadas com seu dimetro maior paralelamente ao eixo principal do caule ou da raiz. tila (do grego tylos, protuberncia): Protuberncias em forma de bales, que crescem partir de uma clua do parnquima axial o radial, para o lume dos vasos, atrvessando a pontoao do mesmo. vacolo(do latim: vacuus, vazio): Cavidade existente na massa citoplasmtica, em geral, opticamente vazia, mas que na verdade, est cheia de suco celular. bainha: Parte basal e achatada da folha que a prende ao caule envolvendo-o total ou parcialmente callus: Grupo de clulas novas originadas partir de um explante, mediante a tcnica de cultivo in vitro de tecidos. cmbio vascular : Meristema secundrio que origina xilema e floema secundrios. centro quiescente: Regio do meristema apical da raiz, cujas clulas iniciais so relativamente inativas e apresentam poucas divises celulares. citoplasma: Material vivo de uma clula, excluindo-se o ncleo; o mesmo que protoplasma. coifa: O mesmo que caliptra. Massa de clulas parenquimticas semelhante a um dedal que cobre e protege o pice em crescimento de uma raiz. crtex: Conjunto dos tecidos situados entre a epiderme e o sistema vascular. entrens: Espao delimitado por dois ns consecutivos de um caule. felema: Tecido protetor, resultante da atividade do felognio e constitudo por clulas de paredes suberinizadas. O mesmo que sber ou cortia. feloderme (do grego: phellos, cortia + derma, pele): Parnquima formado por divises periclinais das clulas do felognio, para o interior do rgo. felognio: Meristema secundrio que origina a periderme.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 13

fibras: Clula muito mais comprida do que larga, de paredes reforadas, geralmente ligninificadas, que funciona como elemento de sustentao, podendo armazenar reservas. H, entre outras, fibras lenhosas, liberianas e pericclicas. Comercialmente o termo se refere a todas e quaisquer partes vegetais utilizadas na confeco de tecidos, cordas, barbantes, vassouras, etc. gemas axilares: Primrdio de um ramo, formada na axila de uma folha e que fica, muitas vezes, protegido por catfilos. indiferenciada : Clula que permanece indefinidamente como uma clula meristemtica, ou seja, no se diferencia em clulas de outros tecidos. medula: Parnquima incolor que ocupa a regio central de caules e razes de Angiospermas, Gimnospermas e algumas Pteridfitas. n: Regio do caule na qual se inserem uma ou mais folhas. parede primria: Camada da parede celular depositada durante o perodo de crescimento da clula. plastdeo: Corpsculo ou orgnulo da clula vegetal capaz de formar pigmentos (cromoplasto, cromoplastdeo, cromatforo) ou de acumular reservas nutritivas (amido - amiloplasto, clorofila - cloroplasto). talfitas: Termo anteriormente usado para designar algas e fungos. Atualmente est quase totalmente abandonado.

vacolo (do latim: vacuus, vazio): Cavidade existente na massa citoplasmtica, em geral, opticamente vazia, mas que, na verdade, est cheia de suco celular. zigoto (do grego: zygotos, par, unio de dois): Clula diplide (2n) resultante da fuso dos gametas masculino e feminino. crescimento secundrio: Em plantas, o crescimento derivado de meristemas secundrios ou laterais, do cmbio vascular e do cmbio da casca (felognio). O crescimento secundrio resulta em um aumento de espessura, ao contrrio do crescimento primrio, que resulta em aumento de comprimento. escleredes (do grego: skleros, duro): Clula de esclernquima com a parede secundria lignificada e espessa contendo muitas pontoaes. as escleredes variam em forma, mas tipicamente no so muito longas. Podem ser vivas ou no na maturidade. fibras: Clula muito mais comprida do que larga, de paredes reforadas, geralmente com ligninina, que funciona como elemento de sustentao, podendo armazenar reservas. H, entre outras, fibras lenhosas, liberianas e pericclicas. Comercialmente o termo se refere a todas e quaisquer partes vegetais utilizadas na confeco de tecidos, cordas, barbantes, vassouras, etc. parede nacarada: Espessamento de paredes ocorrendo em elementos crivados de certas plantas. Ainda no analisado, em termos de classificao, se se trata de paredes primrias ou secundrias. periderme (do grego: peri, ao redor de + derma, pele): Tecido de proteo mais externo que substitui a epiderme quando esta eliminada durante o crescimento secundrio; inclui sber ou felema, felognio e feloderme. plasmalema: Camada muito tnue do citoplasma que forma o limite externo do protoplasma vegetal em contato com a parede celular. plasmodesma(do grego: plasma, forma + desma, ligao): Filamento citoplasmtico diminuto, que se estende atravs de aberturas nas paredes celulares e une os protoplastos de clulas vivas adjacentes. procmbio: Meristema primrio que origina xilema e floema primrios.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 14

protena P: Protena do floema; substncia protica encontrada nas clulas do floema das angiospermas, especialmente nos elementos de tubo crivado. Tambm chamada de tampo de mucilagem. sistema axial: No tecido vascular secundrio; todas as clulas derivadas das iniciais cambiais fusiformes e orientadas com seu dimetro maior paralelamente ao eixo principal do caule ou da raiz. sistema radial: o termo aplicado a todos os raios no xilema e no floema secundrios; as clulas dos raios derivam das iniciais radiais; tambm denominado sistema horizontal. tonoplasto (do grego: tonos, estiramento, tenso + plastos, formado, moldado): Membrana lipoprotica que envolve o vacolo nas clulas vegetais. Tambm chamado membrana do vacolo. crescimento secundrio: Em plantas, o crescimento derivado de meristemas secundrios ou laterais, do cmbio vascular e do cmbio da casca (felognio). O crescimento secundrio resulta em um aumento de espessura, ao contrrio do crescimento primrio, que resulta em aumento de comprimento. escleredes (do grego: skleros, duro): Clula de esclernquima com a parede secundria lignificada e espessa

contendo muitas pontoaes. as escleredes variam em forma, mas tipicamente no so muito longas. Podem ser vivas ou no na maturidade. fibras: Clula muito mais comprida do que larga, de paredes reforadas, geralmente com ligninina, que funciona como elemento de sustentao, podendo armazenar reservas. H, entre outras, fibras lenhosas, liberianas e pericclicas. Comercialmente o termo se refere a todas e quaisquer partes vegetais utilizadas na confeco de tecidos, cordas, barbantes, vassouras, etc. parede nacarada: Espessamento de paredes ocorrendo em elementos crivados de certas plantas. Ainda no analisado, em termos de classificao, se se trata de paredes primrias ou secundrias. periderme (do grego: peri, ao redor de + derma, pele): Tecido de proteo mais externo que substitui a epiderme quando esta eliminada durante o crescimento secundrio; inclui sber ou felema, felognio e feloderme. plasmalema: Camada muito tnue do citoplasma que forma o limite externo do protoplasma vegetal em contato com a parede celular. plasmodesma(do grego: plasma, forma + desma, ligao): Filamento citoplasmtico diminuto, que se estende atravs de aberturas nas paredes celulares e une os protoplastos de clulas vivas adjacentes. procmbio: Meristema primrio que origina xilema e floema primrios. protena P: Protena do floema; substncia protica encontrada nas clulas do floema das angiospermas, especialmente nos elementos de tubo crivado. Tambm chamada de tampo de mucilagem. sistema axial: No tecido vascular secundrio; todas as clulas derivadas das iniciais cambiais fusiformes e orientadas com seu dimetro maior paralelamente ao eixo principal do caule ou da raiz. sistema radial: o termo aplicado a todos os raios no xilema e no floema secundrios; as clulas dos raios derivam das iniciais radiais; tambm denominado sistema horizontal. tonoplasto (do grego: tonos, estiramento, tenso + plastos, formado, moldado): Membrana lipoprotica que envolve o vacolo nas clulas vegetais. Tambm chamado membrana do vacolo. aernquima: Parnquima caracterizado por espaos intercelulares particularmente amplos. caliptrognio: No meristema apical da raiz. Meristema que d origem a coifa, independentemente de outras iniciais do meristema apical. cmbio vascular: Meristema secundrio que origina xilema e floema secundrios.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 15

crtex: Conjunto dos tecidos situados entre a epiderme e o sistema vascular. crescimento secundrio: Em plantas, o crescimento derivado de meristemas secundrios ou laterais, do cmbio vascular e do cmbio da casca (felognio). O crescimento secundrio resulta em um aumento de espessura, ao contrrio do crescimento primrio, que resulta em aumento de comprimento. cutcula: Camada cerosa ou graxa encontrada na parede externa das clulas epidrmicas, formada por cutina e cera. cutinizao: Processo de deposio de cutina nas paredes celulares de plantas e na superfcie externa das paredes das clulas epidrmicas. endgeno (do grego: endom, dentro + genos, raa, tipo): Que se origina de tecidos situados mais profundamente como no caso de razes laterais.

epiderme multisseriada: Um tecido composto de vrias camadas multicelulares derivadas da protoderme; apenas a camada externa assume caractersticas de uma epiderme tpica. Tambm chamada epiderme multiestrtificada. epfita: Diz-se de uma planta que vive sobre outra, sem, contudo, parasita-la, isto , sem retirar dela alimentos. Ocasionalmente pode viver sobre outros tipos de suporte. eixo hipoctilo-radicular: O eixo do embrio, situado abaixo do cotildone ou cotildones, que consiste no hipoctilo e no meristema apical da raiz ou da radcula. felognio: Meristema secundrio que origina a periderme. intern: Espao delimitado por dois ns consecutivos de um caule (o mesmo que entren). isodiamtricas: Clulas de formato regular, apresentando todos os dimetros de igual comprimento. medula: Parnquima incolor que ocupa a parte central de caules e razes de Angiospermas, Gimnospermas e algumas Pteridfitas. mucilagem: Uma bainha de substncia viscosa que cobre a superfcie de muitas razes. ndulos: Aumento ou intumescimento das razes das leguminosas e de algumas outras plantas que contm bactrias fixadoras de nitrognio simbiticas. n: Parte do caule na qual se inserem uma ou mais folhas. plos absorventes (o mesmo que plos radiciais ou radiculares): Projees tubulares das clulas epidrmicas da raiz; ampliam bastante a superfcie de absoro da raiz. periderme (do grego: peri, ao redor de + derma, pele): Tecido de proteo mais externo que substitui a epiderme quando esta eliminada durante o crescimento secundrio; inclui sber ou felema, felognio e feloderme. protoplasma: Termo geral para a substncia viva de todas as clulas; o mesmo que citoplasma. suberina (do latim, sber, a cortia do carvalho): Material lipdico, impermevel, encontrado nas paredes celulares do sber e na estria de Caspary da endoderme. suberinizao: Processo de impregnao de suberina nas paredes celulares que resulta na morte das clulas. aernquima: Parnquima caracterizado por espaos intercelulares particularmente amplos. caliptrognio: No meristema apical da raiz. Meristema que d origem a coifa, independentemente de outras iniciais do meristema apical.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 16

cmbio vascular: Meristema secundrio que origina xilema e floema secundrios. crtex: Conjunto dos tecidos situados entre a epiderme e o sistema vascular. crescimento secundrio: Em plantas, o crescimento derivado de meristemas secundrios ou laterais, do cmbio vascular e do cmbio da casca (felognio). O crescimento secundrio resulta em um aumento de espessura, ao contrrio do crescimento primrio, que resulta em aumento de comprimento. cutcula: Camada cerosa ou graxa encontrada na parede externa das clulas epidrmicas, formada por cutina e cera. cutinizao: Processo de deposio de cutina nas paredes celulares de plantas e na superfcie externa das paredes das clulas epidrmicas. endgeno (do grego: endom, dentro + genos, raa, tipo): Que se origina de tecidos situados mais profundamente como no caso de razes laterais. epiderme multisseriada: Um tecido composto de vrias camadas multicelulares derivadas da protoderme;

apenas a camada externa assume caractersticas de uma epiderme tpica. Tambm chamada epiderme multiestrtificada. epfita: Diz-se de uma planta que vive sobre outra, sem, contudo, parasita-la, isto , sem retirar dela alimentos. Ocasionalmente pode viver sobre outros tipos de suporte. eixo hipoctilo-radicular: O eixo do embrio, situado abaixo do cotildone ou cotildones, que consiste no hipoctilo e no meristema apical da raiz ou da radcula. felognio: Meristema secundrio que origina a periderme. intern: Espao delimitado por dois ns consecutivos de um caule (o mesmo que entren). isodiamtricas: Clulas de formato regular, apresentando todos os dimetros de igual comprimento. medula: Parnquima incolor que ocupa a parte central de caules e razes de Angiospermas, Gimnospermas e algumas Pteridfitas. mucilagem: Uma bainha de substncia viscosa que cobre a superfcie de muitas razes. ndulos: Aumento ou intumescimento das razes das leguminosas e de algumas outras plantas que contm bactrias fixadoras de nitrognio simbiticas. n: Parte do caule na qual se inserem uma ou mais folhas. plos absorventes (o mesmo que plos radiciais ou radiculares): Projees tubulares das clulas epidrmicas da raiz; ampliam bastante a superfcie de absoro da raiz. periderme (do grego: peri, ao redor de + derma, pele): Tecido de proteo mais externo que substitui a epiderme quando esta eliminada durante o crescimento secundrio; inclui sber ou felema, felognio e feloderme. protoplasma: Termo geral para a substncia viva de todas as clulas; o mesmo que citoplasma. suberina (do latim, sber, a cortia do carvalho): Material lipdico, impermevel, encontrado nas paredes celulares do sber e na estria de Caspary da endoderme. suberinizao: Processo de impregnao de suberina nas paredes celulares que resulta na morte das clulas. cmbio vascular : Meristema secundrio que origina o xilema e floema secundrios.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 17

citoplasma: Material vivo de uma clula, excluindo-se o ncleo; o mesmo que protoplasma. componentes tnicos: Termo coletivo para um grupo heterogneo de derivados fenlicos. Substncia amorfa fortemente adstringente, largamente distribuda entre as plantas e usada em curtume, tingimento e preparao de tintas. diferenciao: Processo de desenvolvimento pelo qual as clulas tornam-se especializadas de forma progressiva. A especializao de clulas e tecidos para desempenhar funes especficas durante o desenvolvimento. enzima hidroltica: Protena que acelera a reao de hidrlise (quebra de uma molcula em duas pela adio de ons H+ e OH- da gua) nos vrios componentes celulares tais como protoplasto e parede celular. fibras: Clula muito mais comprida do que larga, de paredes reforadas, geralmente lignificadas, que funciona como elemento de sustentao, podendo armazenar reservas. H, entre outras, fibras lenhosas, liberianas e pericclicas. Comercialmente o termo se refere a todas e quaisquer partes vegetais utilizadas na confeco de tecidos, cordas, barbantes, vassouras, etc.

goma: Substncia de composio complexa e variada que ocorre em dutos especiais de certas plantas, e que exsuda atravs de feridas ou em certas infeces. inicial fusiforme: No cmbio vascular; clula alongada com extremidade chanfrada, que d origem aos elementos do sistema axial do xilema e floema secundrios. lamela mediana (do latim: lamella, fina placa metlica): Lmina delgada de pectato de clcio e magnsio que se origina no processo de diviso celular e que une as paredes primrias de duas clulas adjacentes. lenho: Xilema secundrio. lise (do grego lyses, quebra): Processo de desintegrao ou destruio celular. ontogeneticamente: Histria do desenvolvimento gentico do todo ou de parte de um organismo. parede lignificada: Parede secundria que apresenta lignina em sua composio. Embora o processo de lignificao esteja associado parede secundria, ele geralmente se inicia na lamela mediana e na parede primria. parede primria: Camada de parede depositada durante o perodo de crescimento da clula. parede secundria: Nova parede que se forma, internamente parede primria, aps ter cessado o alongamento da clula. A parede secundria tem uma estrutura microfibrilar altamente organizada. pontoao : Cavidade reentrante da parede celular, onde a parede secundria no se forma sobre a parede primria. procmbio: Meristema primrio que origina xilema e floema primrios. protoplasto: Unidade viva organizada de uma clula. sistema axial : No tecido vascular secundrio; todas as clulas derivadas das iniciais cambiais fusiformes e orientadas com seu dimetro maior paralelamente ao eixo principal do caule ou da raiz. tila (do grego tylos, protuberncia): Protuberncias em forma de bales, que crescem partir de uma clua do parnquima axial o radial, para o lume dos vasos, atrvessando a pontoao do mesmo. vacolo(do latim: vacuus, vazio): Cavidade existente na massa citoplasmtica, em geral, opticamente vazia, mas que na verdade, est cheia de suco celular.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 18

aernquima: Parnquima caracterizado por espaos intercelulares particularmente amplos. caliptrognio: No meristema apical da raiz. Meristema que d origem a coifa, independentemente de outras iniciais do meristema apical. cmbio vascular: Meristema secundrio que origina xilema e floema secundrios. crtex: Conjunto dos tecidos situados entre a epiderme e o sistema vascular. crescimento secundrio: Em plantas, o crescimento derivado de meristemas secundrios ou laterais, do cmbio vascular e do cmbio da casca (felognio). O crescimento secundrio resulta em um aumento de espessura, ao contrrio do crescimento primrio, que resulta em aumento de comprimento. cutcula: Camada cerosa ou graxa encontrada na parede externa das clulas epidrmicas, formada por cutina e cera. cutinizao: Processo de deposio de cutina nas paredes celulares de plantas e na superfcie externa das paredes das clulas epidrmicas. endgeno (do grego: endom, dentro + genos, raa, tipo): Que se origina de tecidos situados mais profundamente como no caso de razes laterais.

epiderme multisseriada: Um tecido composto de vrias camadas multicelulares derivadas da protoderme; apenas a camada externa assume caractersticas de uma epiderme tpica. Tambm chamada epiderme multiestrtificada. epfita: Diz-se de uma planta que vive sobre outra, sem, contudo, parasita-la, isto , sem retirar dela alimentos. Ocasionalmente pode viver sobre outros tipos de suporte. eixo hipoctilo-radicular: O eixo do embrio, situado abaixo do cotildone ou cotildones, que consiste no hipoctilo e no meristema apical da raiz ou da radcula. felognio: Meristema secundrio que origina a periderme. intern: Espao delimitado por dois ns consecutivos de um caule (o mesmo que entren). isodiamtricas: Clulas de formato regular, apresentando todos os dimetros de igual comprimento. medula: Parnquima incolor que ocupa a parte central de caules e razes de Angiospermas, Gimnospermas e algumas Pteridfitas. mucilagem: Uma bainha de substncia viscosa que cobre a superfcie de muitas razes. ndulos: Aumento ou intumescimento das razes das leguminosas e de algumas outras plantas que contm bactrias fixadoras de nitrognio simbiticas. n: Parte do caule na qual se inserem uma ou mais folhas. plos absorventes (o mesmo que plos radiciais ou radiculares): Projees tubulares das clulas epidrmicas da raiz; ampliam bastante a superfcie de absoro da raiz. periderme (do grego: peri, ao redor de + derma, pele): Tecido de proteo mais externo que substitui a epiderme quando esta eliminada durante o crescimento secundrio; inclui sber ou felema, felognio e feloderme. protoplasma: Termo geral para a substncia viva de todas as clulas; o mesmo que citoplasma. suberina (do latim, sber, a cortia do carvalho): Material lipdico, impermevel, encontrado nas paredes celulares do sber e na estria de Caspary da endoderme.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 19

suberinizao: Processo de impregnao de suberina nas paredes celulares que resulta na morte das clulas. aernquima: Parnquima caracterizado por espaos intercelulares particularmente amplos. caliptrognio: No meristema apical da raiz. Meristema que d origem a coifa, independentemente de outras iniciais do meristema apical. cmbio vascular: Meristema secundrio que origina xilema e floema secundrios. crtex: Conjunto dos tecidos situados entre a epiderme e o sistema vascular. crescimento secundrio: Em plantas, o crescimento derivado de meristemas secundrios ou laterais, do cmbio vascular e do cmbio da casca (felognio). O crescimento secundrio resulta em um aumento de espessura, ao contrrio do crescimento primrio, que resulta em aumento de comprimento. cutcula: Camada cerosa ou graxa encontrada na parede externa das clulas epidrmicas, formada por cutina e cera. cutinizao: Processo de deposio de cutina nas paredes celulares de plantas e na superfcie externa das paredes das clulas epidrmicas. endgeno (do grego: endom, dentro + genos, raa, tipo): Que se origina de tecidos situados mais profundamente como no caso de razes laterais. epiderme multisseriada: Um tecido composto de vrias camadas multicelulares derivadas da protoderme;

apenas a camada externa assume caractersticas de uma epiderme tpica. Tambm chamada epiderme multiestrtificada. epfita: Diz-se de uma planta que vive sobre outra, sem, contudo, parasita-la, isto , sem retirar dela alimentos. Ocasionalmente pode viver sobre outros tipos de suporte. eixo hipoctilo-radicular: O eixo do embrio, situado abaixo do cotildone ou cotildones, que consiste no hipoctilo e no meristema apical da raiz ou da radcula. felognio: Meristema secundrio que origina a periderme. intern: Espao delimitado por dois ns consecutivos de um caule (o mesmo que entren). isodiamtricas: Clulas de formato regular, apresentando todos os dimetros de igual comprimento. medula: Parnquima incolor que ocupa a parte central de caules e razes de Angiospermas, Gimnospermas e algumas Pteridfitas. mucilagem: Uma bainha de substncia viscosa que cobre a superfcie de muitas razes. ndulos: Aumento ou intumescimento das razes das leguminosas e de algumas outras plantas que contm bactrias fixadoras de nitrognio simbiticas. n: Parte do caule na qual se inserem uma ou mais folhas. plos absorventes (o mesmo que plos radiciais ou radiculares): Projees tubulares das clulas epidrmicas da raiz; ampliam bastante a superfcie de absoro da raiz. periderme (do grego: peri, ao redor de + derma, pele): Tecido de proteo mais externo que substitui a epiderme quando esta eliminada durante o crescimento secundrio; inclui sber ou felema, felognio e feloderme. protoplasma: Termo geral para a substncia viva de todas as clulas; o mesmo que citoplasma.
DICIONRIO DE BIOLOGIA VEGETAL PROF ARLINDO COSTA UDESC - 2007 20

suberina (do latim, sber, a cortia do carvalho): Material lipdico, impermevel, encontrado nas paredes celulares do sber e na estria de Caspary da endoderme. suberinizao: Processo de impregnao de suberina nas paredes celulares que resulta na morte das clulas.

You might also like