You are on page 1of 22

Definio de fundao

Fundao o elemento estrutural que transfere ao terreno as cargas que so aplicadas estrutura.

Classificao das fundaes


De acordo com a profundidade do solo resistente, onde est implantada a sua base, as fundaes podem se classificadas em:

Fundaes Superficiais (diretas): quando a camada resistente carga da edificao, ou seja, onde a base da fundao est implantada, no excede a duas vezes a sua menor dimenso ou se encontre a menos de 3 m de profundidade;

Fundaes Profundas (indiretas): so aquelas cujas bases esto implantadas a mais de duas vezes a sua menor dimenso, e a mais de 3 m de profundidade.

O que caracteriza principalmente uma fundao rasa o fato da distribuio de carga do pilar para o solo ocorrer pela base do elemento de fundao, sendo que, a carga aproximadamente pontual que ocorre no pilar, transformada em carga distribuda, num valor tal, que o solo seja capaz de suport-la. Outra caracterstica da fundao direta a necessidade da abertura da cava de fundao para a construo do elemento de fundao no fundo da cava. A fundao profunda, a qual possui grande comprimento em relao a sua base, apresenta pouca capacidade de suporte pela base, porm grande capacidade de carga devido ao atrito lateral do corpo do elemento de fundao com o solo. A fundao profunda, normalmente, dispensa abertura da cava de fundao, constituindo-se, por exemplo, em um elemento cravado por meio de um bate-estaca.

Principais tipos de fundaes superficiais:

Bloco - O que caracteriza a fundao em blocos o fato da distribuio de carga para o


terreno ser aproximadamente pontual, ou seja, onde houver pilar existir um bloco de fundao distribuindo a carga do pilar para o solo. Os blocos podem ser construdos de pedra, tijolos macios, concreto simples ou de concreto armado. Quando um bloco construdo de concreto armado ele recebe o nome de sapata de fundao. Assumem a forma de bloco escalonado, ou pedestal, ou de um tronco de cone. Alturas relativamente grandes e resistem principalmente por compresso.

Sapata - um elemento de fundao de concreto armado, de altura menor que o bloco,


utilizando armadura para resistir a esforos de trao.

Viga de fundao - um elemento que recebe pilares alinhados, geralmente de


concreto armado; pode ter seo transversal tipo bloco, sem armadura transversal, sendo chamada de baldrame.

Grelha - Elemento de fundao constitudo por um conjunto de vigas que se cruzam


nos pilares.

Radier - A fundao em radier constituda por um nico elemento de fundao que


distribui toda a carga da edificao para o terreno, constituindo-se em uma distribuio de carga tipicamente superficial. O radier uma laje de concreto armado, que distribui a carga total da edificao uniformemente pela rea de contato. usado de forma econmica quando as cargas so pequenas e a resistncia do terreno baixa, sendo uma boa opo para que no seja usada a soluo de fundao profunda.

Principais tipos de fundaes profundas:

Estacas:

So elementos alongados, cilndricos ou prismticos que se cravam, com um equipamento, chamado bate-estaca, ou se confeccionam no solo de modo a transmitir s cargas da edificao a camadas profundas do terreno. Estas cargas so transmitidas ao terreno atravs do atrito das paredes laterais da estaca contra o terreno e/ou pela ponta. Existe hoje uma variedade muito grande de estacas para fundaes. Com certa freqncia, um novo tipo de estaca introduzido no mercado e a tcnica de execuo de estacas est em permanente evoluo. A execuo de estacas uma especialidade da engenharia.

Estacas Pr-moldadas
Caracterizam-se por serem cravadas no terreno, podendo-se utilizar os seguintes mtodos:

Percusso: o mtodo de cravao mais empregado, o qual so utilizados piles de queda livre ou automticos. Um dos principais inconvenientes desse sistema o barulho produzido.

Prensagem: empregada onde h a necessidade de evitar barulhos e vibraes, utiliza macacos hidrulicos que reagem contra uma plataforma com sobrecarga ou contra a prpria estrutura.

Vibrao: sistema que emprega um martelo dotado de garras (para fixar a estaca), com massas excntricas que giram com alta rotao, produzindo uma vibrao de alta freqncia estaca. Pode ser empregada tanto para cravao como para remoo de estacas, tendo o inconveniente de transmitir vibraes para os arredores. Podem ser fabricadas com diversos materiais, sendo as estacas de concreto e estacas metlicas as mais usuais.

Existem vrios processos para cravao das estacas pr-moldadas, no entanto qualquer que seja o processo, utilizado em geral de modo a facilitar a passagem da estaca pelas diversas camadas do terreno, no final a estaca ser sempre cravada por percusso. Para tanto, utiliza-se um tipo de guindaste especial chamado de bate-estaca que pode ser dotado de martelo (tambm chamado de pilo) de queda livre ou

automtico tambm denominado martelo diesel. Para amortecer os golpes do pilo e uniformizar as tenses por ele aplicadas estaca, instala-se no topo desta um capacete dotado de cepo e coxim.

Tipos de estacas pr-moldadas:

Concreto - As estacas de concreto so comercializadas com diferentes formatos


geomtricos. A capacidade de carga bastante abrangente, podendo ser simplesmente armadas, protendidas, produzidas por vibrao ou centrifugao.

Metlicas - So encontradas na forma de trilhos ou perfis. No h possibilidade de


quebra e, caso seja necessrio realizar emendas, essas devem ser soldadas, no devendo permitir o uso de luvas ou anis. Um problema que ocorre com relativa freqncia em estacas cravadas por percusso atravs de espessas camadas de argila mole o drapejamento, isto , encurvamento das estacas, mesmo quando se tomam cuidados com o prumo durante a cravao. Tal fato, no entanto, raramente detectado. O tratamento terico deste fenmeno s vem sendo realizado muito recentemente, no havendo, ainda, meios de quantific-lo na fase de projeto. Por esse motivo a eficincia das estacas e principalmente das emendas s pode ser comprovada aps experincia acumulada em vrias cravaes e provas de cargas nestas formaes de argilas moles.

Estacas moldadas in loco com tubo de revestimento

Estacas tipo franki - Estaca de concreto armado moldada in loco que emprega um
tubo de revestimento com ponta fechada, de modo que no h limitao de profundidade devido presena de gua do subsolo. Para a cravao da estaca, lana-se areia e brita no interior do tubo, materiais esses que so compactados atravs de golpes de um pilo. Realizada a cravao, executa- se o alargamento da base, a armao e, finalmente, a concretagem. A cravao de estacas tipo Franki pode provocar o levantamento das estacas j instaladas devido ao empolamento do solo circundante que se desloca lateral e verticalmente. A estaca danificada pode ter sua capacidade de carga prejudicada ou perdida devido a uma ruptura do fuste ou pela perda de contato da base

com o solo de apoio. Quando a estaca Franki moldada em espessas camadas submersas de turfa, argila orgnica e areias fofas podem ocorrer estrangulamento do fuste devido invaso de gua e/ou lama dentro do tubo e o encurtamento da armao ocasionado por insuficincia de seo de ao.

Estacas tipo Strauss - Elemento de fundao escavado mecanicamente, com o


emprego de uma camisa metlica recupervel, que define o dimetro das estacas. O equipamento utilizado leve e de pequeno porte, facilitando a locomoo dentro da obra e possibilitando a montagem do equipamento em terrenos de pequenas dimenses. A perfurao feita atravs da queda livre da piteira com a utilizao de gua. O furo geralmente revestido. Atingida a profundidade de projeto, o furo limpo e concretado. Durante a concretagem, o apiloamento do concreto e a retirada cuidadosa do revestimento devem ser observados, para que no haja interrupo do fuste.

Estacas moldadas in loco escavadas mecanicamente

Hlice Contnua - Estaca de concreto moldada in loco, executada atravs de um


equipamento que possui um trado helicoidal contnuo, que retira o solo conforme se realiza a escavao, e injeta o concreto simultaneamente, utilizando a haste central desse mesmo trado. um sistema que proporciona uma boa produtividade e, por esse motivo, recomendvel que haja uma central de concreto nas proximidades do local de trabalho. Alm disso, as reas de trabalho devem ser planas e de fcil movimentao. O sistema pode ser empregado na maioria dos tipos de solos, exceto em locais onde h a presena de mataces e rochas. Estacas muito curtas, ou que atravessam materiais extremamente moles tambm deve ter sua utilizao analisada cuidadosamente.

Estacas-Raiz - Estacas escavadas com perfuratriz, executadas com equipamento de


rotao ou roto-percusso com circulao de gua, lama bentontica ou ar comprimido. recomendado para obras com dificuldade de acesso para o equipamento de cravao, pois emprega equipamento com pequenas dimenses (altura de aproximadamente 2m). Pode atravessar terrenos de qualquer natureza, sendo indicado tambm quando o solo

possui mataces e rocha, por exemplo. Pode ser executada de forma inclinada, resistindo a esforos horizontais.

Estaca-barrete - Estacas escavadas com uso de lama bentontica, executadas com


equipamentos de grande porte, como o clam-shell. Pode ser escavada abaixo do nvel dgua, at a profundidade de projeto. Na execuo, a escavao preenchida pela lama simultaneamente retirada do solo escavado.

Tubulo:

Elemento de forma cilndrica, em que, pelo menos na sua fase final de execuo, h a descida do operrio por dentro deste. Pode ser feito a cu aberto ou sob ar comprimido (pneumtico).

Tubulo a cu aberto - Escavada manualmente, no pode ser executado


abaixo do nvel dgua. Dispensa escoramento em terreno coesivo, mostrando-se uma alternativa econmica para altas cargas solicitadas, superior a 250 Tf.

Tubulo de ar comprimido - Utilizado em terrenos que apresentam


dificuldade de empregar escavao mecnica ou cravao de estacas, como em reas com alta densidade de mataces, lenis dgua elevados ou cotas insuficientes entre o terreno e o apoio da fundao. Nesse tipo de fundao, pode-se utilizar uma camisa metlica, de concreto ou de concreto moldado in loco, sendo empregada uma presso mxima de 3,4 atm, limitando, dessa forma, a profundidade do tubulo a 34 m abaixo do nvel dgua.

Exigncias de Projeto

Requisitos de uma fundao


Uma fundao deve satisfazer 3 requisitos bsicos:

Ter segurana estrutural, como qualquer outro elemento da estrutura; Oferecer segurana contra a ruptura ou o escoamento do solo; Evitar recalques que a construo no possa suportar sem inconvenientes.

Entretanto para que os dois ltimos requisitos sejam cumpridos devem ser consideradas as propriedades do terreno, que so:

Resistncia ao cisalhamento: um carregamento externo aplicado na superfcie, ou a prpria geometria da superfcie da massa de solo, contribui para o desenvolvimento de tenses tangenciais ou de cisalhamento, que podem chegar a valores prximos a mxima tenso cisalhante que o solo suporte sem haver ruptura do material. Capacidade de carga de uma fundao: a carga que provoca a sua ruptura. Essa influenciada pelas dimenses e posicionamento da fundao. Mas depende da resistncia, da compressibilidade do solo e da posio do nvel dgua.

A ruptura de uma fundao no de carter simples, exceto quando se trata da ruptura estrutural. Quando esta relacionada com o solo, a ruptura caracterizada pela ocorrncia de um recalque de valor previamente fixado, acontecendo ruptura ou o escoamento do solo. O escoamento do solo acontece no momento que as tenses atuantes superam a resistncia do solo e produzem deformaes excessivas, se no atingiram um equilbrio podem levar a ruptura franca do material. Para o dimensionamento das fundaes da capacidade de cargas ser diminudo, dividindo-o por um fator de segurana. Gerando assim o conceito de presso ou carga admissvel. Presso admissvel de uma fundao superficial: a presso aplicada por uma fundao superficial ao terreno que provoca recalques; Carga admissvel sobre uma estaca ou tubulo isolados: carga que aplicada sobre uma estaca ou tubulo isolado, que provoca apenas recalques. Obs.: nos dois casos a construo pode suportar sem inconvenientes e, simultaneamente, oferecendo uma segurana satisfatria contra a ruptura, escoamento do solo ou do elemento da estrutura.

Na maioria dos casos so s recalques que determinam o projeto de uma fundao, pois as deformaes que originam estes recalques so insuficientes para que o solo entre em ruptura franca, mas suficientes para originar deslocamentos inaceitveis nas estruturas sobrejacentes. Em casos como das areias muito compactas, a segurana a ruptura deve ser verificada, pois ela pode acontecer. Para os solos argilosos saturados, o recalque e controlado pelo fenmeno do adensamento, que representa a deformao do solo medida que a gua vai sendo expulsa pela presso. O adensamento depende da permeabilidade, em solos muito permeveis o mau desempenho de uma fundao s se manifesta aps alguns anos.

Bulbo de presses
um conceito fundamental no projeto de fundaes. Imagine-se uma faixa submetida a uma carrega uniforme distribuda. Se for considerada uma tenso vertical, produzida pelo carregamento, por exemplo, os pontos de igual tenso se situam em superfcies cilndricas isbaras: o = ap (com a<1) sendo a= coeficiente de equao de boussinesq, em funo da distribuio da carga, de profundidade. Quanto menor o valor de (o) maior o raio das isbaras, o que significa que a tenso transmitida ao solo pela fundao diminui como a distncia das mesmas. Duas observaes importantes devem ser feitas:

Quando se tem um conjunto de sapatas prximas, os bulbos podem se sobrepor. Tomar (a=0,1) e valido para presso usualmente adotada nos projetos de sapatas (p<0,5MPa), no havendo camadas de argila muito mole.

Conceito de segurana
Fator de segurana, e um termo criado com o intuito de estabelecer um limite de demarcao entre um estado de ruptura e o de segurana absoluta. Deve haver compatibilidade entre o deslocamento das funes e a estrutura. Por causa da heterogeneidade dos macios naturais, a disperso dos valores de resistncia so maiores que os da estrutura. Por ser mais fcil de calcular os valores impostos pela

estrutura utilizada uma tcnica, majorar as cargas aplicadas e reduzir a resistncia do solo. Os fatores de majorao e reduo dependem da preciso com que cada parmetro pode ser obtido. Tanto as resistncias como as cargas de projeto, tem uma disperso de valores em torno do valor adotado. Esta disperso deu origem a enfoques semiprobabilisticos para a analise do fator de segurana. Nessa analise so introduzidos fatores de segurana parciais: os que majoram as cargas e os que reduzem as resistncias. Coeficiente de atrito e representado pela tangente do atrito devidamente reduzido pelo coeficiente de reduo de atrito que e um coeficiente de segurana relativo disperso dos valores de e que assume valores desde 1,2 ate 1,4. Se a carga for constante durante toda a vida til da obra, usa-se 1,4. Mas se a carga for efmera e devida a causas incidentais esse valor pode baixar para 1,2.

Controle de qualidade
O Brasil e mais 161 pases sequem um grupo de normas tcnicas que estabelecem um modelo de gesto da qualidade para organizaes em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimenso. Refere-se International Organization for Standardization, ISSO, uma organizao no-governamental fundada em 1947, em Genebra. Esta famlia de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitao dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, verificao da satisfao dos clientes, colaboradores e fornecedores. Num processo contnuo de melhoria do sistema de gesto da qualidade. Aplicam-se a campos to distintos quanto materiais, produtos, processos e servios. Alguns preceitos que a experincia mostra ser necessria para manter a qualidade de projetos e da execuo de uma fundao:

Qualidade do projeto
O projetista deve visitar o local da obra para levantar os aspectos de interesse ao projeto para um relatrio ilustrado, sobre: condies topogrficas de local, condies geolgico-geotcnicas com nfase no tipo de solo e na presena de

gua, exigncia de uma construo continua e seus tipos de fundaes, observao dos materiais e equipamentos disponveis na regio. Os clculos devem ser bem elaborados de maneira organizada, para que eles possam ser entendidos e revisados por um segundo profissional sem que o primeiro esteja presente. E recomendvel utilizar vrios critrios para obter os critrios necessrios a serem adotados. O projetista deve acompanhar a execuo da obra e providenciar para que a obra seja instrumentada para o acompanhamento de recalques.

Qualidade na execuo
Sempre que o terreno encontrado na execuo no corresponder ao previsto pelas sondagens, e importante providenciar novas sondagens. Toda a execuo deve ser registrada em um dirio de obra e nas plantas O projetista deve ser mantido a par de tudo que ocorre na execuo. Seguir rigorosamente as normas brasileiras. Como a NBR 6122.

Principais condicionantes
Os principais condicionantes para um projeto so as condies geolgicogeotcnicas do terreno, a sua caracterizao inicial pode ser feita pela classificao e caracterizao do solo, alm da identificao do comportamento hidrogeolgico da rea. Com esse conhecimento o profissional capaz de estabelecer o tipo, a forma e a dimenso das fundaes. Dando ateno principal a alterao de caracterstica do solo, levando em considerao o comportamento dos materiais quando submetidos mudanas te cargas atuantes. Deformabilidade: medida pela relao de carga aplicada e a deformao da edificao. Uma construo que se apoie sobre materiais diferentes, est sujeita a recalques diferenciais que podem comprometer a estrutura, a carga que provoca a ruptura da fundao a capacidade de carga, influenciada pelas dimenses e pelo

posicionamento da fundao, mas depende principalmente da resistncia e da compressibilidade do solo e da posio do nvel dgua. Ruptura: Ocorre quando a tenso no interior do macio de fundao supera a resistncia do material provocando a destruio da estrutura do solo ou da rocha ao longo de uma determinada superfcie. Comportamentos Especiais: Existe sempre a possibilidade de se encontrar um terreno com comportamento especial, como um solo colapsvel ou um solo expansivo, que nem sempre so detectados pelas investigaes geotcnicas usuais. Estes comportamentos podem ser avaliados a partir de ensaios especficos da mecnica dos solos, denominados de ensaios de adensamento e de expanso. Efeitos da gua: a gua pode produzir os seguintes efeitos nas fundaes: Alterao das tenses: a percolao da gua pode diminuir os esforos de resistncia ao longo das superfcies, fazendo com que os coeficientes de segurana sejam diminudos. Modificaes fsico-qumicas: reduo da resistncia mecnica das superfcies de ruptura, devido a alterao mineralgica na presena de gua. Comprometimento da execuo: Quando as escavaes para as fundaes atingem o lenol fretico, grandes transtornos podem ser causados, seja pelo afluxo de gua, seja pela estabilidade dos materiais dos taludes ou mesmo do fundo da escavao. Conhecimento do terreno e do local: No caso de edificaes em solos, deve-se distinguir as obras em zonas urbanas e em campo aberto. Em geral as obras em zonas urbanas requerem maiores cuidados no que diz respeito ao projeto e principalmente aos procedimentos construtivos. Neste caso indispensvel conhecer as fundaes das construes vizinhas, de modo a poder avaliar o efeito sobre elas das novas escavaes e dos mtodos executivos a serem empregados. Conhecimento da estrutura: O conhecimento da estrutura compreende a identificao das ss formas, cargas e caractersticas estticas, sobretudo, da sensibilidade a deslocamento.

Procedimentos e mtodos de investigao

Roteiros usuais
O passo inicial de qualquer programa de investigao, tanto para a engenharia como para estudos do meio ambiente, geralmente compreende o levantamento bibliogrfico, a coleta de mapas e as atividades de campo e de laboratrio. Aps a pesquisa da bibliografia, realiza se o estudo de fotografias areas e de imagens orbitais que, em geral, seguido de mapeamento geolgico geotcnico preliminar de campo, para melhor direcionar as investigaes geofsicas e as sondagens mecnicas. medida que o estudo avana, so realizadas investigaes detalhadas com amostragem dos materiais obtidos por meio de poos, trincheiras e testemunhos de sondagens para testes preliminares. Em alguns casos so, ainda, realizados ensaios in situ. As investigaes podem prosseguir com a execuo de sondagens e ensaios geofsicos sobre alvos determinados, como as bases das estruturas previstas, reas de emprstimo ou para disposio de rejeitos, taludes instveis, etc. Ocasionalmente, realizam se sondagens mecnicas e ensaios geofsicos nas fases iniciais de investigao, com a finalidade de oferecer subsdios para a escolha de alternativas com concepes de obras diferentes, como por exemplo, estrada em corte ou tnel, desvio de rio por meio de canal ou tnel.

Mtodos e Etapas de Projeto de investigao

Mtodos Utilizados
Os principais mtodos utilizados so: Sensoriamento remoto. Mapeamento geolgico. Ensaios geofsicos.

Sondagens mecnicas (mtodos diretos).

O sensoriamento remoto um recurso tcnico indispensvel nos trabalhos de mapeamento geolgico geotcnico, pela possibilidade de obteno de informaes da superfcie do terreno, por meio de imagens areas e orbitais. O baixo custo por unidade de rea e a reduo do tempo, nos trabalhos de levantamento de campo, so as principais vantagens desta tcnica. O mapeamento possibilita o acesso direto aos materiais que esto expostos na superfcie. Permite identificar os litotipos e delimitar os diferentes corpos presentes na rea, caracterizar qualitativa ou quantitativamente as feies estruturais e coletar amostras para ensaios de laboratrio. Em geral, os ensaios geofsicos e o sensoriamento remoto so chamados de mtodos indiretos de investigao. Estes mtodos utiliza as feies topogrficas, as morfolgicas e as propriedades fsicas do terreno para determinar, indiretamente, a distribuio e o posicionamento dos corpos geolgicos e suas caractersticas fsicas e tecnolgicas. Os mtodos geofsicos constituem um conjunto de ensaios de campo que no alteram as propriedades fsicas do material ensaiado. Estes mtodos tambm apresentam excelente relao custo/benefcio, pois possibilitam levantamentos de grandes reas em curto perodo de tempo. Os principais mtodos geofsicos utilizados na Geologia de Engenharia so: ssmicos, geoeltricos e potenciais. A maioria desses mtodos desenvolveu se a partir da indstria do petrleo e da prospeco mineral, principalmente para garantir maior portabilidade dos equipamentos e aumento de resoluo. Os mtodos diretos compreendem as escavaes realizadas com o intuito de prospectar os macios, as sondagens mecnicas e os ensaios. Com as sondagens dos materiais ao longo da linha de perfurao: descrevem se testemunhos, variaes litolgicas, estruturas geolgicas e as caractersticas geotcnicas dos materiais. Quando as condies geolgicas indicam

possibilidade de variaes importantes, na seqncia vertical das camadas geolgicas, so feitas sondagens estratigrficas para definio do quadro geolgico da rea. Os ensaios in situ so realizados em furos de sondagens ou em pores do macio, em geral, em blocos com tamanho superior a um metro cbico. Esses

ensaios so realizados para a caracterizao de permeabilidade e da resistncia do macio ou das estruturas geolgicas. Nos laboratrios, realizam se ensaios em amostras para a caracterizao geolgica geotcnica dos diferentes materiais. Para tanto empregam se equipamentos eletromecnicos comumente acoplados a microcomputadores. Cada um desses mtodos tem capacidade limitada para caracterizar o meio fsico. As informaes obtidas por qualquer dos mtodos requerem, comumente, extrapolaes para individualizar diferentes corpos com

comportamento geotcnico homogneo. Nestes casos, a utilizao combinada de dois ou mais mtodos de investigao mostra resultados de melhor qualidade. Como conseqncia do desenvolvimento da aquisio digital de dados e de programas computacionais para tratamento das informaes coletadas, ocorreu um natural avano na aplicao dos mtodos de investigao na soluo de problemas geolgico geotcnicos.

Fases de Projeto
As atividades sugeridas por etapas ou fases de projeto so apresentadas a seguir, de forma genrica, tendo em vista que a programao de trabalhos de investigao depende das condies geolgicas de cada local e das necessidades de cada tipo de obra. A fase de inventrio, algumas vezes denominado plano diretor, os estudos so realizados no mbito regional, com o objetivo de estabelecer alternativas para a construo de obras ou para a interveno no meio fsico. Nesta fase so realizados levantamentos bibliogrficos e consultas a mapas geolgicos e estruturais, de escala regional ou local. Se forem disponveis, recorre se tambm a cartas geotcnicas, pedolgicas, geomorfolgicas, etc. freqente, ainda, utilizar se fotografias areas ou imagens orbitais para reconhecimento de feies geolgicas ou geotcnicas de mbito regional, para ento executar a interpretao preliminar. As informaes de subsuperfcie, na fase de inventrio podem ser obtidas por meio de ensaios geofsicos, sondagens a trado e poos de inspeo, devido ao baixo custo.

Na fase seguinte, denominada viabilidade, corresponde ao anteprojeto, o objetivo verificar a possibilidade de desenvolver uma alternativa para a execuo do empreendimento que seja vivel tcnica e economicamente.

Investigao de Superfcie

Interpretao de Imagens A utilizao de imagens da superfcie da Terra, com o objetivo de conseguir dados do meio fsico, uma prtica que vem sendo aplicada h mais de 60 anos. A interpretao de imagens obtidas por sensoriamento remoto, fotos areas e imagens orbitais, um recurso tcnico indispensvel para os trabalhos de mapeamento geolgico geotcnico, por ser um mtodo relativamente barato e rpido. A tcnica de interpretao de fotografias areas pretas e branco, ou fotointerpretao envolve o reconhecimento de vrios elementos: tonalidade e textura da imagens, morfologias ou forma de relevo, caractersticas da rede de drenagem, forma dos vales, vegetao etc.

Mapeamento A construo de grandes obras civis e o uso adequado do solo exigem o conhecimento prvio das condies geolgico geotcnicas dos terrenos. O mapeamento um mtodo de investigao que procura identificar tais condies, caracterizando as diferentes unidades presentes na rea e o seu comportamento, quando submetidas a diferentes solicitaes. necessria a associao entre as caractersticas dos elementos geolgicos e os problemas das causas de acidentes ocorridos ou passveis de ocorrer.

Investigaes Geofsicas Os mtodos geofsicos permitem determinar a distribuio, em profundidade, de parmetros fsicos dos macios, tais como velocidade de propagao de ondas acsticas, resistividade eltrica, contrastes de densidade e campo magntico da Terra. Estas propriedades guardam estreitas relaes com algumas caractersticas geolgico geotcnicas do macio, como o grau de

alterao e de fraturamento e tipo litolgico, aspectos fundamentais na investigao de uma determinada rea. Os principais mtodos geofsicos utilizados na Geologia de Engenharia so: Mtodos Geoeltricos: eletrorrestividade (sondagem eltrica vertical e caminhamento eltrico). Mtodos Ssmicos: refrao, reflexo, ensaios entre furos (tomografia), utilizados na superfcie terrestre, e perfilagem ssmica contnua, sonografia e ecobatimetria, utilizados na investigao de reas submersas (rio, lago e mar). Mtodos Potenciais: magnetometria e gravimetria. A utilizao de mtodos geofsicos na Geologia de Engenharia d se principalmente na fase de reconhecimento da rea de interesse, visando construo de uma obra civil. Neste caso, o objetivo a definio de grandes feies, como contatos litolgicos, zonas de fraturas e profundidade do topo rochoso. Assim, na anlise dos dados geofsicos, juntamente com informaes obtidas pelos de mapeamentos geolgicos convencionais e de sondagens mecnicas, permite a tomada de decises, principalmente na definio dos melhores locais para implantao de obras. A incluso de ensaios geofsicos, como complementao de outras atividades de investigao ou ensaios de caracterizao geolgico geotcnica de uma determinada rea, deve necessariamente ser precedida de anlise quanto a: Natureza do problema geotcnico a ser avaliado. Relao custo/benefcio. Topografia. Dados preexistente.

Parmetros para a escolha da fundao


So diversas as variveis a serem consideradas para a escolha do tipo de fundao. Numa primeira etapa, preciso analisar os critrios tcnicos que condicionam

a escolha por um tipo ou outro de fundao. A seguir temos os principais itens a serem considerados para escolha da fundao:

1. Topografia da rea
Dados sobre taludes e encostas no terreno, ou que possam atingir o terreno; Necessidade de efetuar cortes e aterros; Dados sobre eroses, ocorrncia de solos moles na superfcie; Presena de obstculos, como aterros com lixo ou mataces.

2. Caractersticas do macio de solo


Variabilidade das camadas e a profundidade de cada uma delas; Existncia de camadas resistentes ou adensveis; Compressibilidade e resistncia do solos; Posio do nvel dgua.

3. Dados da estrutura
A arquitetura, o tipo e o uso da estrutura, como por exemplo, se consiste em um edifcio, torre ou ponte, se h subsolo e ainda as cargas atuantes. Realizado esse estudo, descartamos as fundaes que oferecem limitaes de emprego para a obra em que se est realizando a anlise. Teremos, ainda assim, uma gama de solues que podero ser adotadas. Alguns projetistas de fundao elaboram projetos com diversas solues, para que o construtor escolha o tipo mais adequado de acordo com o custo, disponibilidade financeira e o prazo desejado. Dessa forma, numa segunda etapa, consideram-se os seguintes fatores:

4. Aspectos econmicos
Alm do custo direto para a execuo do servio, deve-se considerar o prazo de execuo. H situaes em que uma soluo mais custosa oferece um prazo de execuo menor, tornando-se mais atrativa. Podemos perceber que, para realizar a escolha adequada do tipo de fundao, importante que a pessoa responsvel pela contratao tenha o conhecimento dos tipos de fundao disponveis no mercado e de suas caractersticas. Somente com esse conhecimento que ser possvel escolher a

soluo que atenda s caractersticas tcnicas e ao mesmo tempo possa se adequar realidade da obra.

5. Concepo do projeto
A concepo do projeto a escolha do tipo de fundao e o programa de execuo. Com os elementos colhidos so determinados dois parmetros decisivos: a profundidade mnima de fundao e a camada resistente do terreno. A profundidade mnima de fundao definida pelas caractersticas da prpria construo e pela natureza do terreno. A profundidade adequada aquela abaixo da qual as

propriedades do terreno no so influenciadas pelos agentes atmosfricos. No caso de rios, a profundidade deve levar em conta a eroso do fundo provocada pelas cheias e pela presena das prprias fundaes. A camada resistente; e aquela capaz de suportar com segurana as cargas da construo. Com esses dois parmetros j se pode definir o tipo de fundao. Se a camada resistente puder ser alcanada mediante a escavao ampla e a cu aberta poder ser adotada uma fundao superficial, se no, uma fundao profunda.

Fundaes superficiais
Sempre requer escavao, considerando os fatores que nela intervm tais como vizinhos, profundidade, natureza do terreno e lenol dgua. Depois de analisarmos isso podemos definir a escavao em talude ou contida. Escavao em talude A incgnita o seu ngulo de inclinao, cujo projeto depende da natureza do terreno e da altura desta escavao. Deve-se estar atento que o desmoronamento das paredes de uma escavao, com profundidade maior do que a altura de um homem pode provocar acidentes fatais. Quando o lenol dgua se encontra acima do fundo, temos que evitar a entrada de gua na escavao, o que conseguido com o rebaixamento do lenol fretico. Escavao contida As escavaes de edifcios so sempre contidas. Os elementos de conteno podem ser:

Estacas moldadas no solo, justapostas; Estacas-pranchas (metlicas, madeira ou concreto) Perfis metlicos com pranches de madeira; Paredes moldadas no solo.

A escolha do tipo de elemento depende da profundidade de escavao, da natureza do solo, da presena de lenol dgua, das condies dos vizinhos e dos equipamentos disponveis. Quanto ao suporte do elemento de conteno, ela pode ser feita por atirantamento ou escoramento. A soluo por atirantamento requer que se possam cravar os tirantes entorno da escavao. E a soluo por escoramento a mais comum e h diversas possibilidades, como: Escoras horizontais de lado a lado da escavao: utilizam como escoras os perfis laminados I ou H associadas a tubos. utilizado em escavaes estreitas de ate cerca de 12 m de largura. Banqueta perifrica e laje do teto do subsolo: utilizada em escavaes de ate cerca de 4m de profundidade. Com ela elimina-se as escoras metlicas. Escoras metlicas inclinadas. Para escavaes pouco profundas (3 a 4m) quando a modalidade anterior no pode ser adotada. Mtodo invertido: utilizado para escavaes profundas, para dois ou mais subsolos. O escoramento provido por lajes da estrutura, sem perda de tempo e materiais; a superestrutura pode ser iniciada antes da concluso das fundaes definitivas e dos subsolos. A nica desvantagem a maior dificuldade de escavao, retirada do material escavado e concretagem em ambiente confinado.

Fundaes profundas
Decidido o emprego de uma fundao profunda temos que escolher o tipo mais adequado. Para isso, so consideradas as cargas, a presena de construes contguas e a prpria natureza do terreno. Em obras em campo aberto qualquer tipo de estaca pode ser utilizado j que no haver nada a temer quanto a efeitos de choques e vibraes. Havendo construes contiguas devemos dar preferncia aos procedimentos que no provoquem choques ou vibraes.

A presena de macaces uma das dificuldades que temos na execuo de fundaes. possvel destru-los por trepanao ou o uso de explosivos. Quando se tem camadas de argila devem-se evitar estacas com seo transversal reduzida por causa da flambagem e instabilidade dinmica que impede o avano da cravao.

Universidade Federal de So Joo Del Rei - Campus Alto Paraopeba

Geologia de Engenharia

Fundaes

Integrantes Dbora Cota 114150007 Hernani Duarte 114150018 Lucas Barreiros 114150006 Luclia Bicalho 114150011 Paulo Oliveira 104100062

Ouro Branco, 18 de Abril de 2012

Referncias bibliogrficas:
http://www.ufrrj.br/institutos/it/dau/profs/edmundo/Cap%EDtulo2%20Funda%E7%F5es.pdf http://pcc2435.pcc.usp.br/textos%20t%C3%A9cnicos/Fundacoes/fundacoes_rasas_art igo.pdf http://pcc2435.pcc.usp.br/textos%20t%C3%A9cnicos/Fundacoes/fundacoes_comunid ade_construcao.pdf

You might also like