You are on page 1of 5

LIMPEZA E DESINFECO DA SALA CIRRGICA

Estas orientaes destinan- se a estabelecer critrios para seleo e uso adequado de processos fsicos e qumicos de limpeza e desinfeco em estabelecimentos de sade. Os produtos existentes no mercado para limpeza e desinfeco hospitalar devem ter certificado de registro expedido pela secretaria nacional de vigilncia sanitria do ministrio da sade. LIMPEZA E DESINFECO DAS REAS So poucas as referncias bibliogrficas conclusivas quanto importncia da transmisso de infeces hospitalares por meio de grandes superfcies contaminadas. No entanto, a limpeza e desinfeco de pisos e paredes, mobilirios e instalaes sanitrias exercem um efeito nos pacientes e no pessoal hospitalar, estimulando a higiene em seu sentido mais amplo. Classificao das reas pelo risco de contaminao os diferentes ambientes existentes nas organizaes de sade. PODEM SER CLASIFICADOS EM: reas no criticas, semi-crticas, crticas e contaminadas. AREAS NO CRTICAS So todas as reas hospitalares no ocupadas por pacientes assim como as idnticas as encontradas em qualquer edifcio pblico. Ex: escritrios, depsitos, sanitrios... Devem ser limpas REAS SEMI-CRTICAS So todas as reas hospitalares ocupadas por pacientes portadores de doenas infecciosas de baixa transmissibilidade e de doenas no infecciosas. Ex: enfermarias e ambulatrios... Devem ser limpas AREAS CRTICAS So aquelas reas em que se verifica a depresso da sala de resistncia antiinfecciosas do paciente (por exemplo, sala de parto e de operao, unidade de tratamento intensivo adulto, infantil e neonatal, sala de hemodilise... Ou de risco aumentado de transmisso de infeco (ex: laboratrios de anlises clnicas, banco de sangue, cozinha, lactrio e lavanderia). Devem ser limpas, mas podem sofrer processo de desinfeco

AREAS CONTAMINADAS So aquelas em que se verifica a presena de sangue, pus, secrees ou excrees. Devem passar por processos de desinfeco com remoo de matria orgnica.

CLNICA CIRRGICA
Trans-operatrio O perodo trans-operatrio (ou peri-operatrio) compreende todos os momentos da cirurgia, da chegada do paciente unidade de centro cirrgico at a sua sada no final da cirurgia. Cirurgia a parte do processo teraputico em que o cirurgio realiza uma interveno manual ou instrumental no corpo do paciente. A cirurgia caracterizada por trs tempos principais: Direse: diviso dos tecidos que possibilita o acesso regio a ser operada. Hemostasia: parada do sangramento mediante fios cirrgicos e suturas mecnicas, esponjas absorvveis e unidade de eletro-cirrgica. Fios cirrgicos so utilizados para ligaduras de vasos sangneos com objetivo de acelerar a cicatrizao das diversas camadas de tecidos. Classificamse em absorvveis e no absorvveis. Suturas mecnicas so constitudas de um aparelho disparador de clips metlicos que efetuam a sutura automaticamente. Esponjas sintticas So utilizadas quando h sangramento de difcil acesso. Eletrocoagualo Consiste na ocluso dos vasos sangneos e linfticos, atravs da solidificao das substncias proteiticas ou de retrao dos tecidos. Exrese: A face de exrese ou tempo cirrgico propriamente dito. Sntese: fechamento dos tecidos. Centro Cirrgico um lugar especial dentro do hospital, convenientemente preparado segundo um conjunto de requisitos que o tornam apto prtica da cirurgia. O centro cirrgico um setor do hospital onde se realizam intervenes cirrgicas, visando atender a resoluo de intercorrncias cirrgicas, por meio da ao de uma equipe integrada (RIBEIRO; SOUZA 1997 p. 09). Nele so

realizadas tcnicas estreis para garantir a segurana do cliente quanto ao controle de infeco. Por ser um local restrito, o acesso ao pblico limitado, ficando restrita a circulao dos profissionais que l atuam. Para efeito de controle assptico. O Centro Cirrgico divide-se em reas, so elas: rea Irrestrita - Os profissionais podem circular livremente por estas reas com roupas prprias (secretaria, vestirio e corredor de entrada). rea Semi-restrita aquela que permite a circulao de pessoal de modo a no intervir nas rotinas de controle e manuteno da assepsia da rea restrita. (expurgo, sala de estar e sala de preparo de material). rea Restrita - alm da roupa prpria do centro cirrgico deve ser usada mscaras e gorros conforme normas da unidade e as tcnicas asspticas devem ser utilizadas de maneira rigorosa, a fim de diminuir os riscos de infeco (salas de cirurgias, lavabos, sala de recuperao ps-anestsica, sala de depsito, e corredor interno).

Sala de cirurgia
Uma sala de cirurgia ou sala de operao uma sala no interior de um hospital na qual so realizadas operaes cirrgicas. Preparo da sala de cirurgia Os cuidados de enfermagem no se restringem somente prestao de cuidados diretos ao paciente. Para que o procedimento cirrgico possa ocorrer, so necessrias certas condies que a enfermagem deve prover: Material para anestesia e cirurgia (Laps, solues, pomadas, material para curativo, medicamentos, instrumental, etc.), inclusive os especiais (cirurgias ortopdicas, etc.) deixando-os em local de fcil acesso; Testar equipamentos (Monitores, pontos de O2, vcuo, negatoscpio, etc. Verificar condies de limpeza da sala; Posicionar equipamentos mveis (suporte para soros, baldes para lixo, escadinha, suporte de hampers, etc.); Observar segurana da sala como posicionamento de fios e cho molhado; Ajustar a temperatura da sala (entre 21C e 24C); Material cirrgico necessrio: O L.A.P. constitudo de material permanente e de material de consumo:

Material Permanente: 04 aventais cirrgicos 08 campos de 1mx1m 06 campos de 50cmx50cm 08 pinas hemostticas curvas (preferencialmente) 02 pinas dente-de-rato 02 pinas anatmicas 02 porta-agulhas 02 tesouras curvas do tipo Metzembaum 01 cabo de bisturi para lmina 15 01 par de afastadores de Farabouef 06 agulhas cortantes curvas de 2 e 3 cm 06 agulhas cilndricas curvas de 2 e 3 cm 01 tesoura reta p/fios 02 cubas pequenas de ao inoxidvel Material de Consumo (gastos em cada operao) 50 pedaos de fio de algodo n 30 (40 cm) 50 pedaos de fio de algodo n 10 (40 cm) 10 compressas cirrgicas grandes 20 compressas cirrgicas pequenas 02 lminas de bisturi n 15 08 luvas cirrgicas 100 gazes 01 rolo mdio de esparadrapo. Material Anestsico 01 seringa descartvel de 20 ml, plstica, estril 03 agulhas descartveis 25x8 01 estetoscpio Folha de papel e caneta OBSERVAES As lminas de bisturi devem ser novas e nunca colocadas no LAP. A autoclavagem faz com que percam o fio. Devem ficar fora do LAP em seus envelopes estreis. Da mesma maneira, os fios no devem ser colocados no LAP para uma segunda autoclavagem, pois se tornam quebradios. A falta de material no dever ocorrer, pois prejudica totalmente o ato cirrgico.

ETAPAS DA DESCONTAMINAO
Aplicar o produto; Aps tem de ao retirar produto ou resduo com pano ou papel; Limpar com gua e sabo o restante da rea; Secar a superfcie;

Etapas da desinfeco; Retirar matria orgnica com pano ou papel; Aplicar o desinfetante; Aps tempo de ao remover o desinfetante da rea; Limpar com gua e sabo o restante da rea; Secar as superfcies.

Contedo dos slides

You might also like