You are on page 1of 6

MINISTRIO DA EDUCAO - MEC

SECRETARIA DE EDUCAO SUPERIOR - SESU


DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA REDE DE IFES - DIFES

PROGRAMA DE EDUCAO TUTORIAL Relatrio Anual de Atividades - Ano 2011


(01 de maro de 2011 a 28 de fevereiro de 2011)

1. DADOS INSTITUCIONAIS 1.1 Instituio de Ensino Superior: Universidade Federal do Maranho. 1.2 Interlocutor do PET na IES/ funo ou cargo que ocupa na IES: ........................... 2. IDENTIFICAO DO GRUPO PET
2.1. Grupo: Pet Fsica. 2.2. Curso de graduao ao qual o grupo est vinculado: ( ) Bacharelado (X) Licenciatura 2.3. Ano de Implantao do grupo: 2006. 2.4. Nome e Titulao do Tutor: Prof. Dr. Antonio Pinto Neto 2.5. Data de ingresso do Tutor (ms e ano): ............................................................................. 2.6. Informaes sobre os bolsistas e no bolsistas: a) Quadro de identificao:
Especificar o ms/ano de ingresso no curso de graduao da IES e no programa PET, o perodo letivo que est cursado e o coeficiente de rendimento escolar relativo ao ltimo perodo letivo cursado, conforme quadro abaixo.

Nome dos bolsistas

Ingresso na IES

Ingresso no PET

Perodo letivo atual

Coeficiente Atual de Rendimento Escolar

Elaine Maria da Cruz Barbosa


Nome dos no bolsistas

Dez/2011
Ingresso na IES

Jan/2011
Ingresso no PET

4
Perodo letivo atual

6,8
Coeficiente Atual de Rendimento Escolar

b) Em caso de declnio no rendimento acadmico do grupo e/ou de um bolsista ou nobolsista em particular, justifique.

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GRUPO 3.1. Ensino


Informar as cinco atividades de ensino consideradas mais relevantes

Natureza da Atividade Realizada:


Especificar o tipo da atividade desenvolvida: seminrio, palestra, curso, oficina...

Curso de astronomia e Oficina Tema: Buracos Negros


Cronograma de Execuo da Atividade: Marque com X os meses de execuo da atividade at a elaborao deste relatrio. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

(x)
Pblico Alvo:

(x)

(x)

(x)

(x)

(x)

(x)

Informe se a atividade foi destinada ao prprio grupo, comunidade acadmica em geral ou comunidade externa IES.

Professores e alunos das escolas da rede pblica e comunidade externa interessada no assunto.
Descrio da Atividade:
Descreva de forma sucinta em que consistiu/consiste a atividade, citando o tipo de participao dos alunos/grupo: assistindo ou realizando pessoalmente a atividade.

Nas atividades, os alunos do pet produzem seus prprios trabalhos e apresentaes, do palestras e minicursos h alunos, professores e comunidade em geral, a fim de distribuir conhecimento. Todas as atividades tem a orientao e superviso do tutor.
Promotores da atividade:
Especificar se a atividade foi promovida pelo grupo, pela IES ou por outros.

Grupo Pet
Parceiros ou colaboradores da atividade:

As atividades foram realizadas pelo tutor, bolsistas e colaboradores do grupo pet


Justificativa para realizao da atividade:
Na justificativa, responda s seguintes perguntas: Esta atividade estava prevista no Planejamento de Atividades do grupo? Por que tomou a iniciativa de realizar a atividade? Qual a contribuio da atividade para o desenvolvimento de novas prticas e experincias pedaggicas no curso em que o grupo est inserido? Quais os benefcios acadmicos/ culturais/ sociais da atividade para o grupo/ IES/ comunidade envolvida, etc.

A atividade estava prevista no planejamento de atividades do grupo. Como o tema novo e desperta interesse na comunidade, o trabalho serve como divulgao cientifica, trazendo informaes curiosas e importantes da astronomia, Alm de promover uma ampla divulgao da cincia e conhecimento afins sobre fsica.
Resultados esperados com a atividade:

Estimular o interesse dos alunos e comunidade pela fsica presente no dia-a-dia e nas novas pesquisas feitas sobre o(s) assunto(s), mostrando que o tema compreensvel e interessante, por meio de trabalhos expostos e escritos.
Resultados alcanados com a atividade:

Uma interao relevante dos alunos e comunidade, com questionamentos, comentrios e participao nos temas atividades desenvolvidas.
Comentrio geral:
Utilize este espao para: Relatar as circunstncias que favoreceram ou dificultaram a execuo da atividade; Mencionar outros aspectos que julgar pertinente.

3.2. Pesquisa
Informar as cinco atividades de pesquisa consideradas mais relevantes

Ttulo da pesquisa/Tema de estudo:

O professor orientador ainda no elaborou o projeto de pesquisa.


Cronograma de Execuo da Atividade: Marque com X os meses de execuo da atividade at a elaborao deste relatrio . Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Descrio da atividade de pesquisa:
Descreva de forma sucinta em que consistiu/ consiste a atividade de pesquisa. Informe se as aes de pesquisa complementam temas tratados no mbito do PET, previamente definidos no Planejamento de Atividades do Grupo, ou tratam de temas especficos definidos por um pesquisador. Informe se as aes de pesquisa foram desenvolvidas no conjunto das atividades do grupo PET com o seu prprio Tutor ou em local e horrio diferentes e com orientador especifico externo ao grupo PET. Em que consistiu a participao do(s) aluno(s)?

Out

Nov

Dez

O tema ser diferente dos produzidos pelo Pet. E ser proposto por um professor pesquisador externo ao Pet.
Responsvel direto pela atividade de pesquisa:
Caso a atividade de pesquisa no seja orientada pelo Tutor, informe o nome e o vnculo institucional do pesquisador.

Prof. Dr.Edilberto Oliveira Parceiros ou colaboradores da atividade de pesquisa: UFMA Justificativa para a realizao da atividade de pesquisa:
Na justificativa, responda s seguintes perguntas: Por que tomou a iniciativa de realizar este tipo de pesquisa? Qual a relao da pesquisa com as demais atividades desenvolvidas pelo grupo?

Resultados esperados com a pesquisa: Resultados alcanados com a pesquisa: Comentrio Geral:
Utilize este espao para: Relatar as circunstncias que favoreceram ou dificultaram a execuo da atividade; Mencionar outros aspectos que julgar pertinente.

3.3. Extenso
Informar as cinco atividades de extenso consideradas mais relevantes

Natureza da atividade realizada:


Especificar o tipo da atividade desenvolvida: seminrio, palestra, curso, oficina...

Semana Nacional de Cincia e Tecnologia e ENEPET-2012


Tema: Cronograma de Execuo da Atividade: Marque com X os meses de execuo da atividade at a elaborao deste relatrio . Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Pblico Alvo:
Informe se a atividade foi destinada comunidade acadmica ou comunidade externa. Especifique o local de realizao e o pblico, estimando a quantidade, a faixa etria e o gnero.

Out (X)

Nov

Dez

Alunos, professores, comunidade e bolsistas do pet ou no.


Descrio da Atividade:
Descreva de forma sucinta em que consistiu/ consiste a atividade extensionista e indique em que consistiu a participao do(s) aluno(s).

Conhecer e interagir com as atividades, participando ativamente dos experimentos realizados e assuntos discutidos.
Promotores da atividade:
Especificar se a atividade foi promovida pelo grupo, pela IES ou por outros.

Um pela UFMA e outro pelos grupos PET.


Parceiros ou colaboradores da atividade: Justificativa realizao da atividade:
Na justificativa, responda s seguintes perguntas: Por que tomou a iniciativa de realizar a atividade?

Quais os benefcios da atividade para o grupo, quanto aos aspectos acadmicos, culturais e sociais?

A promoo de conhecimentos externos a universidade, a interao com pessoas de diferentes culturas e graus de escolaridade.
Resultados esperados:

A ampliao dos conhecimentos pessoais e cientficos.


Resultados alcanados:

Novas experincias acadmicas foram obtidas a partir das atividades de extenso, incluindo a comunicao, oral e escrita.
Comentrio Geral:
Utilize este espao para: Relatar as circunstncias que favoreceram ou dificultaram a execuo da atividade extencionista; Mencionar outros aspectos que julgar pertinente.

4. CONDIES DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES


Sugere-se que esta etapa do relatrio seja discutida conjuntamente pelo grupo (tutores e alunos), de modo que as informaes traduzam a compreenso de todos. 4.1. A carga horria mnima de oito horas semanais para orientao dos alunos e do grupo foi cumprida pelo (a) Tutor (a)? (x) Integralmente ( ) Parcialmente ( ) No foi cumprida Justifique: ................................................................................................................................... .................................................................................................................................................... 4.2. A carga horria de vinte horas semanais para cumprimento das atividades do PET foi cumprida pelos alunos bolsistas e no bolsistas? (x) Integralmente ( ) Parcialmente ( ) No foi cumprida Justifique: ................................................................................................................................... .................................................................................................................................................... 4.3. As atividades planejadas foram realizadas? ( ) Integralmente (x ) Parcialmente ( ) No foram realizadas Justifique: ................................................................................................................................... .................................................................................................................................................... 4.4. Informe sobre a participao da IES em relao ao apoio institucional para o desenvolvimento das atividades acadmicas do grupo: (x ) Integral ( ) Parcial ( ) No houve apoio Justifique: ................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................

4.5. Informe sobre a interao do grupo com o projeto pedaggico do curso de graduao ao qual est vinculado: (x) Efetiva ( ) Parcial ( ) No houve interao Justifique: ................................................................................................................................... .................................................................................................................................................... 4.6. Informe sobre a atuao da SESu, considerando os aspectos de acompanhamento e gesto do PET: ( ) Excelente ( x ) Regular ( ) Bom ( ) Ruim Justifique: ................................................................................................................................... .................................................................................................................................................... 4.7. Informe sobre a atuao do Comit Local de Acompanhamento do PET quanto ao acompanhamento e orientao do grupo: ( ) Excelente ( ) Regular ( ) Bom ( x ) Ruim Justifique: ................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................

5. INFORMAES ACADMICAS COMPLEMENTARES


5.1. Dirigidas ao Grupo (Tutor e Alunos)

5.1.1. Considerando as atividades desenvolvidas pelo grupo, relacione, no mnimo, trs atividades desenvolvidas pelo grupo PET, que caracterizem indicadores da indissociabilidade ensino, pesquisa e extenso.

Trabalho desenvolvido pelo grupo Pet, mini-curso de astronomia, enepet e semana de cincia e tecnologia.
5.2. Dirigidas ao Tutor 5.2.1. Informe as atividades acadmicas/ cientficas mais relevantes que realizou/ participou no ano de 2007. (Congressos, publicaes, pesquisas, etc) 5.2.2. Considerando as atividades desenvolvidas pelo grupo e a sua ao efetiva como Tutor, relacione, no mnimo, trs aspectos que caracterizem a metodologia que voc utiliza na Educao Tutorial. 5.2.3. Considerando as atividades desenvolvidas no grupo e a sua ao efetiva como Tutor, relacione, no mnimo, trs aes que caracterizem suas contribuies ao avano qualitativo do curso de graduao ao qual est vinculado. 5.2.4. Considerando as atividades desenvolvidas no mbito do grupo e a sua ao efetiva como Tutor, relacione, no mnimo, trs aspectos que tenham sido originalmente construdos no PET e que foram incorporados sua prtica docente junto aos demais alunos da graduao.

5.3.

Dirigida ao conjunto dos Alunos do PET 5.3.1. Informe os trabalhos apresentados/ publicados por cada um dos alunos do grupo, indicando o evento, o local e a data. 5.3.2. Considerando as atividades desenvolvidas pelo grupo e a ao efetiva do Tutor, relacione, no mnimo, trs aspectos que caracterizem avanos qualitativos na formao acadmica e na formao cidad dos petianos.

6. PARECER FINAL DO COMIT LOCAL:

Local e Data: Assinatura de um representante do Comit Local: Assinatura do Tutor: Assinatura do representante dos Alunos, escolhido pelo Grupo:

You might also like