You are on page 1of 10

Estudos de Psicologia 2004, 9(2), 355-364

A pesquisa interveno em psicologia da educao e clnica: pesquisa e prtica psicolgica


Heloisa Szymanski
Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo

Vera Engler Cury


Pontifcia Universidade Catlica de Campinas

Resumo
Este estudo integra reflexes acerca do ato de pesquisar a partir dos trabalhos de pesquisa e superviso de estgios realizados por duas docentes vinculadas a programas de ps graduao stricto sensu em Psicologia Clnica e Psicologia da Educao. Aps breve considerao acerca do mtodo qualitativo aplicado ao campo da Psicologia, o ponto de vista aqui desenvolvido considera que toda a investigao psicolgica implica sempre uma interveno, na qual tanto participante como pesquisador so afetados pela situao de pesquisa. Pesquisas que acompanham a implementao de prticas educativas e clnicas em instituies educacionais e de sade tm sempre um carter de interveno e desencadeiam um processo de criao e adequao de uma metodologia de pesquisa apropriada aos fenmenos estudados em seus contextos naturais, respeitados o rigor dos procedimentos, o compromisso de construo do conhecimento cientfico, a tica da prtica profissional e a responsabilidade social de oferecimento de servios de qualidade para a populao. Acrescentam-se exemplos de estudos levados a efeito por ambas as autoras.
Palavras-chave: pesquisa em instituio; pesquisa interveno; pesquisa em sade e educao; prtica psicolgica e pesquisa; ateno psicolgica, ateno psicoeducativa.

Abstract
Research and intervention in educational and clinical psychology: scientific investigation and psychological practice. This paper presents some considerations about research methods adopted by the authors in the course of their academic work in graduate programs in Clinical and Educational Psychology. They point out to the need of developing new methodologies adapted to the study of those psychological phenomena in their natural settings. It is presented, therefore, a brief consideration of qualitative methods applied to psychological research and, thereafter, some remarks on the double condition of scientific study and psychological practice observed in the modality of qualitative inquiry called intervention research. Some studies carried out following that methodology are indicated as examples of research routines attached to a psychological practice in education and mental health.
Keywords: research in clinical and educational institutions; intervention research; research on psychological practice; psychological care, psychoeducational care

Os caminhos do pensamento do sentido sempre se transformam, ora de acordo com o lugar onde comea a caminhada, ora consoante o trecho percorrido pela caminhada, ora conforme o horizonte que, no caminhar, se vai abrindo no que digno de ser questionado. (Heidegger, 1954/2001, p. 59)

ato de pesquisar os fenmenos em seus contextos naturais, respeitados o rigor dos procedimentos de pesquisa, o compromisso de construo do conhecimento cientfico, a tica da prtica profissional e a responsabilidade social, exige um processo de criao e adequao de uma metodologia de pesquisa apropriada. No caso da investigao psicolgica realizada em contextos de prestao

de servios, como clnicas-escolas de universidades, h que se considerar o carter de interveno assumido por esse modo de pesquisar. Tal proposta implica a adoo de uma perspectiva etnogrfica em estudos qualitativos, cuja anlise de dados constitui uma imerso na natureza mesma dos fenmenos intersubjetivos que emergem das mais diversas modalidades de interao, com nfase na compreenso da natureza das relaes que se estabelecem entre pesquisadores e pesquisados. nessa tica que iremos analisar neste artigo a modalidade de pesquisa qualitativa que chamamos de pesquisa interveno, que se apresenta com um duplo objetivo de contribuir para o conhecimento cientfico e oferecer um trabalho

356

H.Szymanski & V.E.Cury

de cuidado psicolgico. Apresentaremos, primeiramente, uma breve discusso sobre pesquisa qualitativa, que a categoria mais ampla em que se enquadra aquela modalidade.

A pesquisa qualitativa em psicologia


O paradigma qualitativo vem do questionamento dos mtodos das cincias da natureza aplicveis s cincias humanas e diz respeito, como lembra Rey (1999), aos processos implicados na construo do conhecimento, forma pela qual se produz o conhecimento (p. 30). A Antropologia, com o desenvolvimento da pesquisa etnogrfica, teve uma atuao pioneira no desenvolvimento de um paradigma de pesquisa que passou a considerar a presena do pesquisador como uma condio que ameaava sua postura de neutralidade e objetividade na obteno e anlise dos dados (Mazzotti,1996; Minayo,1996; Rey, 1999). Reportando-se a Guba, Rey (1999) apresenta o processo de desenvolvimento do paradigma qualitativo, tendo como pano de fundo a problematizao dos conceitos de confiabilidade, validade e objetividade e que traz a questo da legitimao dessa modalidade de pesquisa dentro das cincias sociais. O resultado da emergncia desses questionamentos e de novos procedimentos em pesquisa social trouxe a reflexo de que novos paradigmas de pesquisa deveriam ser considerados, luz de novas epistemologias referentes relao conhecedor e conhecido (Mazzoti, 1996, p. 17) e metodologias de como o conhecimento construdo pelo pesquisador (p. 17). O desenvolvimento de uma epistemologia qualitativa tem antecedentes importantes na fenomenologia. Minayo (1996) descreve a fenomenologia e a etnometodologia dentro das cincias sociais, como a sociologia da vida cotidiana e lembra o argumento de Husserl de que os atos sociais tm no significado uma propriedade que no est presente nos fenmenos estudados pelas cincias naturais. Na proposta fenomenolgica apresentada a) uma crtica radical ao objetivismo da cincia, na medida em que prope a subjetividade como fundante de sentido; b) uma demonstrao da subjetividade como sendo constitutiva do ser social e inerente ao mbito da autocompreenso objetiva; c) a proposta da descrio fenomenolgica como tarefa principal da sociologia (Minayo, 1996, p. 55). A fenomenologia ampliou o espectro de sua contribuio ao articular suas anlises na considerao do social e ao enfatizar a historicidade do fenmeno humano. Atualmente, uma ciso entre pesquisas de base funcionalista e fenomenolgica parece ser a resposta ainda parcial e inacabada da Psicologia ao mundo cientfico, e a questionamentos em que, de um lado, se postula a manuteno dos chamados objetividade e rigor cientfico pela adoo de uma metodologia que visa a anlise e medio de eventos e variveis determinados atravs de correlaes estatsticas, possibilitando generalizaes e que mantm sintonia com estudos normativos, tanto na sade como na educao. De outro lado, prope-se a perspectiva metodolgica, no menos rigorosa cientificamente, em que a

relao interpessoal est inexoravelmente contaminada pela subjetividade dos participantes, contaminao esta que no apenas constatamos, mas que desejamos compreender e fomentar no solo frtil da prtica psicolgica em educao e sade e nos estudos sobre a natureza da experincia humana enquanto tal (Banister, Burman, Parker, Taylor, & Tindall, 1994; Mazzotti, 1996; Minayo, 1996; Rey, 1999; Serrano-Garcia & Collazo, 1992). Desde esta crtica ao positivismo e o desenvolvimento de uma nova epistemologia qualitativa, como sugere Rey, houve uma trajetria em que foram se delineando diferentes alternativas metodolgicas tanto de coleta de dados como de anlise. Essas crticas, iniciadas na dcada de 50, produziram uma reformulao do paradigma positivista e uma sistematizao do paradigma qualitativo. Um resultado positivo do debate quantitativo/qualitativo foi a emergncia de novas prticas de pesquisa, como alternativas ao modelo hegemnico de pesquisa, ditado pela psicologia norte-americana do incio do sculo, e a grande contribuio metodolgica resultante da elaborao de instrumentos que possibilitavam a expresso livre dos sujeitos, respondendo a demandas decorrentes das transformaes que vm tendo lugar no mundo desde a dcada de 60. Na psicologia, nos movimentos divergentes de uma viso naturalizada e positivista do fenmeno humano, a fenomenologia, segundo Rey, teve uma influncia muito grande nos autores humanistas como Rogers, Maslow e Allport, que iniciaram um questionamento ao positivismo, em especial fragmentao do fenmeno humano, na considerao da perspectiva do outro e na considerao do contexto desse outro. Acrescente-se que comeou, por essa via, um questionamento do prprio papel do pesquisador, agora incorporado situao de pesquisa. Carl Rogers (1976), num artigo escrito em 1955, no auge de uma ideologia funcionalista em que o positivismo cientfico era hegemnico no cenrio acadmico norte-americano, admitia:
medida que adquiri experincia como terapeuta, desenvolvendo a excitante e gratificante experincia de psicoterapia, e trabalhando como investigador cientfico, apto a descobrir parte da verdade sobre a terapia, tornei-me progressivamente consciente da lacuna entre esses dois papis. Quanto melhor terapeuta me tornava (como acredito que aconteceu), mais vagamente me apercebia da minha completa subjetividade quando estava no melhor da minha funo. E, ao me tornar um melhor investigador, rigoroso e mais cientfico (como acredito que aconteceu), senti um desconforto crescente quanto distncia entre minha objetividade rigorosa como cientista e minha subjetividade quase mstica, como terapeuta. (p.125)

Questionamentos como esse de Rogers sobre as formas de produo do conhecimento revigoraram no s as maneiras de se obter os dados como, e principalmente, o prprio conhecimento do fenmeno humano, do ponto de vista psicolgico. Moustakas (1994) resume os pontos convergentes em pesquisas qualitativas, cujos principais modelos incluem estudos etnogrficos, fenomenolgicos de tipo hermenutico ou emprico e heurstico:

Pesquisa interveno em psicologia da educao e clnica

357

(a) estudos qualitativos cuja temtica versa sobre a natureza e essncia da experincia humana, enquanto tal; (b) foco na totalidade da experincia, ao invs de uma preocupao com a determinao de seus objetos ou partes; (c) busca por significados e essncias da experincia humana e no por medidas e explicaes causais; (d) descries das experincias obtidas em conversas formais ou informais e entrevistas, resultando em depoimentos ou relatos na primeira pessoa; (e) valorizao dos dados da experincia como imperativos para uma compreenso do comportamento humano e como evidncia para investigaes cientficas; (f) formulao de questes e problemas que reflitam o interesse, envolvimento e comprometimento pessoal do pesquisador; (g) viso da experincia e do comportamento como uma relao integrada e inseparvel do sujeito com o objeto e das partes com o todo. Como se pode observar nos itens arrolados por Moustakas, a anlise da experincia ocupa um lugar central em todas elas. Etimologicamente o termo vem do latim experientia, significando prova, ensaio, tentativa (Instituto Antnio Houaiss, 2001, p.1287), que a acepo do termo nas cincias experimentais. O dicionrio aponta tambm o significado de experimentao e experimento para o termo, na conotao cientfica. Na filosofia, o dicionrio nos informa que significa qualquer conhecimento por meio dos sentidos. Comportando diferentes significados, temos tambm: forma de conhecimento abrangente, no organizado, ou de sabedoria adquirida de maneira espontnea durante a vida; prtica; forma de conhecimento especfica, ou de percia adquirida por meio de aprendizado sistemtico. No dicion1 rio Webster (1996, p. 681) encontramos outros significados : uma instncia particular de encontrar ou submeter-se a alguma coisa, a observao, encontro ou sujeio a coisas geralmente como elas ocorrem ao longo do tempo, conhecimento ou sabedoria prtica obtida com aquilo que se observou, encontrou ou submeteu-se. interessante que o termo tem ao mesmo tempo um significado de produzir um fenmeno para estud-lo de forma controlada, neutra e quantitativa e um outro sentido que remete ao subjetivo, ao encontro de si com o mundo, a um conhecimento que se consolida com a prtica. O que comum, tanto na raiz etimolgica como nos significados que foram se desenvolvendo, o encontro com o fenmeno, no caso da pesquisa, provocado pelo pesquisador, de diferentes maneiras e com diferentes interpretaes, dependendo da filiao epistemolgica daquele. No que diz respeito ao desenvolvimento da pesquisa Polanyi (1969) afirma:
costume atualmente representar o processo de investigao cientfica como o estabelecimento de uma hiptese seguido por sua subseqente testagem. No posso aceitar estes termos. Toda pesquisa verdadeiramente cientfica comea com o esbarrar [do pesquisador] em um profundo e promissor problema e isto em si j metade da descoberta. (p. 98)

vel. (...) apoderar-se de um conhecimento incipiente que apaixonadamente luta para vir a ser validado. Eis o poder heurstico de um problema. (p. 110). A questo e as relaes com a pessoa do pesquisador, portanto, constituem a abertura essencial do processo de pesquisar. A questo em si determinar se um passo autntico e instigante foi aberto ou no, e se ele sustentar a curiosidade, o envolvimento e a participao do pesquisador com energia e recursos internos, ao longo de todo um processo que demandar tempo, pacincia e disciplina. E aqui nos deparamos com um dos momentos mais difceis para um pesquisador iniciante. Feild (1979) esclarece:
O que impede voc de formular uma verdadeira pergunta? Nunca tinha me ocorrido que a maioria das assim chamadas questes que eu tinha formulado anteriormente eram meras demandas espontneas. Elas no se baseavam na verdade em estudos ou experincia cientfica. Agora, aps alguns anos de prtica, posso sentir a questo dentro de mim, mas ainda assim no consigo chegar s palavras certas... encontrar a questo exata pode ser um processo difcil e sutil. Uma palavra colocada numa determinada parte de uma sentena pode produzir uma resposta totalmente diferente daquela que obteramos se tivesse sido colocada em outra parte da mesma sentena. Temos que aprender a ser to precisos com nossas questes de forma que a resposta seja o mais simples e clara possvel. (p. 142)

E, mais adiante, continua: visualizar um problema ver alguma coisa que embora escondida pode tornar-se acess-

O passo seguinte, que instiga e apavora o pesquisador, consiste em transformar a dvida inicial em autoconhecimento e, assim, em autoconfiana. Ele tem que evoluir para um estado ativo de conferir certo nvel de credibilidade bsica ao seu processo interior, ao deixar-se levar pela questo inicial e transformar-se no primeiro sujeito da pesquisa, testando em si mesmo a pergunta disparadora que far aos participantes hipotticos, aqueles que convidar a participar como sujeitos (ou co-participantes) do estudo. Isto exige o reconhecimento da importncia de uma busca pessoal interiorizada e coloca um valor positivo no conhecimento decorrente dela, como requisito para a compreenso das mais diversas experincias humanas. Portanto, o processo aqui explicitado no pode ser apressado, ou determinado previamente. Ele exige a presena total, a honestidade, a maturidade e a integridade do pesquisador que no apenas deseja intensamente saber e compreender, mas est internamente disponvel para comprometerse num longo processo de imerso e concentrao focalizada em relao a uma questo central, arriscando-se a abrir em si mesmo dores e dvidas que podem lev-lo a uma transformao pessoal que o espreitar sempre como uma possibilidade numa jornada como esta. A validao de uma pesquisa desta natureza reside em verificar se o desvelamento de determinada experincia humana, orientado pela hermenutica, comunica e sistematiza compreensivamente, de maneira viva e precisa, os significados e sentido da mesma. E este julgamento feito pelo prprio pesquisador, que a nica pessoa a percorrer todo o processo, desde a formulao inicial da questo at a sntese final, a partir de si mesmo e dos co-participantes que se tornaram companheiros numa parte da viagem. Ele retorna conti-

358

H.Szymanski & V.E.Cury

nuamente questo e aos dados brutos para certificar-se de que seus resultados caminham coerentemente com os elementos advindos das fases anteriores, apresenta-os, quando possvel, considerao dos participantes, num amplo processo de dilogo entre os dados obtidos, as anlises e o conhecimento produzido na rea. Nessa perspectiva, o ato de pesquisar guarda semelhana tanto com o processo da psicoterapia como com o educativo, considerados como um esforo disciplinado e apaixonado do cliente/educando pelo autoconhecimento em direo autonomia pessoal e conhecimento do mundo. O pesquisador deve adotar esta mesma postura de disponibilidade que se inicia com a humilde constatao do prprio desconhecimento e, paradoxalmente, com uma intuitiva confiana em seus recursos pessoais para compreender e deixarse levar no fluxo de seu prprio turbilho de incertezas e curiosidade. Recupera em si mesmo o caminhar trpego da criana em direo conquista de si e do mundo. Tanto o pesquisar como os resultados das pesquisas cientficas so desdobramentos advindos do crescimento do pesquisador como ser humano, artfice de si mesmo, a servio da humanidade num processo de mo dupla que demanda uma tica pessoal e intransfervel tornando-o responsvel direto pela transformao da sociedade.

ses, referentes s bases epistemolgicas da pesquisa ao, que a levam a ser considerada com depreciao em relao ao que ele chama de pesquisa cannica. Cita tambm a con4 fuso entre pesquisa cientfica, estudo e praxeologia , pois muitas vezes a pesquisa ao cai na armadilha de valorizar mais a otimizao da ao do que a produo do conhecimento (p. 80). Para Ardoino, ao considerar-se a pesquisa ao,
o problema de articulao de duas modalidades de conhecimento: epistemologia e metodologia, atravs do que chamarei, na falta de um termo melhor, de uma retirada dos dados dos produtos mesmo da pesquisa ao. (p. 80)

Lembra que, ao contrrio da pesquisa quantitativa, clssica, cannica, que enfatiza o controle, a pesquisa ao revela a avaliao. Seibel (1988) sintetiza, afirmando que
No suficiente referir-se a alguns objetos e pouco a pouco trat-los como fatos cientficos, com vistas a explic-los, com uma esperana e perspectiva de transparncia. O projeto mais ambicioso, pois deseja-se co-produzir o sentido e significado de forma compartilhada e aceita pelos parceiros ( o aspecto maiutico da pesquisa participante), produzir conhecimentos novos fundamentados cientificamente e otimizar a ao em uma perspectiva de transformao. (p. 59)

A pesquisa ao e pesquisa participante


Ardoino (1988), em artigo em que discute a pesquisa ao como alternativa metodolgica e epistemolgica, afirma que a pesquisa ao constitui-se em uma alternativa epistemolgica e no somente metodolgica (p.78), pois est em questo uma viso de mundo. Segundo sua compreenso trata-se de uma mudana de paradigma. Distingue as pesquisas que transformam dados do tipo fenmeno em dados cientficos daquelas, mais complexas, cujos dados correspondem s prticas sociais. Esse autor distingue prtica de fatos, a primeira no sendo redutvel aos segundos. Ao afirmar essa distino,
a problemtica de uma transparncia2 suposta ou no do objeto de conhecimento que est em questo. Eu entendo por transparncia tudo o que pode ser construdo, desmontado, reconstrudo sem perda das propriedades iniciais do objeto ou do fenmeno; isto se verifica perfeitamente na matemtica, na fsica, na qumica (...) o mesmo no se d para um organismo vivo. (p.79)

Para Ardoino, este no pode ser desmontado sem que suas propriedades iniciais ou identidade sejam prejudicadas.
A fortiori, porque isto ainda muito mais complexo numa pesquisa ao, o objeto de conhecimento caracteriza-se por sua opacidade, opacidade legtima que se recria na medida em 3 que avana a pesquisa. (p. 79)

Para esse autor, tanto a opacidade como os conflitos na construo dos fatos cientficos constituem-se em um elemento fundamental que no podemos eliminar (p. 79). Citando Dilthey, lembra que, na pesquisa ao, se trata de um paradigma de implicao, e no de explicao, apontando para seu carter compreensivo. Ardoino aponta para confu-

Zuiga (1981) refere-se a duas modalidades de pesquisa ao: uma delas inaugurada por Kurt Lewin, durante a Segunda Guerra, dando apoio ao governo americano, de carter politicamente conservador, mas, mesmo assim provocando, nas palavras de Ardoino (1988), um escndalo epistemolgico (p.78) e constituindo-se numa reao separao entre o pensamento e a ao (Dubost, 1988). A segunda viso de pesquisa ao, ligada a um projeto poltico crtico, reivindicativo e marginal, tem em Paulo Freire seu segundo fundador (Zuiga, 1981, p. 40). O carter participativo est presente na pesquisa ao tal como a define Zuiga (1981), comeando pela palavra com que designa os sujeitos: participantes, que devem ser considerados sujeitos ativos, devendo conhecer os produtos da pesquisa e defender os critrios de utilidade para a comunidade ou grupo (p. 35). Gajardo (1999) aponta a utilizao do conceito de pesquisa-ao, a partir da dcada de 70 do sculo passado, como tendo se originado de duas vertentes. Uma do campo da sociologia como reao aos paradigmas predominantes nas cincias sociais, propondo novos caminhos de ao (p. 23). Citando Fals Borda, aponta para seis princpios desse tipo de investigao, compromissada com movimentos populares: autenticidade, antidogmatismo, devoluo sistemtica, retroalimentao de intelectuais orgnicos, ritmo e equilbrio entre ao e reflexo e, finalmente, desenvolvimento de uma cincia modesta baseada em tcnicas dialgicas (p. 24). A segunda vertente citada por Gajardo (1999), tambm denominada investigao ao, foi a educativa que, naquela mesma dcada de oitenta, apresentou um desenvolvimento nas prticas educativas, com forte influncia de Paulo Freire. explicitamente compromissada politicamente,

Pesquisa interveno em psicologia da educao e clnica

359

recebendo tambm as denominaes investigao militante e observao militante (p. 37). Foi grande a contribuio de pesquisadores latino-americanos, como Fals Borda, J. Bosco Pinto, Miguel e Rosiska Darcy de Oliveira, para seu desenvolvimento. Gajardo (1999) aponta o surgimento conceitual e metodolgico da pesquisa participante no incio da dcada de oitenta do sculo passado. Algumas das caractersticas definidoras dessa modalidade de pesquisa apresentadas pela autora se sobrepem s da pesquisa-ao, como o reconhecimento das implicaes polticas e ideolgicas subjacentes, a mobilizao de grupos com vistas mudana, a busca de relaes igualitrias de poder. Esse tipo de pesquisa supe uma troca intersubjetiva entre todos os participantes, incluindo o pesquisador, uma mudana definida em consenso e uma proposta de se criar solues, na considerao da experincia do grupo e luz do conhecimento cientfico. SerranoGarcia e Collazo (1992) afirmam que o processo participante na investigao nasce do esforo de concretizar a promoo do ser humano de forma participante e organizada (p. 285). Essas consideraes divergem da argumentao de Thiollent (1987) de que os partidrios da pesquisa participante se preocupam mais com o papel do investigador na situa5 o investigada do que na questo do agir , reduzindo-a a uma tcnica de observao participante. Reconhecendo que pesquisa ao e pesquisa participante sejam tidas como a mesma coisa por vrios autores, Thiollent (1999) afirma que
existem diversos tipos de pesquisa participante e diversos tipos de pesquisa ao. Uma clara distino necessria. A pesquisa ao uma forma de pesquisa participante, mas nem todas as pesquisas participantes so pesquisa ao. (p. 82)

Para ser ao, Thiollent pe como exigncia a participao de grupos organizados, ou parte deles, com objetivos emancipatrios e de desenvolvimento de conscientizao scio-poltica. Como foi indicado acima, entretanto, esta foi definida como uma das caractersticas de pesquisa participante. Brando (1981) refere-se s diferentes denominaes que a pesquisa participante assumiu: observao participante, pesquisa participante, investigao participativa, auto-senso, pesquisa popular, pesquisa dos trabalhadores, pesquisa confronto (p.15), mas todas elas com um carter tanto de produo de conhecimento como de compromisso social. Borda (1981) define a pesquisa participante como pesquisa ao, na vertente oposta de Kurt Lewin, referindo pesquisa da ao comprometida com as necessidades de populaes mais carentes nas estruturas sociais contemporneas (p. 43). O termo participao merece alguma considerao. O dicionrio (Instituto Antnio Houaiss, 2001) nos diz os seguintes significados do termo participar, entre outros: fazer saber, comunicar, informar, partilhar, associar-se pelo sentimento ou pensamento. O antepositivo part tem o significado de dar, fornecer. Esse significado est presente quando se considera, na pesquisa participante, a necessidade de partilhar, com todos os que fazem parte da mesma, todos os seus momentos, desde a eleio do objeto de estudos, coleta de dados e, principalmente, resultados. Tal procedimento no

impede um aprofundamento de reflexes tericometodolgicas, que tanto podem ser traduzidas para a linguagem de todos os participantes, como adotar a forma convencional de comunicao cientfica. J o significado de associar-se pelo sentimento ou pensamento aponta para a condio de compromisso social entre pesquisadores e demais participantes. Para Gohn (1993), participao em aes de interesse social vista como um sentimento de que os indivduos tm valor e so necessrios para algum, quando percebem sua prpria contribuio, que tm um lugar na sociedade, que so teis e valorizados por algum (p. 28), e tambm como uma luta para melhores condies de vida e pelos benefcios da civilizao (p.14). No caso de uma pesquisa que tenha objetivos de oferecer subsdios para uma melhor qualidade de vida a todos, tais significados valem para todos os participantes e esto associados a sentimentos de pertencimento e responsabilidade social, que inclui o compromisso do cientista com a comunidade acadmica. Os autores podem divergir a respeito da classificao dessas diferentes modalidades de pesquisa, inauguradas pela pesquisa-ao, mas h concordncia quando se fala na heterogeneidade que elas assumiram. Outro ponto em que h concordncia que, mesmo ao considerar-se a questo valorativa e poltica, h necessidade de rigor terico e metodolgico na modalidade de pesquisa participante e alguns cuidados devem ser tomados, tais como: no negar o papel da reflexo terica e epistemolgica e no cair no paradoxo de exercer o poder do conhecimento. Veiga (1985) ressalta a necessidade de manter a vigilncia epistemolgica, quanto aplicabilidade e convenincia de se utilizar tal proposta de investigao e, em especial, o cuidado de garantir o carter pblico dos conhecimentos produzidos por essas pesquisas, divulgando-as no meio cientfico e exercitando sempre a postura crtica em relao s questes tericas e metodolgicas.

Pesquisa interveno e prtica psicolgica


Interveno um termo que mais conhecido pelo seu sentido autoritrio e impeditivo de livre expresso, tal como ingerncia de um indivduo ou instituio em negcios de outrem [...] interferncia do Estado em domnio que no seja de sua competncia (Instituto Antnio Houaiss, 2001). Mas, vindo do latim interventio, onis abono, fiana, garantia, tem tambm os significados de estar entre, sobrevir, assistir. O dicionrio Aurlio (Ferreira, 1999) apresenta uma definio que mais se aproxima da ao do pesquisador na modalidade de pesquisa interveno participante: interpor os bons ofcios. O dicionrio de sinnimos e antnimos (Instituto Antnio Houaiss, 2003) mostra como antnimos os termos absteno, desinteresse, iseno, indicativos da atitude oposta de pesquisadores que utilizam sua prtica como locus de pesquisa. Lembrando, entretanto, o antigo significado de interveno, como abono, fiana, garantia, deve ser apontada a necessidade de se criar uma relao de confiana entre todos os participantes da pesquisa, principalmente se esta resposta a uma demanda de indivduos ou grupos.

360

H.Szymanski & V.E.Cury

Para Serrano-Garcia e Collazo (1992), os processos de investigao e interveno so simultneos, pois, durante um processo de pesquisa desde o momento em que uma pessoa comea a fazer indagaes, altera, de forma mnima ou mxima o ambiente e as pessoas que a rodeiam (p. 218). Uma das autoras deste trabalho (Gomes-Szymanski, 1988) conscientizou-se da condio de interveno na pesquisa em psicologia com seres humanos, quando em sua pesquisa de doutorado, uma das participantes, na ltima entrevista comea falando do tanto que se sentiu ajudada: (...) antes criava encrenca com tudo que o marido fizesse (...) e agora, ela via a coisa com muito mais clareza (p. 455). Afirmou, ainda, que se quisssemos continuar visitando-os seria um prazer, mas que no precisava mais, porque aquela crise havia passado, graas nossa ajuda (p. 456). Na perspectiva de pesquisadores, os procedimentos se resumiam a apenas ouvir o que a participante tinha para dizer sobre sua vida familiar, como parte da coleta de dados para a pesquisa, mas seu depoimento revela que uma escuta interessada foi experienciada como ajuda, trazendo transformaes na vida da famlia, constituindo-se, assim, numa interveno. Como dizem Serrano-Garcia e Collazo (1992), referindose rea de cincias humanas, a aceitao da idia de que toda pesquisa implica uma interveno particularmente vlida para aquelas que apresentam uma intencionalidade de mudana. Essa autora ressalta que, alm da simultaneidade da interveno e pesquisa em projetos que objetivam uma mudana, h que se considerar igualmente respeito e considerao com as pessoas que participam da investigao. Isto envolve informar os participantes, oferecer servios, se solicitados, considerar os problemas e solues no contexto da comunidade ou grupo, explicar com detalhes os objetivos da pesquisa, planejar com as mesmas os esquemas de ao social. Com essas consideraes pode-se entrever o carter participante desse tipo de investigao. Dubost (1988) refere-se ao que chama de recherche impliqu como uma forma de pesquisa-ao, contempornea da clnica em sade mental, tendo seu incio no sculo XIX e aparecendo
cada vez que os homens tentaram refletir sobre sua prxis a fim de elaborar os princpios, as propriedades, os efeitos, as condies, os limites, os sentidos. Mais precisamente, o fenmeno recherche impliqu emerge quando os profissionais, especialistas de uma determinada rea, se recusam a reduzir sua atividade a pura tcnica. (p. 44)

[que] correntes em psicologia e em psicologia social, contriburam igualmente para aprofundar a noo de interveno clnica (pp. 11-12).

Esse autor aponta tambm para a contribuio de pesquisas realizadas por antroplogos e socilogos em comunidades restritas, e psiclogos trabalhando em organizaes industriais, a partir da terceira dcada do sculo passado, no que ele chamou de clnica social, constituindo no s novas prticas profissionais, como de pesquisa. Esse movimento provocou ecos na prpria universidade, no sentido de construir-se uma universidade crtica das cincias humanas, de inspirao alem, que seria um local de contestao da ordem estabelecida, rejeitando, especialmente, o corte entre disciplinas, assim como a clivagem social entre tericos e prticos, entre estudantes, professores e pesquisadores (p. 13). Estabelece-se o que Levy chama de dmarche clnica:
Mais do que um conjunto de mtodos e de tcnicas, este se define como um posicionamento global em relao ao outro, mas tambm em relao ao saber e sua elaborao; nesse sentido, coloca em novos termos a questo das relaes entre pesquisa e ao ou entre teoria e prtica. (p. 19)

Dubost aponta que toda prtica que tenha por meta uma mudana, e cita vrias reas de atuao, como educao, sade, demografia, urbanismo, representa uma ocasio de reconexo dos enfoques de descoberta e de ao (p. 45). Levy (2001), ao comentar a ampliao e transformao do significado de clnica, aponta para as seguintes vertentes renovadoras daquela prtica:
a psicanlise freudiana [que] renovou inteiramente, ao mesmo tempo, a aproximao do paciente e a prtica cientfica e a psicologia da Gestalt, a teoria de campo e a pesquisa ao lewiniana, de inspirao fenomenolgica, da mesma forma

Referindo-se ao trabalho de profissionais em instituies, chamados por ele de clnicos, Levy (2001) aponta para as presses sofridas por eles, decorrentes da complexidade das demandas. Tal situao os levou a incluir a reflexo sobre suas prticas e saberes como um cuidado para no reproduzirem o que o autor chama de condutas submetidas a sobredeterminaes sociais ou psicolgicas (p. 81). A participao, entretanto, da vida de uma organizao ou instituio traz uma riqueza de informaes que no aparece em situao de laboratrio. Da o surgimento de novas prticas de pesquisa. Por se tratar de demanda do grupo, a interveno tem, para este, na maior parte das vezes, o sentido de prestao de servio em psicologia. O sentido de investigao cientfica se constitui quando o trabalho oferecido por pesquisadores engajados em projetos de uma instituio de pesquisa (o diferencial esse?) Sim, na medida em que a pesquisa deve seguir os padres propostos pela comunidade cientfica, em especial no que se refere comunicao dos resultados. Podese, em determinadas situaes de atuao profissional, emprestar elementos da atitude de pesquisa, como era proposto na dcada de 60 na formao de professores, por exemplo, mas a pesquisa a que nos referimos nesse texto a associada a instituies de pesquisas. Creio que a questo da pesquisa decorrer de demanda do grupo esclareceu-se acima. A aceitao da situao de pesquisa pode tornar-se uma contrapartida ao servio oferecido sem nus financeiro ao grupo solicitante e o transforma em usurio/parceiro. A condio dupla de servio psicolgico e investigao cientfica obriga o pesquisador a uma sujeio tanto s normas da tica da pesquisa com seres humanos como s da prtica psicolgica. Exige conhecimentos tericos e metodolgicos tanto da prtica da pesquisa como da profissional e, principalmente, a considerao dos usurios/participantes como pessoas que so focos de cuidado, co-cons-

Pesquisa interveno em psicologia da educao e clnica

361

trutores do significados e no objetos ou sujeitos de uma pesquisa. Essa modalidade de pesquisa preenche os princpios da epistemologia qualitativa apontados por Rey (2000) de que o conhecimento uma produo construtivo-interpretativa, o processo de produo de conhecimento tem um carter interativo e a significao da singularidade pode ser considerada como nvel legtimo da produo de conhecimento. Nobre (1999), ao concluir suas consideraes sobre avaliao genealgica como um mtodo qualitativo de se pesquisar, afirma:
no o psiclogo que vai consertar o outro, faz-lo enxergar de outra forma, mas a produo de sentidos que vai sendo instituda por todos, nos diversos encontros. (...) O genealogista no pesquisa somente para conhecer, mas tambm para transformar. A transformao inerente investigao genealgica e ao conhecimento produzido. (p. 86)

A complexidade da situao de pesquisa em instituies prestadoras de servios de sade mental pode ser exemplificada pela situao de implantao de servios de planto psicolgico. Mahfoud (1999) prope que este seja definido a partir de trs vertentes: a da instituio que oferece o servio; a do profissional disponvel para o no-planejado e a do cliente que busca um auxlio para sua necessidade emergente. A instituio ser responsvel pela sistematizao do servio; o profissional plantonista dever ser capaz de conviver satisfatoriamente com o no-planejado; e o cliente encontrar no planto um ponto de referncia e um auxlio para momentos de dificuldade. Pode-se acrescentar mais uma vertente: a do pesquisador, que dever manter-se fiel atitude cientfica, dentro da metodologia qualitativa de investigao, com as caractersticas que esboamos acima. Ao mesmo tempo em que se busca um cuidado metodolgico para a pesquisa, h que se considerar as intrincadas situaes institucionais que se colocam. preciso manter a
necessria lucidez quanto ideologia vigente, impedindo que essa prtica sirva aos interesses daqueles que pretendem, pela multiplicidade de modelos de atendimento, apenas mascarar as diferenas e ludibriar a populao, substituindo a necessidade real de tratamentos psicolgicos pelo oferecimento de servios e tcnicas de carter amadorstico e sem embasamento terico. (Cury, 1999, p. 137)

Pesquisa interveno na sade mental


O interesse pelo tema da ateno psicolgica clnica oferecida populao em instituies de sade derivou da participao de uma das autoras em um Grupo de Trabalho interinstitucional da Associao Nacional de Pesquisa e PsGraduao em Psicologia (ANPEPP), denominado Prticas psicolgicas em instituies: ateno, desconstruo e inveno, que gerou no ano de 2002 um outro Grupo de Pesquisa, este integrado por pesquisadores da Pontifcia Universidade Catlica de Campinas e certificado junto ao CNPq sob o ttulo: Ateno psicolgica clnica em instituies: preveno e interveno. Tambm foi fruto de um processo de desenvolvimento desta mesma temtica em dissertaes e teses realizadas por orientandos do Programa de Ps-graduao em Psicologia, mais recentemente com trabalhos de campo levados a efeito no contexto da Clnica-Escola da Faculdade de Psicologia como parte de uma linha de pesquisa identificada como Tratamento e interveno psicolgica. Para Wertz (1998), a Psicologia Humanista, a qual tem orientado muitos dos estudos citados acima, encontra-se em uma crise que pode ser atribuda a fatores de ordem social, ou seja, por seu carter inicial de protesto, tendeu a afastar-se das instituies ou de tudo que fosse institucionalizado. Este autor afirma que o momento atual deve ser de um retorno ao convvio institucional, at mesmo para um resgate do impacto da Psicologia Humanista para a sociedade, buscando desenvolver novas pesquisas e uma melhor interlocuo com os psiclogos em geral. A questo do mtodo tem emergido nesses estudos como um problema que demanda reflexes, assim como a necessidade de se desenvolver alternativas que permitam uma validao interna das pesquisas, dada a complexidade dos contextos naturais. Como vimos, os estudos qualitativos visam a natureza e no a extenso dos fenmenos e, quando realizados em instituies, devem ser criteriosamente rigorosos quanto caracterizao das condies das mesmas e dos diversos cenrios onde a ateno psicolgica ser traduzida sob a forma de servios de sade mental.

Portanto, responder demanda institucional no supe submisso a critrios outros que no derivados de uma tica profissional e pessoal sobre o objeto da ateno psicolgica efetivada nas instituies e os da tica de pesquisa em psicologia com seres humanos. Como adequar esta discusso nascida no campo das aplicaes de tcnicas psicoterpicas, ou de intervenes psicolgicas em geral, s formas de investigao? Na busca de compreenso acerca da problemtica suscitada acima, realizou-se um estudo (Cury, 2003) com o objetivo de vislumbrar novas perspectivas a partir de uma anlise de pesquisas acadmicas recentes, desenvolvidas por pesquisadores que participam de programas de interveno na rea da sade. Procurou-se caracterizar o caminho metodolgico efetivado por pesquisadores em estudos de tipo qualitativo, cuja temtica e contexto referem-se a intervenes psicolgicas clnicas em instituies de sade, visando sistematiz-los para possibilitar uma anlise e o levantamento de alternativas metodolgicas aplicveis ao campo. Uma das autoras efetivou, juntamente com um aluno do Mestrado em Psicologia Clnica da PUC/Campinas, Renato Zini, um levantamento de pesquisas de campo dos ltimos trs anos, de relevncia para o tema estudado, de forma a analisar os passos compreendidos na metodologia adotada. Foram priorizados estudos brasileiros apresentados sob a forma de teses e dissertaes defendidas em programas stricto-sensu credenciados junto CAPES, incluindo: duas universidades catlicas e duas universidades pblicas estaduais do Estado de So Paulo, duas universidades federais e uma universidade catlica do Estado de Pernambuco. Cerca de 41 pesquisas foram analisadas.

362

H.Szymanski & V.E.Cury

Procedeu-se uma investigao com nfase na perspectiva do mtodo, consistindo em uma anlise de elementos metodolgicos quanto sua consistncia e coerncia em relao aos objetivos enunciados e aos resultados obtidos. Priorizou-se a anlise de pesquisas de carter qualitativo e exploratrio levadas a efeito em diferentes contextos de sade mental pblica, tais como ambulatrios, setor de isolamento de pediatria em um hospital pblico, unidade de sade do SUS, escola de medicina, clnica-escola de psicologia, centro de sade, domiclios de usurios do SUS, hospitais psiquitricos, comunidades teraputicas. Nesses estudos tornaram-se participantes: usurios do servio pblico municipal, pacientes internados em hospitais gerais, residentes de medicina, acompanhantes de usurios em sala de espera, mes de crianas internadas, gestantes, agentes de sade, psiclogos clnicos, mdicos, estudantes de medicina e de psicologia, grupos de idosos, grupos de obesos, pacientes soro positivos, membros do grupo de psicticos annimos, crianas e adolescentes atendidos em unidades especializadas ambulatoriais. Os objetivos das pesquisas analisadas versaram sobre: modelos e procedimentos de interveno mdica e psicoteraputica; questes afetivas, psicossociais e associadas ao sentido de doenas como cncer e AIDS e respectivo tratamento; questes existenciais relativas ao processo de desenvolvimento, envolvendo crianas, adolescentes e idosos; prticas psicolgicas preventivas; ateno psicolgica associada ao sofrimento decorrente da excluso social. De um modo geral, esses estudos mostraram uma nfase em investigar aspectos relacionados s intervenes clnicas e seus elementos, atendo-se a avaliar a eficcia dos atendimentos, ou determinados sintomas, comportamentos ou patologias psquicas como uma medida de adequao pessoal ou social dos participantes. Especialmente em relao a estudos com pacientes soropositivos, h uma preocupao quanto formao e representaes sociais dos profissionais que exercem os atendimentos clnicos, sejam eles mdicos ou psiclogos. Embora tenha estado presente em alguns estudos, constatou-se um decrscimo na importncia do estudo das abordagens tericas adotadas como fatores de eficcia para as intervenes psicolgicas, revelando um deslocamento do foco de investigao para os tipos de servios oferecidos clientela pelas instituies responsveis pela sade pblica. Observou-se, no entanto, a manuteno da hegemonia de um mtodo positivista de investigao, sem que os psiclogos ousassem romper certos paradigmas e inventar novas possibilidades de caminhos para apreender aspectos da experincia subjetiva dos participantes. Da mesma forma, constituiu-se um foco to estreito de observao e anlise das intervenes em si mesmas que foram negligenciados elementos curadores, extra-teraputicos, extremamente poderosos e presentes nas relaes entre os diferentes atores do drama institucional, atendentes, recepcionistas, tcnicos e clientes: o efeito positivo decorrente do prprio relacionamento e a benfica influncia do efeito placebo, presente em intervenes de natureza psicoterpica.

O interesse original pela natureza dos fenmenos estudados no garantiu, portanto, a apreenso do todo em relao aos eventos pesquisados.

Pesquisa interveno na psicologia da educao: uma experincia


O Grupo de Trabalho da ANPEPP, Prticas psicolgicas em instituies: ateno, desconstruo e inveno, inspirou a constituio, no ano de 2002, de um grupo de pesquisa integrado por pesquisadores da PUC/SP, FURG, UNISO e 6 UFU e certificado junto ao CNPq sob o ttulo: Grupo de pesquisa em prticas educativas e ateno psicoeducacional escola, famlia e comunidade, vinculado ao Programa de Estudos em Psicologia da Educao da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. As pesquisas desenvolvidas por esse grupo tm se realizado em meio a um servio de ateno psicoeducativa para famlias, escola e creche de uma comunidade de baixa renda, da periferia de So Paulo, desde 1992. Os trabalhos de pesquisa, de iniciao cientfica, dissertaes e teses desenvolvidos por esse grupo de pesquisa, e antes mesmo de sua constituio, seguiram a metodologia de pesquisa interveno e tm contribudo para o aprofundamento da reflexo sobre a mesma. Tais estudos tm demonstrado que a pesquisa em ambiente natural e inserida numa situao de interveno psicoeducacional obriga o pesquisador a desenvolver novos mtodos de pesquisa, muitas vezes inspirando-se na prtica profissional. O mesmo pode se dar com o inverso: procedimentos de pesquisa constituindo-se em prticas de interveno, como ser indicado adiante. A proposta ampla de pesquisa e interveno em prticas educativas e apoio psicoeducacional tem se realizado em torno de trs eixos: famlias, creche/escola e comunidade. Ao longo do tempo configuraram-se as seguintes modalidades de interveno7: na famlia: entrevistas familiares com construo de genograma ou com elaborao de histria de vida; encontros coletivos bimensais; planto psicoeducativo. Na creche a atuao inclui: apoio pedaggico; observao participante em sala de aula, encontros coletivos e planto psicoeducativo. Na escola oferece-se: apoio pedaggico (em instalao) e planto psicoeducativo. Na comunidade so oferecidos: apoio pedaggico a educadores de uma ONG, apoio psicoeducativo e planto para uma cooperativa comunitria. O trabalho de interveno junto s famlias, creche/escola e comunidade tem como meta a apresentao da prtica dialgica e participativa, segundo proposta de Paulo Freire, vista como alternativa ao autoritarismo e o uso da fora como medida disciplinar. Uma de suas caractersticas a prtica reflexiva e esta tem sido adotada nos prprios procedimentos de pesquisa. A reflexo no processo de pesquisa se constitui atravs da devoluo contnua de informaes ao usurio/participante. Os encontros de devoluo dos dados, para informar os resultados da anlise aos participantes, so cuidadosamente planejados de forma a propiciar uma condio favorvel de comunicao aos participantes. Esse modo de agir

Pesquisa interveno em psicologia da educao e clnica

363

acabou por inspirar a elaborao de novos procedimentos de interveno indicando um movimento de influncia da pesquisa na interveno. Observou-se que o momento de devoluo tem se constitudo numa oportunidade de reflexo para todos os envolvidos, pesquisadores e participantes. Tais procedimentos contriburam tambm para a elaborao de uma proposta reflexiva de procedimento de coleta de dados, em especial, a entrevista reflexiva (Szymanski, 2002). Os resultados das pesquisas apontam para uma consolidao da parceria entre a universidade e comunidade, expressa na solicitao de projetos de apoio famlia, a cooperativas, a grupos de jovens, a educadores da creche e escola (Ferreira, 2003; Martins, 1999; Ribeiro, 2002). Essa parceria inclui oferecimento de condies de trabalho e apoio de infra-estrutura (providenciar local, horrio, agendamento de atividades) e acompanhamento de todos os projetos oferecidos por parte da liderana comunitria. Como conseqncia, temos aceitao e assimilao crescente dos servios de apoio psicolgico. Foram se desfazendo preconceitos referentes a servios psicolgicos como coisa de loucos e a busca de servios, em especial do planto psicoeducativo, tem apresentado crescimento contnuo (Ribeiro, 2004). Por solicitao da comunidade foi instalado um servio de atendimento psicoterpico. Nas pesquisas realizadas junto s famlias tem-se observado a prevalncia da crena na eficcia de prticas autoritrias para evitar a delinqncia (Szymanski, 1998), mas comeou a desenvolver-se uma preocupao em substituir prticas autoritrias e violentas por outras, de cunho dialgico (Lima, 2003; Martins, 2002; Prado, 2003; Serio, 2003) e uma gradual tentativa de mudana.

Consideraes finais
A pesquisa interveno mostrou-se como uma possibilidade, tanto de formao de profissionais como de pesquisadores, alm de oferecer servios psicolgicos para uma populao mal atendida pelos servios pblicos. A implementao dessa modalidade de pesquisa qualitativa possibilitou o desenvolvimento de procedimentos de pesquisa que se converteram em prticas. O inverso tambm ocorreu, indicando o frtil intercmbio entre pesquisa e prtica, alm da contribuio terica que esse dilogo proporcionou.

Referncias
Ardoino, J. (1988). La recherche-action: alternative mthodologique ou pistemologique. In M. Hugon & C. Sebel (Orgs.), Recherches impliques, recherches action: le cas de lducation (pp. 78-80). Bruxelas: De Boeck. Banister, P., Burman, E., Parker, I., Taylor, M., & Tindall, C. (1994). Qualitative methods in Psychology: a research guide. Filadelfia: Open University Press. Bohart, A. C., & Tallman, K. (1996). The active client-therapy as self-help. Journal of Humanistic Psychology, 36(3), 7-30. Borda, O. F. (1981). Aspectos tericos da pesquisa participante: consideraes sobre o significado e o papel da cincia na participao popular. In Brando, C. R. (Org.), Pesquisa participante (pp. 42-62). So Paulo: Brasiliense. Brando, C. R. (1981). Pesquisa participante. So Paulo: Brasiliense. Brando, C. R. (1999). Repensando a pesquisa participante. So Paulo: Brasiliense.

Cury, V. E. (1999). Planto psicolgico em clnica-escola. In M. Mahfoud (Org.), Planto psicolgico: novos horizontes (pp. 115-133). So Paulo: Editora Companhia Ilimitada. Cury, V. E. (2003). As incurses de uma ateno psicolgica clnica em instituies de sade mental pblica. Manuscrito no-publicado, Pontifcia Universidade Catlica de Campinas, Campinas. Dubost, J. (1988). La question de la spcificit ds recherches-action selon ls champs. In M. Hugon & C. Sebel (Orgs.), Recherches impliques, recherches action: le cas de lducation (pp. 44-45). Bruxelas: DeBoeck. Feild, R. (1976). The invisible way. Nova York: Harper & Row. Ferreira, A. B. H. (1999). Novo Aurlio Dicionrio da Lngua Portuguesa Sculo XXI (3a ed.). So Paulo: Nova Fronteira. Ferreira, A. P. (2003). Um estudo sobre interao criana-criana em uma creche comunitria. Relatrio de Iniciao Cientfica no-publicado, CEPE-PUCSP, So Paulo. Gajardo, M. (1999). Pesquisa participante: proposta e projetos. In Brando, C. R. (Org.), Repensando a pesquisa participante (pp. 15-50). So Paulo: Brasiliense. Gohn, M. G. (2001). Conselhos gestores e participao sociopoltica. So Paulo: Cortez. Gomes-Szymanski, H. (1988). Um estudo sobre significado de famlia. Tese de Doutorado no-publicada, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. Heidegger, M. (1954/2001). Ensaios e conferncias (Trad. E. C. Leo). Petrpolis: Vozes. Instituto Antnio Houaiss de Lexicografia (2001). Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Autor. Levy, A. (2001). Cincias clnicas e organizaes sociais. Belo Horizonte: Autentica/FUMEC. Lima, A. P. (2003). A relao adulto criana no contexto familiar. Relatrio de Iniciao Cientfica no-publicado. CEPE-PUCSP. Mahfoud, M. (1999). Planto psicolgico: novos horizontes. So Paulo: Editora Companhia Ilimitada. Martins, E. A. (1999). Interao criana-criana em jogos cooperativos. Relatrio de Iniciao Cientfica no-publicado, CEPE-PUCSP, So Paulo. Martins, E. (2002). O brincar como uma prtica educativa na famlia. Tese de doutorado no-publicada, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. Mazzotti, A. A. J. (1996). O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educao. Cadernos de Pesquisa, 96, 13-23. Minayo, M. C. S. (1996). O desafio do conhecimento. Rio de Janeiro: Hucitec. Moustakas, C. (1994). Phenomenological research methods. Thousands Oaks: Sage. Nobre, A. (1999). Avaliao genealgica. In P. R. M. Menandro, Z. A. Trindade, & E. B. Borloti (Orgs.), Pesquisa em Psicologia: recriando mtodos (pp. 73-87). Vitria: UFES, CAPES, PROIN. Polanyi, M. (1969). Knowing and being. Chicago: University of Chicago Press. Prado, A. A. R. (2003). A transmisso intergeneracional de prticas educativas; um estudo com histria de vida. Relatrio de Iniciao Cientfica nopublicado, CEPE-PUCSP. Rey, F. G. (2000). La investigacin cualitativa en Psicologia. So Paulo: EDUC. Ribeiro, F. F. (2004). O planto psicoeducativo: espao de reflexo e mudana oferecido s famlias de uma comunidade de baixa renda. Dissertao de Mestrado no-publicada, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. Ribeiro, M. I. S. P. (2002). O cuidado da criana na relao dialgica educador/educando. Dissertao de Mestrado no-publicada, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. Rogers, C. R. (1976). Pessoa ou cincia: um problema de filosofia. In Rogers, C. R. Tornar-se pessoa (pp. 177-200). So Paulo: Martins Fontes. Seibel, C. (1988). Le statut scientifique de la recherche action. In M. Hugon & C. Sebel (Orgs.), Recherches impliques, recherches action: le cas de lducation. Bruxelas: De Boeck.

364

H.Szymanski & V.E.Cury

Serio, R. (2003). A transmisso intergeneracional de prticas educativas: um estudo com genograma. Relatrio de Iniciao Cientfica no-publicado. CEPE-PUCSP. Serrano-Garcia, I., & Collazo, W. R. (1992). Contribuciones portorriqueas a la psicologia social-comunitaria. Rio Piedras: Editorial de La Universidad de Puerto Rico. Szymanski, H. (1998). Prticas educativas familiares e o sentido da construo da identidade: autoritarismo, violncia e identidade negativa. Relatrio de pesquisa no-publicado. PEPGPE/PUCSP. Szymanski, H. (2002). A entrevista na pesquisa em educao: a prtica reflexiva. Braslia: Plano. Thiollent, M. (1987). Crtica metodolgica. investigao social e enquete operria. So Paulo: Polis.

Thiollent, M. (1999). Notas para o debate sobre pesquisa ao. In Brando, C. R. (Org.), Repensando a pesquisa participante (pp. 82-103). So Paulo: Brasiliense. Veiga, L. da (1985). Educao, movimentos populares e a pesquisa participante: algumas consideraes. In F. R. Madeira & G. N. Mello. Educao na Amrica Latina: os modelos tericos e a realidade social (pp. 187-202). So Paulo: Cortez & Autores Associados. Wertz, F. J. (1998). The role of the humanistic movement in the history of Psychology. Journal of Humanistic Psychology, 38(1), 42-70. Websters New Universal Unabridged Dictionary (1996). Nova York: Barnes & Noble. Zuiga, R. (1981). La recherche action et li controle du savoir. Revue Internationale daction communautair, 5/45, 35-44.

Notas
1 2 3 4 5

Traduo nossa. Grifo do autor. Traduo das autoras. Itlicos do autor. Talvez referindo-se observao participante como instrumento de pesquisa, usado por alguns como sinnimo de pesquisa participante. Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, Fundao Universidade do Rio Grande, Universidade de Sorocaba e Universidade Federal de Uberlndia. Sempre na forma de um projeto de iniciao cientfica, mestrado ou doutorado.

Heloisa Szymanski professora na Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Endereo para correspondncia: Rua Maranho, 531, Apto. 52; So Paulo, SP; CEP 01240-001. Tel/fax: (11) 3666-0895. E-mail: hszymans@pucsp.br Vera Engler Cury professora na Pontifcia Universidade Catlica de Campinas. E-mail: wavey@dglnet.com.br ou pos.psico@puc-campinas.edu.br

You might also like