You are on page 1of 30

8

1 INTRODUO

A escola constitui-se, desde tempos passados, em um espao de aprendizado e interao social, cujas aes e acontecimentos dela emergidos so refletidos posteriormente na vida de seus ex-alunos. Em razo disso, torna-se importante a presena de educadores preparados para esclarecer aos alunos as dvidas relacionadas sexualidade humana e suas mltiplas expresses, tendo em vista que o assunto algo inerente vida e sade. Este trabalho tem como meta contribuir para conscientizao de que importante tratar do tema desde os primeiros anos de escolarizao, visto que a educao para a sexualidade deve considerar a plenitude da pessoa no mundo. preciso estar sensibilizado para respeitar a si mesmo e aos outros, saber relacionarse, ter responsabilidade, crer na vida e procurar viv-la com prazer, conhecendo seus prprios direitos, inclusive o de ser feliz. Considera-se tambm que, muitas vezes, entre os profissionais da educao, informaes sobre a sexualidade so omitas e pouco se conversa, a este respeito, com a inteno de transmitir conhecimento, refletir sobre a questo. Por essa razo esta pesquisa foi realizada e exposta, a seguir, contemplando trs partes: o captulo 1, de carter terico, refere-se definio entre sexo e sexualidade; o captulo 2 traz um breve histrico da sexualidade nos aspectos culturais e sociais e captulo 3 aponta como o educador aborda a sexualidade na instituio de ensino. Por fim, houve o registro da pesquisa de campo, por meio da compilao e anlise do questionrio respondido pelas professoras participantes. Os resultados evidenciam a necessidade de se abordar o tema da sexualidade, sob a perspectiva educativa, desde a Educao Infantil. O suporte terico desta pesquisa alicerou-se nas concepes de Freud (2002), Aquino (1997), Ribeiro (1999), Lorencini (1997), Nedeff (2001), Ferreira (2001), Camargo (1999), Sayo (1997, 2007) e Veiga Neto (2004), cujos estudos contriburam para explicar a evoluo psquica, afetiva e cognitiva da criana. A leitura desta monografia constitui-se, portanto, em um momento de aprendizado, sobre o tema, e uma linha de fomentao para outras pesquisas, uma vez que o estudo da sexualidade humana inesgotvel.

9
2 A DEFINIO DA SEXUALIDADE

A sexualidade atravessa a vida das pessoas de maneira nica. Associa-se s idias e sensaes de amor, de prazer e de uma relao afetiva que as une; bem como, a brincadeiras e piadinhas ou risadas sem graa, at grandes

constrangimentos. Essas manifestaes engraadas ou embaraosas, quando o assunto sexo, revelam o desconforto diante dele. Ao levantar dados sobre sexo e sexualidade, percebe-se que os conceitos, embora sejam bastante usados, so comumente confundidos quando se trata da sexualidade humana. Para o senso comum essas duas palavras so sinnimas, porm so palavras diferentes em seus significados. Esclarecendo esse mito Pantoni; Piotto e Vitoria (2001) apontam que o desenvolvimento da sexualidade se inicia desde a gestao quando os pais e avs vo formando suas expectativas e sonhos para seu filho ou filha. No existe um consenso sobre o que se convencionou chamar de sexo, o que ocorre uma identificao reducionista ligada aos rgos genitais, conforme a viso cientfica. Nela a viso biolgica direciona a um conjunto de caractersticas somticas, genitais e extragenitais, que distinguem os gneros entre si, ou seja, separam a humanidade entre machos e fmeas. Convm ressaltar que a palavra sexo no se resume apenas anatomia genital, reproduo ou fonte de prazer. Sexo muito mais que isso, inclui caractersticas fsicas, aspectos psicolgicos, ticos, culturais e morais, a um conjunto de caractersticas que definem a identidade sexual. Pantoni; Piotto e Vitoria (2001) informam que o sexo e a sexualidade so coisas distintas. A sexualidade relaciona-se ao prazer, ao amor, relao entre parceiros amorosos e no se restringe apenas ao ato sexual. No senso comum, sexo refere-se a relaes fsicas para o prazer sexual, e se aplica os termos relao sexual, orgasmo, rgo genital. O Parmetro Curricular Nacional, PCN, (Pluralidade Cultural, Orientao Sexual, 2001) que tem por objetivo apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidado participativo, reflexivo e autnomo, conhecedor de seus direitos e deveres; informa que:

10
Sexo expresso biolgica que define um conjunto de caractersticas anatmicas e funcionais (genitais e extragenitais), a sexualidade , de forma bem mais ampla, expresso cultural. Cada sociedade cria conjuntos de regras que constituem parmetros fundamentais para o comportamento sexual de cada indivduo. (p.117).

Ao definir o conceito de sexualidade o enfoque dado diferena de significao para compreender a que se refere. Sexualidade uma dimenso inerente ao ser humano e que est presente em todos os atos de vida. Encontra-se marcada pela cultura, assim como pelos afetos e sentimentos, expressando singularidade em cada sujeito. Tal afirmao vai ao encontro:

A sexualidade humana, mais do que ato sexual e a reproduo, abrange as pessoas, seus sentimentos e relacionamentos. Implica aprendizados, reflexes, planejamentos, valores morais e tomadas de decises. A sexualidade uma energia forte e mobilizadora, uma dimenso do ser humano em sua relao consigo mesmo e com outro, lugar do desejo, do prazer e da responsabilidade. (CAMARGO e RIBEIRO, 1999, p.50).

Sexualidade essa necessidade de receber e expressar afeto e contato, que todas as pessoas tm e que traz sensaes prazerosas e gostosas para cada um. Assim, sexualidade no apenas sexo, o toque, o abrao, o gesto, a palavra que transmite prazer entre pessoas antes mesmo de nascer, na barriga da me, quando bebs, e durante toda a vida. Ocorrem, descobertas do prazer provocado pelo contato sexual, por meio do estmulo provocado pelo prprio sujeito ou por outra pessoa. Essa forma de exprimir a sexualidade vai se juntar s outras maneiras de contato que vivenciadas desde bebs, gerando-se assim a sexualidade adulta. De acordo com Aquino (1997), pode-se analisar a centralidade da sexualidade humana segundo conceitos freudianos:
A centralidade de Freud na sexualidade est apoiada no fato de que, curiosamente, aquilo que no ser humano mais parece se aproximar da animalidade aquilo no qual a cultura parece estar mais radicalmente inscrita. Mesmo ao se submeter cultura, que determina na maior parte dos casos o destino heterossexual e genital da sexualidade, existe uma ampla gama de variaes, peculiares pessoais e culturais, pequenas e grandes idiossincrasias na sexualidade humana: a sexualidade escapa, extravasa, por assim

11
dizer da genitalidade. [...] Ao mesmo tempo, observa Freud, a sexualidade tem um carter modelar, isto , a relao sexual constitui a metfora das relaes que uma pessoa estabelece consigo mesma, com os outros e com a vida. (p.20).

Em suma, sexualidade um conjunto de aes e relaes, da pessoa consigo mesma e com as outras. um elemento bsico da personalidade que determina no indivduo um modo particular e individual de ser, de manifestar-se, de comunicar-se, de sentir, de expressar e viver. Falar da sexualidade , ao mesmo tempo, falar do individual e do cultural: crenas, valores e emoes. A sexualidade no apenas um conjunto de atos e reflexos herdados ou adquiridos na convivncia social. Ela tambm uma forma de satisfazer s exigncias psicolgicas do indivduo. Sexualidade tem a ver com desejo, busca de prazer inerente a todo ser humano. Assim sexualidade a auto-identidade. Na histria da sociedade, a palavra sexualidade sempre foi associada capacidade de reproduo do ser humano. Esta idia, que atravessou sculos, tem, na sociedade atual, gerado muitas prticas que representam preconceitos, discriminaes e mitos. Aps muitas observaes e estudos sobre a sexualidade humana, compreende-se, hoje, que sociedades e culturas diferentes no entendem e expressam a sexualidade igualmente. At numa mesma sociedade pode-se encontrar formas diversas de se viver a sexualidade, de acordo com a idade, com a classe social, com a religio e com o gnero. A falta de informao, de grande parte da sociedade, faz com que a sexualidade seja confundida e banalizada pelo termo genitalidade. Importante tambm esta concepo, porm no se trata de sexualidade em si. A temtica sexualidade, todavia, est presente nos meios de comunicao, nas discusses sociais, nas msicas, nos filmes. Assim, todas as informaes so transmitidas s crianas desde seu nascimento, pela educao informal, que estabelece caractersticas da categoria a que cada indivduo deve pertencer. Desta forma, criam-se esteretipos e o significado implcito da categoria deve ser construdo ou aprendido com o passar do tempo. Seguindo essa temtica Pantoni; Piotto e Vitoria (2001) ressaltam:

12
[...] hoje em dia a sexualidade tem estado presente em quase todos os lugares por onde passamos e at mesmo dentro de casa. As propagandas, a moda, as academias de ginstica, a msica, as novelas [...] Todos os meios de comunicao tm feito um grande apelo sexualidade, tratando-as como um bem de consumo. E nossas crianas esto, desde que nascem, convivendo com essas mudanas na maneira de tratar a sexualidade. (p.67).

A compreenso que as pessoas tm de si mesmas, dos outros e do mundo permeada pela compreenso do que significa ser menino ou menina, homem ou mulher. Contudo, a construo de um corpo feminino ou masculino no pode condicionar-se a esteretipos e papis sexuais. A histria de cada sujeito em projeto a ser construdo, de forma singular. O sujeito nasce com um organismo individual herdado e um corpo que se constri. Isso ocorre concomitantemente. No possvel construir primeiro um corpo, e depois um corpo sexuado. Os materiais para essa construo originam-se de duas ordens: biolgica e social. Os imperativos biolgicos diferenciam homens e mulheres pela constituio anatmica; para os homens, o papel de fecundar e para as mulheres menstruar, gestar e amamentar. As outras diferenas so atribudas socialmente e variam de acordo com a poca, o local e a cultura.

13
3 VISO HISTRICA DA SEXUALIDADE NO MEIO SOCIAL E NA CULTURA

A sexualidade sempre foi vivida e pensada de diversos modos e isso se deve a fatores sociais, culturais, econmicos e histricos. Pesquisar sobre as questes inerentes sexualidade reporta a um aprofundamento histrico, a fim de compreender as mudanas ocorridas tanto na sua concepo, quanto na motivao que desencadeou a represso ou a disseminao do assunto na sociedade. Desde os tempos primrdios a problemtica em torno da sexualidade discutida ou reprimida. O que se percebe que a abordagem acresceu numa estreita conjuno entre saberes mdicos, judiciais, sociolgicos, biolgicos e entre outros campos como a psicanlise e a sexologia, com o intento de estabelecer conceitos e verdades cientficas, deixando de lado o senso comum, embora a cultura e a tica, estabelecida pela sociedade, influencie diretamente no comportamento humano. Segundo Souza (1997), o terico que escreve sobre a histria da sexualidade o filsofo Michel Foucault que prope duas formas de aquisio do saber sexual, pelo prprio terico denominado de a scientia sexualis e a ars ertica:

Por ars ertica entende um conjunto de tcnicas, um saber prtico, ao mesmo tempo espiritual e fsico, que freqentemente teve forma literria ou potica, dirigido ao prazer sexual associado ao reconhecimento de suas diversas intensidades, duraes, qualidades e reflexos no corpo e no esprito. A ars ertica no delimita esse prazer dentro dos contornos do permitido e do proibido, no procura legitim-lo como se investigasse a partir de seu interior, (...) confunde-se com o sagrado em muitas culturas (p.12 -13).

A ars ertica prpria de civilizaes como Roma, ndia, China e outras que buscavam no saber sobre o prazer, formas de como ampli-lo, era um saber de dentro, no qual a verdade era extrada do prprio saber. Souza (1997) aponta que:

14
j em outras, liga-se a formas que envolvem a busca de maior prazer, associadas s experincias de transfigurao mstica: so ritos normalmente secretos, pois a crena tradicional a de que a divulgao profana destruiria a sua virtude (p.13).

Estudos indicam que a partir do sculo XVII, formulou-se uma aparelhagem de discursos sobre o sexo que, baseada na tcnica de confisso, possibilitou a constituio do sexo como objeto de verdade; a confisso, por sua vez, difundiu amplamente seus efeitos na Pedagogia. Na ocasio apareceu nos discursos como verdade do sexo e dos seus prazeres. O assunto estava presente nos discursos, porm o prprio discurso da Igreja acabou por reprimir. Segundo Souza (1997) a segunda forma de saber identificada por Foucault foi a scientia sexualis que trata de:
uma forma de saber desenvolvida a partir do sculo XVIII, graas nascente fisiologia da reproduo e ao saber mdico. Significa uma progressiva apropriao da sexualidade e de sua normatividade pelo discurso cientfico. O sculo XVIII seria, ento, um ponto nodal para a compreenso da histria da teoria cientfica relativa ao sexo (p.13).

Acerca dos estudos histricos, com base essa concepo fouconiana, o que se pode afirmar que, desde o sculo XVII, poca na qual a sexualidade tinha o aparato religioso e visava a controle das manifestaes, j havia sido despertado questionamentos a respeito do assunto. A cincia ao ocupar espao de credibilidade em termos de busca da verdade a respeito da sexualidade deixou evidente a distncia entre o discurso da medicina e o discurso popular. A medicina, guardi da seriedade cientfica tinha deixado a cargo do saber popular e dos confessores o assunto sobre sexualidade .

A sexualidade no mbito da medicina s emergia quando a sade ou a disfuno orgnica entrava em jogo; o comportamento sexual propriamente dito estava longe de constituir nela um tema de preocupao. (...) prova disso que a liberdade dos costumes do sculo XVI, to bem conhecida por intermdio da literatura, no tenha repercutido na anlise mdica erudita (SOUZA, 1997, p.13).

15
A disseminao do discurso na viso da medicina, de acordo com Souza (1997), refere-se metamorfose identificada por Foucault como:
(...) a causa dessa metamorfose tem relaes possveis com a laicivizao progressiva da vida e com a separao entre a Igreja e o estado, quando a regulamentao da conduta sexual fugiu da exclusividade dos cnones jurdicos e religiosos (p.14).

O discurso sobre a sexualidade passou a ser de interesse do Estado, uma vez que, comeou a preocupar-se com o controle demogrfico e com as questes econmicas. At ento, as questes a respeito da sexualidade era um assunto tratado pela Igreja que visava o controle e represso, ao passo que, a medicina acompanhava questes biolgicas e relacionadas s disfunes orgnicas. Com isso, os discursos sobre a sexualidade concebida pela medicina como prtica instintiva com finalidade reprodutora, passaram a classificar as manifestaes e prticas sem esse fim como anormal, logicamente seriam anormais a sexualidade infantil e a manifestao da sexualidade na velhice. (SOUZA, 1997, p.15). A proliferao do discurso com base na medicina propagou-se nos liceus, como assunto pedaggico:
[...] quando o objetivo da virtude se alia exigncia da normalidade. [...] O que se coloca em pauta, de ora em diante, so o corpo a mente, a vida e a morte, a doena e a sade, o normal e o patolgico; no apenas na existncia pessoal do indivduo, igualmente suas repercusses sobre a sociedade sobre a sua descendncia. [...] na vigilncia constante da criana, no confinamento da infncia nas escolas, na separao entre os sexos, na arquitetura escolar, no combate sem trguas masturbao (SOUZA 1997, p. 14).

O aparato do discurso sobre a sexualidade no sculo XIX assume caractersticas de origem pedaggica, mdica e demogrfica. Por conseqncia, o termo foi refinado como vocabulrio e o uso da palavra estabelecido em relao a diversos campos do conhecimento, instigaram-se a estabelecer valor e sentido conduta, aos desejos e sentimentos, deixando de ter funo apenas assexuada e reprodutora, houve definio de onde e quando falar sobre o assunto.

16
Veiga Neto (2004) relata que
a inteno de Foucault no era estudar o comportamento, as condutas e as prticas sexuais em si, nem como eles foram e so representadas pela Sociologia, Teologias, Filosofia, Biologia. A sexualidade interessa por ser um modo, um caminho, muito importante de experimentar a subjetivao, como seres do desejo. A sexualidade interessa medida que funciona como um grande sistema de interdies, no qual, todos so levados a falar sobre si mesmos, em termos de seus desejos, sucessos e insucessos, e no qual se do fortes proibies de fazer isso ou aquilo (p. 96).

O termo sexualidade trata de um dispositivo histrico decorrente da estimulao dos corpos, da intensificao dos prazeres e do discurso no que concerne s questes sexuais. At o final do sculo XIX, acreditava-se que a criana no tinha a sexualidade manifesta, tratava-se da educao da sensibilidade, da moral, do intelecto, do corpo e do sensorial sem se referir sexualidade infantil. Ao iniciar o sculo XX, Freud, apud Souza (1997), publicou os trs ensaios sobre a teoria da sexualidade, obra na qual ousou declarar que o sexo estava inserido na natureza humana desde o nascimento, causando escndalo e controvrsia medida que colocava com clareza a existncia da sexualidade na criana, correlacionando-a s fases de desenvolvimento infantil. Grande parte da

mudana quanto aceitao de diferentes parmetros a respeito do assunto, em relao influncia das idias de Freud, tanto que novos padres foram aceitos para as diferentes expresses da sexualidade. Segundo Souza (1997), Freud admite que existem partes do corpo privilegiadas, como origem e instalao da sexualidade
[...] as clssicas zonas, oral, anal, flica e genital tambm admite que elas no so de nenhum modo exclusivas [...] chama a ateno para certos comportamentos que, no sendo originariamente sexuais se agregam sexualidade sob forma que ele denomina pulses componentes. Essas pulses se disporiam aos pares, como uma tendncia passiva e outra ativa como: olhar e se olhado, tocar e ser tocado, dominar e ser dominado (p.17).

17
No final do sc. XX ocorreram iniciativas favorveis educao sexual, com a finalidade de ensinar os jovens transmitirem a vida, dada relao entre instinto sexual e reproduo humana. No final do sc. XX e incio do sculo XXI, no que se refere s questes da reproduo humana, com o avano da cincia, j no h mais necessidade de relao heterossexual para a fecundao do vulo, pois com as tcnicas desenvolvidas em laboratrios possvel fazer a inseminao artificial e fecundao in vitro, sem a necessidade do contato sexual, com isso a sexualidade deixa de ter funo nica de reproduo. Em conformidade a essas novas conotaes da sexualidade, Souza (1997) afirma:
Apesar da aparente facilidade com que as idias de Freud parecem ser atualmente aceitas, os meios de comunicao que tratam pedagogicamente da sexualidade, sobretudo nesses tempos de AIDS, analisam o sexo como coisa que curiosamente, j no mais ligado reproduo ( esta vista como acidente de curso), mas totalitria, paradoxal e angustiante obrigao de sade e prazer (p. 20).

Do ponto de vista histrico do tratamento da criana est filiada aos conceitos fundamentados no conhecimento cientfico.
A escola no herdeira da ars ertica, mas da scientia sexualis. A psicanlise foi parte responsvel pelo fato de se levantar, na escola, o tabu sobre o sexo e de se dar criana informaes sobre a sexualidade, pela afirmao de que a criana tem direito verdade. Entretanto, a informao sexual se apia na fisiologia do aparelho genital, de forma tal que a criana percebe que um livro educativo explica tudo, menos o prazer ou angstia do exerccio da sexualidade (SOUZA 1997, p.20).

Embora a abordagem do assunto estivesse em pauta em vrios mbitos organizacionais da sociedade, a incluso no currculo como contedo oficial foi implantado e suprimido em razo das divergncias nas estratgias de ensino e em relao ao contedo programtico e tambm por falta de aceitao da sociedade que prefere omitir a tratar do assunto com naturalidade e inteno de esclarecer.

18
No Brasil houve muitas iniciativas e insero de programas de cunho informativo, contudo, por motivos de controvrsias e polmicas deixaram de abordar, particularmente na dcada de 60, perodo no qual a represso decorrente do governo militar afligia a todos os que no seguiam estritamente ao programa autorizado pelos rgos governamentais. Na dcada de 70, principalmente na rede pblica de ensino, houve intensas mudanas em relao aos objetivos de se abordar o assunto normalizando as condutas. Os relatos referentes revelam que programa inclua a formao de valores e conceitos voltados s questes biolgicas e fsicas inerentes s transformaes na puberdade, como o caso da concepo higienista. Na dcada de 80, a abertura poltica no Brasil possibilitou significativas implicaes no campo da sexualidade, tanto que em 1983, aconteceu o 1 Encontro Nacional de Sexologia, com a participao de mdicos, educadores e cientistas .

3.1 O PONTO DE VISTA POPULAR EM RELAO SEXUALIDADE

As questes sociais relativas sexualidade em suas implicaes e transformaes esto intrnsecas cultura. A famlia incumbe-se em transmitir os conceitos biolgicos e fsicos relativos a gnero, muitas vezes de forma preconceituosa e moralista. Tanto a instituio familiar, quanto a estudantil, de forma explcita ou oculta, transmite s crianas, desde o nascimento, pela educao informal que o ser menino diferente de ser menina estabelecendo com isso, caractersticas do gnero ao qual deve pertencer. Desta forma, criam-se esteretipos e o significado e diferenas de categorias ficam explcitos que devem ser aprendidos. Pelo senso comum a sexualidade vista como um assunto a ser abordado somente na puberdade, prova disso que, as orientaes so sempre voltadas s questes das transformaes fsico-biolgicas. A compreenso que as pessoas tm de si mesmas, dos outros e do mundo permeada pela compreenso de funes e comportamentos relacionados a gnero, ao homem ou a mulher.

19
Esse tipo de concepo de gnero diferencia homens e mulheres pela constituio anatmica e estabelece as funes: de fecundar ao homem, e de gestar e cuidar mulher. Com o passar do tempo outras diferenas foram sendo arraigadas socialmente, e mesmo que o indivduo no perceba continua a variar de acordo com a cultura e o contexto histrico social. Com base nessa forma de adeso aos esteretipos e valores, conclui-se que o ser social perpassado pela relao com a cultura em que vive, enquanto internaliza valores, sentimentos, emoes que constroem o homem como um todo. Segundo Sayo (1997)
Os alunos trazem de casa valores, conceitos e preconceitos que esto colocando em xeque e, claro, solicitando sutilmente que os professores os auxiliem a ter condies de provocar choques. [...] Para tanto, a parceria da escola com os pais fundamental para que os esclarecimentos possam fluir tranqilamente, se provocar grandes terremotos (p.101).

A escola, instituio que ocupa lugar de destaque em termos de informao, ao prestar o devido apoio em termos de orientao deve respeitar e reconhecer que a famlia tem seus valores e estes so transmitidos aos filhos. A escola deve cuidar para no exercer a funo cabvel famlia criando com isso uma competio, e sim, cumprir seu papel de informar com responsabilidade e competncia reconhecendo seus limites enquanto instituio que priva respeito s diferentes culturas. Uma viso mais ampla e contextualizada a respeito do tratamento da sexualidade implica aprofundar nas questes histricas e, por conseguinte, na cultura formal e informar como nos apresenta o captulo que segue. At mesmo algumas respostas para questionamentos relativos ao tratamento da sexualidade, muitas vezes permeada de preconceitos e tabus, podem-se encontrar na histria e na forma de construir a famlia e de relacionar-se socialmente. A escola como transmissora dos conhecimentos construdos contribui para a conservao ou transformao da atual realidade, por isso, ocupa lugar de destaque como colaboradora para a difuso de informaes no estereotipadas que visam o desenvolvimento intelectual, cultural e social.

20
3.2 TRATAMENTO DA SEXUALIDADE INFANTIL NA EDUCAO

O tratamento da sexualidade implantado nas escolas, analisado com base em seu contexto terico, reduz-se implantao de programas relacionados aos interesses dos adolescentes e com relao ao enfoque da sexualidade na Educao Infantil no h uma diretriz vigente nos eixos temticos. Presume-se que o fato de no haver uma linguagem adequada, um procedimento especfico para abordar que o assunto seja pouco valorizado pelo educador. Interessante notar que o sexo to antigo quanto existncia dos seres humanos e, no entanto, continua causando polmica e constrangimento para tantas pessoas, inclusive para educadores, que em pleno sculo XXI, quando deveriam estar preparados para educar para a sexualidade, ainda criam barreiras e dificuldades, negando-se a reconhecer a necessidade de educar crianas para a sexualidade, e, por preconceito, ainda resistem. Isso so resultados de uma educao arraigada em tabus e mitos. A causa de tais preconceitos est ligada falta de conhecimento e adeso dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborado em 1994. O Ministrio da Educao e Cultura (MEC) em 1995 incluiu a Orientao Sexual como um dos Temas Transversais, tornando a recentemente parte integrante dos currculos escolares de todo pas. De acordo com os PCN (1994):
A presente proposta de Orientao sexual caracteriza-se por trabalhar o esclarecimento e a problematizao de questes que favoream a reflexo e a ressignificao das informaes, emoes e valores recebidos e vividos no decorrer da histria de cada um, que tantas vezes prejudicam o desenvolvimento de suas potencialidades. Ressalta-se a importncia de se abordar a sexualidade da criana e do adolescente no somente no que tange aos aspectos biolgicos, mas tambm e principalmente aos aspectos sociais, culturais e polticos, econmicos e psquicos dessa sexualidade. (p. 217).

O assunto deve ser abordado sob outros aspectos, pois um espao que configuram diversas culturas como: valores, interesses, costumes, ideologias, crenas, atitudes, tipos de organizao familiar, econmico e social, como tambm

21
diferentes padres de comportamento sexual. Desse modo a sala de aula se torna um ambiente cultural no qual se encontram tenses, contradies e conflitos. A escola constitui-se em um espao onde os indivduos passam grandes parte de suas vidas, formando novos e importantes vnculos scio afetivos, sendo natural que levem consigo o desejo de ter suas expectativas respondidas em relao sexualidade. De acordo com Larencini (1997):
a sexualidade humana resultante de um complexo processo envolvendo a hereditariedade e as presses ambientais, exercidas principalmente pela cultura, que interagem, influenciam e selecionam o comportamento sexual. (p. 87).

A sexualidade um tema que desperta muito o interesse. Nesta etapa de vida, alm de teoria, as crianas querem saber sobre questes prticas, coisas que comeam a fazer parte do seu dia-a-dia. A curiosidade uma reao inata da criana frente descoberta do ambiente, adoram fazer inmeras perguntas relacionadas a sexo, muitas vezes questionam bem mais do que outros grupos de mais idade. So perguntas bsicas, que se ocultadas, pode inibir o mpeto da busca do saber. As crianas se descobrem a toda hora e momento, elas vem as diferenas entre homens e mulheres. Suas experincias vividas na infncia sero

determinantes na vivncia da sexualidade na idade adulta. Por isso, pais e professores tm de estar preparados para lidar com o tema com naturalidade e seriedade. Os pais transmitem seus valores sobre sexualidade sem nada a dizer. Se estiverem vontade para conversar sobre sexualidade com as crianas desde cedo, provavelmente, os filhos tero mais liberdade e prazer na vida adulta.

O fato de a famlia ter valores conservadores, liberais ou progressistas, professar alguma crena religiosa ou no e a forma como o faz determinou em grande parte a educao das crianas. Pode-se afirmar que no espao privado, portanto, que a criana recebe com maior intensidade as noes a partir das quais construir sua sexualidade na infncia. (PCN- Pluralidade Cultural Orientao Sexual, 2001, p. 112).

22
Como a escola um lugar de curiosidades, sonhos, medos, idias, aprendizagens, conquistas, descobertas, ela no pode excluir as manifestaes da sexualidade, sem criar um espao de discusso aberta e franca sobre ela. Deve deixar de lado os prprios preconceitos, permitindo que cada um se mostre como , com suas dvidas, conquistas, medos. ela quem detm os meios pedaggicos necessrios para a interveno sistemtica, sobre a sexualidade, de modo a proporcionar a formao de uma opinio mais crtica sobre o assunto, permitindo assim, a satisfao e os anseios dos alunos. Para dificultar esse processo de aprendizagem muitos educadores e pais temem falar sobre sexualidade com as crianas por imaginarem que trazer o assunto tona poderia despertar precocemente seu interesse, com questes referentes virgindade, homossexualidade, gravidez precoce, doenas sexualmente transmissveis, HIV/AIDS, o uso de preservativos e plulas anticoncepcionais. No se quer dizer com isso que so questes sem importncia. A questo central preparar os alunos para um bom viver, uma vida adulta plena de sentido, e no mais possvel a sua sexualidade. O bom educador antes de tudo uma ferramenta positiva para ajudar na construo de cada ser, ajudando a refletir nas situaes do dia-a-dia, as dificuldades, as causas e as conseqncias dos seus atos. Assim estar educando para o exerccio da liberdade e da autonomia. Percebe-se que para haver uma liberdade de expresso necessrio o respeito pela voz da criana, mas muitas vezes acaba somente a voz do adulto em evidencia se tornando oculta a voz da criana.

A infncia falada na voz do adulto e de acordo com seu pensar o sistema educativo desconhece a criana, procurando nela o adulto e esquecendo se de olhar para ela como um ser que tem lugar no mundo, esquecendo-se de que a sexualidade uma dimenso da existncia, que no tem idade, que o princpio da transformao est na essncia do prprio ser e esquecendo - se tambm de que a criana elabora suas prprias teorias sexuais de acordo com suas vivencias em estilo pessoal, individual, nico. As sexualidades, assim como as demais caractersticas do ser humano, est em constante transformaes nesse permanente movimento que deve ser compreendida. Ns, educadores e educadoras sabemos como as crianas so impedidas de falar de seu corpo, de suas inquietaes, de seus medos e alegrias na descoberta da sexualidade. Ainda hoje,

23
a sexualidade ocultada ou tratada como forma de disciplina, tabu e submisso. (CAMARGO & RIBEIRO, 1994, p. 34)

O tema constitui-se em um processo formal e sistemtico, o que envolve um espao no currculo escolar. No se trata de um fenmeno episdico, como uma palestra realizada por mdicos, psiclogos, entre outros, ou de uma abordagem espordica como: feira da cultura, feira de cincias ou algo dessa natureza. Como todo e qualquer processo educativo apresenta efeitos e resultados demorados, muitas vezes s so observados a longo prazo. Dessa forma, cabe escola abrir um canal para o debate permanente com crianas e jovens acerca das questes relacionadas sexualidade. De acordo com PCN (2001):
Assim, prope-se que a Orientao Sexual oferecida pela escola aborde as repercusses de todas as mensagens transmitidas pela mdia, pela famlia e pela sociedade, com as crianas e os jovens. Trata-se de preencher lacunas nas informaes que a criana j possui e, principalmente, criar a possibilidade de formar opinies a respeito do que lhe ou foi apresentado. A escola, ao propiciar informaes atualizadas do ponto de vista cientfico e explicitar os diversos valores associados sexualidade e aos comportamentos sexuais existentes na sociedade, possibilita ao aluno desenvolver atitudes coerentes com os valores que ele prprio elegeu como seus. (PCN- Pluralidade Cultural Orientao Sexual, 2001, p. 112).

Esse tipo de trabalho exige planejamento e interveno por parte do profissional de educao. fundamental desenvolver um trabalho educativo positivo, de valorizao humana, mesmo que limitado o seu alcance, por meio de uma interveno pedaggica adequada que possibilite a todos capacidades de escolhas. Enfim, o objetivo geral do trabalho permitir que as crianas entendam a sexualidade como um aspecto positivo da vida humana, proporcionando-se a livre discusso de normas e padres de comportamento em relao ao sexo e o debate das atitudes pessoais frente prpria sexualidade. Assim, o papel da escola de fornecer informaes claras e objetivas, no a dizer o que certo ou errado, mas preparar o aluno para compreender o que

24
biolgico, o que vem da cultura, das classes sociais a que pertence, levando a assumir responsabilidades.

Ao atuar como um profissional a quem compete conduzir o processo de reflexo que possibilitar ao aluno autonomia para eleger seus valores, tomar posies e ampliar seu universo de conhecimentos, o professor deve ter discernimento para no transmitir seus valores, crenas e opinies como sendo princpios ou verdades absolutas. O professor, assim como o aluno, possui expresso prpria de sua sexualidade que se traduz em valores, crenas, opinies e sentimentos particulares. No se pode exigir do professor uma insero absoluta no tratamento das questes ligadas sexualidade, mas a convivncia sobre quais so os valores, crenas, opinies e sentimentos que cultiva em relao sexualidade um elemento importante para que desenvolva uma postura tica na sua atuao junto dos alunos. O trabalho coletivo da equipe escolar, definindo princpios educativos, em muito ajudar cada professor em particular nessa tarefa. (PCN- Pluralidade Cultural Orientao Sexual, 2001, p. 123).

Desse modo, no se trata em detalhar fases da sexualidade, mas sim em trazer para os professores a suma importncia de se abordar quando necessrio, desde que haja interesse, desperte e encoraja o educando a buscar apoio quando necessrio e a participar como protagonista de sua prpria histria. Ao tratar das questes relacionadas sexualidade, convm sempre colocar em pauta que as respostas a serem dadas devem ser coerentes cultura para evitar imposio que gera desconforto; outro fator importante a questo da linguagem em relao fase, pois a linguagem adulta difere da infantil, evitando antecipar ou omitir informaes.

25
4 A PRTICA: ANLISE DA PESQUISA DE CAMPO

A pesquisa de campo foi aplicada em uma Escola Municipal de Educao Infantil (EMEI), localizada em um bairro da periferia da cidade de Jacare que atende atualmente 420 crianas de baixa renda, distribudas de acordo com a faixa etria, em oito salas, nos perodos de manh e tarde. uma escola situada em uma comunidade que dispe dos seguintes recursos: Posto Mdico, Creche Municipal, Escola Municipal de Ensino Fundamental (Ciclo II e Ensino Mdio), padarias, mercearias, aougues, farmcias, depsitos de materiais para construo, bazares, papelarias, Igrejas Catlica e Evanglica, no entanto a religio que predomina a catlica. Para a realizao desta investigao utilizou-se, como tcnica de coleta de dados, o questionrio com oito questes, que foi aplicado para todos os professores da escola, somando um total de onze profissionais, os quais expuseram suas opinies livremente. O questionrio apresentado ao corpo docente continha questes sobre: distino sobre sexo e sexualidade, a importncia de se trabalhar o tema na Educao Infantil, as necessidades de abordagem encontradas na sala de aula diante as manifestaes dos alunos, comportamentos, reaes, dvidas, programa de capacitao, participao em orientaes pedaggicas e cursos de formao. A pesquisa foi aplicada com o objetivo de coletar dados empricos que pudessem propiciar fundamentao pesquisa terica referente aos aspectos reiterativos questo do tratamento da sexualidade na Educao Infantil; investigar o nvel de compreenso que os educadores tm a respeito da abordagem sobre sexualidade e se a formao subsidia a prtica docente ao orientar as crianas de 4 a 6 anos de idade durante as manifestaes ou em caso de questionamento. Com base na anlise das entrevistas sobre a questo nmero 1, foi possvel verificar que embora o assunto relacionado sexualidade e sexo seja um assunto abordado nos meios de comunicao grande percentual de profissionais se deparam com a dvida entre o significado de ambas as palavras. Essa constatao baseia-se nas respostas dadas pelas professoras quando interrogadas se sexo e sexualidade tm o mesmo significado. Retomando o fundamento terico convm lembrar que, a definio de sexualidade e sexo so coisas distintas conforme aponta os tericos

26
Pantoni; Piotto e Vitria (2001) A sexualidade relaciona-se ao prazer, ao amor, relao entre parceiros amorosos e no se restringe apenas ao ato sexual. No senso comum, sexo refere-se a relaes fsicas para o prazer sexual, e se aplica os termos relao sexual, orgasmo, rgo genital. Dentre as definies registradas perceptvel a ausncia de fundamentos tericos, essa lacuna na formao um fator que dificulta a abordagem e a adeso de um comportamento adequado durante a abordagem sobre a sexualidade. Alguns professores apontaram a prpria dificuldade em compreender a complexidade do assunto sexualidade humana, reclamando da falta de contedos e formao que contemplem o tema. Prova disso que 6 dos entrevistados no explicaram por que consideram diferentes os conceitos e, 5 afirmaram que so diferentes e explicaram muito brevemente, referindo sexo gnero (masculino e feminino) e seus respectivos rgos sexuais. Dentre as que explicaram algumas acreditam que sexualidade est relacionada ao desejo do corpo, libido e atrao, enquanto outros no tm claro o que exatamente significa o termo, supondo-se que est ligado a sexo, mas tem significados diferentes, com isso, no explicam e apenas confundem o leitor. Uma outra entrevistada diz que se ensina sobre sexo primeiramente e depois se aprende sobre sexualidade Acredita-se que estas dificuldades resultam da omisso e do abandono da reflexo sobre a sexualidade de maneira humana, crtica, histrica e cientfica por parte de uma poltica curricular que contemple o assunto e de uma pedagogia adequada para atendimento ao aluno em diferentes manifestaes. A segunda questo, com base nas respostas, sem exceo, as educadoras afirmaram que sim e explicaram o porqu de compactuarem com a idia de abordar o assunto. No PCN (1997), consta uma parte em que justifica a importncia do assunto sexualidade na infncia:
A sexualidade tem grande importncia no desenvolvimento e na vida psquica das pessoas, pois independentemente da potencialidade reprodutiva, relaciona-se com a busca do prazer, necessidade fundamental dos seres humanos. Nesse sentido, a sexualidade entendida como algo inerente, que se manifesta desde o momento

27
do nascimento at a morte, de formas diferentes a cada etapa do desenvolvimento (PCN, 1997, p 117).

Nas respostas destacou-se a importncia de ser trabalhado o assunto sob a justificativa de que a sexualidade faz parte da vida, e que a orientao deve ser feita na mais tenra idade. A posio a favor da introduo de uma educao sobre sexualidade devese ao fato de que a maioria dos educadores, j se deparou com muitos casos relacionados s manifestaes da sexualidade no cotidiano escolar, contudo no souberam lidar com o tal problema em razo da ausncia de orientao e da prpria dificuldade. Relataram, na segunda questo, que necessrio trabalhar esse eixo na Educao Infantil, em razo de ser a infncia uma fase na qual as crianas comeam a perceber diferenas entre os gneros masculino e feminino, o que requer orientao adequada, com simplicidade e cientificidade ao denominar os rgos genitais. Com relao terceira questo, a afirmao positiva de seis educadoras configura com o conceito de que, na Educao Infantil que so introduzidos os parmetros de comportamentos sociais e em razo disso, torna-se fundamental que a formao das crianas seja contemplada pelos conhecimentos a respeito da sexualidade.

28

Na sua sala de aula voc j se deparou com momentos de dvidas de seu aluno na questo da sexualidade? 8%

8%

51% 33%

Sim

Nunca

Poucas vezes

Apenas uma vez

Retomando a teoria de Freud (2002), que comenta sobre a fase investigativa.


A investigao sexual desses primeiros anos da infncia sempre feita na solido; significa um primeiro passa para a orientao autnoma no mundo e estabelece um intenso alheamento da criana frente s pessoas de seu meio que antes gozavam de sua total confiana (FREUD,2002, p 74).

A infncia vista como uma fase de crescentes manifestaes, embora no perceptveis, so predominantes os questionamentos: De onde vm os bebs? Por que a menina diferente do menino? E assim um questionamento sucede a outro... Quanto posio dos educadores perante as manifestaes da sexualidade e as interrogaes feitas pelas crianas com relao ao assunto, ou seja, a terceira questo, sete professores afirmaram que responde o que sabe naturalmente, trs apontaram que responde posteriormente, com o objetivo de pesquisar nos parmetros sobre o assunto, e apenas um disse que explica sem detalhes. O grfico abaixo aponta o resultado da pesquisa:

29

Quando ocorre uma pergunta ou uma manifestao do aluno sobre sexualidade, qual sua posio? 0%

27%

64%
Omite, finge que no ouve.

9%

Diz que depois responder e procura parmetros de estudos para responder posteriormente. Esclarece sem detalhes Responde o que sabe naturalmente

De acordo com a questo cinco, as afirmaes evidenciaram que nem sempre as professoras tm um argumento preciso que venha responder de forma clara e objetiva ao interrogatrio dos alunos. Segundo as professoras ao se defrontar com dvidas dos alunos sobre sexualidade recorrem: ao Diretor (4 professores), ao Coordenador Pedaggico (3 professores), ao referencial

bibliogrfico (3 professores), aos professores (1 professora) e aos pais (1 professora). Vale ressaltar que nessa questo alguns professores apontaram dois itens, o que se pressupe que buscam ajuda de diferentes profissionais envolvidos na rea da Educao. Com base na teoria estudada e fundamentada no PCN (1997)
O professor deve ento entrar em contato com questes tericas, leituras e discusses sobre as temticas especficas de sexualidade e suas diferentes abordagens (PCN, 1997, p123).

Com efeito, a sala de aula constitui-se em um espao onde as crianas passam grande parte de suas vidas, formando novos e importantes vnculos sociais, afetivos, sendo natural que levem consigo o desejo de ter suas expectativas respondidas. Por conseguinte, o professor precisa ter apoio pedaggico e ao seu alcance referncias tericas para subsidiar o seu trabalho.

30
O grfico destaca a quem recorrem os professores em caso de questionamentos:

Ao se defrontar com dvidas dos alunos sobre sexualidade, resolve sozinho ou recorre a quem?

29%

29%

7% 7%
Diretor Professores

7%
Coordenador Pedaggico Pais

21%
Colegas Referencias Bibliogrficas

Ao responder a questo de nmero seis, as professoras em unanimidade, afirmaram que no, o que denota uma lacuna, uma deficincia na formao docente com relao sexualidade. No foi expresso aqui o grfico correspondente em razo de que todas as entrevistadas apontaram uma mesma posio. importante ressaltar que no decorrer desse processo os professores precisam receber informaes cientificas, claras e adequadas faixa etria com relao sexualidade e desenvolvimento. As dificuldades inerentes educao so inmeras e alguns temas ganham destaque ou so considerados prioritrios em relao educao voltada sexualidade infantil, assim como Sayo (1997), alguns tericos defendem a formao e a implantao de programas que sugerem o estudo terico e a reflexo sobre o tema:

O fundamental para a preparao do profissional da educao em orientao sexual a sua formao em temas a fins sexualidade. O educador interessado deve entrar em contato com as questes tericas, leituras e discusses sobre as temticas especficas e suas diversas abordagens, assim como ter acesso a um espao grupal de superviso do trabalho realizado. [...] O grupo de superviso

31
constitui-se num espao de reflexo de valores e preconceitos dos prprios educadores - o que imprescindvel para que no haja imposio de valores pessoais ou julgamentos moralistas no trabalho com os alunos. (SAYO, 1997. p.115).

De acordo com os professores entrevistados, na questo sete, percebe-se a carncia diante do tema, das onze professoras apenas uma j participou, sendo que dez nunca tiveram esses recursos para melhor desempenhar o seu trabalho em sala de aula, conforme mostra o grfico abaixo:

J participou de alguma orientao pedaggica com esse tema? 9%

91%

Sim

No

A falta de informaes para os docentes resulta em atitudes incorretas quando o tema acaba sendo abordado em sala de aula, pois o professor no sabe a maneira correta de se comportar, transportando na criana a curiosidade com um enfoque malicioso, como se algo fosse impuro e pecaminoso interrompendo as suas fases. Retomando o contedo pesquisado, ressalta-se que o assunto seja pouco valorizado pelo educador, por no haver uma linguagem adequada ou at mesmo um procedimento especfico. Interessante notar que mesmo o sexo sendo to antigo ainda inibe e causa polmica entre as pessoas. Numa poca em que os professores deveriam estar preparados para educar para a sexualidade, continuam criando

32
dificuldades e barreiras, mostrando visivelmente como a educao arraigada em mitos. Com medo de despertarem precocemente o interesse pelas questes referentes virgindade, homossexualidade, gravidez precoce, DST, HIV/AIDS, o uso de preservativos e plulas anticoncepcionais, os pais e professores evitam a abordagem do tema e deixam de contribuir para as respostas claras e corretas que as crianas desejam saber. importante ressaltar que essas questes possuem muita importncia diante do tema, mas no se pauta somente nisso, a questo central preparar o aluno para uma vida plena de sentidos e valores quanto sua sexualidade, de forma simples e possvel. Os comprometimentos exercidos pela escola, os definem como um ambiente de curiosidades, sonhos, medos, idias, aprendizagens, conquistas, descobertas, que no pode excluir quaisquer manifestaes relacionadas sexualidade, se criar um espao de discusso aberta e franca sobre ela. necessrio que cada um deixe de lado o seu prprio preconceito, permitindo que cada criana apresente suas conquistas, dvidas e medos. O professor detm os meios pedaggicos necessrios para uma interveno sobre a sexualidade, de modo que proporcione a formao de opinio crtica sobre o tema, permitindo assim a satisfao dos alunos. Para melhor desempenhar essa tarefa que compete escola para uma ao especfica, necessrio planejamento e interveno, desenvolvendo um trabalho educativo que direcionar todos para suas capacidades e escolhas. Com a questo nmero oito, notamos que as onze professoras entrevistadas nunca participaram de algum curso relacionado ao assunto. No foi expresso o grfico em razo de que todas as entrevistadas apontaram uma mesma posio. De acordo com os PCN (1994): [...] Ressalta-se a importncia de se abordar a sexualidade da criana e do adolescente no somente no que tange aos aspectos biolgicos, mas tambm e principalmente aos aspectos sociais, culturais e polticos, econmicos e psquicos dessa sexualidade. (p.217). Percebe-se diante da situao que existe uma ausncia de informaes, mesmo sendo, desde 1995, parte integrante dos currculos escolares de todo pas,

33
como um dos temas transversais nos PCNS. Por isso, necessrio que o docente busque sanar suas prprias duvidas, para assim oferecer ao aluno uma resposta condizente e correta. Para tanto, fundamental que sejam oferecidas capacitaes profissionais e estmulos para melhor desempenho na orientao sobre a sexualidade infantil como uma prtica educativa que ocorre por meio da transversalidade, permeando as diversas disciplinas. Considerando que os eixos temticos apontam temas importantes que contribuem para o desenvolvimento da criana, vale ressaltar que, no h muitos materiais didticos, orientaes pedaggicas e cursos de especializao

relacionados sexualidade com enfoque nos primeiros anos da infncia. Diante da situao importante uma poltica educacional para implantao de cursos de formao. A conscientizao dos profissionais tambm necessria que como iniciativa pessoal, cientes de que as oportunidades de desenvolvimento profissional nunca se esgotam, e medida que as dvidas existentes de cada

criana so acolhidas, elas servem de estmulo para a pesquisa e reflexo sobre a temtica a ser estudada e aprofundada. O que ficou evidente nesta pesquisa foi dicotomia entre a teoria e a prtica, denunciada nas respostas das professoras, pois reconhecem a importncia de trabalhar a sexualidade na Educao Infantil, no entanto, no incluem em suas prticas as discusso sobre esse tema. Um outro ponto a ser considerado, diz respeito s dificuldades encontradas pelas professoras para discutir a sexualidade na escola, em razo de seu despreparo de formao. Cabe aos educadores serem elo entre o conhecimento e a vivncia da sexualidade, pois a escola ainda a instituio mais confivel para orientar e fundamentar os alicerces da vida do ser humano, de forma que o indivduo aprenda a refletir sobre seus valores, distinguindo o conceito entre o certo e errado, diante do mundo em que vive.

34
REFERNCIAS

AQUINO, Jlio Groppa. Sexualidade na escola: alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1997. BRASIL, Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental: Referencial curricular nacional para educao infantil. MEC/SEF, 1998. BRASIL, Secretria de Educao Fundamental: Parmetros curriculares

nacionais: pluralidade cultural, orientao sexual. 3. ed. Braslia: MEC/SEF, 2001. BRASIL, Secretria de Educao Fundamental: Parmetros curriculares

nacionais: pluralidade cultural, orientao sexual. 3. ed. Braslia: MEC/SEF, 1994. CAMARGO, Ana Maria F & RIBEIRO, Cludia. Sexualidade (s) e infncia (s): a sexualidade como um tema transversal. So Paulo: Moderna/ Ed. da Unicamp, 1999. FREUD, Sigmund. trad. Paulo Dias Correia. Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade. Rio de Janeiro: Imago, 2002. LORENCINI, lvaro Jnior. Os sentidos da sexualidade: natureza, cultura e educao. In: AQUINO, Jlio Groppa. Sexualidade na escola: alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1997. NEDEFF, Cristiano Carvalho. Contribuies da sexologia sobre a sexualidade infantil nos dois primeiros anos de vida: uma reviso bibliogrfica. Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Tuiuti do Paran. Psicologia: Teoria e Prtica, 2001. PANTONI, Rosa V. et al. Questes sobre sexualidade na creche e pr-escola. In: ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde et al (Org). Os fazeres na educao infantil. 3.ed. So Paulo: Cortez, 2001, p.67-69. SAYO, Rosely. Saber o sexo? Os problemas da informao sexual e o papel da escola. In: AQUINO, Jlio Groppa. Sexualidade na escola: Alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1997. SOUZA, Maria Ceclia Cortez Christiano. Sexo uma coisa natural? A contribuio da psicanlise para o debate sexualidade/escola. In: AQUINO, Jlio Groppa. Sexualidade na escola: Alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1997.

35
VEIGA NETO, Alfredo Jnior. Foucault & a educao. Belo Horizonte: Autntica, 2004.

DOCUMENTO ELETRNICO

SAYO, Yara; BOCK, Silvia Duarte. Sexualidade: infncia e adolescncia. Equipe EducaRede, o assunto interna online, 2002. Disponvel em: <http: //

www.educared.org.br/oassunto/interna>. Acesso em: 01 Maio. 2007.

36

ANEXOS

37
Somos alunas do 6 semestre de Pedagogia das Faculdades Integradas de Jacare Anhanguera Educacional e solicitamos a sua colaborao nessa pesquisa para que possamos concluir o nosso Trabalho de Concluso de Curso TCC. Esclarecemos ainda que sua respostas ficaro em sigilo, sem identificao, e no sero usadas para outro fim, seno o exposto. Antecipadamente o nosso MUITO OBRIGADO. PESQUISA 1- Sexo e sexualidade tm o mesmo significado para voc? ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ 2Voc considera importante trabalhar a 6- Voc conhece algum programa de capacitao para o professor na rea de Sexualidade Infantil? Sim No Em caso afirmativo, diga qual. ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ _______________________________________ 7- J participou de alguma orientao pedaggica com esse tema? Sim No Em caso afirmativo: Onde, Quando e Por qu? ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ 8- Nos cursos de formao que j freqentou, ou tem freqentado, esse tema foi abordado e orientado metodologicamente? ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ para responder 5- Ao se defrontar com dvidas dos alunos sobre sexualidade, resolve sozinho ou recorre a quem? Diretor Coordenador Pedaggico Colegas Professores Pais Referencias Bibliogrficas

sexualidade na Educao Infantil? Sim No Por qu? ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ 3- Na sua sala de aula voc j se deparou com momentos de dvidas de seu aluno na questo da sexualidade? Sim Nunca Poucas vezes Apenas uma vez 4- Quando ocorre uma pergunta ou uma manifestao do aluno sobre sexualidade, qual sua posio? Omite, finge que no ouve. Diz que depois responder e procura parmetros de estudos

posteriormente. Esclarece sem detalhes Responde o que sabe naturalmente

You might also like