You are on page 1of 6

Trabalho de Portugus

Tema: Antologia potica


Marco Aurlio Gabrielle Soares 12 3B

Como a linguagem literria da modernidade?


A linguagem moderna hoje em dia dependendo para quem se pergunta, falar grias, super na moda, super atual. Mas para mim a linguagem moderna aquela que conseguimos nos expressar em qualquer lugar, com qualquer pessoa, sabendo se colocar e usando da norma padro, de uma forma mais coloquial, mas sem sair do correto e do atual.

Poesias:

Amor eterno
O amor romntico como um traje, que, como no eterno, dura tanto quanto dura; e, em breve, sob a veste do ideal que formamos, que se esfacela, surge o corpo real da pessoa humana, em que o vestimos. O amor romntico, portanto, um caminho de desiluso. S o no quando a desiluso, aceite desde o princpio, decide variar de ideal constantemente, tecer constantemente, nas oficinas da alma, novos trajes, com que constantemente se renove o aspecto da criatura, por eles vestida.

Fernando Pessoa Resenha


Esse texto caracteriza muito bem o modernismo pela sua forma de escrever, por mais complexa que seja um modelo diferente de estrofes e versos. Ele fala sobre o amor, como algo passageiro, como uma roupa que vestimos e depois no usamos mais. Como um caminho pra desiluso, um caminho que nos leva ao sofrimento e a dor. Entretanto, concordo discordando dele. O amor sim nos faz sofrer, o amor sim parece passageiro, mas quando escolhemos o caminho e certo e o traje certo o amor se torna a razo de viver.

Aceitars o amor como eu o encaro?...


Aceitars o amor como eu o encaro?... ...Azul bem leve, um nimbo, suavemente Guarda-te a imagem, como um anteparo Contra estes mveis de banal presente. Tudo o que h de melhor e de mais raro Vive em teu corpo nu de adolescente, A perna assim jogada e o brao, o claro Olhar preso no meu, perdidamente.

No exijas mais nada. No desejo Tambm mais nada, s te olhar, enquanto A realidade simples, e isto apenas. Que grandeza... a evaso total do pejo Que nasce das imperfeies. O encanto Que nasce das adoraes serenas.

Mario de Andrade Resenha


Nesta poesia pode observar uma estrutura simples de poesia (estrofes e versos). A poesia relata uma paixo clara, um homem que conseguia enxergar o amor com cores e sentidos, ele est encantado com a cor de sua pele e o claro olhar de seus olhos, isso fica bem claro. Ele no precisava de mais nada somente do olhar da menina adolescente. Concordo muito com o eu lrico, ele fala do amor com uma suavidade e com uma verdade que nos faz imaginar toda a poesia e todo sentimento dele ao escrev-la.

Arte de amar
Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma. A alma que estraga o amor. S em Deus ela pode encontrar satisfao. No noutra alma. S em Deus ou fora do mundo. As almas so incomunicveis. Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo Porque os corpos se entendem, mas as almas no.

Manuel Bandeira

Resenha

O autor deixa bem claro que a alma estraga o sentimento de amar, relata que as almas no se entendem, mas sim os corpos. Declara que em Deus encontramos a satisfao e no buscando em outro ser que pode te magoar e que no se comunicar com voc. Acredito nessa poesia, sim somente em Deus encontramos a verdadeira felicidade e se queremos nos entender de corpo e almas com algum primeiro devemos buscar em Deus esse sentimento e no no mundo onde as almas so incomunicveis.

As sem-razes do amor
Eu te amo porque te amo, No precisas ser amante, e nem sempre sabes s-lo. Eu te amo porque te amo. Amor estado de graa e com amor no se paga. Amor dado de graa, semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. Amor foge a dicionrios e a regulamentos vrios. Eu te amo porque no amo bastante ou demais a mim. Porque amor no se troca, no se conjuga nem se ama. Porque amor amor a nada, feliz e forte em si mesmo. Amor primo da morte, e da morte vencedor, por mais que o matem (e matam)

a cada instante de amor.

Carlos Drummond de Andrade Resenha


O ttulo desta poesia demonstra um tom de duplo sentido, ele relata as nenhumas razes para se amar um algum. Ele nos diz que no podemos encontrar o amor em livros, dicionrios, no h explicao para se amar, amor graa aquilo que dado mesmo sem merecer. Contudo, essa poesia toca muito porque ele sente o amor de uma maneira forte, o amor se fortalece em si mesmo, no precisa saber amar apenas ame. O amor est em todos os lugares, o romantismo est em todas as situaes, num eclipse, numa cachoeira aonde voc quiser senti-lo

Serenata
Permita que eu feche os meus olhos, pois muito longe e to tarde! Pensei que era apenas demora, e cantando pus-me a esperar-te. Permite que agora emudea: que me conforme em ser sozinha. H uma doce luz no silencio, e a dor de origem divina. Permite que eu volte o meu rosto para um cu maior que este mundo, e aprenda a ser dcil no sonho como as estrelas no seu rumo.

Ceclia Meireles

Resenha

Uma poesia romntica onde citado o dom do canto, a espera do seu amor ela se pos a cantar. Ao mesmo tempo ela para e lembra que est s e para o seu canto preferindo ouvir o som do silncio e enxergar a doura de um sonho. Uma poesia com muitas metforas, mas com um bom toque de amor e iluso. Uma pessoa ou uma menina se poe a imaginar como seria ter um amor e poder cantar para ele, entretanto ela cai em si me percebe que tudo no basta de um doce sonho e o que Le resta um doce silencio e uma dor divina.

Concluso

Nessas poesias pude sentir me tocada, de uma forma muito bonita resolvi fazer esse trabalho com o tema de amor, porque para mim as poesias mais bonitas so essas em que podemos ver os autores se expressarem, por mais que no seja aquilo que eles vivem, mas algo que muitas vezes eles gostariam e c se imaginariam vivendo. Gostei muito de cada poesia escolhida e gostei muito de ter feito este trabalho, me acrescentou muito.

You might also like