You are on page 1of 17

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

INTRODUO AO DESENHO
O desenho vem sendo utilizado pelo homem h muito tempo. Atravs do desenho, o homem primitivo representava suas atividades e tudo o que acontecia sua volta. O desenho nasceu, ento, da necessidade de registrar os fatos e as coisas. 1 CLASSIFICAO DOS DESENHOS

DESENHO

Artstico

De Preciso

Tcnico

Desenho Geomtrico Geometria Descritiva Perspectiva

1.1 O desenho artstico Tem por finalidade transmitir a forma e as dimenses de um objeto. 1.2 O desenho de preciso Tem por finalidade obter respostas precisas para problemas de natureza prtica ou terica. Exemplo: vistas ortogonais, perspectivas. 1.2.1 O desenho geomtrico A cincia que busca a representao grfica das diversas formas dos objetos o Desenho Geomtrico. A finalidade do desenho geomtrico resolver problemas de Geometria Plana. Atravs da resoluo de um problema de geometria, vamos mostrar a importncia do desenho geomtrico. O desenho geomtrico a base necessria para a execuo de qualquer tipo de desenho de preciso. Desenvolve o raciocnio lgico e til na obteno de solues aproximadas de problemas matemticos, alm de complementar o estudo da Geometria Plana. O ponto, a reta e o plano so figuras geomtricas inconfundveis entre si e constituem a base do desenho geomtrico. 1.2.2 A geometria descritiva A Geometria descritiva representa e estuda no plano as figuras do espao. Ela foi criada no sculo XVIII pelo matemtico francs Gaspard Monge (1746-1818). 1.2.3 A perspectiva A perspectiva de um objeto a projeo cilndrica ou cnica deste objeto sobre um nico plano. A finalidade do desenho em perspectiva a de permitir uma percepo mais fcil da forma dos objetos. Assim, a perspectiva permite que se identifique um objeto pelo seu aspecto.
1

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

ELEMENTOS DO DESENHO GEOMTRICO


1 PONTO A funo da figura geomtrica ponto serve para definir um lugar geomtrico. No possui formato e no apresenta dimenso. O ponto ser sempre identificado por letras maisculas (A, B, C, ...). Exemplo: ou +

2 PLANO O plano infinito e pode ser representado de vrias maneiras. O plano definido por letras gregas (, , , ...). Exemplo:

3 RETA A reta resulta da unio de infinitos pontos. Em outras palavras, reta um conjunto de pontos colocados um ao lado do outro que esto dispostos na mesma direo. A reta ilimitada por definio, e para defini-la reta usaremos as letras minsculas (a, b, c, ...). Exemplo:

Por um nico ponto passam infinitas retas, enquanto que, por dois pontos distintos, passa uma nica reta.

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

3.1 Semi-reta o deslocamento do ponto, sem variar a direo, mas tendo um ponto como origem. Portanto, a semireta infinita em apenas uma direo. Um ponto qualquer, pertencente a uma reta, divide a mesma em duas semi-retas. Exemplo:

Semi-reta de origem no ponto A e que passa pelo ponto B (Figura 1). Semi-reta de origem no ponto C e que passa pelo ponto D (Figura 2). Um ponto qualquer, pertencente a uma reta, divide a mesma em duas semi-retas (tem origem, mas no tem extremidade).

3.2 Segmento de reta Uma reta pode ter um tamanho definido por dois pontos, assim tem-se um segmento de reta (tem origem e extremidade) que definido pelas letras dos pontos e um trao sobre as mesmas ( AB , DE , IJ , ...) Exemplo:

3.3 Posies relativas entre duas retas Uma reta pode ter vrias posies: 3.3.1 Paralelas: duas retas de um mesmo plano so paralelas quando no tm pontos comuns (no se cruzam). Caminham sempre mantendo a mesma distncia entre si.

3.3.2 Coincidentes: quando as retas possuem todos os pontos comuns.

AB e AC
3

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

3.3.3 Concorrentes: duas retas de um mesmo plano so concorrentes quando tm um nico ponto em comum.

a) Perpendiculares: duas retas de um mesmo plano so perpendiculares quando determinam ngulos retos, ou seja, igual a 90, no importando se so inclinadas ou no.

b) Oblquas ou inclinadas: so retas que se cruzam formando um ngulo qualquer, diferente de 90.

4 NGULO ngulo a figura geomtrica constituda por duas semi-retas de mesma origem e no coincidentes. 4.1 Bissetriz de um ngulo a linha que divide o ngulo em duas partes iguais.

4.2 Elementos a) Vrtice: o ponto de origem comum das duas semi-retas. b) Lado: cada uma das semi-retas. c) Abertura: a regio compreendida entre as duas semi-retas. Ela define a regio angular, que a regio que delimita o prprio ngulo.
4

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

4.3 Classificao dos ngulos a) ngulo reto: ngulo que mede exatamente 90.

b) ngulo agudo: todo ngulo com medida menor do que 90.

c) ngulo obtuso: qualquer ngulo com medida maior do que 90.

d) ngulo raso: ngulo com medida igual a 180.

e) ngulo pleno: ngulo com medida igual a 360.

f) ngulo congruente: ngulo com aberturas iguais.

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

5 TRINGULO Tringulo um polgono de 3 lados. 5.1 Elementos a) Lados: segmentos de reta que unem os vrtices. AB, BC e AC (ou: a, b, c). b) Vrtices: pontos de interseco dos lados. A, B e C. c) ngulos: , B e C. 5.2 Classificao dos tringulos quanto aos lados a) Eqiltero: o tringulo que tem os trs lados congruentes (iguais) e trs ngulos de 60.

b) Issceles: o tringulo que tem dois lados iguais e um diferente e, da mesma forma, dois ngulos iguais e um diferente.

c) Escaleno: o tringulo que tem os trs lados e os trs ngulos diferentes.

5.3 Classificao dos tringulos quanto aos ngulos a) Retngulo: o tringulo que possui um ngulo reto (igual a 90).

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

b) Acutngulo: o tringulo que possui os trs ngulos agudos (menor do que 90).

c) Obtusngulo: o tringulo que possui um ngulo obtuso (maior do que 90).

OBS.: A soma interna dos ngulos de um tringulo sempre ser 180. 6 QUADRILTEROS Quadrilteros so o polgono formado por quatro vrtices, quatro lados, quatro ngulos internos e duas diagonais. 6.1 Elementos a) Lados: AB, BC, CD e DA (ou: a, b, c e d) b) Vrtices: A, B, C e D c) ngulos: , B, C e D d) Diagonais: Segmentos que unem dois vrtices opostos. So os segmentos AC e BD. 6.2 Classificao dos quadrilteros 6.2.1 Quadrado: o quadriltero que tem os quatro lados iguais e os quatro ngulos retos (90).

A = B = C = D = 90 a=b=c=d 6.2.2 Retngulo: o quadriltero que tem os lados opostos iguais e os quatro ngulos retos (90).

A = B = C = D = 90 a=ceb=d
7

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

6.2.3 Losango: o quadriltero que tem os tem os lados iguais e os ngulos opostos iguais entre si, porm diferentes de 90.

A = C < 90 e B = D > 90 a=b=c=d 6.2.4 Paralelogramo: o quadriltero que tem os lados opostos iguais e os ngulos opostos iguais entre si, mas diferentes de 90.

A = C > 90 e B = D < 90 a=ceb=d 6.2.5 Trapzios So os quadrilteros que tem apenas dois lados opostos paralelos. Podem ser de trs tipos: a) Trapzio retngulo: o trapzio que tem dois ngulos retos.

b) Trapzio issceles: o trapzio que tem os lados no paralelos iguais.

c) Trapzio escaleno: o trapzio que tem os lados no paralelos diferentes e no possui ngulo reto.

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

6.2.6 Trapezides So quadrilteros que no tm lados paralelos.

7 CIRCUNFERNCIA uma linha curva, plana, fechada, definida pelos pontos eqidistantes de um ponto fixo chamado centro (C). Crculo a parte interna circunferncia e por ela limitada (regio interna). 7.1 Elementos da circunferncia a) Raio (r): o segmento de reta que une o centro a qualquer ponto da circunferncia. Pela prpria definio da curva, os raios so todos iguais. b) Dimetro (d): o segmento de reta que atravessa a circunferncia passando pelo seu centro. O dimetro constitudo por dois raios opostos, da dizer-se que o dimetro o dobro do raio. O dimetro divide a circunferncia em duas partes iguais denominadas semicircunferncias. c) Corda: qualquer segmento de reta que tenha as extremidades na circunferncia. d) Arco: parte da circunferncia limitada por dois pontos. e) Semicircunferncia: metade da circunferncia.

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

7.2 Posies relativas entre uma reta e uma circunferncia A reta em relao circunferncia: 7.2.1 Exterior a reta que no tem ponto em comum com a circunferncia. 7.2.2 Tangente a reta que toca a circunferncia em apenas um ponto. 7.2.3 Secante a reta que corta a circunferncia em dois pontos. A parte da reta secante interna circunferncia uma corda.

10

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

CONSTRUES GEOMTRICAS
1 TRAADO DE PERPENDICULARES 1. 1 Perpendicular que passa por um ponto qualquer, pertencente a uma reta Seja a reta r e o ponto A, pertencente mesma. 1) Centro (ponta seca do compasso) em A, abertura qualquer, cruza-se a reta com dois arcos, um para um lado e o outro para o outro lado, gerando os pontos 1 e 2. 2) Centro em 1 e 2 com a mesma abertura, suficiente para obter o cruzamento desses dois arcos, gerando o ponto 3. 3) A perpendicular ser a reta que passa pelos pontos A e 3. Comentrio: Ao centrarmos no ponto A e aplicarmos uma abertura no compasso, estamos estabelecendo uma distncia entre a ponta seca e a ponta que vai descrever o arco. Tal distncia representa o raio desse arco, que uma parte de uma circunferncia. As distncias (raios) A1 e A2 so, portanto, iguais. Quando centramos em 1 e 2, com a mesma abertura e, ao fazermos o cruzamento, determinamos o ponto 3, temos que as distncias 13 e 23 so iguais entre si. A combinao dos pares iguais de distncias (A1=A2 e 13=23) a prova dos nove da nossa construo. 1.2 Perpendicular que passa por um ponto no pertencente a uma reta Seja a reta r e o ponto B, no pertencente mesma. 1) Centro em B, abertura qualquer, suficiente para traar um arco que corte a reta em dois pontos: 1 e 2. 2) Centro em 1 e 2, com a mesma abertura, cruzam-se os arcos, obtendo-se o ponto 3. 3) A perpendicular a reta que passa pelos pontos B e 3. Comentrio: Os raios B1 e B2 so iguais, da mesma maneira que 13 e 23. Da os pontos B e 3 definirem nossa perpendicular.

11

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

1.3 Perpendicular que passa pela extremidade de um segmento de reta 1 Mtodo: Seja o segmento de reta AB 1) Centro em uma das extremidades, abertura qualquer, traa-se o arco que corta o segmento, gerando o ponto 1. 2) Com a mesma abertura, e com centro em 1, cruza-se o primeiro arco, obtendose o ponto 2. 3) Centro em 2, ainda com a mesma abertura, cruza-se o primeiro arco, obtendo-se o ponto 3. 4) Continuando com a mesma abertura, centra-se em 2 e 3, cruzando estes dois arcos e determinando o ponto 4. 5) Nossa perpendicular a reta que passa pela extremidade escolhida e o ponto 4. Comentrio: Nesta construo, mantemos a mesma abertura (raio) do compasso durante todo o processo. Dessa forma, as distncias entre a extremidade escolhida e os pontos 2 e 3 so iguais, assim como 24 e 34. A igualdade entre todas as distncias justifica o traado. Note ainda que a extremidade escolhida e os pontos 2, 4 e 3 formam um losango. 2 Mtodo: Basta lembrar que todo segmento de reta uma parte limitada de uma reta, que infinita. Assim sendo, podemos prolongar o segmento em qualquer uma de suas extremidades, raciocinando-se ento como se estivssemos trabalhando com uma reta e a extremidade do segmento como um ponto que pertence a esta mesma reta, o que nos leva ao caso a (perpendicular que passa por um ponto qualquer, pertencente a uma reta), j estudado. 3 Mtodo: Seja o segmento DE.

12

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

1) Numa regio prxima extremidade escolhida (D, por exemplo) assinala-se o ponto O. 2) Centro em O, raio OD, traa-se uma circunferncia que cruza o segmento, determinando o ponto 1. 3) Traa-se a reta que passa em 1 e em O, e que corta a circunferncia em 2.(Note que o segmento 12 representa o dimetro da circunferncia ). 4) A perpendicular a reta que passa pela extremidade escolhida (D) e o ponto 2. Comentrio: Os pontos D, 1 e 2 formam um tringulo. O lado 12 deste tringulo tambm o dimetro da circunferncia que o circunscreve. O ponto D um ponto que pertence circunferncia. Portanto, nosso tringulo retngulo, o que torna vlida a soluo. 1.4 Perpendicular que passa pelo ponto mdio de um segmento de reta (Mediatriz) 1) Centro em uma das extremidades, com abertura maior que a metade do segmento, traa-se o arco que percorre as regies acima e abaixo do segmento. 2) Com a mesma abertura, centra-se na outra extremidade e cruza-se com o primeiro arco, nos pontos 1 e 2. A Mediatriz a reta que passa pelos pontos 1 e 2.

Comentrio: As distncias entre as extremidades do segmento e os pontos 1 e 2 so todas iguais, fazendo com que a reta que passa por 1 e 2, alm de ser perpendicular, cruze o mesmo exatamente no seu ponto mdio. Portanto, nossa mediatriz tem uma propriedade: dividir um segmento em duas partes iguais. 2 TRAADO DE PARALELAS 2.1 Caso geral: Paralela que passa por um ponto qualquer no pertencente a uma reta Sejam a reta r e o ponto E, fora da reta.

13

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

1) Centro em E, raio (abertura) qualquer, traa-se o arco que cruza a reta em 1. 2) Com a mesma abertura, inverte-se a posio, ou seja, centro em 1, raio 1E, traa-se o arco que vai cruzar a reta no ponto 2. 3) Com a ponta seca do compasso em 2, faz-se abertura at E, medindo-se, portanto esse arco. 4) Transporta-se, ento, a medida do arco 2E a partir de 1, sobre o primeiro arco traado, obtendo-se o ponto 3. 5) Nossa paralela a reta que passa pelos pontos 3 e E. 1.2 Traado de uma paralela a uma distncia determinada de uma reta Neste caso, temos que primeiramente estabelecer a distncia pretendida, o que equivale dizer que temos que determinar a menor distncia entre as retas, ento: 1) Por um ponto qualquer (A) da reta, levanta-se um perpendicular (vide o caso especfico no estudo das perpendiculares). 2) Sobre a perpendicular mede-se a distncia determinada (5 cm), a partir do ponto escolhido (A), obtendo-se o segmento de reta AB, igual a 5 cm. 3) Procede-se, ento, como no caso anterior, pois temos, agora, uma reta e um ponto (B), fora desta, ou: 4) Se, pelo ponto B, traarmos uma perpendicular reta que contm esse segmento, ela ser paralela primeira reta. 3 DIVISO DE UM SEGMENTO DE RETA EM UM NMERO QUALQUER DE PARTES IGUAIS Seja o segmento de reta AH. Vamos dividi-lo em 7 partes iguais. 1) Por uma das extremidades, traamos uma reta com inclinao aproximada de 30. 2) Atribui-se uma abertura no compasso e aplica-se essa distncia sobre a reta inclinada o nmero de vezes em que vamos dividir o segmento (7 vezes). 3) Enumeramos as marcaes de distncias a partir da extremidade escolhida. 4) A ltima marcao (n 7) unida outra extremidade.

14

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

5) Atravs do deslizamento de um esquadro sobre o outro, passando pelas demais divises, mas sempre alinhado pela ltima diviso (no nosso exemplo a de n 7), o segmento dividido em partes iguais.

4 CONSTRUES DE NGULOS COM O COMPASSO a) 90 Traa-se um lado, definindo-se o vrtice e, por este, levanta-se uma perpendicular. Temos, ento o ngulo de 90.

b) 45 Traa-se um ngulo de 90 e em seguida sua bissetriz, obtendo-se assim duas partes de 45.

c) 60 Traa-se um lado, posicionando-se o vrtice. Centro no vrtice, abertura qualquer, traa-se um arco que corta o lado j traado, definindo o ponto 1. Centro em 1, com a mesma abertura, cruza-se o arco j traado, obtendo-se o ponto 2. Partindo do vrtice e passando pelo ponto 2, traamos o outro lado do ngulo.

d) 30 Traa-se um ngulo de 60 e em seguida a sua bissetriz.


15

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

e) 15 Traa-se um ngulo de 60 e em seguida a sua bissetriz, obtendo-se 30. Traamos, ento a bissetriz de 30, chegando aos 15.

f) 120 Traa-se um lado, posicionando-se o vrtice. Centro no vrtice, abertura qualquer, traa-se um arco que corta o lado j traado, definindo o ponto 1. Centro em 1, com a mesma abertura, cruza-se o arco j traado, obtendo-se o ponto 2. Centro em 2, ainda com a mesma abertura, cruzase o arco, obtendo-se 3. Partindo do vrtice e passando pelo ponto 3, traa-se o outro lado do ngulo. g) 150 Procede-se como no traado do ngulo de 120, at definir o ponto 3. Com centro em 3 e ainda com a mesma abertura sobre o mesmo arco obtm-se o ponto 4. Este ponto (4), unido ao vrtice, forma 180. Como j vimos, o ponto 3 e o vrtice formam 120; logo, entre 3 e 4, temos 60. Traando-se a bissetriz entre 3 e 4, obteremos 30 que, somados aos 120, nos daro os 150. h) 105 J vimos que o traado de 120 como se trassemos 60 mais 60. Pois bem; um desses 60, pelo traado da bissetriz pode ser dividido em dois de 30. E, de dois de 30, podemos obter quatro de 15. Assim, subtraindo-se um desses 15 de 120, chegamos a 105.

16

Desenho Tcnico

Prof. Andr Luciano

2012

i) 75 Pelo mesmo raciocnio anterior. S que agora somamos 15 a 60, obtendo-se 75.

j) 135 Um ngulo de 45, adjacente a um ngulo de 90 totalizar 135.

17

You might also like