You are on page 1of 30

RISCOS DA MANIPULAO GENTICA

No mbito da disciplina de Filosofia

Manipulao gentica
Manipulao gentica um processo no qual so alterados os genes de um organismo. Tem como finalidade inserir novas caractersticas no organismo para aumentar a sua qualidade e utilidade. A manipulao do DNA dos organismos um processo no qual no possvel prever os riscos e impactos provocados pela libertao de organismos geneticamente modificados no ambiente.

Opinies da sociedade acerca deste assunto:


Opinio pblica A manipulao gentica uma ameaa ao futuro dos seres vivos.
Especialistas A manipulao gentica um avano quer na resoluo de problemas de sade, quer no aumento da produtividade de certos organismos. Para os especialistas um gene no mais do que uma molcula. Ou seja, os engenheiros genticos no trabalham com seres, mas apenas com reaces qumicas, molculas, sistemas mecnicos sofisticados, etc. O seu trabalho consiste, apenas, em laboratrio, operar com estes elementos.

A nossa opinio

Concordmos parcialmente com a manipulao gentica apesar dos seus riscos evidentes. Ou seja, apesar de discordarmos com a manipulao de organismos, ainda acreditmos que h aspetos positivos.

Questes colocadas acerca da manipulao gentica:

Objetivos:
Dever ser ignorado o bem-estar animal em prol do homem, ou o benefcio humano a bem dos direitos dos animais? Quais so os limites? Ser que o cientista Deus para tirar ou construir vidas como bem entender? At que ponto o Homem conhece as tcnicas que usa? Quem nos garante que o lado negro da seleco gentica s nos seja revelado nas futuras geraes? Ser que os benefcios da manipulao gentica compensam os riscos a que estamos sujeitos?

Argumentos
No existe um conhecimento rigoroso acerca dos riscos da manipulao gentica.

No futuro a manipulao gentica ir possibilitar aos pais a escolha das caractersticas dos seus filhos, criando assim seres perfeitos. Mas o ser humano no perfeito. E a criao desses seres ir tirar o esplendor e a surpresa da vida. Pois o futuro uma surpresa. E com a manipulao dos genes, o futuro da humanidade no ir ter uma herana biolgica, visto que esta ir ser eventualmente modificada e destruda.

Muitos animais teis ao ser humano so sujeitos a esta tcnica, pois assim, podero ser mais rentveis, aumentando a utilidade para o Homem. A manipulao gentica em animais interfere na sade do ser humano, visto que o consumo de produtos provenientes destes animais poder causar reaes alrgicas no humano. E tambm interfir na integridade do animal, pois estaremos a violar os direitos deles, uma vez que no podemos garantir que estes no sero sujeitos a experincias.

A manipulao gentica pode trazer muitas vantagens, mas nada nos garante que iro ser utilizadas em prol da humanidade. Este avano da cincia pode ser devido a certos grupos econmicos, polticos e industriais mundiais, podendo no ter os mais dignos interesses. Ou seja, estes grupos procuram o avano da manipulao gentica no para o bem da humanidade, mas sim para a descoberta de meios para a destruir.

Tambm, com a manipulao gentica, possvel conservar espcies em vias de extino, a partir do armazenamento de embries congelados destas espcies. Este processo complicado e dispendioso e pode no garantir o futuro de todas as espcies. E no tico, visto que estaremos a congelar seres em desenvolvimento.

A realizao de transplantes de rgos animais para seres humanos (xenotransplante) pode salvar muitas vidas. Mas tambm h uma grande probabilidade de se transmitirem agentes patognicos, prejudicando assim o ser humano. Esta tcnica coloca, tambm, em causa a preservao dos direitos dos animais, visto que para salvar uma vida humana, estaramos a sacrificar a vida de um animal. Ou seja, estaramos a sobre explorar os animais, considerando-os seres inferiores ao Homem.

A manipulao gentica pode ajudar a tornar os animais mais resistentes, atravs da introduo de novos genes com as caractersticas pretendidas. Mas esta tcnica pode no ter os resultados esperados, visto que no os podemos prever.

A ovelha Dolly, um exemplo de uma resultado inesperado, pois esta acabou por morrer de envelhecimento precoce.

Supercamundongos
Este animal, modificado apenas para o estudo de certos sistemas metablicos e fisiolgicos, tornou-se, apesar de mais resistente, muito mais agressivo que o normal. E a possibilidade de utilizar este mesmo processo para melhorar a qualidade humana muito improvvel.

A manipulao de plantas traz mais vantagens que desvantagens. Atravs desta tcnica poderemos aumentar a produtividade de alguns alimentos. Ao tornar as plantas mais resistentes e mais aptas s condies do meio, iremos melhorar a qualidade do produto e satisfazer as necessidades do Homem. Mas em casos extremos, esta prtica pode levar ao crescimento excessivo, prejudicando outros seres.

Morango Azul
A sua cor fruto da sua capacidade de suportar temperaturas inferiores a zero.

A partir de plantas geneticamente modificadas podemos, tambm, produzir vacinas, anticorpos, protenas e produtos farmacuticos. Em raros casos, que se verificam aspetos prejudiciais ao tratamento de algumas doenas em pessoas e animais. E podem tambm causar reaes alrgica.

No h informaes acerca das implicaes que sero verificadas no futuro, visto que as consequncias da manipulao gentica apenas sero observadas a longo prazo.

Uma vez que se inserem novos genes com novas caractersticas, existe seleo artificial por parte do Homem, retirando, assim, toda a variabilidade que o ser tinha. O que provocar um no adaptabilidade s novas condies que o ser poder estar sujeito.

Tambm esta mudana de genes, poder causar consequncias ambientais catastrficas.

Consequncias no visveis a nvel: tico com a manipulao gentica estaremos a desrespeitar a igualdade entre todos os seres vivos, visto que o Homem se acha o ser superior. Religioso - a nossa sociedade , maioritariamente, catlica. Logo a modificao das obras de Deus no bem vista, porque cada um como Deus o criou. Filosfico procurar fazer com que os seres humanos e outros organismos sejam perfeitos algo inconcebvel. No existe um ser perfeito, os seres vivos so seres na sua imperfeio e assim que deve ser.

Concluso
Vistos todos estes factos, verificmos que as consequncias no compensam os riscos a que estamos sujeitos. E por isso, no conseguimos responder com clareza a questo principal. (Ser que os benefcios da manipulao gentica compensam os riscos a que estamos sujeitos?) No concordmos com a manipulao de seres vivos. Pois faz-nos duvidar do nosso futuro com o avano da cincia. A manipulao gentica deve ser usada para melhorar a qualidade e quantidade dos alimentos. Na cincia, o experimentar significa a possibilidade de falhar. No h verdade absoluta com margem de erro nula, haver sim a probabilidade de erro que poder acontecer com a humanidade, no futuro da manipulao gentica.

Curiosidades

Estudos realizados:
Sabe o que a manipulao gentica humana? (Sim)

Acha que eticamente correcto manipular os genes humanos? Ter o Homem o direito de alterar o patrimnio gentico que lhe foi transmitido de gerao em gerao?

Se estiver de acordo com esta prtica, quais os casos mais importantes onde deve e/ou deveria ser usado?

"GloFishr" (peixe zebra)


Este foi o primeiro organismo geneticamente modificado a ser comercializado.

Atravs dos anos tm surgido vrios cartoons a criticar com a manipulao gentica.

Trabalho elaborado por:


Cludia Silva n6 Joana Rocha n11 Mrcia Vieira n 16 Tnia Oliveira n22 Professora: Lcia Rocha

You might also like