You are on page 1of 47

Origem Definio Anlise histrica

Sculo XVII Sculo XVIII Sculo XIX e XX

Os estudos na rea do empreendedorismo mostram que as caractersticas do empreendedor ou do esprito empreendedor, da indstria ou da instituio, no um trao de personalidade. O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo medida que presencia a evoluo.

a) iniciativa; b) viso; c) coragem;

d) firmeza;
e) deciso;

f) atitude de respeito humano;


g) capacidade de organizao e direo.

Conquista-se a autonomia profissional quando se perseverante, determinado, aprendiz, flexvel e quando se tem:
Positividade Organizao Criatividade Inovao Foco

Intuitivo: tenta projetar o futuro, com perspectiva ao mdio e do longo prazo, imaginando o impacto dessa ao. O planejador: situa-se onde est e para onde se deseja ir, com planejamento e tendo um processo de acompanhamento, adequando realidade sempre que for necessrio. O perspicaz: diz que alm da percepo necessrio conhecimento. O objetivo: sabe qual o problema a ser resolvido. O cobrador: tem certeza das informaes, v a importncia de medir e corrigir quando o resultado no foi o decidido. O mo namassa: envolve-se pessoal e diretamente, acredita em grupos para estudos multidisciplinares. O meticuloso: junta opinies de amigos, especialistas, funcionrios, tentando se convencer da soluo a encontrar. O estrategista: decide cumprir sua estratgia de crescimento, tendo percepo do que resolver. Diagnostica o problema para encontrar a soluo e sua resoluo com eficcia.

Aspectos tcnicos relacionados a negcios Experincia na rea comercial Escolaridade Formao complementar Experincia em organizaes Vivncia com situaes novas.

A teoria econmica, tambm conhecida como schumpeteriana, demonstra que os primeiros a perceberem a importncia do empreendedorismo foram os economistas. Estes estavam primordialmente interessados em compreender o papel do empreendedor e o impacto da sua atuao na economia. A essncia do empreendedorismo est na percepo e no aproveitamento das novas oportunidades no mbito dos negcios, sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles seja deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinaes.

As habilidades requeridas de um empreendedor podem ser classificadas em trs reas:


Tcnicas:

Envolve saber escrever, ouvir as pessoas e captar informaes, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe.
Gerenciais:

Incluem as reas envolvidas na criao e gerenciamento da empresa (marketing, administrao, finanas, operacional, produo, tomada de deciso, planejamento e controle).
Caractersticas pessoais:

Desajustado e infeliz, com viso limitada; Dificuldade para identificar oportunidades; dependente, no sentido que necessita de algum para se tornar produtivo; Sem criatividade; Sem habilidade para transformar conhecimento em riqueza, descuida de outros conhecimentos que no sejam voltados tecnologia do produto ou a sua especialidade; Dificuldade de auto-aprendizagem, no auto-suficiente, exige superviso e espera que algum lhe fornea o caminho; Domina somente parte do processo, no busca conhecer o negcio como um todo: a cadeia produtiva, a dinmica dos mercados, a evoluo do setor; No se preocupa com o que no existe ou no feito: tenta entender, especializar-se a melhorar somente no que j existe; Mais faz do que aprende; No se preocupa em formar sua rede de relaes, estabelece baixo nvel de comunicaes; Tem medo do erro, no trata como uma aprendizagem; No se preocupa em transformar as necessidades dos clientes em produtos/servios; No sabe ler o ambiente externo: ameaas; No pr-ativo (expresso que indica iniciativa, vontade prpria e esprito empreendedor).

Caractersticas Motivao

Gerente Poder Delega a sua autoridade Administrao, Poltica Acontecimentos internos da empresa Evitar erros Interage do assunto para depois delegar Burocracia o satisfaz Hierarquia

Empreendedor Liberdade de ao, Auto-motivao Arregaa as mangas, Colabora com os outros Negcios, Gerncia e Poltica Tecnologia e mercado Aprendizagem com erros Viso e deciso prpria, Ao versus Discusso Se o sistema no o satisfaz, constri o seu Negociao

Intraempreendedor Liberdade de ao e recompensa Organizacional Delega mas colabora Empreendedor com mais habilidade Poltica Dentro e fora da empresa, mercado Erros so evitados, mas aprende-se com eles Fundamentao Acomoda-se ou provoca curto-circuito Hierarquia "amiga"

Atividades

Competncia Interesses Erros

Decises

Sistema Relaes

Caminho 1 (Auto-conhecimento):

Espao de si estreito (Teoria X) versus. Espao de si amplo (Teoria Y).

Caminho 2 (Perfil do empreendedor):

Comparao das caractersticas do empreendedor e da pessoa.

Caminho 3 (Aumento da criatividade):

Dominar os processos internos para gerar inovao e criatividade.

Caminho 4 (Processo visionrio):

Desenvolver uma viso e aprender a identificar oportunidades.

Caminho 5 (Rede de relaes):

Estabelecer relaes que possam servir de suporte ao desenvolvimento e aprimoramento da idia do negcio e sua sustentao.

Caminho 6 (Avaliao das condies para iniciar um plano): Caminho 7 (Plano de negcio):
Metas mensurveis, flexibilidade no plano, indicadores de evoluo, compromisso coletivo, reviso de metas, aprender com a experincia.

Caminho 8 (Capacidade de negociar e apresentar uma idia):

Cooperao entre pessoas, parceiros ou empresas para alcanar objetivos de tal forma que todos saiam ganhando.

Abrir a primeira empresa como ganhar asas! As coisas podem ficar melhores A arte de ver mais longe e evoluir com erros Empreendedores adoram no como resposta

Plano de negcios (do ingls Business Plan), tambm chamado "plano empresarial", um documento que especifica, em linguagem escrita, um negcio que se quer iniciar ou que j est iniciado. Determinar e captar os recursos necessrios Gerenciar o empreendimento criado

Pode-se resumir os objetivos de um plano de negcios nos seguintes itens: Testar a viabilidade de um conceito de negcio. Orientar o desenvolvimento das operaes e estratgia. Atrair recursos financeiros. Transmitir credibilidade. Desenvolver a equipe de gesto.

O plano de negcio orienta o empreendedor a iniciar sua atividade econmica ou expandir o seu negcio. Contribui para o estabelecimento de uma vantagem competitiva, que pode representar a sobrevivncia da empresa. Relacionar os produtos que sero oferecidos ao mercado;

Capa e sumrio
Sumrio executivo
Produtos e servios Anlise de mercado Plano de marketing Plano financeiro Anexos

Planejamento estratgico do negcio

Caractersticas do empreendedor

1-Nmeros comandam um negcio. Se voc no sabe interpret-los, est realizando uma gesto s cegas.

2-Uma venda no uma venda at que o cheque compense.


3-Quando seus passivos em curto prazo so maiores que seus ativos em curto prazo, voc est falido. 4-Esquea dos atalhos. Tocar um negcio para sempre. 5-Dinheiro difcil de ganhar e fcil de gastar. Por isso, tenha certeza que voc j o ganhou antes de gast-lo. 6-Voc no tem amigos nos negcios, mas parceiros. Isso no quer dizer que a tica deve ser deixada de lado. 7-Se preocupe mais com suas margens de lucros do que com suas vendas. 8-Identifique seus concorrentes e trate-os com respeito. 9-A cultura de uma empresa o que determina sua longevidade. O trabalho de um chefe defini-la. 10-O plano de vida vem sempre antes do plano de negcios.

Estas qualidades configuram indivduos com diferentes potencialidades ou talentos, de maneira que existem sujeitos que esto mais habilitados para desempenhar com maior possibilidades de xito em distintas reas da vida, como so as de tipo acadmico, social, emocional, artstico, desportivo, etc. importante destacar que nenhuma potencialidade ou talento por si superior a outra.

1. Alto conhecimento de si mesmo e Autoconfiana; 2. Forte motivao para o xito; 3. Viso de futuro realista e otimista; 4. Capacidade de planejamento e organizao; 5. Comunicao eficaz e gerao de redes de contato, apoio.

O que vem sua mente quando voc pensa sobre a criatividade? Alguns pensam em pessoas muito especiais e que a criatividade envolve talentos extraordinrios. Associam criatividade com as artes, com a cincia e grandes invenes. Pensam em Leonardo da Vinci, Mozart, Einstein, Picasso, Santos Dumont, Henry Ford e Steve Jobs. Muito do que voc hoje olha como trivial e corriqueiro, j foi considerado uma notvel inveno na ocasio de sua introduo. Refirome a invenes simples, mas que se tornaram indispensveis, como a escada, a tesoura, a chave de fenda, o lpis, o carrinho de supermercado, etc.

Em primeira instncia, salvo melhor juzo, o pode-se afirmar que a criatividade Gera a inveno que ao somar-se usabilidade gera a inovao. Atualmente, os maiores responsveis em tornar nossos produtos bens e/ou servios obsoletos somos ns mesmos. Para alguns, nem sempre uma inovao adicional compensa os esforos e investimentos necessrios para implement-la.Sempre aconselhvel estudar o mercado, o segmento e/ou nicho de mercado que se pretende atender.

MEI significa Micro empreendedor Individual, que o empresrio individual a quem se refere o art. 966 do Cdigo Civil, que tenha auferido receita bruta no ano-calendrio anterior de at R$ 36.000,00, optante pelo Simples Nacional e que no esteja impedido de optar pela sistemtica prevista na norma legal.

Segundo o artigo 966 do Cdigo Civil, considerado empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Porm, no se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda que com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa.

Como vantagens da opo, podemos citar: a) exercer os direitos de cidadania; b) ter acesso aos benefcios da previdncia social, a saber: salrio maternidade, auxlio doena, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, auxilio doena e penso por morte. Alm destas, menciona-se a possibilidade de obter linhas de crdito junto a instituies financeiras inclusive as pblicas.

Lembre-se, considera-se MEI o empresrio individual, assim sendo, considerado empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Por outro lado, no se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa.

Atividades que se enquadram:

I Comrcio em geral;
II Indstria em geral (poucas excees); III Servios de natureza no intelectual sem regulamentao legal, como, por exemplo, lavanderia, salo de beleza, lava jato, reparao, manuteno, instalao, auto escolas, chaveiros, organizao de festas, encanadores, borracheiros, trabalhos complementares da construo civil, tais como a colocao de piso, forro, servios de pintura e revestimentos, e tambm, digitao, usinagem, solda e ,agncias de viagem, dentre outros.

Atividades que no se enquadram:

I - Construo de imveis e obras de engenharia em geral, inclusive sob a forma de subempreitada, execuo de projetos e servios de paisagismo, bem como decorao de interiores,
II - Servios de natureza intelectual regulamentados por lei, como, por exemplo, consultrios mdicos e odontolgicos, empresas de consultoria e instrutoria, escritrios de advocacia, servios de engenharia, arquitetura e veterinria, dentre outros. III - Conservao, vigilncia e limpeza;

IV - Situaes impeditivas previstas na resposta 2.7.

No, pois o enquadramento como MEI s admitido para o empresrio individual que possua um nico empregado, que receba exclusivamente 1 (um) salrio mnimo ou o piso salarial da categoria profissional. Mas fique atento, pois no existe dispensa de registro em carteira do empregado. Portanto, no admitido como MEI aquele que possuir mais de um empregado.

Conforme previsto na lei no poder optar pela sistemtica do MEI aquele que participe de outra empresa como titular, scio ou administrador

Nos termos da lei est excludo da opo pela sistemtica do MEI, aquele que participe de outra empresa como titular, scio ou administrador, ento, pode-se afirmar que no poder constituir uma sociedade, mesmo tendo como scio a esposa. Em ocorrendo a constituio da sociedade, ocorrer o desenquadramento da condio de MEI.

No, uma sociedade no poder exercer a opo pelo enquadramento como MEI, pois nos termos da lei, considerado MEI o empresrio individual, sendo considerado empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios.

Sim, de acordo com a Lei Complementar n 128 de 2008 o MEI poder optar pelo recolhimento dos impostos e contribuies abrangidos pelo Simples Nacional em valores fixos mensais, independentemente da receita bruta por ele auferida no ms. Assim, na forma da lei considera-se MEI o empresrio individual que tenha auferido no anocalendrio anterior, receita bruta de at R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais), optante pelo Simples Nacional.

Ser obrigatria a emisso de documento fiscal nas vendas e nas prestaes de servios realizadas pelo MEI para destinatrio cadastrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ), ou seja, quando tratar-se de pessoa jurdica. Em se tratando de consumidor final pessoa fsica, o MEI ficar dispensado da obrigatoriedade desta emisso.

Exercida a opo o MEI recolher os tributos em valor fixo mensal correspondente soma das seguintes parcelas:

a) R$ 51,15 (cinqenta e um reais e quinze centavos), a ttulo da contribuio para a previdncia social *;
b) R$ 1,00 (um real), a ttulo do Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e Sobre Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao - ICMS, caso seja contribuinte; e c) R$ 5,00 (cinco reais), a ttulo do Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza ISS, caso seja contribuinte. *Nota: Correspondente a 11% do salrio mnimo vigente

Atente-se que nos termos da legislao vigente admite-se o enquadramento como MEI do empresrio individual que possua um nico empregado que receba exclusivamente 1 (um) salrio mnimo ou o piso salarial da categoria profissional.

A Lei Complementar n 128 de 2008 ao dispor sobre o MEI, no impede aquele que exerceu a opo de prestar servio para uma empresa, porm fique atento, pois neste caso obrigatria a emisso de nota fiscal.

Importncia Observaes importantes A tica do lucro Valores ticos Cdigo de tica tica Profissional compromisso social tica Profissional: Quando se inicia esta reflexo?

Algumas perguntas podem guiar a reflexo, at ela tornar-se um hbito incorporado ao dia-adia. Tomando-se o exemplo anterior, esta pessoa pode se perguntar sobre os deveres assumidos ao aceitar o trabalho como auxiliar de almoxarifado, como est cumprindo suas responsabilidades, o que esperam dela na atividade, o que ela deve fazer, e como deve fazer, mesmo quando no h outra pessoa olhando ou conferindo.

O varredor de rua que se preocupa em limpar o canal de escoamento de gua da chuva, o auxiliar de almoxarifado que verifica se no h umidade no local destinado para colocar caixas de alimentos, o mdico cirurgio que confere as suturas nos tecidos internos antes de completar a cirurgia, a atendente do asilo que se preocupa com a limpeza de uma senhora idosa aps ir ao banheiro, o contador que impede uma fraude ou desfalque, ou que no maquia o balano de uma empresa, o engenheiro que utiliza o material mais indicado para a construo de uma ponte, todos esto agindo de forma eticamente correta em suas profisses, ao fazerem o que no visto, ao fazerem aquilo que, algum descobrindo, no saber quem fez, mas que esto preocupados, mais do que com os deveres profissionais, com as PESSOAS.

Outro conceito interessante de examinar o de Profissional, como aquele que regularmente remunerado pelo trabalho que executa ou atividade que exerce, em oposio a Amador. Nesta conceituao, se diria que aquele que exerce atividade voluntria no seria profissional, e esta uma conceituao polmica.

imprescindvel estar sempre bem informado, acompanhando no apenas as mudanas nos conhecimentos tcnicos da sua rea profissional, mas tambm nos aspectos legais e normativos. V e busque o conhecimento. Muitos processos ticodisciplinares nos conselhos profissionais acontecem por desconhecimento, negligncia.

Parece ser uma tendncia do ser humano, como tem sido objeto de referncias de muitos estudiosos, a de defender, em primeiro lugar, seus interesses prprios e, quando esses interesses so de natureza pouco recomendvel, ocorrem serssimos problemas. O valor tico do esforo humano varivel em funo de seu alcance em face da comunidade. Se o trabalho executado s para auferir renda, em geral, tem seu valor restrito. Por outro lado, nos servios realizados com amor, visando ao benefcio de terceiros, dentro de vasto raio de ao, com conscincia do bem comum, passa a existir a expresso social do mesmo.

Egresso de uma vida inculta, desorganizada, baseada apenas em instintos, o homem, sobre a Terra, foi-se organizando, na busca de maior estabilidade vital. Foi cedendo parcelas do referido individualismo para se beneficiar da unio, da diviso do trabalho, da proteo da vida em comum. A organizao social foi um progresso, como continua a ser a evoluo da mesma, na definio, cada vez maior, das funes dos cidados e tal definio acentua, gradativamente, o limite de ao das classes.

Uma classe profissional caracteriza-se pela homogeneidade do trabalho executado, pela natureza do conhecimento exigido preferencialmente para tal execuo e pela identidade de habilitao para o exerccio da mesma. A classe profissional , pois, um grupo dentro da sociedade, especfico, definido por sua especialidade de desempenho de tarefa. A questo, pois, dos grupamentos especficos, sem dvida, decorre de uma especializao, motivada por seleo natural ou habilidade prpria, e hoje se constitui em inequvoca fora dentro das sociedades.

algo que fortalece a auto-estima de cada pessoa. S pessoas que tenham auto-estima e um sentimento de poder prprio so capazes de assumir responsabilidade. Elas sentem um sentido na vida, alcanando metas sobre as quais concordam previamente e pelas quais assumiram responsabilidade real, de maneira consciente.

Honestidade: Sigilo: Competncia: Prudncia: Coragem: Perseverana: Compreenso: Humildade: Imparcialidade: Otimismo:

You might also like