You are on page 1of 4

Nome aluno Cleonice Bitencourt Cesar N.

RA 087860 Prtica Penal 7 ciclo (noturno) REVOGAO DE PRISO PREVENTIVA

EXCELENTSSIMO DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ___________

Inq. Policial n.....

VIDIGAL JUNIOR,, nacionalidade, estado civil,, pizzaiolo, 23 anos, portador da cdula de identidade n. ____, inscrito no CPF/MF sob o n. ____, residente e domiciliado no endereo, na comarca de ____, por seu advogado, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, requerer o RELAXAMENTO DA PRISO EM FLAGRANTE, com fulcro no artigo 5, inciso LXV, da Constituio Federal, pelas razes de fato e de direito a seguir expostas: I. DOS FATOS O requerente foi preso em flagrante por suposta infrao ao artigo 157, 2, incisos I, II, e V do CP. Segundo consta do auto de priso em flagrante, no dia 02 de maro, s 13 horas, trs homens armados dominaram o caminhoneiro Pedro Bino dos Santos quando este retornava da lanchonete existente no posto em direo a seu veculo. Com emprego de grave ameaa, exercida com arma de fogo, subtraram o veculo e restringiram a liberdade da vitima por cerca de uma hora at que a soltaram na Via Anchieta. Um assaltante conduziu o caminho e os outros dois colocaram a vitima num outro carro a levando para um lugar ermo, onde a mantiveram incomunicvel sob arma de fogo.

Ao ser liberada, a vitima comunicou o fato a PM, que efetuando cerco na regio, logrou prender dois indivduos. atribuda a VIDIGAL a conduta de dirigir caminho roubado, que no foi encontrado pela policia, bem como, com quem nada foi apreendido. II. DO DIREITO Entretanto, a priso deve ser imediatamente relaxada, pois ocorreu de forma ilegal. De acordo com o artigo 302 do Cdigo de Processo Penal, considera-se em flagrante delito quem: a) est cometendo a infrao penal; b) acaba de comet-la; c) perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser autor da infrao; d) encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao. No caso em discusso, ao requerente foi dado voz de priso por dois PMs por volta das 23 horas do dia 02 de maro deste ano, quando dormia em sua casa, e por conseguinte, conduzido, preso ao 3 Distrito Policial e l mantido at as 12 horas do dia seguinte, quando ento foi dado inicio a lavratura do auto de priso em flagrante. Como sabemos, a priso em flagrante a medida necessria para evitar a continuidade do ato delituoso, ou, caso j consumado, para que o suspeito no fuja, o que poderia causar imenso prejuzo investigao do delito e posterior ao criminal. Portanto, a priso em flagrante do requerente manifestamente ilegal, sendo imperioso o imediato relaxamento, nos termos do artigo 5, LXV, da Constituio Federal. III. DO PEDIDO Diante do exposto, requer seja deferido este pedido de relaxamento da priso em flagrante, para que se expea o respectivo alvar de soltura em favor do requerente, como medida de justia. Termos em que, Pede deferimento. Comarca, data. Advogado, OAB/____ n. ____.

Obs.: no invente dados! Se o problema mencionar o nome da comarca, ou exigir que a interposio ocorra em certa data, utilize as informaes fornecidas pelo examinador. Caso contrrio, diga apenas comarca, data. O mesmo vale para o nome do advogado e o I. DOS FATOS O acusado foi denunciado, pelo adolescente JACINTO DEL REGO, 13 anos, representado pelos seus pais, como incurso no artigo 217-A do Cdigo Penal, por ter SUPOSTAMENTE na data de 28 de abril passado, praticado crime de estupro de vulnervel, nos vestirios da Associao Desportiva Campineira, contra o respectivo menor. Por conseguinte, vossa Excelncia, decretou a priso preventiva do acusado, ora requerente, por entender presentes os requisitos autorizadores para a medida extrema contidos no art. 312 do CPP.

II. DOS FUNDAMENTOS A priso ilegal. O acusado inocente. Trata-se de imputao falsa em represlia a no escalao do referido adolescente, para integrar a equipe que iria participar dos Jogos Abertos do Interior, fato esse que feriu os seus brios e alimentou seu rancor. Ensejando assim na ilegalidade da custdia cautelar, em vista da inexistncia do fumus boni iuris e periculum libertatis, sendo ainda oportuno fazermos algumas consideraes: Se faz necessrio ressaltar que tecnicamente o acusado primrio, haja vista que no possui em seu desfavor nenhuma condenao penal transitada em julgado. Esse raciocnio abordado por GUILHERME DE SOUZA NUCCI ao ensinar sobre a primariedade: Primariedade a situao de quem no reincidente. Este, por sua vez, aquele que torna a cometer um crime, depois de j ter sido condenado definitivamente por delito anterior, no Pas ou no exterior, desde que no o faa aps o perodo de cinco anos, contados da extino de sua primeira pena.(Cdigo de Processo Penal Comentado; 4 ed.; ed. RT; So Paulo; 2005; p. 915). o pedido, portanto, para que possa defender-se em liberdade. Em verdade, no h justa causa para a priso cautelar. Tratando-se de medida excepcional, restritiva da liberdade individual, h de ser sempre fundamentada em elementos concretos, o que no ocorre na espcie. Ausente, ainda, o motivo pelo qual foi decretada a priso preventiva. No basta a gravidade do delito, em tese, praticado. Insuficiente se mostra a mera repetio dos termos legais. necessria a indicao de fatos concretos que realmente indiquem a necessidade da priso. Alis, esse o entendimento jurisprudencial:

Em tema de priso cautelar, a garantia da fundamentao importa o dever judicante da real ou efetiva demonstrao de que a segregao atende a pelo menos um dos requisitos do art. 312 do Cdigo de Processo Penal. Sem o que se d a inverso da lgica elementar da Constituio, segundo a qual a presuno de no culpabilidade de prevalecer at o momento do trnsito em julgado de sentena penal condenatria. 4. O Supremo Tribunal Federal entende que a aluso gravidade do delito ou o uso de expresses de mero apelo retrico no validam a ordem de priso cautelar. O juzo de que a liberdade de determinada pessoa se revela como srio risco coletividade s de ser feito com base no quadro ftico da causa e, nele, fundamentado o respectivo decreto prisional. (HC 104600 / PR, 2 Turma, Relator Min. AYRES BRITTO, Julgamento: 21/06/2011)

O requerente, ademais, renomado esportista, tcnico de futebol, casado e pai de dois filhos. Desta forma, certo que nenhum risco oferece ordem pblica. De outro lado, o clamor pblico, em verdade, no diz respeito aos fatos aqui tratados, mas onda de denncias de pedofilia, cujas investigaes vm culminando com a priso de criminosos contra os quais h, de fato, elementos concretos. Diferente o caso dos autos, onde inexiste substrato para a acusao. Em suma, ausente justa causa para a priso, o decreto atacado no pode subsistir.

III. DO PEDIDO vista do exposto, requer a Revogao da Priso Preventiva e a Expedio do Contramandado de Priso , como medida de justia.

Termos em que, Pede deferimento.

Comarca, data. Advogado, OAB/____ n. ____.

You might also like