You are on page 1of 3

A Biotica trata, de forma geral, dos aspectos ticos relacionados com o fenmeno vida nas suas mltiplas variedades.

De modo particular, ela estuda os problemas ticos decorrentes das cincias biomdicas (1).
Biotica refere-se, normalmente, a questes ticas que vm aparecendo com o avanar das cincias da vida. Descartes, ao dizer que o corpo humano era uma mquina como qualquer outra, deu um importante passo para a consolidao da medicina e da biologia enquanto "cincias exatas". E com a exatido, aparecem novidades tecnolgicas capazes de interferir nos aspectos mais profundos e essenciais da vida, como nossa herana ancestral e at mesmo as sensaes ntimas. Assim, em 1971, o termo aparece pela primeira vez no livro "Biotica: Ponte para o Futuro", de Van Rensselaer Potter, da seguinte maneira: "A palavra biotica' designa um conjunto de pesquisas, de discursos e prticas, via de regra pluridisciplinares, que tm por objeto esclarecer e resolver questes ticas suscitadas pelos avanos e a aplicao das tecnocincias biomdicas.'
(Hottois, G 2001. Biothique. G. Hottois & J-N. Missa. Nouvelle encyclopdie de biothique. Bruxelles: De Boeck, p. 124-126)"

A Esttica (do grego: perceber, sentir) um ramo da filosofia que trata da natureza da beleza. Mas como podemos definir o que torna uma coisa bela? Quais os traos e as caractersticas que tornam uma pessoa bonita? Que padres genticos so avaliados como belo??? Estes padres so constantes durante o tempo?

teoria de Darwin
Darwin verificou que: - entre a mesma espcie os indivduos apresentam variaes. - as populaes tm tendncia para crescer em progresso geomtrica, apesar disso o nmero de indivduos por espcie geralmente no se altera de gerao em gerao. - em cada gerao, uma boa parte dos indivduos naturalmente eliminada devido competio por alimento, refgio, espao e fuga dos predadores. - nesta luta sobrevivem os que estiverem melhor adaptados, ou seja, os que possuem caractersticas que lhe conferem qualquer vantagem em relao aos restantes, que ao longo do tempo vo sendo eliminados. - todo este processo designa-se seleco natural, um processo que ocorre na natureza e pela qual os indivduos mais bem dotados sobrevivem (sobrevivncia dos mais aptos). A acumulao de pequenas variaes, determina a longo prazo a transformao e o aparecimento de novas espcies. A Evoluo Humana o nome dado ao processo de mudana e adaptao pelo qual os seres humanos se tornaram numa nova espcie. Tendo em vista analisar detalhadamente como e que todas as alteraes ocorreram

o seu estudo diverge em diferentes reas como a Psicologia Evolucionista, a Biologia Evolutiva, a Gentica e a Antropologia Fsica. Evoluo Humana A partir dos anos 60 com a teoria evolucionista de Darwin, vrios cientistas tentaram procurar qual teria sido o elo de ligao entre o macaco e o Homem. Comearam por procurar o ancestral comum a todos os primatas, o Proconsul , que teria vivido cerca de 17 a 20 M.A, no entanto estavam errados. Hoje, os cientistas defendem que foi o Plesiadapis, que viveu h 58 -55 M.A que foi o mais antigo ancestral do Homem.

Ancestrais do homem. Ramapithecus. Australopithecus. Homo habilis. Homo erectus. Homo sapiens.

Durante toda a Histria, os grandes filsofos tentaram definir o que torna uma coisa bela. Para Plato (428 - 347 a.C.) e Ren Descartes (1596 - 1650) o belo seria inerente ao objeto, no dependendo do sujeito que o percebe. Para Aristteles (384 - 322 a.C.), caberia ao homem a busca do ideal, atravs da ordem, da proporo e da simetria. Para Hegel (1770 - 1831) o belo seria inerente a atividade espiritual de cada indivduo, assim como na Idade Mdia a concepo do belo estava relacionada com a identificao direta com Deus, sendo Toms de Aquino (1225 - 1274) o grande representante desta poca. Finalmente, para David Hume (1711 - 1776), o gosto para o belo seria algo que partiria de cada indivduo.

Sendo difcil determinar o que torna uma coisa bela, o que consegue agradar universalmente sem uma justificativa exata, porque ento os padres de beleza so to mutveis? necessria, ento, uma reflexo quanto a incessante busca por uma perfeio corporal, atravs de procedimentos mdicos e odontolgicos, muitas vezes com grandes riscos associados para a sade do paciente e, muitas vezes, desnecessrios.

You might also like