You are on page 1of 7

ARTIGO ORIGINAL

Justino LCL, Ferreira SRP, Nunes CB, Barbosa MAM, Gerk MAS, Freitas SLF. Violncia sexual contra adolescentes: notificaes nos Conselhos Tutelares, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):781-7.

781

VIOLNCIA SEXUAL CONTRA ADOLESCENTES: notificaes nos Conselhos Tutelares, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasila
Lucyana Conceio Lemes JUSTINOb, Sandra Regina Paulino FERREIRAc, Cristina Brandt NUNESd, Maria Anglica Marcheti BARBOSAe, Maria Auxiliadora de Souza GERKf, Sandra Luzinete Flix de FREITASg RESUMO Estudo com o objetivo de verificar nos Conselhos Tutelares Norte e Sul do municpio de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a ocorrncia de notificaes de violncia sexual contra adolescentes em 2007 e 2008. Pesquisa descritiva quantitativa retrospectiva baseada em dados dos arquivos de notificaes de violncia sexual contra adolescentes. A maioria das vtimas era do sexo feminino. Houve prevalncia da faixa etria de 10 a 14 anos, para ambos os sexos. Predominaram agressores masculinos. A maior parte dos atos de violncia sexual notificados ocorreu em ambiente domstico. A abordagem do profissional de sade frente aos casos de violncia sexual deve ser permeada por respeito para com a vtima e sua famlia. Para tanto, requer-se um atendimento acolhedor, que assegure a privacidade necessria para que o adolescente possa expressar os fatos e manifestar seus sentimentos. Descritores: Violncia sexual. Defesa da criana e do adolescente. Sade do adolescente. Enfermagem peditrica.

RESUMEN
Estudio desarrollado con el objetivo de verificar la ocurrencia de notificaciones de violencia sexual contra adolescentes en 2007 y 2008 en los Consejos Tutelares Norte y Sur de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Investigacin descriptiva cuantitativa retrospectiva con base en archivos de notificaciones de violencia sexual contra adolescentes. La mayora de las vctimas era de sexo femenino. Se registr una prevalencia de grupo etario de 10 a 14 aos para adolescentes del sexo femenino y del masculino. Predominaron agresores masculinos. La mayor parte de los actos de violencia sexual verificados ocurri en el ambiente del hogar. El abordaje del profesional de la salud frente a los casos de violencia sexual debe estar imbuido de respeto para con la vctima y su familia. A tal fin, se hace necesaria una atencin acogedora, que asegure la privacidad necesaria como para que el adolescente pueda expresarse acerca de lo sucedido y manifestar sus sentimientos.

Descriptores: Violencia sexual. Defensa del nio. Salud del adolescente. Enfermera peditrica. Ttulo: La violencia sexual contra adolescentes: notificaciones en los Consejos Tutelares, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. ABSTRACT
This study examines reports of sexual violence against adolescents in 2007 and 2008 made with the North- and SouthDistrict Child and Adolescent Protective Services of Campo Grande, the capital city of the state of Mato Grosso do Sul, Brazil. Data for this retrospective, descriptive and quantitative research were collected from the services archives on sexual violence against adolescents. Results: most victims were females. Reports predominantly concerned boys and girls from 10 to 14 years of age. Most offenders were males. The majority of reported cases occurred at home. When addressing cases of sexual violence, healthcare professionals should adopt a stance permeated by respect for the victims and their families. This requires providing a receptive environment, so as to ensure the level of privacy required for victimized adolescents to report facts and express their feelings.

Descriptors: Sexual violence. Child advocacy. Adolescent health. Pediatric nursing. Title: Sexual violence against adolescents: notifications filed in the Child and Adolescent Protective Services in the city of Campo Grande, state of Mato Grosso do Sul, Brazil.
Trabalho extrado da monografia apresentada em 2009 ao Curso de Especializao em Sade Pblica e Sade da Famlia da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Regio do Pantanal (UNIDERP). b Especialista em Sade Pblica e Sade da Famlia, Enfermeira da Estratgia de Sade da Famlia, Dois Irmos do Buriti, Mato Grosso do Sul, Brasil. c Especialista em Sade Pblica e Sade da Famlia, Enfermeira do Hospital El Kadri, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. d Doutora em Cincias, Professora Adjunta do Curso de Graduao em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. e Mestre em Enfermagem Peditrica, Doutoranda pelo Programa de Ps-Graduao em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP), Professora Assistente do Curso de Graduao em Enfermagem da UFMS, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. f Doutora em Cincias, Professora Adjunta do Curso de Graduao em Enfermagem da UFMS, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. g Mestre em Sade e Desenvolvimento da Regio Centro-Oeste, Professora Assistente do Curso de Graduao em Enfermagem da UFMS, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.
a

782
INTRODUO

Justino LCL, Ferreira SRP, Nunes CB, Barbosa MAM, Gerk MAS, Freitas SLF. Violncia sexual contra adolescentes: notificaes nos Conselhos Tutelares, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):781-7.

Embora a violncia sexual contra adolescentes se manifeste nas diversas classes sociais e em todo o mundo, constitui evento frequentemente silenciado. Na maioria das vezes, as vtimas deixam de buscar atendimento, dado o temor de represlias, o preconceito e o segredo, fatores que dificultam o relato dos fatos, particularmente no caso de adolescentes(1,2). Alm disso, grande parte dos casos de abuso sexual ocorre no ambiente intrafamiliar, repetidas vezes e sem evidncias fsicas, levando o adolescente a vivenciar sentimentos de vergonha, medo, raiva e humilhao(3). Pesquisadores definem abuso ou violncia sexual contra criana e adolescente, quando um adulto ou adolescente com mais idade, pode variar desde atos que envolvem contato sexual com ou sem penetrao genital, anal ou oral a atos em que no h contato sexual, como o voyeurismo, o exibicionismo, prtica de carcias e manipulao de genitlia, mama ou nus, sendo sempre considerada como violncia quando a vtima menor de 14 anos(4). O incesto pode ocorrer em at 10% das famlias. Entre os principais agressores esto o pai, padrasto, tio, av ou pessoa de confiana da famlia(2,5). No Brasil, essa problemtica assumiu relevncia poltica e visibilidade social principalmente a partir da dcada de 1990, com a implantao do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei 8.069). Esse dispositivo legal, cujo princpio bsico garantir a cidadania de crianas e adolescentes com a finalidade de estimular a promoo da sade e a preveno de agravos, torna obrigatria a identificao e a denncia de casos de violncia(6-9). Entretanto, o Cdigo Penal Brasileiro define que abuso sexual ter relao sexual com violncia ou grave ameaa, quando a vtima for menor de 14 anos a pena agravada(7). Atualmente, a violncia sexual reconhecida como grave problema de sade pblica, exigindo preparo tanto dos profissionais quanto das instituies de sade para atuarem com a populao infanto-juvenil. Estima-se que aproximadamente 20% das mulheres e 5% a 10% dos homens sofram abuso sexual na infncia ou adolescncia e que 30% das primeiras experincias sexuais sejam foradas(1,3). No entanto, devido falta de denncias, esses dados no permitem uma estimativa suficientemente precisa do nmero de casos, indicando,

porm, que o problema relevante, pelo risco significativo que impe sade, especialmente do adolescente. A adolescncia caracteriza-se por grandes transformaes fsicas e emocionais, particularmente no desenvolvimento e maturao sexual e na necessidade de experimentar o novo com um pensamento mgico de indestrutibilidade(10). Tais caractersticas, aliadas pouca idade, so subentendidas como fragilidade para o agressor, o que torna os adolescentes vulnerveis ao sexual abusiva. Dessa forma, os profissionais da sade, dentre eles o enfermeiro, tm o papel de identificar, notificar e acolher, alm de iniciar imediatamente o tratamento necessrio, proporcionando cuidados fsicos e emocionais vtima(11). A identificao dos perfis do adolescente que sofreu violncia sexual e do agente agressor por meio de consulta a documentos de notificao de casos pode subsidiar a formulao de medidas preventivas que envolvam o adolescente, a famlia e a comunidade, bem como a realizao de aes educativas voltadas a essa clientela, alm da capacitao dos profissionais na efetivao das denncias. Este estudo objetivou verificar nos Conselhos Tutelares Norte e Sul do municpio de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a ocorrncia de notificaes de violncia sexual contra adolescentes no perodo de 2007 a 2008; caracterizar as vtimas quanto a sexo e idade; e caracterizar o agressor sexual em termos de sexo, idade e grau de proximidade com a vtima. METODOLOGIA Os dados para esta pesquisa descritiva retrospectiva de abordagem quantitativa(11) foram coletados em janeiro e fevereiro de 2009 nos arquivos de notificaes dos Conselhos Tutelares Norte e Sul de Campo Grande. Para tanto, utilizou-se um formulrio que permitiu organizar os dados segundo o nmero de notificaes de violncia sexual em cada ano, o sexo e a idade dos adolescentes e o sexo, a idade e o grau de proximidade dos agressores. A amostra incluiu adolescentes de ambos os sexos que sofreram violncia sexual de janeiro de 2007 a dezembro de 2008. O conselho tutelar um rgo municipal permanente e autnomo, responsvel por zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adoles-

Justino LCL, Ferreira SRP, Nunes CB, Barbosa MAM, Gerk MAS, Freitas SLF. Violncia sexual contra adolescentes: notificaes nos Conselhos Tutelares, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):781-7.

783

cente definidos no Estatuto da Criana e do Adolescente(6). A Organizao Mundial de Sade (OMS) define adolescncia como o perodo dos 10 aos 19 anos de idade, em que ocorre transio entre a infncia e a idade adulta. Esse perodo se subdivide em pradolescncia (dos 10 aos 14 anos) e adolescncia propriamente dita (dos 15 aos 19)(12). Foram, no entanto, coletados dados referentes faixa etria de 10 a 18 anos, uma vez que as notificaes feitas junto a esses conselhos tutelares se limitam a esta idade mxima. Os dados foram tabulados com auxlio do programa Microsoft Office Excel 2007, analisados e apresentados em forma de tabelas, com distribuio por frequncia simples e porcentagem. Por razes ticas, manteve-se sigilo sobre as informaes referentes s vtimas e suas famlias, bem como se preservou o anonimato dos adolescentes. A realizao deste estudo foi precedida de aprovao, aps solicitao e autorizao formal, junto responsvel pelo Programa Psicojurdico Social (Programa Sentinela).

Uma vez que a pesquisa envolveu consulta a arquivos, o projeto incluiu um Termo de Compromisso para Utilizao de Informaes de Banco de Dados e uma Carta de Solicitao de Dispensa do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A pesquisa foi aprovada pelo Comit de tica em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (protocolo 1300/2008), em conformidade com a Resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade(13). RESULTADOS A avaliao dos dados permitiu identificar as caractersticas da violncia sexual praticada contra os adolescentes. Dos 361 casos levantados no perodo de estudo, 170 (47%) foram notificados ao Conselho Tutelar Norte e 191 (53%) ao Conselho Tutelar Sul. A faixa etria de maior prevalncia foi a dos 10 aos 14 anos, tanto para vtimas do sexo feminino quanto do masculino. Constatou-se aumento das notificaes em 2008 (Tabela 1).

Tabela 1 Casos de violncia sexual notificados junto aos conselhos tutelares, por sexo e faixa etria da vtima. Campo Grande, MS, 2007-2008.
Variveis n Sexo Feminino Masculino Total Idade (Vtimas do sexo feminino) 10 a 14 15 a 18 Total Idade (Vtimas do sexo masculino) 10 a 14 15 a 18 Total 159 13 172 98 61 159 8 5 13 2007 % 92 8 100 62 38 100 62 38 100 n 168 21 189 117 51 168 13 8 21 2008 % 89 11 100 70 30 100 62 38 100 n 327 34 361 215 112 327 21 13 34 Total % 91 9 100 66 34 100 62 38 100

Fonte: Conselhos Tutelares Norte e Sul, Campo Grande, MS, 2009.

A Tabela 2 caracteriza os agressores quanto ao sexo e ao grau de proximidade com as vtimas, revelando grande predominncia de casos de vio-

lncia sexual envolvendo familiares ou conhecidos. Poucos foram os episdios infligidos por pessoas desconhecidas.

784

Justino LCL, Ferreira SRP, Nunes CB, Barbosa MAM, Gerk MAS, Freitas SLF. Violncia sexual contra adolescentes: notificaes nos Conselhos Tutelares, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):781-7.

Tabela 2 Casos de violncia sexual notificados junto aos conselhos tutelares, por caractersticas do agressor. Campo Grande, MS, 2007-2008.
Caractersticas do agressor n Agressor (Vtimas do sexo feminino) Feminino Masculino Total Agressor (Vtimas do sexo masculino) Feminino Masculino Total Grau de proximidade (Vtimas do sexo feminino) Padrasto Pai Vizinho Vrios homens Namorado Tio Chefe Desconhecido Conhecido da vtima Primo Marido da av Padrinho Av Tia Mulher conhecida No especificado Total Grau de proximidade (Vtimas do sexo masculino) Pai Padrasto Desconhecido Vrios homens Amigo Av Vizinha Cunhada No especificado Total 158 1 159 13 13 2007 % 99 1 100 100 100 n 165 3 168 19 2 21 2008 % 98 2 100 90 10 100 n 323 4 327 32 2 34 Total % 99 1 100 94 6 100

51 25 14 10 9 7 5 3 1 1 1 1 1 1 29 159

32 15 9 6 6 4 3 2 1 1 1 1 1 1 17 100

57 32 19 13 11 9 3 3 2 2 1 1 1 2 12 168

34 18 11 8 7 5 2 2 1 1 1 1 1 1 7 100

108 57 33 23 20 16 8 6 3 3 2 2 1 2 2 41 327

32 17 10 7 6 5 2 2 1 1 1 1 0 1 1 13 100

3 2 2 2 1 3 13

23 15 15 15 9 23 100

4 5 4 2 2 1 1 2 21

18 24 18 10 10 5 5 10 100

7 7 6 4 2 1 1 1 5 34

20 20 18 12 6 3 3 3 15 100

Fonte: Conselhos Tutelares Norte e Sul, Campo Grande, MS, 2009.

Justino LCL, Ferreira SRP, Nunes CB, Barbosa MAM, Gerk MAS, Freitas SLF. Violncia sexual contra adolescentes: notificaes nos Conselhos Tutelares, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):781-7.

785

A Tabela 2 revela que a maioria dos agressores era do sexo masculino, independentemente do sexo da vtima. Em vtimas do sexo feminino, o padrasto (108 casos, ou 32%) foi o agressor mais comum, seguido do pai (57, ou 17%) e de vizinho (33, ou 10%). Em vtimas do sexo masculino, a agresso foi mais comumente praticada pelo pai ou padrasto (7 casos, ou 20%), por estranho (6, ou 18%) e por vrios homens (4, ou 12%). DISCUSSO A maior incidncia ocorreu entre meninas. Tal fato pode estar relacionado com sua fragilidade fsica, que refora a discriminao e a explorao que as meninas sofrem em relao aos meninos(14-16). O fato de as vtimas serem, em sua maioria, meninas no incio da adolescncia costuma fazer com que a culpa da agresso recaia sobre elas prprias, uma vez que vivenciam uma fase em que j no so mais crianas e despertam para feminilidade. Em nossa sociedade, predominantemente machista, tal condio muitas vezes confundida com incitao voluntria ao abuso do agressor(15). A maior incidncia de violncia sexual ocorreu entre adolescentes mais jovens, em ambos os sexos (Tabela 1). A literatura aponta que, quanto menor a idade, maiores so as consequncias do abuso sexual vtima, o que torna relevante a conduo de estudos diagnsticos e epidemiolgicos que possam contribuir para a preveno desse tipo de violncia(7). Perpetrado na fase de construo da personalidade, o abuso sexual provoca traumas psicolgicos e pode levar prtica sexual desprotegida, gravidez, depresso ou at ao suicdio(17). A maior parte dos agressores foi do sexo masculino (Tabela 2). A literatura expe que na maioria das vezes as mulheres tendem a serem omissas em casos de violncia, principalmente quando o agressor o padrasto(4). O uso intenso de mecanismos de defesa um aspecto relevante no abuso sexual. A me tenta negar os fatos buscando preservar-se de conflitos internos, uma vez que, para proteger uma suposta unidade familiar, tem de escolher entre a filha e/ou filho e o companheiro, defendendo geralmente este ltimo. De cada dez violadores, cinco so os prprios pais da vtima, um o padrasto, trs so tios e apenas um desconhecido(18). As agresses praticadas por desconhecidos so menos comuns e, nestes casos, a consumao do ato geralmente envolve fora

fsica, ocorrendo com maior frequncia longe do ambiente familiar e em situaes ligadas ao sexo comercial. O abuso sexual intrafamiliar confronta os tabus sociais relativos vivncia harmoniosa familiar, o respeito e o amor paterno e materno. Assim, uma pessoa violentada sexualmente por um familiar, sobretudo se este est incumbido de ser seu cuidador e protetor, pode passar a manter relaes sexuais conflituosas com qualquer pessoa que represente papis de autoridade e poder para com ela. Soma-se a essa situao a falta de preparo e a insensibilidade de alguns funcionrios que atendem as vtimas em delegacias, em hospitais e tambm em conselhos tutelares(19). Estes e outros aspectos colaboram com os inmeros desdobramentos e leses advindos da experincia de violncia sexual. A vtima pode passar a ver o prprio corpo como profano, reduzindo sua autoestima, desenvolvendo sentimento de perda de integridade fsica, sofrendo de angstia, depresso e inferioridade, vivenciando perturbaes e medos, tendo dificuldade de lidar com o sexo oposto, vendo a atividade sexual como punitiva e, no extremo do comportamento autodestrutivo, chegando ao suicdio. Quanto maior o perodo de abuso, maior a sensao de culpa das vtimas(19). Constata-se a crescente necessidade de criar servios especializados e capacitar os profissionais que trabalham com essas crianas e com suas famlias, de modo a permitir-lhes alcanar real compreenso dos casos, bem como conduzir intervenes adequadas. Os profissionais de sade no podem ficar alheios a essa problemtica, principalmente, devido a possibilidade de tornar visvel a situao de violncia intrafamiliar contra a criana e o adolescente, possibilitada pelo exame fsico completo e anamnese sobre as experincias sexuais da criana, visto que o profissional de sade , frequentemente, o primeiro a ser procurado em casos de abuso sexual(9). de responsabilidade e dever de todo cidado notificar ao conselho tutelar da respectiva localidade todos os casos de suspeita ou confirmao de maus-tratos sofridos por crianas e adolescentes. garantido o sigilo do denunciante. Subsequentemente, o rgo orientar a vtima ou os responsveis por ela com relao a seus direitos, bem como proceder aos encaminhamentos e acompanhamentos necessrios(16).

786

Justino LCL, Ferreira SRP, Nunes CB, Barbosa MAM, Gerk MAS, Freitas SLF. Violncia sexual contra adolescentes: notificaes nos Conselhos Tutelares, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):781-7.

A esse respeito, o Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem estabelece que o enfermeiro ao se deparar com casos de maus-tratos, dentre eles a violncia sexual contra crianas e adolescentes, a partir do diagnstico de risco e levantamento de suspeita precoce o profissional dever desencadear meios de proteo e cuidados especializados, principalmente para tomar providncias quanto ao afastamento do agressor, comunicando o fato ao conselho tutelar e inexistindo esse rgo no municpio, a notificao dever ser feita autoridade judicial, dado que o teor dessa comunicao constitui justa causa para o rompimento do sigilo profissional(20). Diante da gravidade da situao e da fragilidade das vtimas, a postura do profissional de sade frente a um caso de violncia sexual deve ser de acolhimento e respeito para com a vtima e sua famlia. A investigao requer atendimento em ambiente acolhedor e o profissional deve estar preparado para ouvir apenas uma vez, pois aps o relato a vtima poder silenciar. Os profissionais, por sua vez, acabam erroneamente omitindo a realidade para manter o sigilo profissional, contribuindo para agravar a situao traumtica. O dever legal, no entanto, est acima do sigilo profissional. Durante todo o processo de atendimento de situaes de violncia, a equipe de sade se v envolvida em dilemas ticos e preocupada com a qualidade da interveno e suas consequncias. Por vezes, o atendimento representa a primeira instncia em que a vtima revela uma situao de violncia, o que torna esse momento uma oportunidade para o profissional de sade conquistar a confiana desse cliente(20). Esta uma problemtica que, para se tornar visvel, exige dos profissionais de sade um novo olhar, que no se limite a reduzir esse fenmeno a uma patologia do agressor ou da vtima, mas que o compreenda como consequncia de uma dinmica relacional complexa, no s interpessoal, mas tambm social(8). CONSIDERAES FINAIS Constatou-se que a maioria dos casos de violncia sexual pesquisados neste estudo envolveu pessoas prximas s vtimas e no deixou evidncias fsicas, independentemente de uso de fora fsica. Sabe-se que o silncio a marca caracterstica da violncia sexual domstica contra crianas e

adolescentes, uma vez que qualquer tentativa de revelao repreendida pelo agressor por meio de ameaas ou sedues. Quase sempre os parentes no-agressores costumam fechar os olhos, tentando evitar escndalos que possam abalar ainda mais a estrutura familiar. Dadas as decorrncias potencialmente drsticas da violncia sexual, principalmente na populao jovem, atingindo predominantemente o sexo feminino, torna-se premente o desenvolvimento de estudos e trabalhos integrados que respaldem os profissionais e servios de sade com estratgias para enfrent-lo. Um elemento importante para auxiliar a preveno desse tipo de violncia o preenchimento completo e correto dos dados que compe a ficha de atendimento dos conselhos tutelares, pois as falhas de registro no s dificultam a assistncia a ser prestada, mas prejudicam a identificao de fatores de risco para violncia intrafamiliar e sua possvel preveno. Observamos que algumas das fichas pesquisadas apresentavam campos incompletos, ou mesmo nenhuma informao alm da identificao da vtima, comprometendo a anlise de algumas variveis, particularmente as referentes ao agressor. A criao de um protocolo abrangendo itens de interesse para programas voltados preveno, com informaes sobre a vtima, o agressor e a famlia, seria altamente oportuna. Nas fichas dos conselhos tutelares de Campo Grande no constam campos para preenchimento de dados sobre decorrncias psicolgicas da violncia sexual, local de ocorrncia da violncia, grupo tnico da vtima e do agressor, consequncias para o abusador ou encaminhamentos institucionais para atendimento vtima e seus familiares. Sugere-se que esses dados sejam acrescidos s notificaes, pois forneceriam mais subsdios para a preveno de casos novos e para a realizao de novos estudos. Cabe ao enfermeiro e aos demais profissionais de sade identificar famlias com risco potencial para comportamentos abusivos, bem como a existncia de crises situacionais decorrentes de algum tipo de violncia, e propor solues alternativas, incluindo orientao e encaminhamento para tratamento especializado. Compete tambm ao enfermeiro realizar visitas domiciliares para prover cuidados especficos e educao em sade aos grupos vulnerveis, alm de atuar na preveno terciria para tratamento, reabilitao e preveno da recorrncia de violncia.

Justino LCL, Ferreira SRP, Nunes CB, Barbosa MAM, Gerk MAS, Freitas SLF. Violncia sexual contra adolescentes: notificaes nos Conselhos Tutelares, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):781-7.

787

REFERNCIAS
1 Campos MAMR. Violncia sexual como questo de sade pblica: Ateno especfica em servio de sade [dissertao]. So Paulo: Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo; 2006. 2 Baptista RS, Frana ISX, Costa CMP, Brito RS. Caracterizao do abuso sexual em crianas e adolescentes notificado em um Programa Sentinela. Acta Paul Enferm. 2008;21(4):602-8. 3 Bittar DB. Violncia intrafamiliar: um estudo com mes agressoras usurias de lcool e drogas [dissertao]. Ribeiro Preto: Universidade de So Paulo; 2010. 4 Pfeiffer L, Salvagni EP. Viso atual do abuso sexual na infncia e adolescncia. J Pediatr. 2005;81(Supl 5):S197-204. 5 Nunes CB, Sarti CA, Ohara CVS. Profissionais de sade e violncia intrafamiliar contra a criana e adolescente. Acta Paul Enferm. 2009;22(n esp):903-8. 6 Costa MCO, Carvalho RC, Brbara JFRS, Santos CAST, Gomes WA, Sousa HL. O perfil da violncia sexual contra crianas e adolescentes, segundo registros de Conselhos Tutelares: vtimas, agressores e manifestao de violncia. Cinc Sade Colet. 2007;12 (5):1129-41. 7 Oliveira MPC. Abuso sexual de meninos: estudo das consequencias psicossexuais na adolescncia [dissertao]. So Paulo: Faculdade de Medicina, Universidade de So Paulo; 2010. 8 Nunes CB, Sarti CA, Ohara CVS. Conceptions held by health professionals of violence against children and adolescents within the family. Rev Latino-Am Enfermagem. 2008;16(1):136-41. 9 Paixo ACW, Deslandes SF. Anlise das polticas pblicas de enfrentamento da violncia sexual infantojuvenil. Sade Soc So Paulo. 2010;19(1):114-26. 10 Brtas JRS, Moreno RS, Eugenio DS, Sala DCP, Vieira TF, Bruno PR. Os rituais de passagens segundo adolescentes. Acta Paul Enferm. 2008;21(3): 404-11.

11 Lemes LC, Ferreira SRP. Caractersticas das notificaes de violncia sexual contra adolescentes em Campo Grande MS [monografia]. Campo Grande: Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Regio do Pantanal; 2009. 12 Organizacn Mundial de la Salud. La salud de los jvenes: un reto y una esperanza. Ginebra; 1995. 13 Ministrio da Sade (BR), Conselho Nacional de Sade, Comit Nacional de tica em Pesquisa em Seres Humanos. Resoluo n. 196, de 10 de outubro de 1996: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Braslia (DF); 1996. 14 Sanchez RN, Minayo MCS. Violncia contra crianas e adolescentes: questo histrica, social e de sade. In: Lima AA, organizador. Violncia faz mal sade. Braslia (DF): Ministrio da Sade; 2004. p. 29-38. 15 Ferriani MGC, Garbin LM, Ribeiro MA. Caracterizao de casos em que crianas e adolescentes foram vtimas de abuso sexual na regio sudoeste da cidade de Ribeiro Preto, SP, no ano de 2000. Acta Paul Enferm. 2004;17(1):45-54. 16 Mascarenhas MDM, Malta DC, Silva MMA, Lima CM, Carvalho MGO, Oliveira VLA. Violncia contra criana: revelando o perfil dos atendimentos em servios de emergncia, Brasil, 2006 e 2007. Cad Sade Pblica. 2010;26(2):347-57. 17 Teixeira SAM, Taquette SR. Violncia e atividade sexual desprotegida em adolescentes menores de 15 anos. Rev Assoc Med Bras. 2010;56(4):440-6. 18 Machado HB, Lueneberg CF, Rgis EI, Nunes MPP. Abuso sexual: diagnstico de casos notificados no municpio de Itaja / SC, no perodo de 1999 a 2003, como instrumento para interveno com famlias que vivenciam situaes de violncia. Texto Contexto Enferm. 2005;14(n esp):54-63. 19 Garcia L, Gomes RF, Almeida AP. Perfil da violncia sexual na Paraba: levantamento dos crimes entre 1998 e 2005. Revista Artemis. 2005;2(n esp):1-17. 20 Saliba O, Garbin CAS, Garbin AJI, Dossi AP. Responsabilidade do profissional de sade sobre a notificao de casos de violncia domstica. Rev Sade Pblica. 2007;41(3):472-7.

Endereo da autora / Direccin del autor / Authors address: Lucyana Conceio Lemes Justino Rua Gernima Teixeira Ramos, 335, Centro 79215-000, Dois Irmos do Buriti, MS E-mail: lucyanacg@gmail.com

Recebido em: 31/05/2011 Aprovado em: 18/11/2011

You might also like