You are on page 1of 3

TICA PROFISSIONAL Muitos autores definem a tica profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que devero ser

postas em prtica no exerccio de qualquer profisso. Seria a ao "reguladora" da tica agindo no desempenho das profisses, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exerccio da sua profisso. A tica profissional estudaria e regularia o relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e a construo do bem-estar no contexto scio-cultural onde exerce sua profisso. Ela atinge todas as profisses e quando falamos de tica profissional estamos nos referindo ao carter normativo e at jurdico que regulamenta determinada profisso a partir de estatutos e cdigos especficos. Assim temos a tica mdica, do advogado, do bilogo, etc. Acontece que, em geral, as profisses apresentam a tica firmada em questes muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si. Questes como o aborto, pena de morte, seqestros, eutansia, AIDS, por exemplo, so questes morais que se apresentam como problemas ticos - porque pedem uma reflexo profunda - e, um profissional, ao se debruar sobre elas, no o faz apenas como tal, mas como um pensador, um "filsofo da cincia", ou seja, da profisso que exerce. Desta forma, a reflexo tica entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana. Sendo a tica inerente vida humana, sua importncia bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam. A tica ainda indispensvel ao profissional, porque na ao humana "o fazer" e "o agir" esto interligados. O fazer diz respeito competncia, eficincia que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profisso. O agir se refere conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profisso.

A tica baseia-se em uma filosofia de valores compatveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, "o agir" da pessoa humana est condicionado a duas premissas consideradas bsicas pela tica: "o que " o homem e "para que vive", logo toda capacitao cientfica ou tcnica precisa estar em conexo com os princpios essenciais da tica. (MOTTA, 1984, p. 69)
Constata-se ento o forte contedo tico presente no exerccio profissional e sua importncia na formao de recursos humanos.

TICA
A tica est presente em todas as raas. Ela um conjunto de regras, princpios ou maneira de pensar e expressar. tica uma palavra de origem grega com duas tradues possveis: costume e propriedade de carter.

O QUE SER TICO?


Ser tico nada mais do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. ser altrusta(dic), estar tranqilo com a conscincia pessoal. " cumprir com os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda, etc." tica tudo que envolve integridade, ser honesto em qualquer situao, ter coragem para assumir seus erros e decises, ser tolerante e flexvel, ser humilde. Todo ser tico reflete sobre suas aes, pensa se fez o bem ou o mal para o seu prximo. ter a conscincia " limpa".

O QUE TICA PROFISSIONAL?


Um profissional deve saber diferenciar a tica da moral e do direito. A moral estabelece regras para garantir a ordem independente de fronteiras geogrficas. O direito estabelece as regras de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tm uma base territorial, valendo apenas para aquele lugar. Pessoas afirmam que em alguns pontos elas podem gerar conflitos. O desacato civil ocorre quando argumentos morais impedem que uma pessoa acate certas leis. As vezes as propostas da tica podem parecer justas ou injustas. tica diferente da moral e do direito porque no estabelece regras concretas. A tica profissional se inicia com a reflexo. Quando escolhemos a nossa profisso, passamos a ter deveres profissionais obrigatrios. Os jovens quando escolhem sua carreira, escolhem pelo dinheiro e no pelos deveres e valores. Ao completar a formao em nvel superior, a pessoa faz um juramento, que significa seu comprometimento profissional. Isso caracteriza o aspecto moral da tica profissional. Mesmo quando voc exerce uma carreira remunerada, no est isento das obrigaes daquela carreira. Ns adolescentes temos vrias perguntas para fazer sobre o futuro profissional. Quando temos uma carreira a seguir devemos colaborar mesmo com o que no proposto. Muitas propostas podem surgir, por isso devemos estar receptivos. Sabemos que existem vrios tipos de TICA: tica social, do trabalho, familiar, profissional. tica profissional refletir sobre as aes realizadas no exerccio de uma profisso e deve ser iniciada antes da prtica profissional. Se voc j iniciou a sua atividade profissional fora da rea que voc gosta no quer dizer que voc no tenha deveres e obrigaes a cumprir como

profissional.
.

COMO SER UM PROFISSIONAL TICO?


Ser um profissional tico nada mais do que ser profissional mesmo nos momentos mais inoportunos. Para ser uma pessoa tica, devemos seguir um conjunto de valores. Ser tico proceder sem prejudicar os outros. Algumas das caractersticas bsicas de como ser um profissional tico ser bom, correto, justo e adequado. Alm de ser individual, qualquer deciso tica tem por trs valores fundamentais. Eis algumas das principais: 1. Ser honesto em qualquer situao - a virtude dos negcios. 2. Ter coragem para assumir as decises - mesmo que seja contra a opinio alheia. 3. Ser tolerante e flexvel - deve-se conhecer para depois julgar aas pessoas. 4. Ser ntegro - agir de acordo com seus princ;pios 5. Ser humilde - s assim conseguimos reconhecer o sucesso individual.

A TICA VIRTUAL
A Internet est mudando o comportamento tico das empresas. A Internet muda a velocidade dos acontecimentos, a forma de remunerao dos funcionrios e o ambiente de trabalho.

You might also like