You are on page 1of 6

Biologia das Plaquetas

Prof. Dr. Renato Rossi Jr.

Histria
A identificao das plaquetas como uma classe de corpsculos do sangue foi descrita por Bizzozzero (1882), a importncia de plaquetas para a formao do cogulo e do incio da hemostasia foi informada primeiro por Eberth e Schimmelbusch (1888). Outro marco importante na pesquisa das plaquetas foi colocado por Aschoff (1925), que expressou a opinio de que existem duas chaves para a compreenso de trombogenesis: 1) Agregao das plaquetas como acontece em um trombo, s ocorre contanto que o sangue esteja fluindo. 2)Formao de fibrina no um evento primrio em trombose, mas precedido por mudanas importantes dos elementos corpusculares do sangue.

Descrio
Plaquetas so os componentes corpusculares menores do sangue humano (dimetro 2-4m) - o nmero fisiolgico varia de 150.000 a 300.000/mm sangue. A origem de plaquetas a medula ssea onde megacaricitos - como os resultados de proliferao de uma clula progenitora - liberam plaquetas como o produto final de protruses de suas membranas e citoplasma. A forma tpica das plaquetas discide, em ativao eles sofrem uma mudana de forma a uma forma globular com projees e pseudpodes.

Membrana e Receptores
A cobertura das plaquetas consiste em uma membrana dupla fosfolipdica tpica. Embutido nesta estrutura de lquido tipos diferentes de glicoproteinas (GP) - os receptores para ativao e interao com outras celas. GPIb/IX medeia adeso das plaquetas para colgeno e camada subendothelial

(COL) parar fator de vonWillebrand (vWf)

GPIa medeia adeso de plaquetas por ligar a COL.

GPIIb/IIIa serve como o local que liga molculas adesivas que possuem um Arg-Gly-Asp-X =RGDX peptide como por exemplo fibrinognio,

GPIIb/IIIa mediam a interao entre plaquetas ou entre plaquetas e clulas tumorais.

Citoesqueleto das Plaquetas e Sistema Microtubular (MTS)

Actina (10-20%) e miosina (15-20%) como as protenas principais formam uma cadeia tridimensional pelo citoplasma das plaquetas. Uma segunda cadeia bidimensional de fibras de actina menores como um esqueleto da membrana, responsvel pela forma discide da plaqueta ativada. Alm disso, um pacote marginal de microtubulos (MTS) apia o esqueleto da membrana de actina mantendo esta forma de discide. Sistemas de membrana Perto do MTS, um sistema de membrana, localizado um sistema tubular denso nomeado , (DTS). O DTS serve como uma piscina para o clcio no interior da plaqueta e o compartimento principal de acumulao e sntese de tromboxano pois o local onde o ciclooxigenase (COX) localizada. A proximidade para o MTS sugere sua origem como um reticulo endoplasmatico liso, analgico ao reticulo sarcoplasmatico em tecido muscular. Cercando a zona da organella existe um sistema de membrana com invaginaes da membrana da plaqueta. Considerando que este sistema conectado superfcie da plaqueta, chamado o sistema canalicular aberto (OCS) e oferece capacidade adicional para a membrana durante ativao, quando a relao de superfcie-para-volume aumenta.

Organelas
As organelas so distribudas uniformemente no citoplasma das plaquetas. Mitocondrias servem como fonte de energia, desde que as plaquetas cubram a despesa de energia atravs de fosforilao oxidativa, semelhante a outras celulas. A maioria das organelas sem dvida composta por grnulos de armazenamento (~40/plaqueta). Alfa-grnulos contm fibrinogenio, trombospondina, F V, fator von Willebrand, beta-tromboglobulina (-TG), fatores plaquetrios 4 (PF4), etc. Corpos densos contm clcio, serotonina, nucleotides de adenina, etc. As plaquetas ativadas lanam o seu contedo e contribuem com as interaes diversas com outras plaquetas ou outras celulas.

Componentes fisiolgicos das Plaquetas


PDGF (Fator de crescimento derivado das Plaquetas) TGF- & b (Fator de crescimento transformador alfa e beta) EGF (Fator de crescimento epitelial) FGF (fator de crescimento de fibroblastos) IGF (fator de crescimento semelhante a Insulina) PDEGF (fator de crescimento de epitelial derivado de plaquetas) PDAF (Fator Angiognico derivado de plaquetas) Atrao e concentrao alta de leuccitos (neutrfilos, eosinfilos) Atrao e concentrao alta de macrfagos e outras celulas de fagocitose, para o debridamento biolgico. Histamina, Serotonina, ADP, Thromboxano A2, e outros agentes vasoativos de quimiotaxia.

Concentrao de plaqueta alta e concentrao de fibrinognio nativa para hemostase.

Fatores de crescimento que participam da Reparao Tecidual


1 - Fator de Crescimento Epitelial 53-amino cadeia cida de polipeptidio liberado durante degranulation de plaqueta Estimula a reepitelizao, angiogenesis, e atividade da colagenase

2. Fibroblast Crescimento Fator Estimula angiogenesis Estimula proliferao das celulas endoteliais Estimula sntese de colgeno Estimula contrao da ferida Estimula sntese de matriz Estimula epitelizao Produz fator de crescimento dos queratinocitos

3. Fator de Crescimento derivado de Plaqueta Produzido pelos grnulos alfa da plaqueta Activa TGF-b Estimula neutrfilos e macrfagos Estimula quimiotaxia Estimula mitogenesis de fibroblastos e clulas de msculo liso Estimula sntese de colgeno e atividade de colagenase Estimula angiogenesis

4. Fator de Crescimento transformador - Beta

Encontrado nos grnulos de alfa da plaqueta Estimula moncitos para secretar FGF, PDGF, Fator de Necrose de Tumor - Alfa (TNF-), e Interleucina-1 Estimula quimiotaxia de fibroblastos e proliferao Estimulator Potente de sntese de colgeno

5. Fator de Crescimento transformador - Alfa Variante do Fator de Crescimento Epitelial Produzido por plaquetas ativadas, macrofagos, e queratinocitos Estimula clulas mesenquimais, epiteliais, e crescimento de clulas endoteliais

6. Interleucina - 1 Estimula proliferao de limfcitos Influencia a atividade da colagenase

Reparao Tecidual
Tipos de reparao tecidual: Reparao por primeira intenso ou Primria - Acontece quando uma ferida j est fechada dentro de alguns horas aps sua criao. Extremidades da ferida so cirurgicamente ou mecanicamente aproximadas, e o metabolismo do colgeno prov fora a longo prazo.

Reparao por segunda intenso ou Secundria - Acontece quando uma ferida mal delineada permanece aberta e perca a proteo contra a infeco da ferida. Isto exige uma maior formao de colgeno e uma maior dificuldade da epitelizao.

Fases De Cura de Ferida:

Coagulao
As plaquetas so as responsveis pela hemostasia essencial.

Os grnulos alfa das plaquetas produzem fatores de crescimento (PDGF, TGF-b, Plaqueta fator IV), que iniciam a cascata curativa da ferida atraindo e ativando fibroblastos, clulas endoteliais, e macrfagos. Corpos densos das plaquetas armazenam aminas vasoativas (serotonina) as quais aumentam a permeabilidade vascular. A Fibrina que deriva de fator (Fibrinognio), essencial para a cura porque prov a matriz na qual celas podem migrar.

Inflamao Aguda
Complementa a ativao Infiltrao da ferida por granulcitos (24-48 horas do dano). Isto acontece por quimiotaxia pelo lanamento de mensageiros qumicos de plaquetas. A funo principal de granulcitos remover bactrias e clulas mortas da ferida.

Inflamao Crnica
Aparecimento de moncitos - macrfagos na ferida (48-72 horas de dano). Esta clula um fagcito e o produtor primrio de fatores de crescimento responsveis pela proliferao de matriz de extracelular, msculo liso, e celas de endoteliais que resultam em angiogenesis. Estas clulas aparecem por quimiotaxia atravs da atrao de fatores como complementos, IgG , colgeno, citocinas, fatores IV de plaquetas, e fatores de crescimento de plaquetas (PDGF & TGF-b). Aparecimento de linfcitos.

Migrao de Fibroblastos e Sntese de colgeno


Estimulao atravs de fatores de crescimento. Migrao de clulas mesenquimais na ferida. Sntese de Colgeno . Colgeno prov fora e integridade para todos os tecidos. Colgeno Tipo I - componente estrutural de ossos, tecido mole , e tendes Colgeno Tipo II - componente estrutural da cartilagem Colgeno Tipo III - em associao com Tipo I Colgeno Tipo IV - componente estrutural de membrana Colgeno Tipo V - na crnea.

Angiogenese
Formao de vasos sanguneos novos. Este processo iniciado por TGF-b e outro fator de crescimento e contnuo ao longo das fases curativas.

Epitelizao
Formao de epitlio diferenciado que prov uma barreira entre ambientes internos e externos.

Remodelao
Sntese de colgeno contnua e desarranjada. Remodelando a matriz fibroblastos, granulocitos, e macrofagos produzem metaloproteinases que so necessrias para a degradao do colgeno. Inibidores de Metaloproteinases so produzidos por TGF-b que termina por estabilizar a cicatriz.

You might also like