You are on page 1of 13

1.

INTRODUO Devido globalizao da economia, a logstica auxilia na eficcia, na movimentao fsica, nos processos por meio de eleio de modos e formas de transporte que vem contribuir para a adequada distribuio do produto, considerando a transportabilidade, as origens e os destinos. No cenrio atual, com o crescimento econmico em nossa nao observa-se que a atividade tem sido essencial para o desenvolvimento local e regional. Neste contexto surge a Alagoinhas Transporte Ltda. Empresa voltada para o seguimento de transporte de cargas, que tem como seu diferencial o dinamismo e os seus diferenciais que visam garantir a sua permanncia no mercado. Deste modo buscamos atravs desta pesquisa verificar uma relao entre os processos da gesto de pessoas como pea chave para a qualidade e o desenvolvimento na prestao de servio identificando os pontos fortes e fracos da instituio. 2. CONSIDERAES INICIAIS Nos ltimos 10 anos o Brasil cresceu ao ponto de se tornar a sexta economia mundial. Para esse crescimento, tornou-se necessrio que as regies estivessem interligadas, permitindo um eficaz transporte de mercadorias. O transporte interestadual e intermunicipal de cargas vem sofrendo bastante limitaes por conta da falta de investimentos e da demanda que o crescimento vem trazendo, esta ausncia de infra estrutura cria entraves impossibilitando que a produo nacional continue circulando com segurana em todo o pais. J aqui na nossa regio, com toda esta problemtica algumas empresas deixaram de operar, causando transtornos ao comercio e a indstria impossibilitando o escoamento e o recebimento de mercadorias advindas de outras regies. Essa situao j se instalava h algum tempo. Se por ventura observamos as estradas fcil verificar o desgaste, os acidentes, os gastos com seguros para repor

as cargas perdidas em decorrncia dos assaltos, alem, da deficincia e dificuldade em aprovar polticas governamentais de investimentos na regio. 3. OBJETIVOS 3.1. Objetivo Geral Analisar o emprego de princpios da gesto de pessoas na empresa como chave para o crescimento e a qualidade nos servios prestados. 3.2. Objetivos Especficos

Analisar o Swot da empresa e dos concorrentes Conhecer a Historia, Misso, Viso e Valores da instituio Verificar o emprego dos seis processos da Gesto de Pessoas

4. ASPECTOS RELEVANTES SOBRE O ESTUDO E EMPREGO DA GESTO DE PESSOAS: J faz algum tempo que a gesto de pessoas deixou de ser apenas um simples departamento de pessoal para um agente de transformaes na organizao, provocando mudanas e oferecendo sustentao para a mesma. Uma empresa que por ventura opta por estas mudanas certamente ter bons resultados aumentando a sua produtividade, beneficiando a sade organizacional, garantindo a sobrevivncia do negocio, propiciando a satisfao aos empregados, e para que isso ocorra existem ferramentas capazes satisfatrios. de fomentar resultados

5. HISTORIA DA EMPRESA: Empresa no ramo de transporte de cargas fechadas e fracionadas, que teve suas atividades iniciadas em outubro de 2004, com intuito de atender com excelncia o comercio e a industria que ate ento vinham sendo deixada de lado pelas empresas que aqui atuavam. Com a fundao da Alagoinhas Transportes Ltda., a cidade de Alagoinhas BA e regio ganhou uma forte aliada contra os altos preos de frete que vinham sendo aplicados. Desde o incio a empresa recebeu uma grande ajuda da CDL de Alagoinhas, por acreditar na capacidade da empresa em atender de uma forma justa todos os clientes. Alguns anos se passaram e a confiana dos parceiros em apostar numa empresa regional foi determinante para que a Alagoinhas Transportes consegusse se consolidar como uma das empresas com maior ndice de aceitao no mercado. A empresa desde o incio sempre se props a desenvolver um bom relacionamento. Entendendo que o bem estar entre parceiros, colaboradores e a empresa um dos principais alicerces. Negcios: Solues em transporte e distribuio, com Informao, Disponibilidade, Segurana e Regularidade. Misso: Contribuir para o sucesso dos nossos clientes e o desenvolvimento da nossa regio, criando solues sustentveis e inovadoras de transporte. Viso: Ser a empresa de transporte de carga inovadora, eficiente e sustentvel. Valores: Ter tica e honrar compromissos Ser simples em tudo Compromisso com a excelncia
3

Ateno aos detalhes Buscar a sustentabilidade da empresa Entender parceiros e colaboradores e de forma bem difundida e explcita Desenvolver oportunidades de realizao a fim de proporcionar de forma

coletiva as potencialidades de cada ser.

Poltica de Qualidade: Contribuir para o sucesso dos nossos clientes, criando solues inovadoras e personalizadas, em transporte e distribuio, com preo justo, gerando valor sustentvel todos.

Abrangncia do Servio: A Alagoinhas Transportes atende a 36 cidades em So Paulo e 57 cidades na Bahia

Estrutura organizacional: A Alagoinhas Transportes composta por 2 diretores operacionais, 1 diretor financeiro, 1 supervisor, motoristas. 5 auxiliares de escritrio, 12 auxiliares de rota, 8

Objetivo Organizacional: Ampliar o atendimento as demandas existentes na regio que vai desde o transporte de pequenas encomendas ate as cargas fechadas maximizando o tempo de entrega e com os melhores custos do mercado.

6. Os 6 processos da Gesto de Pessoas:

6.1. Processo de Agregar Pessoas: Na Alagoinhas Transportes todo processo de contratao feita pelos proprietrios da empresa atravs de entrevista. O processo de Recrutamento feito por meio de analise de um banco de dados. Banco de dados esse, que composto por uma ficha currculo, As informaes pessoais fornecidas pelos candidatos so verificadas junto as referencias por ele indicadas e as informaes legais so obtidas atravs de um sistema de gerenciamento de riscos que faz uma varredura sobre a pessoa buscando Bons e Maus antecedentes. 6.2. Processo de Aplicar Pessoas:

Os profissionais da operao so treinados atravs da multiplicao de informaes, onde um funcionrio recebe os treinamentos e repassa para os demais colaboradores. Os auxiliares de escritrio dispem de treinamentos oferecidos pela administradora do sistema, os mesmos so feitos atravs dos mtodos elearning e o chat 0800 onde possvel tirar todas as duvidas sobre lanamentos e legislao.

6.3. Processo de Recompensar Pessoas:

O processo de recompensa feito atravs do pagamento de salrios, dirias de viagem, refeio do permetro para trabalhadores do operacional conforme acordo coletivo do SindCarfs Sindicato do Trabalhadores Empregados nas Empresas de Transportes Rodovirios de Cargas de Feira de Santana e Regio, J os profissionais que atuam no administrativo recebem seus vencimentos conforme Conveno Coletiva do SEC- Sindicato dos Comercirios de Alagoinhas e Regio

6.4. Processo de Desenvolver Pessoas:

Na Iniciao do profissional so dadas todas as orientaes a respeito dos processos adotados pela empresa para a promoo da segurana na execuo dos mesmos. Todos os demais processos de aprendizagem se do conforme a demanda, buscando atravs de pesquisas na internet e nos canais de atendimentos das empresas e dos rgos pblicos.

6.5. Processo de Manter Pessoas:

Todos os profissionais so tratados com parte do corpo da empresa, que precisam ser bem tratados e cuidados para que a sua sade ocupacional esteja impecvel, so feitos investimentos em segurana e sade com base nas NRs, estando sempre em conformidade com a legislao vigente.

6.6. Processo de Monitorar Pessoas:

Todos os processos de controle de atividades dos funcionrios so feitos atravs de um dirio de bordo, o motorista responsvel discorre todo o processo produtivo, planilhas de ponto onde so controladas todas s horas trabalhadas e extras, frias, folgas e feriados que so lanadas e analisadas por uma prestadora de servios. No Administrativo todo o processo feito atravs de um PDV ( ponto de venda) onde todas as informaes so monitoradas por perfil de sistema.

7. DIAGNOSTICO GERAL:

7.1. Filosofia da Empresa: A filosofia da empresa e centrada no comprometimento da direo e de seus colaboradores na gesto do negcio, seja ela na tica, credibilidade, seriedade e transparncia

7.2. Formato do Negocio: A sua princincipal atividade e o transporte de cargas. Dentro deste formato a Alagoinhas Transportes Ltda. corresponde com a necessidade do negocio, pois todas as operaes em logstica tm um modelo simplificado. A Administrao feita pelos proprietrios, onde os mesmos do todo suporte necessrio para que a operao tenha a qualidade esperada pelos seus clientes.

7.3. Foco no Cliente: A Alagoinhas Transportes tem um banco de dados onde constam todos os seus clientes, onde o mesmo classifica seus clientes de acordo com as suas demandas e tem como nica deficincia a falta na classificao entre Ativos e Inativos, dentro de um determinado perodo e um programa de fidelizao de cliente.
7

7.4. Concorrentes Os principais concorrentes so: Leva e Traz Transportes, LA Transportes e Servios, Rodovirio Ramos, Toledo Silva Transportes e outros.

8. ANALISE DO SWOT DOS CONCORRENTES:

8.1. Pontos fortes: Variedades de servios e preos, Frota diversificada, Fora na Marca, Qualidade na mo de obra,

8.2. Pontos Fracos: Demoram na Entrega, Perdas de Mercadorias, Rudos na Comunicao, Custos adicionais com pedgios e coleta, Deficincia na comunicao interna.

8.3. Oportunidades: Crescimento no setor e a possibilidade de retorno as atividades na regio, implantando um ponto de apoio na cidade, Significativos ganhos nos retornos de mercadorias.

8.4. Ameaas:

Insegurana nos processos por conta de problemas nas estruturas interna e externas, concorrncia desleal, concorrncia de transportadoras menores e com os custos mais enxutos, ausncia de fidelizao de clientela.

9. ANALISE DO SWOT DA ALAGOINHAS TRANSPORTES LTDA.

analise do swot de suma importncia, pois se faz necessrio conhecer

mais aprofundadamente os vrios aspectos internos e externos da empresa por forma a dar resposta a eventuais problemas detectados ou atacar os concorrentes nas fragilidades encontradas.

9.1. Pontos Fortes:

Ambiente Interno: Credibilidade conquistada juntos aos seus clientes, Ampla Frota de Veculos, Capacidade de oferecer servios diferenciados, Diversidade de Produtos, Equipe de trabalho misto o que facilita a troca de conhecimento e portflio amplo de servios.

9.2. Pontos Fracos: 9

Ambiente Interno: Limitao dos canais de comunicao, Falta de capacidade dos colaboradores operacionais e Recursos financeiros limitados.

9.3. Oportunidades:

Analise Externa: Possibilidade de uma nova carteira de clientes, com grande potencial de crescimento do seu ativo imobilidade por conta da necessidade futura de aumento de frota, Necessidade de abertura de novas rotas.

Analise Interna: Possibilidade de Aumento de quadro funcional especializado e no especializado. Necessidade de Especializao nos seus pilares de sustentao.

9.4. Ameaas:

Analise Externa: Instabilidade Econmica, Aumento dos custos dos transportes, Imagem que o setor passa de baixa qualidade e a possibilidade uma concorrncia predatria.

9.5. Recomendaes Estratgicas:

Implementao de Classificao de cliente e programa de fidelizao: E importante a utilizao destes mecanismos pois os mesmos possibilitam
10

conhecer o perfil dos seus clientes criando a possibilidade de criao de novas estratgias de fidelizao especificas para a necessidade dos seus parceiros com investimentos adequados para cada uma delas .

Melhorias nos Canais de Comunicao: E histrico o problema de comunicao nas empresas de logstica, no diferente na Alagoinhas Transportes, este tipo de rudos trazem prejuzos enormes nas relaes de consumo, portanto a criao de novos mtodos de comunicao, pode trazer grandes benefcios para empresa.

Cobertura de rea: Em Algumas cidades da regio a empresa no atinge os objetivos de cobertura isto se deve fundamentalmente pelos problemas que as rotas tem com as deficincias nas estradas o que eleva os custos operacionais. Esta deficincia pode ser contornada com a terceirizao de agregados o que diminuiria os custos e abriam novas rotas o que levaria desenvolvimento local e o crescimento da carteira de clientes.

Especializao dos seus funcionrios: A especializao de seus funcionrios traz melhorias na capacidade produtiva de seus funcionrios, atravs de mtodos e processos estudados em instituies externas podem-se criar novos mtodos de trabalho maximizando o tempo e diminuindo os custos fazendo com que a mesma chegue ao patamar esperado de qualidade na execuo dos mesmos.

Concluso:
11

Aps analise de todos os processos utilizados pela empresa, podemos verificar o uso de mecanismos dos processos da gesto de pessoas, e ainda verificamos alguns rudos que dificulta a implantao de melhorias continua. A falta de especializao na administrao da empresa impede que os novos conceitos dentro da gesto de pessoas possam ser implantados, o que valorizaria todo o capital humano. E importante valorizar o grupo profissional que compe os pilares da empresa pois o mesmo alem de vestir a camisa da empresa no ambiente externo remete a imagem da mesma .E assim conclumos que apesar da qualidade nos servios prestados se faz necessrio um processo de reestruturao para atender demandas futuras.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS:

Gil, Antnio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa - 4. Ed. - So

Paulo: Atlas, 2002;


CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas: o novo papel dos recursos

humanos nas organizaes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004;

Empresa

Alagoinhas

Transportes

Ltda.

disponvel

em

http://www.alagoinhastransportes.com.br/ acessado em 09. Jun.2012;

12

Regras

Normas

da

ABNT

2012

disponvel

em

http://www.trabalhosabnt.com/regras-normas-abnt-formatacao acessado em 17. Jun.2012;

13

You might also like