You are on page 1of 14

EQUIPE TCNICA Superviso editorial: Dival Porto Lomba Superviso grfica: Elmano Rodrigues Pinheiro e Luiz Antnio Rosa

Ribeiro Reviso de texto: Maria Helena de Arago Miranda e Wilma Gonalves Rosas Saltarelli Capa: Resa Traduo, introduo e notas, Copyright 1987 by Mrio da Gama Kury

SUMRIO
(Os algarismos romanos indicam os livros, e os arbicos os pargrafos - entre parnteses na traduo). Introduo 5
13

Direitos exclusivos para esta edio: EDITORA UNIVERSIDADE DE BRASLIA SCS, quadra 2, bloco C, n2 78, edifcio OK, 12 andar CEP 70302-509, Braslia, Distrito Federal Telefone (61) 3035-4211, fax (61) 3035-4223 E-mail: direcao@editora.unb.br www.editora.unb.br

Impresso no Brasil

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser armazenada ou reproduzida por qualquer meio sem a autorizao por escrito da Editora.

Livro I - Origem e precursores da filosofia. 1-11 - Prlogo. Origem do estudo da filosofia. 12 -Origem do termo "filsofo". 13 - Os Sete Sbios. Origem da filosofia propriamente dita. 14-15 - As escolas filosficas. 16-18 - Diversas classificaes dos filsofos. 19-21 - Diversas escolas ou seitas filosficas e seus fundadores. 22-44 - Tales. 45-67 -Slon. 68-73 - Qulon. 74-81 - Ptacos. 82-88 - Bias.
89-93 94-lO0 101-lO5 106-lO8 lO9-115 116-122 - Clebulos. - Perandros.

Ficha catalogrfica elaborada pela Biblioteca Central da Universidade de Braslia Digenes Lartios Vidas e doutrinas dos filsofos ilustres / Digenes Lartios; traduo do grego, introduo e notas Mrio da Gama. - 2. ed., reimpresso - Braslia : Editora Universidade de Braslia, 2008 360 p. ISBN 978-85-230-0479-8 1. Filosofia grega. I. Kury, Mrio da Gama. 11.Ttulo. CDU 19(38)

D591

-Ancarsis. - Mson. - Epimenides. - Ferecides.


47

"

Livro 11- Primeiros filsofos propriamente ditos e seus sucessores. 1-2 - Anaxmandros. 3-5 - Anaximenes. 6-15 - Anaxagoras. 16-17 -Arqulaos. 18-47 -Scrates. 48-59 - Xenofon. 60-64 -Aisquines. 65-104 - Aristipos. 105 -Fidon. 106-112 - Eucleides. 113-120 -Stlpon. 121 -Criton. 122-123 -Simon. 124 -Glucon e Simias.

LIVRO
PLAT211

nr

(1) Plato nasceu em Atenas. Era filho de Arston e de Perictione-ou Potone-, que fazia sua ascendncia recuar a Slon (Diopides era irmo de Slon e pai de Crtias, de quem Calaiscros era filho; Crtias, um dos Trinta, e Glucon, eram filhos de Calaiscros; Glucon era pai de Carmides e de Perictione; de Perictione e de Arston nasceu Plato, na sexta gerao a contar de Slon; por sua vez, Slon pretendia descender de Neleus e de Poseidon). Dizem ainda que seu pai traava sua ascendncia at Codros, filho de Melantos. De acordo com o relato de Trsilos, Codros e Melantos diziam-se descendentes de Poseidon. (2) Spusipos, em sua obra Banquete Fnebre de Plato, Clarcos, no Elogio de Plato, e Anaxilades, no segundo livro de sua obra Dos Filsofos, dizem que era voz corrente em Atenas que Arston quis violentar Perictione, ento na plenitude de sua mocidade, porm no conseguiu; desistindo de seus propsitos impetuosos, Arlston teve um sonho com ApoIo, e por isso no a molestou em sua pureza at o parto. Em sua Crnica, Apoldoros situa o nascimento de Plato na 87 !1 Olim pada 211 a, no stimo dia do ms Targelion, no mesmo dia em que, segundo os dlios, nasceu ApoIo. De acordo com Hrmipos, Plato morreu enquanto participava de um banquete nupcial, no primeiro ano da 108!l Olimpada212, aos oitenta anos de idade. (3) Neantes, todavia, diz que ele morreu com 84 anos, sendo ento seis anos mais novo que Isocrates. De fato, este ltimo nasceu durante o arcontado de Lismacos213, e Plato durante o arcontado de Ameinias-t+, no ano da morre de Pricles. Pertencia ao demo Colitos, como diz Antilon no segundo livro de sua Crnica. De acordo com alguns autores, Plato nasceu em Aigina, em casa de Feidiades, filho de Tales, como Favorinos afirma em suas Histrias Diversas. Seu pai foi mandado para igina como cleruc0215 juntamente com outros cidados, e teve de retomar a Atenas quando os lacedemnios vieram socorrer os eginetas e expulsaram os atenienses. Mais tarde Plato foi corego em Atenas, tendo Don arcado com os custos desse encargo cvico de acordo com Atendoros no oitavo livro de sua obra Excurses. (4) Adirnantos e Glucon eram seus irmos, e Potone, de quem nasceu Spusipos, era sua irm. Plato recebeu os primeiros ensinamentos de Dionsios, mencionado pelo filsofo nos Rivais216. Praticou ginstica com Arston, o lutador argivo, de quem
211. 427-347 a.C .. 211a. 428-425 a.C .. 212. 347 a.C .. 213. 436-435 a.C .. 214. 429-428 a.C .. 215. Os drucos eram cidados atenienses enviados pelo prprio Estado para fundar uma colnia. 216. !S2 A. Plton a forma grega de Plato.

86

DIOCENES

LAtRTIOS

VIDAS E DOUTRINAS

DOS FILSOFOS

ILUSTRES

87

recebeu o nome de Plton por causa de sua constituio robusta (originariamente seu nome era Aristoels, em homenagem ao av, como diz Alxandros na Sucesso dos Filsofos). Outros autores afirmam que ele recebeu o nome de Plton por cau~a da amplitude de seu estilo, ou em decorrncia de sua ampla fronte, como diz Neantes. Outros afirmam ainda que Plato lutou nos Jogos Istmicos - essa informao de Diciarcos no primeiro livro de sua obra Das Vidas-, (5) e se dedicou pintura e a escrever poemas (primeiro ditirambos, e depois cantos lricos e tragdias). Dizem que sua voz era fraca, e Timteos de Atenas confirma essa deficincia em sua obra Das Vidas. Narra-se que Scrates viu em seus joelhos num sonho um filhote de cisne, cuja plumagem cresceu num instante, e que levantou vo para emitir um doce canto. No dia seguinte Plato lhe foi apresentado como discipulo, e imediatamente Scrates disse que ele era a ave de seu sonho. A principio Plato estudou filosofia na Academia, e depois no jardim em Colons, como diz Alxandros na Sucesso dos Filsofos, seguindo as teorias de Hereleitos. Mais tarde, enquanto se preparava para participar de um concurso de tragdias, passou a ouvir Scrates em frente ao teatro de Dinisos, e ento jogou s chamas seus poemas, exdamando!": "Avana assim, Hfaistos! Plato necessita de ti!" (6) Dizem que a partir de ento, aos vinte anos, tornou-se discpulo de Scrates. Qjrando este morreu ele passou a seguir Crtilos, adepto da filosofia de Hercleitos, e Hermogenes, praticante da filosofia de Parmenides. Aos vinte e oito anos, segundo Hermdoros, Plato retirou-se para Mgara com outros discipulos de Scrates, indo juntar-se a Eucleides. Em seguida prosseguiu para Cirene em visita ao matemtico Tedoros, e de l foi para a Itlia a fim de encontrar-se com os pitagricos Fillaos e uritos; da Itlia viajou para o Egito em visita aos profetas, segundo dizem acompanhado por Euripides, que l adoeceu e foi curado pelos sacerdotes; estes o trataram com gua do mar, e por isso Eurpides teria dito em alguma de suas peas218: "O mar lava todos os males dos homens." (7) Homero tambm afirmava219 que todos os homens do Egito eram mdicos. Plato pretendia ainda encontrar-se com os Magos, porm foi impedido de faz-lo pela guerra na sia. De regresso a Atenas ele passava o tempo na Academia, um ginsio atltico fora da cidade, situado num local bem arborizado, assim chamado por causa do heri Hecdemos, como diz upolis em sua comdia Os Desertores220: "Nos sombreados caminhos do divino Hecdemos." E Tmon diz de Plat0221: "De todos era o guia, um peixe achatado mas orador de fala doce, igual s cigarras em sua musicalidade, que sob as rvores de Hecdemos faz ouvir sua voz delicada como um lrio."
do verso 392 do canto XVIII da Iltada de Homero. 218. Ifigneia em Tduris, 1193. 219. Na Odissia, IV, 231. 220. Fragmento 32 Edmonds. 221. Fragmento 30 Diels.

(8) Ento, o nome originrio do local era Hecademia, escrito com "He". O filsofo era amigo tambm de Is6crates (Praxifanes transcreveu uma conversa havida entre os dois a propsito dos poetas, quando Plato h?~pedou Iscrates). Diz Aristxenos que ele participou trs vezes de campanhas militares, uma vez em Tnagra, a segunda em Corinto e a terc:ira em Dl~~n, ond.e cO?9uistou o pr.mio da bravura. Plato misturou as doutnnas heraclticas, pltagoncas e socrticas, seguindo Hercleitos na teoria do sensvel, Pitgoras na teoria do inteligvel e S6crates na filosofia poltica. (9) Dizem alguns autores - entre eles Stiros - que Plato escreveu a Don, na Siclia, pedindo-lhe para comprar os trs .livros pitagricos ?e Fillaos222 ~or ~:m minas (consta que suas condies financeiras eram boas, pOiS recebeu de DI~mslos mais de oitenta talentos; essa afirmao de Ontor na obra Se o SbIO Deve Enriquecer). Alm disso ele utilizou consideravelmente as obras do poeta cmico Epicarmos e transcreveu grande parte ,de suas idias, como diz Alcimos nos quatro livros A Amintas. No primeiro deles Alcimos diz: "Evidentemente Plato repete muitas coisas de Epcarmos, Considere-se: Plato diz que o sensvel aq~ilo que nunca per~anente, seja ~a qua?tidad~, seja na qualidade, mas sempre flui e muda. (10) A~ coisas de que s~uraonumeroJ~nao so iguais nem determinadas, nem tm qualidade ou quantidade, e o devem r d~ sensvel eterno e nele nada essncia. O inteligvel aquilo de que nada se subtrai e a que nada se acrescenta. Essa a natureza das coisas eternas, que sempre igual e sempre a mesma. Na realidade Epcarmos expressou-se claramente acerca do sensvel e do inteligvel"223: A. Os deuses sempre existiram; nunca, em tempo algum, eles faltaram, e o que eterno igual e sempre o mesmo. B. Entretanto dizem que o Caos foi o primeiro deus. A. Como assim? No pode ter vindo de l ou ter ido para l como primeiro. B. Ento nada veio primeiro. (11) A. Nem segundo, por Zeus, ao menos quanto a isso de que falamos agora deste modo, mais isso sempre existiu." "A. Se a um nmero mpar, ou par, se quiseres, acrescenta-se um seixo ou dele se tira um seixo, parece-te que ele ainda permanece o mesmo? B. Certamente no. A. E assim, se medida de um cbito quiseres juntar, ou se dela quiseres tirar, outro comprimento ao que j existia, aquela medida permanecer a mesma? B. No. A. Agora considera os homens: um cresce, o outro diminui; tudo est mudando sempre. Mas uma coisa que muda naturalmente e nunca permanece no mesmo estado deve ser sempre difer~nte daq';lilo que mudou dessa maneira. Ns mesmos - tu e eu - ontem eramos diferentes

217. Pardia

I.j ~

222. Testemunho 8 Diels-Kranz. 223. Fragmento I Diels-Kranz . 224. Fragmento 2 Diels-Kranz.

88

D1GENES

LAtRTIOS

VIDAS E DOUTRINAS

DOS FILSOFOS

ILUSTRES

89

do que somos hoje e novamente seremos outros seremos os mesmos segundo esse argumento."

no futuro,

e nunca

Como Epcarmos
(16) "A sabedoria

(12) lcimos acrescenta o seguinte: "Dize~ os sbios que a alma perce.be cert~ coisas por meio do corpo enq~anto ve e enquanto ouve, e outras COISasela discerne por si mesma, no se servmdo do corpo para nada; por isso as coisas existentes dividem-se em sensveis e i~teli~veis. ConseqenteITotent.e, Plato dizia que quem quiser compreender os pnnciplo~ do todo de.ve~'pnmelro dis~ernir as idias em si mesmas, como a igualdade, unidade, multIpliclda~e: n:agmtude, repouso e movimento; em segundo lugar, dever presunura existencia do belo, do bom, do justo e similares em si mesr:nos; (13) em. te~celro lugar, devemos perceber quantas entre as idias so relativas ~ outras Idias, como cincia, ou magnitude, ou domnio (considerando q~e as COIS~ s.o homn~mas das id~~ pelo fa~o de participarem delas - quero dizer, que sao JUstas as ~O!~asque participam do JUsto, belas as que participam do ?elo). E cad~ uma das idias eterna, uma noo, e alm disso imutvel. Por ISS?, Plato dlz225 que na natureza as.idias permanecem como arqutipos e que as COISasde nosso mundo, sendo Cpias suas, assemelham-se s idias." Mais ainda: Epcarmos exprime-se da seguinte maneira a propsito do bem e das idias226: (14)"A. Tocar flauta alguma coisa? B. Com toda a certeza. A. E um homem tocar flauta? B. De modo nenhum. A. Ento, que um flautista? Quem te parece que ele ? Um homem, ou no? B. Com toda a certeza um homem. A. No te parece que seja tambm assim em relao ao bem? Em si mesmo o bem no uma coisa? Quem o aprendeu ou o conhece j se torna bo~, da mesma forma que o flautista que aprendeu a tocar flauta, e ? danarmo que aprendeu a danar, e o tecelo que aprendeu a tecer, e Igualmente quem quer que tenha aprendido qualquer coisa que imagines; ele no ser a arte, e sim o artista."

se expressa?229 no est em um s indivduo, umaios, mas todos os seres vivos so igualmente dotados de inteligncia. De fato, se quiseres observar a raa das galinhas, elas no tm os filhos vivos; deitam-se chocando os ovos, e fazem com que tenham vida. E somente a natureza sabe como essa inteligncia, pois a galinha aprendeu por si mesma."

E mais230: "No h maravilha alguma no fato de falarmos assim e de estarmos satisfeitos conosco e nos acharmos belamente feitos; na realidade, um co parece a criatura mais bela a outro co, um boi a outro boi, um asno a outro asno, e at um porco a outro porco." (17) lcimos anota esses e outros exemplos ao longo dos quatro livros, apontando a utilizao de Epcarmos por Plato. Que Epcarmos tinha conscincia de sua sabedoria lcito deduzir dos versos seguintes, onde ele prev a vinda de um mulo seu231: "Como penso - e quando penso em qualquer coisa conheo-a muito bem -, minhas palavras algum dia sero lembradas; algum as tomar e as livrardo metro que agora tm, e as vestir com trajes purpreos, adornando-as com belas frases; sendo invencivel, ele mostrar que os demais podem ser vencidos facilmente." Plato foi o primeiro a introduzir em Atenas os Mimos de at ento, adaptando alguns de seus personagens ao estilo desse poeta; segundo consta achou-se um exemplar dos Mimos sob seu travesseiro. Plato viajou trs vezes Siclia, a primeira para ver a ilha e s crateras, na poca do tirano Dionsios, filho de Hermocrates, que o forou a relacionar-se com ele. Entretanto, quando Plato, conversando sobre a tirania, afirmou que seu direito de mais fone era vlido somente se Dionsios sobressasse tambm em excelncia, o tirano sentiu-se ofendido e disse, dominado pela clera: "Tuas palavras so as de um velho caduco!" Plato respodeu: "E as tuas so as de um tirano." (19) Ouvindo essas palavras o tirano enfureceu-se e de incio teve vontade de elimin-lo; em seguida intervieram Don e Aristomenes e ele no realizou o seu intento, mas entregou o filsofo ao lacedemnio Plis, recm-chegado numa embaixada, com ordens para vend-lo como escravo. Plis levou-o para Aiginae l o vendeu. Ento Crmandros, filho de Carmandrides, condenou-o mone de acordo com a lei vigente, na poca, em igina, que impunha a pena capital sem processo a qualquer ateniense que pusesse os ps na ilha (o prprio Crmandros havia promulgado essa lei, como diz Favorinos em suas Histrias Variadas). Mas, quando algum alegou, gracejando, que o recm-chegado ilha era um filsofo, o tribunal o libertou. Outros autores dizem que Plato foi levado Assemblia e mantido sob rigorosa vigilncia, no tendo pronunciado uma palavra sequ~r,. a ponto de aceitar o veredito; a Assemblia no decretou a sua morte, mas decidiu vend-lo como se se tratasse de um prisioneiro de guerra. (18) Aparentemente

Sfron, negligenciados

(l,5~ "Or~: ~a concepo de sua teoria das idias Plato diz 227 que se h mernona as idias esto nas coisas existentes pois a memria somente de alg-o ~tvel e p~rmanente: e nada permanente exceto as idias." "Como", diz ele228 , os seres VIVO~ poderiam conservar-se se no tivessem apreendido a idia e no tiv~ssem recebido da natureza a inteligncia? Eles recordam similaridades e seus alimentos, s~jam eles 9uais forem, e ~sso demonstra que todos os animais possuem a faculdade mata de discernir o que e semelhante; por isso percebem o que se lhes assemelha. "
225. Parmenuin, 132 D. 226. Fragmento 3 Diels-Kranz. 227. Fdidon, 69 B. 228. Parmenides, 128 e seguintes.

229. Fragmento 230. Fragmento 231. Fragmento

4 Diels-Kranz. 5 Diels-Kranz. 6 Diels-Kranz.

90

DIOCENES AtRTlOS L

V1DAS DOUTRINAS E DOSFlLSOFOS ILUSTRES

91

(20) Anceris de Cirene estava por acaso presente e o resgatou por vinte minasoutros autores falam em trinta - e mandou-o para Atenas ao encontro de seus amigos, que imediatamente lhe remeteram o dinheiro. Entretanto, Anceris recusou-o, dizendo que os atenienses no eram o nico povo digno de cuidar de Plato. Outros autores afirmam que Don enviou o dinheiro e que Anceris no o aceitou, mas comprou para Plato o pequeno jardim existente na Academia. Conta-se que Plis foi derrotado por Cabrias e depois naufragou em Helice, porque seu comportamento em relao ao filsofo provocou a ira da divindade, como diz Favorinos no primeiro livro de suas Memrias. (21) Dionisios, todavia, estava intranqilo. Tomando conhecimento dos fatos escreveu a Plato e o exortou a no falar mal dele; Plato respondeu que no tinha tempo para pensar em Dionsios. Na segunda viagem ele visitou Dionsios, o Jovem, pedindo-lhe terras e homens para viver de conformidade com a constituio de sua autoria. O tirano prometeu, mas no cumpriu a palavra. Alguns autores dizem que Plato se exps ainda a um grande perigo, pois teria induzido Don e T~do~ a libertar a ilha; nessa ocasio o pitagrico Arquitas escreveu uma carta a Dionsios, obteve seu perdo e mandou Plato de volta a Atenas. A carta a seguinte: "Arquitas sada Dionsios. (22) Todos ns, amigos de Plato, mandamos ao teu encontro Lamiscos e Fotidas a fim de levarem com ele o filsofo, de conformidade com as condies de nosso acordo contigo. Agirs retamente lembrando-te do empenho com que nos exortaste a assegurar a vinda de Plato Siclia, pois estavas decidido a assumir, entr~ outras coisas, a responsabilidade por sua segurana enquanto ele estivesse ~ontlgo e .durante . seu regresso. Lembra-te tambm disto: atribuste grande importncia sua vinda, e desde aquela ocasio tiveste mais atenes com ele que com qualquer das outras pessoas de tua corte. Se houve alguma desavena, deves agir humanitariamente e restituir-nos esse homem inclume. Agindo assim, proceders justamente e ao mesmo tempo ters a nossa gratido." (23) Na terceira vez Plato veio para reconciliar Don e Dionsios, mas, fracassando nessa tentativa, regressou sua cidade sem nada conseguir. Em Atenas ele no participou da vida poltica, embora seus escritos no-lo mostrem como um ~stadis~a. A razo qu~ na. poca ~ povo) se tinha acostumado a instituies poliocas ?lferentes. No vigsimo quinto livro de suas Memrias Panfile diz que os arcdlo~ e os tebanos, quando fundaram Megalpolis, convidaram Plato para ser ~u legtslador,. ~as quando o filsofo descobriu que eles eram contrrios tgu~dad~ de direitos recusou.-se a ir. (24) Conta-se uma histria segundo a qual Plato saiu em defesa de Cabnas, o General, quando este foi objeto de uma acusao que poderia custar-lhe a vida, embora nenhum dos outros cidados quisesse tomar essa iniciativa; nessa ocasio, enquanto o filsofo estava subindo para a Acrpole com Cabrias, o sicofante Crbilos encontrou-o e disse: "Ento ests vindo para defend-lo, ignorando que tambm te espera a cicuta de Scrates?" Pla~o respondeu: "Da mesma forma que quando combati pela ptria me expus a pengos, enfrent-los-ei agora, como exige o dever para com um amigo." Plato foi o primeiro a introduzir a discusso filosfica por meio de perguntas e respostas, como diz Favorinos no oitavo livro de suas Histrias Variadas, e foi tambm o primeiro a ensinar a Laodamas de Tasos o mtodo de investigao por

meio de anlise; foi ainda o primeiro a empregar na filosofia ~ e~pr~sses ant~das, elemento, dialtica, qualidade, nmero oblongo, e entre as delimitaes superflcies planas, e finalmente providncia divina. .' , .
(25) Ele foi tambm o primeiro a contradizer o dlscurs.o d~ LiSI~, fil~lO de cefalos, expondo-o no Faidros2S2 palavra por palavra, e o pnmelro a invesngar a importncia da gramtica. Plato foi o primeiro a opor-se a qu:,-se todos os ~eus predecessores, e por isso pode-se perguntar por qu~ no menciona Demcritos. Neantes de Cizicos diz que, em sua viagem a Olmpia, todos os helenos voltaram os olhos para ele, e l o filsofo encontrou Don, qu~ estava prestes a atacar Dionisios. No primeiro livro de suas MemrIas, ~av~nnos afirma que o persa Mitridates erigiu uma esttua a Plato na Academia e mscreve~ na mesma as seguintes palavras: "O persa Mitridates, filho de Orontabates, dedicou s Musas esta imagem de Plato, feita por Silnion." (26) Heraeleides diz que na juventude Plato. era to recatad<;> ~ ~rdeir<;>que nunca foi visto rindo imoderadamente. Apesar diSSO, tambm fOI ridicularizado 2SS pelos poetas cmicos. Ao menos Tepompos, em sua pea Hedicares, diz : "Um no um, e dois mal um, como diz PIaro." Tambm Anaxandrides, em sua pea Teseus, diz2S4: "Qpando devorava azeitonas exatamente como Plato." E Timon faz o seguinte trocadilho sobre seu nome2S5: "Como PIaro, plasmava platidudes absurdas."

(27) E lexis de Meropis2S6: "Vieste no momento exato, pois me agito indeciso para um lado e para outro, como PIaro; no me ocorreu qualquer conselho sbio, porm as pernas j me doem." E no Ancaion2S7: "Falas de coisas que no sabes; corre como PIaro e sabers tudo acerca de sabo e cebolas." nfis, tambm, diz no Anfu:rates2S8: "A. Quanto ao bem, seja ele o que for, que desejas obter por isto, conheo-o menos, senhor, que o bem de Plato. B. Ouve, ento." (28) E no Dexidemides2S9: "Nada mais sabes, PIaro, alm de ficar carrancudo, com as sobrancelhas erguidas como qualquer caracol." E Cratinos, na Criana Falsamente Trocada240: "A. Evidentemente s homem e tens uma alma.

2S2. 2S3. 234. 235. 236. 237. 238. 239. 240.

2S0 E e seguintes. Fragmento 14 Edmonds. Fragmento 19 Edmonds. Fragmento 19 Diels. Fragmento 147 Edmonds. Fragmento 1 Edmonds. Fragmento 6 Edmonds. Fragmento 13 Edmonds. Cratinos, o Moo, fragmento

10 Edmonds.

92

DIGENES

LAtRTIOS

VIDAS E DOUTRINAS

DOS FILSOFOS

ILUSTRES

93

B. A maneira de PIaro, no estou certo mas suponho que a tenho." E lexis no OlimPidoros24 I : "A. Meu corpo mortal tomou-se rido, e minha parte imortal correu velozmente para o ar. B. Isso no uma aula de PIaro?" E no Parasita242: "Ou, como PIaro, falar sozinho." Anaxilas tambm, no Botrilon, na Circe e nas Mulheres Ricas, zomba dele243. (29) No quarto livro de sua obraDa Luxria dos Antigos, Arstipos diz que Plato era apaixonado por um rapaz chamado Aster, que estudava astronomia junto com ele, e tambm por Don, mencionado acima, e ainda, como dizem alguns autores, por Faidros. Evidenciam o seu amor os epigramas escritos por ele sobre essas pessoas-+: "Olha os astros, meu Aster! Ah! Se eu fosse os cus para contemplar-te com muitos olhos!" E outro: "Entre os vivos, Aster, brilhavas como a estrela matutina; agora, morto, que brilhes como a estrela vespertina entre os finados!" (30) E para Don o seguinte: "As Parcas decretaram lgrimas a Hecabe e s mulheres de lion desde o seu nascimento. A ti, entretanto, Don, que conquistaste a vitria em belas iniciativas, os deuses reservaram amplas esperanas. Jazes na ptria imensa, honrado por teus concidados, Don, tu que deixaste meu corao louco de amor." (31) Dizem que este ltimo epigrama foi gravado sobre a tumba de Don em Siracusa. Consta ainda que, estando enamorado de lexis, e tambm de Faidros (j mencionado), Plato comps o seguinte epigrama245: "Agora que eu disse 'Somente lexis belo', todos o contemplam e por onde passa ele olhado por todos. Por que, meu corao, mostras o osso aos ces? Depois sofrers. No foi assim que perdemos Faidros?" Plato tambm possuiu Arquenassa, para quem comps o seguinte epigrama246: "Possuo Arquenassa, cortes de Colofon; at em suas rugas pousa o amor picante. Ah! Infelizes que colhestes a flor de sua primeira viagem, por que chamas passastes!" (32) Ele comps este outro epigrama sobre Agaton247: "Enquanto beijava Agaton eu tinha a alma nos lbios, como se ela quisesse - infeliz! - passar para ele!" E outro248: 241. Fragmento 158 Edmonds. 242. Fragmento 180 Edmonds. 243. Respectivamente fragmentos 6, 13 e 26 Edmonds. 244. Antologia Palatina, VII, respectivamente 99, 699, 670. 245. Antologia Palatina, VII, 100. 246. Antologia Palatina, VII, 217. 247. Antologia Palatina, V, 78. 248. Antologia Palatina, V, 79.

"Lano-te esta ma, e se queres realmente amar-me, recolhe-a e deixame provar a tua virgindade. Se no pensares assim - que isso no acontea! -, recolhe igualmente a ma e v como breve a beleza!" E ainda este249: "Sou esta ma, lanada por quem te ama; cede, Xantipe, pois ambas nascemos para fenecer."
(33) Dizem que ele comps tambm o epigrama sobre os eretrianos levados fora de sua terra250: "Somos de raa eretriana, de uboia, e jazemos perto de Susa. Ah, como estamos distantes de nossa terra!" E este outr025I : "Cpris disse s Musas: 'Honrai Afrodite, moas, ou armarei Eros contra vs'. As Musas responderam a Cpris: 'Essas ameaas convm a Ares, mas contra ns esse menino no voa." E outr0252: "Um homem achou algum ouro, e em seu lugar deixou um lao; outro no achou o ouro que deixara, e com o lao achado enforcou-se."

(34) Mlon, que era seu inimigo, disse-lhe em certa ocasio: "No de admirar que Dionisios esteja em Corinto, e sim que PIaro esteja na Siclia." Par~ce que Xenofon tambm no mantinha boas relaes com ele. Como se estivessem competindo, ambos escreveram narrativas semelhantes: o Banquete, a Apologia de Scrates e seus Comentrios 253. Depois, um deles escreveu a Repblica, e o outro a Ciropedia (nas Leis254 PIaro diz que a Ciropedia pura inveno - na realidade Ciros no corresponde descrio de Xenofon). Ambos mencionam Scrates, mas nenhum dos dois se refere ao outro, exceo de que Xenofon alude a PIaro no terceiro livro das MemorabUia255. (35) Dizem que Antistenes, querendo ler em pblico uma obra de sua autoria, convidou PIaro para participar. Perguntando-lhe este ltimo o que pretendia ler, Antistenes respondeu que era algo sobre a impossibilidade da contradio. "Como, ento, podes escrever sobre esse assunto?", perguntou PIaro, mostrando-lhe assim que o prprio assunto se contradizia. Diante disso, Antistenes escreveu contra PIaro um dilogo intitulado Ston. Comeou dessa maneira a inimizade reciproca e constante entre os dois. Dizem que Scrates, ouvindo PIaro ler o Lsis, exclamou: "Por Heracls! Q.uantas mentiras esse rapaz me faz dizer!" Com efeito, PIaro atribui a Scrates no poucas afirmaes que este jamais fez. (36) PIaro manifestou hostilidade tambm em relao a Arstipos, e o acusou no dilogo Da Alma256 de no haver presenciado a morte de Scrates, embora 249. Antologia 250. Antologia
Palatina, V, 80. Palatina, VII, 259. 251. Antologia Palatina, IX, 39. 252. Antologia Palatina, IX, 44. 253. Digenes Lartios contrape s Memorabia de Xenofon o Laques, o Crton, o Carmides e outros dilogos breves de PIaro, juntando-os sob o titulo de Memorablia (Comentrios). 254.694 C. 255. III, 6, I. 256. Fidon, 59 C. Veja-se o 65 do Livro II destas Vidas.

~.

~.
94
mOGENES LAfRTIOS VIDAS E DOUTRINAS DOS FILSOFOS ILUSTRES

1
95 terceiro livro de suas Memrias, e segundo Tepompos o prprio Filipe tributoulhe honras por ocasio de seu falecimento. Em seus Paralelos, Mironianos declara que Flon menciona algumas expresses conhecidas sobre os piolhos de Plato, dando a entender que o filsofo morreu de ftirase, (41) Plato foi sepultado na Academia, onde passou a maior parte de sua vida ensinando filosofia, e por isso a escola por ele fundada chamou-se Acadmica. Todos os discpulos juntaram-se l no cortejo fnebre. Seu testamento o seguinte: "Plato deixou estes bens e estas disposies: a propriedade em Ifistidai, limitada ao norte pela estrada que vem do templo de Cefsios, ao sul pelo templo de Heracls em lfistidai, a leste pela propriedade de Arqustratos de Frerroi, e a oeste pela de Flipos de Colidai, no poder ser vendida ou permutada por quem quer que seja; pertencer ao menino Adirnantos enquanto for possvel. (42) A propriedade em Eiresdai, que comprei de Calmacos, limitada ao norte pela propriedade de Eurimdon de Mrrinos, ao sul pela propriedade de Demstratos de Xepete, a leste pela de Eurimdon de Mirrinos e a oeste pelo rio Cfisos; a quantia de trs minas de prata, um vaso de prata pesando 165 dracmas, uma taa pesando 45 dracmas, um anel-sinete de ouro e um brinco de ouro pesando em conjunto quatro dracmas e trs bolos262a. O lapidrio Eucleides deve-me trs minas. Concedo a liberdade a rtemis. Deixo quatro serviais domsticos - Tcon, Bictas, Apolonides e Dionsios, (43) Mveis de acordo com o inventrio de que Demtrios .possui uma duplicata. Nada devo a ningum. Meus testamenteiros so Leostenes, Spusipos, Demtrios, Hegias, Eurimdon, Calmacos e Trsipos." Estas foram as suas disposies testamentrias. Sobre seu tmulo inscreveram-se os epitfios seguintes. Primeir0263: "Pelo esprito equilibrado e pelo carter justo destacou-se e aqui jaz Aristocls, homem divino. Se outros receberam grandes honrarias por sua sapincia, ele as recebeu ainda maiores, e a inveja no o persegue." (44) Outr0264: "Em seu seio aterra oculta o corpo de Plato, mas a sede imortal dos bemaventurados tem a alma do filho de Arston, honrado por todos os homens bons, embora more muito longe, porque viu a vida divina." E um terceiro, de data mais recente265: "A. Por que pairas sobre este sepulcro, guia? Dize-me: contemplas morada estrelada de algum dos deuses? B. Sou a imagem da alma de Plato, que voou at o limpos, enquanto tica retm o seu corpo nascido na terra." a a

estivesse entretendo-se nas proximidades de igina. Dizem tambm que ele mostrou um certo despeito diante de Aisquines, por causa de sua reputao j unto a Dionsios; quando Aisquines chegou corte foi menosprezado por Plato por causa de sua pobreza, mas recebeu o apoio de Arstipos. Idomeneus afirma que os discursos atribudos a Crton no crcere, quando este ltimo pretendia persuadir Scrates a fugir, so de Aisquines, porm Plato os atribui a Crton por causa de sua inimizade a Aisquines. (37) Em nenhum trecho de suas obras Plato refere-se a si mesmo, exceto no dilogo Da Alma25 7 e na Apologia 258 . Diz Aristteles259 que seu estilo se situa entre a poesia e a prosa. Favorinos comenta em algumas de suas obras que quando Plato leu seu dilogo Da Alma somente Aristteles permaneceu at o fim; todos os outros ouvintes retiraram-se antes. Alguns autores dizem que Flipos de Opus transcreveu as Leis, deixadas por Plato em plaquetas enceradas, e segundo consta, Flipos o autor da Eptnomis. Euforion e Panitios sustentam que o incio da Repblica foi encontrado com muitas correes e alteraes, e Aristxenos afirma que a prpria Repblica est quase toda escrita nas Antilogias de Protagoras. (38) De acordo com a tradio, a primeira obra composta por Plato foi o Faidros. Realmente, o assunto constante dele tem algo de juvenil. Diciarcos, por seu turno, critica todo o seu estilo, julgando-o vulgar. Conta-se que Plato viu certa vez uma pessoa jogando dados e a censurou; a pessoa alegou que a aposta pouco significava, e Plato retrucou: "Mas o hbito no significa pouco." Tendo algum perguntado ao filsofo se seriam escritas memrias sobre ele, a exemplo do que fizeram com seus predecessores, Plato respondeu: "Primeiro deve-se conquistar a fama; depois haver muitas memrias." Um dia, Xenocrates o visitou e Plato pediu-lhe que castigasse seu escravo, alegando que se sentia impossibilitado de faz-lo por estar encolerizado. (39) Conta-se tambm que ele disse a um de seus servos: "Eu te aoitaria se no estivesse encolerizado." Montando certa vez a cavalo o filsofo desceu em seguida, declarando que no queria ser contagiado pelo orgulho dos cavalos. Aos brios Plato aconselhava a se olharem num espelho, pois se o fizessem abandonariam o hbito que tanto os desfigura. Jamais e em parte alguma convinha beber em excesso, costumava dizer o filsofo, a no ser na festa do deus criador do vinho. Ele tambm condenava dormir em excesso; de fato, Plato diz nas Leis260 que "ningum quando dorme bom para coisa alguma". (40) Esse filsofo tambm dizia que a coisa mais agradvel de se ouvir a verdade (outros afirmam que falar a verdade). Plato diz ainda nas Leis261 a respeito da verdade: "A verdade bela, estrangeiro, e durvel, porm algo de que difcil convencer os homens." Plato desejava deixar recordaes de si mesmo, nos amigos ou nos livros. Segundo alguns autores, ele se mantinha distante dos homens tanto quanto possvel. Sua morte, cujas circunstncias j mencionamos262, ocorreu no dcimo terceiro ano do reinado de Filipe, de acordo com a informao de Favorinos no
257. Fidon, 59 B. 258.34 A. 259. Fragmento 73 Rose, 260.808 B. 261. 663 E. 262. Veja-se o 2 deste livro.

;;

(45) H tambm o seguinte epitfio de nossa autoria266: "Se Foibos no tivesse dado a vida a Plato na Hlade, como poderia ter curado com as letras as almas dos homens? Seu filho Asclpios o mdico do corpo, da mesma forma que o da alma imortal Plato."

262a. O texto deste pargrafo e do seguinte inceno 263. Antologia Palatina, VII, 60. 264. Antologia Palatina, VII, 61. 265. Antologia Palatina, VII, 62. 266. Antologia Palatina, VII, 108.

nos manuscritos.

96

D10CENES LAtRTlOS

VIDAS E DOUTRINAS DOS FILOSOFOS ILUSTRES

97

E outro sobre as circunstncias de sua morte267: "Foibos criou para os mortais Asclpios e Plato, um para salvar o corpo, o outro para salvar a alma. De um banquete nupcial Plato partiu para a cidade que fundou e construiu no solo de Zeus." S10 esses os seus epitfios. (46) Seus discpulos foram: Spusipos de Atenas, Xenocrates de Calcdon, ~stteles de Stgeira, Fllipos de Opus, Hestiaios de Printos, Don de Siracusa, Amicos de Heraclea, rastos e Coriscos de Squepsos, Timlaos de Czicos, Euion de Lmpsacos, Pton e Heracleides de Ainos, Hipotals e Clipos de Atenas, Demtrios de Anfipolis, Heracleides do Pontos e muitos outros, entre os quais duas mulheres - Laostneia de Mantinea e Axiotea de Flis (segundo o ~temunho de Diciarcos a ltima vestia roupas masculinas). Alguns autores dizem que Tefrastos tambm foi seu ouvinte. Camailon acrescenta a essa relao o orador Hipereides e Licurgos. Polmon d a mesma informao. (47) Sabinos diz que Demstenes tambm foi seu discpulo, citando no quatto livro de seus Subsidios para a Crtica Mnesstratos de Tasos como sua fonte, e isso provvel. Agora, sendo tu um apreciador de Plato, e justamente, e como procuras zelosamente as doutrinas desse filsofo de preferncia s de todos os outros, consideramos necessrio aludir verdadeira natureza de seus discursos, ao arranjo dos dilogos e a seu mtodo de raciocnio indutivo, tanto quanto nos foi possvel oferecer de maneira elementar e sumria, a fim de que o material coligido a propsito de sua vida fosse completado com um breve esboo de suas doutrinas; realmente, nas palavras do provrbio seria como levar corujas a Atenas pretender expor extensamente cada detalhe. (48) Dizem que o primeiro escritor de dilogos foi Znon de Elea, mas Aristteles afirma no livro primeiro de sua obra Dos Poetas268, de acordo com as Memrias de Favorinos, que foi Alexmenos de Stira ou de Tos. Em minha opinio e de pleno direito o verdadeiro inventor do dilogo Plato, que pelo domnio do estilo pode reivindicar para si mesmo o primado tanto da beleza como da prpria inveno. Um dilogo um discurso composto de perguntas e respostas em torno de uma questo filosfica ou politica, com uma caracterizao conveniente dos personagens apresentados e com uma elocuo acurada. A dialtica a arte da discusso com o objetivo de refutar ou aprovar uma tese por meio de perguntas e respostas dos interlocutores. (49) So dois os tipos principais dos dilogos platnicos: um em que se apresenta a questo, e o outro em que se indaga. O primeiro se desdobra ainda em outros dois tipos: o terico e o prtico; desses o terico se divide em fsico e lgico, e o prtico em tico e politico. O dilogo em que se indaga tambm se desdobra em duas divises principais; uma cujo objetivo exercitar a discusso, e outra cujo ~bjetivo . a vitria na controvrsia; ao primeiro damos a denominao de ginsoco, e o distinguimos em maiutico, usando uma imagem tirada da obstetrcia, e e~. o~tro, o tentativo. O conveniente controvrsia chamamos de agonistico e dividimos em acusatrio (o que se dirige objeo) e demolidor (o que se dirige refutao ).
267. Antologia Palatina, VII, 109. 268. Fragmento 72 Rose,

(50) No se ignora que os autores distinguem e classificam diferentemente os dWogos, pois alguns dilogos eles chamam de dramticos, outros de narrativos, e .eutroS ainda de uma mistura dos dois, porm essa distino baseia-se mais no ponto de vista cnico que no filosfico. Alguns dilogos tratam da fisica, como o '"7lmaios; outros da lgica, como o Estadista, o Crtilos, o Parmenides e o Sofista; outros cratam da tica, como a Apowgia, o Crton, o Fidon, o Faidros e o Banquete, bem como o Menxenos, o Cleitofon, as Epfstolas, o Filebos, o Hiparcos, e os Rivais; finalmente outros tratam da poltica, como a Repblica, as Leis, Minos, Epnomis e o Atlntico269. (51) A classe da obstetrcia mental pertencem os dois Alcibiades, o Teages, o Lsis e '0 Laques, enquanto o Eutfron, o Mnon, o on, o Carmides e o Teitetos ilustram o mtodo tentativo, Ao mtodo da objeo pertence o Protagoras, e ao mtodo refutativo o Euiidemos, o Gorgias e os dois Hpias. J dissemos ento o bastante sobre a natureza do dilogo e quais so os seus aspectos distintivos. Considerando que h uma grande polmica entre os autores que afirmam que Plato formulou uma doutrinadogmtica e os que negam esse ponto de vista, impe-se um esclarecimento nosso a esse respeito. Ensinar dogmaticamente .i.propor dogmas, da mesma forma que legiferar propor leis. "Dogma" tem um duplo sentido: o que se opina e a prpria opinio. (52) O que se opina uma proposio, ~ a opinio uma concepo. Ora, Plato, quando tem uma convico firme, expe seus pontos de vista e refuta os pontos de vista falsos, porm, diante de questes obscuras ou dbias, suspende o 'juizo. Suas opinies pessoais ele apresenta por meio de quatro personagens: ;;S6crates, Trnaios, o hspede ateniense270 e o hspede eletic0271. Os hspedes estrangeiros no so, como alguns autores supem, Plato e Parmenides, e sim ".personagens imaginrias sem nome, pois mesmo quando Scrates e Tmaios esto falando sempre Plato que expe sua doutrina. Para- ilustrar a refutao de . opinies falsas Plato se serve, por exemplo, de Trasrnacos, Calicls, Polos, Gorgias, Protagoras, ou ainda Hpias, Eutdemos e outros semelhantes. (53) Qjrando quer demonstrar suas opinies, Plato se serve principalmente 'do mtodo indutivo, no de um modo exclusivo, mas sob duas formas. A induo consiste em partir de algumas verdades, e em chegar, por meio de certas premissas, a uma verdade semelhante a elas. H dois tipos de induo: uma em que se procede por meio de contradio, e a outra por consenso. No caso em que se procede por contradio a resposta a cada questo ser necessariamente o contrrio da posio de quem responde - por exemplo, "meu pai diferente de teu pai ou o , mesmo; se teu pai diferente do meu, sendo diferente do pai no um pai; mas, se ele o mesmo que meu pai, ento por ser o mesmo que meu pai ele ser meu pai". (54) E ainda: "Se o homem no um animal ser uma pedra ou uma vara; mas ele no nem uma pedra nem uma vara, pois uma criatura animada e se move por si mesmo; logo, um animal; mas, se ele um animal, e se um co ou um boi tambm um animal, ento o homem, sendo um animal, ser um co e um boi." Esse o tipo de induo em que se procede por contradio e discusso, e Plato o usou no para a exposio de sua doutrina dogmtica e sim para refutao.

269. Ou Crias, sobre a Atlntida. 270. Nas Leis. 271. No Sofista e no Estadista,

VIDAS E DOUTRINAS

DOS FILSOFOS

ILUSTRES

99

98

DICENES

UtRTlOS

~ i~duo. em que s~ procede pelo consenso dplice: ou se demonstra a cor:tc usao p~cular em dlscu.sso partindo do particular. ou se procede por via do urnversal medl.an~~ fatos particulares. A primeira forma prpria da retrica, e a segunda da dlale~ca. Por exemplo, na primeira forma indaga-se se algum cometeu um assassinato. A prova que esse algum foi encontrado na ocasio com manchas de sangue. (5.5)Essa uma forma retrica de induo, pois a retrica gira ~m torn~ de fatos p~culares e .no de universais; ela no indaga a respeito da jusna em SImesma, e Sl~ a .respeno de casos particulares de justia. A outra forma, onze ~e ~st~~~~~e pnmeiro a proposio geral por meio de fatos particulares pr pna a I euca: Por exemplo, pergunta-se se a alma imortal e se os vivos r~torn~ da morte; ISSO provado no dilogo Da Alma272 por meio de uma propo~O universal, demo.nstrando-se que dos contrrios se gera o contrrio. E a e~ma proposl~o um~e:~al ~stabelecida graas a certas proposies partcula~1s. ? sonalprovem da ~lgUla e vice-versa, e o maior provm do menor e vice-versa. atao v eu-se desse npo para firmar sua doutrina. (56) Mas, da ~~sma forma que antigamente apenas o coro se incumbia de ~epresen~ a trag~ha,. e mais tarde, para dar ao coro tempo de respirar, Tspis introduziu um pnmeuo ator p~oporcionando pausas ao coro, e squilo um segundo ator, e Sfocles u".l te~celro, f~endo a tragdia chegar sua plenitude, da ~esma fo.rma a fil~sofi~ pnmeuo dedicou-se unicamente natureza; depois, com cr~tes, ImtroduzlU ~ enca como segundo assunto, e com Plato a dialtica como terceiro, evando assim a filosofia sua perfeio. dos T~:silos ?i~ que Plato p':lblicou seus dilogos em tetralogias, semelhana ~ ~ t~cos, que pa~Clpavam com .quatro peas das competies dramticas as Dionsias, as Lnaias, as Panatenaias e o festival dos Qutroi. A ltima das quaaltro .peas era um drama satrico, e as quatro juntas chamavam-se uma tetr ogia. (57) O mes~o .Tr~il?s diz que os dilogos autnticos so cinqenta e seis ao c0x:;, a:;;,publzca divida em dez livros (Favorinos opina no segundo livro das onas d ar as que ela se encontra quase toda nas Antilogias de protagoras273) e as ts em oze. So, portanto, nove tetralogias, se computarmos a Reoblica e as Leis como uma obra cada um a. A pnmelra tet ralozi desenvolve um assunto comum s . . r ogIa q~atr~ ob~~s, querendo mostrar como deve ser a vida do filsofo. A cada uma das oras do a os antepe um duplo ttulo, um tirado do nome dos interlocutores eo outro o assunto. '
,.

r;;?~,' z:~
Santi~

Essa te.tralogia, ento, que a primeira, comea com o Eutfron ou Da dil e,' ~m dilogo t~ntatlvo; em segundo lugar vem a Apologia de Scrates um r/"do0go etDlco lem ~ercelro vem o Crton ou Do que se Deve Fazer; em quarto v~m o ; riu n ou - a Ama ' igualm e~ t e enco. A segun d a tetralogia. comea com o Crtilos ou " d ,. D a Correao os Nomes ' um dilog o lzi . seguem-se o Teitetos ou Do Conhecimento, dil . gico: ~~narl u?ago tent~uvo, ~ Sofista ou Ser, um dilogo lgico, e o Estadista ou Da bem lgICO.A t~rcelra tetralogia inclui o Parmenides ou Das Idias, l icoq o g ~ al e os ou L!0 Prazer, tico, o Banquete ou Do Bem tico e o Faidros ou Do ' , A mor, 19u mente tico.

F7

,?o

(59) A quarta tetralogia inclui o Alcibades I ou Da Natureza do Homem, dilogo roaiutico, o Alcibades 11 ou Da Prece, tambm maiutico, o Hparcos ou o Ambicioso, ~co, e os Rivais ou Da Filosofia, igualmente tico. A quinta tetralogia inclui o Teages ou Da Filosofia, dilogo rnaiutico, o Carmides ou Da Moderao, tentativo, o Laques ou Da Coragem, maiutico, e o Lisis ou Da Amizade, tambm maiutico. A sexta tetralogia inclui o Eutdemos ou O Erstico, dilogo refutativo, o Protagoras ou Os Sofistas, critico, o Gorgias ou Da Retrica, refutativo, e o Mnon, ou Da Excelncia, tentativo. (60) A stima tetralogia inclui os dois dilogos intirulados Hpias (o primeiro Da Beleza e o segundo Da Falsidade), dilogos refutativos, o Ion ou Da Iliada, tentativo, e o Menxenos ou Orao Fnebre, tico. A oitava tetralogia inclui o Cleito/on, dilogo tico, a Repblica ou Da justia, poltico, o Tmaios ou Da Natureza, fsico, e o Crtias ou Atlntico, tico. A nona tetralogia inclui o Minos ou Da Lei, dilogo politioo, as Leis ou Da Legislao, tambm poltico, a Epmomis ou Colquio Noturno ou O Filsofo, poltico, (61) e finalmente as Epstolas, em nmero de treze, ticas. PIaro iniciava essas epstolas com a expresso "Passa Bem", enquanto Epicuros comeava-as com "Vive Bem" e Clon com "Salve". As epstolas so endereadas: uma a Aristdemos, duas a Arquitas, quatro a Dionsios; a Henneias, rasros e Coriscos, uma a cada um; uma a Laodamas, uma a Don, uma a Perdicas, e duas aos amigos de Don. Esta a classificao de Trasilos e de outros autores. Alguns, inclusive o gramtico Aristfanes, agrupam os dilogos arbitrariamente em trilogias. Na primeira trilogia pem a Repblica, o Tmaios e o Crias; (62) na segunda o Sofista, o Estadista e o Crtilos; na terceira as Leis, o Minos e a Epnomis; na quarta o Teitetos, o Eutfron e a,tpologia; na quinta o Crton, o Fidon e as Epstolas. Seguem-se os outros dilogos um a um sem uma classificao regular. ,0 Alguns crticos, como j dissemos, comeam pela Repblica, outros pelo Alcibades Maior, outros ainda pelo Teages, pelo Eutfron, pelo Cleitoton, pelo Tmaios, pelo ~ Faidros, pelo Teitetos, enquanto muitos comeam pela Apologia. Todos so I concordes em considerar apcrifos os seguintes dilogos: o Mdon ou o Criador de Cavalos, o Erxias ou Erasstratos, o Alcon, o Acfalo ou Ssifos, o Axocos, o Fecios, o Demdocos, o Quelidon, o Stimo Dia e o Epimenides. N quinto livro de suas Memrias Favorinos diz que o Alcon provavelmente obra de um certo Lon. (63) Plato usa termos diferentes com o objetivo de tomar seu sistema menos acessvel aos ignorantes. Mas, num sentido especialssimo, ele considera a sabedoria a cincia do inteligvel e do real, que tem por isso como seu campo de indagao, diz o filsofo, a divindade e a alma separada do corpo. Num sentido especial sabedoria significa para Plato tambm filosofia, que um anseio pela sabedoria divina. Num sentido geral ele entende por sabedoria toda experincia, como quando chama sbio o arteso. Plato aplica os mesmos tennos com significaes muito diferentes - por exemplo a palavra phaulos ("modesto", "comum") valendo como haplous ("simples"), usada nesse sentido em relao a 274 Heracls no seguinte trecho do Licmnios de Eurpides : "Simples, sem malcia, excelente nos maiores feitos, instilando toda a sapincia em seus atos, distante do rumor da praa pblica." (64) s vezes, entretanto, Plato usa a mesma palavra Iphaulos) para significar ora o que mau, ora o que pequeno, e usa com freqncia termos diferentes

272. Fidon, 70 D - 72 A. 273. Fragmento 5 Diels-Kranz. Veja-se o 37 deste livro.

274. Fragmento

473 Nauck.

100

mOCENES

LAtR1l0S

VIDAS E DOUTRINAS

DOS FILSOFOS

ILUSTRES

101

para exprimir a mesma coisa. Por exemplo, para exprimir a idia (idea) ele adota eidos (~orma), genos (gnero), pardeigma (arqutipo), arkh (princpio), ition (causa). Usa ainda termos opostos para exprimir o mesmo sentido. Por exemplo, chama aistheton (o sensvel) ente (on) e no-ente (m on): "ente" porque produto de um d~venir, "no-ente" porque muda incessantemente. Define a idia como o que nao se move nem permanece, e chega a cham-Ia de unidade e multiplicidade. E costuma fazer o mesmo em numerosos casos. \65) A e~eg~se de seus dilogos apresenta trs aspectos. Primeiro necessrio exphcar.a significao de cada afirmao, considerada isoladamente; depois necessrio d~clar~ a razo da afirmao, se feita por um princpio fundamental ou para servir de ilustrao, ou se se destina a firmar a doutrina ou a refutar o interlocutor; em terceiro lugar necessrio explicar se a afirmao enunciada corretamente. Como alguns estudiosos acrescentam sinais crticos s suas obras devemos d~zer algu~as palavras a esse re~peito. A letra X (khi) usada para indic:ar expressoe~ pe~uhares e figuras de retnca, e de um modo geral as expresses idiomticas habltu~s ?e Plato. A dipl ( chama a ateno para as doutrinas e opinies caractensncas de Plato. (66) A letra X .1,(- pontuada indica trechos notveis por seu contedo ou beleza estilstica. A dipl pontuada> assinala as correes introduzidas no texto pelos editores. O obels pontuado (+) chama a ateno para as p~sagens cOI?sideradas suspeitas sem razo. O antisigma pontuado ( ::).), repetioes e transcn~es de palavras; o kerunion (-z....?) a escola filosfica;o asterisco (*), o acord~ d?s vrios pontos da doutrina; o obels ( - ) uma passagem espria. Bastam e~sas indicaes a respeito de sinais crticos e das obras de Plato em geral. Como diz Antgonos de Caris tos em sua Vida de Znon, quando foram feitas novas edies com os sinais crticos quem quisesse consult-Ias tinha de pagar cena importncia aos donos das mesmas. (67) A doutrina de Plato a seguinte. Ele dizia que a alma imortal, e tran~mlgrando reveste-se de muitos corpos275 e tem origem aritmtica, enquanto a.ongem do corpo ~ ge?mtrica276. D~finia a alma como a idia do sopro vital difuso. em tod~ as direes. ~firmava ainda que a alma se move por si mesma e se compoe de tres p.~es: a ~aClonal, com sede na cabea, a passional, com sede no corao, e a a~etltlva, cuJa sede est no umbigo e no figad0277. (68) A parnr do centro a alma se irradia para todos os lados do corpo em um crculo, e se compe de elementos, e, sendo dividida a intervalos harmnicos, forma dois crculos conjugados entre si; o crculo interior, dividido em seis partes, forma ao todo sete crculos, e se move por meio de sua diagonal para a esquerda; o outro se .mov~ lateralmente para a direita. E pelo fato de ser nico este circulo tem a primazra, pOIS o outro crculo interior dividido. O primeiro o circulo do Mesmo, e os ?emais so os. crculos do Outro, e Plato diz que o movimento da alma o movimento d~ universo juntamente com as revolues dos planetas278. (69) Sendo,d~termmada dessa ~aneira a diviso a panir do centro para os extremos, que e ajustada em harmorua com a alma, esta conhece aquilo que e a
275. 276. 277. 278. Timaios ; 42 B T(maios, 54 A Tmaios, 69 C Ttmaios, 36 D e seguintes, e seguintes. e seguintes, - 117 C.

ajusta harmoniosamente porque tem os elementos harmonicamente dispostos em si mesma. A opinio se forma quando o crculo do Outro revolve-se na direo certa. e o conhecimento se forma em decorrncia do movimento do crculo do Mesmo. Plato admite dois princpios universais - Deus e a matria - e chama Deus de esprito e causa; a matria informe e ilimitada e dela se geram os compostos279; a matria, que no incio dos tempos se movia de maneira desordenada, diz ele, foi concentrada em um nico lugar por Deus, que considerava a ordem melhor que a desordem. (70) Essa substncia, diz Plato, conveneu-se nos quatro elementos - fogo, gua, ar e terra -, dos quais gerou-se o universo e o que existe nele. Piaro afirma ainda que somente a terra imutvel, por causa da peculiaridade das figuras geomtricas que constituem seus elementos. As figuras dos outros elementos, diz ele, so homogneas; efetivamente, todas consistem num tringulo escaleno, que nico e o mesmo - somente a terra tem um tringulo de forma peculiar -; o elemento do fogo uma pirmide, o do ar um octaedro, o da gua um icosaedro, o da terra um cubo. Por isso a terra no pode transformar-se nos outros elementos, nem estes na terra. (71) Mas, os elementos no esto separados cada um em seu prprio lugar, porque a revoluo do cu une suas partculas, comprimindo-as e forando-as na direo do centro, enquanto separa as grandes massas. Por isso, do mesmo modo que mudam de forma, tambm mudam de lugar280. E h um s universo criad028 I, formado por Deus de modo a ser percebido pelos sentidos, animado porque o que animado superior ao que inanimad0282. Essaobra se deve a um demiurgo sumamente bom 283. O universo foi feito nico e no-ilimitado, porque o modelo segundo o qual foi feito era nico. E ele esfrico porque esta a forma de seu criador. (72) Esse criador, de fato, contm todos os seres vivos, e esse universo contm as formas de todos eles284. Ele liso e no tem rgo algum em torno de si, pois no necessita de rgos. O universo permanece imperecvel porque no pode dissolver-se na divindade285. E a causa de toda a criao Deus, porque o bem por natureza benfeitor286, e a criao do universo tem por sua causa o bem mais alto. Com efeito, a mais bela das coisas criadas deve-se melhor das causas inteligiveis287, de tal modo que, sendo essa a natureza de Deus e sendo o universo semelhante ao melhor em sua beleza perfeita, a nenhuma outra criatura poder assemelhar-se seno a Deus. (73) O universo compe-se de fogo, gua, ar e terra; de fogo para ser visvel, de terra para ser slido, de gua e de ar para ser proporcional288 (as foras representadas pelos slidos se conjugam graas a mediedades'', de maneira a assegurar a
Tmaios, 50 D-E, 51 A. Timaios, A-C. Timaios, 111 A-B, 33 A, 55 C-O, 92 C. Tmaws, 30 B. Timaios, 30 A-B, 55 C-O. 284. Uma interpretao deturpada do Tmaios, 311 B. 285. Ttmaios, 113 A-O, 114 32 C, 63 A. B, 286. Timaios, 112 33 A, 38 B, 41 A, 411 C, D. 287. Tmaws, 29 E - 30 A, 42 E. 288. Timaios, 111 - 311 B A. 289: Para "medi~ade", veja-se Rivaud, introduo edio do Tmaios, (coleo "Les Belles Lettres"), pginas 411 seguintes. e 279. 280. 281. 282. 283.

90 E. 89 E.

102

DIGENES

LAtRTIOS

VIDAS E DOUTRINAS

DOS FILSOFOS

ILUSTRES

103

mediedade do todo); e o universo formado por todos os elementos a fim de ser perfeito e indestrutivel. O tempo foi criado como uma imagem da eternidade. O universo permanece para sempre em repouso, mas o tempo consiste no movimento do cu. A noite, o dia, os meses e o resto so partes do tempo; por isso o tempo no existe sem a natureza do universo, pois s enquanto existe o universo existe tambm o temp0290. (74) Para a criao do tempo foram criados o sol, a lua e os planetas; e Deus acendeu a luz do sol a fim de que o nmero das estaes e os seres animados participassem do nmero. A lua est no crculo imediatamente acima da terra e o sol no imediatamente seguinte, e nos circulos superiores esto os planetas. O universo em seu todo um ser animado, porque est ligado a um movimento animad0291. Para que o universo criado semelhana do ser inteligvel fosse absolutamente perfeito, foi criada a natureza dos outros seres animados. J que seu modelo os possua, o universo tambm deveria t-los. Os deuses so essencialmente gneos; as criaturas so de trs espcies: aladas, aquticas e terrestres292. (75) A terra a mais antiga de todas as divindades existentes no cu, e foi feita para determinar a noite e o dia; estando no centro, a terra se move em tomo do centr0293. J que h duas causas, necessrio afirmar - diz Plato - que algumas coisas se devem razo, enquanto outras tm uma causa necessria+. Estas ltimas so o ar, o fogo, a terra e a gua, que no so exatamente elementos, e sim recipientes de forma295. Eles se compem de tringulos; seus elementos constitutivos so o tringulo escaleno e o tringulo issceles296. (76) Ento, como havamos dito? so dois os princpios e as causas, cujos modelos so Deus e a matria. A matria necessariamente informe, semelhana de outros recipientes de forma. De todos estes h uma causa necessria, pois a matria, recebendo de algum modo as idias, gera as substncias, e se move porque sua fora desigual, e com seu movimento move em tomo de si as coisas por ela geradas. Todas essas coisas moviam-se, a princpio, irracional e desordenadamente, mas quando comearam a constituir o universo Deus, tanto quanto possvel, deu -lhes uma disposio simtrica e ordenada. (77) Como as duas causas j existiam antes da criao do cu, da mesma forma que o devenir em terceiro lugar, mas no eram distintas, embora na desordem deixassem entrever seus vestigios, quando o universo foi criado elas mesmas receberam uma disposio orgnica297. O cu formou-se de todos os corpos existentes. Plato acredita que Deus, semelhana da alma, seja incorpreo, e por via de conseqncia, absolutamente imune decomposio e paixo. Como j dissemos, esse filsofo admite as idias como causas e princpios graas aos quais o mundo das coisas naturais o que . (78) Sobre o bem e o mal ele diz o seguinte. O fim supremo a assimilao a Deus; a excelncia basta por si mesma felicidade, mas necessita ainda das apti290. 291. 292. 293. 294. 295. 296. 297. Tmaios, Tmaios, Tmaios, Tmaios, Tmaios, Tmaios, Tmaios, Tmaios,

37 D - 38 B. 38 C - 39 D. 30 C - 31 B. 40 B-C. 46 D-E, 47 E, 48 A, 68 E, 69 A. 49 A e segs., 50 B - 51 B, 52 A-B. 53 C-55 C. 52 D, 53 B, 57 C, 69 B-C.

des fisicas como instrumentos - a fora, a sade, uma sensibilidade aguada e outras aptides semelhantes -, e alm disso das prerrogativas externas - riqueza, nobreza de nascimento e boa reputao. O sbio, entretanto, ser feliz ainda que no possua qualquer delas. Ele participar da vida poltica, casar-se- e no violar as leis vigentes; tanto quanto lhe permitam as circunstncias dar leis sua ptria, a no ser que o estado das coisas lhe parea absolutamente irremedivel em decorrncia da predominncia excessiva do povo. (79) Plato pensa que os deuses observam as atividades humanas e que existem demnios298. Foi o primeiro a definir a noo do bem como aquilo que ao mesmo tempo louvvel, racional, til, apropriado e conveniente (todas essas noes esto estreitamente ligadas ao que conforme natureza e se coaduna com ela). PIaro tambm discorreu sobre o uso adequado das palavras, e foi de fato o primeiro a conceber sistematicamente a cincia de responder e interrogar corretamente, usando-a ele mesmo at o excesso. Nos dilogos esse filsofo considera a justia como sendo a lei de Deus, porque ela mais forte para incitar os homens prtica de atos justos, de modo a evitar que at aps a morte quem faz mal seja punido. (80) Por isso ele pareceu a alguns demasiadamente afeito aos mitos, tendo inserido em suas o bras narraes dessa natureza, a fim de que, parecendo incerta a sorte aps a morte299, os homens se mantivessem afastados das injustias. So essas, ento, as suas doutrinas. Segundo Aristtelesw, PIaro distinguiu as coisas do modo seguinte. Os bens esto no esprito ou no corpo, ou so externos. Por exemplo, a justia, a prudncia, a coragem, a moderao e outros sentimentos semelhantes esto no esprito; a beleza, uma boa compleio, a sade e a fora esto no corpo; so bens externos os amigos, a prosperidade da ptria e a riqueza. (81) So trs, portanto, as espcies de bens: os do esprito, os do corpo e os externos. H tambm trs espcies de amizade: uma delas natural, a outra social e a terceira est ligada hospitalidade. Por amizade natural queremos dizer a dos pais pelos filhos e a dos parentes entre si (outros animais alm do homem herdaram essa forma). Chamamos amizade social a que deriva da convivncia e nada tem a ver com o parentesco - por exemplo, a de Pilades e Orestes. A amizade hospitaleira a estendida a forasteiros em decorrncia de uma apresentao ou cartas de recomendao. A amizade, portanto, natural, social ou hospitaleira. Alguns autores acrescentam uma quarta espcie - o amor. (82) H cinco regimes polticos; um deles o democrtico, outro o aristocrtico, o terceiro o oligrquico, o quarto o monrquico e o quinto o tirnico. A forma democrtica aquela em que o povo detm o controle do poder e escolhe seus magistrados e suas leis. A forma aristocrtica aquela em que os govemantes no so nem os ricos, nem os pobres, nem os nobres, pois o Estado dirigido pelos melhores. A oligarquia a forma em que os governantes so escolhidos mediante o critrio de qualificao pelos bens possudos, pois os ricos so menos numerosos que os pobres. A monarquia regulada pela lei ou pela
298. Tmaios, respectivamente 299. Tmaios, 42 B. 300. Fragmento 114 Rose.

30 B, 44 C e 40 D.

l
104
DIOCENES LAtRTIOS VIDAS E DOUTRINAS DOS FILSOFOS ILUSTRES

105

hereditariedade. Em Canago a monarquia regulada pela lei, sendo o poder real posto venda 30 I. (83)Mas a monarquia na Lacedemnia e na Macednia hereditria, pois os habitantes selecionam o rei numa certa famlia. A tirania a forma em que os cidados so governados por um indivduo, mediante o uso da fraude ou da fora. Ento, os regimes polticos so: democracia, aristocracia, oligarquia, monarquia e tirania. As espcies de justia so trs: a relativa aos deuses, a relativa aos homens e a relativa aos mortos. As pessoas que sacrificam de conformidade com as leis e cuidam dos templos so obviamente piedosas em relao aos deuses; as que pagam os emprstimos e restituem os depsitos comportam -secorretamente em relao aos homens; e finalmente as que cuidam das sepulturas so obviamente justas para com os mortos. Sendo assim, uma das espcies de justia se relaciona com os deuses, outra com os homens e outra com os mortos. (84)H trs espcies de cincia: a prtica, a produtiva e a terica. A construo de ediflcios e a construo naval, por exemplo, so produtivas, porquanto possvel ver as obras produzidas por elas. A politica, a aultica e a citarstica e similares so cincias prticas, pois nada produzem de visvel, embora tenham algum efeito, nos dois ltimos casos o artista toca a flauta ou a citara, e no primeiro h uma participao na vida pblica. A geometria, a harmonia e a astronomia so cincias tericas, pois no produzem nem criam obra alguma; entretanto o gemetra considera o comportamento das linhas entre si, o estudioso de harmonia investiga os sons, e o astrnomo estuda os astros e o universo. Ento as cincias so tericas, prticas ou produtivas. (85) H cinco espcies de medicina: a farmacutica, a cirrgica, a diettica, a diagnstica e a medicina do pronto-socorro. A farmacutica cura as doenas com os remdios; a cirrgica cura cortando e cauterizando; a diettica prescreve regime para eliminar as doenas; a diagnstica atua mediante a determinao da natureza das enfermidades; e a medicina do pronto-socorro proporciona a remoo imediata da dor. As espcies de medicina, ento, so: a farmacutica, a cirrgica, a diettica, a diganstica e o pronto-socorro. (86)As divises da lei so duas: a escrita e a no-escrita. A lei escrita aquela sob a qual vivemos nas cidades, mas a que se originou dos costumes chama-se lei no-escrita - por exemplo, no andar despido na praa do mercado e no vestir trajes femininos sendo-se homem. Nenhuma lei impede essas atitudes, mas nem por isso as adotamos porque so proibidas pela lei no-escrita. H cinco espcies de discursos, das quais uma a de que se servem os polticos nas assemblias; a chamada eloqncia poltica. (87) Outra espcie a usada pelos retores em composies escritas para uma exibio, ou elogio, ou censura, ou para acusao; essa espcie chama-se retrica. A terceira espcie de discurso a de pessoas conversando entre si em carter privado, e se chama o modo de falar na vida ordinria. Outra espcie de discurso a linguagem dos que conversam por meio de perguntas e respostas breves; essa espcie chama-se dialtica. A quinta espcie a fala dos artfices conversando a propsito de seus assuntos tcnicos; a chamada linguagem tcnica. Temos ento o discurso politico, o retrico, o da conversao ordinria, o dialtico e o tcnico.
301. Vejam-se Plato, Repblica, 544 D, e Aristteles, Poltica, 1273 a 36.

(88)A msica se divide em trs espcies. Uma emprega somente a boca, como o canto; a segunda se obtm com uso da boca e das mos, como o canto acompanhado pela ctara; a terceira espcie se produz apenas com as mos - por exemplo, a msica da citara. Temos ento a msica produzida somente com a boca, a produzida com a boca e as mos, e a produzida apenas com as mos. A nobreza divide-se em quatro espcies; numa delas, quando os antepassados foram excelentes e tambm justos, diz-se que seus descendentes so nobres; na outra, quando os antepassados foram principes ou magistrados, diz-se tambm que seus descendentes so nobres. A terceira espcie ocorre quando os antepassados foram ilustres - por exemplo, exerceram comandos militares ou obtiveram vitrias nos jogos nacionais -; chamam-se ento seus descendentes de nobres. (89)Existe ainda outra espcie, que ocorre quando se nobre por generosidade e magnanimidade, porque ainda neste caso se nobre; dessa nobreza diz-se que a suprema. Ento a nobreza deriva de antepassados excelentes, ou poderosos, ou gloriosos, ou da prpria excelncia individual. H trs espcies de beleza: uma digna de louvor, como a formosura visveldo corpo, a outra til, como no caso de um instrumento, de uma casa ou de coisas semelhantes em que se combinam beleza e utilidade; na terceira a beleza ao mesmo tempo benfica, como as leis, os costumes e similares. A beleza, ento, digna de louvor, ou til, ou benfica. (90) A alma divide-se em trs partes: uma racional, uma apetitiva e uma irascvel. Destas, a racional a causa da resoluo, da reflexo, do pensamento e similares. A parte apetitiva da alma a causa da vontade de comer, do desejo sexual e similares, enquanto a parte irascvel a causa da coragem, do prazer, da dor e da clera. Ento, uma parte da alma racional, outra apetitiva e outra irasdvel. H quatro espcies de excelncia perfeita: a prudncia, ajustia, a coragem e a moderao. (91)Destas, a prudncia a causa da conduta correta, ajustia a causa do comportamento justo nas relaes pessoais e de negcios, e a coragem nos leva a no ceder e a manter a firmeza diante do perigo e do medo. A moderao a causa do domnio das paixes, de maneira a jamais sermos escravizados por qualquer prazer e a levarmos uma vida ordeira. A excelncia ento inclui primeiro a prudncia, depois a justia, em terceiro lugar a coragem e em quarto a moderao. O mando divide-se em cinco espcies; uma legal, outra natural, outra consuetudinria, uma quarta hereditria e a quinta violenta. (92) Os magistrados nas cidades, quando eleitos por seus concidados, governam de acordo com a lei. Os mandantes naturais so os do sexo masculino, no somente entre as criaturas humanas, mas tambm entre os outros animais, pois os machos em todos os casos exercem um amplo domnio sobre as fmeas. O mando consuetudinrio o exerccio de uma autoridade como a dos preceptores sobre as crianas e a dos professores sobre seus alunos. O mando hereditrio pode ter como exemplo o dos reis lacedemnios, pois a dignidade real se restringe a certa famlia. A monarquia macednia tambm se fundamenta na sucesso dos membros de uma mesma estirpe. O mando violento o imposto mediante violncia ou fraude, contra a vontade dos cidados. Essa espcie de mando se chama violento. Ento, o mando legal, ou natural, ou consuetudinrio, ou hereditrio, ou violento. (93)So seis as espcies de retrica. Q.uando os oradores insistem numa guerra ou aliana com um Estado vizinho, essa espcie de retrica chama-se persuaso.

106

mOGENES

LAtRTIOS

VIDAS E DOUTRINAS

DOS F1LSOFOS

ILUSTRES

107

Ql1ando falam contra a guerra ou aliana e aconselham os ouvintes a permanecerem em paz, essa espcie de retrica se chama dissuaso. Ocorre a terceira espcie quando um orador afirma que algum est praticando uma injustia ou declara que tal pessoa autora de muitos males; essa espcie se chama acusao. D-se o nome de defesa quarta espcie de retrica, e ela ocorre quando o orador demonstra que ele ou seu cliente no cometeu injustia e que sua conduta nada tem de anormal; essa espcie se chama defesa. (94) Aparece uma quinta espcie de retrica quando um orador fala bem de algum e prova que essa pessoa excelente; o nome dado a essa espcie encmio. A sexta espcie ocorre quando o orador demonstra que algum indigno; a essa espcie d-se o nome de invectiva. Ento, a retrica inclui o encmio, a invectiva, a persuaso, a dissuaso, a acusao e a defesa. A oratria bem-sucedida pressupe quatro condies: dizer o que deve ser dito, falar durante o tempo necessrio, adequar a fala audincia, e falar no momento oportuno. O que necessrio dizer deve ser til a quem fala e a quem ouve; a durao da fala no deve ser maior nem menor que o suficiente; (95) quanto s pessoas a quem o orador se dirige, necessrio adequar o discurso idade dos ouvintes, tendo em conta a circunstncia de estar falando a ancios ou jovens; quanto oportunidade, necessrio falar no momento oportuno, nem antes, nem depois; se assim no for o orador ser mal-sucedido e no estar falando acertadamente. A beneficncia divide-se em quatro espcies: por meio do dinheiro, do corpo, da cincia ou da palavra. A beneficncia pecuniria ocorre quando se ajuda com dinheiro a quem precisa de assistncia em caso de necessidade; presta-se um beneficio com o corpo quando se socorre e salva algum que est sendo espancado. (96) Os educadores e os mdicos e todos que ensinam alguma coisa valiosa beneficiam por meio da cincia; aqueles que entram nos tribunais para pronunciar um discurso persuasivo em defesa de algum beneficiam com a palavra. Ento os beneficios so conferidos por meio de dinheiro, ou do corpo, ou da cincia, ou da palavra. Determina-se a finalizao ou a realizao das coisas de quatro maneiras. A primeira a promulgao de um dispositivo legal, quando sancionado um decreto e esse decreto passa a vigorar. A segunda pela natureza, quando o dia, o ano e as estaes se completam. A terceira pelas regras da arte, como por exemplo quando a arte do construtor civil completa uma casa, ou quando a arte do construtor naval completa uma nau. (97) Na quarta espcie as coisas se completam por acaso, quando as coisas acontecem contra a expectativa. Ento, a finalizao e a realizao das coisas devem-se lei, ou natureza, ou arte, ou ao acaso. H quatro espcies de capacidade de fazer. A primeira o que se pode fazer com o pensamento - por exemplo, calcular ou prever -; a segunda o que se pode fazer com o corpo, como viajar, dar, receber e similares; a terceira o que se pode fazer com um grande nmero de soldados ou com muitos recursos, como quando se diz que um rei tem muita capacidade de fazer; a quarta consiste em proporcionar ou receber o bem e o mal; assim, podemos estar enfermos, ou sos, ou ser instruidos, e coisas semelhantes; ento, a capacidade de fazer est no pensamento, ou no corpo, ou nos exrcitos e recursos, ou em proporcionar e receber.

, (;

(98) So trs as espcies de filantropia: uma mediante saudaes, como quando' certas pessoas se dirigem a outras que enCOntram e, apertando-lhes a mo direita, sadam-nas cordialmente; ocorre outra espcie quando algum propenso a ajudar qualquer pessoa necessitada; outra espcie de filantropia a daquelas pessoas que gostam de oferecer jantares. A filantropia se mostra, ento, mediante a saudao, ou o beneficio, ou a hospitalidade e o gosto do convvio social. A felicidade depende de cinco requisitos; um deles a sabedoria nas deliberaes; outro a plenitude dos sentidos e a sade fisica; o terceiro o sucesso nas iniciativas; o quarto a boa reputao entre os homens; o quinto a abundncia de riquezas e de outros recursos que facilitam a vida. (99) A sabedoria nas deliberaes deriva da educao e de uma vasta experincia; a plenitude dos sentidos depende das partes do corpo, de tal forma que se vemos com os olhos, ouvimos com os ouvidos e percebemos o que deve ser percebido com o nariz e com a boca, essa condio a plenitude dos sentidos; o sucesso consiste na realizao correta dos objetivos que todo o homem excelente deve ter em vista; um homem tem boa reputao quando ouve falarem bem de si. A abundncia de recursos existe quando possvel enfrentar as necessidades da vida de maneira a poder beneficiar os amigos, e fazer face aos encargos pblicos com magnificncia. Ql1em possui todos esses requisitos perfeitamente feliz. Ento, fazem parte da felicidade a sabedoria nas deliberaes, a plenitude dos sentidos e a sade fsica, o sucesso, a glria, e a abundncia de recursos. (100) As artes dividem-se em trs espcies. A primeira espcie consiste na minerao e no aproveitamento das florestas, que so artes produtivas; a segunda espcie inclui as artes do ferreiro e do carpinteiro, que so artes transformadoras; com efeito, do ferro, o ferreiro faz as armas, e o carpinteiro transforma a madeira em flautas e liras. A terceira espcie a que se aproveita dos resultados da anteriorpor exemplo a arte eqestre, que se serve dos freios, a arte da guerra, que utiliza as armas, e a msica das flautas e da lira. So trs, ento, as espcies de arte: a primeira, a segunda e a terceira mencionadas acima: , (10 I) O bem se divide em quatro espcies. Uma delas a posse da excelncia, que chamamos de bem no sentido prprio; outra a prpria excelncia e a justia, que classificamos de bens; a terceira inclui os alimentos, os exerccios fsicos benficos e os remdios; a quarta espcie, que afirmamos ser um bem, inclui a aultica, a arte teatral e similares. Ento, dizemos que as espcies de bens so quatro: a posse da excelncia, a prpria excelncia; os alimentos e os exerdcos fsicos benficos, e a aultica, a arte teatral e a arte potica. (102) Das coisas existentes umas so ms, outras so boas, e outras so neutras. Qpalificamos de ms as coisas que sempre podem ser prejudiciais, como por exemplo a falta de discernimento, a estultcia, a injustia, e similares. Os contrrios dessas coisas so bons. Mas, as coisas que s vezes podem beneficiar e s vezes podem prejudicar, tais como caminhar, sentar, comer, ou que no podem de forma alguma beneficiar nem prejudicar, essas no so nem boas nem ms. Ento, todas as coisas so boas, ou ms, ou neutras. (103) Um bom governo num Estado existe em trs casos: quando as leis so srias dizemos que h um bom governo; quando os cidados observam as lei institudas, dizemos tambm nesse caso que h um bom governo; quando, mesmo sem a ajuda das leis, o povo se deixa guiar pelos costumes e instituies, dizemos ainda que h um bom governo. Ento, o

108

DIGENES

LAtRTIOS

VIDAS E DOUTRINAS

DOS FILSOFOS

ILUSTRES

109

bom governo resulta das boas leis, ou da fidelidade s leis instituidas, ou da vida pblica marcada pelos bons costumes e boas instituies. O mau governo existe igualmente em trs casos: quando as leis so ms tanto para os estrangeiros como para os cidados; (104) quando no h obedincia s leis vigentes; e quando no h lei alguma. Ento, o mau governo ocorre quando as leis so ms, quando no so observadas, ou quando no h lei alguma. Os contrrios dividem-se em trs espcies. Por exemplo, dizemos que os bens so contrrios aos males, a justia injustia, a sabedoria ignorncia, e assim por diante; e dizemos tambm que os males so contrrios aos males - por exemplo, a prodigalidade contrria mesquinhez, e ser torturado injustamente contrrio a ser torturado justamente, e o mesmo com outros males semelhantes. Mais ainda: o pesado contrrio ao leve, o veloz ao lento, o negro ao branco, e esses pares no so nem bons nem maus, mas so contrrios entre si. (105) Sendo assim, alguns contrrios so opostos, como o bem e o mal, outros como males a males, e outros, como coisas que no so nem boas nem ms, so opostos entre si. H trs espcies de bens: os que podem ser possuidos, os que podem ser partilhados com outrem, e os existentes por si mesmos. A primeira espcie, ou seja, aos que podem ser possuidos exclusivamente, pertencem a justia e a sade; seguinte pertencem aqueles dos quais se pode participar, embora no possam ser possudos exclusivamente, como o bem em si mesmo, que no podemos ter, mas do qual podemos apenas participar. Os bens que existem por si mesmos existem necessariamente, mas no admitem posse nem participao. Por exemplo, ser excelente e justo um bem, porm essas coisas no podem ser possuidas nem partilhadas, devendo existir necessariamente por si mesmas. Dos bens, ento, ~guns so possuidos exclusivamente, alguns so partilhados, e outros existem por SI mesmos. (106) Os exemplos dividem-se em trs espcies: uns podem tirar-se do passado, outros do futuro e outros do presente. Os tirados do passado constituem lies, como o fato de os lacedemnios terem sofrido por confiar nos outros. Os exemplos tirados do presente servem para demonstrar a fragilidade das muralhas, a covardia dos homens e o risco da escassez dos suprimentos. Um exemplo baseado no futuro , entre outros, no insistir em levantar injustamente suspeio contra as embaixadas, para evitar que a Hlade perca a sua credibilidade. Ento, os exemplos derivam do passado, do presente e do futuro. (107) A voz divide-se em duas espcies: a animada e a inanimada. A voz das criaturas vivas animada, os sons e os rumores so inanimados. Da voz animada uma articulada e a outra inarticulada. A voz dos homens articulada, a dos animais inarticulada. A voz, ento, animada ou inanimada. Das coisas existentes algumas so divisiveis, outras so indivisiveis. Das coisas divisiveis algumas so divisiveis em partes semelhantes, e outras em partes dissemelhantes. So indivisiveis as coisas que no admitem diviso e no se compem de elementos - por exemplo, a unidade, o ponto e anota musical-; so divisveis as coisas compostas, como a slaba, a consonncia musical, os animais, a gua, o ouro. (108) So homogneas as coisas constituidas de partes iguais, e o todo difere ~as .partes apenas no volume, como a gua, o ouro e tudo que pode ser fundido, e Similares. So heterogneas as coisas constituidas de partes dissimilares, como uma casa e coisas do mesmo gnero. Ento, das coisas que existem algumas so

divisveis e outras so indivisiveis; das divisiveis, umas so homogneas e outras so heterogneas. Das coisas existentes umas so absolutas e outras chamam-se relativas. Dizemse existentes em sentido absoluto as coisas que no exigem explicao alguma, como homem, cavalo e os outros animais, pois para entender o que so essas coisas no h necessidade de explicaes. (109) As coisas chamadas relativas necessitam de alguma explicao, como aquilo que maior que outra coisa, ou mais rpido que outra coisa, ou mais belo, e assim por diante; de fato, o maior pressupe um menor, e o mais veloz mais veloz que outro. Ento, das coisas que existem algu"mas so absolutas e outras so relativas. E dessa maneira, segundo Aristteles, Plato costumava distinguir tambm as coisas primrias. Existiu outro Plato, um filsofo de Rodes, discpulo de Panitios, como diz o ~ gramtico Sleucos no primeiro livro de sua obraDa Fosofia; e outro um peripat!. tico discpulo de Aristteles; e ainda outro, discpulo de Praxifanes; e finalmente o ~, poeta da Comdia Antiga.

You might also like