You are on page 1of 2

Apoio emocional: O cuidado com o idoso fundamental. So pacientes frgeis e podem ser mais sensveis ou emotivos.

. Procure ter em seu laboratrio uma estrutura adequada, sem barreiras fsicas e com sinalizao visual; um ambiente confortvel, intensidade de luz adequada, revistas ou outro entretenimento, que contribuam para diminuir a ansiedade do paciente durante a espera. Busque confortar o paciente, converse com bastante respeito e cordialidade. Pergunte se ele est de acordo com os procedimentos, esclarecendo as dvidas possveis e se necessrio, solicite auxlio ao profissional responsvel para orientaes. Diagrama ilustrativo para coleta de sangue:
Med. Ceflica Ceflica Mediana Ceflica

Radial Cubital

Med. Baslica

Baslica

Baslica

Esquema de veias do brao e antebrao.

Veias a serem puncionadas (veia Ceflica ou Baslica)

Esticar a pele com polegar a fim de facilitar a penetrao da agulha.

15
www.biotecnica.ind.br
Sac (35) 3214-4646 - sac@biotecnicaltda.com.br www.biotecnica.ind.br

Sac (35) 3214-4646 - sac@biotecnicaltda.com.br

Observaes que devem ser feitas antes da coleta: Jejum: a falta de jejum aumenta a lipemia do sangue (taxa de gordura) alterando em resultados como: glicose, gorduras e protenas. Ingesto de medicamentos: os medicamentos so constitudos por componentes orgnicos e inorgnicos, que podem interferir no resultado da anlise. Caso o paciente esteja tomando medicao, aconselhvel anotar na ficha do mesmo os nomes dos medicamentos, pois assim pode-se averiguar possveis resultados alterados, sem que haja um quadro clnico compatvel. O medicamento permanece por um perodo de at 24 horas no soro e 48 horas na urina. Cuidados gerais para a puno venosa: Fazer o cadastro do paciente certificando seu nome, verificar os exames a serem realizados, o jejum, o uso de medicamentos e demais procedimentos necessrios para cada exame. Chamar e confirmar o nome do paciente. Acomodar o paciente de modo que o brao do mesmo fique em linha reta, do ombro ao punho. O cotovelo no deve estar dobrado. Fazer anti-sepsia das mos com gua e sabo, antes de realizar a puno. Usar luvas. Preparar previamente todo o material de coleta: tubo com anticoagulante, agulha, adaptador, mecha de algodo embebida em lcool etlico a 70%. Aplicar o garrote no brao prximo ao local escolhido. O garrote quando usado por longo tempo, mais de dois minutos, acarreta congesto local e hemoconcentrao, alterando os resultados, principalmente de plaquetas, teste de coagulao e clcio (para este, se possvel, efetuar a coleta sem garrote).

Fazer anti-sepsia do local escolhido de baixo para cima. Com o bisel da agulha voltado para cima (usar de preferncia uma agulha de menor calibre), puncionar o local. Homogeneizar os tubos que contm anticoagulante. Aps a entrada de sangue, retirar o garrote e continuar a coleta normalmente. Retirar a agulha e com auxlio da mecha de algodo, exercer presso por trs minutos sobre o local da puno, sem dobrar o brao, nem massagear. Descartar a agulha sem reencap-la. Aps a coleta, o material deve ser descartado e colocado como material contaminado para ser incinerado ou autoclavado. Cuidados aps a coleta: aconselhvel que o laboratrio oferea o desjejum, j que o paciente pode no sentir-se bem aps a coleta devido ao jejum prolongado. O hematoma causado pelo extravasamento de sangue sob a pele, formando uma mancha azulada. Determinadas situaes aumentam a predisposio formao do hematoma, tais como: veias finas e delicadas, quantidade de sangue a ser colhida, ausncia de compresso efetiva aps a puno, nvel de ansiedade, uso de medicamentos que alteram a coagulao sangnea e esforo fsico. Se surgir o hematoma, oriente o paciente a colocar compressa de gelo por quinze minutos a cada hora, nas primeiras seis horas e em seguida, se necessrio, colocar compressas mornas a fim de acelerar a eliminao do hematoma.

You might also like