You are on page 1of 72

Introduo a Informatica

Professores: Gaspar Anaisse Marcos Vasconcelos Edmilson Timoteo

O que Informtica

O que Informtica ?
Cincia que estuda o tratamento automtico e racional da informao. a coleta, o armazenamento e o tratamento de dados, os mtodos e os procedimentos utilizados nessas atividades, o pessoal e os equipamentos envolvidos.
Origem: Frana, 1962.

O que Informtica ?

INFOR mao
INFORMTICA

autoMTICA

O que Informtica ?
Multidisciplinar. Apresenta-se na interseo de quatro reas do conhecimento: Cincia da Computao Cincia da Informao Teoria dos Sistemas Ciberntica

O que Informtica ?
Cincia da Computao

Engloba conhecimento de como resolver problemas projeto de sistemas de computao programao de computadores Multidisciplinar Matemtica Hardware (eltrica/eletrnica/comunicaes) Software (programas)

O que Informtica ?

Profissionais

Bacharel em Cincia da Computao Bacharel em Sistemas de Informao Tecnlogo em Processamento de Dados Analista de Sistemas Engenheiro de Computao

O que Informtica ?
A Cincia da Informao volta-se ao trato da informao (armazenamento e veiculao). A Teoria dos Sistemas sugere a soluo de problemas a partir da conjugao dos elementos capazes de levar a objetivos pretendidos. A Ciberntica preocupa-se com a busca da eficcia atravs de aes ordenadas sob convenientes mecanismos de automao.

O que Informtica ?

Em resumo, a Informtica estuda o tratamento automtico e racional da informao. Isto envolve


coleta, armazenamento e tratamento de dados; mtodos utilizados nessas atividades; equipamentos e pessoas envolvidas; gerao de informaes automticas;

Para tratar dados e gerar informaes automticas imprescindvel a utilizao do computador. A seguir, falaremos um pouco sobre esta maravilhosa tecnologia

O que um Computador

O que um Computador ? Mquina composta de elementos fsicos do tipo eletrnico, capaz de realizar uma grande variedade de trabalhos com alta velocidade e preciso Mquina programvel capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, seguindo uma seqncia de comandos, de acordo com as especificaes feitas

Caractersticas de um Computador

Processamento de uma diversidade de dados

numricos
textuais imagens msicas

Sistemas de Computao

Sistemas de Computao
Integrao de componentes atuando como uma entidade, com o propsito de processar dados, i.e. realizar algum tipo de operao aritmtica/ lgica envolvendo os dados, de modo a produzir diferentes nveis de informaes.

Sistemas de Computao: Componentes

Peopleware

Hardware

Software

Sistemas de Computao
Peopleware Componente humano de um sistema de computao, i.e. indivduos que utilizam o computador como ferramenta.

Sistemas de Computao
Hardware Componente fsico de um sistema de computao, i.e. todos os equipamentos utilizados pelo usurio nas aes de entrada, processamento, armazenamento e sada de dados.

Entrada

Processamento

Sada

Armazenamento

Sistemas de Computao
Software Componente lgica de um sistema de computao, i.e. sries de instrues que fazem o computador funcionar (programas de computador). Podemos dividi-lo em: Software bsico e Software aplicativo

Processamento de Dados

Introduo Microinformtica

Dado

Fatos em sua forma primria Tm pouco valor alm de si mesmos Representam as coisas do mundo real Ex: nome de algum, n peas em estoque, etc Significado dos dados Fatos organizados de forma significativa

Informao:

Processamento de Dados (Data Processing)

Dados

Processamento

Informaes

Processamento:atividade de transformar dados (informaes de entrada) em informaes (dados processados = informaes de sada)

Sistemas de Processamento de Dados

so sistemas responsveis pela coleta, armazenamento, processamento e recuperao de dados necessrios ao funcionamento de um sistema maior: o Sistema de Informao.

Sistema de Processamento de Dados

Sistema de computao (o computador e os programas bsicos geralmente fornecidos pelos fabricantes (software bsicos). Sistemas de aplicao (sistemas aplicativos: dedicados aplicao de interesse do usurio).

Sistema de Processamento de Dados


Software Bsico Corresponde aos programas responsveis pela manuteno e gerenciamento de todos os componentes do computador. Exemplo: Sistema Operacional (ex. LINUX*, WINDOWS**), Programa de boot do sistema, etc.

*LINUX - um sistema operacional distribudo gratuitamente por vrias empresas dispersas pelo mundo. Utilizado em servidores de redes. **WINDOWS - o sistema operacional fornecido pela Microsoft.

Sistema de Processamento de Dados


Sistemas aplicativos
Corresponde aos programas especficos, com objetivos bem definidos para realizar as tarefas dos vrios usurios Exemplos:

Editores de texto, Jogos, Planilhas eletrnicas, Aplicaes grficas.

Sistemas de Aplicao:
Software Comercial (editor de textos, planilhas eletrnicas, banco de dados, aplicaes grficas, etc.) Aplicaes Pessoais (agenda pessoal; correio eletrnico, operaes bancrias, etc.) Aplicaes de Entretenimento (videogames, softwares educacionais, jogos educacionais)

Algortmos e Programas

Qualquer processamento de dados requer a execuo de uma srie de etapas, que podem ser realizadas de forma manual ou de forma automtica por um computador. Um algoritmo um conjunto de etapas, devidamente ordenadas, com o propsito de solucionar um problema Essas etapas , elaboradas e executadas passo a passo, constituem um programa.

Um programa um conjunto de instrues para serem executadas no computador. Um programa a formalizao de um algoritmo. escrito em uma linguagem inteligvel pelo computador. Uma linguagem de programao instrui ao computador como realizar as tarefas programadas. Um computador entende apenas a linguagem de mquina, constituda de 0s e 1s (sistema binrio). Um programa escrito em uma linguagem de mais alto nvel deve ser traduzido para a linguagem de mquina.

Linguagens de Programao

Linguagem
FORTRAN ALGOL COBOL LISP

Ano
1957 1958 1959 1960

Observaes
FORmula TRANslation primeira linguagem de alto nvel. Voltada para o clculo numrico ALGOrithm Language para pesquisa e desenvolvimento. Estrura algortmica. Common Business Oriented Language. Para fins comerciais. Linguagem para manipulao de smbolos e listas

PL/I
PASCAL BASIC

1964
1968 1960

Emprego geral (comercial e cientfico)


Primeira linguagem estruturada. Homenagem ao matemtico francs Blaise Pascal (sec. XVII) Beginner All Purpose Symbolic Instruction Code. Para diferentes plataformas. Popularizou-se quando foi lanado o IBM-PC, com um interpretador da linguagem, escrito por Bill Gates e Paul Allen.

C
ADA

1967
1980

Linguagem para programao de sistemas operacionais e compiladores.


Homenagem a Ada Lovelace quem primeiro programou um computador digital idealizado por Charles Babbage. Concepo moderna: reusabiliddae, portabilidade, ..., suporte a programao em tempo rea.l Baseada na linguagem Object Pascal. Desenvolvida pela SUN. Independente de plataforma onde executada. Muito usada para programao na Internet.

DELPHI JAVA

1994 1990

Introduo a Micro-Informtica

Componentes de um Computador

Componentes de um micro computador

Independente de sua forma ou tamanho, todo computador tem cinco componentes bsicos:

Processador Memria Dispositivos de entrada / sada (teclado, mouse, trackball, caneta tica, scanner, tela sensvel ao toque, monitor, impressora, plotter) Armazenamento em disco (disco flexvel, disco rgido, fitas magnticas, CD ROM, DVD) Programas (software)

Dispositivos de Entrada e Sada(E/S)

Os Dispositivos de Entrada e Sada correspondem a todo equipamento utilizado pelo computador para se comunicar com seu usurio ou com o meio externo.

Dispositivos de Entrada e Sada(E/S)

So classificados de acordo com sua finalidade:

Dispositivos de Entrada: Recebem informaes do mundo externo. Dispositivos de Sada: Fornecem informaes para o mundo externo.

Dispositivos de Entrada e Sada(E/S)

Dispositivos de Entrada: Teclado, mouse, trackball, caneta eletrnica, scanner, leitora de cdigo de barra, tela sensvel ao toque, etc. Dispositivos de Sada: Monitores de Vdeo, Impressoras, Plotters, etc.

Dispositivos de Entrada - Teclado

O teclado corresponde a um conjunto de interruptores, embora muito bem escondidos sob teclas que os revestem. Existem vrios modelos que diferem no tamanho e forma, porm a maioria tem layout idntico. Corresponde ao principal dispositivo de trabalho com o computador. Com ele possvel realizar todo um processo de digitao, alm de muitas teclas servirem de comandos em determinados programas.

Dispositivos de Entrada - Teclado

dividido em quatro partes bsicas:

Teclas alfanumricas: correspondem parte do teclado que se parece com uma mquina de escrever - layout QWERTY.
Teclado numrico reduzido: possibilita a digitao dos dez dgitos e operadores aritmticos. Teclas de funo (F1, F2, ...): possibilitam executar comandos sem precisar digitar longas sries de caracteres. Teclas de movimentao: possibilitam o movimento do cursor.

Dispositivos de Entrada - Teclado


Teclas Alfanumricas Teclas de funo

Teclas de Movimentao

Teclado numrico reduzido

Dispositivos de Entrada - Mouse

O mouse um dispositivo que possibilita o posicionamento do cursor em qualquer parte da tela com rapidez e facilidade.
O seu tipo mais comum possui uma bola que gira, fazendo com que sensores enviem para o computador a informao de alteraes na posio do cursor, seguindo um plano de coordenadas cartesiano. O mouse ptico possui um fotodetector que percebe o movimento do mouse sobre uma plataforma.

Dispositivos de Entrada - Mouse

Dispositivos de Entrada - Mouse

Com o mouse possvel realizar vrias combinaes diferentes: Um Clique: significa mover o ponteiro para um item na tela e pressionar e soltar o boto do mouse uma s vez. Clique Duplo: significa apontar para um item e pressionar e soltar o boto do mouse duas vezes consecutivas. Arrastar: significa posicionar o mouse sobre o item e depois pressionar o boto, mantendo-o pressionado enquanto move o mouse.

Dispositivos de Entrada - Mouse


Botes do mouse

Dispositivos de Entrada - Trackball


Funciona como um mouse de cabea para baixo. Voc coloca o polegar sobre a bola, que agora est exposta na parte superior, e os dedos sobre os botes.

Dispositivos de Entrada - Caneta Eletrnica


Utiliza-se uma caneta para escrever em uma plataforma especial. So normalmente utilizadas para assinaturas ou mensagens armazenadas e transmitidas como imagem grfica.

A imagem do que foi escrito capturada e armazenada como se fosse fotografia.

Dispositivos de Entrada - Scanner

Convertem qualquer imagem para formato eletrnico, emitindo uma luz sobre a imagem e detectando a intensidade do reflexo de cada ponto.

Dispositivos de Entrada - Leitora de Cdigo de Barra

Converte um padro de barras impressas em um nmero por meio da emisso de um raio de luz. Um detector sensvel luz identifica a imagem e converte cada padro em dgitos numricos, que so enviados ao computador como se tivessem sido digitados atravs do teclado.

Dispositivos de Entrada - Tela Sensvel ao Toque


Apresentam ao usurio um menu de opes a serem selecionadas. Quando o usurio decide, ele toca a opo desejada com o dedo.

Dispositivos de Sada - Monitores de Vdeo

um dispositivo que apresenta ao usurio uma comunicao de forma grfica (e tambm textual). Podem ser encontrados dois tipos bsicos: Um que se parece muito com uma tela de televiso, utilizando um tubo de vcuo denominado CRT (Cathode Ray Tube). Outro, conhecido como monitor de tela plana (normalmente usado em notebooks ), utilizando LCDs (Liquid Crystal Displays).

Dispositivos de Sada - Monitores de Vdeo

Os monitores CRT so padres nos computadores de mesa porque custam mais barato e oferecem imagens ntidas e claras.

Dispositivos de Sada - Monitores de Vdeo

Os monitores LCD criam imagens com um tipo especial de cristal lquido que normalmente transparente, porm este cristal no emite luz e, com isso, no h contraste suficientes entre as imagens para torn-las legveis em todas as condies de luminosidade.

Dispositivos de Sada - Impressoras


As impressoras possibilitam colocar a informao em papel. Existem trs tipos principais de impressoras: matriciais, a jato de tinta e laser. Quatro critrios so importantes na avaliao:

Qualidade da imagem;

Velocidade;
Nvel de rudo; Custo de operao.

Dispositivos de Sada - Impressoras

Impressoras Matriciais

Possuem um cabeote de impresso que vai e volta da margem esquerda do papel para a margem direita.

Dentro do cabeote de impresso, h vrios pinos que fazem presso sobre a folha de papel com uma fita.
Existem impressoras de 9 pinos, onde os caracteres so impressos com uma resoluo vertical mxima de 9 pontos. Porm existem outras que possuem 24 pinos, e produzem uma imagem de melhor qualidade.

Dispositivos de Sada - Impressoras

Impressoras Matriciais - cada letra corresponde a uma coluna.


80 Colunas 132 Colunas

Dispositivos de Sada - Impressoras

Impressoras a Laser

Mais caras que os outros tipos, mas com melhor qualidade de impresso. So mais rpidas e muito silenciosas. A qualidade e a velocidade tornam este modelo ideal para escritrios em que vrios usurios podem facilmente compartilhar a mesma impressora.

Dispositivos de Sada - Impressoras

Impressoras a Jato de Tinta

Criam imagem diretamente no papel, borrifando tinta atravs de orifcios diminutos. So uma excelente opo intermediria entre as impressoras matriciais e as impressoras a laser, oferecendo uma boa qualidade nas imagens.

Dispositivos de Sada - Plotters

Parecem com uma impressora, mas destinam-se a produzir grandes desenhos ou imagens, como plantas para a construo ou anteprojetos de objetos mecnicos.

Processador

Processamento - procedimento que transforma dados brutos em informaes teis. Para a transformao, o computador usa dois componentes: o processador e a memria. O processador o crebro do computador, a parte que interpreta e executa instrues.

Processador

O termo CPU (Central Processing Unit - Unidade Central de Processamento) usado para se referir ao processador de um computador. A CPU contm a inteligncia da mquina, os clculos so feitos e as decises tomadas.

Processador

Unidade de controle (UC)


Comanda o resto das unidades Interpreta instrues, controla execuo e a sequncia em que devem ser executadas Sincronizao e ordenao das operaes Realiza operaes aritmticas e lgicas (and, or e not)

Unidade Lgico-Aritmtica (ULA)

Memria

A CPU usa a memria do computador para guardar as informaes. A memria interna do computador chamada RAM (Random Access Memory Memria de Acesso Aleatrio). Fisicamente, essa memria consiste em alguns chips, em uma pequena placa de circuitos.

A RAM armazena informaes apenas enquanto o computador est ligado. Quando se desliga ou reinicializa o computador as informaes desaparecem, a menos que tenham sido gravadas em um dispositivo de armazenamento. Quanto mais memria RAM o computador possuir, mais ele poder fazer. A unidade mais comum de medio da memria de um computador o byte. Atualmente, os computadores tm em mdia 256 MB de memria.

Memria principal:

RAM (Random Access Memory)


Memria de acesso aleatrio a memria do processador voltil Contedo gravado pelo fabricante e no pode ser regravado Apenas de leitura No-voltil Armazena rotinas (programas de check-up) ou tabelas de informaes do sistema para o processador

ROM (Read Only Memory)


Unidades de medidas

BIT menor unidade de informao dos computadores BYTE corresponde a oito bits 1 KILOBYTE (Kb) 1024 bytes -

103 - 210 1 MEGABYTE (Mb) 1024 Kbytes - 106 - 220 1 GIGABYTE (Gb) 1024 Mbytes - 109 - 230 1 TERABYTE (Tb) 1024 Gbytes. - 1012 240

Unidades de medidas

1 PETABYTE (Pb) 1024 Tbytes - 1015 - 250 1 EXABYTE (Eb) 1024 Pbytes - 1018 - 260 1 ZETTABYTE (Zb) 1024 Ebytes - 1021 - 270 1 YOTTABYTE (Yb) 1024 Zbytes - 1024 - 280 1 NONABYTE (Nb) 1024 Ybytes - 1027 - 290 1 DOGGABYTE (Db) 1024 Nbytes - 1030 - 2100

Unidades de medidas das memrias

Como os computadores trabalham na base (2), temos os seguintes nmeros:


21 = 2 22 = 4 23 = 8 (1 byte) 28 = 256 29 = 512 210 = 1024 (1 kilobyte) 220 = 1048576 (1 megabyte), etc.

Armazenamento

Finalidade: guardar os dados.

O meio mais comum o disco magntico.


H uma ou mais unidade de disco flexvel, que permitem usar discos removveis. Principais Tipos: Discos Flexveis (disquetes);

Discos Rgidos (HD); Fitas Magnticas; CD-ROMs; DVD

Discos Flexveis

Os disquetes so mais utilizados para:


Mover informaes entre computadores. Carregar novos programas para um sistema - venda do software. Fazer cpias de segurana (backups) de dados ou programas

Discos Rgidos

Apresentam-se com as mesmas dimenses fsicas, mas com capacidades de armazenamento diferentes. Facilitam o armazenamento de grandes quantidades de informaes.

Fitas Magnticas

Longa tira de material magntico, onde a unidade de fita grava os dados seqencialmente (semelhante a uma fita cassete). So utilizadas para armazenar dados que no so utilizados com freqncia.

O acesso seqencial mais lento do que o acesso direto oferecido pelos discos rgidos.

CD-ROMs
CD-ROM (Compact Disc, Read-Only Memory = Memria Somente de Leitura em CD) A princpio no era possvel gravar dados em um CD-ROM necessidade conduziu tecnologia de CD regravvel. Capacidade de 600 MB.

DVD

DVD (Digital Video Disc). Tem o mesmo tamanho que o CD, com muito mais capacidade 4,7 GB.

You might also like