You are on page 1of 34

Facom News 2012.

1 - Edio I

capa

Graciela Natahnson fala sobre gnero, feminismo e tecnologia

ENTREVISTA

Ampliao e reforma incluem anexo com laboratrios, duchas e rea de convivncia

OBRAS

Aps quatro assembleias, antiga gesto decide calendario eleitoral

CA

#editorial
O Facom News est de volta. Renovado, repaginado e reeditado. A nova equipe determinada e est disposta a mudar conceitos pr-estabelecidos, inovar mtodos e continuar a transmitir informao de qualidade para os faconianos. Tudo comeou como um projeto da disciplina Oficina de Comunicao Escrita, coordenado pela professora Lia Seixas para os calouros de jornalismo do 1 semestre de 2012. O objetivo era claro: aplicar todo o conhecimento adquirido durante as aulas em um boletim de notcias, nos aproximando ao mximo da linguagem jornalstica. Aps dois meses de leituras um tanto maantes desculpem-nos Umberto Eco, Mangueneau, Wolfgang Iser chegou, enfim, a hora da diverso: investigar, apurar, fotografar, entrevistar e correr atrs de pessoas que preferem nos ver em uma fogueira. Rapidamente o projeto tomou maiores propores. No s temos uma redao completa editores, pauteiros, reprteres, diagramadores -, mas tambm nos dedicamos de corpo e alma na produo deste boletim. Mudamos o formato sem perder a essncia, colocamos em pauta fatos relevantes, apurando-os, investigando-os. Aproveitamos o Twitter, reformulamos o antigo Blog, criamos uma Fan Page no Facebook e uma conta no Instagram. Inovamos trazendo para o Blog a srie Fagundes, o reprter investigativo e um divertido making of. Eis que esta edio do Boletim Facom News entra em cena em quatro editorias - Acadmico, Infra, Facom-faz e Facom En Scne -, colocando em pauta para a comunidade faconiana assuntos relevantes como a greve dos professores da Ufba, a mudana de tutor do PET, a construo do anexo, a polmica (falta de) gesto do Centro Acadmico Vladimir Herzog, a apatia cultural da Facom, alm de um descontrado perfil e uma entrevista reveladora.

Facom News 2012.1 - Edio I

Expediente
Faculdade de Comunicao da Universidade Federal da Bahia Produto da disciplina de Oficina de Comunicao Escrita do 1o semestre de Jornalismo 2012.1 Reitor da UFBA: Prof. Dora Leal Rosa Diretor da Facom: Prof. Giovandro Ferreira Professora responsvel: Lia Seixas Editores-Chefe: Alexandre Galvo e Carol Lemos Chefes de Reportagem: Virgnia Andrade, Vitor Gabriel, Victria Librio, Luire Campelo Editores: Sofia Greve (Facom-en-Scne), Rebeca Menezes (Infra), Guilherme Reis (Acadmico), Maria Dominguez (Facom-Faz). Reprteres: Alan Tiago, Alexandre Galvo, Ayme Francine, Bruna Andrade, Bruno Pedra, Carlos Eduardo Brando, Carol Lemos, Carolina Filgueiras, Cssio Santana, Daniel Oliveira, Diego Yu, Estela Marques, Guilherme Reis, Heitor Montes, Larissa Iten, Lorene Ramos, Luire Campelo, Matheus Pimentel, Maria Dominguez, Miguel Trindade, Naiana Ribeiro, Raul Castro, Sofia Greve, Thas de Jesus, Tlio Bouzas, Victria Librio, Virgnia Andrade, Vitor Gabriel. Reprteres Fotogrficos: Ayme Francine, Estela Marques, Maria Dominguez, Naiana Ribeiro, Sofia Greve, Victria Librio Diagramadores: Diego Yu, Maria Dominguez, Thas de Jesus Coordenadores Blog Facom News: Diego Yu e Estela Marques Coordenadores de Mdias Sociais: Carlos Eduardo e Naiana Ribeiro Agradecimentos: Wesley Miranda (Petcom) e Rodrigo Wanderley (Labfoto)

Facom News 2012.1 - Edio I

#acadmico

(no) Procura-se um CA
Com apenas seis alunos e quatro assembleias sem sucesso neste semestre, na ltima quinta-feira, 31, o Centro Acadmico Wladimir Herzog determinou as datas do processo eleitoral e formou a comisso que organizar as eleies para 2012. Assim como nesta assembleia, a mdia de participao nas outras foi de 6,6 alunos, o que representa menos de 3,5% da quantidade necessria. 1/3 dos alunos regularmente matriculados, cerca de 600 dentre graduao e ps-graduao. O estatuto, alm de determinar os sete dias de antecedncia para informar sobre a assembleia - o que foi cumprido -, estabelece que seja divulgada por edital contendo a respectiva pauta, panfletos e faixas na frente do prdio da FACOM.

Centro Acadmico apresenta irregularidades e a comunidade estudantil no demonstra interesse por Victria Librio
adeso, determinou o adiamento de um conclio referente ao encerramento da gesto e convocao para a formao da comisso eleitoral, as quais seriam realizadas no incio de 2012, espera de uma maior adeso com a entrada dos calouros. Estando em gesto interina, o C.A. no tem representatividade estabelecida pelo estatuto, nem tem autonomia para cumprir com os deveres de uma chapa eleita.

Segundo Tmara Terso, antiga Segundo estatuto do C.A., administrativa, uma segunda assembleia tem coordenadora foi realizada uma assembleia no DESARTICULAO A importncia poder deliberativo se a primeira no apresentar o qurum de final de 2011, que, por falta de do C.A. a representatividade

Facom News 2012.1 - Edio I

estudantil, pois muitos passos das reunies tm votao para melhorias, ampliao das salas, compra de equipamento. E o aluno, neste momento, tem direito a voto e tem a possibilidade de mudar a estrutura da faculdade, seja at para a contratao de professores. Quem que vai sugerir qual a demanda, qual a deficincia do curso?, afirma Joo Paulo, estudante de produo cultural que entrou no primeiro semestre de 2006. Ele conta que j participou de uma gesto do Centro Acadmico, mas ainda no havia diviso de cargos.

O registro das atas mostra mais irregularidades. Os documentos entregues reportagem no apresentam descrio de todas as reunies, nem das assembleias realizadas. Os registros comeam no dia 1 de junho e se encerram em 28 de setembro de 2011 Na ata de eleio do C.A. de do mesmo ano, mas ainda com 2010.2, constam 64 votos, dos muitas falhas de atas dentro do quais 62 so a favor da chapa Nova perodo de gesto. Expresso. Porm, para que essa eleio tivesse validade, deveria Porm, esse um fator observado ter comparecido votao um como tradicional, j que atas de a fundao Em gesto interina, o nmero mnimo de 200 alunos, antigas gestes, desdeencontramj que o estatuto determina do Centro Acadmico, CA no tem repre- participao de nopelo menos 1/3 se incompletas ou inexistentes. s sentatividade estabel- da quantidade total de estudantes vezes, constam somente a capa ecida pelo estatuto, matriculados. H, tambm, a das atas, como o que ocorreu com que, caso esse nem autonomia para determinao deseja alcanado, a gesto Os Alquimistas de 2008. qurum no cumprir com os de- uma nova eleio dever ser O C.A. foi reativado em 2008, veres de uma chapa convocada. O que no ocorreu. antes disso ele estava fechado. Teve a primeira gesto, que foi eleita # GASTOS Nas atas tem-se a o pessoal da roda viva, e teve a descrio de gastos, porm gente. Passou um tempo sem O aluno da FACOM desarticulado. existem incongruncias entre o gesto, mas fomos fazendo as No diria despolitizado, de forma descrito na assembleia do dia coisas do C.A. e tentando mobilizar alguma, mas no se organizam nos 24 de abril e o que consta nos a gesto e at a nossa eleio. O grupos de interesse especficos. documentos (ver quadros). A C.A. vem de duas gestes e antes No mximo dentro da instncia descrio de entrada e sada da disso no tinha nada. No tinha que participa, analisa Matheus verba no est feita como se nem representao, esclarece Piraj, estudante de Produo deve quando se trata de dinheiro Tmara. Cultural do sexto semestre. pblico; os resultados no batem e faltam informaes. Por exemplo, Nas atas da ltima gesto A primeira assembleia deste ano, no primeiro semestre de 2011, registram-se os nove membros realizada no dia 24 de abril (aps segundo estatuto, entrou em caixa originais. Comisso Administrativa: o cancelamento da que ocorreria mais 1000 reais advindos da PROAE Tmara Terso, Elton de Jesus; no dia 17, devido ao trote dos (Pr-Reitoria de Aes Afirmativas Comisso de Finanas: Rodrigo calouros), no teve o qurum pr- e Assistncia Estudantil). No h Chamusca; Comisso Cultural: determinado em estatuto para registro do recebimento nem dos Jordana Feitosa, Camila Brito,

sua validao. Foram, portanto, convocadas outras assembleias. A do dia 10 de maio foi cancelada, pois o auditrio j estava reservado. A terceira, 11 dias depois, foi cancelada porque no contou com presena de membro algum da antiga chapa do Centro Acadmico, Nova Expresso, e somente o aluno Matheus Sampaio, estudante de jornalismo, compareceu.

gastos dessa verba. Os mil reais designados para este semestre esto bloqueados por causa da atual falta de gesto.

Facom News 2012.1 - Edio I

Luca Scartezini; Comisso de Comunicao: Mab Santos, Rodolfo e Sara Mercs. Porm, esses membros foram saindo da gesto, restando, oficialmente, apenas Tmara Terso, Rodrigo Chamusca, Sara Prado e Luca Scartezini. Os membros foram cedendo s prprias demandas, diz Rodrigo Chamusca.

Como projetos concludos da gesto passada, apresentamse a Semana do Calouro, o VIBRACOM, o Forr da Agncia experimental, os debates Cultura pra que?, 13 de maio e sobre a reforma curricular dos cursos de jornalismo e produo cultural, alm das bolsas do curso de ingls ASSUFBA, entre outros.

FUTURO As inscries das chapas concorrentes devero ser realizadas entre os dias 31 de maio e 6 de junho. A previso de que o debate ser no dia 11 de junho e as eleies, nos dias 12 e 13. At ento, a comisso formada por Virgnia Andrade, Matheus Sampaio, Mab Santos, Yuri Rosat, Joo Paulo e Raulino Jnior.

Balano de gastos de 2011


Valores apresentados em assembleia no convergem com registros das atas

Facom News 2012.1 - Edio I

Ex-participantes do Jornalismo de Futuro lutam para conciliar estgio e estudo por Guilherme Reis
Escolhe um trabalho de que gostes, e no ters que trabalhar nem um dia na tua vida. A frase do filsofo e pensador chins Confcio uma verdade para muitas pessoas, inclusive para os ex-participantes da 1 edio do Programa Jornalismo de Futuro, parceria entre o jornal CORREIO e a Facom. Depois de enfrentarem um rgido processo seletivo e vivenciarem uma experincia de quase trs meses em uma redao de jornal, 6 dos 10 aprovados driblam o tempo na quase insana tentativa de conciliar a faculdade com o trabalho na Rede Bahia. No entanto, apesar da falta de tempo, eles se dizem privilegiados, e amar cada momento dessa frentica rotina. e a vida acadmica. Na escola, por exemplo, eu era uma boa aluna; nunca fui para a recuperao. Aqui, diferente, no consigo ler os textos, conta.

De futuro, mas sem tempo

foto: Victria Librio

Todos eles concordam que no h muita diferenciao entre o trabalho do estagirio e do reprter Alexandro Mota, aluno do 6 formado. Editor-executivo do semestre de jornalismo, entra jornal, Oscar Valporto pensa da na redao do CORREIO, onde mesma forma, mas destaca que estagirio, por volta das 13h, existe uma diferena bsica: mas revela que, na prtica, Como tm menos experincia, no h horrio exato para so mais acompanhados por suas sair. J aconteceu de eu sair umas 23h25, conta, como Ruan Melo e Carol Gomes, estagirios n se o que dissesse fosse algo extraordinrio. Mas, apesar da carga horria, Alexandro afirma que o jornal no inflexvel, compensando os estagirios com folgas. Ele, inclusive, acaba de sair de um perodo de 15 dias de frias, que aproveitou para ler os textos que estavam atrasados. Apesar de tudo, d, sim, para conciliar trabalho e estudo, conclui. Estagiria no iBahia, Carol Andrade, tambm aluna do 6, discorda. Embora, costumeiramente, saia da redao por volta das 19h, ela prontamente declara que impossvel harmonizar o estgio

Luana Ribeiro: O programa foi uma grande oportunidade porque sempre sonhei trabalhar em impresso

foto: Lorena Vinturini

Facom News 2012.1 - Edio I

chefias, um cuidado maior para escrever e apurar. OPORTUNIDADE Mesmo assim, todos compartilham uma mesma opinio: o estgio tem sido uma experincia nica e essencial. Colega de turma de Alexandro e Carol, Luana Ribeiro, estagiria da editoria de cidades, vislumbrou o programa como a oportunidade de sua vida, pois sempre sonhou trabalhar em impresso. Alm disso, ela acredita que o tipo de trabalho que esto tendo de fundamental importncia para se aprender as engrenagens da profisso. [O Jornalismo de Futuro] foi responsvel por nos colocar na redao de uma forma segura, comenta, explicando tambm que foi uma vantagem o fato de ter sido preparada aos poucos, antes de comear o estgio.

Se, para alguns, tais experincias foram a realizao de um sonho de infncia, para outros, constituram uma verdadeira reviravolta em seus planos de vida. Lorena Vinturini que o diga. Eu estava numa fase meio que sem muita expectativa, pensando em mudar de curso e a surgiu essa oportunidade. Eu nunca imaginei que trabalharia em jornal impresso. Alis, entrei na faculdade de jornalismo dizendo isso, pontua a faconiana, que se revelou uma exmia fotgrafa e atualmente estagiria de fotografia do impresso. Sabia que queria fotografia, mas nunca me imaginei trabalhando com fotojornalismo. E no meio do programa eu me descobri amando o que estava fazendo, acrescenta. PERSPECTIVA Todavia, no somente desiluses foram dissolvidas nesses ltimos meses de novas experincias. Acima de tudo, os jovens estudantes de jornalismo viram novos horizontes e expectativas delinearem-se diante deles. Alexandro Mota, por exemplo, espera que o mercado de impresso cresa na Bahia, oferecendo melhores salrios e condies de trabalho, pois ele gosta tanto de Salvador que pretende continuar trabalhando por aqui mesmo. J Carol Andrade deseja exatamente o contrrio. Quero sair de Salvador e trabalhar em revistas de variedades, conta ela, sonhadora, mostrandose frustrada pela carncia do estado com relao a esse tipo de produto.

Alexandro Mota: Apesar da desmedida carga horria, d, sim, para conciliar trabalho e estudo

na Rede Bahia

Confira a legislao do estgio O estgio para o curso de jornalismo no regulamentado. De acordo com o estatuto interno da Facom somente permitido que o aluno estagie a partir do 3 semestre. Foi probido pelo decreto federal 83.284/79 que regulamenta a profisso de jornalista. O artigo 19 confirma: Constitui fraude a prestao de servios profissionais gratuitos, ou com pagamentos simblicos, sob pretexto de estgio, bolsa de estudo, bolsa de complementao, convnio ou qualquer outra modalidade, em desrespeito legislao trabalhista e a este regulamento.

Facom News 2012.1 - Edio I

Currculo de Produo Cultural em pauta


Colegiado retoma discusso sobre mudana, mas nova grade s valer para os que ingressarem no curso aps sua implementao por Alan Tiago Alves
O Colegiado de Graduao da Facom voltou a discutir a proposta de reajuste do projeto pedaggico Currculo do curso de Produo em Comunicao e Cultura. Iniciado em 2007, com a antiga gesto, o projeto foi arquivado e um novo foi aberto esse ano. A ltima mudana na grade do curso ocorreu h 12 anos. Sem representao estudantil, os alunos no acompanham o andamento do processo e alguns nem sabem da sua existncia. Apesar da retomada das discusses, o processo ainda est em fase inicial e as possveis alteraes no quadro disciplinar ainda no foram estabelecidas. Atualmente, o Colegiado vem analisando alguns itens da pauta, como a reviso das ementas, o esboo do perfil do egresso (dos indivduos que saram da universidade para o mercado de trabalho) do curso e a definio das normas das atividades complementares. Uma reunio do Colegiado est marcada para o prximo ms de junho para discutir o assunto. Em 16 anos de existncia, apenas duas mudanas ocorreram no currculo do curso de Produo Cultural: uma em 1996 ano de criao do curso e a outra em 2000. Toda grade quando sai precisa de ajustes. um curso que j est chegando na idade adulta sem passar por uma profunda reformulao. Com o tempo, professores e alunos, tomando como base os produtos finais, os TCCs, a forma como esse aluno vai para o mercado, percebem que h necessidade de uma reforma, pontua o professor e Chefe de Departamento Jos Roberto Severino.

O processo ainda est em fase inicial e as possveis alteraes no quadro disciplinar ainda no foram estabelecidas.
# A responsabilidade pela mudana do projeto pedaggico e, consequentemente, pela alterao na grade curricular, do colegiado de graduao. A proposta, aberta em 2007 no foi concluda, por conta da prioridade do Colegiado com as questes administrativas. Segundo o coordenador da instncia, professor Fbio Sadao, a discusso chegou a ser retomada em 2011, mas no seguiu adiante. Encerramos o processo porque era algo que precisava ser revisto em uma srie de pontos e, por conta disso, mandamos arquivar e comeamos um novo esse ano, afirma.

foto: Tayse Arglo

Professor Jos Roberto Severino reconhece a necessidade de reforma curricular

Facom News 2012.1 - Edio I

O ltimo grande debate para discutir a proposta aconteceu em 2010. A reunio contou com a presena dos alunos de Produo Cultural, do vice-diretor Maurcio Tavares e dos professores Srgio Sobreira e Jos Roberto Severino, no auditrio da Facom. Os alunos criticavam a falta de aproximao das linguagens entre as escolas que a gente tem aqui. Eles sentiam pouca proximidade com a escola de teatro, com a escola de belas artes, com a msica e com dana, relembra Severino.

grade voltada para a gesto de cultura e deveria ter mais disciplinas voltadas para a prtica da execuo da produo o pr, ps e a produo executiva, avalia.

O aluno do 2 semestre Jeanderson Oliveira sente falta de mais disciplinas optativas voltadas prtica, mas ele A estudante Talita Santos acredita que o curso Dois anos se passaram desde a tambm prope deveria ter mais disciplinas prticas. ltima grande discusso sobre outra sugesto: o tema e as crticas por parte As disciplinas de alguns alunos em relao especficas so poucas e deveria um representante dos alunos, grade persistem. O curso deveria ter um foco a mais para o curso de contudo ela est vazia j que, hoje, ter um enfoque prtico maior produo. Quando a gente pega no existe essa representao. para a produo de eventos aula com os alunos de jornalismo, Segundo o professor Severino, e, alm disso, deveria ter uma a gente se sente esquecido na sala essa falta de tenso tambm parceria com empresas de fora de aula, porque o foco mais para influencia para a demora no andamento dos procedimentos. para diminuir a distncia entre eles, comenta. a gente e o mercado, comenta Por se tratar no apenas da a estudante do7 semestre do mudana de grade, mas de todo curso de produo cultural Marlia Moura. A aluna confessa que Apesar de todas as o projeto pedaggico, Sadao diz que o processo no ser concludo no sabia sobre a proposta de crticas, os alunos rapidamente e que no h mudana na grade, mas concorda com as alteraes. no acompanham os nenhuma previso de quando as modificaes sero concretizadas. debates. A nova grade, porm, s vale Outra reclamao por parte dos para os alunos que ingressarem alunos, segundo o professor # no curso aps a implementao Severino, relaciona-se forma como as disciplinas esto dispostas Apesar de todas as crticas, do novo projeto pedaggico. na grade. como se o aluno os alunos no acompanham Portanto, caso as mudanas tivesse dois cursos diferentes. O os debates e o andamento entrassem em vigor agora, os veteranos teriam que concluir o arranjo das disciplinas na grade do processo que definir as curso com a grade antiga. Mas o do curso produz esse efeito. modificaes. Atualmente, professor Severino no acredita Talvez uma mudana pudesse o colegiado de graduao que as mudanas sejam feitas em resolver esse dilema, comenta. composto pelos professores menos de um ano. O processo A estudante do 2 semestre Talita Fbio Sadao (coordenador), requer tempo, mas o colegiado Santos diz que j ouviu alguns Suzana Barbosa, Leonardo Costa, est tentando agiliz-lo. Estamos comentrios sobre a proposta Maurcio Tavares, Srgio Sobreira imprimindo uma dinmica para pelos corredores e favorvel s e Regina Gomes. Nas reunies, essa reforma, o que d celeridade modificaes no currculo. Nossa outra cadeira destinada a ao processo, pontua.

foto: arquivo pessoal

Facom News 2012.1 - Edio I

#facom-en-scne
Olhos da Rua
Interveno artstica dialoga com o mundo urbano por Virgnia Andrade
nador do Labfoto, tambm exps a produo dos seus alunos do Mdulo de Fotografia da Oficina de Comunicao Audiovisual. EDUCAO DO OLHAR De acordo com Jos Mamede, o Olhos da Rua nasceu com o propsito de reunir pessoas para mostrar e para ver boas fotografias. A gente queria que essas imagens fossem projetadas na rua para que todo mundo visse, no s ns, fotgrafos, e os nossos colegas, revela.

O projeto, que se prope a utilizar o cenrio urbano como ambiente para mostras fotogrficas, desde a sua primeira edio, em fevereiro O pblico de Salvador pde assis- 2011, cada exibio fotogrfica de 2011, ocorre tradicionalmente tir na ltima tera, 29, a 14 edi- exps em mdia 170 fotos e conna ltima tera-feira de cada ms, o da projeo fotogrfica Olhos tou com aproximadamente 150 sempre a partir das 19h. O evenda Rua. O projeto, que desde a pessoas, dentre convidados, foto instalou-se inicialmente no Bar sua concepo, existe como um tgrafos, moradores e interessaUlisses, localizado na rua direita lugar de partilha de belas imagens dos. Nesta segunda edio no bar do Santo Antnio, e troca de experincias, depois da e restaurante Plat, o tema foi centro histrico de ltima mostra, deve ganhar novos Espiritualidade. Na prxima ediSalvador e permacontornos e responder a novas di- o, o tema ser Livre, mas deve neceu l por 11 edinmicas. Segundo Rodrigo Rosso- constituir uma srie fotogrfica. es. Segundo Rosni, vice-coordenador do Labfoto, soni, a ideia inicial quando o Olhos da Rua surgiu, FAVELA DA MAR Em sua 14 ediera rodar na cidaera novidade e produto de uma o, o Olhos da Rua abriu espade, ser itinerante. demanda reprimida. Agora a re- o, antes do tema da noite, para Esse movimento, novao do formato necessria. o trabalho fotogrfico da Escola entretanto, s code Fotgrafos Populares da Favela meou a se tornar Em contraste com as edies an- da Mar no Rio de Janeiro. A profrequente este teriores, a mdia de pblico e de duo de outros trabalhos junto ano. A mudana fotografias selecionadas reduziu, ao Olhos da Rua aparece como para o Bar Plat embora tenha agradado quem uma vontade de tornar o carter a que marca a conestava presente. A menor divul- do projeto mais dinmico, afirma tinuao do ciclo. gao associada ao maior rigor Rossoni. No segundo semestre de da curadoria na seleo resultou 2011, o professor Jos Mamede, Olhos da Rua em 63 imagens projetadas. Em idealizador do projeto e coordefoto por Ricardo P Em sua 13 edio, o Olhos da Rua foi realizada pela primeira vez no bar Plat

foto por Carlos Lopes

Facom News 2012.1 - Edio I

uma cria do Labfoto que tem crescido e se transformado dentro dessas novas dinmicas e perspectivas. Esse ano no lugar de convidarmos fotgrafos para se apresentarem entre os outros trabalhos que eram submetidos, ns passamos a criar um espao s para os convidados, que o espao anterior projeo geral. uma reformatao, explica Mamede.

pessoais, acentua Mamede.

Prado

O evento foi idealizado e produzido por Jos Mamede, coordenador do Labfoto, em parceria com Marcelo Reis, diretor do Instituto Casa da Photografia, os fotgrafos locais, Elcio Carrio e Alex de Oliveira, alm da TAZ (Tuesday Autonomous Zone), responsvel por pensar a ambientao As dinmicas do projeto associa- sonora dos espaos de acordas forma de participao e aos do com a sequncia fotogr- foto por Raimundo Brito espaos de veiculao escolhidos fica da noite. Para Mamede, para cada exibio facilitam o en- o acompanhamento sonoro O Olhos da Rua tambm exibiu trosamento entre fotgrafos e p- indispensvel para uma boa apre- trabalhos de Walter Firmo, priblico apreciador, alm de fortalecer ciao visual. As imagens sempre meiro fotgrafo brasileiro a expor a ideia de democratizao da foto- conviveram muito bem com as no MAM/RJ e vencedor, por oito grafia e educao do olhar. um sonoridades, afirma. Para alm vezes, do Prmio Internacional de da ambientao sonora, a Tuesprojeto que se insere dentro dessa day Autonomous Zone, atravs de Fotografia Nikon, Fernanda Cheperspectiva de selecionar imagens Marcos Rodrigues, tambm se en- male, Rato Diniz, Leonardo Costa que a gente considera boas para carregou de toda a direo de arte Braga (um dos vencedores do prque as pessoas tenham acesso do projeto, definindo sua iden- mio nacional de fotografia Piera essas imagens e no fiquem s tidade visual, inclusive a marca. re Verger) e Meredith Andrews, com aquelas referncias do dia a artista sueca que tem o trabalho dia de revistas, jornais ou das suas voltado para a fotografia contemprprias fotografias familiares e O projeto, aberto participao de fotgrafos amadores e profis- pornea. O projeto contou ainsionais, j contou com da com a participao do I Hate a participao de fo- Flash, coletivo nacional que protgrafos brasileiros de duz fotografias noturnas com flash expresso nacional e in- eletrnico de maneira inovadora. ternacional, alm dos es- As quarta e quinta edies do trangeiros. Entre os no- Olhos da Rua, com as temtimes mais citados esto cas Salvador e F, respectivaos dos brasileiros Hans mente, homenagearam dois imGeorg, organizador do portantes fotgrafos brasileiros. Foto Escambo um dos So eles o fotgrafo e diretor de principais projetos de cinema, Thomaz Farkas e o fotojornalista baiano e professor da troca de imagens fotoFACOM, Oldemar Vitor. As hogrficas do Brasil, e Vitor menagens foram feitas a partir Schietti, que apresenta da exibio de registros fotogrum trabalho fotogrfico ficos cuidadosamente selecionacom qualidade fine art. das do acervo de cada um deles.

Facom News 2012.1 - Edio I

Burocracia e falta de interesse dificultam produo na Facom


A Faculdade de Comunicao sempre foi tida como um celeiro de jovens artistas, de onde nasciam manifestaes culturais de diversas naturezas. Por meio de entrevistas com funcionrios, alunos e professores envolvidos com a realizao de eventos culturais, percebe-se que sua frequncia diminuiu. Os eventos desenvolvidos atualmente sofrem de apoio isolado de professores, embargos, comodismo dos alunos e barreiras burocrticas a transpor. e professores. No perodo de dois anos, os vizinhos de um edifcio prximo abriram processos administrativos contra a faculdade por conta do barulho, que podia durar at a manh seguinte. A prefeitura de campus, ento, em 2007, implantou a Portaria de nmero 280/2007 que probe qualquer tipo de expresso sonora no campus de Ondina.

FACOM SOFRE ESCASSEZ CULTURAL


por Carlos Brando e Sofia Greve
empecilho para a falta de eventos ocorrendo no campus e na faculdade. O Vibracom, que j recebeu atraes de grande, foi cancelado em sua ultima edio no semestre passado, por determinao da portaria. Os alunos responsveis tentaram reverter, o que chamaram de ao arbitrria imposta pela UFBA. Em nota, o C.A. declara que houve um ofcio despachado diretamente pelo gabinete da Reitoria, o qual ordenou aos seguranas que proibissem o acesso de pedestres e motoristas ao campus de Ondina. I

BUROCRACIA Luca Scartezini, aluno do quarto semestre de Produo Cultural Coordenador FALTA DE INTERESSE Tia Del, responsvel pela realizao do dona da cantina da Facom desde Vibracom desde a sua primeira 1998, concorda que os eventos edio, em 2010. O estudante INTERAO Jonas Nogueira, culturais no ocorrem mais com acredita que os processos aluno do segundo semestre, tanta freqncia. A secretria burocrticos so o principal membro da Produtora Jnior h um ano e gerente do Ncleo de de departamento, Vera Lcia, tambm funcionria de longa O estudante Jonas Nogueira con- Produo Cultural da empresa, data, testemunhou que os eventos corda que a Portaria um empe- tambm concorda que hoje o culturais nos anos 90 eram bem cilho para a realizao de eventos maior problema para a realizao de eventos a existncia da mais fortes e rotineiros do que na UFBA. Portaria. O FacomSom, projeto atualmente. Ambas acreditam que cultural carro-chefe da empresa as manifestaes enfraqueceram jnior, foi tambm embargado devido ao perfil dos alunos atuais. ano passado. Segundo ele, uma das estratgias que j est sendo No caso de Tia Del, seu marco colocada em prtica a tentativa pessoal para a mudana de hbito da mediao entre cursos e a foi o ano de 2005. Este ano, ela reformulao da grade curricular. deixou de estabelecer uma relao Dessa forma, os alunos de de parceria com os alunos que Comunicao poderiam cursar organizavam as festas. Segundo matrias em outras faculdades e ela, os eventos tinham freqncia sair do ambiente da Facom - onde, semanal e neles, vendia bebida hoje, todas as disciplinas so dadas. e comida. Caracterizou-os como sendo recheados de harmonia O professor de Produo entre os estudantes, funcionrios Cultural, Leonardo Costa, h
Foto: Sofa Greve

Facom News 2012.1 - Edio I

12 anos na Facom, afirma que at 2004, nenhuma festa ou manifestao artstica sofreu problemas burocrticos. A direo da faculdade a prefeitura de campus sabiam e apoiavam as festas que ocorriam at esta data. Hoje, os eventos ocorrem de forma no-oficial, ficando por conta dos alunos a busca por segurana e material logstico, o que antes era fornecido pela universidade ou pela faculdade.

manifestaes culturais, com a realizao de oficinas de canto, criao grfica, customizao, origami, teatro, graffiti, mang, arte eletrnica e tantas outras.

Leonardo acredita que o campus de Ondina j foi palco de manifestaes mais complexas. O FacomSom, evento pelo qual o Artecom foi substitudo, se configura apenas de uma noite em que se apresentam artistas do cenrio alternativo de Mariana Guedes e Fernanda Salvador, enquanto a semana de Souza, membros da Agncia arte tinha o propsito de fazer os Experimental, contam que alunos entrar em contato com as reas artsticas dentro da UFBA. sofrem com a falta de apoio da O professor argumenta que a universidade. Para a captao prpria Recepo Calourosa j foi de recursos, preciso que os mais elaborada, tendo recebido projetos sejam inscritos em Tom Z, Gilberto Gil e Nao editais ou ento que haja uma Zumbi para fazer parte da festa. mobilizao para aquisio de bolsas. Pontuam que se no fosse Apesar dos obstculos pelo tutor, professor Severino, burocrticos e a falta de apoio, a seria mais difcil consolidar Agncia Experimental tem alguns parcerias ou ter conseguido as projetos em vigor. Um deles o bolsas do Programa Permanecer. circuito de palestras sobre Cultura e Pensamento Alemo no Brasil Da mesma forma, Luca disse que que acontece no ICBA. Todas no h possibilidade de exportar as quartas-feiras nos meses de o Vibracom para outros espaos. abril, maio e junho sero dadas mais cmodo e barato fazer o palestras sobre arte, filosofia, evento no campus por que a maior cincia poltica, sociologia, parte do pblico estudante da psicologia e comunicao alem prpria universidade. Concluiu e sua influencia no Brasil. H, que os eventos planejados igualmente, uma parceria com para acontecer no campus o Centro Cultural Plataforma s podero ser consolidados em que a Agncia atua como de forma independente, sem produtora do evento Caldeiro conhecimento da universidade. Cultural. Este se caracteriza pela Leonardo Costa, um dos celebrao da reabertura do fundadores da Produtora Junior, centro com a presena de grupos foi incubido da organizao artsticos de periferias de Salvador. do Artecom (Semana de Arte e Comunicao). Ao longo de INCENTIVO A disciplina ministrada oito edies, os participantes pelo professor Leonardo Oficina envolveram-se em diferentes de Produo Cultural para

A bolsista Mariana Guedes acentua a falta de apoio da Universidade no desenvolvimento dos projetos da Agncia. alunos do terceiro semestre tem tambm a criao de produtos culturais. Todo semestre, desde 2004, se executa um evento nessa disciplina. A turma desse semestre est realizando o Centenrio de Nelson Rodrigues no Cine Cena Unijorge. O evento constitui-se de filmes e debates sobre o autor. Alm desse projeto, em anos passados as turmas desenvolveram outros projetos como: Ufba Em Cena ,Mostra Mulher, Eco Moda, Setcrtera, Msica. Doc/Bahia e tantos outros. O Vibracom e o Facomsom no vo deixar de acontecer. Jonas afirma que atualmente o evento da Empresa Junior est num estgio de captao de recursos. Ele promete que esse ano ser maior do que o do ano passado e talvez seja implementado fora do espao da universidade.

Foto: Ayme Francine

Facom News 2012.1 - Edio I

literatura made in facom


Muito alm de jornalistas e produtores, a Facom lar tambm de romancistas, poetas e literatas. Alunos, ex-alunos e professores da Facom ultrapassaram a sua formao acadmica e produziram literatura ficcional. Existem livro para todos os gostos: As publicaes dos faconianos vo desde o livro de poesia produzido pelo estudante Lucas Albuquerque, at as obras de literatura infanto-juvenil do ex-aluno Breno Fernandes, passando pelos contos do professor Marcos Palcios e o romance com temtica poltica escrito por Fernando Conceio. Na Facom h espao para inovaes como o romance escrito atravs do Twitter feito pelo professor Andr Lemos, mas tambm h uma literatura mais convencional, como a que feita pelo ex-aluno Davi Boaventura.

Professores, alunos e ex alunos produzem literatura ficcional por Heitor Montes e Naiana Ribeiro
ceio, (l-se Diaspor). O livro, que foi lanado no ltimo dia 14 com um evento no Teatro Vila Velha, o primeiro romance de Fernando, que j tinha escrito um livro de poesias, chamado Amar faz bem mas di (Lys Editora, 1997) alm de outras obras. O professor justificou o carter ficcional da sua obra pela necessidade de trazer uma nova FONTE DE INSPIRAO A Faculda- viso para os fatos que compem de citada pelos ex-alunos Davi a histria de Salvador e para a disBoaventura e Breno Fernandes puta de poder poltico travada no como um lugar de grande processo de reconstruo da deinfluncia para sua arte, mocracia aps a Ditadura Militar. bem como para sua vida pessoal. Porm, tambm Marcos Palcios, tambm profesh quem garanta que a sor da Facom, produziu contos literatura que produzem que j foram publicados em coleest mais associada s tneas, complementos literrios suas experincias de vida e sites. O autor tem duas fontes fora da faculdade do que principais de inspirao: Uma com a academia, como o fonte a nossa prpria memprofessor Marcos Pal- ria, as vivncias que ns tivemos cios. De qualquer modo, ao longo da vida que sempre so talentos na literatura j um material que serve para elaforam e esto sendo reve- borao literria; e a outra fonte lados na Facom. E outras evidente de inspirao o prprio ainda sero, precisando dia a dia, o que a gente vive a cada somente de inspirao e dia, o que a gente ouve a cada dia, incentivo. o que a gente l a cada dia e so coisas muito fortuitas. Uma publicao recente Marcos Palcios produziu contos que j o romance do professor e INOVAO O professor Andr Leforam publicados em coletneas e sites jornalista Fernando Con- mos, no perodo de junho de 2009

foto: Maria Dominguez

Facom News 2012.1 - Edio I

foto: Divulgao

mos em seu site. Segundo o autor a obra sobre um personagem que tem seus dados pessoais roubados e questiona a sua existncia.

Alm dos professores, alguns ex-alunos da Facom Davi Boaventura lanou seu primeiro romance Talvez tambm esno tenha criana no cu no ltimo dia 21 to publicando suas obras. a junho de 2010, teve uma expeUm deles rincia com a chamada Twitte- Davi Boaventura, 26 anos, formarature, literatura feita atravs do do em jornalismo pela Facom em Twitter. Ele publicou o romance 2009. Ele lanou o seu primeiro Reviravoltas em vrios posts, romance Talvez no tenha criancom no mximo 140 caracteres, a no cu, no ltimo dia 21, na atravs dos perfis @re_vira_volta Livraria Cultura. O livro, editado e @re_viravolta. O primeiro perfil pela Virgiliae, descrito pelo au onde se desenvolve o eixo prin- tor como um relato bastante hocipal da histria, j o segundo, nesto sobre um universo jovem como se fosse um alter-ego do nar- prximo da realidade urbana de rador, em que aparecem imagens, classe mdia soteropolitana. A sons, fotos e links. a primeira ex- distribuio nacional, e o romanperincia de literatura sequencial, ce se encontra em vrias livrarias como uma novela, via Twitter no do pas, fisicamente ou online. Brasil. Em 2010, a experincia foi publicada em formato de e-book, Outro ex-faconiano, formado em pela editora Simplissimo. A nar- jornalismo, que vem se aventurativa cruza referncias e citaes da literatura (Paul Auster, T.S. Eliot, S. Mallarm, P. Verlaine, S. Beckett, J. L. Borges, C. Baudelaire) e da msica (R.E.M, P. J. Harvey, Lou Reed, Pink Floyd) afirma Andr Le-

rando pela literatura Breno Fernandes, 26 anos. O autor que tem 3 livros infanto-juvenis publicados vive dos direitos autorais da suas obras. Com apenas 14 anos, Breno escreveu seu primeiro livro O mistrio da casa da colina, lanado em 2002 pela FTD. Em 2006 lanou Mil - a primeira misso pela mesma editora e em seguida Show de bola e cidadania pela editora Corrupio em 2010. Seus primeiros dois livros so romances, enquanto o terceiro usa a temtica da Copa do Mundo na frica do Sul para falar sobre a cultura africana. O recm-formado tem mais um projeto voltado para o pblico infanto-juvenil, chamado Os fanzineiros, um romance que pretende ensinar as crianas a fazer fanzines. Ainda estudando na Facom, Lucas Albuquerque tambm se rendeu ao fazer literrio. O estudante do 7 semestre publicou em 2009 seu primeiro livro de poesias, chamado Revoluo Potica, da editora CBJE. O autor afirmou gostar de apenas alguns poemas desse livro. Me considero um poeta menor, disse o autor, que tem Vinicius de Moraes como influncia principal. Seu novo projeto se chama Elas, um livro de poesias que est em produo.

#capa

Facom News 2012.1 - Edio I

Diante da crise poltica na APUB, profes


indeterminado. Na assembleia realizada pelo CLG, no ltimo dia 29, dos 172 professores presentes, 119 votaram a favor da greve. A expectativa dos professores da Facom de que, amanh (06), o resultado do referendo, decida contra a paralisao. No artigo 16, o estatuto indica que, alm de uma deciso em assembleia, dever ser realizado um referendo para validao no caso de deflagrao de greve por mais de dois dias. Mas o CLG, em nota distribuda no ltimo dia 31, afirma que a medida ilegal, j que fere o direito de greve garantido pela Lei 7783/89 e deslegitima a Assembleia Geral como instncia deliberativa mais importante. Afiliado a APUB, o professor Wilson Gomes afirma ser contra a greve e ir continuar normalmente as aulas. Na semana passada, Wilson criticou, no Twitter, o baixo quorum da assembleia que votou pela greve: Ateno jornalistas que j colocaram em manchetes a greve de professores da UFBA (aprovada por 160 dos 3 mil docentes): devagar com o andor. J o professor Jos Mamede avalia que a declarao de greve foi equivocada do ponto de vista de uma assembleia como um todo. Foi um golpe de uma minoria que sempre est a favor da greve, tomou a assembleia e uma deciso com poucas pessoas, analisa Mamede. Inicialmente no estava em pauta o assunto greve. Se assim o fosse, haveria uma adeso muito maior, declara. Ele no v perspectiva de greve na

Facom D

por Alan Tiago Alves, Heito

Professor Giovandro Ferreira deve aderir ao movimento No primeiro dia do referendo do Sindicato dos Professores das Instituies Federais de Ensino Superior da Bahia (APUB) e de uma assembleia do Comando de Greve, os professores da Faculdade de Comunicao tm opinies divergentes. Alguns so a favor da paralisao, enquanto outros defendem o dilogo com o governo.

DIVERGNCIAS A crise poltica dentro da categoria repercute tambm entre os professores da Facom. O professor Giovandro Ferreira, diretor da Facom, no se declarou a favor da greve, mas por se tratar de uma deliberao da categoria, a qual faz parte, deve aderir ao movimento. Segundo ele, as reinvindicaes so vlidas e merecem sua adeso. uma greve que atinge vrias outras Enquanto o sindicato defende instituies federais. Todos esto a realizao do referendo para aguardando o resultado do decidir definitivamente se plesbiscito. H muitos cartazes ocorrer greve ou no, a APUB Luta pelos campi e discusses pela e o CLG (Comando Local de Greve) internet sobre o movimento, defendem paralisao por tempo pontua.

Wilson Gomes contra a greve e ir con normalmente as aulas

Facom News 2012.1 - Edio I

Dividida
Ainda no filiada a APUB, a vicediretora do Colegiado da Facom, professora Regina Gomes, acredita que tudo depender da deciso do referendo. Mas, segundo ela, a paralisao no a melhor soluo. Sou favorvel ao dilogo e no acredito em greve como soluo dos problemas, comenta. O professor Andr Lemos, atravs de seu blog, afirmou que tambm s tomar uma posio aps o resultado do plebiscito e que considera a greve inoportuna. Segundo ele, ainda h possibilidade de negociao.

ssores da Facom divergem sobre greve


foto: Victria Librio

or Montes e Victria Librio


Facom: Se tiver uma greve, este deciso sobre as disciplinas que no o momento. ministra.

Quem j se decidiu foi a professora Itania Gomes que, atravs de e-mail enviado aos alunos, afirmou que no vai aderir a greve e seguir o calendrio como previsto. O professor Andr Lemos tambm vai aguardar o resultado do referendo. No blog Para a estudante Tmara Terde sua disciplina Cartografia de so, o plebiscito um golpe Controvrsias explica: Ainda h espao de negociao com o MEC e por isso no considero a greve preocupao dos alunos com a paralisao j evidente. oportuna agora. Para a petiana Paula Morais, o problema ser a elaborao da revista Fraude. Os componentes se renem todas as semanas para discutir o peridico. Se a Facom fechar, no teremos esses encontros e haver atraso de atividades, afirma. J na PJr, a dificuldade, caso a paralisao seja oficializada, ser no recrutamento de trainees para a nova gesto. As reunies do grupo devero ser suspensas, caso haja greve. Para Tmara Terso, integrante da antiga gesto do C.A., a greve vlida, contudo a estudante contesta a deciso pelo plebiscito: A Andes [...] deu um passo enorme para comear a propor uma discusso poltica. Mas o plebiscito deve ser repudiado, pois um golpe. A assembleia um debate de deliberao mxima, deveria ser respeitada como tal.

CALENDRIO Faltando pouco mais de um ms para o trmino do semestre e menos de um dia para A professora Graciela Natansohn, completar os 75% do calendrio associada ao sindicato, admitiu que permitem o encerramento que vai aderir paralisao caso do mesmo, o professor Giovandro seja aprovada pelo plebiscito, afirma que o mais provvel que as mas de uma forma diferente. aulas sejam paralisadas durante a Pretendo parar as greve. Quando tudo ficar decidido aulas, mas estimular e os professores retomarem as a produo de meus alunos. Ser como atividades, vamos pensar em uma suplementao como cumprir o restante desse especial em que os calendrio, comenta. alunos cobririam essa greve, as Mesmo se a greve for decretada assembleias e os oficialmente no plebiscito, o fatos relacionados, Programa de Ps-Graduao (Psexplica. Quanto ao Com) funcionar normalmente e andamento das aulas tambm no haver alteraes na Facom, Graciela de calendrio, defesa e pesquisa, informou que vai conforme informaes do setor. esperar o resultado Ao contrrio do Programa de do plebiscito para Educao Tutorial (PET) e da ntinuar tomar qualquer Produtora Jnior (PJr), onde a foto: Comps 2011

Facom News 2012.1 - Edio I

A Faculdade de Comunicao comea sua expanso por Diego Yu e Rebeca Menezes

#infra Facom 3.0

fotos: Diego Yu O projeto prev obras com o custo de R$ 2,6 milhes MELHORIAS O anexo a ser construdo ter trs andares e abrigar as salas das instncias e da administrao, os laboratrios de rdio e de fotografia e o Centro de Comunicao, Democracia e Cidadania (CCDC). Tambm haver um refeitrio para aqueles que levam comida de casa, uma sala O projeto foi apresentado em de reunies, alm de um jardim 2010 e prev obras de ampliao interno, responsvel pela ventilae reforma, com um custo de pou- o e iluminao dos corredores. co mais de R$ 2,6 milhes e concluso at o comeo de 2013. O Ele contar ainda com banheiros prazo, entretanto, deve se esten- em cada andar, sendo o do terceider para que a reforma no pre- ro andar equipado com chuveiros. judique as aulas. Aps os trmino Foi a reivindicao de alguns aluda obra, a faculdade contar com nos, muitos moram longe ou vo 1700 m a mais de rea, com salas direto para um estgio, ento ine espaos mais amplos e arejados. teressante ter a oportunidade de bastante claro, est l para todos verem: a placa anuncia a obra de reforma e ampliao da Faculdade de Comunicao. Que a Facom est passando por diversas mudanas na sua infraestrutura, ningum tem dvidas. Mas poucos parecem saber quais so elas. tomar banho. Mas a gente pensa no professor tambm: tem professores que vm pra c e se organizam pra passar o dia todo aqui e isso daria um acolhimento maior ao professor, afirma Giovandro Ferreira, diretor da faculdade. MUDANAS NA ESTRUTURA No que diz respeito reforma, tambm havero mudanas significativas. A entrada mudar de lado, para que a escada frontal, atualmente pouco movimentada, seja mais utilizada. Giovandro explica que a escada usada um pouco menor. Para ele, a outra mais apresentvel, tem mais ventilao e por isso ser feita a mudana. A administrao deixar o sa-

Facom News 2012.1 - Edio I

guo, que se tornar um espao mais amplo, contendo apenas um balco de informaes e a fotocopiadora, que ser instalada onde atualmente fica a portaria. No local onde hoje atuam as instncias, ser construdo um aqurio de vidro, com computadores, e no andar seguinte uma sala de reunies ser montada.

tao deu 300 dias para entregar a obra, mas fazendo ao mesmo tempo a reforma e a ampliao. Obviamente eu no poderia assumir isso sem levar Congregao. A Congregao tem representao de todos, estudantes, funcionrios e professores, e foi unanimidade que primeiro se faa a ampliao e depois a reforma. Porque, como no caso dessa obra aqui ao lado (a As mudanas vieram a partir do construo do Instituto de Cincia Programa de Apoio a Planos de da Informao, vizinho da faculReestruturao e Expanso das dade), a companhia faliu. Imagina Universidades Federais (Reu- se tivesse sido na Facom, de estar ni). A Facom aderiu ao progra- tudo quebrado aqui dentro e no ma, criou o curso de Cinema, terminado aqui fora e a obra parar, ligado aos Bacharelados Interdis- seria um pandemnio. Ns vamos ciplinares, e, em contrapartida, pagar o preo de talvez ter um recebeu a verba que precisava. atraso na obra. (...) Mas ao mesmo tempo, a obra est acontecendo e ns estamos tocando normalO projeto prev mente as atividades do dia-a-dia. FUTURO J est em fase de planejamento uma nova ampliao, nos fundos do prdio, cobrindo a rea da cantina. Segundo o diretor, j foram captados R$ 1,3 milho, mas os clculos que chegaram foram de quase 3 milhes, ento # ns vamos ter que correr atrs. O primeiro andar seria ocupado pelo ATRASO PREVISTO NA REFOR- Centro de Estudos Avanados em MA Carlos Damasceno, engenhei- Democracia Digital e Governo Elero responsvel pela obra, afirma trnico (CEADD), coordenado pelo que a construo do anexo, ainda professor Wilson Gomes, de quem na fase de fundao das estrutu- partiu a iniciativa. A ideia ter um ras, est dentro do prazo mesmo segundo pavimento como um lacom as chuvas recentes. As reforboratrio de cinema e um terceiro mas internas, entretanto, que decomo uma grande redao inteveriam ocorrer de maneira concograda, que faria convergir para o mitante, ainda no se iniciaram: mesmo local pessoas de rdio, teFoi uma deciso da faculdade, leviso, impresso e mdias digitais, explica. Giovandro justifica tal oponde todos os meios pudessem o: A empresa que ganhou a liciproduzir em um nico espao.

Facom: Um histrico de lutas

A Facom percorreu um longo caminho at chegar no estgio em que hoje se encontra. O professor Marcos Palcios, participante efetivo do processo de conquista de espaos desde 1986, conta que quando o primeiro computador da faculdade foi comprado, no fim da dcada de 80, teve que ser colocado no vo sob uma escada, nico espao livre restante na faculdade, ento sediada no bairro do Canela. O prdio atual um antigo restaurante universitrio, invadido e ocupado no final da dcada de 90. Um projeto comeou a tomar forma e ser gradualmente realizado. Salas foram criadas onde antes havia apenas espaos vazios, primeiro com divisrias, depois com paredes com isolamento acstico. O auditrio, que no estava inicialmente planejado, foi construdo. Segundo Palcios, houve a preocupao de no deixar que o provisrio se tornasse definitivo.

obras de ampliao e reforma, com um custo de pouco mais de R$ 2,6 milhes e concluso at o comeo de 2013.

Facom News 2012.1 - Edio I

acessibilidade favorecida pela reforma


Obras j foram iniciadas e prometem melhorias no acesso Facom
A lei 10.098 de 19/12/2000 torna obrigatria a acessibilidade nos prdios pblicos, e no cumprida atualmente pela faculdade. Mas as obras devem resolver esse problema. Haver novos banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, o auditrio sofrer uma nova reforma e permitir o acesso de cadeirantes tambm como palestrantes e elevadores sero instalados. O diretor reconhece essa necessidade. H 3 ou 4 anos ns tinhamos um aluno cadeirante. Toda vez que tinha que ir de um andar para o outro os colegas tinham que carregar a cadeira. Isso - as condies de acessibilidade - algo necessrio. O professor admitiu, no entanto, que no tem certeza quanto presena de piso ttil no projeto. Os elevadores ainda no esto funcionando por incompatibilidades da estrutura do fosso com o sistema dos elevadores. Os elevadores so anteriores, so outra licitao. Isso aqui era um restaurante. Ns j tnhamos o fosso. Os antigos elevadores eram mais largos do que os que foram comprados. Ele explica que uma nova licitao teve de ser feita para as reformas na estrutura interna do fosso, e que por isso os materiais ainda esto nos corredores, mas que esse um projeto da administrao central e, no da alada da diretoria. A obra, segundo o prprio diretor, em entrevista ao Jornal da Facom, estaria pronta at novembro do ano passado, ainda no foi concluda. Entretanto, no consta como parte do projeto.

Rampa na entrada a nica forma de acessibilidade Faculdade

foto: Ayme Francine

Facom News 2012.1 - Edio I

Materiais no corredor
Burocracia impede seu uso
Enormes peas metlicas e caixas de papelo intrigam a maioria dos faconianos que passam por elas todos os dias. Por questes burocrticas - como licitaes e entrega do material antes do momento previsto - peas de futuros elevadores, oito ar condicionados e cadeiras de escritrio esto nos corredores da Facom. foto por Ayme Francine contratao da empresa que ir instalar os elevadores. Aps esse processo, houve um sorteio e, a partir dele, a Facom est na fila para instalao dos equipamentos.

fornecedor que oferecer o menor preo pela mercadoria ou servio. Esses ar-condicionados tm destino certo: o auditrio e as salas dos departamentos do primeiro andar que sero transferidas para o prdio anexo. caixas nos corredores do trreo: 103 cadeiras de escritrio. Elas esto ali por questo burocrtica da empresa que as vendeu universidade e tm como destino as novas salas e laboratrios que, por sua vez, esto na fase inicial de construo do lado direito da Facom. Todos os mveis do anexo j foram comprados, porem esses assentos tiveram de ser trazidos assim que adquiridos porque j haviam sido produzidos em ltimo estoque e no poderiam ficar armazenadas na fbrica da empresa fornecedora, diferentemente das outras peas que ainda esto em seus depositos. DECLARAES O aluno de Jornalismo Giltemberg Brito, formado em Produo Cultural e que est na Facom desde 2004, acredita que o acmulo de materiais comeou a partir de 2009, mas que os alunos no do grande importncia ao fato, visto que houve uma melhoria considervel nas instalaes faconianas e que esses objetos nos corredores no atrapalham, diretamente, o dia-a-dia da faculdade. Jonas Nogueira, aluno do segundo semestre de Produo Cultural, pensa diferente. Sinceramente, me incomoda muito. A faculdade fica suja, empoeirada por mais que limpem e d um aspecto de baguna.

por Ayme Francine Existe ainda outro grupo de

O professor Giovandro Ferreira, diretor da Faculdade de Comunicao, afirmou que o problema vai muito alm dessa questo da espera. Segundo ele, quando a compra dos elevadores e plataforma foi feita pela administrao central da Ufba, no l e v a r a m em conta a necessidade de uma r e f o r m a Peas dos elevadores esperam a instalao. interna, pois o fosso existe LONGA ESPERA H dois anos, desde a poca em que o edifcio era um Restaurante Universitrio os elevadores e plataforma e mais largo que os elevadores para deficientes fsicos esto atuais. espalhados pelo segundo andar do prdio. Segundo o Chefe Ainda segundo o Chefe de Apoio os de Apoio, Cleison Aquino dos refrigeradores do tipo Split foram Santos Neves, cada pea tem adquiridos via prego, que uma um porqu de estar onde est. modalidade de realizar contratros Os materiais para os elevadores administrativos para realizao de da Facom foram comprados via servios e compras com dinheiro licitao feita pela Ufba para oito pblico. Funciona online e um de suas faculdades, bem como a leilo ao contrrio, onde ganha o

Facom News 2012.1 - Edio I

Agenda Cincia, Cultura e Arte da UFBA tem projeto modelo por Vitor Gabriel
Com a instalao de uma linha telefnica h duas semanas, uma previso de chegada de cinco notebooks e trs netbooks novos para este ms, alm de um projeto de reestruturao do espao, Agenda Cincia, Cultura e Arte se organiza para se tornar uma verdadeira redao. DIFICULDADES Atualmente, os bolsistas dispem de cinco notebooks, trs computadores modelo iMac e dois celulares utilizados para gravaes de udio. Eles ainda no possuem cmeras fotogrficas no laboratrio e algumas vezes utilizam as prprias mquinas. Quando precisam fazer a cobertura de um grande evento, contam com a parceria do Labfoto. O espao onde o laboratrio funciona desde o ms de maro no foi projetado para a atividade. Durante cerca de sete anos serviu para abrigar um acervo de filmes, documentos e arquivos fotogrficos do setor de cinema da faculdade, que teve suas atividades encerradas no local no segundo semestre de 2011. poltica cientfica e tecnolgica e divulgao de pesquisas desenvolvidas no estado da Bahia; do outro, a equipe responsvel pelo Agenda Arte e Cultura, site que contm uma agenda artstica, cultural e cientfica digital para divulgar ao pblico interno e externo da Ufba a produo acadmico-cultural que deriva das suas unidades de ensino. Os dois produtos esto integrados. O projeto tem apoio da Pr-Reitoria de Extenso Universitria da UFBA (PROEXT) que financia a compra dos equipamentos e o custeio da bolsa dos estudantes, permitindo ao aluno uma formao profissional com responsabilidade social e a integrao entre a universidade e a sociedade na troca de experincias.

Novo e promissor
editores do site e acompanham os bolsistas de graduao na produo de notcias nas unidades da UFBA. A idia que o aluno tenha uma relao entre o mundo da informao e da formao, tendo contato com a Escola de Teatro, Dana e Belas Artes fora da faculdade, diz Jos Roberto Severino, um dos coordenadores do site Agenda Arte e Cultura UFBA. CINCIA E CULTURA Com pouco mais de um ano no ar (sete de maio/2012), a pgina de Agncia de Noticias Cincia e Cultura foi curtida 521 vezes no facebook. Porm a maior parte dos estudantes tem pouca informao sobre o projeto. O conhecimento, na maioria das vezes, sobre o site do Cincia e Cultura. Agenda Arte e Cultura pouco citado pelos alunos. As estudantes Fabrina Macedo e Ana Carolina sabem da existncia do projeto. Fabrina diz que o site do Cincia e Cultura interessante e tem bastante contedo. S acho que tudo que ocorre na Facom deveria ser mais divulgado, avalia a aluna do 3 semestre de jornalismo. Ana Carolina cursa o 5 semestre de Produo Cultural sabe que um dos produtos da Agncia de Noticias sobre

PROJETO JOVEM O projeto, que completa um ano no prximo ms de julho, tem uma equipe composta por 12 estudantes divididos entre bolsistas de graduao - quatro de jornalismo que trabalham na produo de matrias jornalsticas sobre temas de Cincia e Tecnologia realizadas A sala dividida em duas. De pelos pesquisadores da UFBA e seis um lado esto os estudantes de Produo Cultural que fazem o que cuidam do Cincia e Cultura, levantamento de contedo para portal que contm notcias, a Agenda Cultural, envolvendo entrevistas, banco de fontes, produo audiovisual para o site, artigos opinativos e reportagens alm de dois bolsistas do Psespeciais sobre assuntos relativos Com/UFBA que atuam como de

Facom News 2012.1 - Edio I

divulgao cientifica e j curtiu Cincia e Cultura no facebook. Deveria ter um espao, um mural informativo para que os alunos soubessem um pouco mais do programa. Fico pouco tempo na Faculdade e no tenho nenhum conhecimento, opina Isabela Garrido, 4 semestre de Jornalismo. As placas para a identificao da sala esto em processo de licitao. A plotagem da porta e a colagem de cartazes pela Facom Sites da Agncia de Notcias em Cincia e Cultura (http://www.cienciaocorrero at o final do ms. O ecultura.ufba.br/agenciadenoticias/) e da Agenda Arte e Cultura (http:// projeto divulgado pela internet, www.agendartecultura.ufba.br/) atravs das redes sociais.

Consolidado novo produto da Facom


A Agncia de Notcias nasce com proposta inovadora e promete a formao de novos cientistas TEXTOS ESPECIALIZADOS Os por Bruno Pedra envolvidos apontam alguns desafios encontrados, como a Uma agncia de notcias dentro da com a popularizao da Cincia. dificuldade de lidar com artigos universidade feita para produzir Entend-la como algo que deve e releases muito especializados. matrias jornalsticas que sirvam ser difundido para a sociedade, Gilberto Rios, estudante de na difuso da produo cientfica que no deve se fechar na jornalismo e bolsista do projeto, relata que costuma receber baiana. Esse o objetivo da Universidade. material de pesquisadores externos Agncia de Notcias em Cincia e Cultura, instncia que existe h O material publicado no site que muitas vezes apresentam uma mais de um ano e comea agora a do projeto e em um boletim linguagem especfica, dificultando se estruturar e ser ampliada. semanal enviado via email. Alm a compreenso e a produo de disso so produzidas e veiculadas matrias. Simone Bortoliero, coordenadora tambm reportagens em vdeo e do projeto, explica que o foco transmisses ao vivo atravs da Para participar do projeto, alm criar contedo para jornalistas Internet, disponveis na sesso de se inscrever na seleo, o e fazer com que a produo Web Tv do site. De acordo com aluno de graduao pode se cintfica baiana ganhe destaque Clarissa, h a expectativa para a matricular na disciplina Agncia no noticirio nacional. Selecionada produo de material impresso de Notcias (COM362), ou pode em maro para integrar a agncia, a ser distribudo, mas ainda no ainda enviar seu texto para o email a editora-chefe Clarissa Viana h uma previso para que seja cienciaecultura.ufba@gmail.com. As bolsas tm durao de um ano. completa: Nos preocupamos implementado.

#facom-faz
Nova tutoria para o Pet
Uma das instncias mais atrativas ao pblico faconiano, o Programa de Educao Tutorial (PET) da Facom, tem novo tutor h cerca de dois meses. O professor Fbio

Facom News 2012.1 - Edio I

Professor Sadao planeja palestras que sero ministradas por professores da Unb e da PUC-SP por Alexandre Galvo e Estela Marques
Sadao, doutor em Comunicao e Semitica, deve seguir a linhada gesto anterior, mas traz novas propostas em torno do tema A Cidade como Mdia. O professor planeja uma srie de palestras para a entrar em uma discusso mais aprofundada sobre o assunto: uma Oficina de Linguagem da Internet e Produo de Sites, que ser ministrada pela professora de Design da UnB, Ftima Aparecida dos Santos, e outra Oficina de Paisagem Sonora, com a provvel instruo da professora Carmem Lcia Jos, da PUC-SP. pretende realizar uma Oficina de Edio de udio para produo de audiovisuais dos lugares estudados na cidade de Salvador. H, ainda, a possibilidade de uma

Fbio Sadao deve seguir a linha da gesto anterior, mas traz novas propostas.

A tutoria da professora Graciela transformou o PET em um programa admirado pelos estudantes.


# palestra sobre a cidade como mdia, com Lucrcia Ferrara, da PUC-SP e USP, grande autoridade no estudo do espao e da cidade.

No existe uma grande mudana, nunca existe, afirma Sadao. O professor assume o cargo substituindo a professora doutora Graciela Nathanson, que deixa A ideia pensar o posto para fazer seu psquais so as formas doutorado na Argentina aps seis de representao anos de trabalho no programa. O construdas na cidade, interesse em ser tutor do PET estabelecendo um surgiu a partir da vontade de dilogo com outras desenvolver com os alunos algo esferas da atuao que transpusesse a esfera da sala humana. A partir de aula. da, diversas oficinas podero se desdobrar. BOAS EXPECTATIVAS Com o passar Sadao tambm dos anos, a tutoria da professora

Facom News 2012.1 - Edio I

foto: Ayme Francine Graciela transformou o PET em um programa admirado pelos estudantes. Boa parte dessa atratividade deu-se pelas oficinas e workshops ministrados pelos bolsistas, como a oficina de diagramao que foi dado aos calouros de 2012.1 no comeo do semestre. O ex-bolsista Rodrigo Lessa, que ficou dois anos no programa (2007/2009), afirma: A bolsista Paula Morais tem boas expectativas para a entrada do novo tutor. O PETCOM era bem procurado pelos alunos da Facom organizar mais e a se envolver Intercom Nordeste, e todos foram na poca de inscries. Em um mais com pesquisa, alm de se aprovados. J um grande comeo. perodo anterior ao meu, havia tornar uma instncia mais ativa Espero que seja satisfatrio para noo de que ele era muito dentro da faculdade, finalizou. ele, como vem sendo para ns fechado e que ningum sabia o bolsistas, confessou. E comenta que fazia ou pra que servia. Mas sobre as propostas do professor no perodo em que eu entrei, e para o grupo: Estamos no nos dois anos em que eu fiquei Graciela era muito comeo ainda, mas j pensamos atuando em algumas atividades para o l, foi perceptvel como as coisas importante mudaram, disse. no reconhecimento grupo. Algumas so voltadas para do PET dentro da editorao, outra para paisagem Outro bolsista do programa, sonora e tem tambm sobre Daniel Silveira, avalia a estadia da Facom e na hora de webdesigner. Ainda estamos professora no projeto: Graciela interceder por algu- ajeitando tudo, mas parece que as foi muito importante para o PET, mas necessidades do expectativas so boas, concluiu. principalmente por conta dela grupo ante a diretrabalhar com jornalismo de Distribudo por todo territrio revista, e a gente desenvolver o. (Daniel Silveira) nacional, o programa conta com # uma. Alm disso, ela era 75 instituies cadastradas e 428 muito importante atuando no grupos de pesquisa, segundo reconhecimento do PET dentro Paula Morais, tambm integrante dados do portal do MEC. Em da Facom e na hora de interceder do PET, disse estar contente mbito regional, o PETCOM por algumas necessidades do com a entrada do novo tutor e o nico grupo de comunicao grupo ante a direo e opinou ressaltou a primeira ajuda dada do Nordeste, tendo outros trs sobre o novo tutor: Com Sadao, por ele: Sadao nos ajudou na dividos igualmente entre as acredito que o PET tende a se realizao dos papers para o regies Norte, Sul e Sudeste.

Facom News 2012.1 - Edio I

Portal da Facom enfrenta problemas


As atualizaes no so constantes e pginas essenciais, como a relativa aos grupos de pesquisa, permanecem em construo por Luire Campelo e Maria Dominguez
A agenda de junho do site da Facom est em branco. No h sequer um evento marcado de maio at o final de 2012. A aba referente aos grupos de pesquisa est em construo. A pgina relacionada produo cientfica da faculdade deveria computar TCCs e artigos produzidos pelos estudantes, mas no o que acontece. As monografias disponveis na pgina so apenas de estudantes da graduao formados entre 2008.1 e 2010.1. Brasil como responsvel. Segundo ele, o laboratrio enfrenta diversas dificuldades. O site ainda no est concludo e no me satisfaz. Ele poderia ser muito melhor do que se apresenta. No momento, ele est pouco informativo, pois eu no recebo informaes, ressalta. deveria ter uma atualizao constante e a presena de informao sobre tudo que acontece naquele espao, avalia a professora Malu Fontes, que se diz conectada 24 horas por dia na internet e nas redes sociais. Malu ainda acrescenta que no utiliza o site para obter informaes: Tudo o que me interessa, eu fico sabendo antes. No tenho necessidade de buscar informao no site. A subseo Estrutura lista nove laboratrios, inclusive o Centro Acadmico (C.A.Facom), que, segundo o prprio site, uma entidade representativa dos estudantes e no um espao de pesquisa e experimentao, como por exemplo, o Labfoto. A pgina dedicada aos estudantes se resume a apresentao do Petcom, Produtora Jnior, Agncia Experimental e C.A.Facom. As informaes disponibilizadas no ajudam o leitor a distinguir para quem as instncias, atividades de extenso, etc so destinadas: so para todos estudantes ou h restrio? Apenas integrantes da Facom podem participar? Quais so os produtos e eventos realizados por cada um? Segundo o professor Umbelino, os interessados em publicar notcias devem enviar pequenos releases ao Labmedia e, a partir do momento em que houver demanda suficiente, o site ser atualizado. Nas palavras do professor: Estamos abertos para modificaes e para que ele (o site) se torne mais dinmico, mas essa no uma tarefa apenas do Lab.

Alunos e professores, em sua maioria, no acessam ou no conhecem o site. A pgina atual resultado de uma recente reforma. Acredite: ela j foi pior, mais feia e mais pobre. O Laboratrio de Multimdia Acho a atualizao de contedo um a instncia responsvel pela tanto sem relevncia. O site acaba manuteno e atualizao do portal no tendo nenhuma funo para e tem o professor Jos Umbelino divulgao de atividades, j que a atualizao no feita com muita Pgina dos grupos de pesquisa em construo e frequncia, disse agenda em branco Eduardo Assuno, estudante de Jornalismo do 6 semestre. Um bom exemplo da desatualizao o erro na titulao do diretor presidente da Produtora Jnior. Na subseo Estrutura, o atual diretor presidente Felipe Menezes, que na verdade foi diretor de comunicao em 2010. O site de uma faculdade de comunicao

Facom News 2012.1 - Edio I

Bolsas do Permanecer aumentam 55% na facom


Apesar do aumento relativo a 2011, quantidade de bolsas ofertadas trs vezes menor que em 2007 por Thas de Jesus
Aps ingresso na universidade, alguns estudantes passam por dificuldades relacionadas com a permanncia na instituio, como transporte, moradia, material didtico e alimentao. Pensando nesses discentes, a UFBA disponibiliza programas de auxlio, como o Permanecer. Em 2012, a Faculdade de Comunicao obteve um aumento de 55% das bolsas no programa. Foram 9 projetos aprovados, rendendo 14 bolsas. Houve um decrscimo de 69% com relao ao seu incio (2007), no qual a faculdade contou com um total de 46 bolsistas contemplados. A Facom tem marcado sua presena no programa mesmo com o descrscimo das bolsas concedidas. A importncia do programa provm do fato de configurar-se tanto como uma assistncia estudantil quanto formao acadmica. Em entrevista, o professor Jos Severino comentou sobre o decrscimo histrico de 69% nas bolsas concedidas pela Facom. Para ele, o fato de no haver, hoje, tantas bolsas Permanecer quanto havia no comeo, significa que ainda h uma necessidade de ampliao. Por outro lado, a correo vem acontecendo tambm pelo prprio mrito do aluno que busca outras modalidades de financiamento, disse ele. Segundo Severino, alguns dos fatores relacionados com esse decrscimo podem estar relacionados primeira fase do programa. Nela, havia um cenrio estimulante de busca por uma outra modalidade de financiamento de pesquisas com bolsistas de um projeto especfico. O aluno da FACOM tem outras modalidades de bolsas que o impede de acumul-las. Ento, a bolsa Permanecer acaba sendo uma espcie de segunda possibilidade., destacou. Em 2012 o Observatrio Universitrio da Cultura Popular, de autoria do Professor Severino, concedeu 3 bolsas, o projeto integrado ao Permanecer e tem como objetivo compreenderm, atravs do mapeamento e de um diagnstico, a produo cultural comunitria em Salvador. AUXLIO E APRENDIZADO A essncia do programa a permanncia do aluno na universidade. Se me perguntarem se supre todas as minhas necessidades? No, a minha resposta. Mas, repito, o que tem me ajudado a continuar no curso, comentou Marisa Sales, aluna do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e bolsista do projeto Preservao da Memria Audiovisual do Setor de Cinema da UFBA, de autoria de Guido Arajo. O Programa disponibiliza ao aluno uma bolsa no valor de R$ 360 mensais por um ano. Ele prope ao bolsista uma dedicao de 16 horas semanais s atividades do projeto para que o estudante obtenha desenvolvimento acadmico.

Representao do nmero de bolsas e projetos da Facom

Facom News 2012.1 - Edio I

#entrevista

Se voc me ama, me passa sua senha

por Alexandre Galvo e Maria Dominguez

Para Leonor Graciela Natansohn, professora e coordenadora do GIG@ (Grupo de Pesquisa em Gneros, Tecnologias e Cultura), essa expresso resume a relao entre homens, mulheres e internet. Em entrevista para o Boletim Facom News, Graciela disse que a militncia na causa feminina a fez entender a estruturao do mundo a partir das categorias identitrias sexuais. Ressaltou ainda a superexplorao da figura feminina no meio ciberntico, a falta de incentivo para a insero das mulheres no meio tecnolgico e nos grandes centros de tecnologia, e a diferena entre essa relao no Brasil e na Europa. Entrou ainda na discusso polmica entre gnero, sexo, identidade e a redefinio das categorias clssicas dessas segmentaes sociais. Para ela, no mbito nacional, e no que diz respeito representatividade, as mulheres j deram um grande salto, mas reconhece que ainda falta muito a conquistar.

Facom News 2012.1 - Edio I

graciela
Em artigo escrito para a Folha de S. Paulo, voc disse: a relao entre as mulheres e a internet diferente da relao entre mulheres e mdias tradicionais. A imagem delas superexplorada na pornografia e na maioria das vezes com um vis preconceituoso. De que forma a relao entre mulher e internet difere da relao entre mulher e meios de comunicao de massa? H uma diferena que nunca antes tinha percebido. No meio de comunicao de massa falamos mais das representaes das mulheres. Na internet, falamos de prticas da comunicao entre sujeitos, pessoas que se comunicam. Ento as mulheres tambm produzem contedo. Elas tambm se comunicam. Pensamos na internet no como espao de representao das mulheres, mas como espao de interao e existem a brutais diferenas. Por exemplo: numa pesquisa recente sobre violncia contra a mulher, o que se percebe que uma das formas mais frequentes de violncia consiste no controle que se faz das mulheres atravs da internet. A relao nos dias de hoje entre homens, mulheres e internet poderia ser resumida com a seguinte expresso: Se voc me ama, me passa sua

natansohn
morrem s por serem gays. Isso j confere certa importncia a essa categoria. E isso no significa que, para mim, mulher seja aquela que nasce com um par de peitos. Claro que no. Eu no sustento o fato de que mulheres e homens sejam categorias nicas.

senha. Querem controlar com quem se fala e isso muito frequente. Em resumo: na mdia massiva tradicional, a violncia contra a mulher est na forma que ela representada. Nas mdias digitais existe outra violncia, a do controle dessas mulheres. Em entrevista Agncia de Notcias Cincia e Cultura, voc disse que o seu trabalho no apenas direcionado para as mulheres biolgicas. Nos moldes atuais, o que ser homem e o que ser mulher? possvel distinguir entre gnero, sexo e papel social? Hoje, assistimos uma redefinio das categorias clssicas de identidades. Hoje no podemos mais falar em apenas mulheres e homens. Falamos de gays, lsbicas, transexuais, bissexuais dentre outras milhares de palavras. Isso significa que h sim uma complexidade na construo identitria. Isso um fato. Por outro lado, existe outro fato: mesmo com essa diversidade, e por conta dela, existe ainda uma forte discriminao das mulheres por elas serem apenas mulheres. Mulheres morrem assassinadas e violentadas por serem apenas mulheres. Ningum pergunta a elas se so mulheres ou se so transexuais, por exemplo. Ento a categoria mulher ainda muito importante, assim como gays

O interessante entender o mundo a partir das categorias identitrias e sexuais.


# Voc disse que feminista, mas esse um conceito muito abrangente. O que ser feminista para voc? Que difcil! O feminismo no apenas entender as diferenas

Mulheres morrem assassinadas e violentadas por serem apenas mulheres.


#

Facom News 2012.1 - Edio I

entre homens e mulheres. Como o mundo, o conhecimento, a cincia, a vida domstica, a vida poltica e a sociedade se estruturam a partir das identidades sexuais. impressionante e isso que me fascina no feminismo. Para mim, essa a grande porta do feminismo: entender a vida poltica e at cultural a partir dessas identidades. No apenas analisar a excluso das mulheres, isso apenas um detalhe. O interessante entender o mundo a partir das categorias identitrias e sexuais. As mulheres j esto no comando do poder. No Brasil, por exemplo, elas j esto no comando poltico do pas e recentemente uma mulher assumiu o cargo de presidente da Petrobras. E agora, lutar mais pelo qu? Da para baixo? Tudo! O Brasil comeou por cima, com uma presidenta. Mas da para baixo temos pouqussimas mulheres na poltica. Perceba no Senado, nas Cmaras Estaduais, no Congresso Nacional, quase que no h mulheres. Um estudo baiano diz que existem poucas mulheres e, na maioria das vezes, elas so esposas dos polticos. Existem ministros e senadores que lanam suas mulheres na poltica. Agora, mulheres autnomas so muito poucas. Ento, eu digo que j demos um salto enorme, mas ainda falta muito. No seu ltimo artigo sobre mulheres e internet, de 2011, voc fala sobre a falta de mulheres em centros de tecnologia mundiais. Como esse fenmeno se d e como esse quadro poderia ser modificado?

Na Europa, existem muitas polticas de incentivo para as mulheres e a tecnologia. Aqui, no Brasil, se fala muito pouco sobre isso. L, j falam sobre o assunto h tempos. Pesquiso muito e sei que eles tm programas de estmulos s mulheres e uma srie de coisas. Aqui, o problema to complicado e no apenas no mbito da

se homem ficasse grvido, as coisas seriam diferentes para ns.


# educao. No se educam meninas para fazerem carreira tecnolgica. Na grande maioria das vezes, os professores de centros tecnolgicos so sempre homens e eles no estimulam as meninas a serem monitoras ou professoras. Mesmo que uma sala de aula tenha 20 meninas e 10 meninos. impressionante como os professores sempre escolhem outros meninos para serem seus monitores. Ou seja, dentro dos centros educativos h uma forma muito sutil de discriminar mulheres. Dentro de cursos, como engenharia da computao, ntido o fato de que mulheres e homens desempenham atividades bem diferentes. No curso de computao, as mulheres sempre esto entre as atividades mais soft, mais light, como programao. E isso acontece, pois os professores no estimulam as meninas a tomarem certo cargos do jeito que estimulam os meninos. J no trabalho, acontece que mulheres talentosas e bem sucedidas s vezes chegam no topo das empresas e l para os 35

anos, nada mais normal do que quererem ter filhos. Mas voc acha que gratuito ter um filho para uma executiva? Ela sempre perde o trem da empresa. terrvel. Ento, se no a educao, a vida domstica ou empresarial. E os empresrios no dizem de forma explcita que no querem contratar algum porque essa pessoa uma mulher. tudo muito sutil. Se uma mulher fica grvida dentro de uma empresa... Ah, se homem ficasse grvido, as coisas seriam diferentes para ns. Eu brinco dizendo que se homem ficasse grvido, o aborto seria uma prtica legal. Dentro da Universidade, voc desenvolveu o LabDebug. Quais so as suas principais atividades e o que o LabDebug? Esse Lab est destinado a mulheres, mas tambm realizada por meninos para estimular a cultura digital. Fazemos vdeos, filmes, obras de arte interativas, fazemos um pouco de tudo. Falamos sobre arte digital e mulheres. Na oficina bsica, tambm fazemos blogs. A iniciativa livre. muito mais interessante assim, para abrirmos as caixas pretas dos computadores. Qual a sua pesquisa atualmente? Busco compreender a apropriao da tecnologia por parte das mulheres. Em detalhes, em vrias faixas etrias e entre todos os tipos de mulheres, entre diversas profisses. Quero entender quais as brechas digitais. No em teoria, mas fazer um estudo para a existncia e os problemas que as mulheres enfrentam na hora de aprender tecnologia.

Facom News 2012.1 - Edio I

fotojornalismo destaque em san francisco


SFSU so dedicados a matrias obrigatrias a todos os cursos da faculdade, independentemente da rea, como matemtica, por exemplo. Alm disso, os alunos podem pegar algumas matrias opJornais e revistas so produzidos em laboratrio independente tativas de jornalismo e alguDurante uma viagem aos Estados mas outras poucas matrias Unidos, aproveitei para fazer uma obrigatrias dentro do curso. pesquisa relacionada Facom: visitei, em San Francisco, na Cali- Depois dos dois anos, o aluno frnia, a universidade pblica San que optar pelo curso de jornaFrancisco State University (SFSU), lismo ainda tem a possiblidaque tem um departamento de de de seguir por dois caminhos: jornalismo, a fim de comparar os o de jornalismo on-line e imcurrculos e os produtos laborato- presso ou o de fotojornalismo. riais das duas faculdades. Dentre as abordagens da minha conver- Nenhum curso de graduao sa com Kevin M. Cox, o staff do pensado se no tem uma viabilicurso, o que mais chamou aten- dade. No caso dos Estados Unidos, o no currculo foi a diviso em que talvez tm uma demanda mais duas habilitaes: fotojornalismo interessante, agncias, jornais e jornalismo online e impresso. mais amplos, isso possa ser interessante. No sei se no Brasil isso Na SFSU, o aluno precisa de cin- funcionaria, ter uma graduao s co semestres para completar seu em fotojornalismo, por conta da curso de jornalismo. Diferente realidade dos jornais brasileiros. da Facom, os dois primeiros anos Os fotgrafos no tm formao, da graduao em jornalismo na eles fazem cursos fora. Mas eu

Reprter do FacomNews aproveita viagem a San Francisco para comparar currculos acadmicos por Larissa Iten
acho muito interessante, por ser da minha rea, avalia o professor de fotografia e vice coordenador do Labfoto, Rodrigo Rossoni. A graduao voltada para jornalismo on-line e impresso seria o mais prximo do curso oferecido pela Facom. No entanto, mesmo o enfoque sendo, em tese, o mesmo, ainda existem diferenas sensveis quanto ao currculo das duas faculdades. REESTRUTURAO Segundo Fbio Sadao, professor diretor do colegiado da Facom, a faculdade est no comeo de um processo de reestruturao da proposta pedaggica dos seus cursos, o que incluiria a grade curricular. De acordo com a professora Suzana Barbosa, tambm integrante do Colegiado, professora de jornalismo responsvel pela pesquisa curricular juntamente com a professora Regina Gomes, essa uma discusso que est comeando. O colegiado fez consultas a algumas estruturas curriculares de outras universidades nacionais, principalmente as federais e as PUCs. provvel que, mais frente, eles tambm considerem pesquisar como esto essas habilitaes em cursos de comunicao em faculdades internacionais.

foto: Larissa Iten

Facom News 2012.1 - Edio I

#perfil

Alm da Portaria
por Carol Lemos
Ele tem aquele plus, um qu a mais que permite que ele conhea como ningum a rotina dos professores. Lembra-se de alunos que j saram da faculdade e de algumas histrias que figuraram. , definitivamente, um exmio contador de histrias e muito detalhista. Esse Jos Bispo.
No esperamos por Jos Valter Jesus Bispo, fomos ao seu encontro. Para ns, no havia lugar melhor para nossa conversa do que seu local de trabalho: a portaria da Faculdade de Comunicao de UFBA. Trajava seu usual uniforme azul e estava particularmente feliz naquela quinta-feira, (17). Seu time havia sido campeo baiano de futebol no domingo anterior. Sim, Valter, como conhecido pelos que circulam na Facom, torcedor do Bahia e apaixonado por futebol. No final de semana, se tiver algum jogo passando eu gosto de assistir. Com entusiasmo diz que isso e tomar uma cervejinha pra relaxar so as coisas que mais gosta de fazer nos finais de semana. a sua presena. Seu bom humor e o tom de voz amistoso trouxeram, imediatamente, conversa um clima de descontrao j esperado por ns. Tinham razo aqueles que o conhecem h mais tempo: Valter um homem acessvel, inteligente e extremamente perspicaz. Devo adiantar, foi timo conhec-lo.

Nossa primeira impresso de que O porteiro gosta do seu trabalho estamos totalmente vontade com e o realiza com esmero. o que

Facom News 2012.1 - Edio I

jos valter bispo


eu fao, ento tenho que fazer com carinho, com amor, diz. E o faz sempre com um sorriso contagiante no rosto.. O melhor de trabalhar na Facom, segundo ele, que h sempre novidades que lhe despertam o interesse de aprender diariamente. Adora reparar nas pessoas e conheclas melhor. Com os alunos mais dados (termo usado por ele), sente-se vontade em criar laos de afeto que permanecero por muito tempo. demais torcer para que ele se lembre de ns daqui a alguns anos? Sempre muito empenhado, Valter salienta que o fato de trabalhar em um lugar onde a comunicao o carro-chefe, faz com que ele se sinta no dever de saber o que acontece no mundo. De onde vem tanto interesse? Trabalho na faculdade de comunicao, ento, tenho que estar sempre ligado., responde bem-humorado. Discute com clareza e autoridade os temas que so pauta no pas e fatos que ocorrem na faculdade. Em tom de brincadeira, comentou a recente declarao controversa do deputado Jean Willys sobre o fato do jornalista Uziel Bueno (ambos estudaram na Facom respondo que isso eu no posso dizer, no. E continua: Hoje vocs so alunos,n? Amanh estaro na televiso fazendo guerra e dizendo: Quem me contou as fofocas da faculdade foi aquele porteiro da Facom. No posso me comprometer. naval, trabalhei na Mesbla, na C&A. Vim trabalhar aqui quando estava desempregado e fazendo segurana como autnomo. Sempre me adapto bem s situaes que a vida me apresenta. Aqui, o porteiro responsvel por controlar a entrada e sada de equipamentos Muito atento e observador, ele e pessoas, e tambm as chaves se sobressai entre os demais das salas. E l se vo seis anos.. funcionrios. Ele tem aquele plus, seis anos encantando as pessoas um qu a mais que permite que e cuidando da faculdade como se ele conhea como ningum a fosse sua casa. rotina dos professores. Lembrase de alunos que j saram da E agora nos encantamos por ele faculdade e de algumas histrias tambm. Nossa conversa foi rpida, que figuraram. , definitivamente, mas ainda h muitos anos pela um exmio contador de histrias frente para que nos aproximemos e muito detalhista. H mais ou mais dele e possamos conhec-lo menos quatro anos atrs chegou melhor. Esse homem inteligente e uma senhora procurando a filha astuto nos surpreendeu da melhor dela. Eu falei Olha senhora, maneira. Nos deixou vontade e infelizmente eu no tenho como com vontade de que a conversa saber o nome de todos os alunos. se extendesse por muito tempo. V ao colegiado e d o nome dela que eles podem te ajudar., Esperamos ter outros momentos contou Valter. E continuou: como esse. Todos ns. Demorou de 15 a 20 minutos e voltou do colegiado dizendo: No possvel! A minha filha disse que estava estudando aqui, trancou a matrcula e no me avisou. E eu continuei mandando dinheiro pra ela... Nem um dia ela veio. Sou eu e ela hoje!, parecia histria de novela., ri o porteiro.

Fui fuzileiro naval, trabalhei na Mesbla, na C&A. Sempre me adapto bem s situaes que a vida me apresenta

Divertido e sensvel, nos mostra seu lado mais vulnervel ao falar dos filhos, a mais velha estuda Pedagogia, aqui mesmo, na UFBA e o mais novo est no segundo ano do ensino mdio. Quando comenta de sua vida, nos conta # que, desde muito cedo, comeou a trabalhar e teve diversos ofcios. na mesma poca) ter fumado A alegria e a tranquilidade sempre maconha na faculdade. As vezes o acompanharam; no h em seu chegam pessoas me perguntando: tom de voz angstia ou frustrao E a, Valter, quem que vai pelas batalhas que enfrentou, pra varandinha?. E eu sempre h serenidade. Fui fuzileiro

Facom News 2012.1 - Edio I

#especial

cabelos

por Maria Dominguez e Larissa Iten

Marisa Sales diz que sempre usou chapinha Catarina Sampaio mas seu cabelo era muito certinho. Aderiu ao Gneros, personalidades, estilos, tribos. natural e se sente melhor Como queiram chamar, tudo isso cabe no universo da Facom. Pensando nessa multiplicidade de gostos e vontades, trazemos um especial fotogrfico nesta edio do FacomNews.
Cabelos. Sejam eles lisos, crespos, black power ou curtinhos. Alm de inspirar e incentivar as mudanas das madeixas, desejamos mostrar como elas so cruciais na definio da identidade pessoal. Apresentamos, ento, algumas das milhares de possibilidades e definies dos cabelos. Val Benvindo
fotos: Maria Dominguez

Flvia Santana

Bruna Rocha

Maicon Schmalz e Alana Barbo so amigos e cortam seus cabelos com o seu colega Joo Matos

Joo Paulo Carvalho

Meu cabelo faz parte da minha identidade. o que faz eu me sentir eu mesma disse Sofa Greve

You might also like