You are on page 1of 27

Conceitos gerais

Introduo
O objectivo das comunicaes pticas transmitir um sinal atravs de uma fibra ptica at um equipamento receptor distante. O sinal elctrico convertido em luz no transmissor. No receptor a luz convertida novamente num sinal elctrico. As caractersticas das fibras pticas favorecem a sua utilizao em 3 bandas espectrais (1, 2 e 3 janelas pticas de transmisso) contidas num intervalo de comprimentos de onda compreendido entre 850 e os 1700 nm (nanometros). Cada uma destas janelas possui uma largura de cerca de 220 nm, o que equivale a uma largura de banda de aproximadamente 25 THz em cada janela. Considerando 1 bit por cada Hz, a largura de banda disponvel numa fibra ptica pode suportar uma capacidade total de 75 Tbps (75x1012 bps). Esta capacidade no est ainda ao alcance dos dispositivos de recepo e transmisso. A fibra ptica tem vrias vantagens sobre outros meios de comunicao: O sinal pode ser enviado a longas distancias (200 Km) sem regenerao; A transmisso no sensvel a perturbaes electromagnticas; Os sistemas pticos possuem grande capacidade, bem maior do que os sistemas de pares de cobre e coaxiais; A fibra ptica mais leve e pequena do que os pares de cobre e o cabo coaxial;

Os cabos podem ter um grande numero de fibras pticas numa rea pequena, por exemplo um nico cabo pode ter 288 fibras pticas;

As fibras pticas so fiveis, muito flexveis e no so sensveis a vibraes; A fibra ptica tem uma garantia de 25 anos (os equipamentos de comunicao via satlite tm s 10 anos de garantia); As temperaturas de operao das fibras pticas tipicamente variam entre os -40C e os +80C.

As fibras pticas so particularmente teis em ambientes sujeitos a fortes campos electromagnticos, pois como j referimos so imunes a este tipo de interferncias. As fibras pticas tambm possuem vantagens do ponto de vista de segurana da informao, j que a escuta por derivao electromagntica do sinal impossvel e a derivao fsica do sinal sem danificar a fibra e quebrar a ligao virtualmente impossvel. As fibras pticas, no seu modo normal de funcionamento, no radiam qualquer sinal para o ambiente exterior. Assim, so normalmente imunes a qualquer tentativa de intruso, bem como no podem ser responsabilizadas por perturbar, do ponto de vista da Compatibilidade Electromagntica (CEM), os equipamentos electrnicos circundantes. As fibras pticas possuem tambm algumas desvantagens, nomeadamente:

So necessrios tcnicos especializados na instalao, operao e manuteno de cablagens com fibra ptica. So necessrias tcnicas especiais, nomeadamente no que concerne aos aspectos relacionados com a juno, terminao e ensaio;

O custo de converter um sinal elctrico em ptico e de ptico em elctrico, ainda muito mais caro do que transmitir o sinal elctrico directamente em pares de cobre. Mas tudo est a mudar rapidamente;

Por causa da grande capacidade que as fibras pticas apresentam, existe a tendncia para colocar muita informao numa fibra s. O risco de acontecer uma catstrofe e a consequente perda de grandes quantidades de informao/comunicao so muito elevadas;

Espectro electromagntico
A luz parte do espectro electromagntico.

Figura 1 Espectro electromagntico

Quando se fala do dimetro de uma fibra ptica, do comprimento de onda da luz, da frequncia da luz, ou da frequncia de transmisso, temos que usar nmeros muito grandes e nmeros muito pequenos. Para ultrapassar este problema utilizam-se prefixos SI (Sistema

Internacional) frente da unidade em questo. Assim, T G M k m n p Tera Giga Mega Quilo Mili Micro Nano Pico 1 000 000 000 000 1 000 000 000 1 000 000 1 000 0,001 0,000 001 0,000 000 001 0,000 000 000 001

Constituio da fibra ptica


A fibra ptica constituda por uma vara muito fina de slica (vidro), envolvida num revestimento protector em acrlico. A vara de vidro formada por um ncleo central e por uma bainha envolvente.

Figura 2 Fibra ptica Ncleo (Core) - As fibras pticas apresentam uma zona central onde o ndice de refraco mais elevado do que na zona circundante. no ncleo que se d o guiamento da luz. Bainha (Cladding) - Material que envolve o ncleo com um ndice de refraco mais baixo do que o primeiro. A bainha faz com que a luz permanea no ncleo. Revestimento (Coating) - Material plstico (acrlico em dupla camada) que envolve e protege mecanicamente a fibra. O facto de o ndice de refraco da bainha ser inferior ao do ncleo, faz com que a luz introduzida numa das extremidades da fibra ptica seja conduzida, atravs do ncleo at outra extremidade. Numa fibra ptica, no possvel separar o ncleo da bainha.

Princpios de transmisso
Um raio de luz entra na fibra ptica num angulo muito pequeno. A capacidade da fibra para receber luz atravs do ncleo determinada pelo angulo de aceitao (NA - Numerical Aperture). O raio de luz reflectido, quando ocorre uma mudana abrupta da direco da luz, permanecendo a luz no ncleo da fibra ptica.

Figura 3 Reflexo da luz numa fibra ptica A refraco acontece quando o raio de luz no capturado pelo ncleo, perdendo-se pela bainha.

Figura 4 Refraco da luz numa fibra ptica

Vrios raios de luz entram na fibra ptica em simultneo, em diferentes ngulos e no seguem o mesmo percurso. ngulos mais pequenos resultam em percursos mais directos. Cada percurso resulta do angulo de incidncia no ponto de entrada da luz na fibra ptica, criando um modo.

Figura 5 Modos A velocidade de propagao da luz determina pelo ndice de refraco (n) da fibra ptica.

n=c/v
c velocidade da luz no vcuo v velocidade da luz no meio de transmisso

Figura 6 Velocidade de propagao

Para a fibras pticas, os valores tpicos do n so entre 1,45 e 1,55. Quanto mais alto for o ndice de refraco (n), mais baixa a velocidade de transmisso. A largura de banda determina a informao mxima que possvel de ser transmitida num canal (comprimento de onda) de uma fibra ptica a uma dada distancia.

Figura 7 Largura de banda As fibras monomodo permitem transmitir mais informao do que as fibras pticas multimodo. Uma largura de banda de 20 MHz por Km, significa que podem ser transmitidos: 20 MHz distancia mxima de 1 Km; 10 MHz distancia mxima de 2 Km; 40 MHz distancia mxima de 0,5 km;

Quanto maior for a potncia injectada numa fibra, maior ser a distncia que o sinal pode percorrer, em condies de ser detectado. A quantidade de luz que se pode injectar numa fibra depende essencialmente do dimetro do ncleo e do angulo de aceitao (NA) da fibra ptica.

Tipos de fibra pticas


Os cabos de fibra ptica podem conter fibras dos seguintes tipos:

Fibras OM1 (multimodo) 62,5 m Fibras OM2 (multimodo) 50 m Fibras OM3 (multimodo) 50 m Fibras OS1 (monomodo) 9 m

Estas designaes OM e OS esto contempladas em normas internacionais, nomeadamente na EN 50173. Contudo, devemos salientar que as mesmas fibras apresentam outras designaes, nomeadamente no organismo internacional ITU-T, tais como: G.650, G.652x, G.653, G.655, G.657, etc. As fibras pticas mais bem normalizadas apresentam sempre um dimetro exterior de 125 m e um revestimento de proteco mecnica com o dimetro de 250 m. No mundo das comunicaes, as fibras que apresentam melhor desempenho (em atenuao e largura de banda) so as fibras monomodo. Estas fibras pticas tm sido mais utilizadas nos sistemas de comunicaes para mdia e longas distncias (entre algumas dezenas ou at mesmo milhares de quilmetros). As fibras pticas multimodo apresentam um desempenho comparado pior. Estas fibras tm sido mais utilizadas nos sistemas de comunicaes de dados (para distncias no superiores a 500 m).

Fibra ptica monomodo A dimenso do ncleo pode variar entre os 3 e os 10 m, sendo o dimetro exterior da bainha de 125 m. Isso limita a propagao da luz a um nico modo. Devido reduzida dimenso do ncleo a transmisso de sinais nestas fibras no , praticamente, afectada pelo fenmeno de disperso modal.

Figura 8 Fibra ptica OS1 As fibra pticas monomodo so normalmente utilizadas para a transmisso de dbitos elevados, acima dos 40 Gbps, e para a cobertura de grandes distncias. Nas fibras monomodo particularmente difcil injectar luz, porque estas apresentam ngulos de aceitao (NA) e ncleos muito reduzidos. Da o cuidado que deve existir na forma de preparar fibras monomodo e as fontes pticas utilizadas com estas fibras so sempre laser (pois emitem radiao num feixe muito estreito).

A capacidade pode ser aumentada, injectando mltiplos sinais em diferentes comprimentos de onda (WDM Wavelenghth Division Multiplexing) na fibra ptica. O principal inconveniente da utilizao das fibras monomodo est relacionado com as reduzidas dimenses do ncleo destas fibras, o que torna bastante delicadas e dispendiosas as operaes de conexo e interligao. Os transmissores dos equipamentos que utilizam as fibras monomodo so mais caros, o que faz aumentar o preo dos equipamentos activos. O valor do ndice de refraco (n) das fibras monomodo tipicamente 1,465. O angulo de corte das fibras monomodo de 8,5.

Fibra ptica multimodo A dimenso do ncleo vulgarmente de 50 ou de 62,5 m, sendo o dimetro exterior da bainha de 125 m.

Figura 9 Fibra ptica OM1 Este tipo de fibra ptica permite a transmisso de luz usando diferentes caminhos (modos), seguindo cada um, uma trajectria diferente atravs do ncleo. O efeito da disperso modal aumenta com o comprimento do cabo e a atenuao provocada limita o dbito mximo suportado por uma fibra multimodo. Por este motivo a fibra ptica multimodo utilizada apenas a distancias reduzidas. Este tipo de fibras tem a grande vantagem de facilitarem os processos de conexo e de interligao. Os transmissores para este tipo de fibra ptica so de baixo custo, por consequncia os equipamentos activos so mais baratos.

Durante muitos anos, as fibras OM1 (com um ncleo de 62,5 m) foram abundantemente utilizadas em redes de dados. Hoje em dia esto a ser substitudas progressivamente pelas fibras OM2 e OM3 (com ncleos de 50 m).

Figura 10 Fibra ptica OM2 As fibras OM3, embora com as mesmas dimenses do ncleo das fibras OM2, so Laser Optimized e, por isso, suportam velocidades de transmisso mais elevadas.

Figura 11 Fibra ptica OM3

As fibras pticas multimodo Step-Index (SI) possuem um ndice de refraco uniforme no ncleo. Possuem grande atenuao devido ao efeito da disperso modal e um angulo de aceitao (NA) entre 0,2 e 0,5. As fibras pticas multimodo Graded-Index (GI) possuem um ndice de refraco no uniforme no ncleo. O ndice de refraco diminui gradualmente do centro para a periferia do ncleo.

Figura 12 Fibra ptica multimodo GI A variao do ndice de refraco obriga o raio de luz a atravessar a fibra de forma semelhante a uma onda sinosoidal. Os modos com o caminho mais longo a percorrer, fazem-no de forma mais rpida, os modos com o caminhos mais reduzidos, fazem-no de forma mais lenta. O objectivo fazer com que os modos cheguem ao receptor, todos ao mesmo tempo, reduzindo assim a disperso modal. A atenuao tpica de uma fibra ptica multimodo GI : 3 dB / km para 850 nm 1 dB/ km para 1300 nm

O angulo de aceitao (NA) de uma fibra ptica multimodo GI tipicamente 0,2. Os valores do ndice de refraco (n) de uma fibras ptica multimodo GI so: 1,49 para fibras de ncleo de 62,5 m a 850 nm 1,475 para fibras de ncleo de 50 m a 850 nm 1,465 para fibras de ncleo de 50 m a 1300 nm

A norma ITU-T G.651 define as caractersticas das fibras pticas multimodo 50 / 125 m GI. Comprimentos de onda 850 e 1300 nm 850 e 1300 nm Optimizado para 850 nm

Standard OM1 OM2 OM3

Aplicaes Redes de dados Vdeo e Redes de dados Redes GigE e 10GigE (at 300 m)

Tabela 1 Norma ITU-T G.651

Comparao entre as fibras multimodo e monomodo Multimodo Caro Barato (LED) Alta 850 at 1300 nm Fcil manuseamento Redes locais (LAN) at 2 km 10 Gbps a curtas distancias Monomodo Barato Caro (Laser Diode) Baixa 1260 at 1640 nm Conexes mais complexas At 200 km Mais do que 1 Tbps no DWDM

Custo Custo do equipamento de transmisso Atenuao Comprimentos de onda Utilizao Distancias Largura de banda

Tabela 2 Comparao entre as fibras multimodo e monomodo A fibra multimodo dever ser utilizada em distancias pequenas, normalmente dentro dos edifcios. Embora o preo deste tipo de fibra ptica seja mais caro, acaba por compensar investir neste tipo de fibra ptica porque os custos dos equipamentos de transmisso so mais baixos. A fibra ptica monomodo dever ser utilizada quando necessrio percorrer grandes distancias e quando a velocidade de transmisso elevada.

Transmisso da luz
Atenuao - Faz diminuir o nvel de potncia e expressa em dB. A atenuao numa fibra ptica principalmente provocada por 4 factores: Absoro As impurezas naturais da fibra ptica absorvem a luz;

Espalhamento de Rayleigh (Rayleigh Scatterring) A luz espalha-se ao interagir com a fibra ptica, escapando-se pela bainha;

Micro curvaturas (micro bends) um defeito na fibra ptica (curva), que provoca a reflexo da luz;

Macro curvaturas (macro bends) provocada pela curvatura excessiva da fibra ptica, devido a factores externos;

Figura 13 Atenuao total de uma fibra ptica Os conectores, junes mecnicas e por fuso, tambm adicionam atenuao ao sistema.

A absoro da luz feita feita por impurezas que existem na fibra ptica, provocando atenuao. A atenuao tambm provocada pelo Espalhamento de Rayleigh (Rayleigh Scattering), que causa o espalhamento da luz em todas as direces. A Retrodifuso (Backscattering) quando uma pequena poro de luz regressa.

Figura 14 Espalhamento de Rayleigh (Scattering) e Retrodifuso (Backscattering)

A atenuao depende do tipo de fibra ptica e do comprimento de onda.

Figura 15 Atenuao em funo do comprimento de onda Bandas dedicadas aos sistemas DWDM: 820 - 880 nm 1260 1360 nm 1360 - 1460 nm 1460 - 1530 nm 1530 1565 nm 1565 1625 nm 1625 1675 nm 1 janela Banda O 2 janela Banda E Banda S Banda C 3 janela Banda L Banda U

A presena de hidrognio e de ies OH na fibra ptica, provocam um aumento da atenuao. Os ies resultam da presena da gua na fibra ptica. Avanos nos processos de produo das fibras pticas, conseguiram resolver este problema, estas fibras pticas so chamadas de Low Water Peak. Entre os 800 e os 1550 nm, o efeito de atenuao dominante o Espalhamento de Rayleigh, depois dos 1600 nm dominam as macro curvaturas.

As micro curvaturas e as macro curvaturas, so problemas que provocam atenuao. As micro curvaturas ocorrem quando a fibra ptica se desvia do eixo e so provocadas por defeitos no processo de produo da fibra ptica e por variaes de temperatura, humidade ou presso que ocorrem durante o tempo de vida da fibra ptica. As macro curvaturas so provocadas pela curvatura excessiva da fibra ptica, devido a factores externos.

Figura 16 Efeito de uma macro curvatura numa fibra ptica A azul o trace de uma fibra ptica sem nenhuma macro curvatura, a verde uma fibra ptica com uma macro curvatura de 25 mm de raio e a vermelho uma fibra ptica com uma macro curvatura de 20 mm de raio. A atenuao provocada por uma macro curvatura com um raio mais apertado, provoca maior atenuao.

Perdas de retorno - ORL (optical return loss) - a quantidade de luz reflectida para trs, atingindo o transmissor. O ORL expressa em dB. O ORL causado por 2 efeitos fundamentais:

Retrodifuso (Backscattering) Reflexes de Fresnel

O Backscattering um efeito intrnseco da fibra ptica, como tal no pode ser eliminado. A intensidade depende principalmente do ndice de refraco (n) e do comprimento da fibra ptica. Em grandes distancias o ORL causado pela Rayleigh scattering pode chegar aos 32 dB.

Figura 17 ORL em funo da distancia e do comprimento de onda As reflexes de Fresnel resultam da variao do ndice de refraco (n). Este fenmeno acontece nos conectores e resultam do mau alinhamento das fibras ou do afastamento das fibras (existncia de ar entre as fibras pticas).

Num pequeno trajecto de fibra ptica, sem eventos reflectidos pelo meio, a reflexo de fim fibra a que predominantemente contribui para o ORL total. Num longo trajecto de fibra ptica, a reflexo de fim de fibra, pouca influncia tem, sendo a luz Retrodifuso (Backscattering) quem mais contribui para o ORL total.

Figura 18 ORL em funo da distancia O ORL quanto mais alto for melhor. Por exemplo um ORL de 40 dB mais desejvel do que um de 30 dB. Um ORL baixo pode provocar:

Flutuaes e instabilidade no transmissor, alterando a potncia de sada; Avaria do laser; Interferncias no receptor (ONT); Distores nos sinais vdeo analgicos; Elevadas taxas de erros (BER muito alto); Degradao do OSNR (optical signal-to-noise ratio);

ORL

baixo

diminui

performance

dos

sistemas

de

transmisso,

principalmente a qualidade da imagem de vdeo nas redes de CATV (1550 nm) e FTTH. A medio do ORL nestes sistemas fundamental. Devem ser utilizados conectores com terminaes APC, com angulo de 8, para reduzir ao mnimo o ORL.

Cdigos de cores dos cabos de fibra ptica


O cdigo de cores definido pelo standard TIA/EIA o seguinte: Posio 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13-24 Cor Azul Laranja Verde Castanho Cinzento Branco Vermelho Preto Amarelo Violeta Rosa Azul Turquesa Repete cores 1-12 com trao preto

Tabela 3 Cdigo de cores TIA/EIA

O cdigo de cores definido pela Portugal Telecom o seguinte: Posio 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Cor Branco Vermelho Verde Azul Preto Amarelo Laranja Cinzento Castanho Violeta Rosa Azul Turquesa

Tabela 4 Cdigo de cores da Portugal Telecom

You might also like