You are on page 1of 11

Os tempos da histria: temporalidades, mito e histria em materiais didticos de autores indgenas

Igor Scaramuzzi
Mestre em Cincia Social (USP) Perquisador colaborador do Ncleo de Histria Indgena e do Indigenismo/USP So Paulo igorabs@hotmail.com

Resumo

Nas ltimas dcadas, muitos grupos indgenas vm ampliando suas relaes com diversos setores da sociedade nacional. Nesse contexto de intensificao dos embates e negociaes com os no ndios, as experincias de escolarizao, especialmente aquelas desenvolvidas dentro do modelo especfico e diferenciado, constituem um importante espao de produo discursiva que este artigo pretende enfocar. no mbito dessas experincias de escolarizao que muitos grupos indgenas esto produzindo novos conhecimentos sobre seus saberes e experincias histricas. Nesses processos de produo de conhecimento, os materiais didticos so um dos produtos mais significativos. Enfatizando esses processos, o presente artigo tem como objetivo analisar as concepes e formas de organizao do tempo presentes em dez materiais didticos cuja proposta principal a escrita de narrativas sobre reflexes e experincias histricas vivenciadas por grupos indgenas. Busca-se analisar as formas de articulao entre conhecimentos e narrativas indgenas e as concepes ocidentais de conhecimento e transmisso de experincias histricas. Palavras-chave: histria indgena, educao escolar indgena, mito e histria, conhecimentos tradicionais, letramento.

as ltimas dcadas, muitos grupos indgenas vm ampliando suas relaes com os mais diversos setores da sociedade nacional. Nos mais variados espaos e contextos em que se do essas relaes, tm assumido a tarefa de elaborar discursos em que devem se apresentar, como grupos diferenciados, para o outro. Diante da crescente intensificao dos embates e negociaes com os no ndios, as experincias de escolarizao, especialmente aquelas desenvolvidas dentro do modelo especfico e diferenciado,1 constituem um importante espao de produo desses discursos polticos de autorrepresentao.
1 O modelo de escolarizao especfico e diferenciado tem como principal diferencial em relao a outros modelos de escolarizao implantados para populaes indgenas anteriormente no Brasil o desenvolvimento de propostas poltico-pedaggicas que procuram levar em conta os anseios e necessidades de cada grupo indgena em relao escola e que, ao mesmo tempo, possam auxiliar no fortalecimento das lnguas, conhecimentos e processos prprios de ensino-aprendizagem de cada grupo indgena. Esse modelo comeou a ser concebido nos anos 80 por organizaes no governamentais com a proposta de elaborar e implantar projetos de ensino formal alternativos poltica pblica estatal. Esse modelo passou a ser implantado como poltica pblica pelo governo federal nos anos 90 e atualmente o modelo de escolarizao recomendado para populaes indgenas em todo o Brasil. Para o histrico da implantao do modelo no Brasil, ver Grupioni (2009).

Soc. e Cult., Goinia, v. 13, n. 1, p. 79-89, jan./jun. 2010.

80
Alm de espao de produo e enunciao de discursos polticos, as experincias de ensino formal desenvolvidas dentro desse modelo tambm se configuram como formas importantes de produo de conhecimento, nas quais muitos grupos indgenas recriam, atravs da produo escrita em lnguas indgenas e em lngua portuguesa, suas maneiras de elaborar e transmitir conhecimentos e experincias histricas. Levando em conta o principal objetivo e o pressuposto modelo de escolarizao especfico e diferenciado, que a valorizao e o fortalecimento dos conhecimentos e dos processos de ensino-aprendizagem encontrados em grupos indgenas, essa produo de conhecimento tem buscado abordar principalmente saberes produzidos em espaos e contextos no escolares, entendidos como tradicionais. Nesses processos de produo de conhecimento em contexto escolar, os materiais didticos tm sido um dos principais produtos. Um dos tipos de materiais didticos mais produzidos nessas experincias de escolarizao, que constitui o objeto de reflexo deste artigo, so os que apresentam como proposta principal a escrita e a sistematizao de conhecimentos e experincias histricas dos grupos indgenas. Em muitos materias didticos desse tipo, especialmente os elaborados em lngua portuguesa, professores indgenas e seus parceiros no ndios2 se apropriam, na tarefa de escrita e sistematizao dos conhecimentos e narrativas indgenas, de concepes, conceitos, categorias e formas de interpretao que compem a filosofias da histria e historiografias das sociedades ocidentais de tradio escrita. Tendo como enfoque esses processos de produo de conhecimento ocorridos no mbito do ensino formal especfico e diferenciado, o presente artigo3 tem o objetivo de analisar as formas de conceber e organizar o tempo presentes em materiais didticos com as caractersticas descritas no pargrafo acima. Dentro deste objetivo, pretende-se enfatizar como ocorre, na produo e na organizao das narrativas que compem os materiais didticos, a articulao entre as temporalidades indgenas e o Ocidente, de tradio escrita. Pretende-se incorporar anlise as formas de organizao e classificao dos relatos nos materiais didticos, os tipos de composio e os prprios relatos, o que inclui os prefcios escritos pelos organizadores no ndios e os relatos e narrativas elaborados pelos professores indgenas.

Soc. e Cult., Goinia, v. 13, n. 1, p. 79-89, jan./jun. 2010.

Para tal tarefa, foram selecionados como referncia dez materiais didticos, elaborados no mbito de cinco experincias de escolarizao distintas, realizadas seguindo o modelo especfico e diferenciado por cinco programas ou projetos de educao escolar indgena, a saber: Programa de Educao Uma Experincia de Autoria, da Comisso Pr-ndio do Acre (CPI-Acre); Programa de Implantao de Escolas Indgenas em Minas Gerais, Secretaria de Educao de Minas Gerais; Programa de Educao para os Povos Indgenas do Parque Indgena do Xingu, do Instituto Socioambiental (MT); Projeto Pirayawara, da Secretaria de Estado de Educao do Amazonas, e Programa de Formao Continuada de Educadores ndios Tupinikim e Guarani (ES), da Secretaria da Educao do Esprito Santo. Os materiais didticos selecionados, alm da proposta de narrar e sistematizar concepes e experincias histricas de grupos indgenas, apresentam em comum o fato de terem sido todos elaborados em cursos de formao de professores indgenas e serem redigidos em portugus. Do total de dez materiais didticos escolhidos para a anlise proposta neste artigo, somente dois so bilngues (lngua indgena e lngua portuguesa) e o restante (oito) foi escrito somente em portugus.

Materiais didticos e a escola especfica e diferenciada


A principal caracterstica da vertente de escolarizao atualmente vigente para os grupos indgenas no Brasil a abordagem de conhecimentos indgenas no espao escolar atravs da escrita em lngua portuguesa e nas lnguas indgenas. Na maioria dos lugares onde esse tipo de escolarizao ocorre, a justificativa dos parceiros no ndios e de lideranas e professores indgenas para a escrita e o uso desses conhecimentos no espao escolar o fortalecimento, a valorizao e a manuteno das culturas, lnguas e conhecimentos desses grupos, como mostra o trecho abaixo de um dos materiais didticos:
Trata-se de uma coletnea de histrias das vrias dimenses de seu saber tradicional e reflexes sobre o seu prprio processo histrico. Conscientes da importncia de transmitir para as crianas este valioso patrimnio, os Maxacali adotaram o registro escri-

2 De forma geral, os parceiros so os idealizadores e elaboradores dos cursos de formao de professores indgenas e os responsveis pela implantao das escolas. Na maioria das vezes, so organizaes no governamentais, universidades, setores da Igreja Catlica e da protestante e, atualmente, governos estaduais e municipais tambm. 3 Este artigo uma verso de um captulo sobre o mesmo tema que compe minha dissertao de mestrado, em Scaramuzzi (2008).

Os tempos da histria: temporalidades, mito e histria em materiais didticos de autores indgenas Igor Scaramuzzi (USP)

81

to como mais uma forma de perpetuar sua cultura. (Professores Maxacali, 1998, p. 9)

Alm de serem usados dentro das escolas indgenas para o ensino-aprendizagem das disciplinas propostas nesse modelo, esto em alguns casos sendo produzidos e publicados em grandes tiragens para a venda e a divulgao, abrangendo um pblico de leitores no ndios.4 Nos discursos que buscam justificar a produo desses materiais didticos tm-se ressaltado, alm do uso escolar, que a escrita de conhecimentos e experincias histricas veiculada por essas produes uma forma de autorrepresentao e espao de enunciao e traduo das diferenas culturais em relao a outros ndios e no ndios:
A presena no livro das verses em portugus das histrias dos antigos no foi uma deciso simples: num primeiro momento, os professores haviam decidido elaborar um livro s em Htxa ku. Visavam o fortalecimento poltico e a valorizao cultural da sua lngua, sem coloc-la em relao, quase sempre desvantajosa, com a lngua portuguesa. Aps as discusses e alguns trabalhosos anos de escrita em lngua indgena, entenderam ser importante que os mitos pudessem chegar s mos das outras sociedades indgenas e dos leitores brasileiros em geral. (Kaxinaw; Monte, 2000, p. 18)

as tradicionais sabedorias e valores das culturas indgenas (nas suas novas formas escritas) numa nova espcie de capital cultural transcomunitrio; marginal, porque essa escrita, embora j prolfica e de grande abrangncia, ainda no mereceu o interesse das academias e instituies literrias nacionais que, quando muito, a veem como uma espcie de literatura popular ou de massas, sem grande valor literrio (quando alguns desses livros encontram o caminho para o mercado externo das livrarias nos grandes centros urbanos do pas no incomum encontr-los na seo de Literatura Infantil); e finalmente cannica, porque se trata de uma escrita que j nasce no bojo da instituio escolar, com seus mecanismos de incluso e excluso curriculares que em vrias culturas formam base para a construo, destruio ou transformao dos cnones literrios. No deixa de haver uma certa ironia no fato de que a escrita indgena, produto de um setor historicamente marginalizado como sendo primitivo, j esteja formando, em menos de uma gerao, seus prprios cnones da escrita. (2001, p. 71; grifos meus)

Formas de organizao e caracterizao das narrativas que compem os materiais didticos


Para a anlise das concepes e formas de organizao do tempo presente nos materiais didticos, primeiramente fundamental a descrio dos tipos de composio e das formas de diferenciao e organizao dos relatos em tais materiais. Como se ver a seguir, os tipos de composio e de organizao dos relatos adotados em cada produo escrita so de importncia crucial nos modos como o tempo concebido e organizado. De forma geral, o que se encontra no conjunto de produes escritas a composio de dois tipos de relatos que aparecem, na maior parte dos casos, distribudos em partes separadas na organizao desses materiais. O primeiro tipo de relato denominado em parte das produes de histrias de antigamente, histria dos antigos ou histria das origens. O segundo tipo corresponde aos relatos denominados em alguns materiais de histrias de hoje. Independentemente dos critrios adotados em cada produo para a composio e a distino dos dois tipos de relato, algumas caractersticas aparecem

Por serem um importante espao de ocorrncia de produo e divulgao de discursos de autorrepresentao direcionados para pblicos muito diversificados, desde leitores indgenas at leitores no ndios, esses materiais didticos configuram um rico corpus discursivo que, dada a diversidade de contextos em que tais discursos so elaborados e de interlocutores a que so destinados, se configuram como um tipo de produo discursiva multifacetada, ambgua e inovadora, como afirma Menezes de Souza:
Essa nova escrita indgena, especialmente a que escrita em portugus, nasce paradoxal e simultaneamente local e nacional, marginal e cannica: local, porque cada comunidade com projetos para uma escola indgena se torna produtor/autor e consumidor/leitor de seus prprios textos; nacional, porque a poltica da escola indgena federal, e isso faz com que surja um pblico consumidor/leitor potencial da escrita indgena em todas as escolas indgenas do pas, fazendo com que esses livros possam circular para fora de suas comunidades produtoras e tornando

4 Porm, esse pblico leitor no ndio dos materiais didticos indgenas ainda muito pequeno. Praticamente se restringe ao crculo dos programas de educao da vertente especfica e diferenciada e s instituies indigenistas. Existem algumas excees, como o caso do material produzido pela CPI-Acre Shenipabu Miyui (2000), que foi publicado em sua segunda edio pela editora UFMG e distribudo um pouco mais amplamente. Soc. e Cult., Goinia, v. 13, n. 1, p. 79-89, jan./jun. 2010.

82
de forma indistinta em todos os materiais didticos analisados e seguem descritas a seguir. Os relatos denominados histrias de antigamente, histria dos antigos ou histria das origens compreendem um conjunto de narrativas que exibem como caractersticas marcantes aquelas associadas a narrativas que, na tradio escrita ocidental, convencionou-se chamar de mitos (Detienne, 1992; Vernant, 1992). Trata-se de fragmentos mticos, que relatam episdios sobre a origem ou a criao de algo; o comeo do mundo, a origem e a diferenciao dos homens, do fogo, de certas plantas cultivadas etc. Os enredos tm como personagens principais plantas, animais, seres sobrenaturais e os homens. Os personagens no humanos caracterizam-se por seu comportamento semelhante ao dos homens, ou seja, todos so dotados de agncia, intencionalidade e se comunicam entre si e com os humanos atravs da fala. Esses relatos remetem sempre a um passado remoto no vivenciado por ancestrais conhecidos nem por pessoas vivas. As fontes das informaes dessas narrativas, os que supostamente vivenciaram essas experincias, no so conhecidas nem nomeadas. Para se referir a elas, so usadas categorias genricas e distantes como nossos ancestrais, antepassados, antigos, os mais velhos, como mostra o exemplo abaixo:
Vamos contar uma histria dos antigos. Em nossa fala chama-se, Nete Bek, nome de uma mulher cega. Diz que chegou um repiquete e alagou tudo. A gua carregou essa mulher, que no teve por onde escapar. A alagao cobriu mato, terra, tudo. Terra alta tambm cobriu [...]. (Kaxinaw; Monte, 2000, p. 60; grifo meu)

Soc. e Cult., Goinia, v. 13, n. 1, p. 79-89, jan./jun. 2010.

pelos prprios ndios, contrapondo a viso difundida por alguns setores da sociedade nacional de que os ndios so vtimas e sujeitos passivos nas experincias de contato com os no ndios:
A histria dos brancos Eu vou contar a histria dos brancos. Antigamente no existia branco. Uma mulher foi no rio e a lagarta atravessou o caminho. A mulher gostou dela e noite deitou com ela. Bem cedo ela saiu e dormiu l em cima da rvore. Quando a gente fez fogueira as lagartas se queimaram todas e viraram brancos. Agora j tem branco. ndio nasceu primeiro, depois o branco saiu.

O homem que nasceu primeiro ns chamamos Iprre, ele fez mulher e filhos. (Professores do Parque Indgena do Xingu; Wrker, 1998, p. 16) As narrativas denominadas, em alguns casos, como histrias de hoje tratam de uma infinidade de temas, mas os mais recorrentes so os relacionados s experincias de contato dos grupos indgenas com os no ndios. Essas narrativas de tipo histrico tm sempre como personagens principais pessoas conhecidas pelos que esto vivos ou por seus ancestrais prximos. Os enredos esto relacionados a episdios testemunhados por essas pessoas e, portanto, remetem a perodos vivenciados tanto pelos vivos como pelos seus ancestrais conhecidos (reconhecidos pelo nome e na genealogia). Devido finalidade de descrever com a maior objetividade possvel o evento narrado, as fontes da informao so contextualizadas no espao e no tempo pelos narradores e escritores. Como desdobramento desse objetivo de transmitir veracidade (no sentido da tradio escrita ocidental), ocorre o uso do calendrio cristo como o principal referencial de tempo: Por volta de 1870 os ndios Munduruku lideraram a primeira revolta na regio contra o portugus Luis Bentes, sob o comando de Manuel Tapajs Munduruku. Luis Bentes morava dentro do igarap Kwata, num lugar chamado Bom Futuro, no repartimento entre dois igaraps, Bom Futuro e Jar. A casa dele ficava bem na ponta, at hoje ainda aparece capoeira. Depois comeou ficar ruim no deixou mais os ndios passarem para dentro do igarap, nem para caar, pescar ou tirar qualquer produto. (Palmeira, 2002, p. 47)

sempre recorrente nesse tipo de narrativa o uso de marcadores de tempo como no comeo de tudo, h muito tempo atrs, antigamente, para localizar a narrativa no passado distante e desconhecido:
A origem do fogo Os mais velhos contam que bem no comeo de tudo no existia quase nada. O pessoal da aldeia sentia muita falta das coisas. Uma das faltas que eles sentiam era do fogo. O pessoal s vivia assando ou moqueando peixes expostos ao raio do sol. (Professores do Parque Indgena do Xingu; Troncarelli, 1999, p. 85; grifo meu)

Um tema importante presente nesse tipo de relato diz respeito ao surgimento dos brancos. Como j enfatizado em muitos trabalhos de etnologia que abordam essa temtica, como em Viveiros de Castro (2000), nesses relatos a origem dos brancos e, por consequncia, os impactos e mudanas trazidos por eles aos grupos indgenas so sempre interligados direta ou indiretamente a escolhas e decises tomadas

Nesses relatos, que narram eventos ocorridos em perodos vivenciados ou presentes na memria dos vivos, podem-se vislumbrar o impacto e as mudanas nos modos de vida dos grupos indgenas envolvidos nessas experincias:

Os tempos da histria: temporalidades, mito e histria em materiais didticos de autores indgenas Igor Scaramuzzi (USP)

83

Por que nosso povo Jaminaw vive todo espalhado Com a chegada dos seringalistas e dos seringueiros carus, a vida dos Jaminaw mudou muito. No podiam mais caar nem pescar libertos, porque por onde andavam as terras j estavam ocupadas por seringueiros nordestinos. Os Jaminaw tiveram que se dividir em famlias quando passaram a sofrer as correrias dos peruanos e brasileiros. Alguns procuraram fugir para as cabeceiras dos rios e outros passaram a trabalhar pra patres nos seringais. Por isso, hoje so encontradas famlias de Jaminaw morando em aldeias do Peru, Bolvia e Brasil. No Acre existem terras indgenas Jaminaw no rio Iaco e nas cabeceiras do rio Acre. (Kaxinaw et al., s.d., p. 96)

na como um marcador de tempo significativo, tanto para diferenciar momentos distintos (a vida sem e com a presena constante dos no ndios) como para salientar as permanncias entre um momento e outro:
Costumes antigos dos ndios do Acre Antes do contato com os brancos, a gente s conhecia a nossa cultura. Muitos conhecimentos j faziam parte dela. Hoje usamos muitas coisas fabricadas pelo branco. Mas muitos de nossos costumes permanecem nos dias de hoje. O primeiro costume que prevalece a nossa lngua. Depois que acabou o cativeiro dos patres, passamos a valorizar ainda mais a nossa lngua, para nunca mais correr o risco de perder nossa cultura. Hoje praticamos nossos hbitos de higiene, as pescarias de tingui, muitos de nossos cantos, nossa religio, a medicina da mata, nossas histrias de antigamente e nossas rezas para chamar os espritos das plantaes [...]. Estes so os trabalhos antigos. Os ndios continuam vivendo os costumes de seu povo. No querem viver de outra maneira. Os que esqueceram, estamos procurando trazer de volta. (Kaxinaw et al., s.d., p. 73)

Outra temtica bastante significativa nas narrativas de tipo histrico sobre o modo de vida desses grupos indgenas antes do contato efetivo com a sociedade nacional. Essas narrativas buscam mostrar como viviam anteriormente, como tambm as mudanas e as transformaes pelas quais passaram esses grupos a partir do convvio permanente com os no ndios. Um marcador importante usado para diferenciar os modos de vida pr e ps-contato o termo tradicional. Entende-se nessas narrativas como modo de vida tradicional aquele que ocorre sem os aparatos tecnolgicos e de maneira independente dos no ndios: A economia tradicional dos povos indgenas
No tempo das malocas, cada povo indgena tinha seu territrio. Cada povo tinha sua prpria organizao, com seu governo, que era representado pelo seu chefe. O chefe organizava trabalhos na agricultura, as pescarias, as caadas, as festas, os passeios, as correrias contra outros povos. Tambm aconselhava seu povo a viver unido. Cada povo tinha sua economia tradicional. O trabalho dos homens era caar, pescar, tirar lenha derrubar, plantar e limpar roado. As mulheres faziam potes e cambures de barro, fiavam o algodo para amarrar flecha, teciam o algodo para fazer redes, tangas e pulseiras, preparavam tintas para enfeitar as pessoas e para pintar tecidos, arrancavam os legumes do roado. (Kaxinaw et al., s.d., p. 67)

Temporalidades, mito e histria


Tendo como referncia a composio na escrita dos dois tipos de relatos caracterizados anteriormente, em todos os materiais analisados, possvel depreender nos prefcios escritos pelos organizadores no ndios, nos textos escritos pelos autores indgenas, como tambm na prpria organizao do contedo dos materiais, o uso de uma contraposio entre o que constituiria o mito caracterizado nas produes escritas como relatos da criao e origem do mundo, dos homens, plantas e animais e o que tratado como histria, ou seja, referncias a eventos ocorridos num tempo mais recente testemunhado pelas pessoas vivas ou pelos mortos reconhecidos nas genealogias. Antes da anlise dos critrios utilizados, necessrio ressaltar que tal distino entre o que na tradio escrita ocidental se classifica como mito e histria no faz jus s concepes de tempo imbudas nos regimes de conhecimento indgenas e nas sociedades de tradio oral de forma geral. Como evidenciam os clssicos trabalhos de Detienne (1992) e Vernant (1992), a distino surgida entre mito e histria se deu em um perodo histrico preciso entre os sculos VIII e IV a.C. (Vernant, 1992, p. 172), e em um contexto especfico: a Grcia Antiga. Por outro lado, como evidenciam inmeros
Soc. e Cult., Goinia, v. 13, n. 1, p. 79-89, jan./jun. 2010.

Nas narrativas sobre o perodo de pr-contato so sempre selecionados e ressaltados elementos culturais especficos, que correspondem com o que comumente difundido sobre indianidade entre os no ndios: diviso do trabalho entre homens e mulheres, moradia em malocas, uso de arco e flecha, pintura corporal, prtica da agricultura, caa, pesca e artesanato, como mostra o trecho citado anteriormente. Nesses casos, o contato com os no ndios funcio-

84
trabalhos sobre grupos indgenas das terras baixas sul-americanas (como Overing, 1995; Turner, 1993), a articulao e as fronteiras entre o que se entende por mito e histria no so ntidas nos regimes culturais amerndios, e a ocorrncia dessa distino, quando tematizada em trabalhos de etnologia indgena, adotada mais como ferramenta de anlise do que como instrumento de representao das formas de pensamento desses grupos. Portanto, o que se estabelece de antemo que a oposio entre mito e histria no universal, mas vem de um tempo e contextos especficos e acabou sendo incorporada pela tradio escrita ocidental em todas as reas de conhecimento. De forma geral, a diferenciao e o estatuto dado a cada tipo de relato (mtico e histrico) ocorrem no conjunto dos materiais analisados de acordo com dois critrios distintos. A primeira forma de diferenciao aquela que coloca as narrativas de tipo mtico no plano da fico e as narrativas de tipo histrico no plano do real, ou da verdade. O mais interessante, nesses casos, que tal critrio de separao afirmado somente pelos organizadores no ndios desses materiais. Em nenhum dos casos em que prevalece essa oposio, ela estabelecida pelos ndios. H casos, como o exemplo a seguir, encontrado em um material produzido no estado de Minas Gerais (Professores Xacriab, 1997), em que a oposio enunciada pela organizadora, na apresentao do material, e, nas pginas seguintes, contradita pelos enunciados indgenas:
Durante dois anos os professores Xacriab em formao, no Programa de Implantao das Escolas Indgenas de Minas Gerais, realizaram uma pesquisa, nas suas aldeias, sobre as tradies de seu povo. Esse trabalho resultou na escrita de trs tipos de texto: Narrativas em verso, de acontecimentos e fatos importantes na vida da comunidade Xacriab: a luta pela posse da terra, a morte do lder Rosalino, a formao dos professores. Narrativas em prosa, do massacre ocorrido em 1987 na aldeia Sap, no municpio de So Joo das Misses, quando Rosalino Gomes de Oliveira [...] foi assassinado. Coletneas de contos tradicionais, que pertencem ao extenso universo ficcional mineiro, transmitidos oralmente de gerao em gerao. (Professores Xacriab, 1997, p. 6; grifo meu) Caro leitor, foi pensando em voc e em nosso povo que escrevemos o livro O tempo passa e a histria fica. Ns queremos, atravs dele, lhe contar um pouco de nossa histria. Esse livro muito importante porque fala dos acontecimentos e das histrias reais. (Professores Xacriab, 1997, p. 8; grifo meu)

Soc. e Cult., Goinia, v. 13, n. 1, p. 79-89, jan./jun. 2010.

Em um material produzido no estado do Esprito Santo, a classificao das narrativas mticas como fico colocada em oposio pela organizadora do material aos relatos histricos que, nesse caso, representam o real, o verdadeiro:
O primeiro livro retrata o imaginrio mtico, a viso mgica de um mundo dos ancestrais inexoravelmente atravessado por valores e prticas estrangeiras. Tratase de um livro de histrias donde a mestiagem cultural aparece em filigrana, constituindo mundos discursivos ficcionais. A punio como consequncia de um incesto, a gravidez misteriosa que traz ao mundo um filho que se transforma em lagarta, o saci, a Maria Borralheira so temas e personagens de histrias por vezes trgicas, algumas vezes pueris. Histrias que saem da boca dos mais velhos e que se transformam pelo trabalho quase artesanal dos jovens educadores. Este segundo livro penetra os interstcios de fatos recentes, j no se trata mais de fico, mas de um relato histrico de fatos vividos bem situados com relao ao aqui e agora. (Educadores Tupinikim e Guarani; Mugrabi, 2001, p. 9; grifos do autor)

Como j mencionado, esse critrio de diferenciao e oposio que classifica o que entendemos por mitos como algo irreal, imaginrio, fantasioso, e por relato histrico como forma discursiva dotada da razo e veracidade, no de maneira alguma universal, como do a entender os comentrios citados anteriormente, mas historicamente datado e fruto de modificaes nas formas de pensamento de grupos humanos especficos, como afirma Vernant:
Para que o domnio do mito se delimite em relao aos outros, para que atravs da oposio entre Mythos e Logos, dali em diante separados e confrontados, se desenhe a figura do mito prpria da Antiguidade clssica, foi preciso toda uma srie de condies cujo jogo, entre o oitavo e quarto sculo antes de nossa era, fez cavar, no seio do universo mental dos gregos, uma multiplicidade de distncias, cortes e tenses internas. (1992, p. 172)

Para o caso dos povos amerndios, h muito sabido que tal distino no capaz de representar e compreender seus regimes de historicidade. Essa oposio est relacionada a alguns regimes de historicidade das sociedades ocidentais de tradio escrita, cujo conceito de realidade relacionado com o que foi testemunhado e o que pode ser comprovado pelo testemunho documentado. Essa viso de realidade o que embasa as formas de conceber a histria nas sociedades ocidentais de tradio escrita e, por consequncia, o que fundamenta tambm a contraposio entre o que alguns segmentos dessas sociedades clas-

Os tempos da histria: temporalidades, mito e histria em materiais didticos de autores indgenas Igor Scaramuzzi (USP)

85

sificam como mito e o que entendido por histria, como afirma Overing (1995, p. 10):
[...] partimos do pressuposto de que o mito se ope histria. Segundo nossa viso de mundo, a histria diz respeito a eventos verdicos que seguem um percurso linear e progressivo, enquanto os eventos da mitologia no passam de realidades fantasmas, as quais so relativamente pouco relevantes quanto qualquer mundo real de ao e de experincia. Nossos prprios conceitos de realidade tendem a fornecer o padro com base ao qual examinamos os contedos dos mitos, e por esse motivo que boa parte da discusso geral sobre o mito gira em torno de questes que, de outro modo, seriam inexplicveis. Assim os eventos mticos so contrapostos no somente histria, como tambm s descobertas cientficas modernas referentes s propriedades fsicas do universo.

A histria indgena se divide em duas partes Na primeira parte esto os mitos, as histrias de antigamente. Cada povo explica de maneira diferente como foi que nasceram o mundo e os homens, o sol e a lua, os nomes das coisas, os bichos, os legumes, as festas, os remdios da mata, o cip e todas as cincias. A segunda parte explica o que aconteceu em diferentes momentos da vida de cada nao indgena: as mudanas na organizao, no governo e na economia, os conflitos entre as famlias, as guerras com outras naes. Estuda o tempo em que nossos povos no tinham contato com os brancos. Conta como vivamos nas malocas, como eram nossos costumes, a nossa cultura tradicional: as festas, a medicina da mata, o artesanato, nossos vesturios, nosso governo. (Kaxinaw et al., s.d., p. 15)

Essa oposio disseminada pelas filosofias da histria do Ocidente e ratificada em parte dos materiais didticos analisados, alm de colocar as narrativas mticas em juzo de valor em relao ao que se entende como histria, torna impossvel compreender o sentido dessas formas de linguagem e pensamento nos sistemas de conhecimento em que so produzidas, como enfatiza Overing:
Como o mundo que apresentado pelos ciclos mticos considerado fantstico pelos cnones dessa realidade, a mitologia dos povos indgenas um equvoco. Como muito de seus postulados sobre a realidade se exprimem mediante a exegese do mito, conclui-se, pois, que no se pode falar com propriedade de uma metafsica indgena. (1995, p. 112)

A outra forma de diferenciar mito e histria, encontrada nos materiais didticos, aquela que ocorre por critrios temporais. Nesses casos, a distino entre os tipos de relatos baseada em concepes de tempo ratificadas nos modelos de historiografia ocidentais. Pode-se observar esse critrio de distino nos enunciados indgenas, nos prefcios escritos pelos organizadores, como na prpria organizao dos relatos nos materiais didticos. Tendo como referncia uma concepo de tempo linear, acumulativa e progressiva, as temporalidades distintas encontradas em cada tipo de relato so colocadas em sequncia, estabelecendo-se uma continuidade cronolgica entre ambas: o mito sempre antes da histria. Nesse caso, o que se entende por mito, ao ser inserido nessa lgica temporal linear, cumulativa e cronolgica, se transforma em um dos perodos da histria de um determinado coletivo, como explicita o enunciado a seguir:

Como evidenciado nas mais diversas etnografias sobre grupos indgenas das terras baixas sul-americanas, as narrativas mticas so, em alguns casos, de fato enunciadas e traduzidas pelos ndios aos antroplogos e outros interlocutores como histrias dos antigos, histrias sobre os antigos ou histrias das origens, de forma semelhante que aparece em alguns dos materiais didticos analisados. Em alguns contextos, como evidencia Farage (1997) para o caso dos Wapishana, alguns tipos de narrativas mticas podem constituir gneros narrativos denominados pelos que as enunciam, sendo atribudo a essas narrativas certo grau de especificidade. bem verdade tambm que seus enredos retratam um tempo no testemunhado pelas pessoas que as narram e que relatam em muitos casos acontecimentos ligados s origens, como explicado no trecho transcrito. No entanto, mesmo com todas essas caractersticas, muito difcil supor que os enunciados das narrativas mticas possam se inserir em um perodo cronologicamente anterior aos enunciados das narrativas de tipo histrico. Essa impossibilidade se d basicamente por dois motivos. Primeiramente, como j explicado, as fronteiras que separam o que entendemos por mito e histria no so to ntidas nas sociedades de tradio oral. Nos regimes de conhecimento encontrados nessas sociedades, os elementos que caracterizam cada um dos tipos de composio encontrados nos materiais didticos (relatos mticos e histricos) no so segmentados, mas sempre articulados de forma especfica, de acordo com diferentes contextos de enunciao. Mesmo que seja atribuda em contextos de oralidade alguma especificidade a elementos pertencentes ao que entendemos como mito ou histria, essa atribuio no ocorre segundo as formas de distino entre mito e histria encontradas nas sociedades de tradio escrita ocidental. O segundo ponto, o mais importante, que as narrativas mticas no tm somente o estatuto de reSoc. e Cult., Goinia, v. 13, n. 1, p. 79-89, jan./jun. 2010.

86
latos sobre um passado desconhecido e distante nas sociedades em que so enunciadas, mas tambm, e principalmente, funcionam como argumentos para explicar e entender o mundo. Para defender tal hiptese, parto da concepo inaugurada pela abordagem de Lvi-Strauss, nos volumes das Mitolgicas e nos livros que as seguiram, de que os mitos so uma forma especfica de linguagem/ pensamento (Silva, 1995), um sistema de pensamento e comunicao (Vernant, 1992, p. 210) utilizado em outros regimes de conhecimento, que no o cientfico, para explicar o mundo. Esses regimes de conhecimento que se utilizam da linguagem/pensamento mticos so, da mesma maneira que o conhecimento de tipo cientfico, motivados pelo desejo ou pela necessidade de explicar o mundo que os envolve (Lvi-Strauss, 1978, p. 31). Muitos trabalhos etnogrficos, baseados na abordagem de Lvi-Strauss, demonstram que as narrativas mticas so formas de expressar as explicaes elaboradas no mbito desses regimes de conhecimento acerca do mundo que os envolve, ou como afirma Overing: por intermdio do mito que os postulados referentes ao universo se exprimem e se explicam (1995, p. 10). Para os observadores, como os antroplogos, as narrativas mticas so o principal meio de acesso a esses regimes de conhecimento, por onde aparecem os saberes cosmolgicos desses grupos (Overing, 1995). As narrativas mticas, por terem um papel reflexivo e explicativo nesses regimes de conhecimento, exibem no mbito da tradio oral um carter atemporal, e os enredos so enunciados em contextos especficos. Portanto, no so enunciadas na maior parte dos contextos narrativas completas, mas, sim, referncias aos repertrios conhecidos que no so apresentados como narrativas, mas como argumentos explicativos, como explica Gallois para o caso dos Wajpi do Amap:
Nesse ponto importante lembrar que entre eles, os Wajpi raramente narram mitos na forma de um discurso que representaria uma verso integral. Em contextos muito particulares, para ensinar crianas, ou ensinar antroplogos, enunciam verses didticas. Narrativas mais complexas so desempenhadas quando h debate sobre a interpretao de determinados eventos. Nos dilogos entre adultos os elementos mticos so apenas aludidos enquanto argumentos. (1994, p. 24)

Soc. e Cult., Goinia, v. 13, n. 1, p. 79-89, jan./jun. 2010.

Ilhas de histria (2003). Nesse trabalho, o autor mostra de forma contundente como os repertrios mticos foram utilizados tanto como argumentos para a interpretao de uma nova experincia histrica como serviram de referncia para as aes dos polinsios diante de uma experincia nova, contribuindo de maneira fundamental para a srie de acontecimentos que ocorreram na sequncia dessa experincia. Por outro lado, demonstra que, justamente por serem argumentos e no narrativas fechadas, os repertrios mticos, ao se defrontarem com tal experincia, tambm sofreram transformaes, foram renovados. Para o caso das populaes indgenas das terras baixas sul-americanas, so inmeros os exemplos da relao entre os saberes expressos nas narrativas mticas e as prticas sociais desses grupos. So, na maior parte das vezes, esses saberes que embasam os repertrios de festas, rituais, resguardos e prticas de subsistncia, como exemplifica Overing (1995, p. 126), sobre a relao dos saberes mticos com a maneira com que os Piaroa preparam e consomem a caa: Tome-se como exemplo a questo da relao entre alguns dos postulados dos Piaroa a respeito da realidade e o modo como eles vivenciam essa realidade. Os Piaroa sustentam (primeiro postulado de realidade) que os animais eram/ so humanos no tempo-antes dos eventos mticos. Sustentam tambm (segundo postulado de realidade) que os animais s vivem na selva hoje porque seus ruwatu (xams especialistas) transformam os seres humanos do tempo-antes (que agora vivem com seus pais primordiais sob a terra) em animais e em seguida os transferem para a superfcie da terra, para a selva. Portanto, a ingesto de animal considerada um ato de canibalismo, e os Piaroa no comem carne que no tenha sofrido uma transformao, desta vez da forma animal para a vegetal (terceiro postulado de realidade), realizada pelos ruwatu. Os ruwatu realizam ambas as transformaes de seres humanos em animais e animais em vegetais atravs de sua melopeia ritualstica, noite. Os Piaroa me informaram no sem um toque de humor irnico que eram vegetarianos. De fato o termo genrico que empregam para designar alimento comida vegetal (Kwawa). Por fim (quarto postulado de realidade), eles afirmam que adoeceriam se comessem carne que no tivesse sido transformada em batata. Pode-se concluir diante destes argumentos que a oposio entre mito e histria adotada nos materiais didticos pouco pode traduzir as formas de organizao e expresso desses regimes de conhecimento. O que ocorre de fato, quando o conhecimento con-

Alm de terem o papel de explicar a realidade, os argumentos empregados nessas narrativas so adotados como referncia para as aes desses grupos diante de novas experincias histricas. Um exemplo notvel o conhecido trabalho de Sahlins intitulado

Os tempos da histria: temporalidades, mito e histria em materiais didticos de autores indgenas Igor Scaramuzzi (USP)

87

tido nos materiais classificado e sistematizado segundo essa oposio, a transformao desses saberes em contedos classificados e sistematizados em outro modo de conhecimento pautado por elementos da tradio escrita ocidental. Portanto, organizar o conhecimento segundo essa oposio, utilizando a escrita, significa primeiramente transformar um conjunto de saberes empregados para explicar o mundo em tipos de composio de narrativas distintos, que segmentam caractersticas que so indissociveis no mbito da oralidade. Em segundo lugar, significa cristalizar em narrativas completas e fechadas saberes que, em outros contextos, no so enunciados em todos os momentos como narrativas fechadas, mas tambm como argumentos explicativos sempre em constante renovao e transformao. E, finalmente, seguindo os dois critrios utilizados para a diferenciao dos relatos encontrados nos materiais, os elementos mticos acabam sendo inseridos ou dentro do reino da fico, que no faz sentido nos regimes de conhecimento em que so produzidos e transmitidos; ou so aprisionados em um perodo da histria que abarca um passado remoto e distante, perdendo, nesse caso, seu carter atemporal. Pode-se notar, com os exemplos citados, que a continuidade desses regimes de conhecimento depende justamente da articulao dos elementos que so apresentados como opostos e segmentados nos materiais analisados. Como se pode supor, essa articulao s acontece se existirem espaos e condies para que as formas de produo, transmisso e expresso caractersticas desses regimes de conhecimento continuem ocorrendo, como afirma Gallois:
Esta seria, justamente, uma das caractersticas da transmisso oral: a narrativa no precisa ser completa nem a descrio exaustiva, pois na forma dialgica e na retransmisso que o argumento se constri e toma seu sentido. Depende, portanto, da continuidade da transmisso de smbolos prprios a cada cultura, em que as imagens reiteradas por um so ouvidas e realimentadas por outros. Ou seja, depende da manuteno de uma forma de transmisso participante: a oralidade. (1994, p. 26)

Consideraes finais
Como se pode notar, as concepes e formas de organizao do tempo, no conjunto dos materiais analisados, no conseguem se desvincular das concepes de temporalidade encontradas nos materiais didticos utilizados nas escolas dos no ndios, ou seja, uma concepo e uma organizao do tempo

baseadas em uma lgica linear, progressiva, cronolgica e factual, que opera segundo as distines entre natureza e cultura e entre mito e histria. Essas formas de segmentao e oposio no correspondem quelas encontradas nos regimes de historicidade indgenas ou de sociedades de tradio oral, em que esses elementos, visto que no so concebidos como opostos, so articulados de acordo com contextos especficos, sem que ocorra, diante disso, incoerncias ou contradies (Overing, 1995, p. 130). O que se pode observar nos materiais analisados a insero, sem uma contextualizao adequada, de conhecimentos e narrativas indgenas em uma forma de organizao e referncia ao tempo que pertence aos regimes de conhecimento das sociedades ocidentais de tradio escrita, que pode ser claramente vislumbrada, por exemplo, na Histria como disciplina ministrada nas escolas dos no ndios. Esse manejo de conceitos e categorias pertencentes aos regimes de conhecimento da tradio escrita ocidental, feito de forma pouco crtica, tambm resulta em uma reflexo pouco apurada nas produes escritas dos autores indgenas sobre seus prprios modos de produzir e transmitir conhecimentos e pode dar a entender que categorias como mito e histria que pertencem a regimes de conhecimento especficos, sejam universais, ou mesmo capazes de traduzir qualquer tipo de conhecimento sem transform-lo. Outra consequncia decorrente da forma de unio de conhecimentos indgenas e no ndigenas sem uma devida contextualizao a pouca nfase dada nas produes escritas ao prprio esforo de articulao em si, que envolve a tarefa de traduo cultural e que tem com resultado a construo de novos conhecimentos. Esse fato pode ter como desdobramento o entendimento por parte dos leitores de que, nos processos de sistematizao de conhecimentos que ocorrem nesses materiais didticos, h uma transferncia de conhecimentos indgenas da oralidade para a escrita, como se os conhecimentos retirados de contextos de tradio oral e sistematizados nos materiais didticos continuassem os mesmos nessa passagem. As produes escritas analisadas, alm de deixarem de evidenciar aspectos marcantes dos regimes de historicidade dos grupos indgenas, no conseguem demonstrar o potencial da escola e da escrita como meios importantes de traduo cultural e de criao de novos conhecimentos. Com a leitura desses materiais didticos, que tratam como equivalentes conhecimentos que so produzidos e transmitidos em distintos espaos e regimes de expresso, os leitores, ndios e no ndios, podem perder a dimenso da capacidade ilimitada encontrada em todos os regimes de conhecimento, de renovao e transformao diante de novas experincias histricas, novos espaos discursivos e novas tecnologias.
Soc. e Cult., Goinia, v. 13, n. 1, p. 79-89, jan./jun. 2010.

88

Soc. e Cult., Goinia, v. 13, n. 1, p. 79-89, jan./jun. 2010.

Referncias
DETIENNE, Marcel. A inveno da mitologia. Braslia: Jos Olympio/UnB, 1992. EDUCADORES NDIOS TUPINIKIM E GUARANI; MUGRABI, Edivanda (Org.). Os Tupinikim e Guarani na luta pela terra. Braslia: MEC/SEF, 2001. (Publicao em portugus). FARAGE, N. As flores da fala. 1997. Tese (Doutorado Departamento de Letras Clssicas e Vernculas) Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, FFLCH-USP, 1997. GALLOIS, D. T. Mairi revisitada. A reintegrao da Fortaleza de Macap na tradio oral dos Waipi. So Paulo: Ncleo de Histria Indgena e do Indigenismo da Universidade de So Paulo/Fapesp, 1994. GRUPIONI, L. D. B. Olhar longe, porque o futuro longe cultura, escola e professores indgenas no Brasil. 2009. Tese (Doutorado Departamento de Antropologia Social) FFLCH-USP, 2009. KAXINAW, J. & MONTE, N. (Orgs.). Shenipabu Miyui: histria dos antigos. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2000. (Publicao bilngue: portugus e lngua kaxinaw). KAXINAW, J. P. M. et al. ndios no Acre. Histria e organizao. Rio Branco: Comisso Pr-ndio do Acre, s.d. (Publicao em portugus). LVI-STRAUSS, C. Mito e significado. Lisboa: Edies 70, 1978. MENEZES DE SOUZA, L. M. De estria histria: a escrita indgena no Brasil. Revista da Biblioteca Mario de Andrade, v. 59, 2001. OVERING, J. O mito como histria: um problema de tempo, realidade e outras questes. Mana, v. 1, n. 1, Rio de Janeiro: UFRJ, 1995. PALMEIRA, F. (Org.). Kwata-Laranjal, histria e reconquista da terra. Manaus: Seduc, 2002. (Publicao em portugus). PROFESSORES DO PARQUE INDGENA DO XINGU & TRONCARELLI, M. C. Histrias de hoje e de antigamente. Braslia: ISA/MEC/RFN, 1999. (Publicao em portugus). PROFESSORES DO PARQUE INDGENA DO XINGU & WRKER, E. Livro de histria, v. 1. Braslia: ISA/ MEC/RFN, 1998. (Publicao em portugus). PROFESSORES MAXACALI. Mndyxop gtux yg tappet: o livro que conta as histrias de antigamente. Belo Horizonte: MEC/SEE-MG, 1998. (Publicao bilngue: lngua maxacali e portugus). PROFESSORES XACRIAB. O tempo passa e a histria fica. Belo Horizonte: MEC/SEE-MG, 1997. (Publicao em portugus). SAHLINS, Marshall. Ilhas de histria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. SCARAMUZZI, I. De ndios para ndios: a escrita indgena da histria. 2008. Dissertao (Mestrado Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas) Universidade de So Paulo, So Paulo, 2008. SILVA, Aracy Lopes da. Mito, razo, histria e sociedade: inter-relaes nos universos socioculturais indgenas. In: SILVA, Aracy L. da; GRUPIONI, Lus Donisete B. (Orgs.). A temtica indgena na escola: novos subsdios para professores de 1o e 2o graus. Braslia: MEC/MARI/Unesco, 1995. TURNER, T. Da cosmologia histria: resistncia, adaptao e conscincia social entre os Kaiap. In: CARNEIRO DA CUNHA, M. & VIVEIROS DE CASTRO, E. (Orgs.). Amaznia: etnologia e histria indgena. So Paulo: NHII/USP & Fapesp, 1993. VERNANT, Jean-Pierre. Mito e sociedade na Grcia Antiga. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1992. VIVEIROS DE CASTRO, E. A histria em outros termos. Povos indgenas no Brasil. So Paulo: Instituto Socioambiental/ISA, 2000.

Os tempos da histria: temporalidades, mito e histria em materiais didticos de autores indgenas Igor Scaramuzzi (USP)

89

Times of History: temporality, myth and history in school books by indigenous authors
Abstract
During the last decades, many indigenous groups have increased their relations with various sectors of national society. Within this context of more intense contact and negotiation with non-indigenous society, school experiences, especially those developed according to a specific and differentiated model of schooling, are an important place of discursive production, which this article intends to focus upon. It is within these schooling experiences that many indigenous groups are producing new knowledge concerning their own knowledge and historical experiences. In these processes of knowledge building, the school materials such as, text books, are the most significant products. Emphasizing these processes, the present article aims to analyse the conceptions of time and the different ways of organizing it in ten differents school text books, that have the underlying proposal of writing narratives concerning reflections and historical experiences of indigenous groups. The article seeks to analyse the relations among knowledge and indigenous narratives and western conceptions of knowledge and transmission of historical experience. Key words: indigenous history, indigenous school education, myth and history, traditional knowledge, literacy.

Los tiempos de la historia: temporalidades, mito y historia en materiales didcticos de autores indgenas
Resumen
En las ltimas dcadas, muchos grupos indgenas han ampliado sus relaciones con diversos sectores de la sociedad nacional. En ese contexto de intensificacin de los embates y negociaciones con los no-indgenas, las experiencias de escolarizacin, sobre todo aquellas desarrolladas dentro del modelo especfico y diferenciado, constituyen un importante espacio de produccin discursiva, el cual este artigo busca enfocar. Es en el mbito de esas experiencias de escolarizacin que muchos grupos indgenas producen nuevos conocimientos sobre sus saberes y experiencias histricas. En esos procesos de produccin de conocimiento, los materiales didcticos son uno de los productos ms significativos. Enfatizando esos procesos, el presente artigo tiene como objetivo analizar las concepciones y formas de organizacin del tiempo presentes en diez materiales didcticos cuya propuesta principal es la escrita de narrativas sobre reflexiones y experiencias histricas vividas por grupos indgenas. Buscase analizar las formas de articulacin entre conocimientos y narrativas indgenas y las concepciones occidentales de conocimiento y transmisin de experiencias histricas. Palabras-clave: historia indgena, educacin escolar indgena, mito y historia, conocimientos tradicionales, escritura.

Data de recebimento do artigo: 21/12/2010 Data de aprovao do artigo: 5/5/2010

Soc. e Cult., Goinia, v. 13, n. 1, p. 79-89, jan./jun. 2010.

You might also like