You are on page 1of 21

Ao iniciarmos os estudos sobre filosofia, iremos apresentar a seguir um breve panorama sobre a histria da filosofia, histria essa que

influencia a histria humana decisivamente.

Scrates
http://micosemental.files.wordpress.com/2009/08/socrates.jpg

A histria da filosofia pode ser dividida em sete perodos: 1. Filosofia Antiga: Que dividida em mais quatro perodos, Perodo pr-socrtico ou cosmolgico, perodo socrtico ou antropolgico, perodo sistemtico e perodo helenstico ou Greco-romano. No perodo pr-socrtico ou cosmolgico, h uma preocupao em compreender a origem do cosmo e os fenmenos da natureza. Este perodo se estende do final do sculo VI aC. at o final do sculo V a.C. No perodo socrtico ou antropolgico, investigam-se as questes humanas, tais como a tica, os comportamentos e conhecimentos humanos. Este perodo se estende do final do sculo V a.C. Ao final do sculo IV a.C. No perodo sistemtico, procura-se centrar principalmente a figura de Aristteles por sistematizar tudo o que fora pensado at ento. Este perodo se estende do final do sculo IV a.C. At o final do sculo III a.C. No perodo helenstico ou grego-romano, acompanham-se as transformaes da cultura grega quando esta (Grcia) passa a fazer parte do Imprio romano e, mais tarde, surge o cristianismo que influencia no desenvolvimento posterior. Este perodo se estende do final do sculo III a.C. At o sculo VI depois de Cristo.

http://3.bp.blogspot.com/_T73GHf4Ao4U/SsizZuKyI_I/AAAAAAAAAB4/_ELn7eE_5bc/s320/grecia_maior%5B1%5D.jpg

2. Filosofia Patrstica: Na filosofia patrstica existe um esforo para conciliar o cristianismo com o pensamento filosfico Grego-latino. um perodo onde a preocupao principal com as questes religiosas tais como a criao do mundo, o pecado original, a ressurreio dos mortos, avanando assim para temas mais complexos de carter moral como conscincia, livre-arbtrio e as relaes entre f e razo. Este perodo se estende do sculo I at o sculo VII d.C.
http://4.bp.blogspot.com/_U_byOIbnIXg/SCiWsEfJxWI/ AAAAAAAAAEA/N9SrgCzOLCg/S1600-R/pentecostes_maria.jpg

3. Filosofia medieval ou escolstica: Preocupa-se com os mesmos temas da patrstica, foi fortemente influenciada pelos pensamentos de Plato e Aristteles, abrangendo tambm pensadores rabes, judeus e europeus. Este perodo se estende entre o sculo VIII e o sculo XIV.

Plato e Aristteles http://abrancoalmeida.files.wordpress.com/2009/12/platao-e-aristoteles1.jpg

4. Filosofia da Renascena: caracterizada pela recuperao de obras de autores gregolatinos que julgavam estarem perdidas. Entre estas obras estavam alguns escritos de Plato e Aristteles. So recuperadas preocupaes polticas e da centralidade do homem no pensamento filosfico, o foco deixa de ser centrado em Deus e passa ser centrado no homem. 4

Este perodo se estende entre o sculo XIV e o sculo XVI. 5. Filosofia Moderna: A filosofia moderna valoriza principalmente a reflexo como ponto de partida do raciocnio filosfico. Na filosofia moderna, tudo o que desejamos conhecer pode ser transformado numa idia clara, formulada pelo intelecto. A percepo de realidade, possveis de serem conhecidas e transformadas pelos seres humanos d origem cincia. Este perodo se estende do sculo XVII at o sculo XVIII.

Renascena
http://www.portalartes.com.br/portal/imagens/renascenca.jpg

6. Filosofia da Ilustrao ou Iluminismo: Tem como objetivo levar aos seres humanos a luz da razo humana que manifestada em todas as formas de conhecimento racional. Sendo assim, atravs da razo o ser humano atingiria liberdade, as luzes da razo seriam capazes de promoverem o aprimoramento em vrias partes do ser humano, entre elas, a moral, social, tcnica, poltica, artstica, ou seja, promoveriam a civilizao. Este perodo se estende de meados do sculo XVIII ao comeo do sculo XIX.

Ren Descartes

http://2.bp.blogspot.com/_lOSe7CxJx6Q/SW170GU6rnI/AAAAAAAAAP4/3E3pKr17aus/s400/Iluminismo...

7.

Filosofia

Contempornea: lembrar-nos

filosofia de uma

contempornea volta-se para o homem vivendo em sociedade. Devemos sociedade que nos ltimos 200 anos sofreu uma srie de mudanas radicais como por exemplo a ascenso da burguesia ao poder, aos avanos tcnico-cientficos, duas Guerras Mundiais, pelas ameaas de extino da vida na Terra etc. Este perodo se estende de meados do sculo XIX aos dias atuais.
http://www.epdlp.com/fotos/rodin2.jpg

Alguns textos filosficos de diferentes pocas

Esta belssima obra de Plato, Apologia de Scrates, considerada o segundo livro da tetralogia formada pelos seguintes dilogos: Eutfrone, onde vemos o filsofo, ainda livre, indo para o tribunal a fim de conhecer as acusaes que lhe foram movidas pelo jovem Meleto; a Apologia, com a descrio do processo; o Crton, com a visita de seu amigo mais querido ao crcere; o Fdon, com os ltimos instantes de vida e o discurso sobre a imortalidade da alma.

Suma Teolgica o ttulo da obra bsica de So Toms de Aquino, frade, telogo e santo da Igreja Catlica, um corpo de doutrina que se constitui numa das bases da dogmtica do catolicismo e considerada uma das principais obras filosficas da escolstica. Foi escrita entre os anos de 1265 a 1273.

Charles-Louis de Secondat, senhor de La Brde ou baro de Montesquieu (castelo de La Brde, prximo a Bordus, 18 de Janeiro de 1689 Paris, 10 de Fevereiro de 1755), foi um poltico, filsofo e escritor francs. Ficou famoso pela sua Teoria da Separao dos Poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituies internacionais.

Sren Kierkegaard, Concluding Unscientific Postscript, traduzido a partir da traduo inglesa de David F. Swenson and Walter Lowrie (Princeton University Press, 1949 e 1961), publicada in Howard Kahane, Thinking About Basic Beliefs, Wadsworth, Belmont, 1983, pp. 30-32.

Escolha a alternativa que apresenta os quatros perodos da filosofia antiga na Grcia: (a) Antigo, Medieval, Moderno e Helenstico. (b) Clssico, Medieval, Moderno e Contemporneo. (c) Homrico, arcaico, clssico e Helenstico. (d) Clssico, helenstico, Moderno e Medieval. (e) Pr-socrtico, Socrtico, existencialista e hermenutico.

Aristteles afimou que: (a) Lgica a filosofia primeira e ltima tratada na obra tica a Nicmacos. (b) A lgica foi escrita e classificada na obra metafsica. (c) Lgica e teortica so sinnimos, o mesmo que obras contemplativas. (d) A lgica no uma cincia teortica, nem prtica, nem produtiva, mas em um instrumento para as cincias. (e) A Lgica, registrada na obra Organon de Plato, a cincia das cincias.

Duas concepes filosficas: para os racionalistas a razo o fundamento do conhecimento verdadeiro e para os empiristas a experincia a fonte de todo e qualquer conhecimento. Marque a alternativa que apresenta,

respectivamente, o nome dos filsofos: (a) Descartes e Locke respectivamente. (b) Descartes e Kant respectivamente. (c) Lock e Levinas respectivamente. (d) Libniz e Popper respectivamente. (e) Hegel e Marx respectivamente.

A filosofia surgiu como conhecemos nos dias atuais no ocidente a cerca de 3.000 anos. Alguns filsofos acreditam que ser sbio ter conhecimento da verdade e ser guiado por essa verdade, mesmo que ela fuja do senso comum na filosofia. Acreditamos que em todas as civilizaes j houvessem pessoas consideradas sbias, entretanto, foi na cidade de Mileto que apareceram os primeiros sbios que mais tarde seriam chamados de filsofos. Entre eles podemos citar: Tales, Anaximandro e Anaxmenes, pois suas explicaes foram alm das explicaes mitolgicas e religiosas da poca.

A forma de como pensavam, principalmente em questes de cunho intuitivo e racional da conscincia para compreenderem a realidade que se manifesta nos homens. As explicaes sobre os fenmenos climticos como a chuva, o raio, o trovo ou ainda sobre como surgimos, so fundamentos para aquilo que d origem a todas outras coisas. Arch, que significa principio em grego, aquele que no foi derivado do nada, mas que derivam todas as outras coisas. Esses filsofos tinham outra caracterstica que era a busca verdadeira das coisas. Leia abaixo uma explicao filosfica que atribuda a Anaxgoras: Chamamos de arco-ris ao reflexo do sol nas nuvens. , por isso, sinal de tormenta: pois a gua que est ao redor da nuvem ou produz vento ou derrama a chuva. 10

Lendo este pequeno fragmento de Anaxgoras, podemos perceber que no a ltima matria em cincias, porm, abandona as explicaes mticas e religiosas sobre os fenmenos da natureza. Tales, Anaximandro e Anaxmenes j haviam filosofado sobre a existncia de uma substncia que originassem todas as outras. Para Demcrito, de Atenas, ele no acreditava que as coisas pudessem se transformar em outras, mas tambm no acreditava que as coisas surgissem do nada, estando de acordo com Herclito quando esse afirma que tudo flui da natureza. Segundo (MORAES, Jos Geraldo Vinci de Caminhos das Civilizaes Histria Integrada: Geral e Brasil: So Paulo: Atual, 1990, p. 52.) uma srie de fatores contriburam para o surgimento da filosofia na Grcia Antiga, e ainda seguindo o que Moraes escreveu em seu livro, segue abaixo os principais fatores desse surgimento. As viagens martimas que permitiram aos gregos descobrir que os locais que os mitos diziam habitados por deuses, tits e heris eram, na verdade, habitados por outros seres humanos; e que as regies dos mares que os mitos diziam habitadas por monstros e seres fabulosos no possuam nem monstros nem seres fabulosos.
www.brasilescola.com/upload/e/o%20mito%20e%20...

As viagens produziram o desencantamento ou a desmistificao do mundo, que passou, assim, a exigir uma explicao sobre sua origem, explicao que o mito j no podia oferecer; A inveno do calendrio que e uma forma de calcular o tempo segundo as estaes do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem, revelando, com isso, uma capacidade de abstrao nova, ou uma percepo do tempo como algo natural e no como um poder divino incompreensvel; A inveno da moeda que permitiu uma forma de troca que no se realiza atravs das coisas concretas ou dos objetos concretos trocados por semelhana, mas uma troca abstrata, uma troca feita pelo calculo do valor semelhante das coisas diferentes, revelando, portanto, uma nova capacidade de abstrao e de generalizao;

11

2.bp.blogspot.com/_C1-ll68Nm9c/SpstkLTMDEI/AA...

O surgimento da vida urbana com predomnio do comrcio e do artesanato, dando desenvolvimento a tcnicas de fabricao e de troca, e diminuindo o prestgio das famlias da aristocracia proprietria de terras, por quem e para quem os mitos foram criados; A inveno da escrita alfabtica com a criao do calendrio e a da moeda revela-se o crescimento da capacidade de abstrao e de generalizao, uma vez que a escrita alfabtica ou fontica, diferentemente de outras escritas como, por exemplo, os hierglifos dos egpcios ou os ideogramas dos chineses;
3.bp.blogspot.com/.../s320/DSC_0030.JPG

A inveno da poltica O surgimento de um espao pblico que faz aparecer um novo tipo de palavra ou de discurso, diferente daquele que era proferido pelo mito. A poltica estimula um pensamento e um discurso que no procuram ser formulados por seitas secretas dos iniciados em mistrios sagrados, mas que procuram, ao contrario, ser pblicos, ensinados, transmitidos, comunicados e discutidos. PARA DESENVOLVER O OLHAR ATENTO SOBRE O MUNDO Nada pode surgir do nada, dizia Parmnides. e nada que existe pode se transformar em nada.

12

Todos ou quase todos, conhecemos a seguinte frase: eu s acredito vendo. Porm, para Parmnides ele no acreditava nem quando via. Ele acreditava que os sentidos forneciam uma viso enganosa do mundo; que uma viso que no est de acordo com o que nos diz a viso. Parmnides acreditava que como filsofo, ele tinha o dever de descobrir todas as formas de iluso dos sentidos. Essa forte crena na razo humana chamada de racionalismo. Um racionalista aquele que tem grande confiana ma razo humana enquanto fonte de conhecimento do mundo.
Adaptado de: GAARDER, N Jostein, O mundo de Sofia. So Paulo: Companhia das Letras, 1995.

O pensamento racionalista comum nos dias atuais? Justifique

O que voc pensa da idias de Parmnides?

PARA REFLETIR... Tem um sentido a minha vida? A vida de um homem tem sentido? Posso responder a tais perguntas se tenho esprito religioso. Mas fazer tais perguntas tem sentido? Respondo: Aquele que considera a sua vida e a dos ouros sem qualquer sentido fundamentalmente infeliz, pois no tem motivo algum para viver.
EINSTEIN, Albert. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

Voc concorda com o pensamento do Einstein? Por qu?

13

Imagine que voc tem que escrever um torpedo, desses enviados pelo celular, sobre o que d sentido sua vida e por qu. Pense bem, antes para quem vai enviar e o que vai lhe dizer. Leve em considerao que, devido ao modelo do seu celular, voc dispe de apenas 120 caracteres para sua mensagem.

Leia atentamente o texto abaixo. Na filosofia de Parmnides preludia-se o tema da ontologia. A experincia no lhe apresentava em nenhuma parte um ser tal como ele o pensava, mas, do fato que podia pens-lo, ele conclua que ele precisava existir: uma concluso que repousa sobre o pressuposto de que ns temos um rgo de conhecimento que vai essncia das coisas e independente da experincia. Segundo Parmnides, o elemento de nosso pensamento no est presente na intuio mas trazido de outra parte, de um mundo extra-sensvel ao qual ns temos um acesso direto atravs do pensamento.
NIETZSCHE, Friedrich. A filosofia na poca trgica dos gregos. Trad. Carlos A. R. de Moura. In Os pr-socrticos. So Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 151. Coleo Os Pensadores

Marque a alternativa INCORRETA. A) Para Parmnides, o Ser e a Verdade coincidem, porque impossvel a Verdade residir naquilo que No-: somente o Ser pode ser pensado e dito. B) Pode-se afirmar com segurana que Parmnides rejeita a experincia como fonte da verdade, pois, para ele, o Ser no pode ser percebido pelos sentidos. C) Parmnides nitidamente um pensador empirista, pois afirma que a verdade s pode ser acessada por meio dos sentidos. D) O pensamento, para Parmnides, o meio adequado para se chegar essncia das coisas, ao Ser, porque os dados dos sentidos no so suficientes para apreender a essncia.

14

Quando analisamos etimologicamente a palavra filosofia podemos chegar ao seguinte significado:

= Philo Sophia = Filosofia

uma palavra de origem grega, Philo pode ser alm de amigo, amizade, amor fraterno, respeito entre iguais e Sophia, sabedoria. Logo temos amigo da sabedoria, amizade pela saberia ou ainda amor pela sabedoria. Em primeiro lugar temos que destacar que o conhecimento filosfico no experimental como o que so produzidos pelas cincias fsico-naturais. O objeto de estudo dos filsofos no pode ser colocado para experimentos, pelo contrrio, a filosofia um conhecimento reflexvel e abrange todo cognoscvel pela razo. A filosofia tenta explicar a origem dos fenmenos que cercam o homem, ou seja, tudo aquilo que percebido e no compreendido pela razo humana pode ser objeto de estudo da filosofia. Logo, na filosofia, no h um objeto de estudo especfico como ocorre em algumas cincias, como as biolgicas, fsicas e astronmicas. Na filosofia h um interesse por tudo aquilo que desperta e instiga a razo humana, tudo que faz parte desse mundo e nos aflige, espanta como, por exemplo, a morte e a nossa prpria origem. Em diferentes pocas as sociedades para tentarem explicar todas essas aflies criaram as religies para darem respostas aos medos e dvidas das pocas. A grande lio da filosofia enquanto conhecimento reflexvel e crtico sobre a realidade que nos cerca a de que no existe uma resposta nica para as nossas inquietaes, no h verdade absoluta sobre as coisas, da, nossa necessidade constante de reflexo, de pensar sobre o mundo a nossa volta. A filosofia se preocupa menos com experincia e mais com o sentido da experincia, o seu significado. O conhecimento filosfico ultrapassa as descries fsicas. Sendo assim, no trabalha com o particular, com o especfico, procura oferecer uma explicao totalizadora da realidade. 16

Como saber crtico pe em dvida toda a certeza estabelecida e refuta evidncias imediatas, visa conhecer e conhecer faz parte da natura humana. Tal como argumenta G. Morra (2001), a filosofia como uma atividade espiritual, cuja essncia reside na observao, reflexo e compreenso da realidade. Abaixo mostraremos um organograma que foi desenvolvido na Associao Cultural Santo Tomaz de Aquino, que foi postado no dia 1 de dezembro de 2009 no seguinte link:
guipedrosa.com/.../uploads/2009/12/filosofia.jpg

O que filosofia?

17

Para que serve a filosofia foi postado no dia 14 de outubro de 2009 no seguinte link:
3.bp.blogspot.com/.../utilidadefilosofia3.jpg

18

As pessoas dizem repetidamente que a filosofia no progride realmente, que estamos ainda ocupados com os mesmos problemas filosficos que os gregos. Mas as pessoas que dizem isto no entendem por que isto deve ser assim. Isto porque nossa linguagem tem permanecido a mesma e permanece nos seduzindo a perguntar as mesmas questes. Enquanto continuar esta situao as pessoas permanecero se deparando com as mesmas intrigantes dificuldades e encontrar-se-o comeando algo que nenhuma explicao parece capaz de esclarecer. A partir do texto acima, de Wittgenstein, e de conhecimentos relativos ao debate filosfico acerca da linguagem no sculo XX, assinale a opo correta. (a) A filosofia no progride em sua problematizao por estar ligada demasiadamente a contedos antigos. (b) Est-se a cada dia inventando novos problemas filosficos. (c) Estudar os mesmos problemas de sempre tarefa fundamental da filosofia. (d) A seduo da linguagem impede que a filosofia elabore novas questes.

Na filosofia, a definio constitui o momento de fixao e de delimitao, pelo menos virtual, dos conceitos. Sua aparente simplicidade esconde, de fato, um conjunto de operaes que preciso esclarecer. No existe definio filosfica independente da doutrina. Os estilos e a forma das definies platnicas no so os de Aristteles. F. Cossutta. Elementos para a leitura dos textos filosficos. Martins Fontes, 1994, p. 53 (com adaptaes). A respeito do texto acima e de conhecimentos relativos questo da conceituao filosfica, assinale a opo correta. (a) Definir um conceito filosfico fixar um sentido universal para ele. (b) Uma doutrina filosfica uma articulao de definies coerentes entre si. (c) A definio resultado de um procedimento s aparentemente complexo de delimitao dos conceitos. (d) Aristteles apreendeu estilo e forma das definies de Plato.

No gosto de pensar a filosofia como um empreendimento interdisciplinar, pois isso me cheira a um positivismo dmod. Lembremos que Comte, no vendo a possibilidade de a filosofia produzir verdades positivas, uma vez que no opera pela experimentao, como as cincias, reservou a ela a funo interdisciplinar de reunir os conhecimentos parciais produzidos por cada cincia em uma viso de conjunto, em uma cosmoviso. Mas, por outro lado, no consigo deixar de v-la como empreendimento transversal, que atravessa outros campos de

19 15

saberes, na mesma medida em que atravessada por eles. Penso que hoje no se cria conceito, no se produz filosofia, sem uma conexo direta e transversal com as diversas artes e as distintas cincias. Embora elas sejam distintas entre si, elas se retroalimentam, se fecundam mutuamente. S. Gallo. A funo da filosofia na escola e seu carter interdisciplinar. In: RESAFE, vol. 2, 2004 (com adaptaes). Tendo como base o texto acima, assinale a opo correta. (a) O positivismo considera o saber produzido pela filosofia como de igual valor ao saber produzido pelas cincias. (b) A interdisciplinaridade a melhor definio da funo da filosofia. (c) A filosofia um empreendimento transversal. (d) Chegar a uma cosmoviso o produto central de esforo filosfico.

20 16

o conhecimento que nos passado pelos nossos ancestrais e com o passar de nossas vidas vamos acrescentado as nossas experincias nesse conhecimento. A partir da temos algumas idias que nos permitem interpretar a realidade, bem como temos um conjunto de valores que vai nos orientar de como vamos avaliar, julgar e agir em determinadas situaes. Esse conhecimento encontra-se misturado com crenas e preconceitos, ou seja, ele ingnuo, fragmentrio e conservador. Segundo o filsofo Gramsci, o bom senso o ncleo sadio do senso comum (ARANHA, 1993, p. 35). Qualquer homem, se no foi ferido em sua liberdade e dignidade, ser capaz de autoconscincia, de elaborar criticamente o prprio pensamento e de analisar adequadamente a situao em que vive. nesse estgio que o bom senso se aproxima da filosofia, da filosofia de vida.

22 17

Um conhecimento adquirido sem nenhuma base crtica e coerente podemos denominar se senso comum. O senso comum um conjunto de crenas aceitas como verdadeiras em determinado meio social, mas cujos membros acreditam que tais supostas verdades so compartilhadas por todas as pessoas. (VIEIRA 2008).

MANGA COM LEITE MATA, ASSIM DIZ O DITADO POPULAR

No senso comum, os elementos que compe os conhecimentos surgem emaranhados, sem que se reconheam exatamente suas origens. Assim aparecem no cotidiano como verdades consagradas e definitivas que devem orientar a vida prtica das pessoas:
NINGUM DEVE BEBER MANGA COM LEITE SE QUISER CONTINUAR VIVO!

Segundo VIEIRA 2008, conhecimentos provisrios e parciais so transformados, pelo senso comum, em verdades absolutas, sobre as quais no h o que questionar. Usualmente, o senso comum v a realidade a partir de tendncias ditadas por polticas, publicitrios, atores ou jogadores de futebol, por exemplo. Essas supostas verdades, como o importante se dar bem ou siga apenas o seu corao seguem a moda de um determinado momento e so, na maior parte das vezes, apenas mentiras sobre as quais a maioria concorda. Os conhecimentos do senso comum se revelam generalizadores e cheios de subjetividade e at preconceito, como por exemplo, em provrbios Deus ajuda a quem cedo madruga, que poderia sugerir que os pobres so preguiosos ou que no foram ajudados por Deus e que todos os ricos so trabalhadores e devotos. Embora a preguia possa at resultar em pobreza, h muitas outras causas que explicariam as diferenas sociais. Muitas das vezes o senso comum deixa de ver a realidade como um todo, exagerando o valor de alguns aspectos dessa realidade em detrimento de outros. Embora nem sempre o senso comum seja mentiroso, no dele que se trata a filosofia. Na verdade, a origem do filosofar surge, exatamente, do desejo de superar, questionando o senso comum.

23 18

Segundo o blog spintravel.blogtv.uol.com.br/2008/10/17/madamevoyage, que um blog especializado em pacotes turstico para mulheres, viajar expande os horizontes. Observe abaixo o anncio que foi postado em 17 de outubro de 2008.

Apesar de s contar com planos para Paris, Lisboa, Roma e Atenas, a Madame promete expandir os horizontes, disponibilizando o servio para outras cidades e pases europeus e, qui, outros continentes. Estamos esperando!

Viajar expande os horizontes, esta frase revela forte presena de senso comum que, dada situao, distorce a realidade. Explique por qu?

QUEM DESEJA TORNAR-SE SBIO? A questo que nenhum deus persegue a sabedoria ou deseja tornar-se sbio, pois j o , e ningum mais que seja sbio persegue a sabedoria ou deseja ser sbio; nisso, alis, a ignorncia confrangedora: estar satisfeita consigo mesma sem ser uma pessoa esclarecida nem inteligente. O homem que no se sente deficiente no deseja aquilo de que no sente deficincia
PLATO, O banquete, In: MARCONDES, Danilo. Textos bsicos de filosofia: dos pr-socrticos ao Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

24 19

Plato (428 348 a.C.) foi o grande filsofo do perodo grego da filosofia. Por meio de dilogos ele desenvolve uma profunda reflexo sobre alguns dos principais temas da filosofia.

Seguindo o raciocnio de Plato, o que necessrio para algum desejar ser filsofo?

Para compreendermos melhor a procura da sabedoria pelos filsofos, vejamos, a seguir, outro exemplo. J faz parte do nosso folclore, este to famoso refro de msica: Eu no sou cachorro, no Pra viver to humilhado Eu no sou cachorro, no Para ser to desprezado
Waldick Soriano. Eu no sou cachorro no.

Essa msica pode fazer-nos pensar muitas coisas. Desde Puxa! Que bobagem ele se sentir desprezado como um cachorro! Isso j era! at verdade que seres humanos e animais somos bem diferentes, mas em que realmente somos diferentes?. Encontrar uma resposta satisfatria a essa pergunta obriga-nos a sair do senso comum. quando comeamos a filosofar.

Para agir no mundo, a pessoa humana utiliza-se de diferentes modalidades de conhecimento.

25 20

Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas a seguir que buscam expressar diferenas e caractersticas fundamentais de cada modalidade de conhecimento, conceituando: ( ( ( ( ( ) senso comum como conhecimento irracional, de pouca influncia na formao de novos ) cincia como um saber, que, na sua essncia, procura desvendar a natureza a partir, ) arte como um conhecimento que proporciona entender o mundo atravs da sensibilidade ) filosofia como um saber que se prope a oferecer um conhecimento, baseado na busca ) mito como saber capaz de superar a subjetividade do homem, frente ao desconhecido.

conhecimentos. principalmente, das relaes entre causa e efeito. do artista. rigorosa da origem dos problemas, relacionando-os a outros aspectos da vida humana.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA. (a) F,V,V,V,F. (b) V,V,F,F,V. (c) F,V,F,V,F. (d) V,F,V,V,V. (e) V,V,V,V,V.

26 21

You might also like