You are on page 1of 10

CAMPUS DE CINCIAS AGRRIAS E AMBIENTAIS CURSO DE AGRONOMIA Professora: Dra.

Fbia Silva de Oliveira Lima Disciplina: Morfologia e Sistemtica Vegetal Turmas: Agronomia Acadmico: Elissama de Carvalho Gomes

ANATOMIA VEGETAL: PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DOSTECIDOS VEGETAIS

FONTE:

www.planetabio.com.br

ANATOMIA VEGETAL: PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DOS TECIDOS VEGETAIS

TECIDOS DE REVESTIMENTOS SUBER/CORTEX camada mais exterior ou perifrica dos caules e razes, ou seja, a casca das arvores lenhosas, tecido de revestimento existente em razes e troncos portanto em plantas arborescentes adultas, espesso, composto por vrias camadas de clulas mortas (FIG. 01). A morte celular, nesse caso devida a impregnao de grossas camadas de suberina (um material lipdico) nas paredes da clula que fica oca, as clulas perdem seu citoplasma e ficam apenas com a parede celular. Este tecido armazena ar, que funciona como um excelente isolante trmico, alm de exercer, claro, um eficiente papel protetor.

Esquema de raiz em crescimento primrio em corte tranversal FIG 01 EPIDERME

A epiderme das plantas vasculares um tecido formado, de modo geral, por uma nica camada de clulas de formato irregular, achatadas, vivas e aclorofiladas. um tecido de revestimento tpico de rgos jovens (raiz, caule e folhas). Esta na raiz mostra uma camada cilndrica de revestimento, com uma zona pilfera, cujos pelos nada mais so do que extenses de uma clula epidrmica. Nas folhas a epiderme possui notveis especializaes, ela face dupla, com uma camada superior e outra inferior (FIG. 01).

A cutcula uma pelcula de revestimento proveniente de secrees de clulas epidrmicas, que secretam para o exterior substncias impermeabilizantes. O principal componente da cutcula a cutina, um polmero feito de molculas de cidos graxos. Alm de evitar a perda de gua, a cutcula protege a planta contra infeces e traumas mecnicos. Na epiderme ocorrem os aparelhos estomticos, constitudos de aberturas limitadas por duas clulas, denominadas clulas-guarda; os estmatos so encontrados nas partes areas, principalmente nas folhas e em caules jovens, estando relacionados com as trocas gasosas, ou seja, a porta de entrada e escoamento dos gases para a fotossntese. Ocorrem tambm outras clulas especializadas, destacando-se os tricomas (pelos), que podem ser tectores (de cobertura) ou glandulares (secretores). Em algumas espcies, principalmente em gramneas, as clulas que iro originar os tricomas (tricoblastos) so diferentes das outras clulas epidrmicas, apresentando-se menores, com citoplasma denso. Os acleos, estruturas pontiagudas com funo de proteo da planta contra predadores, so frequentemente confundido com espinhos, que so folhas ou ramos modificados, so fceis de destacar e so provenientes da epiderme. Podem ser encontrados nas roseiras. Hidatdios so estmatos modificados, especializados em eliminar excessos lquidos da planta. Estes geralmente presentes nas bordas das folhas, onde, pela manh, possvel observar as gotas de lquido que eles eliminam, fenmeno conhecido como gutao.

PERIDERME um tecido secundrio protetor, substituindo a epiderme. Origina-se de um tecido meristemtico conhecido como cmbio da casca ou felognio, que produz felema (sber) para fora, composto por clulas mortas na maturidade, contendo suberina e, s vezes, lignina em suas paredes e feloderme (clulas vivas) para dentro do rgo. Uma estrutura comum em peridermes, a lenticela, que permite a entrada de ar. Ocorrem em palmeiras, dracenas, etc. Em razes e caules de Rosceas (famlia da roseiras), Myrtaceae (famlia da goiabeira) e outras, existe um tipo especial de periderme, a poliderme, onde h uma alternncia de clulas suberizadas e no suberizadas.

Esquema de raiz em crescimento secundrio em corte transversal FIG 02 TECIDOS DE PREENCHIMENTO PARENQUIMA

Tipo de tecido mais comum, pode ser clorofilado ou no, formado por clulas vivas. Podem ser: a) Clorofilianos/Clornquimas/Assimilador: realiza a fotossntese, apresenta clorofila e constitudo por clulas vivas e apresenta colorao verde. Divididos em paliadico e lacunoso; Paliadico: clulas alongadas Lacunoso : clulas esfricas

Esquema de folha em corte transversal FIG:03 b) Reserva: formado por clulas que armazenam substncias nutritivas, so aclorofilados e incolores. Aqufero: tem a funo de armazenar gua, caracterstico dos vegetais de clima seco (permite a sobrevivncia do vegetal) Aerfico/Aernquima: ocorre a presena de ar entre as clulas (auxilia na flutuao). Caracterstico de plantas aquticas reserva o hormnio AIA (auxinas), no pice dos caules e das razes. Amilfero: reserva de amido, em forma de gros. Ex: batata.

TECIDOS DE SUSTENTAAO COLENQUIMA Tecidos formados por clulas vivas, clorofiladas, possuem parede de celulose. Funo: Sustentao e flexibilidade. As clulas deste tecido so alongadas, irregulares e encontram-se dispostas em forma de feixes. Quando cortadas transversalmente, tm aspecto variado. So vivas, nucleadas, e a parede apresenta reforos de celulose, mais intensos nos cantos internos da clula, conferindo certa resistncia ao esmagamento lateral. O colnquima um tecido flexvel, localizado mais externamente no corpo do vegetal e encontrado em estruturas jovens como pecolo de folhas, extremidade do caule, razes, frutos e flores.

Esquema de caule em crescimento primrio em corte transversal FIG 04 ESCLERENQUIMA Tecido formado por clulas mortas com reforo de lignina (d rigidez e impermeabilizante). Esse tecido comparado aos ossos dos animais. encontrado

nas partes lenhosas do vegetal, logo abaixo do colnquima e ao redor de feixes condutores. O esclernquima um tecido mais rgido que o colnquima. As clulas do esclernquima possuem um espessamento secundrio nas paredes devido impregnao de lignina. As clulas mais comuns do esclernquima so as fibras e os esclerdeos, tambm chamados escleritos. TECIDOS DE CONDUO XILEMA composto por fibras, parnquima e os elementos traqueais. O xilema secundrio possui clulas de parnquima axial e radial.( FIG 03)
Partes do xilema

Fibras: fornecem suporte e podem atuar no armazenamento de substncias, como o caso das fibras septadas, que so vivas.

Clulas parenquimticas: funo de reserva e conduo a curta distncia.

Elementos traqueais: so as clulas que fazem a conduo do xilema. Possuem paredes lignificadas e espessas, e so clulas mortas quando maduras. Existem dois tipos de elementos traqueais: traquedes e elementos de vaso.

Traquedes: so clulas alongadas com paredes no perfuradas, e acumulam as funes de sustentao e conduo. Se comunicam atravs de pontuaes areoladas, presentes nas suas paredes laterais. So considerados os elementos traqueais mais antigos, encontradas em Gimnospermas e Pteridfitas.

Elementos de vaso: possuem pontuaes areoladas nas paredes laterais e perfuraes nas paredes terminais, denominada placa de perfurao. Os vrios elementos de vaso se conectam atravs da placa, formando um vaso. Tipos de elementos de vaso: anelados; espiralados; reticulados; escalariformes e ou pontuao.

FLOEMA composto por fibras ou esclereides, parnquima e elementos crivados. O floema secundrio possui clulas de parnquima axial e radial. Partes do floema Fibras/esclereides: fornecem suporte. Os elementos crivados no funcionais geralmente sofrem lignificao e espessamento de suas paredes, se transformando em fibras ou esclereides.

Clulas parenquimticas: funo de reserva e conduo a curta distncia.

Elementos crivados: so as clulas condutoras do floema, vivas porm anucleadas na maturidade. Dividem-se em clulas crivadas e elementos de tubo crivado.

Clulas crivadas: clulas com reas crivadas nas paredes laterais; ocorrem em Gimnospermas e Pteridfitas.

Elementos de tubo crivado: possuem reas crivadas nas paredes laterais e reas especializadas nas paredes terminais, denominadas placas crivadas. Os elementos de tubo crivado se enfileiram formando o tubo crivado; ocorrem na maioria das Angiospermas.

Clulas companheiras: suprem metabolicamente o elemento de tubo crivado, e so intimamente associadas a estes, tendo a mesma origem: a partir de uma nica clula inicial procambial/cambial.

Clulas albuminosas: suprem metabolicamente as clulas crivadas, mas estas no tm a mesma origem.

TECIDOS MERISTEMATICOS

Aps a fecundao, a clula ovo ou zigoto sofre diversas divises at resultar no embrio. Inicialmente todas as clulas se dividem, porm com o desenvolvimento da planta a funo de se dividir para promover o crescimento vai ficando restrita um determinado grupo de clulas. Quando o vegetal atinge a fase adulta, ele ainda apresenta clulas embrionrias (capazes de se dividir e se multiplicar para continuar o processo de crescimento). Esses tecidos responsveis pelo desenvolvimento do vegetal so os meristemas. So compostos de clulas indiferenciadas que se dividem continuamente, so as clulas meristemticas. Existem dois tipos de meristemas, se considerarmos a origem deles:

Meristema Primrio Este meristema tem como funo promover o crescimento longitudinal (altura). este tecido que aparece primeiro na extremidade da radcula e nos cotildones da semente, denominando-se tambm meristema apical (quando se leva em considerao a posio que ocupa no vegetal). A atividade deste meristema leva formao do tecido primrio ou corpo primrio da planta.

Meristema Secundrio Este promove um crescimento latitudinal (largura, espessura) a partir do tecido primrio (produto do meristema primrio). So meristemas secundrios: cmbio vascular (centro da raiz ou do caule) e felognio (periferia da raiz ou do caule). Tambm conhecidos como meristemas laterais, quando a posio que ocupa no vegetal levada em conta.

You might also like