You are on page 1of 11

ABC Amber Rocket eBook Converter Trial version, http://www.processtext.com/abcrocketebook.

html

A Histria da Umbanda , por Manoel Lopes mLopes eBooks Copyright 2001 www.saravaumbanda.cjb.net

INTRODUO
Todos os fatos tratados neste livro encontram-se documentados e vrios so os estudiosos que j trataram deste tema. Nossa contribuio somente no sentido de divulgar mais esses fatos histricos , que infelizmente nem todos os pesquisadores ou praticantes da Umbanda conhecem; tambm no sabemos o motivo deste quase total desconhecimento , por parte dos praticantes da Umbanda , do nascimento do movimento Umbandista. Achamos muito importante deixar registrado ,pois nosso Pas tem memria curta , e no devemos deixar cair no esquecimento todo o esforo deste homem , amparado pelo mundo espiritual , que foi o responsvel pelo surgimento da Umbanda , nosso respeitvel irmo de f Zlio Fernandino de Moraes. Vale a pena ressaltar que no pretendemos esgotar o assunto em pauta , mas sim , humildemente fazermos uma pequena contribuio a todos aqueles que procuram novas luzes para entender este mundo maravilhoso da Umbanda. muito comum nos meios "Umbandistas" as pessoas dizerem que a Umbanda uma Religio Afro-Brasileira e que possui suas origens na frica.

Page 1

ABC Amber Rocket eBook Converter Trial version, http://www.processtext.com/abcrocketebook.html

Embora muitos no acreditem e no aceitem, a Umbanda uma religio crist e genuinamente brasileira. Devido a super-valorizao, at por parte de muitos umbandistas, da cultura negro-africana, do culto aos Orixs das naes de Candombl, criou-se uma ofuscao das origens da Umbanda. Muitos desconhecem totalmente sua histria e se esquecem ou fazem de conta que se esqueceram que a Umbanda possui , conceitos fundamentais da Doutrina Esprita , da Religio Catlica e muitos elementos da cultura indgena brasileira . Os povos tupis tinham grande terror s almas dos falecidos e acreditavam que elas vinham em forma de animais - lagartixa , sapo , pssaro - vagando principalmente durante a noite. "Multido de gnios , numes domsticos , espritos - tudo isso era como que o fundo de superstio que a raa havia acumulado nas suas longas vicissitudes"." Perseguidos de terrores , agouros e preocupaes cabalsticas , supersticiosos como verdadeiras crianas , sentem espritos por toda parte , nos ares , nas guas , no alto das montanhas , no fundo das florestas. Uns espritos lhes trazem avisos bons e boas notcias; outros os torturam e flagelam , e os pem num como delrio de possessos. Uns vem nas aragens , outros no zumbido dos insetos , ou no canto dos pssaros, ou nas coloraes do poente."
Rocha Pombo, Histria do Brasil (1935).

Para defender-se num mundo to repleto de espritos , tinham eles como conselheiros e orientadores os Pajs.Curavam doenas , afastavam o Jurupari e os maus espritos. Esses pajs , caracterizavam-se por traos peculiares que os distinguiam dos leigos. Consta que eram possuidores de temperamento nervoso e altamente excitvel , com muita sensibilidade medinica.Ao se comunicarem com os espritos que controlavam , entravam em transe. Tais transes eram obtidos com o auxlio do uso do tabaco e pela dana e canto ao ritmo do matraquear de uma cabaa. Os indgenas acreditavam que tda doena tinha uma origem mgica ou sobrenatural ; resultava de um castigo impsto por um esprito das selvas , alma do outro mundo ou magia negra dos feiticeiros. Os pajs curavam tais doenas por meio de massagem , soprando fumaa de tabaco sobre o corpo do doente. Assim encontramos na vida religiosa do nosso amerndio , ainda no influnciado pelo europeu ou pelo africano , os seguintes elementos: 1) Crena num ser supremo .O amerndio no era ateu, admitia um princpio superior: TUPAN . 2) Crena em divindades inferiores , protetores dos animais , dos rios , dos campos , das matas . 3)Crena em espritos inferiores maus e que se comprazem em fazer o mal ao homem; 4) Crena na atuao de numerosos espritos influindo sobre o homem , inclusive das almas dos falecidos , muitas vzes em formas animais; 5) A figura do sacerdote , o paj; 6) O Transe provocado pelo tabaco , pela dana , pelo canto e pelo ritmo do marac. 7) A prtica da adivinhao , mesmo em estado de transe. Na Umbanda existem prticas milenares , suas origens se perdem no tempo. No a inteno deste estudo entrar nestas questes , pois entraremos numa questo delicada.

Page 2

ABC Amber Rocket eBook Converter Trial version, http://www.processtext.com/abcrocketebook.html

No trabalhamos com hipteses ,suposies ou lendas ; somente colocamos no papel o que nos foi possvel documentar. Diferentemente do Culto aos Orixs , que procura manter suas tradies exatamente como eram em sua origem na frica ; a Umbanda segue um caminho exatamente oposto ,ou seja, a Umbanda evolui a cada dia atravs de estudos e conceitos que aos poucos vo sendo esclarecidos. Umbanda sinnimo de Liberdade!

ONDE E COMO COMEOU


No final de 1908 ,um jovem rapaz com 17 anos de idade comeou a sofrer estranhos "ataques". Sua famlia , conhecida e tradicional na cidade de Neves , estado do Rio de Janeiro, foi pega de surpresa pelos acontecimentos. Esses "ataques" do rapaz , eram caracterizados por posturas de um velho , falando coisas sem sentido e desconexas ,como se fosse outra pessoa que havia vivido em outra poca. Muitas vezes assumia uma forma que parecia a de um felino lpido e desembaraado que mostrava conhecer muitas coisas da natureza. Aps examin-lo durante vrios dias , o mdico da famlia recomendou que seria melhor encaminh-lo a um padre , pois o mdico ( que era tio do paciente ), dizia que a loucura do rapaz no se enquadrava em nada que ele havia conhecido. Acreditava mais, era que o menino estava endemoninhado. Aps o exorcismo , realizado por um sacerdote catlico, no se conseguiu o resultado esperado ,pois os ataques continuaram. Passado algum tempo , o rapaz que se chamava Zlio Fernandino de Moraes, sentiu-se completamente curado. Algum da famlia sugeriu que "isso era coisa de espiritismo" e que era melhor lev-lo Federao Esprita de Niteroi. Zlio foi convidado a participar da sesso e tomou um lugar mesa. Tomado por uma fora estranha e alheia a sua vontade , Zlio levantou-se e disse: "Aqui est faltando uma flor". Saiu da sala indo ao jardim e voltando aps com uma flor , que colocou no centro da mesa. Essa atitude causou um enorme tumulto entre os presentes. Ao mesmo tempo aconteciam varias manifestaes de caboclos e pretos-velhos. O diretor dos trabalhos achou tudo aquilo um absurdo e advertiu-os com aspereza , citando o " seu atraso espiritual " e convidando-os a se retirarem. Aps esse incidente , novamente uma fora estranha tomou o jovem Zlio e atravs dele falou: "porque repeliam a presena dos citados espritos , se nem sequer se dignaram a ouvir suas mensagens. Seria por causa de suas origens sociais e da cor ?"

Page 3

ABC Amber Rocket eBook Converter Trial version, http://www.processtext.com/abcrocketebook.html

Novamente uma grande confuso , todos querendo se explicar ,debaixo de acalorados debates doutrinrios. Nisso ,um vidente pediu que a entidade espiritual se identificasse. Ainda tomado pela fora , o mdium Zlio respondeu : "Se querem um nome , que seja este: sou o Caboclo das Sete Encruzilhadas , porque para mim , no haver caminhos fechados." O vidente interpelou a Entidade dizendo que ele se identificava como um caboclo mas que via nele restos de trajes sacerdotais. O espirito respondeu ento: "O que voc v em mim ,so restos de uma existncia anterior. Fui padre e o meu nome era Gabriel Malagrida . Acusado de bruxaria fui sacrificado na fogueira da Inquisio em Lisboa , no ano de 1761. Mas em minha ltima existncia fsica , Deus concedeu-me o privilgio de nascer como caboclo brasileiro." Anunciou tambm o tipo de misso que trazia do Astral: Fixar as bases de um Culto , no qual todos os espritos de ndios e preto-velhos poderiam executar as determinaes do Plano Espiritual , e que no dia seguinte ( 16 de Novembro de 1908) desceria na residncia do mdium ,s 20 horas , e fundaria um Templo onde haveria igualdade para todos , encarnados e desencarnados. Para finalizar o caboclo completou: "Deus, em sua infinita Bondade , estabeleceu na morte ,o grande nivelador universal , rico ou pobre , poderoso ou humilde , todos se tornariam iguais na morte , mas vocs , homens preconceituosos , no contentes em estabelecer diferenas entre os vivos, procuram levar essas mesmas diferenas at mesmo alm da barreira da morte. Porque no podem nos visitar esses humildes trabalhadores do espao , se apesar de no haverem sido pessoas socialmente importantes na Terra , tambm trazem importantes mensagens do alm?"

UM POUCO DE HISTRIA
Dia 16 de Novembro de 1908 s 20:00 horas ,na cidade de Neves estado do Rio de Janeiro foi o dia do nascimento da Umbanda. Mas , como estava o Brasil nesta ocasio? Vamos fazer uma ligeira retrospectiva na histria do Brasil ,e relembrar como foi a Abolio da escravido no Brasil ,e assim ,tentar sentir como pensavam e agiam as pessoas daquela poca. Quais os preconceitos existentes naquele incio de sculo. Por mais de trs sculos, o negro escravizado impulsionou a economia e serviu de base pirmide social brasileira ; durante esse perodo, reaes individuais e coletivas - os levantes - representaram a outra face das relaes entre senhores e escravos no Brasil. Humilhao ou revolta - a dominao teve limites preciosos durante praticamente todo o perodo colonial. S no final do sculo XVIII, quando as idias dos liberais europeus passaram a ser difundidas entre ns, que se comeou efetivamente a considerar a possibilidade da extino do cativeiro. Enraizado no liberalismo europeu, que pregava a igualdade de direitos entre os os

Page 4

ABC Amber Rocket eBook Converter Trial version, http://www.processtext.com/abcrocketebook.html

homens, o movimento pela independncia no Brasil deveria necessariamente incluir em seu programa a abolio da escravatura. Por que isso no aconteceu ? As teorias liberais serviam como uma luva realidade das classes em ascenso da Europa, onde, com o capitalismo industrial em plena expanso, j no mais interessava manter um sistema colonial baseado no trabalho escravo. Mais que uma postura humanitria, o que motiva a burguesia industrial da Europa eram suas aspiraes de expanso do mercado consumidor. No Brasil essa atitude liberal "emprestada" traduziu-se por uma oposio dos produtores nacionais, ricos proprietrios de terras, ao monoplio colonial. As idias de liberdade e igualdade foram travestidas para servir aos interesses das elites agrrias, a quem, evidentemente, muito interessava a manuteno do trabalho escravo.

Vozes isoladas

Durante o Primeiro Reinado algumas vozes isoladas se fizeram ouvir em favor da abolio. Hiplito Jos da Costa, redator do Correio Braziliense , pregava a extino gradual da escravatura, sugerindo a substituio da mo-de-obra escrava por imigrantes assalariados . Personalidades ligadas ao Governo, como Jos Bonifcio e o padre Feij , argumentavam que a manuteno do trabalho escravo era inconveniente ao pleno desenvolvimento da economia brasileira. Todos eles, porm, reconheciam que a abolio no poderia ser imediata, sob pena de levar ao colapso uma economia baseada na mono-cultura de exportao, na dependncia exclusiva do brao escravo.

A opinio dos escravistas.

A partir do momento em que a escravido comeou a ser contestada tambm por homens brancos e livres, os proprietrios de escravos se viram na contingncia de responder com argumentos aos ataques dos abolicionistas. Afirmavam, por exemplo, que os negros eram "infiis" (no cristos); a escravido no seria mais do que um instrumento para a salvao de suas almas. Outro "argumento", semelhante ao anterior, dizia que os senhores brancos apenas cumpriam uma misso civilizadora , tirando os negros de seu ambiente "selvagem" e transferindo-os para um ambiente onde, mesmo escravizados, eles tinham melhores condies de vida. Na segunda metade do sculo XIX, tornou-se comum uma justificativa que se pretendia "cientfica". Tomando como base algumas teorias raciais (e racistas) difundidas na Europa, os senhores afirmavam que os negros tinham o crnio menor que o dos brancos, o que provava sua inferioridade "natural". Parecia-lhes correto, assim, que os "inferiores" servissem a seus "superiores" brancos. Com o passar do tempo, a argumentao mais freqente para justificar a manuteno do cativeiro se reportava a um aspecto bem mais material. Afirmando que a abolio da escravatura representaria a runa da lavoura, os escravistas tocavam diretamente nos interesses da classe dominante, principal beneficiria em termos econmicos. Foi essa a ttica mais eficaz dos escravistas.

Page 5

ABC Amber Rocket eBook Converter Trial version, http://www.processtext.com/abcrocketebook.html

Os interesses da Inglaterra.
Com o desenvolvimento do capitalismo industrial na Inglaterra, o sistema colonial - que desempenhou um papel bsico no perodo anterior, de capitalismo mercantil - tornou-se um empecilho para a expanso da economia. Como as colnias possuam o monoplio do fornecimento de produtos tropicais, a indstria inglesa no podia escolher sua matria-prima onde o preo fosse menor; alm disso, como a produo colonial era baseada no trabalho escravo, as possibilidades de expanso do mercado consumidor se viam limitadas. Mais ainda, a manuteno de escravos representava um capital imobilizado, que com o emprego de mo-de-obra assalariada poderia ser aplicado na compra de produtos manufaturados e implementos agrcolas. Sem falar da massa de trabalhadores negros que, livres, representariam um respeitvel mercado consumidor potencial. A oposio inglesa ao trabalho escravo e ao sistema colonial estendeu-se aos pases econmica e politicamente dependentes da Inglaterra, como Portugal (e o Brasil) no incio do sculo XIX. Assim, em 1810, o regente Dom Joo assinou um Tratado de Aliana e Amizade com a Coroa britnica em que estabelecia o livre comrcio entre o Brasil e a Inglaterra e se comprometia a limitar o trfico negreiro para o Brasil s colnias portuguesas da frica. Em I817 Dom Joo concedeu o "direito de visita" Marinha inglesa, permitindo-lhe vistoriar todos os navios portugueses suspeitos de trfico negreiro. Enfim, quando foi proclamada a independncia no Brasil, a Inglaterra condicionou o reconhecimento da nova nao proibio do trfico escravo. O atendimento a essa exigncia foi sendo postergado at que, em 1831, a Regncia Trina Permanente oficializou a proibio. Mas o trfico continuou revelia da lei. A Inglaterra no desistiu. Sentindo-se prejudicada por medidas protecionistas tomadas pelo Governo imperial e s vsperas de expirar o prazo que lhe concedia o "direito de visita", promulgou em 1845 o Bill Aberdeen. Essa lei equiparava o trfico negreiro pirataria e dava Marinha britnica o direito de apresar os navios negreiros que encontrasse. O Governo imperial no tinha como resistir sem entrar em um confronto direto. Em 1850, foi apresentada ao Congresso, e aprovada, uma lei que levou o nome de seu autor, o ministro Eusbio de Queirs, e que extinguia definitivamente o trfico negreiro no Brasil.

A campanha abolicionista.
somente aps a extino do trfico negreiro e, de modo mais acentuado, aps a Guerra do Paraguai, que podemos falar em campanha abolicionista como um movimento social organizado, de carter eminentemente urbano, baseado em setores no comprometidos com a escravido: profissionais liberais, comerciantes, jornalistas e intelectuais. A atuao desses militantes tornava-se cada vez mais ousada. Alm de comcios e da propaganda escrita, empreendiam incurses noturnas s senzalas, dando fuga aos escravos. Os fugitivos eram abrigados, a seguir, em "quilombos" de novo tipo, organizados por abolicionistas. Ficaram famosos o quilombo Jabaquara , na Baixada Santista , fortaleza inexpugnvel dirigida por Quintino Lacerda, que abrigava os fugitivos encaminhados por Lus Gama e Silva Jardim; ou a fazenda de Bernardino de Campos, em Amparo (So Paulo), onde se refugiavam os escravos libertados por Antnio Bento e seus seguidores, os "caifases". As atividades dos abolicionistas eram subvencionadas por diversos clubes e sociedades que promoviam eventos para a arrecadao de fundos e se encarregavam da propaganda

Page 6

ABC Amber Rocket eBook Converter Trial version, http://www.processtext.com/abcrocketebook.html

dos ideais do movimento. O primeiro deles foi a Sociedade Emancipadora Fraternidade , fundada em 1870 pela Loja Manica Amizade. Essas sociedades se multiplicaram pelas principais cidades do Brasil e finalmente, em 1883, foram agrupadas na Confederao Abolicionista , uma estrutura coesa, de mbito nacional. Paralelamente, nos meios intelectuais , na literatura e na imprensa, os abolicionistas criaram uma "retaguarda ideolgica" para a sustentao do movimento. Vrios mulatos e negros libertos se destacaram nesse campo, dentre eles Castro Alves, Lus Gama, Andr Rebouas e Jos do Patrocnio. Uma das primeiras publicaes abolicionistas foi o semanrio paulista O Diabo Coxo, criado em 1864. Era ilustrado por ngelo Agostini e redigido por Lus Gama. Anos depois surgia O Radical Paulistano, onde escreviam regularmente Lus Gama , Joaquim Nabuco , Castro Alves e o estudante Rui Barbosa. A partir de 1880 a imprensa antiescravista se implantava no Rio de Janeiro , com A Gazeta de Notcias , de Jos do Patrocnio , e A Gazeta da Tarde. Em 1882 , Raul Pompia e Antnio Bento de Sousa e Castro fundaram em So Paulo o Jornal do Comrcio. A esta folha abolicionista veio se juntar A Redeno, tambm dirigida por Antnio Bento, que na proposta editorial pregava "a libertao imediata, sem prazo".

Radicais, moderados, positivistas e "pragmticos"


A profuso de peridicos abolicionistas correspondia realidade de um movimento que estava longe de ser homogneo. Vrias correntes e opinies contraditrias coexistiam no movimento. Embora todas tivessem um mesmo objetivo, a abolio da escravatura, divergiam quanto maneira de conduzir a luta. Os "moderados", cujo melhor exemplo sem dvida a figura de Joaquim Nabuco , temiam as agitaes sociais e achavam que a luta pela abolio deveria se processar institucionalmente , entre as paredes do Parlamento. Os positivistas, de certa forma, se confundiam aos moderados. Denunciando a irracionalidade que representava a escravido, encaravam-na como um fator de desorganizao econmica e social. Preconizavam a abolio lenta , vinculada a um programa que propiciasse a integrao do negro sociedade. Entretanto , nunca tiveram participao mais ativa no movimento, recusando-se a reforar, com sua presena, as posies "anti-cientficas" das demais correntes abolicionistas. Os principais representantes do positivismo ortodoxo foram Francisco Brando Jr. e Teixeira Mendes. Os "radicais" consideravam imprescindvel a participao popular na luta abolicionista e chegavam a estimular os levantes de escravos. Desse grupo participavam Raul Pompia , Antnio da Silva Jardim, Jos do Patrocnio e Lus Gama. deste ltimo uma frase famosa que caracteriza bem a posio dos radicais: "Ofendido em seu direito, o escravo que mata seu senhor, mata em legtima defesa". E, finalmente, havia um grupo "pragmtico" de abolicionistas , para quem a extino da escravatura era, acima de tudo, um negcio vantajoso. Nesse grupo estavam os cafeicultores do oeste paulista, que, percebendo as vantagens do trabalho assalariado e a inevitabilidade da abolio, preferiam que ela fosse feita gradualmente, medida que a mo-de-obra escrava fosse sendo substituda pelo trabalho assalariado. Seu principal porta-voz era Campos Sales.

Uma abolio gradual.

Page 7

ABC Amber Rocket eBook Converter Trial version, http://www.processtext.com/abcrocketebook.html

Aos poucos, os partidrios da abolio gradual comearam a ganhar terreno. Para isso contriburam, sem dvida, as presses crescentes dos Estados Unidos e da Inglaterra. Em resposta a essas presses e opinio pblica, o Governo brasileiro promulgou, em setembro de 1871, a Lei Rio Branco, conhecida como "Lei do Ventre Livre". Por essa lei eram emancipados os filhos de mulheres escravas nascidos a partir daquela data. Na realidade, porm, nada se alterava, pois o senhor da me escrava conservava o "direito aos servios gratuitos dos menores at os 21 anos completos". Tratava-se apenas de uma medida para apaziguar os nimos abolicionistas e ganhar tempo. Esse objetivo foi alcanado. O movimento perdeu fora e s se recuperou na dcada seguinte. A resposta nova ofensiva abolicionista foi outra lei paliativa. A 28 de setembro de 1885 era aprovada a Lei Saraiva-Cotegipe ou "Lei dos Sexagenrios", que emancipava os escravos de mais de 65 anos. Na prtica, essa lei apenas liberava o dono de escravos da responsabilidade pela manuteno da mo-de-obra improdutiva. Os abolicionistas, porm , no mais se deixariam conter ou iludir. O movimento conquistava um respaldo popular crescente e dos mais variados setores sociais: a Igreja, o Exrcito, associaes de classe patronais e de empregados. A imprensa abolicionista fervilhava e se multiplicava. As fugas de escravos contavam com uma rede de apoio to vasta que possibilitava o transporte dos fugitivos para o Cear , onde a escravido fora extinta em 1884. Tornaram-se comuns as grandes manifestaes de rua. Repetiam-se as passeatas e comcios onde a palavra de ordem era a frase de Jos do Patrocnio: "A propriedade do escravo um roubo". Finalmente, em 1888, os antiescravistas conquistaram a maioria no Parlamento. Refletindo a nova correlao de foras, a 7 de maio de 1888 o Congresso aprovava, por imensa maioria, um projeto de lei com o seguinte texto: "Artigo 1. declarada extinta desde a data desta lei a escravido no Brasil. Artigo 2. Revogam-se as disposies em contrrio". Assinado a 13 de maio pela regente do trono, Princesa Isabel, o projeto transformou-se na Lei urea. Entretanto, ao contrrio do que se esperava, a abolio no significou a emancipao efetiva da populao escravizada. Sem medidas institucionais que promovessem sua integrao sociedade, os negros foram entregues prpria sorte. Desprotegidos e discriminados, acabaram engrossando os contingentes marginalizados que se aglomeravam na periferia das grandes cidades. Na realidade, a abolio veio afastar alguns dos obstculos ao desenvolvimento da economia brasileira, cujo plo dinmico se baseava cada vez mais no trabalho assalariado. Beneficiavam-se os cafeicultores "modernos", de So Paulo, para quem a medida era sinnimo de incentivo imigrao europia; em contrapartida, os decadentes "bares do caf", de terras j esgotadas, e donos de muitos escravos, retiraram seu apoio ao regime imperial, derrubado em 1889. facil perceber que no incio do sculo XX , ainda existiam muitos preconceitos em relao aos negros e ndios , antigos escravos. Infelizmente dentro dos centros Cardecistas que praticavam o Espiritismo , movimento filosfico importado da Europa , no permitiam a manifestao dos espritos de ndios e negros, considerados espritos atrasados ou ignorantes. neste clima que o jovem Zlio com seus 17 anos amparado pelo Caboclo das sete encruzilhadas inicia o movimento Umbandista.

Page 8

ABC Amber Rocket eBook Converter Trial version, http://www.processtext.com/abcrocketebook.html

OS PRIMEIROS ESPRITOS A SE COMUNICAREM.


Exatamente no dia 16 de Novembro de 1908 , na rua Floriano Peixoto, 30, em Neves, municpio de So Gonalo , Estado do Rio de Janeiro, o Caboclo desceu. L estavam muitos dirigentes da Federao Esprita e outras pessoas que vieram a saber do acontecimento. s 20 horas, o Caboclo incorporou e imediatamente foi atender um paraltico, curando-o imediatamente. Inmeras pessoas doentes ou perturbadas tomaram passes e muitas se disseram curadas. Logo aps, o Caboclo conversou com os presentes sesso declarando que se iniciaria, naquele instante, um novo Culto em que os espritos de pretos velhos africanos, que haviam sido escravos e que, desencarnados, no encontravam campo de ao nos remanescentes das seitas negras, j deturpadas e dirigidas quase que exclusivamente para os trabalhos de feitiaria, e os ndios nativos da nossa Terra, poderiam trabalhar em benefcio dos seus irmos encarnados, qualquer que fosse a cor, a raa, o credo e a posio social. No final dessa reunio o Caboclo ditou certas normas para a seqncia dos trabalhos, inclusive atendimento absolutamente gratuito, roupagem branca, simples, sem atabaques, nem palmas ritmadas e os cnticos seriam baixos, harmoniosos. A esse novo tipo de culto que se formava nessa noite, a Entidade deu o nome de UMBANDA, que seria "a manifestao do esprito para a caridade". Posteriormente reafirmou a Leal de Souza que "Umbanda era uma linha de demanda para a caridade". Tambm nesse dia 16 foi fundada uma tenda com o nome TENDA ESPRITA NOSSA SENHORA DA PIEDADE , porque, segundo as palavras dessa Entidade: "Assim como Maria acolhe em seus braos o Filho, a Tenda acolheria aos que a ela recorressem nas horas de aflio". Disse ainda o seguinte: "Todas as entidades sero ouvidas, e ns aprenderemos com aqueles espritos que souberem mais e ensinaremos queles que souberem menos e a nenhum viraremos as costas e nem diremos no, pois esta a vontade do Pai". Neste mesmo dia 16 de novembro de 1908 baixou um preto-velho , de nome PAI ANTONIO. Quando essa Entidade se manifestou, parecia estar pouco a vontade frente a tanta gente, e recusando-se permanecer na mesa, onde se dera a incorporao, procurava passar desapercebido, humilde, aparentando alta idade e apresentando o corpo curvado, o que dava ao jovem Zlio um aspecto estranho, quase irreal. Essa Entidade logo despertou profundo sentimento de carinho e bem estar entre os presentes. Perguntado, ento, porque no se sentava a mesa, com os demais irmos, respondeu: "Ngo num senta no meu sinh, ngo fica aqui mesmo. Isso coisa de sinh branco i nego deve arrespeit". Era a primeira manifestao desse esprito iluminado e que diante da insistncia dos irmos encarnados disse: "Num carece preocup no, ngo fica nu toco que lug di ngo". Essa atitude dessa sbia e portentosa Entidade tinha a finalidade principal de incutir, desde o incio, a humildade nos presentes. Procurava assim, demonstrar que se contentava em ocupar um lugar mais singelo, mostrando que poderia se adaptar a qualquer situao. Perguntado como havia sido sua morte fsica disse que havia ido mata apanhar lenha, sentiu alguma coisa estranha, sentou-se e nada mais se lembrava. Sensibilizado com tanta humildade algum lhe perguntou respeitosamente, se ele sentia saudade de alguma coisa que havia deixado na Terra. Pai Antonio respondeu ento: "Minha cachimba, ngo qu o pito que deixou no toco... Manda mureque busc". Era

Page 9

ABC Amber Rocket eBook Converter Trial version, http://www.processtext.com/abcrocketebook.html

a primeira vez que algum esprito pedia alguma coisa material, o que causou grande espanto nos presentes.

OS PRIMEIROS TERREIROS DE UMBANDA DO BRASIL


A partir de 16 de novembro de 1908, as sesses seguiram com as incorporaes das entidades e estudos sobre a doutrina espirita. Aps 9 anos de trabalhos , entre os anos de 1917 e 1918, o Caboclo das Sete Encruzilhadas, recebeu ordens e assumiu o comando para a fundao de mais SETE Tendas, que seriam uma espcie de Ncleo Central, de onde se propagaria a Umbanda para todos os lados. Numa sesso de desenvolvimento e estudos, o Caboclo das Sete Encruzilhadas escolheu sete mdiuns para fundarem os novos Templos, que assim ficaram constitudos: Tenda Nossa Senhora da Guia Responsvel :Durval de Souza Tenda Nossa Senhora da Conceio Responsvel: Leal de Souza Tenda Santa Brbara Responsvel: Joo Aguiar Tenda So Pedro Responsvel: Jos Meireles Tenda Oxal Responsvel: Paulo Lavois Tenda So Jorge Responsvel: Joo Severino Ramos Tenda So Jernimo Responsvel: Jos Alvares Pessoa Bibliografia: A Umbanda s suas Ordens - edson Orphanake Primeiro Congresso Brasileiro do Espiritismo de Umbanda - RJ -1942 Umbanda e sua Histria - Diamantino e Trindade Umbanda de Todos Ns - W.W.da Matta e Silva

Caso tenha gostado deste e-book envie seus comentrios ao autor:

Page 10

ABC Amber Rocket eBook Converter Trial version, http://www.processtext.com/abcrocketebook.html

Manoel Lopes E-mail: mlopes@email.com.br So Vicente/SP - 22/01/2001

Page 11

You might also like