You are on page 1of 6

Professor Dr.

Milton Filho Disciplina: Circuitos Eletrnicos

Espelhos de corrente

Por: Luiz Augusto Baptistella Marques Daniel Targino Wassano

R.A.: 810 363 R.A.: 810 371

Novembro de 2011

Sumrio
1. 2. 3. 4. 5. 6. Introduo ............................................................................................................................. 3 Reviso Terica ..................................................................................................................... 3 Metodologia .......................................................................................................................... 4 Resultados e Discusses ........................................................................................................ 5 Concluso .............................................................................................................................. 6 Referncias bibliogrficas ..................................................................................................... 6

1. Introduo
Espelhos de corrente so circuitos transistorizados capazes de induzir em sua sada, a corrente que atravessa sua entrada. Podem ser formados por transistores do tipo NPN ou PNP. Podendo ser utilizados em conversores tenso-corrente e vice-versa.

2. Reviso Terica
A figura abaixo exibe uma configurao de espelho de corrente NPN.

Figura 1. Espelho de corrente NPN

Nesta configurao, a corrente que atravessa R1(I1) espelhada, fazendo com que a corrente que atravessa R2(I2) seja proporcional corrente em R1 em um fator de espelhamento K, que definido pela relao entre as reas base-emissor dos dois transistores. A adio de uma resistncia de emissor no transistor que conduz I2 faz com que a corrente I2 seja um fator de I1. O mesmo ocorre para o espelho de corrente PNP, que exibido na figura abaixo.

Figura 2. Espelho de corrente PNP

3. Metodologia
Foi montado o circuito mostrado na figura 2, a fim de verificar a relao entre as tenses de entrada e sada, e tambm dos conversores tenso-corrente e correntetenso.

Figura 3. Circuito exemplo de Emissor-comum

Este circuito apresenta os valores de todos os resistores medidos com um multmetro. Os resistores R2 e R3 foram inseridos com o intuito de fornecer um ponto de medida para a corrente dos dois espelhos. A tabela abaixo exibe os valores nominais dos componentes utilizados.
Tabela 1. Valores nominais dos componentes utilizados

R1,R4 R2,R3 Q1,Q4,Q5 Q2,Q3

1k 10 BC457 BC557

Aplicando 2,5V na entrada no circuito, foi medida a queda de tenso nos resistores R2 e R3 a fim de calcular suas correntes, e mediu-se tambm a tenso de sada, na sada do amplificador operacional final.

4. Resultados e Discusses
Atravs da anlise do circuito da figura 3 desconsiderando as influncias das resistncias R2 e R3, verifica-se que o primeiro estgio do circuito formando pelo primeiro amplificador operacional, Q1 e R1, se trata de um conversor tenso corrente, onde a relao dada por:

Pois o amplificador funciona como seguidor de tenso, mantendo a tenso sobre o resistor igual tenso de entrada VIN. Tornando possvel calcular a corrente sobre R1 e consequentemente, a corrente imposta ao espelho de corrente PNP. Como os transistores utilizados foram do mesmo tipo, a relao de corrente de entrada e sada do espelho unitria, portanto a corrente imposta ao segundo espelho de corrente (NPN) igual corrente I1. O que faz com que a corrente de sada tambm seja I1, que atravessa o resistor R4. Considerando o amplificador operacional ideal, a tenso em sua entrada no inversora e inversora nula. Como a entrada no inversora est conectada ao terra, a tenso de sada a prpria tenso sobre o resistor R4, pois seu terminal conectado entrada inversora est em potencial 0V. Portanto a tenso de sada ser definida por:

Mas, I1=VIN/R1, portanto:

Portanto, para R1=R4=1k, VOUT deve ser igual VIN, que 2,5V. Na prtica foram os obtidos os valores exibidos na tabela abaixo.
Tabela 2. Valores obtidos no experimento

IR2 IR3 VOUT

2,53mA 2,51mA 2,45V

Na prtica observou-se certo desvio em relao ao valor esperado, porm os resultados apresentam uma aproximao muito boa, uma vez que foram acrescentadas as influncias de R2 e R3 e o ganho dos transistores no so exatamente iguais entre os pares. Alm da tolerncia apresentada pelos resistores.

5. Concluso
Neste experimento, observou-se o comportamento de espelhos de corrente com transistores bipolares na converso de tenso-corrente e corrente-tenso, com o auxlio de amplificadores operacionais. Circuitos conversores deste tipo podem ser utilizados na transmisso de sinais quando se utiliza cabos de grande comprimento, pois a transmisso por corrente apresenta maior imunidade transientes e influncias externas provenientes de interferncias eletromagnticas. Este mtodo largamente utilizado em sensores industriais que apresentam sada padronizada de 4 20mA , que alm de garantir maior robustez ao sistema, permite que, para sensores de baixo consumo, a alimentao seja proveniente do offset de 4mA definido pelo padro.

6. Referncias bibliogrficas
Sedra, A.S., Smith, K.C. Microeletrnica. 5 Ed. So Paulo. Pearson Prentice Hall. 2007.

You might also like