You are on page 1of 20

METODOLOGIA AULA 23.02.

2012

Paradigma - um modelo/representao de um padro a ser seguido; - algo que simula um exemplo a seguir, a quantificar, objectivar e a usar o raciocnio hipottico dedutivo. Este segue os cnones: mecanista, quantitativo e positivista; - um pressuposto filosfico, matriz, ou seja, conhecimento que origina o estudo de um campo cientfico; - Uma realizao cientfica com mtodos e valores que so concebidos como modelo, servido como referncia, como base de modelo para estudos e pesquisas. - A teoria mais global que a hiptese, dado que nesta deduz-se as suas consequncias - Teoria hipottico-dedutiva - O cientista deduz da teoria factos, que ao observarem-se podem confirmar ou no a teoria. - Quando h um facto anmalo, no h confirmao da teoria - Este pode ser: Mecanista: O mundo da natureza tem uma ordem e sempre a mesma (Causa- Efeito); Quantitativo: Tem a ver com as cincias da natureza. Tudo medido, quantificado e esquematizado; Positivista: Domnio dos factos observveis.

Sc. XVII - Galileu, Descartes: co-fundadores da cincia moderna. - Tudo o que cientfico matematizado.

Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre

Pgina 1

Filosofia - Cincia das cincias para os gregos; - Mais tarde chegou-se concluso que a filosofia no um conhecimento cientfico devido ao aparecimento da nova cincia e dos seus paradigmas; - At meados do sc. XIX era normal utilizar-se o termo filosofia para definir o conceito de cincia, apesar de j haver distino entre as duas; - Em meados do sc. XX surgem outros modos de fazer cincia e existe este paradigma quantitativo deixa de ser dominante; - Deixa de ser um paradigma, dando-se a separao entre cincia e filosofia; - Antes da altura da Antiguidade Grega, por volta da poca Medieval j havia a cincia, como quando Galileu falou da Teoria Heliocntrica e Geocntrica.

Newton - Filosofia Naturalista (Obra principal). Denominou-se assim porque era o termo mais utilizado na poca. - Depois do sc. XIX que o termo cincia deu nfase.

-|-|Do sc. XVII ao sc. XIX (meados do sc. XX), houve sempre o mesmo paradigma dominante. A partir da comea-se a dar os primeiros passos na cincia. Assim os paradigmas quantitativos deixam de ser os principais.

-|-|A alma no nada quantitativa portanto no um facto. O mesmo acontece com os outros. -|-|-

Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre

Pgina 2

- A psicologia torna-se uma disciplina da cincia, porque se observa atravs do comportamento; - O comportamento resultado de estmulos. Este uma cincia experimental e objecto de estudo da psicologia; - A cincia experimentvel e matematizvel, e resultado de estmulos, organismos, respostas e personalidade. Estas interagem umas com as outras; - Para tornar algo numa cincia necessrio tornar o objecto observvel, medvel, ser objectivo e qualific-lo. - Se quisermos que algo se transforme numa cincia devemos seguir os princpios dos paradigmas; - As cincias humanas tentaram seguir os mesmos passos das cincias da natureza, mas chegaram concluso de que no era possvel medir, quantificar e objectivar os fenmenos. Por exemplo: no h aparelhos que permitam medir uma dor ou sentimento; - O homem muito mais complexo que a natureza, uma vez que apresenta muitas especificidades. Por exemplo, quando se quer estudar o comportamento humano, o Homem ao mesmo tempo quem estuda e o objecto de estudo; - Paradigma qualitativo: Tem a ver com as cincias humanas e surgiu devido s dificuldades encontradas ao tentar, usando os mesmos mtodos nas cincias da natureza; - No estudo das cincias comea-se sempre pela descrio (fase descritiva- caracterizar; dizer o que ) e s depois se chega explicao (fase explicativa implica responder questo o que ? e porque assim?, explicando os acontecimentos); - Nas cincias humanas, na sua grande maioria, ainda no se chegou fase de explicao. Como excepo temos a sociologia e a psicologia; - A principal metodologia nas cincias humanas a descrio metodologia descritiva; - difcil chegar fase explicativa nas cincias humanas porque as reaces do homem no so causais; o homem no reage sempre da mesma maneira.

Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre

Pgina 3

AULA 1.03.2012 As cincias humanas s se constituem como cincia em finais/incios do sc. XX. Para chegar a tal, teve de comear a obedecer/ seguir os passos das cincias da natureza, de modo a serem medveis, quantificadas e obedeceram ao paradigma quantitativo. S quando conseguiram ser objectivamente observveis e medveis que se tornam cincias. A alma e a conscincia no so objectos observveis, mas os comportamentos so. Perante vrios estmulos podem ser observados e as suas respostas podem ser medidas.

MTODO EXPERIMENTAL

Comeam a utiliz-lo de modo a que permita formular hipteses, buscando leis causais que expliquem o modo como as coisas acontecem. Um caso paradigmtico a sociologia, inicialmente chamada por Auguste Comt de Fsica Social. As cincias humanas tiveram grandes dificuldades para se institurem como cincia, visto que atravs do mtodo quantitativo encontram mais dificuldades. Em fase descritiva mas ainda no chegaram fase explicativa Foram algumas das formas de se definir as cincias humanas no seu incio. O objecto das cincias humanas muito mais complexo que o das cincias da natureza.

Para a Psicologia as variveis/dificuldades interpem-se - O organismo uma das variveis resposta aos estmulos. Varivel entre o estimulo e a resposta; - O ambiente onde se vive; Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre Pgina 4

- A personalidade; - A mesma pessoa altera o seu comportamento ao longo do tempo, o que dificulta o estudo. impossvel prev-lo. Quanto mais se forem duas pessoas diferentes; - Interferncia da observao no objecto observado -> Quando uma pessoa sabe que est a ser observada modifica o seu comportamento; - Dificuldades ticas -> No se pode experimentar numa pessoa da mesma maneira que se experimenta com um outro objecto qualquer da natureza devido a estes

constrangimentos/exigncias ticas; - Dificuldades de isolamento e de controlo das variveis: No possvel isolar e/ou controlar as variveis. Muitas vezes nem se sabe ao certo quais so as variveis; - Nas cincias humanas existem poucas explicaes. Algumas em psicologia: existem vrias teorias mas, no sabendo qual a mais correcta, utiliza-se a que achamos melhor. Notas: - Em Comunicao Social utiliza-se a metodologia qualitativa. - No h aparelhos que permitam medir uma dor ou sentimento.

Surgiu ento o paradigma qualitativo para superar as dificuldades encontradas ao usar o quantitativo. Investigao qualitativa (porque no se exprime em nmeros matemticos quantitativo dado que no existem instrumentos que meam as variveis que esta investigao estuda sentimentos, etc.) Investigao descritiva; Investigao compreensiva; Teoria fundamentada.

- Primeiro descreve-se para saber como as coisas so e para conhecer e s depois disso que se criam hipteses (Sendo que para descrever necessrio observar) - Tambm pode ser chamada de investigao ecolgica pois, toda a investigao acontece no contexto natural. Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre Pgina 5

- Na investigao qualitativa o principal instrumento de recolha de dados o prprio investigador. ele que anota os dados, trabalhando-os e interpretando-os. - O investigador primeiro integra-se nos meios e participa no grupo de modo a acabar (presena prolongada) com o efeito de interferncia (e para o compreender). S depois comea a observar.

Outra caracterstica da investigao qualitativa a entrevista. A investigao qualitativa privilegia a entrevista e a observao participativa. Pressupe por isso: - A presena prolongada do investigador no contexto que quer estudar; - Contacto directo e intensivo com o ambiente a estudar; - O investigador , em consequncia, o principal instrumento na recolha de dados; - Em consequncia, o investigador participa (de forma mais ou menos envolvida) no quotidiano desses contextos e dessas pessoas. - Investigao em contexto natural, vai-se para o terreno, contexto, onde as coisas acontecem.

Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre

Pgina 6

AULA 29.03.2012 Axiologia Domnio dos valores Divide-se em cada uma das disciplinas dos valores

Valores Estticos (valor supremo esttico o belo. O valor que se lhe ope o feio, da a sua bipolaridade, independentemente do que achamos belo, justo); ticos (bom/mal; justo/injusto; sagrado/profano) Morais; Sociais; Econmicos.

- Domnios dos valores no tm a ver apenas com o que , mas com o que deve ser. - Domnio normativo, de normas, porque habitualmente nos referimos por normas. - Todos os valores so bipolares. - Aqui, neste momento, no h razo para se distinguir tica e moral. So considerados sinnimos.

Respeito pelo Homem - Numa investigao tem de haver respeito pelo o que estudado. Direitos; Direito de consentimento; Anonimato; Informado.

Deveres dos investigadores; Direitos dos investigados /estudados/entrevistados.

Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre

Pgina 7

S se pode consentir em alguma investigao depois de se saber em que ela consiste, para que se destina, se h ou no riscos Consentimento Informado. Em casos especiais o direito ao consentimento feito aps uma investigao e no antes, ou seja, s se informam os estudados aps obter os resultados, explicando todo o processo e para que fim se destina.

Blind Studies: A pessoa com quem se vai trabalhar, ou seja, a que vai ser investigada, vai cega para o estudo. Double Blind Studies: Quando nem o investigador nem o estudado sabe o que vai fazer. Por exemplo, numa equipa de investigao o chefe sabe o que vai fazer mas a restante equipa (alm dos investigados) recebendo apenas ordens. Os investigadores so responsveis durante e aps o processo de investigao, minimizando os riscos/danos ocorridos. O investigador deve ser honesto ao publicar os resultados dos estudos no os falsificando. Variveis Dependentes: Aquela cujo valor depende da outra; Independentes: Vai provocar alteraes na varivel dependente posso manipul-la para que tenha diferentes valores e vendo de que forma esses valores influenciaram os valores da varivel dependente. Exp: O calor causa a dilatao dos corpos. Calor Varivel independente Dilatao dos corpos Varivel dependente

Categorias das variveis (alm das j mencionadas) Quantitativa: Exprime-se em nmeros especficos; Qualitativa: Estilo de vida Aquelo sujeito tmido; Contnuas: Posso sempre acrescentar mais um valor (calor, idade, etc.); Pgina 8

Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre

Descontnuas ou discretas: Nmero limitado de valores (estado civil- existem 5 valores e mais nenhum: solteira, casado, vivo, divorciado, unio de facto.); Variveis dicotmicas: S com dois valores e no h meio-termo (verdadeiro/falso; masculino/feminino).

Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre

Pgina 9

AULA 12.04.2012 Passos do Processo de Investigao Cientfica - Identificao/Definio do problema; - Formulao da hiptese e operalizao das variveis (Identificar as variveis e a relao entre as vrias hipteses uma ou mais respostas ao problema; - Recolha de dados para a verificao emprica da hiptese; Escolha do mtodo/tcnica apropriada (metodologias utilizadas) Construo dos instrumentos adequados (instrumentos de recolha de dados)

- Anlise, tratamento e interpretao de dados (Apresentao dos resultados); - Concluso/Resultados;

Hiptese nula: Quando no h relao entre duas variveis.

Varivel quantitativa: Expressa em valores nmeros concretos; Varivel qualitativa: Valores que ns mesmos usamos por classificar (alta, mdia, baixa). Posso usar percentagem mas como previamente os defini como qualidade/palavras, o resultado qualitativo. Para um mesmo objecto de investigao posso usar o modo quantitativo ou qualitativo, sendo que a diferena estar na apresentao dos resultados que ter de definir por uma das opes. A outra diferena que na investigao qualitativa nem sempre necessrio formular uma hiptese (ao contrrio da investigao quantitativa). Estudos quantitativos no impedem o tratamento qualitativo e vice-versa. Nota: Ver Manual de pesquisa (ou investigao) em Cincias Sociais 2 autores.

Observao directa: O investigador est presente e reconhece os dados. Observao indirecta: O investigador pode ou no estar presente e, no ele que faz a recolha dos dados ou obtenho informaes atravs do filme, rdio fotografia, etc. Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre Pgina 10

Participante: O investigador integra a tribo e participa enquanto observa (por exemplo, estudar um tribo). No-participante: No participa enquanto observa.

Nota: Nas cincias humanas complicado manipular variveis.

Varivel: Algo que muda/varia e assume valores diferentes. Controle: Assegurar que entre as variveis dependente e independente mais nenhuma interfere. - Anular uma varivel = Elimin-la Controle das variveis parasitas - Fazer com que estejam presentes apenas a varivel dependente e a varivel independente ou, controlar as restantes de modo a que no causem interferncia nos valores das variveis dependentes e independentes: Eliminando-as; Mantendo-as em valores constantes; Controlar a varivel fazendo com que a sua variao seja num determinado tempo constante (por exemplo msica) Validade do processo de investigao: Interna ou externo. Conceito de populao Em termos estatsticos, inclui apenas o grupo de pessoas que eu quero estudar. Em termos demogrficos o total de habitantes numa cidade/pas

Amostra representativa: Posso generaliz-la a outros contextos. Amostra no-representativa: Escolhidas por estarem mo / disponveis. No posso generalizla.

Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre

Pgina 11

AULA 19.04.2012

Conceito de Validade e Fidedignidade O investigador deve ter segurana para dizer que os valores da varivel dependente so devidos manipulao da varivel independente e que no existiram factores externos que interferiram nos resultados.

Validade dos instrumentos: Diz respeito ao que o teste mede. Refere-se medida da certeza de que um teste mede realmente aquilo que se pretende medir. Ao estar estandardizado sabemos que vlido. Objectividade de um teste: No uma medida numrica mas qualitativa. - Os testes de inteligncia tm de estar adequados s caractersticas de uma populao em particular. Fidelidade (fiabilidade ou fidedignidade): Refere-se caracteristca de um teste medir com exactido o que se pretende medir, I.e., grau em que o instrumento de medida que se mantm.

Validade - Interna: Controle - Externa: Generalizao

Uma grande validade interna permite uma grande validade externa - Validade interna: Refere-se a propsito dos factores que podem afectar os resultados de um estudo. Da a sua ligao noo de controlo. Quanto maior o nmero de factores explicados e tidos em conta, com maior preciso o controlo e o investigador pode confiar que os seus dados so exactos e fidedignos ou fiveis. No domnio das cincias humanas o processo j no linear, ou seja, uma validade interna alta no implica uma alta validade externa.

Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre

Pgina 12

Validade externa: Dizemos que uma pesquisa tem validade externa quando esta permite ao pesquisador generalizar os resultados obtidos a outras populaes, outros contextos. A validade externa de uma pesquisa vai depender de se poder mostrar que os resultados obtidos nesta pesquisa no so dependentes da amostra ou da situao particular desta pesquisa no so dependentes da amostra ou da situao particular desta pesquisa, mas que as suas concluses so verdadeiras tambm para outros contextos, outras pessoas. Aleatrio igual a ao acaso diferente de por acaso Dimenso: parte do todo de um grupo que se quer medir mediante indicadores. - Procurar fontes que nos ajudem a formular problemas. Ler concluses de artigos cientficos porque h sempre zonas cinzentas na concluso de ideias de um trabalho.

Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre

Pgina 13

AULA 26.04.2012

Dinmica de Investigao O Plo Terico - Reviso da literatura O Plo Epistemolgico - Paradigmas/Linguagens; -Postulados ontolgicos; - Construo do objecto cientfico e delimitao da problemtica da investigao; - Critrios de cientificidade (validade/fidelidade).

Os Plos Terico e Morfolgico: Mtodos e tcnicas que se vo utilizar para investigar e interpretar os resultados - Tipos de Teorias - Contextos: prova (verificao das teorias) e descoberta (formulao de teorias); - Operaes tericas (codificao, anlise e interpretao); - Operaes morfolgicas (organizao, apresentao dos resultados); - Validao.

O Plo Tcnico - Tcnicas de recolha de dados; - O que se vai observar; - Validao; - Mtodos de investigao.

Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre

Pgina 14

Tipos de Investigao Investigao Pura/Bsica/Fundamental: a investigao conduzida no sentido de gerar conhecimentos novos para expandir ou redefinir teorias existentes. Procura-se pela mera curiosidade em conhecer (da o nome pura). Toda a investigao se enquadra aqui.

Investigao Aplicada: a investigao conduzida no sentido de testar conhecimentos tericos em situaes actuais reais, no sentido de desenvolver aplicaes gerais. Muita da investigao educacional situa-se nesta categoria.

Investigao Aco: a investigao conduzida com a inteno primeira de resolver um problema especfico imediato e concreto num determinado local. O

desenvolvimento de teorias ou de aplicaes generalizveis no lhe diz respeito. Muitos profissionais envolvem-se neste tipo de investigao. Pretende aplicar-se num problema especfico e concreto; nas cincias humanas, nomeadamente a sociologia. Tipos de Investigao em Educao: 1) Investigao Histrica (descreve o que era); 2) Investigao Descritiva (descreve o que ); 3) Investigao Experimental (descreve o que ser). Nota: Nas cincias humanas usa-se a investigao descritiva, logo, no necessrio testar hipteses.

Hiptese - Relao entre duas variveis (dependente e independente); - De causa-efeito: s para investigao experimental. Correlao - Relao com ..(mtodo correlacional); - uma espcie de colaborao entre duas variveis.

Mtodos de recolha de dados: - Observao; - Entrevista *; Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre Pgina 15

- Inqurito por questionrio.* * Observao indirecta, pois os dados so colhidos atravs de um instrumento. Nota: Documento- todo e qualquer tipo de vestgio/suporte material como por exemplo: texto; acta; udio; filmes; etc.

Anlise Documental ou Mtodo de Recolha de dados Pr-Existentes - Estatsticas (INE); - Censos; - Documentos escritos, sejam eles oficiais (arquivos, actas, leis, estatutos) ou pessoais (dirios; autobiografias; notas; livros; publicaes) - Imagens, fotografias, filme, gravaes; - Vestgios materiais.

Fontes: documentos no-manuscritos; documentos manuscritos; vestgios materiais. Autenticidade: Evidncia externa Confiabilidade/Fidedignidade: Evidncia interna

Constata-se a credibilidade de documentos histricos confrontando-os com outros documentos da mesma poca.

Triangulao

Recolher dados com diferentes metodologias e confront-los para verificar se h consistncia nos resultados.

Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre

Pgina 16

AULA 3.05.2012

Mtodo diferente de tcnica. Entrevista e questionrio- mtodo Inqurito por questionrio tcnica

Investigao descritiva Particularmente usadas nas cincias humanas; Objectivo descrever, caracterizar, dizer o que ; Aplica-se: - Em reas que no forem estudadas mas ainda no se saiba tudo; - Mesmo que j se saiba tudo, para aprofundar conhecimentos na rea. Para descrever um contexto que no conheo tenho de comear por observar. Para estudar o objecto comea-se por observar (todas as cincias tm a observao em comum). Para ser considerada cincia tem de ter - Objecto de estudo; - Um mtodo de estudo.

As questes de tica esto muito presentes nas cincias humanas, por isso as metodologias que utilizam so de origem observativa, e tambm por essa razo ainda no se constituram totalmente como cincias.

Investigao descritiva (no-experimental) - Trata-se de descrever o que .

Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre

Pgina 17

- Assenta-se fundamental na observao e recolha de dados, anlise, embora suponha tambm um elemento de interpretao do significado e importncia do que se descreve. - No h manipulao de variveis. H descrio das variveis tais como so. - Mtodo particularmente adequado s cincias da conduta, at por causa dos problemas ticos que seguem. Metodologias dominantes nas cincias socais. - Qualquer tipo de investigao contm um elemento de descrio. - Permite resolver problemas porquanto o mtodo descritivo estabelece: 1) Dados reformativos do que as coisas so, das condies actuais; 2) Em funo do que , permite responder questo subsequente: Do que precisemos? Permite portanto, a previso. 3) Como alcanar essas metas?

- A investigao descritiva implica o conhecimento do estado actual, que sempre o primeiro passo para a soluo dos problemas. Por isso no se reduz recolha de dados.

Tipos de investigao descritiva

Essencialmente dois tipo: 1) Estudos de conjunto (estudo mais curto): extenso e transversal. Trata de um nmero de casos relativamente grandes num dado momento. 2) Estudo de casos (estudo mais longo): intenso e longitudinal (ao longo do tempo). Analisa detalhadamente um s caso ou um nmero limitado de casos tpicos. Um caso pode ser um individuo, um tipo, um grupo, uma instituio Refere-se histria vital de um caso particular e num determinado perodo de tempo.

Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre

Pgina 18

Observao Sistema de observao

- No sistematizada, ocasional ou no controlada. - Sistematizada: preparada (naturalista clnica); esquipada (naturalista clinica) - Muito sistematizada Grau de participao do observador

- Externa ou no-participante: directa ou indirecta (ver moodle)

Representao (A minha opinio, modo de ver um determinado assunto) diferente de Facto (algo concreto)

As operaes da Observao ( em cincias sociais ) - Para observao utiliza-se entrevista ou inqurito por questionrio. 1) Conhecer o instrumento de observao a. Ou escolher um teste j estandardizado; b. Ou construir um instrumento.

2) Teste do instrumento a. Pr-teste: testar o instrumento antes do teste final b. Pr inqurito 3) Aplicar os instrumentos (Recolha de dados) 4) Tratamento dos dados ou pr-anlise (codificao, quantificao, frequncia, medio, anlise) O pr-teste aplicado numa outra amostra semelhante que se pretende utilizar, de modo a no interferir nos resultados pretendidos, Este pr-teste permite ao
Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre Pgina 19

investigador perceber se o instrumento serve para colher os dados que pretende medir. A escolha do instrumento depende do que se vai observar. Em funo do objecto constri-se o instrumento. Ter em conta se s com o fim de observar ou se se so utilizar para formular hipteses.

Metodologia da Investigao da Comunicao 2 Semestre

Pgina 20

You might also like