You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DISCIPLINA: LAB.

DE ANLISE FILOSFICA 3 ALUNO: SANDERSON MOLICK SILVA

PLANO DE AULA (Ensino mdio e superior): 1. TEMA: Gottlob Frege Lgica e Filosofia da Linguagem. 2. JUSTIFICATIVA: Frege se caracteriza como um dos pensadores mais influentes da filosofia contempornea. Sua obra serve como um dos principais alicerces para um novo tratamento dos problemas relativos lgica, matemtica, filosofia da lgica, matemtica e da linguagem. Dentre as obras escritas por ele, a mais influente certamente o seu livro publicado em 1789, Begriffsschrift (traduzido como escrita conceitual ou ideografia), nela, Frege constri um sistema simblico artificial dotado de uma forte estrutura terica e capaz de uma descrio rigorosa da linguagem natural. O objetivo de uma Begriffsschrift suplantar e localizar as indeterminaes contidas na linguagem natural a partir de um sistema lgico formal capaz de expressar relaes aritmticas, conceitos e definies de uma maneira precisa, onde tal pretenso culmina em um programa denominado Logicismo, que pretende reduzir a aritmtica lgica. Frege tambm responsvel pela distino entre o sentido e a referncia de um termo. Onde a partir desses conceitos Frege pensar a semntica da linguagem matemtica e da linguagem natural, resultando em formulaes conceituais acerca do papel da linguagem na filosofia e da construo dos objetos matemticos. Tais idias de Frege serviro de pano de fundo para a realizao da obra de filsofos posteriores como Russell e Wittgenstein, como tambm na culminao do positivismo lgico, movimento no qual, influenciado pelas idias de Frege, pretendia-se uma crena

absoluta no papel da lgica na construo da cincia e da filosofia, de modo a alcanar um saber cada vez mais preciso. 3. OBJETIVOS (Ensino mdio): 3.1: Exposio do momento histrico em que se situa a obra de Frege (suas motivaes). 3.2: Exposio da influncia de Frege no panorama da filosofia contempornea. 3.3: Apresentar a definio e as motivaes de uma Begriffsschrift. 3.4: Exposio da anlise funo/argumento e como se d sua aplicao linguagem natural. 3.5: Dado o tpico anterior, apresentao da distino entre sentido e referncia. 4. BIBLIOGRAFIA (Ensino mdio): FREGE, Gottlob. Der Gedanke (O pensamento). Traduo de Cludio F. Costa. In: Estudos Filosficos. Ed. Tempo Brasiliense/Edufrn: Rio de Janeiro, 1999. FREGE, Gottlob. Lgica e Filosofia da Linguagem. Seleo e traduo de Paulo Alcoforado. Ed. Cultrix/ Ed. Da Universidade de So Paulo: 1978.

Obs.: Tal bibliografia pressupe a leitura, o acompanhamento e os comentrios do professor acerca do tema tratado. 5. OBJETIVOS (Ensino superior): 5.1: Exposio do momento histrico em que se situa a obra de Frege (suas motivaes e influncias a partir da discusso de conhecimento matemtico tratada por Locke, Hume e a posio Kantiana em relao ao conceito de nmero e suas relaes com as intuies puras). 5.2: Exposio da influncia de Frege no panorama da filosofia contempornea. (A influncias de suas idias para o desenvolvimento da filosofia da linguagem e da filosofia analtica, ainda de que maneiras sua obra possibilita o estabelecimento do positivismo lgico).

5.3: Apresentar a definio e as motivaes de uma Begriffsschrift (exposio detalhada e precisa pressupondo que o aluno j possui conhecimento da lgica introdutria) e de como ela possibilita a formao da lgica. 5.4: Exposio da anlise funo/argumento e como se d sua aplicao linguagem natural (o papel da lgica). 5.5: Apresentao da distino entre sentido e referncia (sua influncia na filosofia da linguagem e na filosofia da lgica, como tambm o papel dessa distino na construo da lgica). 5.6: Comentrio sobre o programa logicista e sua influncia na filosofia e na matemtica, apontando para tpicos como o desenvolvimento da teoria dos conjuntos, paradoxo de Russell, realismo, intuicionismo e nominalismo matemtico. 6. BIBLIOGRAFIA (Ensino superior): MACFARLANCE, John. Frege, Kant, and the logic in Logicism. The

Philosophical Review, Vol. 111, N 1 (Janeiro 2002) FREGE, Gottlob. Der Gedanke (O pensamento). Traduo de Cludio F. Costa. In: Estudos Filosficos. Ed. Tempo Brasiliense/Edufrn: Rio de Janeiro, 1999. MENDELSOHN, Richard L. The philosophy of Gottlob Frege. Cambridge University Press, Nova York: 2005 CARSON, Emile and HUBER, Renate. Intuition and the axiomatic method. Springer, Holanda: 2006. FREGE, Gottlob. Lgica e Filosofia da Linguagem. Seleo e traduo de Paulo Alcoforado. Ed. Cultrix/ Ed. Da Universidade de So Paulo: 1978. DUMMET, Michael. Frege Philosophy of Language. Harvard University Press, Gr-Bretanha: 1973.

You might also like