You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE DIREITO CURSO DE GRADUAO EM DIREITO

Igor Silvrio Freire Luiz Henrique da Silva Freitas

AVALIAO DA TERCEIRA UNIDADE INVENTRIO EXTRAJUDICIAL

Professor: Thiago Oliveira Moreira

NATAL RN JUNHO - 2012

INVENTRIO EXTRAJUDICIAL

INTRODUO

O inventrio consiste numa srie de atos com o objetivo de realizar a partilha de bens entre os herdeiros. Observa-se primeiramente o ativo e passivo da herana deixada pelo falecido e, aps quitados os dbitos, calcula-se a herana lquida e a distribuem entre os herdeiros, seguindo as normas adotadas no ordenamento brasileiro. Esse procedimento sempre se dava de forma judicial, segundo o artigo 982 ento vigente do nosso Cdigo de Processo Civil.

Art. 982. Proceder-se- ao inventrio judicial, ainda que todas as partes sejam capazes.

O inventrio extrajudicial ou administrativo surgiu em 2007, com a Lei 11.441 e trouxe, sem dvida, uma necessria evoluo ao procedimento, acompanhando uma visvel necessidade da sociedade. Esta lei trouxe a possibilidade de se processar o inventrio em cartrio, de forma apenas administrativa, sem a necessidade de homologao judicial, sendo assim menos oneroso e mais clere. Aps o procedimento, o registro da partilha efetuado por escritura pblica. A lei tambm tem efeitos retroativos, isto , pode ser aplicada para realizao de inventrio, ainda que o indivduo tenha falecido antes de 2007. O novo Art. 982 traz os diversos requisitos necessrios para que o inventrio possa ser realizado extrajudicialmente, que sero analisados nos tpicos seguintes, alm de trazer, em seu pargrafo nico, a obrigao de todas as partes interessadas do inventrio estiverem assistidas por advogado, comum ou individualmente.

Art. 982. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se- ao inventrio judicial; se todos forem capazes e concordes, poder fazer-se o inventrio e a partilha por escritura pblica, a qual constituir ttulo hbil para o registro imobilirio.

Pargrafo nico. O tabelio somente lavrar a escritura pblica se todas as partes interessadas estiverem assistidas por advogado comum ou

advogados de cada uma delas, cuja qualificao e assinatura constaro do ato notarial.

Outra mudana foi o aumento do prazo para abertura de inventrio aps a abertura da sucesso. Antes de apenas 30 dias, agora as partes tem 60 dias para cumprir esta diligncia. Meses aps a entrada em vigor da Lei, justificado por divergncias em torno da aplicao da mesma, o Conselho Nacional de Justia lanou uma Resoluo, a de n 35 deste Conselho, para uniformizar os entendimentos sobre o assunto, posto que, segundo a prpria Resoluo, a Lei veio para ajudar a descongestionar o judicirio e tornar mais geis e onerosos o processo de inventrio, quando este obedecesse aos requisitos. De fato, como as alteraes nos comandos do Cdigo de Processo Civil foram pequenas e no trouxeram maiores explicaes sobre o procedimento no corpo da lei ou mesmo nas alteraes, haviam muitos pontos obscuros como a necessidade ou no de homologao judicial do inventrio extrajudicial. Esclarecendo estes pontos a resoluo garantiu, por exemplo, que os interessados no inventrio podem, em comum acordo, desistir do inventrio judicial j instaurado em favor do inventrio extrajudicial. Determinou tambm, no Art. 3, que a escritura pblica de inventrio e partilha no depende de homologao judicial e corroborou que esta escritura ttulo hbil para o registro civil e imobilirio, para a transferncia de bens e direitos, bem como para todos os atos para a materializao destas transferncias e o levantamento de valores junto a instituies como o DETRAN, Junta Comercial, instituies financeiras, etc. Quanto ao polmico ponto dos emolumentos a serem pagos para realizao do inventrio extrajudicial, a Resoluo 35 do CNJ tambm foi deveras esclarecedora. Primeiramente, o Art. 4 definiu que o valor dos emolumentos deve corresponder ao efetivo custo e adequada e suficiente remunerao dos servios prestados, de acordo com a Lei 10.169/2000 e o Art 5 proibiu a fixao de percentual sobre o valor do negcio jurdico. Foi vedada, da mesma forma, a indicao, pelo tabelio, a indicao de advogados s partes. A resoluo tambm englobou a questo da gratuidade, ao afirmar que possvel a gratuidade para este procedimento e que para obteno desta, basta declarao de hipossuficincia dos interessados. Alm disso, est explcito que, embora previsto no Cdigo de Processo Civil, as regras de competncia deste Cdigo no so aplicveis realizao do inventrio

extrajudicial. Os interessados podem proceder com o inventrio no cartrio sua escolha, independentemente do domiclio das partes, do local e da situao dos bens ou do local de bito do falecido. Alm disso, a Seo II da Resoluo serviu para esclarecer pontos sobre o procedimento do inventrio e partilha extrajudicial da qual trataremos daqui em diante.

REQUISITOS Inicialmente, o art. 982 do Cdigo de Processo Civil delimita trs requisitos para o inventrio extrajudicial, ou por escritura pblica, reforados pelo art. 2015 do Cdigo Civil, quais sejam:

a) inexistncia de testamento; b) inexistncia de menores ou incapazes no rol de herdeiros; c) pleno acordo quando a partilha a ser formalizada.

Outros requisitos a presena obrigatria de advogados que assistam todas as partes, conforme pargrafo primeiro do Art. 982, CPC, e na falta desse, poder o defensor pblico assistir s partes. Esta tambm a disposio do art. 8 da Resoluo 35, do CNJ, sendo nula a partilha amigvel sem a participao de advogado ou defensor pblico, ainda que comum a todos os herdeiros.:

Art. 8 necessria a presena do advogado, dispensada a procurao, ou do defensor pblico, na lavratura das escrituras decorrentes da Lei 11.441/07, nelas constando seu nome e registro na OAB. Art. 9 vedada ao tabelio a indicao de advogado s partes, que devero comparecer para o ato notarial acompanhadas de profissional de sua confiana. Se as partes no dispuserem de condies econmicas para contratar advogado, o tabelio dever recomendar-lhes a Defensoria Pblica, onde houver, ou, na sua falta, a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.

PROCEDIMENTO E FORMALIDADES

Existe no pargrafo segundo do Art. 982, CPC a previso de gratuidade, relativa s escrituras de inventrio, partilha, separao e divrcio consensuais, para queles que

se declararem pobres sob as penas da lei, mediante simples declarao dos interessados de que no possuem condies de arcar com os emolumentos, ainda que as partes estejam assistidas por advogado constitudo, conforme Arts. 6 e 7 da Resoluo 35, CNJ. O recolhimento dos tributos incidentes, normalmente o ITCMD, deve anteceder a lavratura da escritura, devendo, portanto, o advogado apresentar a guia de recolhimento desse Imposto. (Art. 15, Resoluo 35, CNJ) No inventrio extrajudicial, obrigatria a nomeao de interessado para representar o esplio, com poderes de inventariante, no cumprimento de obrigaes ativas ou passivas pendentes, sem necessidade de seguir a ordem prevista no art. 990 do Cdigo de Processo Civil, conforme Art. 11 da Resoluo 35, CNJ. De acordo com o Art. 20 da Resoluo 35, CNJ, na escritura, as partes e respectivos cnjuges devem estar nomeados e qualificados (nacionalidade; profisso; idade; estado civil; regime de bens; data do casamento; pacto antenupcial e seu registro imobilirio, se houver; nmero do documento de identidade; nmero de inscrio no CPF/MF; domiclio e residncia). Recordando que o(a) companheiro(a) que tenha direito sucesso parte, observada a necessidade de ao judicial se o autor da herana no deixar outro sucessor ou no houver consenso de todos os herdeiros, inclusive quanto ao reconhecimento da unio estvel. (Art. 18, Resoluo 35, CNJ) Ademais, a meao de companheiro(a) pode ser reconhecida na escritura pblica, desde que todos os herdeiros e interessados na herana, absolutamente capazes, estejam de acordo. (Art. 19, Resoluo 35, CNJ) Alm da qualificao das partes e dos respectivos cnjuges, deve haver, conforme Art. 21 da Resoluo 35, CNJ, a qualificao completa do autor da herana: o regime de bens do casamento; pacto antenupcial e seu registro imobilirio, se houver; dia e lugar em que faleceu o autor da herana; data da expedio da certido de bito; livro, folha, nmero do termo e unidade de servio em que consta o registro do bito; e a meno ou declarao dos herdeiros de que o autor da herana no deixou testamento e outros herdeiros, sob as penas da lei. Por fim, de acordo com o disposto no Art. 22 da referida Resoluo , na lavratura da escritura, devero ser apresentados os seguintes documentos: a) certido de bito do autor da herana; b) documento de identidade oficial e CPF das partes e do autor da herana; c) certido comprobatria do vnculo de parentesco dos herdeiros; d)

certido de casamento do cnjuge sobrevivente e dos herdeiros casados e pacto antenupcial, se houver; e) certido de propriedade de bens imveis e direitos a eles relativos; f) documentos necessrios comprovao da titularidade dos bens mveis e direitos, se houver; g) certido negativa de tributos; e h) Certificado de Cadastro de Imvel Rural - CCIR, se houver imvel rural a ser partilhado. H a possibilidade de a escritura pblica ser retificada, desde que haja o consentimento de todos os interessados, conforme Art. 13 da retro mencionada Resoluo. Os erros materiais podero ser corrigidos, de ofcio ou mediante requerimento de qualquer das partes, ou de seu procurador, por averbao margem do ato notarial ou, no havendo espao, por escriturao prpria lanada no livro das escrituras pblicas e anotao remissiva. possvel a promoo de inventrio extrajudicial por cessionrio de direitos hereditrios, mesmo na hiptese de cesso de parte do acervo, desde que todos os herdeiros estejam presentes e concordes, assim como admissvel a sobrepartilha por escritura pblica, ainda que referente a inventrio e partilha judiciais j findos, mesmo que o herdeiro, hoje maior e capaz, fosse menor ou incapaz ao tempo do bito ou do processo judicial. (Arts. 16 e 25, Resoluo 35, CNJ) Admite-se ainda o inventrio negativo por escritura pblica, quando o de cujus no deixar bens a serem partilhados. (Art. 28, Resoluo 35, CNJ) Quando s houver um herdeiro, maior e capaz, com direito totalidade da herana, no haver partilha, lavrando-se a escritura de inventrio e adjudicao dos bens. (Art. 26, Resoluo 35, CNJ) Por fim, para o art. 46 da Resoluo 35 do CNJ, o tabelio poder se negar a lavrar a escritura de inventrio ou partilha se houver fundados indcios de fraude ou em caso de dvidas sobre a declarao de vontade de algum dos herdeiros, fundamentando a recusa por escrito.

REFERNCIAS

COSTA, Anah Monte Cruz. OLIVEIRA, Rodrigo Corra. O Inventrio extrajudicial e seu processamento. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/19225/oinventario-extrajudicial-e-seu-processamento>. Acesso em: 24 jun 2012.

FIUZA, Csar. Direito Civil: curso completo. 8 Ed.,Rev., atual. e ampl. Belo Horizonte. Del Rey.

TARTUCE, Flvio. Manual de Direito Civil Volume nico. Mtodo. Rio de Janeiro, 2012

BRASIL. Cdigo de Processo Civil, 1973.

BRASIL. Lei n 11.441, 2007

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA. Resoluo 35/2007.

You might also like