You are on page 1of 7

DIAGNSTICO

O sistema estuarino recebe esgoto no tratado de todas as cidades que o constituem. Altos nveis de bactrias, substncias que consomem oxignio, fenis, metais e pesticidas so detectados na gua, e encontrados em alta concentrao em alguns pontos do sedimento (SIQUEIRA et al., 2005). So cerca de 170 milhes de litros de centenas de produtos qumicos, entre eles diciclopentadieno, acetato de vinila, acrinolonitrila, benzeno, tolueno, acrilato de etila, coperaf (a base de hexano) e solventes (cellosolve, ciclopentano, acetato de butila), todos inflamveis (Poffo, 2007). Santos, Cubato e So Vicente tm cerca de um milho de habitantes e, no perodo de frias, esse nmero praticamente duplica, elevando a toxicidade das guas a nveis crticos, pelo excesso de esgoto. As favelas de palafitas geram uma enorme quantidade de resduos slidos que so descartados diretamente nas guas e margens do esturio. Somente na regio da Zona Noroeste de Santos so cerca de 30 mil pessoas que vivem em palafitas e geram aproximadamente 30 toneladas de resduos slidos por dia. A navegao em diversos pontos do esturio se torna muito prejudicada pelo excesso de sacos plsticos, tecidos, cordas e outros materiais que se prendem ao hlice, muitas vezes danificando o motor da embarcao. A fauna estuarina e marinha vem sofrendo incessantemente os efeitos dos resduos slidos em seu habitat. Animais como aves, tartarugas, peixes e golfinhos esto se alimentando com plstico, ingerem grandes quantidades, pois durante milhares de anos de evoluo nunca conviveram com outra espcie que gerasse lixo. Segundo a Unio Internacional para a Conservao da Natureza 1,5 milho de animais marinhos morrem sufocados, estrangulados, afogados ou por inanio. Atualmente so despejadas aproximadamente 7 milhes de toneladas de resduos nos mares do mundo. reas como o bairro Jardim So Manoel na Zona Noroeste de Santos, campeo em nmero de casos de dengue, sofrem com a proliferao do mosquito Aedes aegypti, tendo em vista as milhares de embalagens plsticas que acumulam gua da chuva. As quantidades de slidos sedimentveis transportados pelos rios tem aumentado muito, medida que os desmatamentos no planalto e nas encostas da Serra fogem de controle. Esse material to fino que normalmente no sedimentaria, porm em contato com os sais presentes na gua do mar, eles floculam, agregam partculas poluentes, coagulam e as depositam em camadas, originando o lodo. At o momento nenhuma ao efetiva foi tomada por parte do poder pblico no sentido de reduzir o descarte de resduos slidos dentro do esturio ou recuperar as reas impactadas. Uma ao emergencial de limpeza, se colocada em prtica, trar benefcios econmicos em diversos setores, com destaque para a pesca (aumento da biodiversidade), o turismo, a sade e a navegao.
1

O mangue e a fauna do esturio de Santos pedem

socorro!

AES A CURTO PRAZO


1. Criar infraestrutura para coleta de resduos slidos no esturio Elaborado pelo Instituto EcoFaxina, com o apoio da Universidade Santa Ceclia, o Sistema de Coleta Ambiental de Resduos consiste na formao de uma frente de trabalho com base na criao de um novo profissional dentro do setor de coleta de resduos, o Agente de Coleta Ambiental, responsvel pelo trabalho de limpeza dentro do esturio e a reciclagem do material coletado. O trabalho de coleta ser realizado dentro do esturio de Santos utilizando chatas e balsas de baixo calado com capacidade para 3 toneladas. Os resduos sero transportados at o galpo de reciclagem, em que o processo de triagem e beneficiamento do material plstico ter como produto final placas plsticas com 2,20m x 1,10m, em diversas espessuras, para utilizao na construo civil, substituindo o tradicional madeirite ou compensado naval em diversas utilizaes, como fabricao de armrios e carteiras escolares, placas de sinalizao, na construo civil e inclusive dentro do Porto de Santos, tendo em vista a alta durabilidade em relao as intempries. O produto permite a utilizao de todos os tipos de serra, prego, parafuso, termoacstico e no propaga chamas. O galpo de reciclagem dever servir tambm como um Ecoponto ou Posto de Entrega Voluntria para o descarte de todos os tipos de resduos slidos, inclusive o lixo eletrnico. O Sistema de Coleta Ambiental de Resduos trar capacitao e gerao de renda para jovens desempregados que habitam palafitas e diminuir consideravelmente o aporte de resduos slidos no sistema estuarino, com uma mdia prevista de 80 toneladas brutas coletadas por ms e a produo de at 5.333 placas. J existem produtos semelhantes no mercado, porm a baixa oferta e os preos altos tornam o madeirite e o compensado naval mais competitivos na disputa de mercado. 2. Inserir a Educao Ambiental como disciplina obrigatria na grade curricular dos ensinos Fundamental e Mdio no municpio Propiciar um dilogo atravs do carter transformador da Educao Ambiental como disciplina escolar para a construo de uma sociedade sustentvel. As aulas devero fomentar processos continuados que possibilitem o respeito diversidade biolgica, cultural, tnica, juntamente com o fortalecimento da resistncia da sociedade a um modelo devastador das relaes de seres humanos entre si e destes com os recursos naturais e o meio ambiente. A Poltica Nacional de Educao Ambiental (PNEA) evidencia a capilaridade que se deseja imprimir a essa dimenso pedaggica no Brasil, exprimindo, em seu artigo 2, inciso X, a necessidade de promover a educao ambiental a todos os nveis de ensino, inclusive a educao da comunidade, objetivando capacit-la para participao ativa na defesa do meio ambiente.

Educao Ambiental + Recuperao Ambiental =

Gerao de Renda

3. Instalar lixeiras com tampa no jardim da orla da praia A lixeira sem tampa no previne a ao do vento, que pode carregar resduos como os filmes plsticos utilizados em embalagens de alimentos, sacolas, alm de outros materiais leves. Contribuindo assim para a poluio do meio ambiente. 4. Coibir a pesca predatria dentro do esturio de Santos Fiscalizar ou conceder a alguma ONG poder de fiscalizao sobre a atividade pesqueira nos canais do esturio, proibindo a utilizao de mtodos predatrios. 5. Exigir que todo estabelecimento pblico e comercial possua bituqueira na entrada notria a quantidade de bitucas de cigarro depositadas nas caladas e sarjetas da cidade, principalmente em bares, padarias e casas noturnas, assim como em reas de comrcio e prestao de servios. Os fumantes possuem o hbito de descartar as bitucas nas caladas antes de entrarem nos estabelecimentos. 6. Espalhar bituqueiras prximas aos bancos da orla da praia A maioria dos fumantes que frequentam a orla descartam suas bitucas no jardim, no calado e at mesmo na areia da praia, que absorve as toxinas que esto concentradas no filtro, prejudicando o ecossistema, alm de dar um aspecto de sujeira, sendo muito prejudicial ao turismo. 7. Distribuir placas com informaes ecolgicas em pontos de grande circulao na Zona Noroeste, nos morros e na orla de Santos A eficcia na utilizao de placas com informaes ecolgicas comprovada em regies de ecoturismo, onde as pessoas so incentivadas a adotarem uma postura ecolgica. Acreditamos que a utilizao em locais da cidade, onde a linha que separa o ambiente urbano do natural bastante tnue, traga os mesmos benefcios, propiciando a conscientizao dos cidados e a conservao desses locais. 8. Fiscalizar os carrinhos de praiaquanto a disponibilizao de cinzeiros e lixeiras em quantidade proporcional aos guarda-sis Os canudos, bem como as embalagens plsticas dos canudos, utilizados pelos banhistas nos guarda-sis compem grande parte do microlixo que se acumula na areia e no coletado pelos atravs dos rastelos utilizados pelos tratores para a limpeza da areia. 9. Acabar com as ligaes de esgoto nos canais de drenagem Verificar periodicamente as ligaes de esgoto das residncias e estabelecimentos prximos aos canais de drenagem da cidade e penalizar os infratores. 10. Fiscalizar a venda de pescados no Mercado de Peixes Capacitar guardas municipais e guardies cidados para a fiscalizao da venda de pescados e frutos do mar no Mercado de Peixes quanto as pocas de defeso, comprimentos e espcies comercialmente proibidas.

11. Triplicar a arborizao nos espaos livres urbanos A cidade necessita de pelo menos o triplo de rvores existentes hoje, principalmente na Zona Noroeste. Destacam-se como benefcios da arborizao urbana a estabilizao e melhoria do microclima, a diminuio da poluio atmosfrica e sonora, a oferta e valorizao de espaos de convvio social, a diminuio do escoamento (runoff) de guas da chuva pela interceptao das rvores, a melhora na sade fsica e mental da populao e a melhor esttica e consequente valorizao econmica das propriedades. 12. Oferecer a coleta de lquidos contaminantes ao setor de servios Diversos estabelecimentos prestadores de servios geram rejeitos lquidos que so txicos, corrosivos, inflamveis e ou reativos. Sem uma opo correta para o descarte, os proprietrios acabam despejando essas substncias perigosas diretamente na rede de esgoto, tendo como destino, atravs do emissrio submarino, a baa de Santos. Alguns optam por armazenar esses lquidos em locais no adequados, o que no uma prtica segura. Tendo em vista a quantidade de estabelecimentos que necessitam de uma opo para o descarte correto dessas substncias, se torna urgente a criao de um servio pblico de coleta e destinao de rejeitos lquidos, evitando a contaminao ambiental e possveis acidentes. Servios de grfica, copiadora, cromao, estamparia e serigrafia so exemplos de estabelecimentos que seriam atendidos pelo servio pblico de coleta.

Ilha Urubuqueaba, Santos/SP


Foto: William Rodriguez Schepis

AES DE MDIO A LONGO PRAZO


1. Relocao das famlias que vivem em palafitas A ocupao dos manguezais por submoradias acarreta vrios prejuzos para o ecossistema e para o municpio, tendo em vista que a supresso da flora natural e a consequente perda de habitat para espcies que se reproduzem e se alimentam no esturio, ocasiona a diminuio na oferta de pescado e o assoreamento do leito dos canais. O esgoto e o lixo domiciliar so hoje as grandes fontes poluidoras do esturio. Somente na regio do Dique da Vila Gilda, cerca de 6 mil famlias vivem sobre o manguezal, na que considerada a maior favela de palafitas do Brasil. Essas submoradias ocupam as margens do manguezal e lanam todo tipo de esgoto e lixo nas guas do esturio. Nas reas prximas s palafitas onde a gua extremamente poluda, crianas e idosos nadam, extraem alimentos e contraem vrios tipos de doenas. 2. Limpeza e reflorestamento aps a retirada das palafitas Aps a coleta e a destinao correta dos resduos, atravs do Sistema de Coleta Ambiental de Resduos, as margens estuarinas antes ocupadas por palafitas devero receber mudas de Rhizophora mangle e Avicennia schaueriana, espcies nativas da flora local. Com o reflorestamento das margens a fauna, composta em por peixes, aves e macroinvertebrados, retornar gradativamente, melhorando a produtividade pesqueira e atraindo as aves que fazem parte do ecossistema. Algumas reas devero receber mudas de forma planejada, levando-se em conta o enorme potencial do ecossistema para o ecoturismo, propiciando o contato e a interao do muncipe ou turista com as belezas da fauna e flora do esturio de Santos. 3. Tratamento Secundrio de Esgoto e prolongamento do Emissrio Submarino O esgoto lanado pelo emissrio submarino forma uma barreira circulao da gua na baa, retendo os sedimentos. Nessas condies, o que sai do emissrio no se dilui no oceano, como se pretendia quando foi construdo. As propriedades fsicas do fundo do mar contribuem para que a sujeira no saia dali: 43% da rea de fundo lodo, que absorve o que houver na gua, poluentes inclusive. Uma barreira formada por uma pluma txica age como uma espcie de biombo que inibe a entrada de organismos no esturio e contamina a rea da baa, considerada como de baixa circulao. Os efluentes so lanados na pior posio e sem tratamento adequado. Em muitos pases os emissrios, em locais de baa, chegam a at 15 Km da costa e a profundidades superiores a 20 m, diferentemente do de Santos, com uma distncia de 4,4 Km e 12,5 metros de profundidade. Para ser lanado ao mar o esgoto deve receber tratamento secundrio, que elimina grande parte da matria orgnica poluente, chegando a at 95% de eficincia. O que melhoraria significativamente a balneabilidade das praias, que ostentam uma mdia anual pssima/ruim a mais de uma dcada.
5

O conceito de se tornar verde comea vivendo o azul, tomando decises dirias tendo em mente a sade dos oceanos.

As florestas de mangue so consideradas pela cincia as mais eficientes do mundo no sequestro e armazenamento do carbono (CO2) da atmosfera (50x mais que as floresta tropicais), exercendo um papel fundamental para a manuteno do clima do planeta. So conhecidas como berrios naturais para milhares de organismos marinhos e por formarem uma linha de proteo costeira contra a ao das ondas e de ventos fortes.

You might also like