You are on page 1of 13

Este arquivo faz referncia prova de Tcnico em Gesto Previdenciria do rgo SPPREV, aplicada por VUNESP no ano 2011

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE.

Julho/2011

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO SPPREV SECRETARIA DA FAZENDA - SO PAULO PREVIDNCIA

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico em Gesto Previdenciria


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

P R O VA O B J E T I VA

INSTRUES
- Verifique se este caderno contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta ou a comunicao entre candidatos, nem a utilizao de mquina calculadora, livros, cdigos, manuais, impressos ou anotaes. - A durao da prova de 3 horas, para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao terminar a prova, entregue ao Fiscal da sala o Caderno de Questes e a Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


1. LNGUA PORTUGUESA correto concluir do texto que (A) a dificuldade em investir na infraestrutura das cidades brasileiras se consolidou desde o incio, com a escolha equivocada dos locais de fundao pelos portugueses. os custos econmicos e sociais referentes oferta de gua tratada para a populao impossibilitam um atendimento mdico de qualidade a um grande nmero de pessoas. o desperdcio de gua tratada encarece os servios de manuteno das redes de distribuio, o que acaba comprometendo o fornecimento populao. a falta de saneamento bsico, que compromete a qualidade da gua consumida pela populao, uma das grandes responsveis pela incidncia de molstias gastrointestinais. o enorme investimento necessrio para obras de infraestrutura inviabiliza sua execuo em todo o pas, considerando-se o nmero de municpios.

Ateno:

As questes de nmeros 1 a 8 referem-se ao texto seguinte. (B)

Quando a colnia brasileira comeou a ser ocupada, em 1500, e os europeus fundaram cidades, pequenas fontes de gua eram suficientes para abastecer uns poucos cidados e animais. Ficar perto de grandes rios no era parte dos planos de Jos de Anchieta e Manoel da Nbrega. O Colgio dos Jesutas fincou p num outeiro, lugar apropriado para se defender dos possveis ataques de ndios, mas com muito pouca gua. Contudo, dessa vila nasceu So Paulo, metrpole de quase 20 milhes de habitantes que precisam de cerca de 80 litros de gua tratada por pessoa, ao dia, para suas necessidades domsticas. Um volume que j no consegue mais ser suprido pelos mananciais prximos que, pelos critrios da ONU, tm sete vezes menos a capacidade necessria populao que atendem. preciso ir buscar o lquido cada vez mais longe e tratar guas cada vez mais poludas, a fim de torn-las prprias para o consumo. Um Nacional levantamento de gua (ANA) recm-divulgado aponta que o pela Agncia (B) (A) (E) (D) (C)

_________________________________________________________

2.

H, no ltimo pargrafo, crtica ao comprometimento da qualidade dos servios de sade prestados populao, em todo o pas, em razo da enorme procura por esses servios. referncias com base nos atendimentos em servios de sade, que justificam a necessidade de investimentos em infraestrutura por todo o pas. comparao com dados estatsticos de outras naes a respeito dos ndices relativos aos custos do atendimento em sade da populao. resultados favorveis sobre a sade da populao brasileira, obtidos a partir da quantidade de atendimentos em todas as regies do pas. indicao de medidas para desafogar os servios de sade, permitindo um melhor atendimento populao infectada por gua contaminada.

problema do

abastecimento generalizado no pas. Dos 5.565 municpios brasileiros, mais da metade tero problemas de abastecimento at 2015. E, para tentar adiar o problema por ao menos uma dcada, ser preciso desembolsar 22 milhes de reais em obras de infraestrutura, construo de sistemas de distribuio, novas estaes de tratamento e manuteno de redes muito antigas, que perdem mais de 30% da gua tratada at chegar casa dos clientes. E nesse valor no esto includos os recursos necessrios para resolver o problema do saneamento bsico, com a construo de sistemas de coleta de esgoto e estaes de tratamento, de forma a proteger os mananciais onde se faz a captao da gua para consumo humano. Esses investimentos so necessrios considerando-se a parcela da populao que no dispe de banheiro em casa, o contingente de pessoas que entopem os servios de sade a cada ano em virtude de doenas provocadas pelo contato com gua contaminada por esgotos, ou ainda o nmero de crianas que morrem vtimas de diarreia, engrossando as estatsticas de mortes por problemas gastrointestinais. Acredita-se que grande parte poderia ter retornado com sade para suas famlias, ou nem mesmo ter ficado doente, caso o Brasil estivesse entre as naes que oferecem saneamento bsico universal (E) (D) (C) (B) (A) 3. (E) (D) (C)

_________________________________________________________

possvel identificar posicionamento do autor quando ele se utiliza da seguinte frase: O Colgio dos Jesutas fincou p num outeiro (...) mas com muito pouca gua. Um volume que j no consegue mais ser suprido pelos mananciais prximos... Um levantamento recm-divulgado pela Agncia Nacional de gua (ANA) aponta que o problema do abastecimento generalizado no pas. E nesse valor no esto includos os recursos necessrios para resolver o problema do saneamento bsico ... Esses investimentos so necessrios considerandose (...) o contingente de pessoas que entopem os servios de sade a cada ano ... SPPRE-Tec-Gesto-Previdenciria

populao.
(Adaptado de: Dal Marcondes. CartaCapital, 30 de maro de 2011, p. 38)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


4. A forma verbal que poderia estar tambm corretamente empregada no singular est grifada na frase: (A) ... e os europeus fundaram cidades, pequenas fontes de gua eram suficientes para abastecer uns poucos cidados e animais. 7. ... pequenas fontes de gua eram suficientes para abastecer uns poucos cidados e animais. (incio do texto) O segmento que coloca em contraste o que consta da afirmativa acima : (A) (B) ... metrpole de quase 20 milhes de habitantes que precisam de cerca de 80 litros de gua tratada por pessoa, ao dia, para suas necessidades domsticas. (B) (C) Dos 5.565 municpios brasileiros, mais da metade tero problemas de abastecimento at 2015. O Colgio dos Jesutas fincou p num outeiro, lugar apropriado para se defender dos possveis ataques de ndios, mas com muito pouca gua.

Contudo, dessa vila nasceu So Paulo, metrpole de quase 20 milhes de habitantes que precisam de cerca de 80 litros de gua tratada por pessoa, ao dia, para suas necessidades domsticas.

(D)

... e manuteno de redes muito antigas, que perdem mais de 30% da gua tratada at chegar casa dos clientes.

(C)

preciso ir buscar o lquido cada vez mais longe e tratar guas cada vez mais poludas, a fim de tornlas prprias para o consumo.

(E)

E nesse valor no esto includos os recursos necessrios para resolver o problema do saneamento bsico ...

(D)

Um levantamento recm-divulgado pela Agncia Nacional de gua (ANA) aponta que o problema do abastecimento generalizado no pas.

_________________________________________________________

5.

... metrpole de quase 20 milhes de habitantes que precisam de cerca de 80 litros de gua tratada por pessoa ... (1o pargrafo) O verbo que apresenta o mesmo tipo de complemento exigido pelo grifado acima est na frase: (A) ... no era parte dos planos de Jos de Anchieta e Manoel da Nbrega.

(E)

E nesse valor no esto includos os recursos necessrios para resolver o problema do saneamento bsico, [...] de forma a proteger os mananciais onde se faz a captao da gua para consumo humano.

_________________________________________________________

8.

Acredita-se que grande parte poderia ter retornado com sade para suas famlias, ou nem mesmo ter ficado doente, caso o Brasil estivesse entre as naes que oferecem saneamento bsico universal populao. O segmento acima est reproduzido com outras palavras, de modo claro, correto e mantendo em linhas gerais o sentido original, em: (A) Quando o atendimento em sade da populao se propor a atender todos os doentes por falta de saneamento bsico geral, muitos podem voltar com sade para suas casas, e nem morrer.

(B)

... a fim de torn-las prprias para o consumo.

(C)

... onde se faz a captao da gua para consumo humano.

(D)

... a parcela da populao que no dispe de banheiro em casa ... (B) O Brasil precisa de oferecer saneamento bsico para toda populao, porque assim no se ficaria doente nem deixaria de voltar para a famlia mais saudvel, o que faz acreditar o atendimento em sade.

(E) 6.

... que morrem vtimas de diarreia ...

_________________________________________________________

O segmento grifado est sendo substitudo por um pronome correspondente, com as necessrias adaptaes, de modo INCORRETO, em: (A) e os europeus fundaram cidades = fundaram-nas.

(C)

Se houvesse saneamento bsico em todas as regies brasileiras, como ocorre em outros pases, boa parte da populao no seria atingida por certas doenas, nem morreria por causa delas.

(B)

ir buscar o lquido = ir busc-lo.

(D)

(C)

de forma a proteger os mananciais = a proteg-los.

Por se acreditar que a maior parte da populao no tem atendimento em sade, a populao fica doente e nem pode voltar sadio para suas famlias, sem o saneamento bsico para todos no Brasil.

(D)

que entopem os servios de sade = que os entopem.

(E)

(E)

que oferecem saneamento bsico universal = que lhes oferecem.

O tratamento que recobra a sade da populao brasileira, com o saneamento bsico para todas as famlias, no pas no se teria tantas mortes ou pessoas ficando doentes, como acontece em outras naes. 3

SPPRE-Tec-Gesto-Previdenciria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Ateno: As questes de nmeros 9 a 14 referem-se ao texto seguinte. 9. De acordo com o texto, (A) o Brasil deve desempenhar importante papel na Rio+20, especialmente por ter inovado na adoo de uma economia verde e de respeito s condies ambientais.

A transio para uma economia verde, de baixo carbono e uso eficiente dos recursos naturais, virou uma prioridade central dos esforos internacionais em busca do desenvolvimento sustentvel, em um sculo XXI em processo de

(B) transformao acelerada. Governos vo se reunir novamente no prximo ano, no Brasil, 20 anos aps a Cpula da Terra do Rio1992, em meio a uma paisagem de desafios persistentes e emergentes e contra o pano de fundo de crises recentes e atuais, que em parte so desencadeadas pela maneira como administramos os recursos naturais finitos, ou melhor, como deixamos de administr-los. Uma economia verde, no contexto do desenvolvimento sustentvel e da erradicao da pobreza, um dos dois temas centrais da Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel-2012, a chamada Rio+20. O engajamento do Brasil ser crucial para moldar a ambio internacional para a Rio+20, ao mesmo tempo em que destacar a experincia do prprio pas, desde sua economia base de etanol at a gesto aprimorada dos patrimnios baseados na natureza, incluindo a Amaznia. O Pnuma (Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente) afirma que uma economia verde do interesse de todos os pases os ricos e os menos ricos, os desenvolvidos e os que esto em desenvolvimento, os de economia estatal ou de mercado. Alguns pases esto preocupados com tarifas verdes ou barreiras comerciais. Esses so riscos que precisam ser enfrentados, mas que tambm so inerentes aos modelos econmicos existentes em um mundo em que os pases competem em um mercado global. Vivemos uma poca de desafios mltiplos, muitos dos quais a cincia vem confirmando que so ainda mais palpveis, reais e urgentes do que eram em 1992, incluindo as mudanas climticas, a perda da biodiversidade e a degradao dos solos. Mas tambm vivemos em um mundo de oportunidades inditas para uma mudana fundamental em relao aos caminhos econmicos, sociais e ambientais do passado. A Rio+20 poder marcar um ponto de virada nos assuntos globais, um momento em que a promessa de emprego, igualdade e estabilidade ambiental feita 20 anos antes seja transformada de ideal em realidade para cerca de 7 bilhes de pessoas.
(Adaptado de: Achim Steiner. Trad. de Clara Allain. Folha de S. Paulo, opinio A3, 24 de abril de 2011)

a proposta do Pnuma, a considerar a consolidao dos problemas que esse programa pretenderia solucionar, dificilmente poder ser aceita em uma economia globalizada.

(C)

a atual economia globalizada impossibilita um efetivo acordo entre os pases participantes, em razo de interesses especficos defendidos em cada um deles.

(D)

os obstculos a serem superados, tanto por pases desenvolvidos quanto por aqueles em desenvolvimento, impedem o desenvolvimento de uma economia sustentvel.

(E)

as transformaes que vm ocorrendo de forma globalizada neste sculo XXI dificultam a tomada de decises econmicas voltadas para o meio ambiente.

_________________________________________________________

10.

No ltimo pargrafo, o autor (A) aponta os problemas que atingem a maior parte da populao do planeta, assinalando a complexidade dos desafios que devem ser discutidos em 2012, cuja soluo se torna imprevisvel diante do agravamento das condies ambientais.

(B)

admite que as atuais condies de degradao do ambiente natural, confirmadas por evidncias cientficas, pem em risco quaisquer medidas de preveno que possam vir a ser tomadas a partir do encontro em 2012, no Rio.

(C)

lana dvida a respeito dos bons resultados a serem obtidos na Conferncia Rio+20, considerando que os desafios que seriam enfrentados na Cpula de 1992 ainda permanecem, at mesmo de modo mais geral e mais grave.

(D)

expe claramente a preocupao com a possibilidade de o encontro no Brasil no colocar em prtica realmente as medidas que sero propostas pelos pases participantes, como j ocorreu na Rio 92, 20 anos atrs.

(E)

conclui de modo coerente o desenvolvimento, deixando evidente que, apesar das dificuldades, esse ser o momento de garantir efetivamente melhores condies de vida a boa parte da populao do planeta. SPPRE-Tec-Gesto-Previdenciria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


11. Considere as afirmativas seguintes: 14. O encontro de pases, ...... ser realizado no Brasil no prximo ano, traz ...... tona a necessidade da conscientizao pblica de explorao sustentvel dos recursos naturais, para beneficiar ...... todos os habitantes do planeta. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas, respectivamente, por: (A) (B) (C) (D) (E) Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 12. a a a a a a a a

I. Pressupe-se, a partir da leitura do texto, a necessidade de controle da ao humana sobre o meio ambiente por meio de uma economia baseada no uso sustentvel dos recursos naturais.

II. As condies desfavorveis do meio ambiente,


como as mudanas climticas j comprovadas pela cincia, comprometem os possveis bons resultados de uma economia verde em locais que j se mostram extremamente degradados.

III. parte os eventuais riscos assumidos pelos pases, ao adotarem uma economia verde, devem ser levadas em conta as esperadas melhorias dela decorrentes, como maior igualdade social e respeito ao meio ambiente.

_________________________________________________________

II, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

Ateno:

Para responder s questes de nmeros 15 a 20, considere os textos seguintes.

Texto I A ona-pintada, tambm chamada de jaguar, tem uma fora descomunal. Quando d o bote, mesmo que seja num enorme bfalo, a morte da presa instantnea. Sua boca consegue esmigalhar ossos do crnio e vrtebras da coluna. Estraalha at a carapaa de uma tartaruga. Rara na natureza, essa fora uma das singularidades apontadas pelo recmlanado livro Jaguar: o Rei das Amricas, de autoria do eclogo Evaristo Eduardo de Miranda e da jornalista Liana John. Para apresentar a ona-pintada, os autores falam de seu fsico sem igual, de seus hbitos solitrios, seus ancestrais extintos e sua conturbada relao com o ser humano pelos sculos. Foram dois anos de pesquisas. No havia no Brasil livro to abrangente sobre o tema. Embora estampe o verso das notas de 50 reais, a onapintada ainda est longe de ser familiar aos brasileiros. Costuma ser vista como mais um bicho da fauna nacional, como o lobo-guar e o tamandu-bandeira. Isso no faz sentido. A ona-pintada o maior predador das Amricas. No existe, na cadeia alimentar, outro animal acima dela. Habita praticamente todo o continente americano, desde o norte da Argentina at o sul dos Estados Unidos. Estima-se que metade delas esteja no Brasil, em ambientes to distintos quanto a Amaznia, o Pantanal e a caatinga. O reinado da ona-pintada est ameaado. Estudos mostram que o felino desapareceu de metade da rea que ocupava no incio do sculo passado. Na caatinga, pelas estimativas do Instituto Ona-Pintada existem hoje irrisrias 327 onas. Na Amaznia, por outro lado, quase 52.000. Segundo Evaristo de Miranda, um dos objetivos de seu livro, ao mostrar o felino sob o ponto de vista biolgico, ecolgico, histrico e cultural, justamente ajudar em sua conservao. "Ns s nos preocupamos com aquilo que conhecemos", diz ele.
(Adaptado de: Ricardo Vestin. Veja, 9 de fevereiro de 2011, p. 111)

_________________________________________________________

A expresso paisagem de desafios persistentes e emero gentes, no 1 pargrafo, leva constatao (A) das atuais condies de degradao ambiental, que invalidam todo esforo de recuperao ou de sustentabilidade. de que uma economia verde pode transformar-se em um grave problema mundial, em vista das diferentes condies econmicas entre os pases. da importncia de se restabelecerem alguns modelos econmicos, mesmo os mais antigos, como uso de barreiras comerciais, na defesa dos pases mais pobres. de que os recursos naturais devem estar disponveis em todo o planeta, para atender s necessidades da populao mundial. dos necessrios esforos internacionais para realmente garantir a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida em todo o mundo.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

13.

... crises recentes e atuais, que em parte so desencadeadas pela maneira como administramos os recursos naturais finitos, ou melhor, como deixamos de administro los. (1 pargrafo) Ao transpor a frase acima para a voz ativa, a forma verbal resultante ser: (A) (B) (C) (D) (E) desencadeia. desencadearia. desencadearam. havia desencadeado. foi desencadeado.

SPPRE-Tec-Gesto-Previdenciria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Texto II J vista em 50 pases, a srie Extines chega ao Brasil na prxima quarta-feira, oportunamente na Semana do Meio Ambiente, pela tela da TV Brasil. Episdio brasileiro produzido pela Grifa e Gullane, com direo de Maurcio Dias e apoio da prpria TV Brasil, a ona-pintada faz as honras da estreia. Mas a lista de coprodutores que coletaram imagens e relatos sobre animais em extino em 17 pases, para seis episdios, mais extensa. Luana Piovani e Eduardo Moscovis, cada um com seu bicho ela fala sobre a ona, e ele, sobre o guepardo apresentam os dois primeiros episdios. A seguir, os focos estaro no elefante asitico, no tigre, no orangotango e, finalmente, no urso polar, o mais comentado dos animais em extino. Em comum, todos vivem em lugares exticos, tendo a ameaa espcie como inimigo maior. No caso da ona pintada, a escolha levou em conta o pouco material sobre o animal e a disputa territorial em reas isoladas e reduzidas, em especial o Cerrado brasileiro, to dizimado e pouco reparado.
(Adaptado de: O Estado de S. Paulo, TV, 5 a 11 de junho de 2011, p.7)

17.

... mesmo que seja num enorme bfalo ... (1o pargrafo do Texto I) O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est na frase: (A) (B) (C) (D) (E) Estraalha at a carapaa de uma tartaruga. No havia no Brasil livro to abrangente sobre o tema. Embora estampe o verso das notas de 50 reais ... A ona-pintada o maior predador das Amricas. No existe, na cadeia alimentar, outro animal acima dela.

_________________________________________________________

18.

ela fala sobre a ona, e ele, sobre o guepardo O segmento isolado pelos travesses, no Texto II, constitui (A) (B) (C) (D) (E) quebra da sequncia das ideias, para realar a mais importante. repetio desnecessria de informao j apresentada no texto. observao que parte de pessoas alheias ao desenvolvimento. comentrio explicativo que complementa a informao anterior. introduo de opinio contrria ao que foi exposto anteriormente.

15.

Costuma ser vista como mais um bicho da fauna nacional, como o lobo-guar e o tamandu-bandeira. (2o pargrafo do Texto I) O comentrio acima (A) confirma a informao de que a maior parte da populao de onas-pintadas se encontra no territrio brasileiro. aponta certo desconhecimento sobre o porte fsico e as habilidades da ona-pintada, que a tornam um animal singular em nossa fauna. contm crtica ao fato de se incluir um animal que vive em todo o territrio americano como um bicho da fauna brasileira. retoma as observaes sobre os hbitos da onapintada, que se assemelham aos de outros bichos de grande porte de nossa fauna. desconsidera a importncia de animais tpicos da fauna nacional, comparando-os com um bicho isolado dos demais, como a ona-pintada.
o

_________________________________________________________

19.

Considerando-se o teor de ambos os textos, est INCORRETA a afirmativa: (A) a maior ameaa quanto aos riscos de extino da ona-pintada est na alterao das condies do meio ambiente essencial para sua sobrevivncia. os grandes animais, caractersticos de alguns pases, esto sob risco de extino devido presena de predadores em seu prprio ambiente natural. o conhecimento a respeito da ona-pintada ainda pequeno no Brasil, em razo do escasso material disponvel sobre seus hbitos. a fala final do pesquisador no Texto I pode ser interpretada tambm como elemento de motivao para a srie a ser transmitida pela TV Brasil (Texto II). a ona-pintada uma das espcies que se encontram em risco de extino, embora ela possa ser encontrada em reas distintas do territrio brasileiro.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

20.

_________________________________________________________

A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: (A) Constam, entre as preocupaes com o meio ambiente, medidas de preservao de espcies animais da fauna brasileira que se encontram em risco de extino. O ambiente extico em que se encontra algumas espcies animais esto expostas degradao por fora da presena humana. O risco de extino de espcies animais preocupam ambientalistas em todo o planeta, que buscam formas eficazes de preserv-los. Alguns avanos em muitos pases, voltados para a preservao de espcies animais expostos ao risco de extino, merece destaque. preciso que seja esclarecido a populao a importncia da preservao ambiental, como garantia de sobrevivncia para homens e animais. SPPRE-Tec-Gesto-Previdenciria

16.

Isso no faz sentido. (2 pargrafo do Texto I) A frase que justifica a afirmativa acima : (B) (A) No existe, na cadeia alimentar, outro animal acima dela. O reinado da ona-pintada est ameaado. No havia no Brasil livro to abrangente sobre o tema. Na caatinga, (...) existem hoje irrisrias 327 onas. (E) (E) "Ns s nos conhecemos". preocupamos com aquilo que (C)

(B) (C)

(D)

(D)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


MATEMTICA E RACIOCNIO LGICO 21. O nmero inteiro que, ao ocupar os espaos vazios das expresses, torna o valor da expresso 27 5 . (3 + ___) 5 menor e mais prximo do valor da expresso 100 + ___ o nmero (A) (B) (C) (D) (E) 22. 8. 5. 2. 10. 11. 26. Uma certa bolsa de valores permite que se venda aes a descoberto (sem as possuir) durante o horrio de negociao de um dia. Ao final do perodo de negociao o cliente que vendeu aes a descoberto deve comprar o mesmo nmero de aes que vendeu para recompor sua posio nesse dia de negociao. uma estratgia para se ganhar dinheiro mesmo com as aes em queda. Um cliente vendeu, a descoberto, 2.500 aes da companhia Z ao preo de R$ 12,75 cada ao. No mesmo dia ele quer comprar de forma a obter um ganho de 2% em relao ao valor que gastar na compra. Para isso acontecer, o preo de compra e o lucro a ser obtido sero, respectivamente, (A) R$ 12,50 e R$ 725,00.

_________________________________________________________

Sorteando dois dentre os nmeros 33, 34 e 39, a probabilidade do produto dos dois nmeros sorteados ser mltiplo de 9 ou par de (A) (B) (C) (D) (E) 25%. 33,3%. 40%. 66,6%. 100%. 27.

(B)

R$ 12,50 e R$ 625,00.

(C)

R$ 13,00 e R$ 625,00.

(D)

R$ 12,75 e R$ 31.875,00.

__________________________________________________________________________________________________________________

(E)

R$ 12,50 e R$ 31.250,00.

23.

O valor da expresso numrica (1)6 . (1)2 (1)3 . (1)4 . (1)2 . (1)7 . ((1)1 (1)3)4 igual ao valor da expresso (A) (B) (C) (D) (E) 24 23 22 2 36 35 34 . 32 44 42 42 53 54 52 62 . 63

Nascemos no mesmo dia, mas no no mesmo ano. Sou mais velho e h quatro anos tinha a sua idade de hoje. Daqui a quatro anos o dobro da minha idade ser nove anos menos que o triplo da sua. H dez anos a soma das nossas idades era (A) (B) (C) (D) (E) 8 anos. 9 anos. 10 anos. 11 anos. 12 anos.

_________________________________________________________

24.

Um negcio de troca de imveis, com pagamento de diferena, foi realizado nas bases expostas a seguir. O valor do m2 foi o mesmo para os dois imveis. O imvel de 190 m2 foi avaliado em R$ 855.000,00. O outro imvel era de 165 m2. O valor do m2 dessa negociao e a diferena a ser paga so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) R$ 4.500,00 e R$ 112.500,00. R$ 4.500,00 e R$ 122.500,00. R$ 5.500,00 e R$ 112.500,00. R$ 5.500,00 e R$ 122.500,00. R$ 6.000,00 e R$ 112.500,00.

_________________________________________________________

28.

As duas sequncias foram criadas com a mesma lgica e com nmero inicial diferente. So sequncias limitadas a doze elementos porque o 13o elemento repetiria o 3o elemento. 5; 6; 11; 12; 7; 8; 13; 14; 9; 10; 15; 16. 16; 17; 22; 23; 18; 19; 24; 25; 20; 21; 26; 27. Sejam X e Y sequncias com a mesma lgica das duas descritas, porm iniciando com 40 e 35, respectivamente. A diferena entre o 8o termo de X e o 5o termo de Y (A) (B) (C) (D) (E) 8. 9. 10. 11. 12. 7

_________________________________________________________

25.

Um investidor comprou 1000 cotas, a R$ 20,00 cada uma, de um fundo de investimentos em um banco. Aps 6 meses a cota rendeu 5%. Neste dia, o banco recolheu do investidor 10% do rendimento obtido nos 6 meses a ttulo de imposto de renda. O recolhimento feito em quantidade de cotas (inteiras ou fracionrias) no valor do dia. O nmero inteiro de cotas mais prximo do que o investidor possui aps o recolhimento desse imposto (A) (B) (C) (D) (E) 900. 945. 980. 995. 999.

SPPRE-Tec-Gesto-Previdenciria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


29. So trs os msicos. Os instrumentos tocados por eles so o violino, o piano e o trompete. Para identific-los visualmente sabe-se que um loiro, outro tem cabelos castanhos e o ltimo uma vasta cabeleira negra. Por fim, seus nomes so Alberto, Bernardo e Cristiano. Mais informaes sobre eles: Alberto no pianista e tem que viver no apartamento ao lado do trompetista loiro. Bernardo mora fora da cidade, isolado em um stio, e lava sua cabeleira negra nas guas de um riacho. 31. Sendo x um inteiro positivo menor do que 101, e admitindo-se que o smbolo !(x) denote a soma dos algarismos de x, correto afirmar que, necessariamente, (A) (B) (C) (D) (E) 32. !(x) diferente de x. !(x) = 9 implica em x mltiplo de 9. !(x) = 10 implica em x mltiplo de 10. !(x) mltiplo de x. x mltiplo de !(x).

Cinco expectadores falaram sobre eles: Maria disse que Alberto trompetista e tem cabelos castanhos. Mrcia disse que Cristiano adora tocar piano e pentear sua cabeleira loira. Ricardo falou que Alberto violinista e Bernardo pianista. Rodrigo tem certeza e falou que Alberto tem cabelos negros. Tas disse que Cristiano no pianista e que Alberto no violinista.

_________________________________________________________

Aps almoar em um mesmo restaurante, Ana e Bianca pediram contas separadas e cada uma deixou R$ 2,00 de gorjeta para o garom. A gorjeta deixada por Ana correspondeu a 10% do valor da sua conta, e a deixada por Bianca a 20% do valor da sua prpria conta. Nas condies dadas, a diferena, em reais, entre as contas pagas por Ana e Bianca, nessa ordem, de (A) (B) (C) (D) (E) 4,00. 5,00. 8,00. 10,00. 20,00.

Sabe-se que s um dos expectadores acertou no que falou. Esse expectador (A) (B) (C) (D) (E) 30. Ricardo. Maria. Rodrigo. Mrcia. Tas.

_________________________________________________________

33.

_________________________________________________________

Um rob programado para andar 10 cm em linha reta e tomar uma deciso dentre trs possveis. A deciso A girar 45 para esquerda da direo em que vinha e seguir novos 10 cm em linha reta; a deciso F manter a direo em que vinha e seguir novos 10 cm; a deciso B girar 45 para direita da direo em que vinha e seguir novos 10 cm. Aps andar 10 cm iniciais, o rob seguiu os comandos A, F, B, B, A, nessa ordem. O trajeto do rob que mais se aproxima ao trajeto das seis etapas relatadas

O preo da pizza grande (8 pedaos) de mozarela em uma pizzaria R$ 18,00, sendo cobrado R$ 16,00 adicionais para colocar anchovas em metade da pizza (4 pedaos). Cssio e Daniela pediram uma pizza grande de mozarela com adicional de anchovas, sendo que Cssio comeu todos os pedaos com anchovas e um pedao s de mozarela, e Daniela comeu os demais pedaos. Se cada um pagou apenas pelos pedaos de pizza que comeu, Cssio pagou a mais do que Daniela um total, em reais, de (A) (B) 19,50. 19,75. 20,50. 20,75. 21,25.

(A)
10 cm iniciais

(C) (D) (E) 34.

_________________________________________________________

(B)
10 cm iniciais

Trs corpos celestes (A, B e C) esto alinhados no espao, sendo que suas distncias so: A para B: 3,2 . 918 km B para C: 1,5 . 919 km
C

(C)

10 cm iniciais

B A

(D)
10 cm iniciais

Um corpo celeste localizado exatamente no meio do caminho entre A e C estar distncia de B, em quilmetros, de (A) 1,50 . 916 5,15 . 916 1,50 . 918 3,50 . 918 5,15 . 918 SPPRE-Tec-Gesto-Previdenciria

(E)

(B) (C) (D)


10 cm iniciais

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


35. Em um lago, a presso P, na unidade de medida atmosferas (atm), varia com a profundidade h, em metros, de acordo com a frmula P = 0,1h + 1, com h positivo. De acordo com essa frmula, correto afirmar que, a cada (A) 1 metro de profundidade a presso aumenta 1 atm. 38. A figura indica uma pilha contendo cinco cubos. A respeito deles, se sabe que: suas faces so de cor branca ou cinza; as faces opostas de cada cubo tm mesma cor; cada cubo tem, no mximo, quatro faces de cor branca e, no mnimo, duas.

(B)

0,1 metro de profundidade a presso aumenta 1 atm.

(C)

10 atm de aumento da presso, descemos 1 m.

(D)

1 atm de diminuio da presso, subimos 1 m. Atendendo s regras estabelecidas, dentre as 30 faces dos cubos, sero da cor cinza, no mximo, (A) (B) (C) (D) (E) 12. 14. 16. 18. 20.

(E) 36.

1 atm de diminuio da presso, subimos 10 m.

_________________________________________________________

A placa de propaganda de um posto de combustvel indica que o preo do litro de gasolina R$ 1,79, porm, na bomba o clculo feito a R$ 1,799 por litro. Sabe-se que a diferena entre o preo indicado na placa de propaganda e aquele efetivamente praticado pelo posto na bomba rende ilegalmente, em mdia, R$ 144,00 a mais por dia. De acordo com os dados, esse posto vende diariamente uma mdia de litros de gasolina igual a (A) 16 mil.

_________________________________________________________

39. (B) 12,96 mil.

Arnaldo, Bruno, Cludio, Danilo, Elisa, Fabiana e Heloisa sero sorteados para compor uma comisso de 4 pessoas da seguinte forma: sero sorteados 2 dentre os quatro homens, e 2 dentre as trs mulheres. A chance de Bruno ser sorteado para compor a comisso com Elisa igual a (A)
1 . 2 2 . 5 7 . 70 1 . 3

(C)

8 mil.

(D)

1,6 mil.

(E) 37.

1,296 mil. (B)

_________________________________________________________

A dose diria (D), em mililitros, de um medicamento deve ser determinada levando-se em considerao o peso (p), em quilogramas, e a altura (h), em metros, de uma pessoa p de acordo com a frmula D = . Atualmente Raul toma 5h 10 mL dessa medicao por dia, mas se ele engordar 1 kg, sem sofrer variao de altura, sua dose diria ter que aumentar em 0,1 mL. Sendo assim, a altura de Raul, em metros, igual a (A) 2,05. (C)

(D)

1 . 4 _________________________________________________________

(E)

40.

(B)

2,00.

Aurlio o irmo mais velho de Bianca, que por sua vez casada com Carlos, cuja me Dinorah. Maria esposa de Aurlio, alm de ser mais nova que Carlos. Carlos mais novo que o marido de Maria. Com relao s cinco pessoas citadas, correto afirmar que, necessariamente, (A) Bianca ou Maria a mais nova de todos. Carlos mais velho que Bianca. Aurlio no o mais velho de todos. Dinorah a mais velha de todos. Aurlio mais novo que Dinorah. 9

(C)

1,98.

(B) (C)

(D)

1,96. (D)

(E)

1,95.

(E)

SPPRE-Tec-Gesto-Previdenciria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


NOES DE INFORMTICA Ateno: Para responder s questes de nmeros 41 a 60, considere as configuraes dos aplicativos e sistemas sempre originais, no modo clssico, em portugus e sem as adaptaes passveis de serem feitas pelo usurio, salvo se especificado diferentemente na questo. 44. Para que os ttulos de nvel superior (Ttulo 1) tenham a numerao 1, 2, 3 e os ttulos de segundo nvel (Ttulo 2) tenham a numerao 1.1, 1.2, 1.3 e assim por diante, deve-se, na guia (A) Inserir, no grupo Texto, clicar na opo Nveis de Ttulos. Inserir, no grupo Texto, clicar na opo Nveis de Pargrafos. Incio, no grupo Pargrafo, clicar na opo Marcadores. Incio, no grupo Pargrafo, clicar na opo Lista de Vrios Nveis. Incio, no grupo Pargrafo, clicar na opo Numerao.

(B)

41.

Ao digitar o nome do usurio e a senha em reas de acesso restrito de sites (como rea de acesso ao e-mail), muitas vezes o navegador solicita que a senha digitada seja gravada no computador, de forma que, na prxima vez que o usurio acessar o site e digitar o nome, a senha j seja preenchida automaticamente. Caso j tenha confirmado a gravao da senha em um acesso anterior e resolva apagar as senhas gravadas, de forma a ter que digit-las toda vez que acessar reas restritas, o usurio dever clicar na opo Ferramentas do navegador Internet Explorer (verso 8), em seguida em Opes da Internet e escolher a guia (A) (B) (C) (D) (E) Contedo. Segurana. Privacidade. Programas. Avanadas. 45.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

Para inserir uma quebra de seo e iniciar uma nova seo na pgina seguinte, deve-se, na guia (A) Inserir, no grupo Pginas, clicar em Quebras de Seo. Inserir, no grupo Pginas, clicar em Quebras de Coluna. Layout da Pgina, na opo Quebras do grupo Configurar Pgina, clicar em Prxima Pgina da diviso Quebras de Seo. Inserir, no grupo Pginas, clicar em Quebras de Pgina. Layout da Pgina, na opo Sees do grupo Quebras, clicar em Contnuo. Para responder s questes de nmeros 46 e 47, considere os dados abaixo.

_________________________________________________________

(B)

42.

No Internet Explorer (verso 8), a Navegao ...... ajuda a impedir o navegador de armazenar dados sobre a sesso de navegao, de modo que qualquer outra pessoa que use o computador NO veja quais pginas o usurio visitou na Web. A palavra que completa a lacuna : (A) (B) (C) (D) (E) Hidden. Locked. InPrivate. Secret. Safe. Para responder s questes de nmeros 43 a 45, considere o uso do Microsoft Word 2007.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

Ateno:

_________________________________________________________

Ateno:

A 1 NOME 2 Ana 3 Pedro 4 Paulo 5 Marcos 6

B REA Vendas Vendas

C SALRIO R$ 5.467,89 R$ 2.567,56 R$ 22.675,00

43.

Para colocar legenda em uma imagem deve-se:

Gerncia R$ 10.000,00

I.

Clicar com o boto direito do mouse sobre a imagem e em seguida clicar na opo Inserir Legenda. em seguida na opo Inserir Legenda.

II. Selecionar a imagem, clicar na guia Referncias e III. Dar um duplo clique sobre a imagem e em seguida
selecionar no menu que aparece a opo Inserir Legenda. 46.

Gerncia R$ 12.675,00

Resultado

IV.

Selecionar a imagem, clicar na guia Exibio e em seguida na opo Legenda.

Na clula C6 encontra-se uma funo que soma apenas os valores da coluna Salrio, cujo valor corresponde apenas aos salrios das pessoas de reas gerenciais. A funo correta presente na clula C6 (A) (B) (C) (D) (E) =SOMASEQ(B2:B5;"Gerncia";C2:C5). =SOMA(SE("Gerncia");C2:C6). =SOMA(C2:C5;"Gerncia"). =SE(B2:B5="Gerncia";SOMA(C2:C5)). =SOMASE(B2:B5;"Gerncia";C2:C5). SPPRE-Tec-Gesto-Previdenciria

Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 10

I, II, III e IV. I e II, apenas. I, apenas. II, apenas. III, apenas.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Ateno: Para responder questo de nmero 47, considere tambm o uso do Microsoft Excel 2007. 51. Na hiptese de receber uma mensagem eletrnica (e-mail) e o destinatrio Marcos constar em cpia oculta, isto significa, correta e especificamente, que (A) (B) (C) (D) (E) 52. s Marcos tem acesso mensagem. ningum tem acesso mensagem. Marcos pode ler a mensagem mas no sabe quem mais tem acesso a ela. tem um anexo que no pode ser aberto. todos os anexos so suspeitos.

47.

A clula A6 ocupa a largura correspondente s colunas A e B da linha 6. Esse resultado foi obtido aps selecionar as clulas A6 e B6, na guia (A) (B) (C) (D) (E) Incio, no grupo Alinhamento, ao clicar em Mesclar e Centralizar. Incio, no grupo Estilo, ao clicar em Formatao Condicional. Incio, no grupo Clulas, ao clicar na opo Formatar e em seguida na opo Mesclar Clulas. Dados, no grupo Ferramentas de Dados, ao clicar em Consolidar. Dados, no grupo Clulas, ao clicar em Filtro.

_________________________________________________________

No Word XP, a regio que contm o cone de uma impressora, cujo acionamento realiza a impresso do documento aberto (A) (B) (C) (D) (E) o Painel de tarefas. a rea de trabalho. a Barra de ttulo. a Barra de ferramentas padro. a Barra de status.

_________________________________________________________

48.

No Microsoft Office 2007, possvel usar senhas que ajudam a evitar que outras pessoas abram ou alterem documentos do Word, pastas de trabalho do Excel e apresentaes do PowerPoint. Para definir uma senha para modificar uma apresentao do PowerPoint, necessrio clicar no Boto Microsoft Office, na opo Salvar como, em Ferramentas e na opo (A) (B) (C) (D) (E) Opes de Salvamento. Opes Gerais. Criptografia e Segurana. Senhas. Senha de Gravao e Leitura.

_________________________________________________________

53.

No Word 2007, uma marca d'gua pode ser inserida no documento. Tal opo est disponvel na guia (A) (B) (C) (D) (E) Layout de pgina. Referncias. Inserir. Reviso. Geral.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

54.

49.

Considere que o modo de exibio de pastas e arquivos ocultos do Windows Vista esteja configurado para no mostrar pastas e arquivos ocultos. Nessas condies, para ocultar uma pasta e todo seu contedo, deve-se (A) clicar com o boto direito do mouse sobre a pasta, selecionar a opo Propriedades e, na guia Geral, marcar a opo Oculto. selecionar a pasta, clicar no menu Organizar, depois em Opes de Pasta e Pesquisa e no boto Ocultar. selecionar a pasta, clicar no menu Organizar, depois em Opes de Pasta e Pesquisa, na guia Modo de Exibio e na opo Ocultar Pasta. clicar com o boto direito do mouse sobre a pasta, selecionar Opes de Pasta e Pesquisa e, na guia Geral, marcar a opo Esconder. atribuir pasta a extenso .hidden.

Os rodaps so teis na colocao do nmero da pgina ou outras informaes gerais. O padro do Microsoft Excel XP colocar o nome da planilha (A) no topo e o nmero da pgina atual na base, ambos centralizados horizontalmente em relao s margens da planilha. na base e o nmero da pgina atual no topo, ambos centralizados horizontalmente em relao s margens da planilha. na base e o nmero da pgina atual no topo, ambos alinhados horizontalmente esquerda em relao s margens da planilha. na base e o nmero da pgina atual no topo, ambos alinhados horizontalmente direita em relao s margens da planilha. no topo e o nmero da pgina atual na base, ambos alinhados horizontalmente direita em relao s margens da planilha.

(B)

(B) (C)

(C)

(D)

(D)

(E)

__________________________________________________________________________________________________________________

(E)

50.

No Windows Vista possvel permitir que pessoas, em outros computadores da rede, acessem pastas no computador de Luciano. Para configurar uma pasta do computador que permita esse tipo de acesso, deve-se, no computador de Luciano, clicar (A) (B) (C) com o boto direito do mouse sobre a pasta e selecionar a opo Parceria. sobre o nome da pasta, em seguida clicar no menu Rede e na opo Configurar Troca de Arquivos. sobre o nome da pasta, em seguida clicar no menu Explorar e na opo Compartilhar Arquivos ou Pastas. com o boto direito do mouse sobre a pasta e selecionar a opo Vincular a Destinatrio. com o boto direito do mouse sobre a pasta e selecionar a opo Compartilhar.

55.

Uma planilha Excel 2007 apresenta o seguinte contedo: A 1 2 3 7 8 ? B 3 2 8 C 4 5 1

A clula A1 contm a frmula =B$1+C1 que foi propagada pela ala de preenchimento para A2 e A3. Assim, a clula com interrogao (A3) apresenta, aps a propagao, o resultado (A) (B) (C) (D) (E) 1. 2. 3. 4. 5. 11

(D) (E)

SPPRE-Tec-Gesto-Previdenciria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


56. No PowerPoint XP, a opo Duplicar pode ser acessada no menu (A) (B) (C) (D) (E) Arquivo. Editar. Inserir. Exibir. Formatar.

_________________________________________________________

57.

No PowerPoint 2007, a insero de um novo comentrio pode ser feita na guia (A) (B) (C) (D) (E) Geral. Inserir. Animaes. Apresentao de slides. Reviso.

_________________________________________________________

58.

No Windows XP, a partir do boto Iniciar, possvel chegar ao Painel de controle sem a necessidade de digitao de quaisquer caracteres, mediante o acionamento da opo (A) (B) (C) (D) (E) Arquivo. Configuraes. Programas. Documentos. Executar.

_________________________________________________________

59.

No Windows Vista, para adicionar o comando Executar no Menu Iniciar, deve-se clicar em (A) Propriedades da Barra de Status e do Menu Iniciar acessvel no Menu Arquivo, depois na guia Barra de Tarefas e, em seguida, em Adicionar. Propriedades da Barra de Status e do Menu Iniciar acessvel no Painel de Controle, depois na guia Barra de Tarefas e, em seguida, em Propriedades. Propriedades da Barra de Status e do Menu Iniciar acessvel no Painel de Controle, depois na guia Menu Iniciar e, em seguida, em Personalizar. Propriedades da Barra de Tarefas e do Menu Iniciar acessvel no Menu Arquivo, depois na guia Menu Iniciar e, em seguida, em Personalizar. Propriedades da Barra de Tarefas e do Menu Iniciar acessvel no Painel de Controle, depois na guia Menu Iniciar e, em seguida, em Personalizar. considere o exemplo:

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

60.

No mbito das URLs, protocolo://xxx.yyy.zzz.br.

O domnio de topo (ou TLD, conforme sigla em ingls) utilizado para classificar o tipo de instituio, no exemplo dado acima, o (A) (B) (C) (D) (E) 12 protocolo. xxx. zzz. yyy. br. SPPRE-Tec-Gesto-Previdenciria

www.pciconcursos.com.br

You might also like