You are on page 1of 6

1.

A Organizao das Naes Unidas (ONU), criada no ano de 1945 por cinqenta e um Estados, quando do ocaso da Segunda Guerra Mundial (1939/1945), desempenha importante papel poltico e tem como objetivos, entre outros, o de manter a paz e segurana internacionais; o de proteger os Direitos Humanos; o de estimular a autonomia dos povos dependentes; o de reforar os laos entre os Estados Soberanos e, tambm, o de promover o desenvolvimento econmico e social das Naes. Diante de tais circunstncias e visando o efetivo cumprimento de seus objetivos, foram criados vrios rgos para o seu funcionamento regular, dentre eles, o Conselho Econmico e Social. Assim, correto afirmar que o Conselho Econmico e Social da ONU poder fazer recomendaes a respeito dos assuntos por ele discutidos Assemblia Geral, aos Membros das Naes Unidas e s entidades especializadas interessadas, EXCETO quando se tratar de questes de carter:

b) militar.

2.

Corretas

a) O Brasil membro originrio da ONU. b) A Frana membro permanente do Conselho de Segurana da ONU.

d) O atual Secretrio Geral da ONU um sul coreano.

3.

Recentemente, a Corte Internacional de Justia (CIJ) proferiu deciso relacionada a pleito indenizatrio pelo genocdio praticado por para-militares srvios no enclave de Srebrenica. Anteriormente, o Tribunal Penal Internacional (TPI) havia condenado autoridades srvias pelo mesmo crime. A este respeito, assinale a resposta correta:

c) A CIJ tratou do pleito indenizatrio contra a Srvia, enquanto que o TPI cuidou especificamente da responsabilidade criminal das autoridades srvias.

4.

So considerados meios diplomticos de soluo pacfica de controvrsias

a) Entendimento direto. b) Bons ofcios.

d) Sistema de consultas.

5.

So funes e competncias do Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas (ONU) na forma prevista pela Carta das Naes Unidas de 1945 a) manuteno da paz internacional.

b) manuteno da segurana internacional. d) submeter relatrios anuais e, quando necessrio, especiais a Assemblia Geral para sua considerao.

6.

Considerando-se a legitimidade para se valer dos mecanismos de soluo de controvrsias da Organizao Mundial do Comrcio (OMC) correto afirmar que: c) Os pases membros so partes legtimas.

7.

Dentre as principais fontes do direito internacional, conforme estabelecido pelo artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justia, CORRETO afirmar que: c) A equidade admitida como fonte do direito internacional.

8.

A Corte Internacional de Justia foi estabelecida pela Carta das Naes Unidas e considerada como seu principal rgo judicirio. No que tange sua competncia, pode-se afirmar que: b) Apenas os Estados podero ser partes em questes contenciosas perante a Corte.

9.

O Tribunal Internacional de Justia ou Corte Internacional de Justia o principal rgo judicirio da Organizao das Naes Unidas. Tem sede em Haia, nos Pases Baixos. Por isso, tambm costuma ser denominada como Corte da Haia ou Tribunal da Haia. Sua sede o Palcio da Paz. Fundado em 1945, sua principal funo de deliberar sobre disputas a ele submetidas por Estados e dar conselhos sobre assuntos legais a ele submetidos pela Assemblia Geral ou pelo Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas, assim como por agncias especializadas autorizadas pela Assemblia da ONU. Quanto aos procedimentos do Tribunal/Corte Internacional de Justia correto afirmar que a) os idiomas oficiais so o francs e o ingls. Se as partes concordarem o procedimento ser realizado em francs e a sentena ser pronunciada neste idioma. Se concordarem que o procedimento prossiga em ingls, neste idioma a sentena ser pronunciada. b) as partes estaro representadas por agentes. Podero ter diante da Corte conselheiros ou advogados. Os agentes, os conselheiros e aos advogados das partes diante da Corte gozaro dos privilgios e imunidades necessrios para o livre desempenho de suas funes. c) o procedimento tem duas fases: uma escrita e outra oral.

10.

Em 10 de dezembro de 1982, em Montego Bay (Jamaica), restou concluda a Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar. O Congresso Nacional brasileiro a aprovou, por meio do Decreto Legislativo n 5, de 09 de novembro de 1987, tendo o Governo brasileiro ratificado a referida Conveno em 22 de dezembro de 1988. Finalmente, foi a mesma incorporada ao direito interno brasileiro em 22 de junho de 1995, pelo Decreto n 1.530. Dentre as vrias inovaes trazidas pelo referido tratado internacional, pode-se mencionar a questo que regulamentou as chamadas linhas de base arquipelgicas. Diante de tal inovao, correto afirmar sobre as linhas de base arquipelgicas

a) O Estado arquiplago pode traar linhas de base arquipelgicas retas que unam os pontos extremos das ilhas mais exteriores e dos recifes emergentes do arquiplago, com a condio de que dentro dessas linhas de base estejam compreendidas as principais ilhas e uma zona em que a razo entre a superfcie martima e a superfcie terrestre, incluindo os atis, se situe entre um para um e nove para um. b) O comprimento destas linhas de base no deve exceder 100 milhas martimas, admitindo-se, no entanto, que at 3% do nmero total das linhas de base que encerram qualquer arquiplago possam exceder esse comprimento, at um mximo de 125 milhas martimas. d) Se uma parte das guas arquipelgicas de um Estado arquiplago estiver situada entre duas partes de um Estado vizinho imediatamente adjacente, os direitos existentes e quaisquer outros interesses legtimos que este Estado tenha exercido tradicionalmente em tais guas e todos os direitos estipulados em acordos concludos entre os dois Estados continuaro em vigor e sero respeitados.

11.

Corretas

a) A AIEA a Agncia Internacional de Energia Atmica da ONU que tem como objetivo promover a cooperao para uso pacfico da energia nuclear e evitar a proliferao de armamentos nucleares, atravs de inspees, auditorias e contagem de materiais nucleares. b) A Coria do Norte aceitou o cronograma para inspees nucleares em troca de incentivos econmicos. d) O lder supremo do Ir, aiatol Ali Khamenei, reafirmou recentemente que seu pas manter seu programa nuclear independentemente do impasse com pases que exigem o congelamento de parte das atividades atmicas da repblica islmica.

12.

Corretas

a) A AIEA a Agncia Internacional de Energia Atmica da ONU que tem como objetivo promover a cooperao para uso pacfico da energia nuclear e evitar a proliferao de armamentos nucleares, atravs de inspees, auditorias e contagem de materiais nucleares. b) A Coria do Norte aceitou o cronograma para inspees nucleares em troca de incentivos econmicos. d) O lder supremo do Ir, aiatol Ali Khamenei, reafirmou recentemente que seu pas manter seu programa nuclear independentemente do impasse com pases que exigem o congelamento de parte das atividades atmicas da repblica islmica.

13.

So organizaes internacionais do qual o Brasil faz parte

a) Organizao Internacional do Trabalho. b) Organizao dos Estados Americanos. d) Organizao das Naes Unidas para Educao, Cincia e Cultura.

14.

Em relao Organizao das Naes Unidas

a) composta, atualmente, por 192 pases. c) A sede da Corte Internacional de Justia se localiza em territrio holands. d) Sua lei bsica a Carta das Naes Unidas, assinada em So Francisco a 26 de junho de 1945.

15.

Sobre os Painis de Especialistas da OMC, assinale a assertiva correta.

(D) Distinguem-se da investigao, pois no se limitam elucidao dos fatos que geram a controvrsia, mas adentram na anlise de direitos e obrigaes das partes.

16.

No contexto do Direito Internacional Econmico, considere as assertivas abaixo.

I - Salvaguardas so mecanismos de que um pas pode lanar mo para combater importaes causadoras de efeitos negativos concorrncia do pas importador, podendo ser essa ameaa real ou meramente potencial. II - O dumping caracteriza-se pela discriminao de preos no comrcio internacional, ou seja, pela venda de mercadorias no exterior por preo inferior quele praticado no mercado exportador; em virtude de essa prtica ser considerada desleal pelos acordos da OMC, est autorizada a imposio de medidas antidumping. III - A clusula da nao mais favorecida, tambm conhecida como regra de no discriminao entre as naes, tornou-se a pedra angular do sistema comercial multilateral, uma vez que probe a discriminao entre pases que so partes do Acordo Geral de Tarifas e Comrcio, ou seja, as vantagens comerciais concedidas a um pas deveriam estender-se automaticamente a todos os demais. Quais so corretas?

(D) I, II e III

17.

Pietro (italiano) e Madalena (brasileira) conheceram-se nos Estados Unidos da Amrica e l contraram matrimnio. Da unio nasceram dois filhos de nacionalidade americana. Transcorridos alguns anos, o casal, que passara a residir na Itlia, se divorciou judicialmente. Determinou-se que a guarda dos filhos ficaria com o pai e que este deveria providenciar uma viagem por ano ao Brasil para que eles visitassem a me, que havia retornado ao Rio de Janeiro aps o divrcio. A sentena judicial transitou em julgado, tendo sido registrada na Embaixada do Brasil em Roma (Itlia). Que providncia dever Pietro adotar a fim de que sejam conferidas validade e eficcia a essa sentena no Brasil?

(C) Encaminhar pedido de homologao ao Superior Tribunal de Justia.

18.

Nos termos dos arts. 92 e seguintes da Carta das Naes Unidas, qual a corte competente para julgar litgios internacionais territoriais semelhana do ocorrido entre Argentina e Inglaterra a respeito das ilhas Malvinas (Falklands)?

(C) A Corte Internacional de Justia

19.

Constitui objetivo da Organizao Mundial do Comrcio

D) solucionar controvrsias sobre tarifas do comrcio internacional.

20.

Os tratados internacionais sobre direitos humanos firmados pela Repblica Federativa do Brasil sero equivalentes s emendas constitucionais, se forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, A) em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros.

21.

Com relao ONU, assinale a opo correta.

C) O secretrio-geral da ONU, eleito pelo Conselho de Segurana mediante recomendao dos seus membros permanentes, tem o dever de atuar em todas as reunies da Assembleia Geral, do Conselho de Segurana, do Conselho Econmico e Social e do Conselho de Tutela, alm de desempenhar outras funes que lhe forem atribudas por esses rgos.

22.

Acerca de tribunais internacionais e de sua repercusso, assinale a opo correta.

d) O Estatuto de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional, estabelece uma diferena entre entrega e extradio, operando a primeira entre um Estado e o mencionado tribunal e a segunda, entre Estados.

23.

Tratados so, por excelncia, normas de direito internacional pblico. No modelo jurdico brasileiro, como nas demais democracias modernas, tratados passam a integrar o direito interno estatal, aps a verificao de seu iter de incorporao. A respeito dessa temtica, assinale a opo correta, de acordo com o ordenamento jurdico brasileiro.

b) Aprovados por decreto legislativo no Congresso Nacional, os tratados podem ser promulgados pelo presidente da Repblica.

24.

Os tratados internacionais sobre direitos humanos firmados pela Repblica Federativa do Brasil sero equivalentes s emendas constitucionais, se forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional,

c) em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros.

25.

Quanto ao registro e a publicidade de tratados internacionais, segundo a Carta das Naes Unidas, correto afirmar que a) Os tratados no registrados no podem ser invocados perante rgos das Naes Unidas.

You might also like