You are on page 1of 10

O ENLACE ENTRE O PICTRICO, O POLTICO E O TEXTUAL

FREDA INDURSKY Instituto de Letras/Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Bento Gonalves, 9500 Caixa Postal 15002 91540-000 Porto Alegre RS Brasil
freda.indursky@gmail.com

Resumo. H algum tempo, a AD ultrapassou a dicotomia entre o verbal e o no-verbal, passando a entender que tudo o que produz sentido da ordem do discursivo e est sujeito s coeres prprias do discurso e demanda interpretao. O presente trabalho toma a pintura Word Map, de 1972, da srie Mapas de yvind Fahlstrm para examinar o entrelaamento entre o poltico, o pictrico e o textual. Palavras-Chave. Materialidade significante. Cartografia geopoltica. Ponto de ancoragem grfico. Ponto de ancoragem verbal. Abstract. For some time, AD has overcome the dichotomy between verbal and non-verbal, upon the understanding that everything that produces meaning belongs to the discoursive order and as such it is subjected to the coersions of this order and to those of the social demand. The present text takes the painting of the Word Map, of 1972, of the Maps Series by yind Fahlstrm to examine the entwining of the pictorial, the political and the textual. Keywords. Significant materiality. Geopolitical cartography. Point of pictorial anchorage. Point of verbal anchorage.

1. 1 Uma breve apresentao


O artista plstico yvind Fahlstrm, cuja obra Word Map tomo como objeto de reflexo, pouco conhecido no Brasil. Nasceu em So Paulo, onde viveu at a sua pradolescncia. Filho de me sueca, aos 11 anos, foi passar frias com seus avs na Sucia. Corria o ano de 1939 e, enquanto l se encontrava, iniciou a segunda Guerra Mundial, impedindo-o de regressar. Terminada a Guerra, l permaneceu. Alm de artista plstico, foi articulista, poeta concretista, escreveu manifestos artsticos, produziu para rdio e TV. Realizou dois documentrios sobre movimentos anti-blicos para a TV sueca. Fez vdeos e um filme. Viveu na Sucia, em Nova York e em Paris. Morreu em 1976, em Stokholm, vtima de cncer. Em 1959 exps na Bienal de So Paulo. Em 2007, o curador da Bienal do MERCOSUL decidiu fazer uma exposio monogrfica com telas de sua srie Mapas. Foi nessa Bienal que conheci seu trabalho. Suas telas so imensos mapas, muito peculiares, pois, sobre a superfcie desses mapas, o artista escreve e desenha compulsivamente. Essa conjuno de mapa, grafismo e texto me mobilizou e comecei a ler, mas logo percebi que no seria possvel tudo ler. Isso me convocou a trabalhar com esses mapas.
1 Anais do Enelin 2011. Disponvel em: www.cienciasdalinguagem.net/enelin

Na internet, encontrei umas reprodues impossveis de ler, pois o zoom tiralhes o foco. Aguardei pelo catlogo da Bienal, mas nele no havia imagens desses mapas. Mesmo assim, decidi trabalhar com eles, pois Fahlstrm aproxima fortemente o o pictrico e o textual e essa materialidade significante assume uma dimenso poltica muito forte. Trata-se, como veremos, de um artista plstico que se inscreveu no mundo em que viveu, dele participando e opinando de forma contundente.

1.2 Construindo um dispositivo


Buscando uma entrada terica, aproximei-me do estudo de Barthes sobre a fotografia. Embora os Mapas no sejam fotografias, no texto de Barthes h duas noes que podem ajudar na aproximao inicial dessa obra. Trata-se de studium e punctum, noes que exponho brevemente a seguir. O studium inscreve uma foto como testemunho histrico ou poltico. J o punctum vem quebrar o studium. Ele faz parte da cena e de dentro dela atinge o espectador. O punctum de uma foto, diz Barthes, esse acaso que, nela, me punge, (mas tambm me modifica, me fere) (Barthes, [1980]/1984, p.46). Mais adiante, Barthes acrescenta que
reconhecer o studium encontrar as intenes do fotgrafo, estar em harmonia com elas, aprov-las, desaprov-las, mas sempre compreend-las, discuti-las [....] pois a cultura (que tem a ver com o studium) um contrato feito entre os criadores e os consumidores (Barthes [1980]/1984, p. 48).

O punctum, quando est presente, tem fora de expanso. Essa fora ao mesmo tempo que permanece um detalhe preenche toda a foto. (id.ib., p.73). Mais adiante, ainda, afirma que o punctum um suplemento: o que acrescenta foto que todavia j est nela (id.ib., p.85). Vejamos, nas sees que se seguiro, de que forma essas duas noes podem nos auxiliar na aproximao obra de Fahlstrm.

1.3 Primeira aproximao: a construo de uma materialidade significante


As telas que compem a srie Mapas so imensas. Ao primeiro relance, elas se parecem a grandes mapas, mas, medida que as observamos, percebemos que apenas lembram mapas, pois a semelhana entre elas e os mapas geogrficos so poucas. Vejamos a tela com que vou trabalhar.

2 Anais do Enelin 2011. Disponvel em: www.cienciasdalinguagem.net/enelin

Mapa 1 - Word Map (1972) yvind Flahlstrm

Nesse Mapa, os oceanos praticamente desaparecem, mais parecendo cursos de gua doce. Os continentes tambm parecem disformes, ora diminudos, ora fortemente aumentados e, por essa razo, dificilmente reconhecveis, a ponto de questionarmos, parafraseando Foucault ([1973]/1988), se as telas da srie Mapas so, de fato, mapas. Pelas diferenas, vemos que seus Mapas no podem ser tomados como fotografias de mapas, nem, tampouco, como sua representao pictrica. Nesse sentido, podemos dizer que seus mapas se distinguem da fotografia, pois, ao examin-los percebemos que no possvel dizer isso isso, como prope Barthes [1980]/1984, p.14). Suas telas no fazem um registro objetivo do mundo. Ao distorcer os espaos, seus mapas constroem uma determinada representao da realidade. Diante disso, cabe questionar: se os Mapas de Fahlstrm constroem uma determinada viso de mundo, no se assemelhando, na representao que fazem, com verdadeiros mapas, qual sua funo no trabalho desse artista? E aqui construo minhas primeiras hiptese de trabalho: (1) seus mapas atribuem a sua pintura um espao e um tempo histricos, datando seus registros; (2) as telas da srie Mapas funcionam como suporte visual e material sobre o qual o pintor vai produzir seu discurso. Nesse sentido, podemos dizer que sua obra apresenta caractersticas do que Barthes entende por studium, na medida que inscreve sua obra no espao e no tempo e pode ser tomada como um testemunho histrico e poltico de seu tempo. Reconhecer o studium implica reconhecer os sentidos produzidos pelo artista e com eles concordar ou discordar. O espectador, diante da obra de Fahlstrm, vai identificar-se com os sentidos que suas telas produzem ou deles discordar. Por conseguinte, o studium, na obra em anlise, o espao do entendimento, da reflexo.
3 Anais do Enelin 2011. Disponvel em: www.cienciasdalinguagem.net/enelin

Dizendo de outra forma: Fahlstrm um artista da cartografia e seus mapas so a materialidade significante primeira sobre a qual o pintor vai produzir um discurso sobre o mundo em que vive. Essa materialidade vai servir de suporte para a produo de seu discurso, seja ele pictrico ou textual. Assim sendo, a obra de Fahlstrm toma corpo a partir de uma tripla espessura: (1) pelo suporte cartogrfico propriamente dito; (2) pelo grafismo que o pintor produz sobre a materialidade mapa; e (3) pelo texto que o artista tambm inscreve sobre o suporte cartogrfico. E seu discurso se produz na urdidura dessa tripla articulao: cartogrfica, pictrica e textual. Em funo do que precede, avano uma resposta pergunta formulada anteriormente: seus mapas so mapas, desde que tenhamos claro que mapas de uma produo artstica tm um funcionamento diferente dos mapas geogrficos. Seus mapas impem uma mudana de funcionamento do representvel. Ambos representam espaos e lugares, e, nesse sentido, podemos pensar que eles referem esses lugares, mas os sentidos que produzem so bem diversos. Falstrm apropria-se do fazer cartogrfico para transform-lo, de modo que as propriedades discursivas de sua arte cartogrfica distinguem-se daquela dos gegrafos. Cabe examinar, nesse passo, que efeitos de sentido as distores introduzidas na cartografia em anlise produzem, o que conduz ao modo de subjetivao desse artista, tomando como base sua materialidade significante primeira, seus Mapas. Esses Mapas, ao apresentarem despropores, produzem efeitos de sentido, remetendo ao modo como toma posio frente aos conflitos mundiais de sua poca. Essa materialidade cartogrfica, ao mesmo tempo que indica as condies scio-histricas do mundo que Fahlstrm se prope representar/criticar, aponta sua tomada de posio ao denunciar guerras, produo de armas em massa, explorao dos pases subdesenvolvidos etc. Tudo isso o conduz a identificar-se com uma determinada Formao Discursiva e, a partir dessa identificao, ocorre sua subjetivao que se materializa em seus mapas. Assim, sua subjetivao constitutiva da materialidade significante extremamente complexa que produz.

1.3 Segunda aproximao: a materialidade significante textual


Antes de mais nada, preciso deixar claro que foi um gesto metodolgico que me levou a separar grafismos e textos na anlise dos Mapas de Fahlstrm. Isso foi feito porque o discurso de Fahlstrm muito complexo. Examinemos inicialmente a materialidade textual que, nessa obra, toma a forma de flashes textuais. Vejamos um detalhe do Word Map que permite uma melhor visualizao desses flashes verbais.

4 Anais do Enelin 2011. Disponvel em: www.cienciasdalinguagem.net/enelin

Mapa 2 - Detalhe do Mapa do Mundo A representao do Brasil

Esse um recorte pictrico do Mapa do Mundo referente ao Brasil. Dele, vou recortar algumas sequncias discursivas (SD) para construir o recorte discursivo textual que segue. Recorte discursivo textual SD1 IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos?) SD2 GNP (Produto Nacional Bruto) Growth 11% 1971 (aumento de 11% do PNB em 1971) SD3 Real Wage (Salrio Real) SD4 Raise price 50% above US price (alta de 50% dos preos em relao aos preos dos US) SD5 local competition (justaposto A IBC) SD6 inflation Real Wage Prices (no grafismo, um saco de dinheiro em queda livre) SD7 Alliance for Progress: Goods bought with A. for founds must be purchased from USA (produtos comprados com recursos da Alliana devem ser adquiridos dos USA) ( no grafismo, uma bomba?) SD8 Bisness week: Then a brief revolution in April`64 brought into being a government practically made to order for freeing investment ( Negcios da Semana: aps uma breve revoluo em abril de 64 teve incio um governo praticamente sob medida para investimentos estrangeiros.
5 Anais do Enelin 2011. Disponvel em: www.cienciasdalinguagem.net/enelin

SD9 FOR WHOM: Frana, Alemanha, Inglaterra... SD10 85% of buseness 72% of Banks 62% of foreing trade 82% of maritime transport 100% of motor vehicule industry 82% of pharmaceuticals 90% of cement industry Observando as SD reunidas nesse recorte, percebe-se que elas trazem flashes textuais do mundo poltico-econmico referente poca em que o pintor viveu e do modo como tais acontecimentos afetaram o Brasil nas dcadas de 50-60. Tais flashes so muito sucintos, sintagmas breves, siglas, percentuais, nunca uma frase completa. Tomo esse recorte como representativo do funcionamento textual da srie Mapas. Entendo que esses pontos so da ordem da incompletude, tanto por sua forma sinttica, quanto pelo fato de que no possvel tudo dizer em mapas. No se trata de um estudo poltico nem histrico, mas de uma obra pictrica que convoca saberes da poltica, da histria e da economia. Esses numerosos flashes textuais apontam para o funcionamento discursivo do excesso: em uma obra pictrica, no possvel produzir textos extensos. Como nem tudo pode ser dito, os flashes textuais abundam, numa tentativa de compensar sua brevidade. Por outro lado, eles reforam-se uns aos outros, num trabalho discursivo de determinao do tema em tela: inflao e lucratividade dos grandes centros capitalistas. Pelo funcionamento desses flashes textuais, v-se que eles se conjugam ao suporte cartogrfico para construir um registro histrico daquele perodo perturbado da histria poltico-econmica do Brasil. Nesse sentido, tambm funcionam como studium. Esses flashes textuais iluminam a importncia que o pintor atribui ao espectador/leitor, pois eles convocam o espectador a entrar na problemtica sugerida e aprofund-la, funcionando como gatilhos da memria histrica, podendo conduzir o espectador/leitor em direo memria discursiva da qual retornar com outros fatos histricos, na tentativa de preencher as lacunas deixadas por Falhstrm. A breve anlise que acabo de fazer mostra o modo como esses flashes textuais funcionam, sejam eles da ordem do grafismo, ou da ordem do verbal. Eles comparecem como vestgios da memria histrica e, por conseguinte, so da ordem da incompletude. o espectador/leitor que pode penetrar atravs deles, nesse discurso, e desenvolver o que apenas indiciado por Fahlstrm.

1.4 Terceira aproximao: o pictrico como a segunda superposio


Vejamos, agora, como a materialidade grfica funciona na obra em anlise. Sobre o suporte cartogrfico, h numerosos desenhos justapostos. Voltando s noes de Barthes, entendo que a obra de Fahlstrm possui elementos que funcionam de forma similar ao que Barthes denomina de punctum. A emoo, que prpria do punctum, se
6 Anais do Enelin 2011. Disponvel em: www.cienciasdalinguagem.net/enelin

apresenta na materialidade significante de sua obra, pelo vis do grafismo que se sobrepe cartografia. a partir do punctum que o artista expe sua emoo frente aos fatos que acontecem no mundo, por ele que sua obra nos afeta. Ou seja, funcionamentos similares aos do studium e punctum se conjugam na denncia poltica feita pelo artista para afetar o espectador. O primeiro, de forma racional e explicativa, o segundo, pelo extravasamento de seu inconformismo. pelo studium que o artista faz seu registro histrico, mas pelo punctum ele que estabelece contato com o espectador, convocando-o a associar-se a sua indignao e, dessa forma, exercer junto com ele e, atravs dele, um movimento de resistncia. E frente a esse clamor que o espectador no fica indiferente. Esse o punctum que afeta, emociona e fere o espectador. Esse punctum funciona como uma janela deixada aberta pelo artista para que o espectador penetre e expanda as idias imagticas que j se encontravam na obra, produzindo discursividade. Vejamos em que consiste especificamente o punctum na obra de Fahlstrm. Antes de mais nada, preciso dizer que, no mapa em anlise, no encontramos um punctum nico. Na verdade, h vrios: armas, cruz sustica, tanques de guerra, mandatrios fardados, botas, quepes militares, etc. Por essa razo, entendo seus mapas como uma cartografia geopoltica, e seus grafismos como pontos de ancoragem pictricos. Eles so, a um s tempo, a marca do posicionamento do pintor frente aos fatos que denuncia e o modo pelo qual convoca o espectador a juntar-se a ele nesse ato. Por conseguinte, essa cartografia geopoltica funciona como uma prtica poltica que tem por funo transformar as relaes sociais, reformulando a demanda social (...) por meio de um discurso (Herbert/Pcheux, [1966] 2011, p.35). Esses pontos de ancoragem pictricos sustentam e guiam o olhar do espectador. Tais pontos funcionam como vestgios de acontecimentos polticos. So eles que tornam esse pintor contemporneo de seu tempo. Vestgios de uma memria histrica, eles funcionam como um gatilho que pode acionar a memria discursiva para o espectador. Podem ser expandidos imagtica e/ou verbalmente pelo espectador que pode fazer associaes com outras imagens j vislumbradas em filmes, na TV, em jornais, em livros e inscritas em redes discursivas de memria. Atravs desses grafismos, Fahlstrm toma posio e convoca seu espectador a tambm posicionar-se, interpretar e produzir discursividades. Essa segunda materialidade significante convoca uma quantidade muito grande de grafismos, compreendendo aqui imagens justapostas por cores contrastantes e vibrantes, na busca de descrever e denunciar o processo global de explorao em que se encontra a humanidade. nesse sentido que entendo que sua obra pode parecer desprovida de unidade de tema. E isso nos leva de volta a Barthes: Obras que no so afetadas pelo punctum, so unrias, banais, na medida em que a unidade da composio a primeira regra da retrica vulgar (especialmente escolar) (Barthes, id.ib., p. 66). Por outro lado, esse excesso de imagens faz com que umas reforcem as outras, pois todas direcionam os sentidos ao processo de explorao poltica global a que esto submetidos os homens nas mais diferentes latitudes do planeta. Ou seja: pelo excesso, Fahlstrm recupera sua pintura do aparente caos que ela sugere ao primeiro olhar. o excesso justamente que vai produzir o efeito de sentido de unidade. E o espectador, ao entrar por uma das tantas janelas que o pintor deixou abertas, que vai produzir um efeito de unidade obra.
7 Anais do Enelin 2011. Disponvel em: www.cienciasdalinguagem.net/enelin

1.5 Reconstituindo a materialidade significante


Nessa seo volto a reunir o que separei metodologicamente nas sees anteriores, pois esses elementos visuais e textuais no se apresentam isoladamente. Ao contrrio, eles se justapem uns aos outros. Para tanto, vou analisar seqncias discursivas que mobilizam tanto os flashes textuais como pontos de ancoragem pictricos. Tais sequncias sero entendidas como sequncias discursivas pictricotextuais (SPT). Para tanto, vou tomar como objeto de anlise um recorte do Mapa do Mundo, representado no Mapa 2, tomado como recorte pictrico. Nesse recorte pictrico, chama ateno o fato de que vrios conflitos polticos da histria brasileira no sculo XX so apontados. A primeira SPT, remete a 1954, perodo de muita tenso. Nessa SPV, o suicdio de Vargas representado pelo desbarrancamento de um homenzinho. A segunda SPT, logo abaixo, datada de 1962, ano que encontra Joo Goulart, j na Presidncia, lutando para recuperar o regime presidencialista. Nesse perodo seu governo elaborou O Plano Trianual das reformas de base. Essa a data que Fahlstrm relaciona renncia de Jnio Quadros, representada pelo desbarrancamento de outro homenzinho. De fato, em 62, um conjunto de fatos histricos ocorreram e conduziram ditadura de 64, sinalizada mais abaixo, e no visvel no Mapa 2, mas possvel de ser visualizada no Mapa 1. Nela, o desbarrancamento representa a queda de Goulart. Localizando essas trs SPT no Mapa 1, veremos que os trs desbarrancamentos se sustentam sobre pernas vestidas de caqui com longas botas. Ou seja: o que parece ser um barranco , de fato, a perna de um militar. Percebe-se que o pintor se preocupou em representar em sua cartografia geopoltica os acontecimentos poltico-econmicos que marcaram a conjuntura poltica brasileira que precedeu e culminou com o golpe de 64. Vejamos duas outras SPT; a SD6 e SD7, extradas do Recorte Discursivo Textual analisado na seo 1.3. SD6 inflation Real Wage Prices (inflao, salrio real, preos) (no grafismo, um saco de dinheiro em queda livre) SD7 Alliance for Progress: Goods bought with A. for founds must be purchased from USA (produtos comprados com recursos da Alliana devem ser adquiridos dos USA) (no grafismo, uma bomba?) As duas SD podem ser visualizadas no Mapa 2. Ambas mostram uma SD justaposta a um grafismo. NA SD 6, o termo inflao o flashe textual se faz acompanhar por um grafismo, um saco de dinheiro em queda livre. Vale dizer, a inflao que sobe e o salrio real despenca. NA SD7, enquanto o flashe textual aponta para as condies impostas pela Aliana para o Progresso, no grafismo essas condies so ressignificadas por uma bomba, ou seja, a pretensa ajuda da Aliana para o Progresso, na verdade, representa uma verdadeira bomba para o Brasil. Tomemos uma ltima sequncia: superposta/justaposta ao recorte discursivo textual analisado na seo anterior, e ao recorte pictrico em anlise, encontramos a onomatopia BOOM. O interessante que essa onomatopia associa, num s signo, grafismo e texto, aos quais vem se associar o som. Uma nica slaba que sintetiza tudo o
8 Anais do Enelin 2011. Disponvel em: www.cienciasdalinguagem.net/enelin

que se podia dizer do Brasil na dcada enfocada pelo mapa geopoltico de Falhstrm, cujo efeito de sentido inequvoco: regio altamente explosiva. A breve anlise que acabo de fazer mostra o modo como esses pontos de ancoragem funcionam, sejam eles da ordem do grafismo ou do verbal. Eles comparecem como vestgios da memria histrica e, por conseguinte, so marcados pela incompletude. o espectador/leitor que pode penetrar atravs deles nesse discurso e desenvolver o que apenas foi indiciado por Fahlstrm.

Consideraes provisrias
Partimos das noes de studium e punctum formuladas por Barthes para examinar a fotografia, mas, cedo, delas nos distanciamos, em funo da natureza pictrica da obra de Fahlstrm que no se confunde com o trabalho fotogrfico. E nesse recuo, cunhamos as noes de ponto de ancoragem grfica e flashes textuais para procedermos aproximao analtica de cartografia geopoltica. Vimos tambm que algumas caractersticas das noes que formulamos aproximam-se das noes de Barthes, mas as que forjamos apresentam como peculiaridade o fato de que tanto os pontos de ancoragem pictrica quando os flashes textuais so mltiplos e trabalham pelo excesso, ao contrrio do punctum de Barthes, por um lado, e, por outro, que os pontos que propomos abrem janelas para que o espectador/leitor entre e discursivize o que o pintor deixou apenas como vestgio de uma memria histrica. Partindo do enlace entre o grafismo e o verbal, percebe-se que, se o excesso est presente tanto nos pontos de ancoragem grfica quanto nos textuais, podemos dizer que ele decorre do impulso de tudo querer dizer, de dar conta de tudo que se passa no mundo. Ao voltar a observ-los em seu conjunto, percebe-se que a justaposio entre grafismos e textos vai produzir seu entrelaamento. Textos se entretecem com grafismos, uns reforando os outros, e produzindo um discurso fortemente heterogneo que denuncia o jogo das contradies scio-histricas em que esse discurso foi produzido. Citando Rancire, podemos dizer que as palavras descrevem o que o olho poderia ver ou exprimem o que ele no ver jamais, elas iluminam ou obscurecem propositadamente (Rancire, 2003, p.15). No caso em anlise, elas esclarecem um pouco mais o que o grafismo deixa como simples vestgio da memria histrica, pois os pontos de ancoragem verbal vo alm, desenvolvendo um pouco mais as pistas grficas. Mas, tanto um como o outro, so da ordem da incompletude. o espectador/leitor que pode penetrar atravs deles e acrescentar, desenvolver, expandir o que apenas indiciado por Fahlstrm. E, dessa forma, v-se que o pintor convoca fortemente seu espectador/leitor, sem o qual sua obra perderia seu efeito de denncia. A materialidade significante primeira da obra de Fahlstrm permanentemente invadida pelo interdiscurso. Trata-se de um fluxo contnuo, quase delirante, quase impossvel de estancar. Essa obra labirntica vai tecendo conexes e desconexes, medida que vai sendo inundada pelo interdiscurso que arrasta seu autor pela geopoltica mundial. Aparentemente, Fahlstrm no consegue colocar um efeito-fecho que estancaria o fluxo contnuo do interdiscurso em sua obra. E isso interfere diretamente no funcionamento da autoria. isso que projeta nessa obra um efeito de falta de unidade. Mas s aparentemente, pois esse efeito construdo ao longo de seu trabalho, tal como
9 Anais do Enelin 2011. Disponvel em: www.cienciasdalinguagem.net/enelin

pudemos vislumbrar aqui. De fato, entendo que, se o autor deseja denunciar o caos do mundo em que vive, necessita que sua obra produza esse efeito de sentido catico. Sua pintura geopoltica produz uma cartografia do excesso, indicadora de seu gesto de resistncia diante do mundo em que viveu. Resistncia concebida como ... no repetir as litanias ou repeti-las de modo errado.... (Pcheux, 1990, p.17). No caso da cartografia de Falhstrm, ele no deixa de repetir as litanias, ou seja, ele aponta os fatos que ocorrem no mundo, mas, ao narr-los de forma grfico-textual, como o faz, possvel perceber seu recuo diante desses fatos, possvel mesmo encontrar o ponto em que ele interroga a quem isso serve. Ou seja: se sua cartografia geopoltica inscreve-se na repetio dos fatos, no para com eles concordar, mas para denunci-los, rompendo dessa forma com o silncio tagarela de que nos fala Pcheux(id.ib., p.15). assim que a resistncia se manifesta em sua cartografia geopoltica.

Referncias
BARTHES, Roland. A cmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1980]/1984. FOUCAULT, Michel. Isto no um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, [1973]/1988. PCHEUX, Michel. (Thomas Herbert). Reflexes sobre a situao terica das cincias sociais e, especialmente, da Psicologia Social. In: ORLANDI, Eni. P. (Org.). Anlise de Discurso: Michel Pcheux. Campinas: Pontes, 2011. PCHEUX, Michel. Delimitaes, inverses, deslocamentos. Cadernos de Estudos Lingsticos, Campinas, IEL, n. 19, p.7-24, jul./dez. [1982]/1990. RANCIRE, Jacques. Le destin des images. Paris: La Fabrique, 2003.

10 Anais do Enelin 2011. Disponvel em: www.cienciasdalinguagem.net/enelin

You might also like