You are on page 1of 2

Nome: _______________________________________________n ______ srie: 2 ano ____ EM

Abril / 2012 1 Bimestre

VALOR:4,0

Avaliao de Lngua Portuguesa

Leia o artigo de opinio abaixo e responda s questes de 1 a 4.

Retrato falado do Brasil


Srgio Abranches Comecei a aula com uma pergunta: "O que diferencia a questo social no Brasil e nos EUA?". Silncio geral. Imaginei que os alunos no tivessem lido o captulo. Afirmaram que sim. Foi s ento que eu, imaturo, sem o olhar treinado para capturar atitudes e comportamentos em pequenos gestos, percebi o constrangimento da turma. O sinal, caracterstico, que retive como lio das formas sutis do preconceito era o olhar coletivo de soslaio para o nico negro na sala. Dirigi-me a ele e denunciei: "Seus colegas esto constrangidos em falar de racismo na sua frente". Esta cena se repete toda vez que falo em pblico sobre a desigualdade racial no Brasil e h aquela pessoa negra, solitria, na platia. Recentemente, numa palestra para gerentes de um banco, havia uma jovem gerente negra. Uma das raras mulheres e a nica pessoa negra. Enfrentou duas correntes discriminatrias para estar ali: ser negra e ser mulher. Os colegas se sentiam desconfortveis porque eu falava do problema dela". "Ela" no tinha problema, claro. Era uma pessoa natural, do gnero feminino e negra. Nascemos assim. O problema os outros no quererem ver a discriminao. Essa inverso tpica que caracteriza a questo racial no Brasil. como se os negros tivessem um problema de cor, e no a sociedade o problema do preconceito. (ABRANCHES, Srgio. Retrato falado do Brasil. Veja, So Paulo, ano 36, n. 46, p. 27, nov. 2003. Adaptao.)

2. A sociedade no quer enxergar a discriminao racial por achar que (0,25) (A) esse problema pertence ao negro. (B) essa questo idntica nos EUA e no Brasil. (C) muitos gerentes de banco so homens negros. (D) a mulher negra tem oportunidades na carreira. 3. Em Ela no tinha problema, claro." o termo destacado foi empregado para demonstrar o preconceito (0,25) (A) do autor do texto. (B) dos colegas da negra. (C) da gerente negra. (D) dos colegas negros. 4. As idias desenvolvidas no texto revelam um autor
(0,25)

(A) solidrio com os alunos brancos. (B) compreensivo com os racistas. (C) solidrio com os negros. (D) compreensivo com as mulheres. 5- Todo texto possui uma finalidade ou um objetivo. Assim, a finalidade de uma narrativa contar uma histria (real ou fictcia), a finalidade de uma carta pessoal fazer com que as pessoas se correspondam entre si, trocando informaes e recebendo notcias de familiares e amigos. (0,5) Qual a finalidade de um artigo de opinio?

_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________


6- Leia o artigo de opinio abaixo e identifique: (1,0)
Depois da gua, por que no o ar? O Brasil um pas privilegiado no que diz respeito quantidade e qualidade de suas guas, mas, se no fizermos boas campanhas educativas para a populao, logo perderemos esse privilgio. Em nossa opinio, j manifestada em artigos anteriores, as campanhas so necessrias porque muitas pessoas desperdiam gua lavando caladas diariamente, no consertando torneiras que vazam e passando muito tempo nos chuveiros. Nem todos so favorveis s campanhas educativas. Para alguns economistas, a soluo aumentar o preo da gua. Pensamos que isso seria um verdadeiro absurdo, pois o preo da gua brasileira um dos mais altos do mundo! Por outro lado, mesmo pagando caro, os brasileiros continuam desperdiando gua.

1. A questo controversa (polmica) contida neste artigo de opinio (0,25) (A) desigualdade racial nos Estados Unidos. (B) desigualdade racial no Brasil. (C) diferena de oportunidades entre homens e mulheres. (D) diferena de oportunidades entre ricos e pobres.

Todos sabemos que seria impossvel viver sem gua. Ento, a melhor soluo fazer campanhas educativas que ajudem a conscientizar a populao, mostrando a todos que a gua um recurso que pode se esgotar com o mau uso.
(Adaptado de Antnio Ermnio de Moraes: Depois da gua, por que no o ar? Folha de So Paulo: Opinio 24/03/02)

Valsa brasileira
Vivia a te buscar porque pensando em ti corria contra o tempo eu descartava os dias em que no te vi como de um filme a ao que no valeu rodava as horas pra trs, roubava um pouquinho e ajeitava o meu caminho pra encostar no teu (...)
1988 by Logo Music Produes Artsticas Ltda. e Marola

a) Questo polmica (controversa) ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ _________________________________________ b) Um argumento utilizado pelo autor do texto para defender sua tese. ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________ 7- A comdia de costumes o gnero mais caracterstico do teatro brasileiro. Caracteriza-se pela criao de tipos e situaes de poca, com uma sutil stira social. Proporciona uma anlise dos comportamentos humanos e dos costumes num determinado contexto social. O escritor francs Molire considerado o criador da comdia de costumes. No Brasil, o principal representante, e pioneiro do gnero, (0,5) a) b) c) d) Machado de Assis Martins Pena Alusio de Azevedo Martins da Rosa

A partir da leitura dessas duas letras de msica, qual delas voc analisaria como objeto de entretenimento (fruto de um trabalho mais claro e direto com a linguagem) e qual voc analisaria como objeto artstico (aquele para o qual a linguagem no constri um sentido imediato)? Qual delas est mais prximo aos objetivos artsticos da Literatura? Justifique. (1,0)
______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ________________________________________ ______________________________________________ ____________________________________________

8- Leia os trechos das letras das msicas a

seguir: o amor
Eu no vou negar que sou louco por voc T maluco pra te ver Eu no vou negar Eu no vou negar Sem voc tudo saudade Voc traz felicidade Eu no vou negar (...)
1990 by Editora de Msica Brasileira e Internacional

BOA PROVA! PROF PATRCIA

You might also like