You are on page 1of 7

VENENO DE SERPENTE EM COSMTICOS???? Parece extico, no?

Mas esta a grande novidade em produtos cosmticos e o que melhor, no s mais um modismo, um ativo de alta tecnologia obtido e fundamentado na biologia molecular que age prevenindo e atenuando as rugas de expresso. Veja como isso foi possvel: As rugas so o sinal mais visvel do envelhecimento. A perda de elasticidade da pele faz com que na maturidade todas as emoes que vivemos estejam estampadas no rosto, isto porque para demonstrarmos nossos sentimentos promovemos vrios movimentos da musculatura da face que geram as expresses, vincando a pele. Com a reduo da elasticidade os vincos vo se estabelecendo e as rugas so formadas. O envelhecimento um evento biolgico inevitvel, geneticamente programado e que sofre profundas influncias de fatores extrnsecos, cujos principais so: a ao do sol que gera radicais livres e fragiliza o tecido reduzindo sua densidade e firmeza; os movimentos faciais que vincam a pele em sentido perpendicular aos feixes musculares. (Fig 1)

Fig 1 Vrias linhas de raciocnio vm sendo empregadas nos meios cientficos buscando na biologia molecular os mecanismos para promover a atenuao dos efeitos do tempo sobre a pele. Dentre os ativos mais recentemente lanados disposio dos cosmetlogos destacamos os peptdeos, molculas altamente funcionais que agem como mensageiros biolgicos e promovem aes em vrios alvos na pele. Os principais alvos na pele so os fibroblastos. Existem peptdeos que agem estimulando fibroblastos a recuperarem a sua capacidade de sntese incrementando a densidade da derme pela reorganizao da matriz extracelular. Outro mecanismo abordado no tratamento e preveno das rugas so os peptdeos dermodescontrteis, que agem reduzindo a incidncia de rugas de expresso. O primeiro peptdeo de ao dermodescontrtil empregado em produtos tpicos foi o Acetil Hexapeptdeo, conhecido como Argireline, cujo mecanismo de ao se assemelha ao da toxina botulnica agindo nos neurnios na poro pr-sinaptica da juno neuro-muscular. O Acetil hexapeptdeo impede a fuso das vesculas que contm a acetilcolina (mediador qumico, produzido e liberado pelos neurnios responsvel pelo estmulo contrao muscular), como se fosse um quebracabeas, a molcula se encaixa no local de ancoragem da vescula, impedindo sua fuso com a membrana e conseqente liberao da acetilcolina, reduzindo a fora e freqncia da contrao da musculatura facial. (Fig 2)

Fig 2 As pesquisas continuaram e outros peptdeos com o mesmo mecanismo de ao de inibio liberao de acetilcolina na membrana pr-sinaptica surgiram como o octa e o penta peptdeos, e os estudos comprovaram que sua associao incrementa a atividade e os resultados. Outros receptores biolgicos foram alvos de pesquisas na busca de novos mecanismos que tivessem ao sinrgica aos at ento comprovados. Baseados nos efeitos de paralisia muscular provocada pelo veneno da serpente Temple viper ou vbora do templo, Tropidolaemus wagleri (Fig 3), os pesquisadores isolaram, e estudaram os efeitos da molcula waglerina 1 que a poro do veneno responsvel por este efeito que paralisa e mata por asfixia a presa. Este estudo possibilitou a sntese laboratorial de um tripeptdeo, uma rplica da molcula natural, que age de forma eficaz e segura na poro ps-sinptica da juno neuro-muscular.

Fig 3

Modelo da molcula do Syn-ake Esta descoberta trouxe um grande avano, pois a associao destes dois mecanismos de ao em um nico alvo a juno neuro-muscular, tem um efeito sinrgico na reduo da formao das rugas de expresso, pela reduo da fora e freqncia das contraes musculares faciais. (Fig 4)

1
2

Fig 4 Como o evento biolgico e o envelhecimento iniciam-se desde o nascimento e afetam todas as clulas do organismo que esto em constante processo de diferenciao, maturao e morte, sendo substitudas por novas linhagens, a capacidade de recuperao e at regenerao dos tecidos vai decaindo com o tempo. Manter a homeostasia, hidratao adequada e um eficiente sistema de

proteo contra os radicais livres so as estratgias bsicas de combate ao envelhecimento. A linha Gradual complex traz uma associao sinrgica de todos os peptdeos dermodescontrteis, fatores de crescimento de ao cito estimulante, acares funcionais que recuperam a homeostasia da pele e peptdeos preenchedores, tratando de forma global o envelhecimento e prevenindo e retardando a necessidade de uma interveno invasiva.

COLOCAR PROTOCOLO G2 1) Leite de Limpeza Aplicar na face, pescoo e colo. Nos lbios e olhos, aplicar o Gel Demaquilante. 2) Tnico Equilibrante Aplicar com auxlio de algodo. Secar. 3) Peeling Saliclico Aplicar na face, pescoo e colo, primeiramente pelo contorno e para finalizar, aplicar no centro da face. Deixar agir por 10 minutos. Remover com gua em abundncia. 4) Soluo Neutralizante Aplicar por toda a regio e espalhar. 5) Concentrado Ionizvel de Proteoglicanas + Vitamina C Aplicar com microcorrente por 10 minutos. 6) Concentrado Ionizvel de Peptdeos + Complexo Ativador GF Aplicar com ionizao em reas com rugas por 2,5 minutos em cada polaridade por hemiface. 7) Creme de Massagem Facial Aplicar e proceder a tcnica de massagem escolhida pelo profissional.

8) Mscara de Oligominerais e Aminocidos Aplicar em toda a face, deixando agir por 20 minutos. Remover com gua. Secar. 9) Filtro Solar Loo Spray FPS 21 Oil free Finalizar. Resultados do protocolo: aps 10 sees.

Referncias bibliogrficas: Ryu-Ichiro Hata and Haruki Sendoo, L-Ascorbic acid 2-phosphate stimulates collagen accumulation, cell proliferation and formation of a three-dimensional tissuelike substance by skin fibroblasts, Journal of Cellular Physiology, 138 (1989) 8-6. N.Boyera, I. Galey et al., Effect of Vitamin C and its derivatives on collagen synthesis and cross-linking by normal human fibroblasts, International Journal of Cosmetic Science 20 (1998) 151-158. Food Hydrocolloids 1989; 3 (2): 149-156. (ref. 4770)

Reid JS et al. Mechanism and regulation of galactomannan biosynthesis in developing leguminous seeds. Biochemical Society Transactions. 1992;20(1):23-26. McCleary BV et al. The fine structures of carob and guar galactomannans. Carbohydrate Research. 1985; 139: 237-260. Williams PA, Hickey M. Fluid gels based on natural polymers for cosmetic applications. Cosmetics & Toiletries. 2003; 118(8):51-59 (ref. 6290) La Hidratacin y la Piel. Revista La Piel 1999; 3.16. Bland EJ et al.The influence of small oligosaccharides on the immune system. Carbohydrate Research 2004; 339: 1673-1678.(ref. 7240) Pterszegi G et al. Studies on skin aging. Preparation and properties of fucose-rich oligo- and polysaccharides. Effect on fibroblast proliferation and survival. Biomedicine & Pharmacotherapy 2003; 57: 187-194. Fodil-Bourahla et al. Effects of L-fucose and fucose-rich oligo and polysaccharides (FROP-s) on skin aging: penetration, skin tissue production and fibrillogenesis. Biomedicine & Pharmacotherapy 2003; 57: 219-215.

You might also like