You are on page 1of 28

questes

CaderNo de

2010
Cincias da Natureza
e suas Tecnologias

Chegou o curso preparatrio da Editora Abril para o novo EnEm.


Um programa de estudo completo para voc detonar no exame e garantir sua vaga na universidade.
http://enem2010.abril.com.br

+
20 apostilas completas
1. Contedo revisado e atualizado. 2. Ilustraes e grficos que facilitam o entendimento. 3. Centenas de exerccios resolvidos e comentados. Toda semana uma nova apostila nas bancas.

Correo de Redao

Game Bixo Evoluo. Quanto mais voc participa, mais evolui.

Tira-dvidas

Grupos de Estudo

Site 100% interativo

R$

Apenas

nAS BAnCAS!

7,90

VOL. 1 BIOLOGIA

Garanta j o seu.

* Demais volumes, R$14,90 cada.

OFERTA ESPECIAL DE LAnAmEnTO*

kwarup.com

Prezado(a), Sentimo-nos orgulhosos de receb-lo(a) neste Simulado. Leia com ateno as instrues abaixo: 1) Confira, nas folhas pticas, seu nome e nmero de inscrio. se constatar algum erro, informe ao fiscal de sala. 2) Preencha com ateno a Folha ptica de respostas da Prova, pois no haver folha avulsa para substituir a original. ao faz-lo nesta folha, destinada marcao das respostas, obedea ao limite dos quadrculos. 3) Indique, com o preenchimento total dos quadrculos, as respostas referentes s alternativas a, B, C, d ou e de cada questo da prova. 4) assine a Folha ptica de respostas da Prova, no espao reservado no rodap da folha, sem invadir os campos destinados s respostas. 5) use somente caneta esferogrfica azul ou preta. 6) No dobre nem rasure a Folha ptica de respostas da Prova. 7) Coloque embaixo da carteira universitria todo o seu material (celular, apostilas, cadernos, bolsa etc.). os celulares devero permanecer desligados durante toda a prova. 8) antes de 1 (uma) hora de prova, nenhum candidato poder deixar a sala, tampouco as dependncias da universidade. 9) Caso falte alguma folha, solicite imediatamente ao fiscal de sala outro caderno completo. No sero aceitas reclamaes posteriores. 10) No ser permitida nenhuma espcie de consulta nem uso de calculadora para a realizao da prova. 11) utilize os espaos designados para rascunho no prprio caderno de questo; mas, ateno, pois estes no sero considerados para a correo de sua prova. 12) administre seu tempo! o tempo total das duas provas (Cincias da Natureza e suas tecnologias e Cincias Humanas e suas tecnologias) de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos. 13) ao terminar, entregue ao fiscal de sala a Folha ptica de respostas da Prova. Boa prova!

Apresentado pela:

Realizao:

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS

Questo 1 A charge representa um cidado em situao tpica do mundo globalizado, pautado pelo comrcio e pelo consumo. Esse seu estilo de vida, em meio a constantes novidades tecnolgicas que movimentam a economia global; mas, por outro lado, geram uso excessivo de recursos naturais e grande produo de lixo, provocam degradao ambiental, alm de estarem associadas maior incidncia de doenas crnicas.

Questo 2 Durante os sculos X e XI, foi clebre a escola mdica de Salerno, cidade do sul da Itlia. Seus professores escreveram livros de medicina fazendo uso de linguagem potica, com um toque de humor, o que contribuiu para popularizar conhecimentos prticos de sade. Confira: A Escola de Salerno, por meio dessas linhas, deseja Toda sade ao rei da Inglaterra e o aconselha Para tratar a cabea e livrar o dio do corao, No abusar do vinho. Comer com moderao e cedo levantar Quando no h carne, o descanso benfico: E, tarde, em viglia, manter os olhos abertos. Use trs mdicos: o doutor Sossego, O doutor Felicidade e o doutor Dieta Levante-se cedo de manh e lembre-se De lavar com gua fria as mos e os olhos, O mesmo fazer com todos os membros, Refrescando o crebro ao despertar; No calor, no frio, em julho e dezembro. Penteie os cabelos e esfregue bem os dentes; Se sangrar, mantenha-se frio; se acabou de se banhar, mantenha-se quente; Se comeu, ficar em p e andar lhe far bem.
Fonte: Margotta, R. Histria Ilustrada da Medicina.

http://muitasbocasnotrombone.blogspot.com/2009/10/economia-tem-ver-comfelicidade.html. Acesso em 15 de maro de 2010

Como alternativa a esse estilo de vida, h movimentos de valorizao de princpios ecolgicos, que visam a outra maneira de viver e de consumir. Dentre as vrias propostas, encontram-se a substituio do comrcio convencional por sistemas locais de troca de bens e alimentos, a reduo no consumo e o reso dos materiais, a captao de gua de chuva e reciclagem domstica ou comunitria de gua usada, o tratamento domstico de esgoto, a agricultura orgnica (sem agrotxico), o aleitamento materno, entre outros. A adoo de um ou outro estilo de vida traz vantagens em relao promoo da sade, quando se verifica que a) os bebs que se alimentam do leite materno ficam desprotegidos contra clicas e diarreias. b) a pessoa que consome alimentos orgnicos ser menos suscetvel a intoxicaes e alergias do que aquela que no consome. c) o indivduo retratado na caricatura tem menor probabilidade de desenvolver doenas cardiovasculares do que qualquer outro. d) as crianas que consomem alimentos industrializados fazem alimentao mais saudvel e rica em calorias e vitaminas do que aquela que no consome. e) as famlias que fazem reciclagem domstica de gua usada so menos suscetveis a doenas renais do que aquelas que no o fazem.

Editora Manole. So Paulo, 1998

A abordagem dos mdicos de Salerno tem paralelo com a medicina atual, pois refletem a) recomendaes de dieta saudvel, com nutrientes em equilbrio. b) orientaes para terapias e medicamentos contra o estresse. c) recomendaes de autocuidado para sade fsica e mental. d) orientaes para a cura de doenas crnicodegenerativas. e) recomendaes para o bem-estar social das populaes.

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS

Questo 3 Meia-vida biolgica o tempo necessrio para que metade de um frmaco seja removida do organismo da pessoa que dele necessita. Considere que a meia-vida biolgica de certo frmaco utilizado para o tratamento da tuberculose de trs horas, e que ele administrado em doses de 300 mg, que devem ser repetidas quando a quantidade desse medicamento que permanece no organismo de 1 mg. Nesse caso, um paciente deve ingerir uma cpsula de 300 mg a cada a) 8h. b) 12h. c) 18h. d) 24h. e) 30h.

Questo 5 Somando-se a outros produtos disponveis desde os anos 1990, uma novidade da indstria farmacutica o contraceptivo de emergncia que pode ser usado at cinco dias depois da relao sexual. Distribuda pelo Ministrio da Sade, atribui-se plula do dia seguinte a queda nas taxas de aborto clandestino, que pe em risco a vida e a sade da mulher. Est em fase de testes uma verso ainda mais eficiente da plula do dia seguinte: Em relao a suas antecessoras, a nova plula a nica a agir diretamente sobre a progesterona. Na dosagem prescrita, o princpio ativo da nova plula evita ou retarda a ovulao. J a plula do dia seguinte, lanada na dcada de 90, tem efeito mais pontual. Ela interrompe o funcionamento do hormnio luteinizante, responsvel especificamente por desencadear a ovulao. Assim, inviabiliza a fecundao.
Fonte: Revista Veja. Edio 2155. Maro de 2010. Disponvel em: http://veja.abril. com.br/100310/pilula-depois-amanha-p-107.shtml. Acesso em 6 de abril de 2010

Observe o esquema do ciclo menstrual regular de 28 dias. Questo 4 Dessalinizao um processo de retirada de sais da gua, tornando-a doce, ou potvel. A dessalinizao trmica um dos processos mais antigos de dessalinizao e til em lugares quentes e ensolarados, onde so construdos grandes tanques cobertos com vidro ou outro material transparente. A luz solar atravessa o vidro, a gua do lquido bruto evapora, os vapores se condensam na parte interna do vidro, transformando-se novamente em gua, que escorre para um sistema de recolhimento.
Fonte: Dessalinizao da gua. 2010. Disponvel em: http://www.sabesp.com.br. Acesso em 20 de maro de 2010 (adaptado)

27 26 25 24 23 22 21 20 19 18

28

Incio do fluxo menstrual

2 3 4 5 6 7 8

O CICL OM E

DE CERCA DE 2 UAL 8D STR I

PERODO FRTIL
11 17 12 16 15 14 13

AS

9 10

Alega-se que o processo de dessalinizao tratado no texto envolve: I. separao dos componentes de uma mistura. II. transformao fsica, exemplificada pela condensao de vapor de gua. III. fonte de energia limpa, ou seja, no poluente. correto o que se afirma em a) I, somente. b) II, somente. c) III, somente. d) II e III, somente. e) I, II e III.

Para prevenirem uma gravidez indesejada, as mulheres com o ciclo menstrual regular de 28 dias esperam que os contraceptivos de emergncia sejam teis a) desde o primeiro dia do ciclo menstrual, no caso de relao desprotegida, pois a ovulao esperada a partir do incio do perodo. b) a partir do sexto dia do ciclo menstrual, considerandose que possam impedir a mulher de entrar em seu perodo frtil. c) entre o nono e o 15 dia do ciclo menstrual, quando o estrgeno estimula o vulo a realizar o percurso pela tuba uterina e interrompe o ciclo menstrual. d) a partir do nono dia, considerando-se que a diminuio de progesterona leva ao desequilbrio entre progesterona e estrgeno, que se mantm em quantidades constantes durante todo o ciclo. e) a partir do quarto dia, quando a finalizao do fluxo menstrual indicativo de que pode ocorrer gravidez no caso de relao sexual desprotegida. 5

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS

Questo 6 Os cientistas da agncia espacial americana (Nasa) informaram que o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile em 27/2/2010 pode ter alterado a posio do eixo de rotao da Terra e deixado os dias mais curtos em 1,26 microssegundo. De fato, terremotos fortes como esse deslocam grandes pores de rochas e mudam a distribuio de massa no planeta, o que causa a alterao na velocidade de rotao da Terra. Esse fenmeno comparvel a a) um patinador que gira mais rpido sobre um dos ps quando coloca os braos mais prximos ao corpo. b) uma pessoa rodopiando numa cadeira giratria e que abre os braos e as pernas sem tocar no cho nem na moblia a sua volta. c) um disco que ao girar tende a arremessar objetos que estejam em sua borda. d) uma bola chutada de uma forma que a faa girar rapidamente, ficando com um formato achatado. e) um carrossel onde as pessoas mais prximas da borda sentem mais os efeitos de sua rotao.

Questo 8 A leishmaniose visceral (calazar) hoje uma doena que afeta seres humanos e outros mamferos, frequente na periferia das cidades, e, se no tratada a tempo, pode provocar a morte na grande maioria dos casos. O protozorio causador da doena, transmitido pela fmea do mosquito-palha (Lutzomia longipalpis), pode contaminar ces, raposas e gambs. Uma importante revista de divulgao cientfica brasileira tornou pblico os resultados de uma pesquisa sobre uma vacina recombinante para a leishmaniose visceral nos ces. A vacina mostrou excelentes resultados (eficincia de 90%) nos testes conduzidos numa rea endmica da doena. A figura abaixo resume o processo para o desenvolvimento da vacina recombinante.

PRODUO DA PROTENA RECOMBINANTE A2


Vetor de expresso (E. Coli) Formas amastigotas de Leishmania sp. Insero do gene A2 da clula doadora ao Plasmdeo bacteriano Ruptura do Plasmdeo

Questo 7 Quando ocorre um terremoto, a energia acumulada nas rochas liberada na forma de ondas elsticas que se propagam por toda a Terra. Os dois tipos principais dessas ondas elsticas so a onda P e a onda S. A onda P uma onda longitudinal, que movimenta as partculas na direo da propagao, e pode se propagar em qualquer meio material, seja ele slido, seja ele fluido. A onda S uma onda transversal, que movimenta as partculas perpendicularmente direo de propagao, e s se propaga nos slidos. A anlise da propagao das ondas elsticas pelo interior da Terra mostrou o seguinte padro nas diferentes camadas:
Camada Crosta Manto Ncleo externo Ncleo interno Onda P se propaga? Sim Sim Sim Sim Onda S se propaga? Sim Sim No Sim
Replicao do vetor de expresso em meio de cultura e clonagem do gene A2

Isolamento de DNA e extrao do gene que codifica a protena A2 Ruptura das clualas e extrao da protena A2 do citoplasma Protena A2 codificada

Fonte: Disponvel em: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1 089&IdCanal=7&IdSubCanal=47. Acesso em 21 de maro de 2010

Com base no exposto acima sobre caractersticas de contgio e produo da vacina recombinante da leishmaniose visceral canina, analise as afirmaes abaixo: I. Se a vacina capaz de diminuir o nmero de ces infectados, a longo prazo vai provocar uma reduo nos casos humanos tambm. II. A vacina recombinante , por enquanto, a nica forma de combate leishmaniose visceral. III. Nas clulas de E. coli, o gene A2 de Leishmania sp produz o antgeno que ir estimular o sistema imune dos ces a combater a infeco por leishmaniose. IV. Bactrias E. coli so teis no combate a leishmaniose canina, pois tem em seu genoma o gene A2 que produz o antgeno da vacina recm-criada por pesquisadores brasileiros. correto o que se afirma em: a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas d) II e IV, apenas. e) I, II, III e IV. 6

De acordo com esse padro de propagao de ondas ssmicas, podemos afirmar que as camadas crosta, manto, ncleo externo e ncleo interno esto, respectivamente, nos estados a) slido, slido, slido, slido. b) slido, slido, fluido, slido. c) slido, slido, fluido, fluido. d) fluido, fluido, slido, slido. e) slido, fluido, fluido, slido.

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS O texto exemplifica saberes da cultura indgena Ticuna que podem trazer contribuio cincia e tecnologia no que diz respeito a) ao manejo de plantas teis em sistemas agroflorestais. b) definio do cubiu na sistemtica vegetal. c) industrializao da polpa de frutos amaznicos. d) ao controle da biopirataria no pas. e) descrio do princpio ativo do cubiu para fazer remdio.

Questo 9 Atualmente a sfilis uma doena sexualmente transmissvel (DST) que tem cura se for diagnosticada no incio e se todo o tratamento e o acompanhamento aps o mesmo forem feitos corretamente. Se no tratada, a sfilis primria desaparece, mas, semanas depois, evolui para a sfilis secundria, que alm das erupes causa febres, dores de garganta e de cabea, fadiga etc. Leia o relato de como era feito o tratamento no incio do sculo passado: Na poca o nico tratamento para essa doena era colocar o doente em um forno de aquecimento, aspirando vapores de mercrio. Era um tratamento cruel e perigoso, j que muitos pacientes sucumbiam de desidratao, parada cardaca e asfixia. Caso eles sobrevivessem ao forno, no escapavam dos sintomas caractersticos do envenenamento por mercrio.
Fonte: Revista Cincia Hoje, So Paulo, Instituto Cincia Hoje, vol. 42, set./2008

Questo 11 O fsforo parte do material gentico constituinte das molculas de DNA e RNA e componente dos ossos e dentes. Assim como o nitrognio, o fsforo um elemento limitante, controlando a abundncia dos organismos, e essa propriedade explica sua aplicao em fertilizantes qumicos, ricos em fosfato. Durante a estao chuvosa, a gua de uma lagoa prxima a uma rea agrcola tratada com fertilizante rico em fosfato apresentou mau cheiro e gosto desagradvel, e, depois de uma chuva mais forte, a situao agravou-se, ocorrendo morte generalizada de peixes. Atribui-se a causa desses acidentes elevada concentrao de fosfato na gua da lagoa, porque essa condio a) cobre a superfcie da gua e impede a penetrao da energia solar e a oxigenao da gua. b) possibilita reaes do fosfato com metais pesados, formando sais solveis em gua que alteram o sabor e o odor da gua. c) facilita a formao de grandes depsitos de fosfato solvel no fundo da lagoa, que aumenta a temperatura da gua. d) acelera a ao oxidativa do fosfato sobre as rochas das margens, formando xidos volteis que desprendem mau cheiro caracterstico. e) produz matria orgnica cuja biodegradao consome todo o oxignio disponvel ou produz toxinas letais para os peixes.

Hoje em dia, a sfilis considerada uma DST curvel graas ao desenvolvimento cientfico de a) antibiticos, que agem dentro do corpo do hospedeiro, no permitindo que as bactrias se reproduzam. b) antivirais, que entram na circulao sangunea e impedem que as clulas do hospedeiro repliquem o DNa viral. c) anticoncepcionais, que atuam diretamente na produo de hormnios e evitam a ovulao e a proliferao das DSTs. d) vacinas, que estimulam o sistema imunolgico do hospedeiro a produzir anticorpos que eliminam os micro-organismos. e) soros, que so introduzidos no sistema circulatrio para levar a todo o corpo anticorpos que combatam os micro-organismos causadores da doena.

Questo 10 Leia este pargrafo escrito por Nazareno Pereira Cruz, indgena ticuna do Alto Solimes, como parte de um relatrio sobre as plantas da roa na vrzea: Cubiu uma planta que os ticunas gostam de plantar nos seus roados e em toda parte, pode ser na vrzea ou na terra firme. A rvore do cubiu de no mximo um metro e sessenta centmetros. Podem ter de cinco a seis galhos, sua rvore verde e suas folhas tambm. As frutas so verdes no comeo e depois ficam amarelinhas. As frutas saem junto, s vezes se juntam seis frutas grudadas. As suas folhas so grandes. A fruta de cubiu maduro boa para fazer suco, boa tambm para comer junto com comida. O cubiu serve tambm para tomar banho com ele, quando o corpo da gente est coando muito. para matar curuba do corpo ou piolho. Quando a gente planta o cubiu seco, usa a semente dele, em qualquer canto do roado.
Fonte: Lima, D. (organizadora). Organizao Geral dos Professores Bilngues Ticunas. Vamos Cuidar de Nossa Terra. Editora UFMG. Belo Horizonte, 2006

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS

Questo 12 Tipicamente, os peixes apresentam respirao branquial. No entanto, algumas espcies so capazes tambm de absorver oxignio diretamente da atmosfera (respirao area). Isso ocorre, por exemplo, nos peixes pulmonados (dipnoicos), representados, atualmente, por apenas trs gneros, localizados em continentes diferentes: Neoceratodus (Austrlia), Protopterus (frica) e Lepidosiren (Amrica do Sul). Essa respirao area acessria pode ser de fundamental importncia na sobrevivncia de espcies que vivem em guas pobres em oxignio ou que estejam submetidas a secas peridicas. Observe os grficos abaixo, referentes aos trs animais citados no texto, e analise as afirmaes que se seguem. POrCentagem de gaSeS trOCadOS COm O ambiente PelOS SiStemaS branquial e PulmOnar de trS eSPCieS de Peixe

1 grfiCO
RESPIRAO BRANQUIAL
CO2 100 % da troca total % da troca total O2 100 CO2

2 grfiCO
RESPIRAO PULMONAR
O2

50

50

Neoceratodus (Austrlia)

Protopterus (frica)

Lepidosiren (Amrica do Sul)

Neoceratodus (Austrlia)

Protopterus (frica)

Lepidosiren (Amrica do Sul)

3 grfiCO
VARIAO NA SATURAO DE 02 NO SANGUE ARTERIAL DE PEIXES PULMONADOS, QUANDO MANTIDOS FORA DA GUA
100 80 60 40 20 0 0 10 20 3 30 40
Fontes: Schmidt-Nielsen, K. Respirao. In:_____. Fisiologia animal adaptao e Meio ambiente. So Paulo. Editora Santos, 2002,. cap. 1, p. 41 (grficos adaptados)

1 2

Leia atentamente as afirmaes abaixo: I. No terceiro grfico, a curva 3 se refere ao Neoceratodus. II. No terceiro grfico, o peixe da curva 1 depende mais do oxignio dissolvido na gua do que do oxignio atmosfrico para seu metabolismo. III. Caso houvesse derramamento de leo nos ambientes desses animais, o Neoceratodus seria o gnero menos afetado nas trocas gasosas. IV. O Protopterus est mais adaptado a viver em locais sujeitos a secas sazonais do que o Neoceratodus. Est correto o que se afirma em: a) I e II, apenas. b) I e IV, apenas c) II e III, apenas. d) I, III e IV, apenas. e) II, III e IV, apenas. 8

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS

Questo 13 Atualmente existe uma tendncia mundial de utilizar o calor do Sol para aquecer a gua ou outra substncia que pode posteriormente transferir calor para a gua, a qual, transformada em vapor, movimenta turbinas e geradores de eletricidade. Uma grande rede de gerao eltrica desse tipo est sendo montada para utilizar a energia solar incidente no norte da frica para prover eletricidade aos pases da Europa. O problema atualmente ainda o custo dessa modalidade de energia comparado aos custos de fontes tradicionais: na Inglaterra, por exemplo, estima-se que o custo de 1 kWh gerado com a queima de carvo fique em torno de 8 centavos de libra, ao passo que a energia proveniente de acumuladores de calor solar fornece mesma energia a 16 centavos de libra. Os problemas ambientais provocados por essas duas fontes, porm, so desproporcionais, sendo que o uso da energia solar requer pouco mais do que uma rea extensa e grandes espelhos para a concentrao dos raios solares. Muito dessa diferena de custo para a produo de energia eltrica est associado a problemas indiretos: os financiamentos possuem taxas de juro maiores, bem como os seguros associados, por se tratar de uma rea de pesquisa em desenvolvimento. Os especialistas em energia acreditam que em breve esse cenrio dever mudar, e a energia solar deva se consolidar como grande opo para substituir os tradicionais mtodos de gerao. Pelo que foi exposto, pode-se concluir que a) a gerao de energia eltrica a partir da energia solar muito cara e no tem perspectiva de ser utilizada comercialmente num futuro prximo. b) os principais problemas para o uso da energia solar so de ordem tecnolgica e vo demorar a ser superados, o que impede que ela seja utilizada. c) tanto a queima de carvo quanto o uso de energia solar trazem srios problemas ambientais e devem ser substitudos por uma forma alternativa de gerao de energia em breve. d) os custos de gerao de energia eltrica a partir da energia solar em breve devem competir com os dos mtodos tradicionais de gerao de energia. e) o custo da gerao de energia eltrica pela queima do carvo normalmente atinge o dobro do custo da gerao de energia pelo calor solar.

Questo 14 Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), at 5 de maro de 2010 foram confirmadas 16.455 mortes pelo vrus H1N1 ao redor de todo o mundo. Isso caracteriza uma pandemia, ou seja, a gripe A atualmente uma doena infecciosa que atinge seres humanos na maioria dos pases do planeta, embora o vrus que a cause no seja mais violento ou mortal na populao geral do que o vrus da gripe comum. Na tentativa de evitar uma calamidade como a vivida em 1918 com a gripe espanhola que matou cerca de 50 milhes de pessoas no mundo , causada por uma outra variedade do mesmo vrus H1N1, a OMS articula neste ano uma campanha mundial de vacinao. No entanto, muitos se perguntam: a vacinao um mecanismo eficiente na reduo de uma pandemia?. Analise o ciclo do vrus H1N1 em uma clula:
Endossomo

material gentico

Replicao de RNA viral Sntese de RNA mensageiro

Golgi RE

RNAm

Produo de protena viral

Fonte: http://fpslivroaberto.blogspot.com/2009/08/influenza-h1n1-e-gripesuina.html. Acesso em 24 de maro de 2010 (adaptado)

Ser eficiente na reduo do nmero de casos de gripe A uma vacina que estimule o sistema imunolgico a criar anticorpos contra a) as protenas do envoltrio do vrus, sintetizadas pela clula do hospedeiro. b) as protenas da membrana da clula infectada, alteradas pelo vrus. c) o material gentico do vrus, replicado pela clula do hospedeiro. d) os endossomos virais, produzidos pela clula infectada. e) as clulas infectadas, produzidas pela entrada de vrus em seu citoplasma.

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS

Questo 15 Ao LAdo dA rEPrEsA. E sEm guA. Aps um apago de eletricidade, milhares de pessoas ficaram sem gua encanada no municpio de So Paulo, por causa das dificuldades que a falta de energia causou no bombeamento da gua tratada. A normalizao do abastecimento demorou mais em alguns bairros do que em outros e virou notcia: bairros prximos de grandes reservatrios de SP ficaram entre os ltimos a ter o abastecimento normalizado. Em um distrito vizinho das represas, uma rea demarcada para preservao permanente possui riachos, cachoeiras, e bairros inteiros sofreram desabastecimento. Moradores reclamam: No adianta nada morarmos perto da represa. A gua que temos aqui s para ver.
Fonte: Zanchetta, D. Ao lado da represa. E sem gua. O estado de S. Paulo. C8. 13 de novembro de 2009

Questo 16 ExistE vidA Em outros PLANEtAs? Vnus tem quase o mesmo tamanho da Terra e feito do mesmo tipo de rochas. Comeou provavelmente como a Terra, com oceanos de gua. Com o tempo, no entanto, se tornou um ambiente quente e sem vida. Vnus est mais prximo do Sol que a Terra, mas os cientistas no acham que isso seja suficiente para explicar a diferena. No sabemos o que aconteceu para que os dois mundos sejam to diferentes hoje. Sabendo, talvez possamos impedir que um dia a Terra se transforme em algo como Vnus.
Fonte: Asimov, Isaac. existe Vida em Outros Planetas?. So Paulo: Abril Jovem, 1989

Desde a dcada de 1960 so mandadas sondas para a superfcie de Vnus visando a conhecer melhor o planeta vizinho, cuja temperatura alcana 450 C na superfcie, tem uma atmosfera cheia de nuvens e rica em CO2, com abundncia de raios. Desde 2005, a sonda europeia Venus Express manda novas informaes aos cientistas sobre diversas caractersticas desse planeta. luz dos novos dados, possvel construir um cenrio no qual os climas de Vnus e da Terra eram muito semelhantes quando eles nasceram e depois evoluram para o estado que vemos agora, como gmeos separados no nascimento, disse em novembro de 2007 Fred Taylor, da Universidade de Oxford, um dos cientistas que coordenaram os instrumentos da Venus Express.
Fonte: Disponvel em http://visaoglobal.org/2007/11/30/sonda-venus-expressdesvenda-por-que-o-planeta-seco-quente-e-sem-vida/#ixzz0kFYkCk8A. Acesso em 5 de abril de 2010 (adaptado)

Fonte: Disponvel em http://www.mananciais.org.br/site/mananciais_rmsp/ billings. Acesso em 12 de abril de 2010

Levando em conta a questo socioambiental da cidade e o seu saneamento bsico, considere as seguintes proposies: I. A gua no chegou regio porque as caixas-dgua municipais, depois de cheias com gua tratada, demoram mais a abastecer as casas dos moradores de bairros de periferia nos vales de rios ou margens de represas. II. Os moradores se esqueceram de que a gua da represa, mesmo tendo recebido esgotos clandestinos domsticos e industriais, pode ser fervida e filtrada, para eliminar contaminantes biolgicos ou inorgnicos, tornando-se potvel. III. A reclamao dos moradores se justifica apenas em termos, pois a ocupao das reas de mananciais foi desordenada, levando poluio e lixo para a gua que abastece toda a populao. correto o que se afirma em: a) II e III, apenas. b) II, apenas c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I e III, apenas. 10

As descobertas da sonda Venus Express e a opinio de Isaac Asimov, cientista e famoso autor de fico cientfica, publicada no Brasil em 1989 em livro de divulgao cientfica, so a) complementares, pois para asimov Vnus e a Terra foram originados a partir de diferentes nuvens de gases e poeira. b) incompatveis, pois para asimov Vnus era um planeta sem atmosfera, embora fosse feito do mesmo tipo de rocha que a Terra. c) conflitantes, pois as novas descobertas da sonda europeia mostram que a temperatura na superfcie de Vnus inferior do planeta Terra. d) coincidentes, pois ambos consideram que Vnus j teve a presena de gua em sua superfcie e pode ter sido capaz de suportar formas de vida. e) contraditrios, pois asimov considera Vnus um planeta quente e sem vida, e a sonda europeia prova que o clima nesse planeta semelhante ao da Terra.

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS Com base nessa descrio, o tipo de radiao utilizada nesse processo seria a) partculas alfa. b) partculas beta. c) psitrons. d) raios gama. e) micro-ondas.

Questo 17 No combate ao mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) em reas urbanas brasileiras comum a aplicao de inseticida. Uma alternativa est em discusso: o controle biolgico por meio da introduo, nos lagos das cidades, do lebiste (Poecilia reticulata), peixe comum de aqurios. Esse pequeno peixe extico se alimenta de larvas dos mosquitos e insetos, em geral. Do ponto de vista ambiental, da eficincia e da rapidez dos mtodos, h vantagens e desvantagens a considerar em relao s duas estratgias de combate dengue controle biolgico e inseticida. Nesse sentido, analise as afirmaes sobre vantagens e desvantagens das duas estratgias: I. Desvantagem do controle biolgico: a espcie introduzida pode competir ou predar as espcies nativas do lago e reduzir a biodiversidade. II. Desvantagem do controle biolgico: espcies exticas so pouco tolerantes aos fatores fsicos e qumicos do lago. III. Vantagem do controle biolgico: a eliminao dos focos de reproduo do mosquito a alternativa reconhecidamente eficiente. IV. Vantagem do inseticida: seu efeito imediato e dura tempo determinado, at perder seu poder nas guas do lago, onde desaparece. correto o que se afirma em: a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) II e III. e) III e IV.

Questo 19 As ltimas dcadas trouxeram novas pesquisas e conhecimentos sobre o crebro humano, seu funcionamento e constituio, como o que se apresenta no pargrafo seguinte: Aps lutar contra a resistncia do paradigma vigente, conseguimos demonstrar que os neurnios possuam genomas nicos. Ao contrrio do atraente conceito de que todas as clulas do corpo possuem o mesmo genoma, e que as diferenas seriam meras consequncias da regulao gnica, havamos juntado evidncias fortes o suficiente para demonstrar que isso no era o caso do crebro. Cada neurnio parecia ser nico, cada um apresentava novas inseres de genes transponveis no genoma, impactando os genes prximos. Essa atividade amplificaria o efeito da regulao gnica, gerando uma enorme variao celular e aumentando o repertrio de tipos celulares capazes de serem formados por um dado grupo de genes.
Fonte: Muotri, A. R. Darwinismo Cerebral. Pesquisa Fapesp. 157. Maro de 2009

Questo 18 Uma nova tcnica de operao do crebro que no requer nenhuma inciso na caixa craniana est sendo desenvolvida por pesquisadores brasileiros e norteamericanos. A tcnica busca dar alvio a pacientes com graves distrbios psquicos e perda de sade mental. O processo pode ser descrito da seguinte forma: utilizando tomografias, os mdicos identificam o local exato do crebro que deve ser atingido; uma cmara de cobalto radioativo circunda a cabea do paciente, numa configurao similar de uma cmara de ressonncia magntica; a cmara de cobalto lana mltiplos feixes de radiao simultaneamente, focados na regio escolhida; ocorre uma pequena leso no tecido cerebral daquela regio, eliminando especificamente os neurnios causadores do distrbio. 11

Conjuntamente com o que j mais bem conhecido sobre o funcionamento das clulas e do organismo humano, esses resultados de pesquisa demonstraram que a variabilidade do crebro humano entre os indivduos est relacionada variedade de neurnios, pois essas clulas a) so incomparveis a outras clulas somticas, podendo possuir diferentes nmeros de cromossomos. b) possuem genoma nico, em razo das diferentes atividades que exercem no crtex cerebral. c) possuem genoma nico, uma vez que no podem ser substitudos por outros durante a vida humana. d) so comparveis a outras clulas somticas, pois, igualmente, seu DNa se expressa por meio de genes transponveis. e) possuem genoma nico, pois genes transponveis alteram as mensagens codificadas nos seus genes.

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS

Questo 20 Em uma residncia, os fios eltricos que saem do quadro de distribuio de energia para alimentar o chuveiro tm seo transversal de 3,5 mm, e os disjuntores associados a essa ligao so de 20 A. Os modelos de chuveiro eltrico disponveis no mercado esto listados abaixo, juntamente com as caractersticas apresentadas no manual dos equipamentos.
Chuveiro Caractersticas fiao mnima disjuntor 1 2,5 mm 15 A 2 2,5 mm 20 A 3 4,0 mm 25 A 4 4,0 mm 20 A

Questo 22 Um galpo de 20 metros de comprimento por 5 metros de largura precisa ser iluminado pelo uso de quatro lmpadas idnticas de 100 W de forma a obter o mximo de iluminao e facilidade de operao em caso de alguma lmpada queimar. O esquema mais adequado de disposio das lmpadas : a)

Nessas condies, pode-se optar por instalar nessa residncia os modelos a) 1 e 2. b) 2 e 3. c) 3 e 4. d) 1 e 3. e) 2 e 4.

b)

Questo 21 Um profissional de salo de beleza pretende comprar um secador de cabelos, mas est indeciso entre os dois modelos: Modelo 1: 1200 W - 110 V. Modelo 2: 700 W - 110 V. Um argumento verdadeiro, que o faria decidir sobre qual secador comprar para obter mais lucros, pois explica possveis variaes nos custos ou na eficincia de suas atividades profissionais durante o ms, seria: a) O Modelo 1 seca os cabelos mais lentamente, consumindo menos energia eltrica, pois sua potncia maior. b) O Modelo 2 seca os cabelos mais rapidamente, contudo o custo na conta de eletricidade ser maior, pois sua potncia menor. c) O Modelo 1 seca os cabelos mais rapidamente, gastando em mdia a mesma energia do que o Modelo 2. d) O Modelo 2 seca os cabelos mais lentamente, tendo um custo na conta de eletricidade aproximadamente igual ao do Modelo 1. e) Os dois modelos funcionam com o mesmo custo, j que ambos utilizam a mesma voltagem de 110 V.

c)

d)

e)

12

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS

Questo 23 O tempo de degradao dos plsticos descartados um dos aspectos mais graves do problema da acumulao de resduos slidos em ambientes aquticos ou terrestres. Para diminuir o problema, diversas alternativas so desenvolvidas, como a produo de materiais biodegradveis que substituam o plstico. Foram sintetizados alguns polmeros facilmente degradados por organismos vivos, empregados, por exemplo, em embalagens especiais e na medicina para fios de sutura cirrgica e cpsulas para comprimidos; mas, em outras aplicaes, seu uso ainda restrito pelo alto custo de produo. O PCL, poli ( caprolactona), encontra-se entre os polmeros sintticos biodegradveis usados na atualidade, pois tem caractersticas adequadas a diversos usos, como resistncia e outras propriedades fsicas. J o PHB - poli--(hidroxibutirato) produto natural do metabolismo de bactrias e pode ser obtido em quantidade por meio de biotecnologia, ou mesmo modificado para obter o polmero PHB-V.
Fonte: Disponvel em: http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/2006/ vol29n4/30-DV04397.pdf. Acesso em 23 de maro de 2010

Questo 24

Save our Earth, Lets Go Green


Foto: Sung Hoon Kang, Boaz Pokroy e Joanna Aizenberg

A tabela abaixo mostra dados de testes dos trs polmeros em relao velocidade de sua biodegradao em solo de compostagem: VelOCidade de biOdegradaO de POlmerOS POr miCrOrganiSmOS
PCl perodo (dia) 10 a 26 27 a 40 v (g/dia) 0,15 0,35 PHb v (g/dia) 0,66 2,72 PHb-V v (g/dia) 0,09 0,08

Essa foto de uma esfera de poliestireno microscpica envolta por fibras de resina epxi com dimetro equivalente a 1/500 de um fio de cabelo foi a grande vencedora de um concurso anual de imagens cientficas promovido pela revista Science e pela Fundao Nacional da Cincia (EUA). Para obter essa foto, os pesquisadores adicionaram gua contendo esferas de poliestireno s fibras de resina epxi. Quando o lquido comeou a evaporar-se, as fibras envolveram-se em torno da esfera.
Fonte: American Association for the Advancement of Science - AAAS, Kang, S.H. Porkoy, B. Aizenberg, J. 2010. Disponvel em: http://www. engineeringpathway.com/ep/learning_resource/summary. Acesso em 18 de maro de 2010 (adaptado)

PHB= poli--(hidroxibutirato); PHB-V= poli--(hidroxibutirato) com segmentos aleatrios de hidroxivalerato; PHC=poli-( -caprolactona).
Fonte: Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/po/v12n4/a15v12n4.pdf. Acesso em 23 de maro de 2010

Sobre os materiais que possibilitaram a obteno dessa imagem, afirma-se que a) ambos so polmeros, mas apenas o poliestireno durvel. b) ambos so plsticos, mas apenas o poliestireno pode ser moldado. c) ambos so constitudos por carbono e hidrognio, mas apenas as resinas epxi contm oxignio. d) ambos so quimicamente estveis, mas apenas o poliestireno produz CO2 e H2O por oxidao completa. e) ambos so constitudos a partir de monmeros, mas apenas as resinas epxi se formam por ligaes inicas.

A partir dos resultados do teste e das informaes do texto acima, correto afirmar que a) o micro-organismo que produz polmeros mais eficientemente o PHB. b) a biodegradao do PCL mais rpida que a dos outros polmeros. c) quantidades de PHB-V devem ser lanadas nos rios para degradar os plsticos. d) polmeros obtidos de bactrias degradam-se mais rapidamente do que polmero sinttico. e) o PHB, por sua facilidade de biodegradao, seria o mais indicado para substituir os plsticos usuais.

13

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS texto e FIGuRA pARA As Questes 25 e 26 Em 2003, o americano Peter Agre recebeu o Prmio Nobel de Qumica por ter descrito o funcionamento do principal sistema de irrigao das clulas do corpo humano. Ele composto de canais formados por protenas que atravessam a membrana celular e controlam a entrada e a sada de gua. Agre batizou essas protenas de aquaporinas e demonstrou que elas atuam como vlvulas eltricas que deixam entrar molculas de gua, mas barram ons do tipo (H3O.3H2O)+(aq.). H vrias famlias de aquaporinas, e uma delas especfica da pele. Em 2007, outros pesquisadores mostraram que, pelo mesmo canal, as clulas absorviam, alm da gua, molculas de substncias como o glicerol (C3H8O3) e a ureia [(NH2)2CO]. Essas descobertas do incio a novas pesquisas de frmulas qumicas capazes de manter a hidratao da pele.
Fonte: Revista Veja, ano 43, n. 9, maro de 2010. A cincia a favor da beleza. So Paulo, Editora Abril (adaptado)

A figura a seguir mostra um esquema do canal de irrigao de um poro de clula da pele pelo qual transitam algumas molculas:

MEIO EXTRACELULAR

1 MEMBRANA CELULAR

2 3 4

CITOPLASMA

Questo 25 Analisando-se as informaes do texto e da figura, pode-se deduzir que a) o canal de irrigao da pele requer energia eltrica para funcionar. b) vlvulas eltricas selecionam molculas neutras que tm oxignio como principal constituinte. c) protenas so vlvulas eltricas porque so sais de amnio representados pela frmula geral NH4+.(COO)-. d) aquaporinas funcionam como vlvulas eltricas, pois possuem aminocidos polares com cadeias laterais que contm cargas residuais. e) gua, ureia e glicerol transitam com facilidade pelo canal, pois as ligaes de hidrognio que interligam suas molculas anulam diferenas de carga.

Questo 26 Considere os dados abaixo para descobrir quais so as molculas representadas em trnsito atravs da membrana celular. O sinal positivo indica a carga eltrica existente no interior do canal.
Temperatura de ebulio (CNTP): Temperatura de fuso (CNTP): H2O: 100 C C3H8O3: 290 C (NH2)2CO: 132,7 C

A sequncia numrica correta que corresponde a aquaporina, gua, glicerol e ureia, respectivamente, a) 1, 2, 3 e 4. b) 1, 3, 2 e 4. c) 1, 2, 4 e 3. d) 4, 3, 1 e 2. e) 1, 3, 4 e 2. 14

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS

Questo 27 As miragens ocorrem quando os raios luminosos atravessam camadas de ar com temperaturas diferentes, fazendo com que sua trajetria se torne curva. Ao longo de uma estrada em um dia quente, comum observarmos imagens que do a impresso de ser objetos presentes em poas de gua ou simplesmente gua que est se aproximando mas, na verdade, no h uma poa onde parecia estar. Esse fenmeno chamado de miragem inferior. Existe tambm a miragem superior, que mais rara, normalmente observada na superfcie do mar quando sobre ela pairam uma camada de ar mais fria e logo acima desta uma camada de ar mais quente. Isso faz com que seja possvel avistar um navio como se estivesse flutuando acima da superfcie da gua. Considerando-se essas informaes, pode-se afirmar que miragens dependem da ocorrncia de a) difrao dos raios de luz ao encontrar uma interface de separao entre duas camadas de ar. b) refrao dos raios de luz ao atravessar camadas de ar com temperaturas diferentes. c) interferncia destrutiva dos raios de luz que atravessam camadas com diferentes temperaturas. d) interferncia construtiva dos raios de luz que atravessam camadas com diferentes temperaturas. e) reflexo dos raios de luz nas poas de gua e nas camadas de ar com temperaturas diferentes.

Questo 29 rEfLorEstAmENto PrEsErvAr EsPciEs NAtivAs dA cAAtiNgA Propriedade rural ser transformada em reserva permanente e processo se inicia com plantio de espcies nativas Quixad. A natureza ganha mais um importante aliado. Os 235 hectares da Fazenda Fonseca, situada no Serto Central do Estado, a pouco mais de seis quilmetros do Centro de Quixad, esto sendo reflorestados. A primeira etapa do reflorestamento teve incio recentemente. Um pequeno grupo de agricultores que tiram da fazenda o seu sustento, alguns amigos e o prprio presidente do Instituto de Convivncia, esposa e filhos se empenham no plantio de mudas de aroeiras, imburanas, paus-brancos, sabis e outras espcies tpicas da regio. Todos ajudam a idealizadora do projeto, e uma das herdeiras, na recuperao do ecossistema local. Eles pretendem distribuir mais de 11 mil mudas em, pelo menos, sete hectares at o incio de maro. Reconhecem que a tarefa no fcil. Necessitaro de mais matrizes vegetais, apoio e muitos voluntrios.
Fonte: Disponvel em http://diariodonordeste.globo.com/materia. asp?codigo=514210. Acesso em 16 de maro de 2010 (adaptado)

Questo 28 soLuo gLobAL, ProbLEmA LocAL O potencial do etanol de cana-de-acar no combate ao aquecimento global ofusca um lado malfico de sua produo. Durante a queima das folhagens que antecede a colheita, ocorre a emisso de poluentes atmosfricos. Pesquisadores do Instituto de Qumica da Unesp, campus de Araraquara, propem que entre os poluentes atmosfricos encontra-se o nitrato de amnio, poeira microscpica que se precipita na forma de uma chuva seca prejudicial aos ecossistemas regionais.
Fonte: Zolnerkevic, Igor. Soluo Global, Problema Local. Unesp Cincia, So Paulo, Ed. Unesp, n. 5, p 42-43, fev. 2010 (adaptado)

Fonte: Disponvel em http://www.cnip.org.br/bdpn/ficha. php?cookieBD=cnip7&taxon=2541. Acesso em 22 de maro de 2010. Crdito da foto: Vinicius Lubambo

A imburana, rvore encontrada tambm no cerrado e no pantanal, uma espcie importante nos processos de regenerao da caatinga brasileira, pois a) apresenta grande espessamento de seu tronco para reservar gua, como adaptao alta disponibilidade de gua ambiental. b) perde parte das folhas em certas pocas do ano para diminuir a transpirao, como adaptao aos perodos de seca. c) possui estmatos centralizados na parte superior das folhas, como adaptao aos ecossistemas florestais. d) provida de rgos sugadores de seiva, como adaptao ao sombreamento e outros fatores que dificultam a fotossntese pela planta. e) que apresenta razes areas com pneumatforos que retiram O2 da atmosfera, como adaptao pobreza desse gs no solo. 15

O prejuzo ambiental causado por uma chuva seca de nitrato de amnio devido ao fato de que essa substncia a) um dos constituintes da chuva cida. b) dissolve-se na gua e consome o oxignio disponvel nos ambientes aquticos. c) deposita-se na superfcie dos vegetais como uma camada impermevel que impede a fotossntese. d) penetra no solo, formando agregados minerais alcalinos que dificultam a germinao de sementes. e) decomposta por bactrias que vivem na gua, acelerando a proliferao de algas no meio aqutico.

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS d) o financiamento de entidades internacionais aps a eco 92 permitiu que na dcada seguinte houvesse uma diminuio considervel do desmatamento. e) a luta iniciada por Chico Mendes teve resultados positivos e duradouros, levando ao decrscimo de reas desmatadas na amaznia desde sua morte at 2006.

Questo 30

Questo 31 tErrA PArA As fLorEstAs Chico Mendes seringalista e lder sindical foi um dos maiores ativistas ambientais que lutaram pela preservao da Amaznia. Ele organizou os seringueiros para impedir desmatamentos, props a Unio dos Povos da Floresta, participou da implantao de reas de preservao ambiental, ganhou prmios internacionais e liderou a luta que resultou em desapropriaes de seringais particulares. Foi um dos desapropriados que ordenou seu assassinato, ocorrido em 1988, com grande repercusso internacional. Aumentaram o foco e os investimentos estrangeiros na Amaznia. A importncia da preservao da maior floresta tropical do planeta amplamente reconhecida, com o que os governantes do pas criaram sistemas de vigilncia de seu desmatamento. O grfico abaixo mostra a rea desmatada da Amaznia desde o ano da morte de Chico Mendes at o ano de 2006: DESMATAMENTO NA AMAZNIA 1988/2006
Km 35.000 30.000 25.000 20.000 15.000 10.000 5.000 0
19 90 19 92 19 94 19 96 19 98 20 00 20 02 20 04 19 8 20 06 8

Em alguns poucos sculos, as atividades humanas consumiram quase metade das florestas do planeta, transformadas em plantaes e cidades. Ante as evidncias do aumento da temperatura global e do contnuo crescimento da populao humana, surgem esforos para frear a derrubada de mais florestas e restaurar as degradadas. Usando imagens de satlite, pesquisadores da Parceria Global para a Restaurao de Florestas (GPFLR) produziram um mapa mundial que anota 1 bilho de hectares das reas desmatadas com potencial de recuperao.
Fonte: Fapesp. So Paulo, Pesquisa Fapesp. n.167, jan. 2010, p.41 (adaptado)

Tendo por objetivo a preservao da biosfera, a restaurao de florestas degradadas , em curto prazo, uma ao a) invlida, porque na recuperao de florestas o solo perde sua fertilidade. b) vlida, pois o processo de crescimento da floresta contribui para a compensao de emisses de CO2 c) invlida, pois os produtos qumicos utilizados para controlar doenas das florestas recuperadas contaminam as guas subterrneas. d) vlida, porque as rvores das florestas recuperadas podem ser queimadas sem emitir gases de efeito estufa. e) vlida, porque desde o incio da sucesso ecolgica esto presentes vegetais representativos da floresta primria.

Ano
Fonte: Inpe/Prodes. Disponvel em: http://www.istoeamazonia.com.br/index. php?option=com_content&task=view&id=747&Itemid=2. Acesso em 16 de maro de 2010

O grfico e as informaes do texto permitem afirmar que a) o assassinato de Chico Mendes teve consequncias drsticas para a floresta amaznica, pois a rea desmatada dobrou desde sua morte. b) nos anos de 1996 e 2004 diminuiu o desmatamento na amaznia graas s aes de desapropriao de terras particulares. c) embora se tenha implantado medidas de preservao aps a morte de Chico Mendes, em 2006 o bioma tem rea desmatada semelhante de 1991. 16

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS

Questo 32 No texto abaixo, o autor afirma que existe uma relao direta entre o crescimento da economia mundial e a diminuio da diversidade biolgica. A perda global de diversidade biolgica tem sido descrita como oriunda de dois fenmenos. Primeiro, os nveis populacionais foraram a transformao de reas at agora relativamente no perturbadas em terras usadas para a agricultura. Segundo, poluentes agrcolas e industriais aplicaram uma presso seletiva nova e estreitamente uniforme sobre as espcies. O crescimento da populao e as mudanas tecnolgicas tm um impacto mltiplo, em vez de simplesmente aditivo, sobre a diversidade biolgica.
Fonte: Norgaard, R. B. O crescimento da economia global de trocas e a perda da diversidade biolgica. In: Wilson, E. O. Biodiversidade. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1997

Questo 33 Duas lminas de metais diferentes, unidas firmemente a certa temperatura, formam uma lmina bimetlica. Ao ser aquecida, essa lmina se curva e pode proporcionar a abertura de um circuito eltrico no caso de elevao brusca de temperatura, o que ocorre tipicamente quando se d um aumento sbito na intensidade da corrente eltrica que passa por um condutor. Isso permite que essa lmina seja utilizada em um disjuntor, para interromper a corrente eltrica em caso de atingir um valor superior ao mximo estabelecido para uma instalao. T=T1

Um exemplo de tecnologia que aumenta a produtividade agrcola, mas que reduz a biodiversidade nativa porque favorece a multiplicao de predadores resistentes a produtos qumicos, a) o plantio orgnico de espcies vegetais. b) a seleo de variedades de uma espcie atravs da nanotecnologia. c) a clonagem de plantas para cultivo de pomares e hortas. d) o cultivo de espcies transgnicas produtoras de toxinas. e) a escolha de matrizes agrcolas a partir da anlise genmica.

METAL 1

METAL 2

T>T1

Para a lmina bimetlica esquematizada na figura, podemos afirmar que o fenmeno observado ocorre em razo a) de o coeficiente de dilatao trmica do metal 1 ser maior que o do metal 2. b) de o coeficiente de dilatao trmica do metal 1 ser menor que o do metal 2. c) de a temperatura do metal 1 ser maior que a do metal 2. d) de a temperatura do metal 1 ser menor que a do metal 2. e) de a temperatura dos dois metais ser idntica.

17

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS

Questo 34 Uma consumidora comparou o preo de duas geladeiras e seu consumo de energia dados pelos selos PROCEL mostrados abaixo.

Energia
Fabricante Marca

(Eltrica)

REFRIGERADOR

Qui-Frio Geladinha
ABC/Automtico IPQR/220

Energia
Fabricante Marca

(Eltrica)

REFRIGERADOR

Polo Norte Geladona


ABC/Automtico IPQR/220

Tipo de degelo Modelo/tenso(V)

Tipo de degelo Modelo/tenso(V)

Mais eficiente

Mais eficiente

Menos eficiente CONSUMO DE ENERGIA (kWh/ms)


Volume do compartilhamento refrigerado Volume do compartilhamento congelador Temperatura do congelador (C)
Regulamento Especfico Para Uso da Etiqueta Nacional de Conservao de Energia AESP001-REF

Menos eficiente

55
403 89
-18

CONSUMO DE ENERGIA (kWh/ms)


Volume do compartilhamento refrigerado Volume do compartilhamento congelador Temperatura do congelador (C)
Regulamento Especfico Para Uso da Etiqueta Nacional de Conservao de Energia AESP001-REF

70
400 85
-18

Instrues de instalao e recomendaes de uso, leia o Manual do aparelho.

Instrues de instalao e recomendaes de uso, leia o Manual do aparelho.

PROCEL

PROGRAMA NACIONAL DE CONSEVRAO DE ENERGIA ELTRICA

INMETRO

PROCEL

PROGRAMA NACIONAL DE CONSEVRAO DE ENERGIA ELTRICA

INMETRO

GELADEIRA 1 PREO: R$ 1.825,00

GELADEIRA 2 PREO: R$ 1.600,00

Levando-se em conta a diferena de preo entre as geladeiras, a consumidora pensou inicialmente em adquirir a geladeira 2, que mais barata. Ao calcular o consumo de energia de cada geladeira, porm, ela resolveu reavaliar sua deciso, lembrando que no decorrer do tempo o gasto com energia eltrica dessa geladeira pode superar a diferena de preo inicial. Considerando que o custo da energia eltrica na regio, j includos os impostos, de R$ 0,50 por kWh, o nmero de meses necessrios para que a diferena de custo entre as geladeiras seja superada pelo gasto de energia a) 3. b) 8. c) 15. d) 30. e) 45.

18

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS

Questo 35 Um molusco esquisito e feio, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a diviso entre animais e vegetais. Isso porque esse animal, cujo nome cientfico elysia chlorotica, no bem um animal: um hbrido de bicho com planta. Cientistas de trs universidades americanas descobriram que o elysia conseguiu incorporar um gene das algas, o psbO, e por isso desenvolveu a capacidade de fazer fotossntese. o primeiro animal a se alimentar apenas de luz e CO2, como as plantas. Ele consegue produzir a prpria energia, sem comer nada, conta o bilogo Sidney Pierce, da Universidade da Flrida. Antes de se transformarem em hbridos de animal com vegetal, os moluscos dessa espcie costumavam engolir algas e usar os cloroplastos delas para fazer fotossntese.
Fonte: Disponvel em http://super.abril.com.br/mundo-animal/criatura-fusaoanimal-vegetal-543145.shtml. Acesso em 29 de maro de 2010

Questo 36 A energia que vem do Sol fundamental para o fluxo de energia que se processa em todo o planeta Terra. As vrias modalidades de usinas eltricas termeltricas, hidreltricas ou outras , por meio de diferentes equipamentos ou processos naturais, participam desse fluxo, tornando possvel a obteno de eletricidade til para o ser humano. Assinale a nica alternativa que descreve corretamente o papel da radiao solar no funcionamento de uma usina eltrica. a) Na usina hidreltrica, o calor solar produz correntes de conveco na gua dentro do reservatrio, que faz movimentar suas turbinas submersas. b) Na usina termoeltrica, a queima dos combustveis fsseis depende do Sol, que aquece a gua para movimentar as turbinas. c) Na usina elica, a energia solar aquece massas de ar que geram regies com diferentes presses, produzindo ventos que movem o aerogerador. d) Na usina fotovoltaica, a eletricidade produzida diretamente pela captao da energia solar em seus painis, que movem turbinas acopladas s placas. e) Na usina maremotriz, a energia solar aquece massas de gua durante o dia, que resfriam noite, produzindo assim as mars que movem as turbinas.

De acordo com as informaes contidas no texto e com o que se conhece atualmente sobre a transmisso de caractersticas entre os descendentes, podemos afirmar que a) antes de serem hbridos de animal com vegetal, os moluscos dessa espcie propagavam a capacidade de realizar fotossntese para seus descendentes. b) a incorporao do gene psbO permite que os moluscos gerem algas dentro de seus corpos, adquirindo capacidade fotossinttica. c) o gene psbO incorporado pelo molusco ser passado prxima gerao apenas se estiver presente nas clulas germinativas desse animal. d) os novos moluscos dessa espcie herdam da gerao anterior as algas associadas, o que lhes confere a capacidade de realizar fotossntese. e) os cloroplastos das algas foram incorporados pelo material gentico dos moluscos, permitindo a produo do prprio alimento.

19

Teste para biorremediao com aplicao de A. versicolor CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS e ureia (proporo 100: 10)

texto e GRFIcos pARA As Questes 37 e 38

Porcentagem de Biodegradao (%)

50 40

biorremediao, que aceleram a degradao de hidrocarbonetos na gua ou no solo. Podem ser empregados plantas, 20 produtos biolgicos, como enzimas, ou populaes de micro-organismos, com ou sem adio de nutrientes, como o fsforo e o nitrognio, que estimulam o metabolismo dos decompositores. 10 Uma pesquisa brasileira investigou em laboratrio a recuperao de um solo contaminado por leo cru, pela adio 0 0 10 20 30 40 50 de colnias do organismo filamentoso Aspergillus versicolor estimuladas com ureia ou leveduras. A quantificao Tempo (dias) porcentagem de do dixido de carbono, desprendido dos solos nos diferentes testes realizados, permite calcular a biodegradao do leo cru. Os grficos obtidos mostram a degradao de leo cru pelo A. versicolor em amostras de solo contaminado com adio de levedura (grfico 1) ou de ureia (grfico2), em propores equivalentes, e com o dobro de ureia (grfico 3). GRFICO 1
100 80 100 60 80 40 60 20 40 0 20 0 0 0

30 Em combate poluio causada por derramamento de petrleo, diversos pases j utilizam tecnologias de

solo vir solo co solo co solo co solo co solo co

Porcentagem de Biodegradao (%) Porcentagem de Biodegradao (%)

Porcentagem de Biodegradao (%)

Teste para biorremediao com aplicao de GRFICO 1 A. versicolor e levedura (proporo 100: 10) Teste para GRFICO 1 biorremediao com aplicao de A. versicolor aplicao (proporo 100: 10) Teste para biorremediao com e levedurade 100 A. versicolor e levedura (proporo 100: 10)
80 60 40 20 20 30 0 Tempo (dias) 0 10 20 30 Tempo (dias) 40 50 40 20 30 Tempo (dias) 50 40

GRFICO 3 Teste para biorremediao com aplicao de A. versicolor e ureia (proporo 100: 20)
Porcentagem de Biodegradao (%)

20 16 12 8 4 0 0 10 20 30 Tempo (dias) 40 50

10

50

10

Porcentagem de Biodegradao (%) Porcentagem de Biodegradao (%)

50 40 50 30 40 20 30 10 20 0 10 0 0 0

Porcentagem de Biodegradao (%)

GRFICO 2 Teste para biorremediao com aplicao de GRFICO 2 A. versicolor e ureia (proporo 100: 10) Teste para biorremediao com aplicao de GRFICO 2 A. versicolor e ureia de Teste para biorremediao com aplicao(proporo 100: 10) 50 A. versicolor e ureia (proporo 100: 10)
40 30 20 10 20 30 0 Tempo (dias) 0 10 20 30 Tempo (dias) 40 50 40 20 30 Tempo (dias) 50 40

10

solo virgem solo contaminadosolo virgem solo contaminadosolo contaminado e extrato de levedura solo virgem solo contaminadosolo contaminado e extrato de levedura com fungo e extrato de levedura solo contaminado solo contaminadosolo contaminado com fungo e extrato de levedura e ureia solo contaminado e extrato de levedura solo contaminadosolo contaminado e ureia com fungo e ureia solo contaminado com fungo e extrato de levedura solo contaminado com fungo e ureia solo contaminado e ureia solo contaminado com fungo e ureia
50

10

Porcentagem de Biodegradao (%) Porcentagem de Biodegradao (%)

20 Os resultados dos grficos acima permitem afirmar que a degradao de leo cru desse solo acelerada pela adio 16 12 de 16 8

Porcentagem de Biodegradao (%)

GRFICO 3 Teste para biorremediao com aplicao de GRFICO 3 A. versicolor e ureia (proporo 100: 20) Teste para biorremediao com aplicao de GRFICO 3 20 A. versicolor e ureia de Teste para biorremediao com aplicao(proporo 100: 20) 20 A. versicolor e ureia (proporo 100: 20) 16 Questo 37

Fonte: Ministrio de Cincia e Tecnologia. Centro de Tecnologia Mineral. XIII Jornada de Iniciao Cientfica. Oliveira, Sabrina Dias. Biodegradao de Petrleo de Solo areno-argiloso por Fungo Filamentoso. RJ: Cetem. 2005. Disponvel em: http://200.20.105.247/publicacao/serie_anais_XIII_jic_2005/Sabrina%20Dias%20de%20Oliveira.pdf. Acesso em 10 de maro de 2010

a) bactrias ou fungos, bem como fsforo e nitrognio fornecidos pela ureia. 12 8 b) fungos e fsforo, obtidos da ureia, alm de levedura e outros poluentes que participam da biorremediao. 4 c) bactrias e carbono, presente na ureia ou na levedura, que facilitam o bom andamento dos experimentos. 8 d) fungos e nitrognio 4em quantidade adequada ao ritmo de crescimento da populao de decompositores. 0 10 20 30 40 50 40 e) bactrias e fsforo em quantidade adequada para a produo de ureia.
0 0 Tempo (dias) 0 10 0 10 20 30 Tempo (dias) 20 30 Tempo (dias) 50 40 40 50

12

20

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS Analisando as informaes contidas no grfico podemos afirmar que, no ms de fevereiro de 2010, no estado de Alagoas, choveu mais do que as mdias anuais a) no Serto e no agreste. b) nas regies do So Francisco, na Zona da Mata e no litoral. c) no Serto do So Francisco e no agreste. d) no Serto, na Zona da Mata e no litoral. e) no Serto, nas regies do So Francisco, no agreste, na Zona da Mata e no litoral.

Questo 38 Os solos dos ecossistemas possuem uma fase gasosa semelhante composio da atmosfera, alm das fases slida e lquida, correspondente aos minerais, gua e materiais dissolvidos. Devido ao metabolismo das razes e dos organismos que compem sua diversa comunidade bitica, h variao nos teores de oxignio e dixido de carbono presentes nos diferentes solos. Nos experimentos apresentados, os resultados da biorremediao de poluio por hidrocarbonetos so avaliados em termos da quantidade de CO2 desprendido das amostras do solo. Justifica-se esse processo, pois o dixido de carbono a) foi consumido nas amostras de solos virgens, ao contrrio dos solos contaminados, onde foi produzido. b) foi consumido em menor quantidade nas amostras onde h abundncia de hidrocarbonetos derivados de petrleo. c) foi produzido em maior quantidade nas amostras ricas em hidrocarbonetos, que servem como fonte de energia para o A. versicolor. d) foi produzido em menor quantidade nas amostras ricas em A. versicolor e pobres em nutrientes adequados. e) estabiliza a poluio dos solos por hidrocarbonetos, que podem ser apenas parcialmente degradados por bactrias ou fungos.

Questo 40 ciENtistAs brAsiLEiros criAm tEcido ANtibActEriANo Uma receita para a produo de um tecido antibacteriano foi desenvolvida em laboratrios brasileiros. Os ingredientes so uma cultura de fungo, um sal de prata e um tecido de algodo. Manipulando os trs produtos, obtm-se o tecido que pode ser empregado na confeco de lenis e uniformes profissionais e assim auxiliar o combate infeco hospitalar. O grupo brasileiro usou um fungo para processar o nitrato de prata adicionado cultura microbiolgica. O fungo tem uma enzima que transforma o on prata em prata metlica, produzindo nanopartculas desse metal. Depois disso, o tecido de algodo acabou impregnado pelas nanopartculas. Os cientistas j sabiam que a prata pode ser usada com sucesso contra bactrias que costumam frequentar os hospitais. A novidade do novo mtodo desenvolvido no Brasil a forma com que as partculas de prata foram obtidas.
Fonte: Geraque, Eduardo. Cientistas brasileiros criam tecido antibacteriano. Folha OnLine, So Paulo, 1 de agosto de 2007. Disponvel em: http://www1.folha. uol.com.br/folha/ciencia/. Acesso em 26 de maro de 2010 (adaptado)

Questo 39 O grfico abaixo traz a precipitao observada no ms de fevereiro de 2010 no estado de Alagoas, junto com a mdia climatolgica nas seis regies ambientais do estado.
Fevereiro de 2010 120 100 Precipitao (mm) 80 60 40 20 0 Serto Serto do So Francisco Agreste Baixo So Francisco Zona da Mata Litoral Mdia anual

A tecnologia desenvolvida por cientistas brasileiros para a produo de tecidos impregnados com nanopartculas de prata a) prepara tecidos bactericidas capazes de dissolver o nitrato de prata. b) substitui a obteno de ons prata por caminhos essencialmente qumicos. c) amplia as aplicaes da ao antibacteriana natural j conhecida para a prata. d) idntica ao processo de fabricao de tecidos com aplicao de um banho bactericida. e) libera ons de prata que penetram na membrana plasmtica da clula bacteriana, destruindo o citoplasma.

Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hdricos do Estado de Alagoas. Disponvel em http://www.semarh.al.gov.br/tempo%20e%20 clima/dados-meteorologicos/pluviometria/precipitacao-mensal/analises-dasprecipitacoes-mensais/analises-das-precipitacoes-mensais-do-ano-de-2010/. Acesso em 14 de maro de 2010 (adaptado)

21

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS

Questo 41 A radiao solar incide sobre a superfcie terrestre e, dependendo da sua composio, de sua forma, da cor, entre outros fatores, varia a parte da energia que absorvida pelos materiais que constituem a superfcie. Nos grandes centros urbanos, onde a absoro significativa, ocorre, com certa frequncia, desconforto trmico dos cidados. A parte da radiao que refletida pela superfcie d origem a um conceito criado pelos cientistas conhecido como albedo. O albedo um nmero adimensional que varia de 0 (nada refletido) e 1 (tudo refletido). Assim, uma superfcie de albedo 0,5 indica que ela capaz de refletir metade da energia solar que incide sobre ela. A figura a seguir mostra um quadro ilustrando diversas superfcies urbanas e seus respectivos intervalos de albedo.

Questo 42 Algumas observaes importantes que participam da elaborao de uma teoria consistente sobre a formao da Lua so: 1. As rochas lunares e as rochas terrestres apresentam a mesma distribuio global de idades. 2. Em relao aos elementos qumicos presentes, a anlise das rochas da superfcie lunar mostra que elas tm grande similaridade com as rochas do interior da Terra. 3. O nmero de impactos em todos os corpos do sistema solar nas suas primeiras centenas de milhes de anos foi muito elevado. 4. A simulao feita em computador mostra que, no caso do choque da Terra com um corpo rochoso, 80% do material do corpo e apenas 20% do material da Terra seriam ejetados; portanto, materiais do interior terrestre no seriam deslocados pelo choque. 5. A anlise dos modelos de formao do sistema solar mostra que quase impossvel ter havido um choque da Terra com um corpo com uma composio idntica dela. Considere a hiptese mais aceita na atualidade sobre a formao da Lua pela coliso de um corpo rochoso com uma Terra primitiva, que ainda estava se consolidando. Em relao a essa hiptese, qual alternativa destaca as observaes que pesam a favor ou contra, ou seja, quais so os argumentos favorveis e quais so desfavorveis?
rvores Grama 0,25-0,30 0,15-0,18

ALBEDO DE MATERIAIS URBANOS


Telhados rugosos 0,10-0,15 Telhado vermelho/marrom 0,10-0,35 Pinturas Pinturas coloridas brancas 0,15-0,35 0,50-0,90

Telhados de alta reflexividade 0,60-0,70

Asfalto 0,05-0,20

Concreto 0,10-0,35

So argumentos favorveis:

So argumentos desfavorveis: 4 e 5. 1 e 5. 1 e 4. 1 e 3. 2 e 5.

Com base nessas informaes, uma boa alternativa para combater o desconforto trmico dos grandes centros urbanos seria: a) Sempre que possvel usar asfalto no lugar do concreto, para diminuir o albedo. b) Diminuir as reas verdes, j que os albedos de gramados e rvores costumam ser altos. c) Incentivar o uso de pinturas coloridas nas edificaes, pois elas refletem mais a luz do sol do que pinturas brancas. d) Incentivar a ocupao das reas suburbanas, para diminuir a concentrao populacional nos grandes centros urbanos. e) Incentivar o emprego de telhados de alta reflexividade para aumentar o albedo.

a) b) c) d) e)

1, 2, 3. 2, 3, 4. 2, 3, 5. 2, 4, 5. 1, 3, 4.

22

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS

Questo 43 Recentemente, comea a dar resultados esforos de pesquisa sobre tecnologias para extrair etanol de fibras de lignocelulose, chamado etanol de segunda gerao. Isso possibilitar a produo do biocombustvel com plantas e resduos agroindustriais. No caso especfico da cana, um pesquisador afirmou que h aumento, em princpio, de 200% na produo do etanol, com a mesma rea plantada, por meio do aproveitamento do bagao e da palha. A cana-de-acar possui dois teros de sua biomassa composta de bagao e palha, constitudos de fibras no fermentveis e considerados resduos na produo convencional de etanol. Em muitos casos, so aproveitados na produo de energia eltrica, utilizada na prpria usina de acar e lcool, por meio de pequenas termeltricas.
Fonte: Leite, Rogrio. Etanol, o melhor dos biocombustveis. Scientific american Brasil, 19 Edio Especial Como Deter o Aquecimento Global. Duetto Editorial

Questo 44 A descoberta de enormes quantidades de petrleo em reas denominadas de pr-sal mostrou que o Brasil tem um grande potencial de produo dessa riqueza, da qual o mundo tanto depende para seu desenvolvimento. O petrleo, porm, um recurso energtico no renovvel, e a pergunta que se faz recorrentemente : Quanto tempo vai durar o uso do petrleo no mundo?. Afirma-se que novas tecnologias energticas em pesquisa nos Estados Unidos teriam um objetivo claro: reconquistar a autonomia energtica desse pas, grande consumidor de petrleo. Disse um poltico brasileiro: Eles vo fazer uma nova revoluo industrial com novas fontes de energia. Algum disse que a Idade da Pedra no acabou por falta de pedra. A Idade do Petrleo tambm no vai acabar por falta de petrleo.
Fonte: At onde vai a Idade do Petrleo? O estado de S. Paulo, 14 de setembro de 2009. Disponvel em http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090914/ not_imp434338,0.php. Acesso em 14 de fevereiro de 2010

A possibilidade de diferentes usos da cana traz a questo: que critrios so relevantes para selecionar o melhor, considerando-se diferentes situaes ou critrios? A seo Agrofolha do jornal folha de s.Paulo de 12 de agosto de 2008 publicou uma reportagem sobre o assunto mencionado acima. Os seguintes fragmentos foram extrados dessa reportagem: Fragmento 1: A energia de reserva por biomassa nas termeltricas, entretanto, considerada estratgica para a diversificao das fontes energticas do pas. Entre outros motivos, porque o perodo da safra (produo/colheita) de cana ocorre exatamente na poca da seca dos reservatrios das usinas hidreltricas da regio Sudeste. Fragmento 2: Os usineiros (donos de usinas de canade-acar) ressaltam que a produo de energia eltrica concorre com a produo de etanol de segunda gerao.
Fonte: Barbieri, Cristiane. Leilo de biomassa tem baixa adeso de usinas. Caderno Agrofolha, Folha de S.Paulo, So Paulo, 12/8/2008 (adaptado)

Analisando o que foi exposto no texto, pode-se concluir que a) urgente conseguir fontes alternativas de energia, pois o petrleo vai acabar em breve. b) os brasileiros podem ficar despreocupados com a falta de petrleo, pois os norte-americanos esto investindo em fontes alternativas de energia. c) novas fontes de energia devem substituir o petrleo, antes mesmo que esse recurso se esgote. d) o fim da Idade da Pedra deu condies ao ser humano para iniciar o uso do petrleo. e) a autonomia energtica dos estados Unidos depende da descoberta de novas jazidas de petrleo.

A concorrncia citada pelos usineiros aumenta a necessidade de energia eltrica gerada por hidreltricas e, assim, os riscos de impactos ambientais porque a) nos perodos de seca, as usinas hidreltricas precisam do bagao e palha para gerar energia. b) as pequenas termeltricas geram mais energia com etanol fermentado do que com o uso do bagao e da palha. c) os reservatrios das hidreltricas secam por causa do perodo de safra de cana na Regio Sudeste. d) a produo de etanol de segunda gerao usa a mesma matria-prima que poderia produzir energia eltrica. e) as hidreltricas da Regio Sudeste usam a mesma matriaprima que poderia originar o etanol de primeira gerao.

23

CinCiaS Da naTUREZa E SUaS TECnoLogiaS

Questo 45 A Constituio Brasileira de 1988, no que concerne proteo ambiental, preconiza: Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.
Fonte: Brasil. Constituio (1988)

Uma indstria qumica que opera no ramo da fabricao de sabes, detergentes, produtos de limpeza, cosmticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal, disposta a cumprir a Constituio brasileira, solicitou aos responsveis da rea de embalagens que elaborassem uma relao de medidas a ser adotadas para minimizar e prevenir a poluio e a degradao ambiental causadas pelas embalagens de seus produtos. Nessa relao deve constar: a) Utilizar embalagens que apresentem alta resistncia ao da gua. b) Substituir as embalagens de vidro, usadas para produtos corrosivos, por latas de alumnio. c) adotar como embalagem universal frascos reciclveis de PeT polietileno tereftalato. d) Isentar o consumidor da responsabilidade de dar destinao adequada s embalagens vazias dos produtos que adquire. e) Dar prioridade a embalagens como vidro e metais, que sejam retornveis e que possam ser reutilizadas ou recicladas.

24

RAscuNHo

25

RAscuNHo

26

O mundo inteiro est olhando para o Brasil. E existe no Brasil uma universidade olhando para o mundo.

Inscreva-se. Vestibular em 23/5.


Provas agendadas at 22/5. 0800 015 9020 www.anhembi.br
Uma universidade de fronteiras e mentes abertas.

The Economist Newspaper Limited, London (2009)

Com a Universidade Anhembi Morumbi, voc no precisa sair do Brasil para ter uma formao internacional, de alta qualidade e que oferece benefcios diferenciados: 65.000 vagas de estgio e emprego no Brasil e no mundo. Cursos de idiomas a preos reduzidos. Financiamentos e programas de bolsas de estudo. Certificaes internacionais vlidas no Brasil e no exterior. Faz parte da Rede Internacional Laureate, com 50 universidades, em 21 pases.

O mundo inteiro est olhando para o Brasil. E existe no Brasil uma universidade olhando para o mundo.

Com a Universidade Anhembi Morumbi, voc no precisa sair do Brasil para ter uma formao internacional, de alta qualidade e que oferece benefcios diferenciados: 65.000 vagas de estgio e emprego no Brasil e no mundo. Cursos de idiomas a preos reduzidos. Financiamentos e programas de bolsas de estudo. Certificaes internacionais vlidas no Brasil e no exterior. Faz parte da Rede Internacional Laureate, com 50 universidades, em 21 pases.

Inscreva-se. Vestibular em 23/5.


Provas agendadas at 22/5. 0800 015 9020 www.anhembi.br
Uma universidade de fronteiras e mentes abertas.

You might also like