You are on page 1of 4

2. Questes. 1. A destilao um processo de separao que usado na separao de quais tipos de lquidos?

O processo de separao de dois lquidos miscveis. 2. O que uma destilao? Faa uma descrio detalhada. Basicamente, a destilao consiste na vaporizao do lquido no seu ponto de ebulio, ou seja, na passagem de um lquido para o estado gasoso com auxlio de calor e/ou por reduo da presso, seguido da condensao desse vapor (liquefao) em outro recipiente. Um lquido s entrar em ebulio quando sua presso de vapor se igualar presso atmosfrica ou do sistema. O lquido obtido por esse processo na maioria das vezes apresenta um elevado grau de pureza, podendo ser usado em diversas aplicaes. As tcnicas existentes para se destilar um lquido variam de acordo com o grau de pureza desejado e com o tipo de lquido que se deseje purificar ou separar. A dificuldade da separao depende da volatilidade relativa dos componentes de uma mistura, ou seja, da diferena entre seus pontos de ebulio.

3. Qual a dificuldade encontrada nessa tcnica? . A dificuldade da separao depende da volatilidade relativa dos componentes de uma mistura, ou seja, da diferena entre seus pontos de ebulio.

4. Quais so os tipos de destilao existentes? Destilao simples, Destilao fracionada, Destilao azeotrpica, Destilao por arraste de vapor, Destilao presso reduzida

5. Defina uma destilao simples? A destilao simples um processo empregado quando se deseja separar dois ou mais lquidos que apresentem uma diferena entre seus pontos de ebulio superior a 80 C, ou separar um componente mais voltil de uma soluo onde os solutos so lquidos de ponto de ebulio muito alto em baixa concentrao (menor que 10%) e principalmente slidos dissolvidos.

6. Faa um desenho ilustrativo de um sistema de destilao simples.

7. Quando e para que so usadas pedras de porcelana porosa numa destilao? Explique. Antes de se iniciar uma destilao devem ser introduzidas no balo algumas pedras de porcelana porosa, prolas de vidro ou pedra-pomes que so utilizadas para se evitar o fenmeno do superaquecimento, tambm conhecido como ebulio tumultuada ou em saltos, e garantir a ebulio suave do lquido, sem projees. As bolhas de ar contidas nas pedras porosas so eliminadas pelo aquecimento, auxiliando as microbolhas do material a vencer a presso da coluna do lquido, dificultando a formao de bolhas de grande volume. Essas pedras nunca devem ser adicionadas ao lquido j aquecido, pois neste caso grandes quantidades de vapor sero liberadas imediatamente, levando a projeo de uma grande poro de lquido para fora do balo. Caso a destilao seja interrompida, novas pedras porosas devem ser utilizadas. O superaquecimento tambm pode ser evitado utilizando-se um sistema de agitao magntica ao invs das pedras de porcelana porosas.

8. Em qual condio se usa uma destilao fracionada? Uma destilao fracionada e empregada quando se deseja separar dois ou mais lquidos miscveis, cuja diferena entre os pontos de ebulio seja inferior 80 C.

9. Descreva o que uma destilao fracionada. A destilao fracionada o mtodo utilizado para separar misturas homogneas , do tipo lquido lquido. Na destilao fracionada os lquidos so separados atravs de seus pontos de ebulio , desde que eles no sejam muito prximos . Durante o aquecimento da mistura , separado , primeiramente o lquido de menor P.E ( ponto de ebulio ) , depois o lquido de P.E intermedirio e sucessivamente at o lquido de P.E maior . 10. Faa um desenho ilustrativo de um sistema de destilao fracionada

11. Que componente do sistema de destilao imprescindvel em uma destilao fracionada? Para se realizar a destilao fracionada necessrio o emprego de uma coluna de fracionamento, que, basicamente, consiste em um tubo de vidro, recheado ou com salincias internas, conectado entre o balo e a cabea de destilao, 12. Como determinada a eficincia de uma coluna de fracionamento A eficincia de uma coluna de fracionamento determinada em funo do seu nmero de pratos tericos. Prato terico pode ser definido como a unidade terica da coluna que consegue um enriquecimento do componente mais voltil que corresponde ao equilbrio termodinmico entre o lquido e o vapor. 13. Por que realizado o isolamento trmico da coluna de fracionamento?

O isolamento trmico da coluna de fracionamento acarreta um aumento de sua eficincia, pois evita uma perda de calor para o meio. O aquecimento do sistema deve ser gradativo para se evitar a inundao da coluna de fracionamento. 14. O que um azetropo? Um azetropo mistura de dois ou ais componentes lquidos em propores fixas e definidas.

15. Defina destilao azeotrpica. A destilao azeotrpica um processo de separao difusional realizado quando a mistura contendo os componentes que precisam ser separados formam um azetropo ou apresentam baixa volatilidade relativa.[1] 16. Faa um desenho ilustrativo de um sistema de destilao azeotrpica (com dispositivo Dean Stark).

17. Quando se utiliza uma destilao por arraste vapor? De um modo geral, a destilao por arraste de vapor utilizada para separar lquidos imiscveis com o solvente de arraste; isolar e purificar slidos que sejam insolveis a frio e solveis a quente no solvente de arraste; separar ou purificar lquidos que se decompem na temperatura de ebulio a presso normal ou isolar leos essenciais (essncias). 18. Quais so as restries para o uso de uma destilao por arraste de vapor? A destilao por arraste de vapor um mtodo muito til para o isolamento e a purificao de compostos orgnicos. Ela se baseia no fato de que quando dois ou mais componentes imiscveis ou levemente miscveis so misturados, a presso de vapor da mistura a soma das presses de vapor que esses componentes exerceriam se estivessem sozinhos 19. Faa um desenho ilustrativo de um sistema de destilao por arraste de vapor.

20. Quando se realiza uma destilao presso reduzida?Qual a sua vantagem? Quando lquidos decompem nos seus pontos de ebulio a presso atmosfrica utiliza-se a destilao a vcuo, tambm conhecida como destilao presso reduzida. Essa destilao tambm pode ser empregada pra purificar lquidos que apresentam um ponto de ebulio acima de 200 C a presso atmosfrica A destilao presso reduzida pode ser realizada empregando-se tanto uma aparelhagem para destilao simples quanto fracionada. No caso da destilao fracionada presso reduzida importante que a perda de carga na coluna seja a menor possvel, j que no possvel baixar a presso no balo de destilao a um valor inferior a essa perda de carga. O vcuo aplicado no sistema atravs da sada lateral (oliva) da unha conectada no final do condensador de tubo reto.

21. Faa um desenho ilustrativo de um sistema de destilao presso reduzida.

22. O que e para que usado um rotaevaporador? Um rotaevaporador uma equipamento utilizado para retirar solvente da amostra, concentrando assim o produto desejado.Quando se deseja eliminar um solvente de uma reao, antes de sua purificao final, pode se utilizar o evaporador rotatrio, tambm conhecido como rotaevaporador que realiza uma destilao a presso reduzida. 23. Para cada uma das condies apresentadas abaixo indique qual tipo de destilao voc empregaria para realizar a separao de seus componentes: a) diclorometano/xileno 50%; - destilao fracionada b) acetona/diclorometano; - Destilao Azeotropica c) N,N-dimetil-formamida (153 C/1 atm); destilao presso reduzida d) gua/tolueno; Destilao Azeotropica e) dibromobutano (59-60 C/20 mmHg); destilao presso reduzida f) etanol/metil-etil cetona; destilao simples g) hexano/etanol. destilao por arraste de vapor?

You might also like