You are on page 1of 3

Questionrio de Biologia 01. (UFPE) Esta questo diz respeito aos grandes grupos vegetais. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Na maioria terrestres, de lugares midos e de pequeno porte (alguns centmetros), os musgos e as hepticas so brifitas. ( ) As samambaias e as avencas so pteridfitas. Os primeiros vegetais a apresentarem tecidos condutores de seiva (vasos liberianos e vasos lenhosos). ( ) As espermatfitas (traquefitas mais evoludas) incluem dois grandes grupos: as gimnospermas, sem frutos, e as angiospermas, com frutos protegendo as sementes. ( ) As angiospermas tm grande interesse econmico na maioria so rvores, algumas das quais de grande porte como Pinheiros, Ciprestes, Conferas e Sequias. 02. (UFMG) Observa-se que as bananeiras inibem o crescimento de outras espcies de vegetais plantadas prximo a elas. Para verificar se essa inibio provocada por uma substncia produzida pelas bananeiras, o melhor procedimento ser a) comparar o crescimento das outras espcies cultivadas com extrato de bananeiras, em ambiente com a mesma intensidade luminosa. b) comparar o crescimento das outras espcies em cultivos com e sem aplicao de extrato de bananeiras. c) comparar o crescimento das outras espcies cultivadas com extratos de bananeiras, em diferentes temperaturas. d) analisar quimicamente extratos das bananeiras e de outras espcies. 03. (Unitau) Considerando que quanto mais partes um vegetal possui, mais evoludo , podemos afirmar que, das alternativas a seguir, o vegetal mais evoludo : a) o musgo. b) o abacateiro. c) a samambaia. d) o pinheiro. e) a alga. 04. (UFES) As plantas fanergamas - gimnospermas e angiospermas - apresentam algumas caractersticas em comum. As angiospermas constituem o grupo vegetal com a maior biodiversidade, embora representem o grupo mais recente na histria da Terra. a) Compare esses dois grupos, destacando as semelhanas e diferenas. ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

b) Aponte os elementos que podem explicar o xito das angiospermas em termos de biodiversidade. ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ 05. (UEL) O esquema a seguir representa uma flor de angiosperma.

Assinale a alternativa que associa corretamente os algarismos do esquema com as letras da lista a seguir. a. formao de gros de plen b. deposio dos gros de plen c. fecundao d. transformao em fruto a) I-a, II-d, III-b, IV-c. b) I-b, II-a, III-c, IV-d. c) I-c, II-d, III-a, IV-b. d) I-c, II-b, III-d, IV-a. e) I-d, II-b, III-c, IV-a. 06. (UEL) Na evoluo das angiospermas desenvolveuse uma estrutura nica entre os vegetais, que est certamente relacionada com a ampla distribuio geogrfica do grupo. Trata-se a) do tubo polnico. b) dos gros de plen alados. c) das sementes. d) dos frutos. e) dos nectrios. 07. (UFRS) Em relao propagao das angiospermas, so feitas as seguintes afirmaes. I - A presena do gineceu e do androceu na mesma flor permite, durante o processo de reproduo, uma variabilidade gentica maior. II - Flores com corolas vistosas, glndulas odorferas e glndulas nectarferas geralmente esto adaptadas polinizao pelo vento. III - Geralmente os agentes polinizadores e disseminadores de frutos e sementes so o vento, a gua e os animais. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III.

d) Apenas I e II. e) I, II e III. 08. Na estrutura, representada no esquema, responda:

I. Que estrutura est representada na imagem? a) folha b) caule c) galho d) raiz e) pice da planta II. As estruturas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 representam, nessa ordem: a) epiderme, crtex, endoderma, xilema, floema, cmbio; b) epiderme, crtex, endoderma, xilema, floema, periciclo; c) periderme, cmbio, raio parenquimtico, xilema, floema, periciclo; d) periderme, crtex, endoderma, xilema, floema, cmbio; e) crtex, epiderme, periderme, floema, xilema, periciclo 09. A zona de crescimento da raiz fica situada: a) entre a zona pilfera e a zona de ramificao; b) entre a coifa e a zona pilfera; c) entre a coifa e a zona de ramificao; d) entre a zona de ramificao e a zona pilfera; e) distribuda ao longo de toda a extenso do rgo. 10. (UEPG) As plantas produzem muitos compostos que atuam na estimulao, na inibio e na regulao de importantes processos como o crescimento e a florao. Essas substncias endgenas, que atuam em pequenas doses em diferentes rgos das plantas, so os fitormnios. A respeito desse assunto, assinale o que for correto. 01) As auxinas so os fitormnios mais importantes das plantas superiores, que atuam facilitando a distenso das paredes celulsicas das clulas vegetais. Alm de existirem em pontas de caules e razes, essas substncias tambm ocorrem nas sementes em germinao, nos meristemas de cicatrizao, nas folhas novas e nos frutos. 02) As giberelinas ocorrem em doses muito pequenas em rgos novos, sementes em germinao e meristemas. Elas atuam

na quebra da dormncia de sementes, ativando a produo de enzimas que permitem a utilizao das substncias de reserva, como o amido. 04) As citocininas so substncias que estimulam as divises celulares. 08) O etileno um hormnio que pode ser produzido por diferentes tecidos de vrios rgos das plantas. Ele gasoso e atua como importante regulador natural de processos fisiolgicos normais, como: a induo da absciso, a induo da florao e a estimulao da maturao dos frutos. 16) O cido abscsico um hormnio inibidor que pode agir como antagonista de outros hormnios, impedindo, por exemplo, o alongamento de razes, o brotamento de gemas e a germinao. Ele tambm possui uma importante participao no mecanismo de movimento dos estmatos. Soma: __ 11. (UFAC) A adaptao dos vegetais ao meio ambiente, e as situaes de estresse a que eles podem estar expostos, resultado de um eficiente mecanismo metablico, onde os hormnios desempenham papel fundamental. As figuras abaixo ilustram dois experimentos clssicos realizados com vegetais.

A opo que indica, respectivamente, os hormnios vegetais envolvidos com os resultados dos experimentos observados so: a) Auxina e giberelina. b) Auxina e etileno. c) cido abscsico e etileno. d) Citocinina e giberelina. e) Auxina e cido abscsico. 12. (UESPI) Hormnio vegetal que estimula o alongamento do caule e da raiz, que atua no fotoperiodismo, no geotropismo, na dominncia apical e no desenvolvimento dos frutos denominado: a) Etileno. b) cido abscsico. c) Auxina. d) Giberelina. e) Citocinina. 13. (UNIFOR) Caules de plantas mantidas dentro de casa curvam-se ao crescer, em direo luz. Uma pessoa queria saber que parte do caule responsvel por essa curvatura: a apical, a intermediria ou a basal. Recorreu ento s experincias representadas abaixo.

Os resultados mostram que a luz incidindo unilateralmente, age: a) Igualmente sobre as trs regies do caule. b) Sobre o caule todo, mas a ao mais intensa sobre a regio apical. c) Apenas sobre a regio apical. d) Apenas sobre a regio intermediria. e) Apenas sobre a regio basal.

Gabarito 01-VVVF | 02-B | 03-B | 05-C | 06-D | 07-C | 08 I-D IIB | 09-B | 10- 01+02+04+08+16=31 | 11-E | 12-C | 13C

You might also like