You are on page 1of 8

10 dicas para uma escova caseira perfeita

Se voc ainda no aderiu a nova onda das escovas definitas, progressiva, inteligentes, etc.... seja por medo, por preguia ou por falta de tempo e dinheiro, o jeito entregar-se velha e boa escova manual. Para que sua escova caseira tenha um timo resultado preciso conhecer algumas dicas e segredos. Leia este guia e fique por dentro.

1) No exagere no condicionador ou creme hidratante durante o processo de lavagem, isso faz o cabelo pesar e parecer oleoso, da a escova no ?pega? legal; 2) No escove os cabelos molhados. Antes de tudo, seque com uma toalha e depois com o secador. S comece a escovar quando os cabelos estiverem apenas midos. Se o seu cabelo crespo, ento parta para a escova com o cabelo um pouco mais molhado; 3) Use um secador profissional em potncia alta e quente (apenas morno no adianta). Utilize escova redonda com o cabo de madeira. Quanto maior for o comprimento dos fios, maior deve ser a escova; 4) importante dividir os cabelos antes de comear a escova. Separe em quatro partes, pelo menos. Prenda com ?piranhas? para facilitar o manuseio. V soltando as mechas aos poucos, conforme necessrio; 5) O seu cabelo rebelde? Existem produtos especiais para dom-los, eles modelam os fios e ajudam a escova a deslizar facilmente;

6) Deslize as escova da raiz at as pontas, o secador deve acompanhar este movimento. So necessrias de 3 a 4 escovadas por mecha; 7) Escove uma metade do cabelo, depois a outra. No necessrio colocar fora na ?puxada?, apenas ter a mo firme. Para facilitar o processo, voc pode prender com um elstico encapado (para no arrebentar os fios) as mechas j escovadas; 8) Quem tem o cabelo crespo precisa concentrar esforos na raiz. No adianta nada alisar o comprimento e deixar a raiz ?meio ondulada?; 9) O secador deve ser posicionado na parte de cima da mecha e acompanhar o comprimento do cabelo de cima pra baixo, isso ajuda a fechar as escamas dos fios; 10) Depois de todo o cabelo escovado, volte a alisar a parte da nuca, atrs das orelhas e franja. Algumas poucas gotas de silicone abaixa os arrepiadinhos persistentes.

Cuidados a serem tomados antes de pintar os cabelos


Como saber sobre os cuidados que se deve tomar antes de se pintar os cabelos.

Antes de pintar os cabelos, existem alguns cuidados a serem tomados que podem facilitar a sua vida. 1. Mudanas radicais como descolorao no devem ser feitas com as prprias mos. Prefira um especialista.

2. Mulheres grvidas no devem pintar os cabelos nos trs primeiros meses de gravidez. A penetrao de produtos qumicos no couro cabeludo pode atrapalhar o desenvolvimento do feto. 3. No confie nas cartelas dos produtos de tintura para escolher a cor da tinta. Pea conselhos ao seu cabeleireiro. 4. No tente fazer misturas de tinturas para achar um tom ideal. 5. Antes de usar o produto, leia atentamente as instrues. muito importante respeitar as quantidades de colorao e gua oxigenada, tempo de pausa e aplicao correta. Caso contrrio, o resultado obtido pode deixar muito a desejar no que diz respeito fixao da cor ou no cobertura total dos fios. 6. Faa o teste do toque antes de usar uma colorao para saber se voc no demonstra alguma rejeio alrgica ao produto. Aplique um pouco do produto na parte interna dos braos ou em uma pequena regio do couro cabeludo. Se sentir alguma irritao ou forte sensibilidade, no use o produto.

As maiores dvidas sobre Colorimetria Colorao e Mechas Qual a diferena entre reflexos feitos com touca e com papel?
Com o papel possvel pintar a raiz desde o comeo, dando um efeito mais natural. Com a touca, alguns centmetros perto da raiz no recebem a colorao.

Aplicar uma colorao permanente estraga os cabelos?


Se for uma tintura de boa qualidade e usada de maneira

correta, no. Atualmente, as coloraes possuem em sua composio protenas da seda que so absorvidas pelo cabelo, tratando, dando brilho e maleabilidade. "Porm, quando o cabelo est ressecado ou com pontas duplas, ele pode acabar quebrando. Felizmente, o estrago no definitivo, porque existem tratamentos adequados. Depois de tingidos, os cabelos precisam de cuidados especiais. Isso significa aplicar xampu especfico para cabelos coloridos (que limpam sem tirar o pigmento), fazer hidratao (pelo menos uma vez por ms) e usar produtos com protetor solar (o sol desbota a cor mais rapidamente). Os condicionadores sem enxge so timos protetores.

A amnia, um dos ingredientes das coloraes permanentes, danifica os fios?


Desde que a tintura escolhida possua substncias reestruturantes, como queratina, protenas, vitaminas e filtro solar, a amnia, que tem a funo de abrir as cutculas do fio para permitir a penetrao dos pigmentos de cor, no prejudicar os cabelos. Mas, como os processos definitivos de cor alteram a estrutura dos fios, importante proteg-los depois da colorao ou descolorao.

Luzes ressecam menos o cabelo do que a tintura?


No. O processo das luzes mais intenso, pois envolve um clareador (que atua apenas em cabelos naturais) ou mesmo um descolorante (que contm amnia). A tintura, por sua vez, tem vrios hidratantes em sua frmula que balanceiam a ao agressiva do processo. Depois da descolorao, para minimizar os efeitos, os especialistas recomendam o uso de produtos com poder de hidratao.

De quanto em quanto tempo devo passar a tintura para que a cor fique bonita mas no danifique meu cabelo?

Se a cor for clara, deve-se aplicar a tintura de vinte em vinte dias, apenas na raiz que cresceu. Se for escura, de trinta em trinta dias. A cor consegue permanecer bonita e sem desbotar, apenas com o retoque da raiz, por no mximo trs meses (cores claras) ou um ms e meio (cores mais quentes, como cobre, vermelho, dourado). Aps esse perodo, necessrio aplicar a tintura no cabelo inteiro de novo.

Quero clarear meu cabelo. Devo usar s a tintura ou passar um descolorante antes?
Depende do caso. Se voc tem cabelo castanho-escuro e quer deix-lo louro, uma grande mudana, preciso fazer uma descolorao e depois aplicar a tinta. Se o cabelo j claro e nunca foi pintado antes, possvel abaixar alguns tons s com a tinta. Mas lembre-se: tinta no clareia tinta. Por isso, se o cabelo j passou por alguma colorao, apenas a tintura no adianta.

Posso fazer permanente ou alisamento logo depois de pintar meus cabelos?


Antes de mais nada ser preciso se certificar de que a frmula dos dois produtos compatvel - e, isso, quem vai saber analisar um profissional. Se a resposta for afirmativa, o indicado dar um intervalo de trinta dias entre um processo e outro.

Meu cabelo passou por duas tinturas em um espao de tempo muito curto. Os fios ficaram ressecados e quebradios. Como recuper-los?
Experimente recorrer aos banhos de creme base de cimento reconstrutor ou queratina. Esses produtos devem ser usados por um ms (o xampu e o condicionador em todas as lavagens e o hidratante uma vez por semana). Eles conseguem reconstituir boa parte da fibra destruda em processos qumicos.

Como posso saber se a cor do meu cabelo ficar igual da embalagem da tintura?
A cor final depende de vrios fatores, principalmente do tom natural do cabelo. Por serem mais fceis de cobrir, os fios claros costumam chegar ao tom da

embalagem, desde que no tenham nenhum resduo de uma colorao anterior. Por isso, o indicado conferir a tabela de tonalidades (que vem nas embalagens de tintura) e, na dvida, pedir a opinio de um especialista.

Por que parte devo comear a pintar os cabelos?


R. O ideal iniciar pelos fios de trs, perto da nuca, que a regio mais fria do couro cabeludo e onde o produto demora mais para fazer efeito. E ateno: deixe para passar na raiz apenas nos momentos finais - por ser a parte mais quente, o produto tem um efeito mais rpido.

O que acontece se eu deixar uma colorao permanente

ou semipermanente por mais tempo do que o indicado nas instrues?


Depois de um certo tempo, as coloraes permanentes no atuam mais, pois a cutcula j est saturada, explicam os especialistas em tintura. Porm, passar do tempo indicado nas instrues pode irritar o couro cabeludo e, em alguns casos, at causar a queda de cabelo. J as tinturas sem amnia, como as semipermanentes e temporrias, continuam agindo, o que pode alterar o resultado da cor. Por isso, siga sempre as especificaes.

Sou loura, pintei meu cabelo de castanho-escuro e agora quero voltar cor natural. O que fazer?
Procurar um profissional. Ele far uma decapagem (remoo da colorao preexistente) e, depois,aplicar a tinta que mais se aproxime do seu tom natural (lembre-se de que tintura no clareia tintura).

O que quer dizer clarear um, dois ou trs tons?


Significa passar gradualmente de uma cor mais escura para uma mais clara. Passar de um castanho-claro para um louro-escuro, por exemplo, clarear um tom. J do castanho-claro para o louro-claro, descer trs tons.

Clareei meu cabelo e agora quero que ele volte a ser castanho-escuro de novo. Como devo fazer?
Nesse caso no necessrio fazer uma decapagem, pois o processo ser de escurecimento. Sendo assim, basta aplicar a tinta sobre o cabelo. Mas preciso consultar um profissional para ajudar a escolher o tom certo, levando em conta a cor que atualmente est no seu cabelo.

Como cobrir os fios brancos sem mudar a cor?


Se a quantidade de cabelos brancos for muito grande, o ideal pint-los com uma tinta que se aproxime ao mximo do seu tom natural. Se no forem tantos assim, menos da metade, um tonalizante da mesma cor do cabelo virgem resolve o problema.

Os tons claros desbotam menos que os escuros?


Sim. Tons louros possuem menos pigmentos, isso os torna mais resistentes ao vento, poluio, ao sol e ao cloro. Os tons dourados e avermelhados desbotam mais, mas um tonalizante resolve o problema.

No gostei da cor que passei. Posso aplicar uma tinta mais clara sobre essa para ver se melhora?
No vai adiantar, pois tintura no clareia tintura. Para conseguir algum efeito, ser preciso fazer uma decapagem (tirar todos os pigmentos da colorao anterior) para depois reaplicar uma cor mais clara.

Posso usar nas sobrancelhas e nos clios a mesma tinta que apliquei nos cabelos?

Sim, desde que voc no tenha alergia ao produto. Mas, como os clios esto em contato direto com os olhos, preciso muito cuidado para evitar problemas. Prefira a ajuda de um profissional.

Posso fazer luzes durante a gravidez?


No h mais restries, pois as novas tinturas no levam metais pesados na sua composio, como o chumbo. Porm, alguns mdicos recomendam s grvidas evitar as coloraes, porque elas podem desenvolver uma sensibilidade tanto ao cheiro quanto ao toque do produto. g

Comeei fazendo mechas no meu cabelo e agora est todo num tom de louro de 10.21 por completo, agora minha raiz cresceu e fiz um teste numa mecha com a mesma colorao e a raiz no ficou da mesma cor, ficou escura o qu fazer ? obrigada.

You might also like