You are on page 1of 2

A ELA

Quem s tu que me atormentas Com teus prazenteiros sorrisos? Quem s tu que me apontas As portas dos parasos?

Imagem do cu s tu? s filha da divindade? Ou vens prender em teus cabelos A minha liberdade?

V V. Exa., Sr. presidente, que nesse tempo, o nobre deputado era inimigo de todas as leis opressoras. A assemblia tem visto como ele trata as leis do metro. Todo o resto do discurso foi assim. A minoria protestou. Lus Tinoco fez-se de todas as cores, e a sesso acabou em risada. No dia seguinte os jornais amigos de Lus Tinoco agradeceram ao adversrio deste o triunfo que lhe proporcionou mostrando provncia uma antiga e brilhante face do talento do ilustre deputado. Os que indecorosamente riram dos versos, foram condenados com estas poucas linhas: H dias um deputado governista disse que a situao era uma caravana de homens honestos e bons. caravana, no h dvida; vimos ontem os seus camelos. Nem por isso, Lus Tinoco ficou mais consolado. As cartas ao Dr. Lemos comearam a escassear, at que de todo cessaram de aparecer. Decorreram assim silenciosos uns trs anos, ao cabo dos quais o Dr. Lemos foi nomeado no sei para que cargo na provncia onde se achava Lus Tinoco. Partiu. Apenas empossado do cargo, tratou de procurar o ex-poeta, e pouco tempo gastou recebendo logo um convite dele para ir a um estabelecimento rural onde se achava. H de me chamar ingrato, no? disse Lus Tinoco, apenas viu assomar porta de casa o Dr. Lemos. Mas no sou; contava ir v-lo daqui a um ano; e se lhe no escrevi... Mas que tem doutor? est espantado? O Dr. Lemos estava efetivamente pasmado a olhar para a figura de Lus Tinoco. Era aquele o poeta dos Goivos e Camlias, o eloqente deputado, o fogoso publicista? O que ele tinha diante de si era um honrado e pacato lavrador, ar e maneiras rsticas, sem o menor vestgio das atitudes melanclicas do poeta, do gesto arrebatado do trbuno, - uma transformao, uma criatura muito outra e muito melhor. Riram-se ambos, um da mudana, outro do espanto, pedindo o Dr. Lemos a Lus Tinoco lhe dissesse se era certo haver deixado a poltica, ou se aquilo eram apenas umas frias para renovar a alma. Tudo lhe explicarei, doutor, mas h de ser depois de ter examinado a minha casa e minha roa, depois de lhe apresentar minha mulher e meus filhos... Casado? H vinte meses. E no me disse nada!

Ia este ano corte e esperava surpreend-lo... Que duas criancinhas as minhas... lindas como dois anjos. Saem me, que a flor da provncia. Oxal paream tambm com ela nas qualidades de dona de casa; que atividade! que economia!... Feita a apresentao, beijadas as crianas, examinado tudo, Lus Tinoco declarou ao Dr. Lemos que

definitivamente deixara a poltica. De vez? De vez. Mas que motivo? desgostos, naturalmente.

No; descobri que no era fadado para grandes destinos. Um dia leram-me na assemblia alguns versos meus. Reconheci ento quanto eram pfios os tais versos; e podendo vir mais tarde a olhar com a mesma lstima e igual arrependimento para as minhas obras polticas, arrepiei carreira e deixei a vida pblica. Uma noite de reflexo e nada mais. Pois teve nimo?... Tive, meu amigo, tive nimo de pisar terreno slido, em vez de patinhar nas iluses dos primeiros dias. Eu era um ridculo poeta e talvez ainda mais ridculo orador. Minha vocao era esta. Com poucos anos mais estou rico. Ande agora beber o caf que nos espera e feche a boca, que as moscas andam no ar.

You might also like