You are on page 1of 10

APOSTILA BSICA VIA IHM MICRO-CLP CLIC 02

Nilton Ferraz rabinoferraz@gmail.com 8525-2901

FUNES DO TECLADO E DISPLAY LCD NO MICRO CLP CLIC 02-WEG TECLADO


Todos os CLIC-02 incluem Display LCD e Teclado incorporado. O teclado e o display so mais frequentemente utilizados para ajuste de temporizadores/contadores, mudanas de Modo CLIC-02 (Colocar em Run/Stop), carregar e salvar para o carto de memria PM05 e atualizar o RTC (Relgio de Tempo Real). Embora a edio do programa possa ser efetuada atravs do teclado e display, altamente recomendado apenas efetuar mudanas na lgica do programa utilizando o Software de Programao do CLIC-02. Abaixo, um panorama do teclado bsico e das funes do display.

SEL Utilizado para selecionar a memria disponvel e tipos de instruo para edio. Segurar o boto SEL habilitar a exibio de todas as mensagens H IHM/Texto no display LCD. OK Usado para aceitar a seleo de uma instruo ou funo mostrada. tambm usada para selecionar qualquer uma das opes do Menu Principal no display LCD. ESC Usado para sair de uma tela e ir para a tela anterior. Exemplo: quando a tela de programao Ladder est ativa, pressione ESC para mostrar o menu principal. DEL Usado para deletar uma instruo ou uma linha do programa Ladder.
Os 4 botes de navegao () so usados para mover o cursor atravs das funes do CLIC-02. Estes 4 botes tambm podem ser utilizados como marcadores digitais Z01-Z04, que atuaro na lgica do programa (= Z01, =Z02, =Z03, =Z04);

TERMOS E DEFINIES UTILIZADOS NO MICRO CLP CLIC 02-WEG Bit: Simplificao para dgito binrio, ("BInary digiT" em ingls) a menor unidade de informao que pode ser armazenada no sistema binrio, podendo ser 0 ou 1. Byte: uma informao binria formada por um conjunto de 8 bits, podendo gerar valores de 0 255. CA: Corrente alternada. CC: Corrente contnua. Ciclo de scan: Um ciclo completo de execuo do programa contido no CLP, desde a leitura das entradas at a atualizao das sadas. E/S: Abreciao para Entradas/Sadas, comumente utilizado em ingls, I/O (input/output) FBD: Do ingls, "Function Block Diagram" (diagrama de blocos de funo). Linguagem grfica para programao de CLPs onde as variveis (entradas, sadas, etc) so interligadas por meio de blocos de funo, se assemelhando s portas lgicas. Firmware: Software interno do CLP. Controla o funcionamento geral do CLP, as funes de hardware e executa o programa do usurio. Ladder: Linguagem grfica para programao de CLPs, muito semelhante aos diagramas eltricos. Memria RAM: Do ingls, "Random Acess Memory". Memria voltil de acesso aleatrio. Memria FLASH: Memria no-voltil que pode ser eletricamente escrita e apagada. RTC: Do ingls, "Real Time Clock" (relgio de tempo real). PWM: Do ingls, "Pulse Width Modulation" (modulao por largura de pulso). Uma sada PWM ir gerar uma onda de sada com frequncia e largura programveis. Word: uma informao binria formada por um conjunto de 16 bits ou 2 bytes, podendo gerar valores de 0 65535.

You might also like