You are on page 1of 3

Ncleo de Educao a Distncia (NEAD) | Metodologia da Pesquisa

A FORMAO DO PROFISSIONAL EM QUESTO: POR QUE PESQUISAR?


Irene Jeanete Lemos Gilberto

Breve contextualizao
O objetivo deste texto trazer reflexes sobre o significado da pesquisa para a vida do profissional. Abrindo o debate sobre o que significa a pesquisa na formao do profissional, apresento, inicialmente, alguns pontos para reflexo. O primeiro deles diz respeito ao fato de que a criao da universidade brasileira relativamente recente, se pensarmos que desde o sculo XVII j havia universidade na Europa. Em nosso pas, com a vinda da famlia real ao Brasil, foram criados os primeiros cursos isolados de ensino superior, nas reas de direito, medicina e engenharia. As primeiras universidades brasileiras datam da dcada de 1930. Em 1935 foi criada a Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro, cujo objetivo, de acordo com Cunha (1989, p. 18) era o desenvolvimento e a disseminao do saber desinteressado. Ou seja: a universidade era o locus para a produo e a divulgao do conhecimento. Era o espao destinado ao pensamento, reflexo, busca de experincias novas, produo de cultura. Estava, portanto, comprometida com a produo de novos conhecimentos. No entanto, essa perspectiva se modifica a partir do final da dcada de 1930, quando as polticas governamentais passaram a ditar novas regras, instituindo novos modelos para a universidade. Hoje em dia um novo quadro se apresenta para o recm- graduado que ingressa na profisso. Embora se repita exausto que a formao deve estar voltada para o mercado de trabalho, devemos pensar, inicialmente, que tipo de formao uma universidade pode e deve- oferecer aos seus alunos para que eles tenham condies de ingressar no mercado de trabalho, mas consigam colaborar de forma criativa e crtica na soluo de questes do cotidiano. Que formao a universidade dever propiciar para que saibam pensar longe dos muros da universidade e, assim, contribuir para o conhecimento de uma gerao? H algumas dcadas atrs, era suficiente ter um diploma, que dava ao cidado condies de se inserir na sociedade e desenvolver-se profissionalmente. Hoje em dia, fala-se em educao para toda a vida, porque o mundo mudou e o desenvolvimento das tecnologias contribuiu para isso. 1

Ncleo de Educao a Distncia (NEAD) | Metodologia da Pesquisa

Sob esse aspecto, as imagens nos ajudam a compreender essas mudanas e o papel que as tecnologias sempre tiveram na sociedade. Provavelmente, as futuras geraes nunca saibam o que significa a palavra bonde. No entanto, esse meio de transporte facilitou a vida de muitas geraes do passado. Na poca, era uma tecnologia inovadora, que hoje foi transformada em pea de museu.

Largo da S - 1904 Hoje, temos a criao de redes virtuais, as quais se desenvolvem com uma velocidade espantosa, e possibilitam a comunicao entre as pessoas, mas tambm podem ser depositrias de produo de conhecimento. So inmeras as bibliotecas virtuais espalhadas pelo mundo, e s quais todos podem ter acesso. A aldeia global, de que falava McLuhan, tornou-se realidade e, no universo dinmico e complexo da Internet as pessoas encontram todo tipo de informao. Saber selecionar essa informao, saber diferenciar uma fonte confivel de uma informao embusteira fundamental para quem vem em busca de uma slida formao. E o mercado de trabalho exige, hoje, um profissional criativo e crtico, que consiga resolver problemas e proponha solues novas. Isso somado ao fato de que muitas empresas, na seleo dos candidatos, exigem como proposta inicial um projeto.

O lugar da pesquisa como diferencial de formao


A princpio, pode-se pensar em dois tipos de formao: aquele que toma por base a reproduo de conhecimentos adquiridos e aquele que tem como eixo a investigao de um problema. No primeiro caso, suficiente que o aluno reproduza o conhecimento adquirido. Na formao feita com base na pesquisa, o aluno escolhe o tema da pesquisa, elabora uma questo problematizadora e realiza a investigao. Escreve o Relatrio da pesquisa e apresenta comunidade. A pesquisa, portanto, 2

Ncleo de Educao a Distncia (NEAD) | Metodologia da Pesquisa

envolve vrias aes: a escolha do objeto de investigao, a pesquisa, a coleta, a sistematizao e a interpretao dos dados colhidos na investigao e a socializao da pesquisa. Isso significa ser protagonista da sua formao, porque a pesquisa envolve estudo, anlise, comunicao escrita e comunicao oral. A pesquisa desenvolve o senso de organizao e de sistematizao das ideias. Portanto, pode-se dizer que pesquisar ajuda a compreender melhor os fenmenos e os seres humanos. E ajuda a nos tornar mais humanos, que o sentido primeiro da educao. O Mdulo II, da disciplina Metodologia da Pesquisa, intitulado O conhecimento cientfico, os tipos de Pesquisa e a questo do mtodo, tem por objetivo introduzir o aluno nas questes relacionadas cincia e ao mtodo cientfico, o que muito diferente da chamada pesquisa de opinio. Para fins didticos, dividimos o contedo deste mdulo em duas unidades. Na primeira, voc vai estudar o que o conhecimento cientfico e quais os tipos de pesquisa. Na segunda unidade, vamos tratar da questo do mtodo e da pergunta da pesquisa. Os materiais aqui produzidos foram escritos especialmente para esta disciplina e so parte do livro que est sendo organizado para este curso. Para que voc possa acompanhar a apresentao dos contedos deste Mdulo, elaboramos um Roteiro com os respectivos contedos em Power Point, alm de artigo cientfico, elaborado de acordo com as Normas da ABNT.

Leia os textos, e responda s atividades propostas no Forum. Bom estudo.

Profa. Dra. Irene Jeanete L. Gilberto (Coordenadora do Projeto)

You might also like