You are on page 1of 12

3.0 Introduo A montagem de computadores uma das grandes tarefas do tcnico.

. Como um tcnico, voc precisar utilizar lgica e mtodo ao trabalhar com componentes de computador. Como em qualquer funo, as habilidades para a montagem de computadores melhoraro drasticamente com a prtica. Aps a concluso deste captulo, voc estar apto a: Abrir o gabinete. Instalar a fonte de energia. Conectar os componentes placa-me e instal-la. Instalar unidades internas. Instalar unidades nos compartimentos externos. Instalar adaptadores. Conectar todos os cabos internos. Recolocar os painis laterais e conectar os cabos externos ao computador. Inicializar o computador pela primeira vez.

3.1 Abrir o gabinete Os gabinetes de computador so produzidos em diversos formatos. Os formatos referem-se ao tamanho e forma do gabinete. Prepare o espao de trabalho antes de abrir o gabinete do computador. Deve haver iluminao adequada, boa ventilao e temperatura ambiente confortvel. Todos os lados da bancada ou da mesa de trabalho devem estar livres. Evite acumular ferramentas ou componentes de computador sobre a superfcie da bancada ou da mesa. Uma manta antiesttica sobre a mesa ajudar a evitar danos por descarga eletrosttica aos equipamentos. Pequenos recipientes podem ser usados para guardar parafusos e outras peas medida que so removidos. Existem diversos mtodos para abrir gabinetes. Para saber como abrir determinado gabinete de computador, consulte o manual do usurio ou o site do fabricante. A maioria dos gabinetes aberta de uma das seguintes maneiras: A tampa do gabinete pode ser retirada como um todo. Os painis superior e laterais do gabinete podem ser removidos. A parte superior do gabinete pode ser removida antes dos painis laterais.

3.2 Instalar a fonte de energia O tcnico pode ser solicitado para substituir ou instalar uma fonte de energia. A maioria das fontes de energia se encaixa apenas de uma forma no gabinete do computador. H trs ou quatro parafusos que conectam a fonte de energia ao gabinete. As fontes de energia tm ventoinhas que vibram e podem soltar os parafusos que no estejam bem presos. Ao instalar uma fonte de energia, verifique se todos os parafusos esto em uso e bem fixos. Estas so as etapas de instalao da fonte de energia: 1. Insira a fonte de energia no gabinete. 2. Alinhe os furos da fonte de energia com os furos do gabinete. 3. Fixe a fonte de energia ao gabinete usando os parafusos corretos.

Atividade opcional Fonte de energia de computador virtual

Os requisitos do sistema para o computador virtual so pelo menos 512 MB de RAM e sistema operacional Windows 2000 ou XP. Conclua a camada de fonte de energia do computador virtual

Laboratrio Instalao da fonte de energia Instalar a fonte de energia no computador 3.3 Conectar os componentes placa-me e instal-la Esta seo detalha as etapas para instalar componentes na placa-me e, em seguida, instalar a placa-me no gabinete do computador. Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: 3.3 Instalar uma CPU e um dissipador de calor/ventoinha. Instalar a RAM. Instalar a placa-me.

Conectar os componentes placa-me e instal-la

3.3.1 Instalar uma CPU e um dissipador de calor/ventoinha A CPU e o dissipador de calor/ventoinha podem ser instalados na placa-me antes da insero da placa-me no gabinete do computador. CPU A Figura 1 mostra a imagem amplificada da CPU e da placa-me. A CPU e a placa-me so sensveis descarga eletrosttica. Ao manusear a CPU e a placame, tenha o cuidado de posicion-las sobre uma manta antisttica aterrada. Use uma pulseira antisttica ao trabalhar com esses componentes. CUIDADO: Nunca toque nos contatos da CPU ao manuse-la. A CPU fixada ao soquete da placa-me por uma trava. Os soquetes de CPU atuais so soquetes ZIF. Familiarize-se com a trava antes de tentar fixar uma CPU ao soquete da placa-me. O composto trmico ajuda a manter a temperatura da CPU. A Figura 2 mostra o composto trmico sendo aplicado CPU. Se voc instalar uma CPU usada, use lcool isoproplico para limpar a CPU e a base do dissipador de calor. Esse procedimento remove todos os resqucios de compostos trmicos antigos. Assim, as superfcies estaro prontas para uma nova camada de composto trmico. Siga as instrues do fabricante sobre como aplicar o composto trmico. Dissipador de calor/ventoinha A Figura 3 mostra o dissipador de calor/ventoinha. Trata-se de um dispositivo de resfriamento dividido em duas partes. O dissipador de calor dispersa o calor da CPU. A ventoinha afasta o calor do dissipador de calor. Em geral, o dissipador de calor/ventoinha tem um conector de energia de 3 pinos. A Figura 4 mostra o conector e o cabeote da placa-me para o dissipador de calor/ventoinha.

Siga estas instrues para instalar a CPU e o dissipador de calor/ventoinha: 1. Alinhe a CPU para que o indicador da Conexo 1 se alinhe com o Pino 1 no soquete da CPU. Esse procedimento garante que os entalhes da CPU se alinhem s travas no soquete da CPU. 2. Encaixe a CPU cuidadosamente no soquete. 3. Feche a placa de carregamento da CPU e prenda-a no lugar, fechando a alavanca de carregamento e movendo-a sob a lingeta de reteno da alavanca. 4. Aplique uma pequena quantidade de composto trmico CPU e espalhe-o uniformemente. Siga as instrues de aplicao fornecidas pelo fabricante. 5. Alinhe os retentores do dissipador de calor/ventoinha com os furos na placa-me: 6. Insira o dissipador de calor/ventoinha no soquete da CPU cuidadosamente para no prender os fios da ventoinha. 7. Aperte os retentores do dissipador de calor/ventoinha para que fiquem bem presos. 8. Conecte o cabo de energia do dissipador de calor/ventoinha ao cabeote da placa-me. 3.3 Conectar os componentes placa-me e instal-la

3.3.2 Instalar a RAM A exemplo da CPU e do dissipador de calor/ventoinha, a RAM instalada na placa-me antes da insero da placa-me no gabinete do computador. Antes de instalar o mdulo de memria, consulte a documentao ou o site do fabricante da placa-me para verificar se a RAM compatvel com a placa-me. A RAM fornece armazenamento de dados temporrio CPU enquanto o computador est em funcionamento. RAM memria voltil, e isso significa que seu contedo se perde quando o computador desligado. Normalmente, o uso de mais RAM melhora o desempenho do computador. Siga estas etapas para a instalao da RAM: 1. Alinhe os entalhes do mdulo de RAM s travas do slot e pressione o mdulo para baixo at suas guias laterais se encaixarem. 2. Certifique-se de que as guias laterais prenderam o mdulo de RAM. Verifique se h contatos expostos. Repita essas etapas para mdulos de RAM adicionais. 3.3 Conectar os componentes placa-me e instal-la 3.3.3 Instalar a placa-me A placa-me est pronta para ser instalada no gabinete do computador. Suportes de plstico e metal so usados para a montagem da placa-me e para evitar que ela toque as partes metlicas do gabinete. Instale somente os suportes que se encaixam aos furos da placa-me. A instalao de suportes adicionais pode impedir o bom posicionamento da placa-me no gabinete do computador. Siga estas etapas para a instalao da placa-me: 1. Instale suportes no gabinete do computador. 2. Alinhe os conectores de E/S na parte traseira da placa-me com as aberturas na parte traseira do gabinete. 3. Alinhe os furos do parafuso da placa-me com os suportes. 4. Insira todos os parafusos da placa-me. 5. Aperte todos os parafusos da placa-me.

Atividade opcional Placa-me de computador virtual Os requisitos do sistema para o computador virtual so pelo menos 512 MB de RAM e sistema operacional Windows 2000 ou XP. Conclua a montagem na camada da placa-me do computador virtual

Laboratrio Instalao da placa-me Instalar a CPU, o dissipador de calor/ventoinha, a RAM e a placa-me 3.4 Instalar unidades internas As unidades instaladas em compartimentos internos chamam-se unidades internas. A unidade de disco rgido (HDD) um exemplo de unidade interna. Siga estas etapas para a instalao da unidade de disco rgido: Posicione a unidade de disco rgido para que se encaixe no compartimento de unidade de cerca de 9 cm. Insira a unidade de disco rgido no compartimento de forma que os furos da unidade se alinhem aos do parafuso do gabinete. Fixe a unidade de disco rgido ao gabinete usando os parafusos corretos.

Atividade opcional Unidades internas de computador virtual Os requisitos do sistema para o computador virtual so pelo menos 512 MB de RAM e sistema operacional Windows 2000 ou XP. Conclua a instalao do disco rgido na camada de unidade interna do computador virtual 3.5 Instalar unidades nos compartimentos externos Unidades pticas e unidades de disquete so instaladas em compartimentos que podem ser alcanados pela frente do gabinete. As unidades pticas e as unidades de disquete armazenam dados em mdia removvel. As unidades nos compartimentos externos permitem acesso mdia sem necessidade de abrir o gabinete. Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: 3.5 Instalar a unidade ptica. Instalar a unidade de disquete.

Instalar unidades nos compartimentos externos

3.5.1 Instalar a unidade ptica A unidade ptica um dispositivo de armazenamento que l e grava informaes em CDs e DVDs. Um conector de energia Molex fornece energia da fonte de energia unidade ptica. Um cabo PATA conecta a unidade ptica placa-me.

Siga estas etapas para a instalao da unidade ptica: 1. Posicione a unidade ptica para que se encaixe no compartimento da unidade de cerca de 13,4 cm. 2. Insira a unidade ptica no compartimento de forma que os furos da unidade se alinhem aos do parafuso do gabinete. 3. Fixe a unidade ptica no gabinete usando os parafusos corretos. 3.5 Instalar unidades nos compartimentos externos

3.5.2 Instalar a unidade de disquete A unidade de disquete (FDD) um dispositivo de armazenamento que l e grava informaes em disquetes. Um conector de energia Berg fornece energia da fonte de energia unidade de disquete. Um cabo especfico conecta a unidade de disquete placa-me. A unidade de disquete se encaixa no compartimento de aproximadamente 9 cm na frente do gabinete do computador. Siga estas etapas para a instalao da unidade de disquete: Posicione a unidade de disquete para que se encaixe no compartimento de unidade de cerca de 9 cm. Insira a unidade de disquete no compartimento de forma que os furos da unidade se alinhem aos do parafuso do gabinete. Fixe a unidade de disquete ao gabinete usando os parafusos corretos.

Atividade opcional Unidades de computador virtual nos compartimentos externos Os requisitos do sistema para o computador virtual so pelo menos 512 MB de RAM e sistema operacional Windows 2000 ou XP. Conclua a instalao da unidade ptica e da unidade de disquete na camada de compartimento externo do computador virtual

Laboratrio Instalao de unidade Instalar a unidade de disco rgido, a unidade ptica e a unidade de disquete 3.6 Instalar adaptadores Os adaptadores so instalados para conferir funcionalidade extra ao computador. Os adaptadores devem ser compatveis com o slot de expanso. Esta seo enfoca a instalao de trs tipos de adaptadores. Placa de rede PCIe x1 Placa de rede PCI sem fio Placa de vdeo PCIe x16

Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: Instalar a placa de rede. Instalar a placa de rede sem fio. Instalar a placa de vdeo.

3.6

Instalar adaptadores

3.6.1 Instalar a placa de rede A placa de rede permite que o computador se comunique com a rede. As placas de rede usam slots de expanso PCI e PCIe na placa-me. Siga estas etapas para a instalao da placa de rede: 1. Encaixe a placa de rede no slot de expanso apropriado na placa-me. 2. Pressione cuidadosamente a placa de rede para baixo at encaix-la totalmente. 3. Prenda o suporte de montagem da placa de rede do PC ao gabinete com o parafuso correto. 3.6 Instalar adaptadores

3.6.2 Instalar a placa de rede sem fio A placa de rede sem fio permite que o computador se comunique com uma rede sem fio. As placas de rede sem fio usam slots de expanso PCI e PCIe na placame. Algumas placas de rede sem fio so instaladas externamente com um conector USB. Siga estas etapas para a instalao da placa de rede sem fio: 1. Encaixe a placa de rede sem fio no slot de expanso apropriado na placame. 2. Pressione cuidadosamente a placa de rede sem fio para baixo at encaix-la totalmente. 3. Prenda o suporte de montagem da placa de rede sem fio do PC ao gabinete com o parafuso correto. 3.6 Instalar adaptadores

3.6.3 Instalar a placa de vdeo A placa de vdeo a interface entre o computador e o monitor. Uma placa de vdeo atualizada pode oferecer melhores recursos grficos para jogos e programas grficos. As placas de vdeo usam slots de expanso PCI, AGP e PCIe na placame. Siga estas etapas para a instalao da placa de vdeo: 1. Encaixe a placa de vdeo no slot de expanso apropriado na placa-me. 2. Pressione cuidadosamente a placa de vdeo para baixo at encaix-la totalmente. 3. Prenda o suporte de montagem da placa de vdeo do PC no gabinete com o parafuso correto.

Atividade opcional Adaptadores de computador virtual Os requisitos do sistema para o computador virtual so pelo menos 512 MB de RAM e sistema operacional Windows 2000 ou XP. Conclua a instalao da placa de rede, da placa de rede sem fio e da placa de vdeo na camada de adaptador do computador virtual

Laboratrio Instalao de adaptador Instalar a placa de rede, a placa de rede sem fio e a placa de vdeo 3.7 Conectar todos os cabos internos Os cabos de energia so usados para distribuir eletricidade da fonte de energia para a placa-me e para outros componentes. Os cabos de dados transmitem dados entre a placa-me e os dispositivos de armazenamento, como os discos rgidos. Cabos adicionais conectam os botes e os leds dos links na parte frontal do gabinete do computador placa-me. Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: 3.7 Conectar os cabos de energia. Conectar os cabos de dados.

Conectar todos os cabos internos

3.7.1 Conectar os cabos de energia Conexes de energia da placa-me Assim como outros componentes, a placa-me requer energia para funcionar. O principal conector de energia ATX (Advanced Technology Extended) tem 20 ou 24 pinos. A fonte de energia tambm pode ter um conector de energia auxiliar (AUX) de 4 ou 6 pinos que se encaixa na placa-me. Um conector de 20 pinos funcionar na placa-me com um conector (soquete) de 24 pinos. Siga estas etapas para a instalao do cabo de energia da placa-me: 1. Encaixe o conector de energia ATX de 20 pinos no conector da placa-me. [Figura 1] 2. Pressione cuidadosamente o conector para baixo at encaix-lo. 3. Encaixe o conector de energia AUX de 4 pinos no conector da placa-me. [Figura 2] 4. Pressione cuidadosamente o conector para baixo at encaix-lo. Conectores de energia SATA Os conectores de energia SATA usam um conector de 15 pinos. Conectores de energia SATA so usados em unidades de disco rgido, unidades pticas ou outros dispositivos que tenham um conector de energia SATA. Conectores de energia Molex Unidades de disco rgido e unidades pticas que no tm conectores de energia SATA usam o conector de energia Molex. CUIDADO: No utilize o conector Molex e o conector de energia SATA na mesma unidade simultaneamente. Conectores de energia Berg O conector de energia Berg de 4 pinos fornece energia unidade de disquete. Siga estas etapas para a instalao do conector de energia: 1. Encaixe o conector de energia SATA unidade de disco rgido. [Figura 3] 2. Encaixe o conector de energia Molex na unidade ptica. [Figura 4] 3. Encaixe o conector de energia Berg de 4 pinos na unidade de disquete. [Figura 5]

4. Encaixe o conector de energia da ventoinha de 3 pinos na cabea da ventoinha apropriada da placa-me, como indica o manual da placa-me. [Figura 6] 5. Encaixe os cabos adicionais do gabinete nos conectores apropriados, como indica o manual da placa-me. 3.7 Conectar todos os cabos internos

3.7.2 Conectar os cabos de dados As unidades conectam-se placa-me por meio de cabos de dados. A unidade a ser conectada determina o tipo de cabo de dados que ser usado. Os tipos de cabos de dados so: PATA, SATA e disquete. Cabos de dados PATA O cabo PATA tambm conhecido como cabo fita por ser largo e achatado. O cabo PATA pode ter 40 ou 80 condutores. Normalmente, o cabo PATA tem trs conectores de 40 pinos. Um conector na extremidade do cabo encaixa-se na placa-me. Os outros dois conectores encaixam-se nas unidades. Se vrias unidades de disco rgido forem instaladas, a unidade mestre ser encaixada no conector da extremidade. A unidade escrava se encaixar no conector do meio. Uma faixa no cabo de dados denota o pino 1. Conecte o cabo PATA unidade, com o indicador de pino 1 no cabo, alinhado ao indicador do pino 1 no conector da unidade. O indicador do pino 1 no conector da unidade em geral fica mais prximo ao conector de energia da unidade. Muitas placas-mes tm dois controladores de unidade PATA, que aceitam no mximo quatro unidades PATA. Cabos de dados SATA O cabo de dados SATA tem um conector de sete pinos. Uma extremidade do cabo conectada placa-me. A outra extremidade conectada a qualquer unidade que tenha um conector de dados SATA. Cabos de dados de disquete O cabo de dados da unidade de disquete tem um conector de 34 pinos. Como o cabo de dados PATA, o cabo de dados da unidade de disquete tem uma faixa que denota o local do pino 1. Normalmente, o cabo da unidade de disquete tem trs conectores de 34 pinos. Um conector na extremidade do cabo encaixa-se na placa-me. Os outros dois conectores encaixam-se nas unidades. Se vrias unidades de disquete forem instaladas, a unidade A: se encaixar no conector da extremidade. A unidade B: se encaixar no conector do meio. Conecte o cabo de dados da unidade de disquete unidade com o indicador do pino 1 no cabo alinhado ao indicador no conector da unidade. Muitas placas-mes tm um controlador de unidade de disquete, que aceita no mximo duas unidades de disquete. OBSERVAO: Se o pino 1 no cabo de dados da unidade de disquete no estiver alinhado ao pino 1 no conector da unidade, a unidade de disquete no funcionar. A falta de alinhamento no danificar a unidade, mas sua luz de atividade permanecer continuamente acesa. Para solucionar esse problema, desligue o computador e reconecte o cabo de dados de forma que o pino 1 no cabo e o pino 1 no conector estejam alinhados. Reinicie o computador. Siga estas etapas para a instalao do cabo de dados: 1. Encaixe a extremidade da placa-me do cabo PATA no conetor da placame. [Figura 1] 2. Encaixe o conector na extremidade do cabo PATA na unidade ptica. [Figura 2]

3. Encaixe uma extremidade do cabo SATA no conector da placa-me. [Figura 3] 4. Encaixe a outra extremidade do cabo SATA unidade de disco rgido. [Figura 4] 5. Encaixe a extremidade da placa-me do cabo da unidade de disquete no conector da placa-me. [Figura 5] 6. Encaixe o conector na extremidade do cabo da unidade de disquete na unidade de disquete. [Figura 6]

Atividade opcional Cabos internos de computador virtual Os requisitos do sistema para o computador virtual so pelo menos 512 MB de RAM e sistema operacional Windows 2000 ou XP. Conclua a instalao do cabo interno na camada de cabo interno do computador virtual

Laboratrio Cabos internos Instalar cabos de energia e cabos de dados no computador 3.8 Recolocar os painis laterais e conectar os cabos externos ao computador Agora que todos os componentes internos esto instalados e conectados placame e fonte de energia, os painis laterais so recolocados no gabinete do computador. A prxima etapa ser conectar os cabos de todos os perifricos do computador e o cabo de energia. Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: 3.8 Recolocar os painis laterais no gabinete. Conectar os cabos externos ao computador.

Recolocar os painis laterais e conectar os cabos externos ao computador

3.8.1 Recolocar os painis laterais no gabinete Os gabinetes de computador em geral tm dois painis, um em cada lado. Alguns gabinetes tm uma tampa com trs lados que se encaixa sobre a estrutura do gabinete. Depois que a tampa estiver encaixada, verifique se os parafusos esto bem presos. Certos gabinetes usam parafusos que so inseridos com uma chave de fenda. Outros gabinetes tm parafusos do tipo porca que podem ser colocados manualmente. Se voc no tiver certeza sobre como remover ou substituir o gabinete do computador, consulte a documentao ou o site do fabricante para obter mais informaes. CUIDADO: Manuseie as peas do gabinete com cuidado. H tampas de gabinetes cujas bordas so afiadas ou pontudas. 3.8 Recolocar os painis laterais e conectar os cabos externos ao computador 3.8.2 Conectar os cabos externos ao computador Depois de recolocar os painis do gabinete, conecte os cabos externos novamente

ao computador. Estas so algumas conexes comuns de cabo externo: Monitor Teclado Mouse USB Ethernet Energia

Verifique se os cabos esto conectados aos locais corretos no computador. Por exemplo, alguns cabos de mouse e de teclado usam o mesmo tipo de conector PS/2. CUIDADO: Nunca force os cabos ao conect-los. OBSERVAO: Conecte o cabo de energia depois de ter conectado todos os outros. Siga estas etapas para a instalao de cabos externos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Conecte o cabo do monitor porta de vdeo. [Figura 1] Aperte os parafusos do conector para prender o cabo. Conecte o cabo do teclado porta do teclado PS/2. [Figura 2] Conecte o cabo do mouse porta do mouse PS/2. [Figura 3] Conecte o cabo USB a uma porta USB. [Figura 4] Conecte o cabo de rede porta de rede. [Figura 5] Encaixe a antena sem fio no conector da antena. [Figura 6] Conecte o cabo de energia fonte de energia. [Figura 7]

A Figura 8 mostra todos os cabos externos conectados novamente ao computador.

Atividade opcional Cabos externos de computador virtual Os requisitos do sistema para o computador virtual so pelo menos 512 MB de RAM e sistema operacional Windows 2000 ou XP. Conclua a instalao do cabo externo na camada de cabo externo do computador virtual

Laboratrio Concluir a montagem do computador Recolocar o gabinete e conectar os cabos externos ao computador para concluir a montagem do computador 3.9 Inicializar o computador pela primeira vez Quando o computador inicializado, o BIOS (Basic Input/Output System, sistema de entrada/sada bsico) da rede realiza uma verificao em todos os componentes internos. Essa verificao chama-se POST (Power-on Self Test, teste automtico de ativao). Aps a concluso desta seo, voc estar apto a:

3.9

Identificar cdigos de bipes. Descrever a configurao da BIOS.

Inicializar o computador pela primeira vez

3.9.1 Identificar cdigos de bipes O POST verifica se todos os hardwares do computador esto funcionando corretamente. Se houver algum dispositivo com falha de funcionamento, uma mensagem de erro ou um cdigo de bipe alertar o tcnico sobre a existncia de um problema. Normalmente, um bipe nico indica que o computador est funcionando corretamente. Se houver algum problema de hardware, o computador poder emitir uma srie de bipes. Cada fabricante de BIOS usa cdigos diferentes para indicar problemas de hardware. A Figura 1 mostra uma tabela de cdigos de bipes. Pode ser que os cdigos de bipes do seu computador sejam diferentes. Consulte a documentao da placa-me para informar-se sobre os cdigos de bipes do seu computador. 3.9 Inicializar o computador pela primeira vez 3.9.2 Descrever a configurao da BIOS A BIOS contm um programa de instalao para definir as configuraes dos dispositivos de hardware. Os dados de configurao so salvos em um chip de memria especial chamado CMOS (Complementary Metal-Oxide Semiconductor, semicondutor metal-xido complementar), como mostra a Figura 1. O CMOS mantido pela bateria do computador. Se essa bateria descarregar, todos os dados de configurao da instalao da BIOS sero perdidos. Se isso ocorrer, substitua a bateria e redefina as configuraes da BIOS. Para entrar no programa de instalao da BIOS, pressione a tecla ou a seqncia de teclas apropriadas durante o POST. A maioria dos computadores usa a tecla DEL. Seu computador talvez use outra tecla ou combinao de teclas. A Figura 2 mostra um exemplo de um programa de instalao de BIOS. Estas so algumas opes comuns do menu de instalao da BIOS: Main (Principal) hora e data do sistema, tipo de unidade de disco rgido, e outras Advanced (Avanado) configuraes de porta de infra-vermelho, porta paralela, e outras Security (Segurana) configuraes de senha do utilitrio de instalao Others (Outras) alarme de bateria insuficiente, bipe do sistema, e outras Boot (Inicializar) ordem de inicializao do computador Exit (Sair) sair do utilitrio de instalao

Laboratrio Inicializar o computador Inicializar o computador e verificar as configuraes da BIOS 3.10 Resumo Este captulo detalhou as etapas para montar um computador e inicializar o sistema pela primeira vez. Estes so alguns pontos importantes: Os gabinetes de computador so fornecidos em diversos tamanhos e configuraes. Muitos componentes do computador devem corresponder ao formato do gabinete. A CPU instalada na placa-me com um dissipador de calor/ventoinha.

A RAM instalada em slots de RAM localizados na placa-me. Os adaptadores so instalados em slots de expanso PCI e PCIe localizados na placa-me. As unidades de disco rgido so instaladas em compartimentos de aproximadamente 9 cm dentro do gabinete. As unidades pticas so instaladas em compartimentos de aproximadamente 14 cm que podem ser alcanados pela parte externa do gabinete. As unidades de disquete so instaladas em compartimentos de aproximadamente 9 cm que podem ser alcanados pela parte externa do gabinete. Os cabos da fonte de energia so conectados a todas as unidades e placa-me. Os cabos de dados internos transferem dados para todas as unidades. Os cabos externos conectam dispositivos perifricos ao computador. Os cdigos de bipes indicam a existncia de problemas de funcionamento do hardware. O programa de instalao da BIOS usado para exibir informaes sobre os componentes do computador e permite que o usurio altere as configuraes do sistema.

You might also like