You are on page 1of 25

E P I D E M I O L O G I A

PARTE 2

O homem e a sade Conceito sade - doena Ambiente Doenas infecciosas e no infecciosas Pessoa, tempo, lugar Distribuio espacial da doena.

Profa. Esp. Maria do Socorro Florencio Santos

E P I D E M I O L O G I A

PROCESSO SAUDE - DOENA


Sade (latim) salutis, derivado do radical salus (salvar, livrar do perigo).

Sade pode ser definida como estado de adaptao do organismo ao


ambiente fsico, psquico ou social em que vive, em que o indivduo sente-se bem (sade subjetiva) e no apresenta sinais ou alteraes orgnicas evidentes (sade objetiva) (PEREIRA, 1997). Existem outras definies sobre sade que podemos que destacar: a) Sade a ausncia de doena (BOORSE, 1975); b) Sade um completo bem-estar fsico, mental e social, e no meramente ausncia de doena (ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE, 1948); c) Sade o estado do indivduo cujas funes orgnicas, fsicas e mentais se acham em situao normal (FERREIRA, 1986); d) Sade o resultado do equilbrio entre o indivduo e o seu ambiente (DUBOS, 1965 apud PEREIRA, 1997).

E P I D E M I O L O G I A

Doena (latim) dolentia derivado de dolor e dolore (dor e doer).

Doena pode ser definida como: estado de falta de adaptao ao


ambiente fsico, psquico ou social, no qual o indivduo sente-se mal (sintomas) e /ou apresenta alteraes orgnicas evidenciveis (sinais).

HISTRIA NATURAL DA DOENA Histria natural da doena o nome dado ao conjunto de reaes que compreende as inter-relaes do agente, do susceptvel e do meio ambiente. Este processo global afetado desde o estmulo patolgico, passando pela resposta do homem ao estmulo, at as alteraes que levam a um defeito, invalidez, recuperao ou morte (LEAVELL; CLARK, 1976 apud ROUQUAYROL; ALMEIDA-FILHO, 2003).

E P I D E M I O L O G I A

A histria natural da doena tem desenvolvimento em dois perodos seqenciados: a) Vertente epidemiolgica: dirigido para as relaes susceptvel-ambiente; b) Vertente patolgica: est relacionado com as modificaes que se passam no organismo vivo.

O homem est presente em todas estas etapas. gerador das condies scio-econmicas, favorecedoras das anomalias ecolgicas predisponentes a alguns dos agentes diretamente responsveis por doenas. Ao mesmo tempo, a principal vtima do contexto de agresso sade por ele favorecido.
Enfim: A histria natural das doenas nada mais do que um quadro esquemtico que d suporte descrio das mltiplas e diferentes enfermidades. Sua utilidade maior de apontar os diferentes mtodos de preveno e controle, servindo de base para a compreenso de situaes reais e especficas, tornando operacionais as medidas de preveno (ROUQUAYROL; ALMEIDA-FILHO, 2003).

E P I D E M I O L O G I A

PREVENO DAS DOENAS E PROMOO DA SADE Etiologia e preveno so aspectos muitos relacionados. O conhecimento da etiologia indica os melhores caminhos para concretizar a preveno.

Para que possamos escolher as melhores medidas de preveno importante conhecer: as relaes causais sobre as caractersticas dos agentes e fatores de risco envolvidos, a intensidade das exposies, a susceptibilidade do organismo frente s agresses e as condies do ambiente onde estas situaes ocorrem.

Medidas preventivas
Medidas preventivas so todas aquelas utilizadas para evitar as doenas ou suas conseqncias, quer ocorra sob forma espordica, quer de modo endmico ou epidmico.

E P I D E M I O L O G I A

Classificao das medidas preventivas:


-Medidas inespecficas e especficas: so aes propostas pela sociedade no intuito de influir na ocorrncia da doena. As medidas inespecficas, ditas gerais ou amplas, tm objetivo de promover o bem-estar das pessoas; as especficas, ou restritas, incluem as tcnicas prprias para lidar com cada dano sade, em particular. -Exemplo: Doena de Chagas -Preveno primria, secundria e terciria Primrias: so aes aplicadas em fases anteriores ao incio biolgico da doena, e esto dirigidas para a manuteno da sade. -Exemplo: Educao em sade, saneamento ambiental. Secundrias ocorrem aps o incio da doena, quando ela est progredindo, seja em fase subclnica, seja de evoluo clinicamente aparente, visam tentativa de, se possvel, faz-la regredir. -Exemplo: a administrao de antibiticos em doenas infecciosas.

E P I D E M I O L O G I A

Tercirio visa incluir medidas recomendadas em fase mais avanada da doena, no intuito de prevenir deteriorao ainda maior da histria natural da doena e passou a ser amplamente utilizada. NVEIS DE PREVENO 1) Promoo da sade - Educao sanitria; - Alimentao e nutrio adequada; - Habitao adequada; -Emprego e salrio adequado; - Condies para satisfao das necessidades bsicas do indivduo.

2) Proteo especfica - Vacinao; - Exame pr-natal; - Quimioprofilaxia; - Fluoretao da gua; - Eliminao de exposio a agentes carcinognicos

E P I D E M I O L O G I A

3) Diagnstico e tratamento precoce - Rastreamento; - Exames peridicos de sade; - Procura de casos entre contatos; - Auto-exame; -Interveno em funo das necessidades.

4) Limitao do dano - Acesso facilitado a servios de sade; - Tratamento mdico ou cirrgico adequado; - Hospitalizao em funo das necessidades.

5) Reabilitao - Terapia ocupacional; - Treinamento de deficientes; - Melhores condies de trabalho para o deficiente; - Educao do pblico para aceitao do deficiente; - Prteses e rteses.

E P I D E M I O L O G I A

Nveis e aplicao das aes de sade e equivalncia de termos empregados para design-los. ( PEREIRA, 1997)

1. Nvel
Promoo da sade

2. Nvel
Proteo especfica

3. Nvel
Diagnstico precoce e tratamento oportuno

4. Nvel
Limitaes do dano

5. Nvel
Reabilitao

Preveno Primria PREVENO Promoo


Fonte: PEREIRA, 1997

Preveno Secundria CURA Recuperao

Preveno Terciria REABILITAO Recuperao

Proteo

E P I D E M I O L O G I A

Promoo da sade A promoo da sade uma das estratgias de produo de sade. um modo de pensar e de operar atravs das polticas e tecnologias do SUS para contribuir na construo de aes que possibilitam responder s necessidades sociais em sade. No SUS a estratgia de promoo da sade uma possibilidade de enfocar os aspectos que determinam o processo sade-doena em nosso pas como, por exemplo: violncia, desemprego, subemprego, falta de saneamento bsico, habitao inadequada e/ou ausente, dificuldade de acesso educao, fome, urbanizao desordenada, qualidade do ar e da gua ameaada, deteriorada; e potencializar formas mais amplas de intervir em sade.

E P I D E M I O L O G I A

Segundo a Poltica Nacional de Promoo de Sade, entende-se, portanto, que a promoo da sade : uma estratgia de articulao transversal na qual se confere visibilidade aos fatores que colocam a sade da populao em risco e s diferenas entre necessidades, territrios e culturas presentes no nosso pas, visando a criao de mecanismos que reduzam as situaes de vulnerabilidade, defendam radicalmente a equidade e incorporem a participao e o controle sociais na gesto das polticas pblicas.
Conforme a Poltica Nacional de Promoo Sade para o binio 2006-2007 foi priorizada as aes voltadas : - Divulgao e implementao da Poltica Nacional de Promoo da Sade; - Alimentao Saudvel; - Prtica Corporal/Atividade Fsica; - Preveno e Controle do Tabagismo; - Reduo da morbi-mortalidade em decorrncia do uso abusivo de lcool e outras drogas; - Reduo da morbi-mortalidade por acidentes de trnsito; - Preveno da violncia e estmulo cultura de paz; - Promoo do desenvolvimento sustentvel.

E P I D E M I O L O G I A

Medidas de Sade Coletiva


Medidas de frequncia de doenas

A cada cinco minutos uma pessoa com idade entre 10 e 24 anos de idade infectada pelo vrus da imunodeficincia humana (HIV) em todo mundo, ocorrendo cerca de 2,3 mil bitos (Costa e Kale, 2005) . Em 2007, mais de 33 milhes de pessoas vivem com o vrus HIV, 1,6 milho delas na Amrica Latina, segundo as ltimas estimativas da Onuaids. No mundo 33,2 milhes (entre uma estimativa de 30,6 a 36,1 milhes), sendo 30,8 milhes de adultos entre 15 e 49 anos (entre 28,2 e 33,6 milhes) e 2,5 milhes de crianas com menos de 15 anos (de 2,2 a 2,6 milhes). Deste total, 15,4 milhes de adultos contaminados so mulheres (13,9 a 16,6 milhes) (PRESSES, 2007) Quantificar ou medir a frequncia com que os problemas de sade ocorrem em populaes humanas um dos objetivos da epidemiologia. Assim, conforme Paneth (2008), para descrever a frequncia de uma doena numa determinada populao podemos utilizar:

E P I D E M I O L O G I A

Medidas de Sade Coletiva

CASO uma pessoa ou animal infectado ou doente que apresenta caractersticas clnicas, laboratoriais e epidemiolgicas especficas de uma

doena ou agravo.

CASO SUSPEITO a pessoa cuja histria clnica, sintomas e possvel exposio a uma fonte de infeco sugerem que o mesmo possa estar ou vir a desenvolver alguma doena infecciosa. O caso suspeito varia de acordo com cada doena ou agravo.

E P I D E M I O L O G I A

INDICADOR: Segundo o dicionrio Aurlio o que indica, ou seja, o que

reflete uma caracterstica. A palavra NDICE ora usada como sinnimo de


indicador, ora com uma conotao mais abrangente. Indicador de Sade indica, revela a situao de sade (ou um aspecto dela) da populao ou de um indivduo; montado a partir de dados referenciados no tempo e espao e pela sua forma de organizao e apresentao, facilitam a anlise e o olhar com significncia sobre a realidade, atravs de sua simples leitura ou atravs do acompanhamento dos dados no

tempo.
A Vigilncia Sanitria utiliza muito, no seu dia a dia e em seu planejamento, Indicadores de Sade e Indicadores Ambientais e por vezes Indicadores de Produo, Indicadores Demogrficos e Scio-Econmicos.

E P I D E M I O L O G I A

Quanto aos tipos de indicadores mais usados: Proporo, ndice ou distribuio proporcional: a relao entre freqncias atribudas de determinado evento, sendo que no numerador registrada a freqncia absoluta do evento que constitui subconjunto daquele contido no denominador que de carter mais abrangente.

Exemplo: Nmero de bitos por doenas cardiovasculares em relao ao nmero de bitos em geral. Distribuio Proporcional = N parcial de casos x 100 N total de casos

E P I D E M I O L O G I A

Razo Medida de freqncia de um grupo de eventos relativa freqncia de outro grupo de eventos. um tipo de frao em que pelo menos, parte dos elementos do numerador no est contida no denominador, ou seja, o numerador no um subconjunto do denominador.

Exemplo: Razo entre o nmero de bitos por doena meningoccica e o nmero de bitos por meningite tuberculosa. Razo entre o nmero de casos de AIDS no sexo masculino e o nmero de casos de AIDS no sexo feminino.

Coeficiente ou Taxa a relao entre o nmero de casos de um evento e uma determinada populao, num dado local e poca. a medida que informa quanto ao risco de ocorrncia de um evento.

Exemplo: Nmero de bitos por leptospirose no Rio de Janeiro, em relao s pessoas que residiam nessa cidade em cada ano; n trabalhadores intoxicados por determinada substncia em relao aos trabalhadores de determinada indstria.

E P I D E M I O L O G I A

As Variveis/ Indicadores de Sade mais usados so: MORBIDADE a varivel caracterstica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivduos que adquirem doenas (ou determinadas doenas) num dado intervalo de tempo em uma determinada populao. A morbidade mostra o comportamento das doenas e dos agravos sade na populao.

Indicadores de Morbidade: A morbidade freqentemente estudada segundo quatro indicadores bsicos: a incidncia, a prevalncia, a taxa de ataque e a distribuio proporcional.
INCIDNCIA A incidncia de uma doena, em um determinado local e perodo, o nmero de casos novos da doena que iniciaram no mesmo local e perodo. Traz a idia de intensidade com que acontece uma doena numa populao, mede a freqncia ou probabilidade de ocorrncia de casos novos de doena na populao. Alta incidncia significa alto risco coletivo de adoecer.

E P I D E M I O L O G I A

Coeficiente de = n de casos novos de determinada doena em um dado local e perodo x 10 n Incidncia Populao do mesmo local e perodo

PREVALNCIA Prevalecer significa ser mais, preponderar, predominar. A prevalncia indica qualidade do que prevalece, prevalncia implica em acontecer e permanecer existindo num momento considerado. Portanto, a prevalncia o nmero total de casos de uma doena, existentes num determinado local e perodo.
Coeficiente de = n de casos existentes (novos + ant.) em dado local/momento/perodo x10 n Prevalncia Populao do mesmo local e perodo

O coeficiente de prevalncia mais utilizado para doenas crnicas de longa durao.


EXEMPLO: Hansenase, tuberculose, AIDS, tracoma ou diabetes. Casos prevalentes so os que esto sendo tratados (casos antigos), mais aqueles que foram descobertos ou diagnosticados (casos novos). A prevalncia, como idia de acmulo, de estoque, indica a fora com que subsiste a doena na populao.

E P I D E M I O L O G I A

FRAES O numerador e o denominador so elementos de mesma natureza e mesma dimenso, mas so de grupos excludentes, ou seja, o numerador no est includo no denominador. A razo mede relao entre eventos. Exemplo: razo entre duas doenas, razo masculino/feminino.

PROPORES Os casos includos no numerador so tambm subconjuntos do denominador, mas no expressam risco. Exemplo: Mortalidade proporcional; letalidade. Os sinnimos para propores so: risco, mas se expresso por 100 uma percentagem. Muitas fraes em Epidemiologia so propores.
COEFICIENTES OU TAXAS considerada como uma proporo que muda com o tempo, mas na prtica, muitas vezes usada como uma proporo, sem se referir ao tempo, ou seja, COEFICIENTE a relao entre o nmero de casos de um evento e uma determinada populao, num dado local e poca.

E P I D E M I O L O G I A

As medidas de frequncia so definidas a partir de dois conceitos fundamentais da epidemiologia, denominados: incidncia e prevalncia. A incidncia e prevalncia medem diferentes aspectos da morbidade.
a) INCIDNCIA

Incidncia
a frequncia de casos novos de uma determinada doena, ou problema de sade, oriundos de uma populao sob risco de adoecimento, ao longo de um determinado perodo de tempo. O clculo da incidncia a forma mais comum de medir e comparar a frequncia das doenas em populaes. Os casos novos, ou incidentes, so aqueles indivduos no doentes no incio do perodo de observao, e, portanto, sob risco de adoecimento, que, no seu decorrer, acabam por adoecer. Em geral, entende-se por incidncia a ocorrncia do primeiro episdio da doena ou problema de sade de interesse. As medidas de incidncia esto necessariamente relacionadas dimenso do tempo (COSTA; KALE, 2005).

E P I D E M I O L O G I A

O termo casos novos depende do tipo de problema em foco, os casos podem referir-se: - ao nmero de pessoas afetadas; - ao nmero de episdios de um agravo sade. Segundo Pereira (1997) a incidncia a medida mais importante da epidemiologia. Ela preferida em investigaes cientficas, seja nas pesquisas etiolgicas, em estudos de prognstico, na verificao da eficcia das aes teraputicas e preventivas.

Taxa de incidncia: a variao de um fenmeno por unidade de tempo, ou de uma varivel qualquer. Uma taxa a expresso da velocidade mdia com que ocorre o fenmeno de interesse.

E P I D E M I O L O G I A

Taxa de incidncia: a variao de um fenmeno por unidade de tempo, ou de uma varivel qualquer. Uma taxa a expresso da velocidade mdia com que ocorre o fenmeno de interesse. A taxa de incidncia (TI) calculada como a razo entre o nmero de casos novos de uma determinada doena ou problema de sade, o total de pessoatempo gerada a partir da populao de estudo acompanhada, de acordo com a equao:
Taxa de incidncia = Nmero de casos novos em determinado perodo X Nmero de pessoas expostas ao risco, no mesmo perodo Constante

E P I D E M I O L O G I A

PERFIL EPIEMIOLGICO

VARIVEIS

Quem? - grupos mais vulnerveis (idade, sexo, raa, escolaridade, estilo de vida, profisso,cultura, religio etc). Onde? - agregados (cluster espacial ex.epidmico) - caractersticas climticas, solo, vegetao, - rural x urbano; -difuso - espalhamento (migrao e mobilidade) Quando? - intervalo de tempo (estudo de seguimento) - ano cronolgico (2002); - estao do ano (tipicamente de inverno);

PESSOA

LUGAR

TEMPO

E P I D E M I O L O G I A

Pessoa
Variveis fortemente relacionadas com doena

I- Sexo e Idade
mulheres internam mais que os homens e o risco de morrer entre os homens maior do que entre mulheres; nascem mais homens; perfil de mortalidade diferente segundo sexo; acidente veiculo motor - homens 15 a 24 anos; prevalncia de baixo peso ao nascer maior em faixas etrias extremas

entre filhos de me com baixa escolaridade.

E P I D E M I O L O G I A

II- Nvel scio-econmico


Medida indireta - Lugar de residncia - Perfil demogrfico diferente III- Religio identifica grupos na populao com diferentes perfis de morbimortalidade abstinncia de fumo entre os mrmons (menor freqncia de CA de pulmo em Utah-EUA); IV- Grupos especiais questes antropolgicas e culturais canibais na Nova Guin - Kuru (doena degenerativa do Sistema Nervoso Central SNC, causada por um vrus cujo reservatrio nico o homem) mutaes genticas -fibrose cstica de pncreas - maior freqncia entre europeus e americanos ; -talassemia - maior freqncia entre gregos e italianos-Mediterrneo

You might also like