You are on page 1of 3

Ano lectivo: 2008/2009

Ficha de trabalho
Pg.: 1/3

ANO LECTIVO 2008/2009 Curso: Operador/a de Informtica 9 Ano Disciplina: Instalao e manuteno de microcomputadores Mdulo n 01 - Instalao e manuteno de computadores Ficha de trabalho N 4 Docente: Paulo Renato Ferreira Martins Data: __/__/____

Nome:_______________________________________________ N: ________ A BIOS desempenha um papel fundamental no funcionamento do computador, uma vez que a grande responsvel pelo arranque do sistema e pela verificao e monitorizao de todos os perifricos nele instalados 1. Supondo que est perante a seguinte situao: Possui uma cmara USB, a partir da qual est a tentar copiar imagens para o disco do computador. O computador no reconhece o dispositivo. Que atitude deve tomar: a. Verificar se a sequncia de boot est correcta. b. Verificar que a portas USB esto disponibilizadas. c. Verificar que a portas serie esto disponibilizadas. d. Certificar-se que o S.O. no atribui os recursos do USB a outro dispositivo. Justifique a sua escolha. 2. O computador indica constantemente para proceder actualizao da data e hora, O que pode deduzir desta situao? a. A data e hora esto definidas erradamente b. O relgio atrasou-se. c. A bateria presente na Placa-me est a perder a sua carga. d. O relgio adiantou-se. Justifique a sua opo.

Ano lectivo: 2008/2009

Ficha de trabalho
Pg.: 2/3

3. O seu supervisor est preocupado com a possibilidade de estranhos ao servio possam ligar qualquer computador e aceder a informao confidencial. Que soluo pode apresentar para responder a esta situao? a. Trancar/fechar a caixa do PC. b. Definir as permisses dos ficheiros como confidenciais. c. Definir uma palavra-chave na CMOS. d. Utilizar uma ferramenta de encriptao para proteger ficheiros confidenciais. Justifique a sua escolha. 4. Est a tentar efectuar uma instalao do Windows num PC e sabe que o CD utilizado do tipo Bootable, no entanto, j tentou arrancar diversas vezes a partir do CD e no conseguiu. Que opo do CMOS deve alterar? a. Eliminar todas as parties de forma a poder arrancar a parti do CD. b. Garantir que o CD-ROM Foi definido como sendo o primeiro dispositivo na ordem de arranque, boot. c. Desactivar o HD na CMOS. d. Desactivar o CD na CMOS. 5. De entre as afirmaes seguintes, qual a que caracteriza o procedimento habitual para efectuar a actualizao da BIOS? a. Substituir o antigo chip da BIOS por um novo. b. Executar o programa de actualizao da BIOS que efectua o flash BIOS. c. impossvel actualizar a BIOS. d. Trocar de motherboard. 6. Das afirmaes seguintes, qual a que melhor descreve a diferena entre BIOS e CMOS? a. A BIOS contm a informao de configurao do sistema, enquanto a CMOS um dispositivo, de cdigo de baixo nvel, que permite os dispositivos comunicar. b. A BIOS armazenada numa RAM, enquanto a CMOS armazenada numa ROM c. A BIOS armazenada numa RAM, enquanto a CMOS armazenada na memria cache. d. A CMOS contm a informao de configurao do sistema, enquanto a BIOS um dispositivo, de cdigo de baixo nvel, que permite os dispositivos comunicar.

Ano lectivo: 2008/2009

Ficha de trabalho
Pg.: 3/3

7. Quais das seguintes teclas, ou conjunto de teclas, utilizado para aceder CMOS? a. F1 b. Ctrl+Alt+Delete c. Alt+F10 d. Delete 8. Onde est armazenada a configurao da CMOS? a. RAM b. ROM c. Memria Cache d. Disquete 9. Efectue e enumere todos os passos para proceder actualizao da BIOS do PC que est a utilizar no laboratrio de informtica.

Bom Trabalho!
_______________________ (Paulo Renato Ferreira Martins)

You might also like