You are on page 1of 32

UNIVERSIDADE GAMA FILHO

Centro de Cincias Biomdicas

Profa. PhD.Ana Cristina Borges

Resposta Imunolgica aparentemente saudveis.

componentes

prprios

A auto-imunidade classificada de acordo com a natureza do tecido-alvo:

rgo-Especfica- algumas formas so dirigidas contra clulas especficas em um rgo, um ou mais constituintes citoplasmticos, estruturas da membrana celular ou produtos secretados pela clula.
Nessas doenas auto-imunes, o dano celular irreparvel.

A auto-imunidade no-rgo-Especfica dirigida contra estruturas comuns a muitos tecidos e encontradas por todo o corpo: componentes nucleares, protenas mitocondriais ou constituintes musculares. Nessas DAI, o dano disperso, podendo incluir as articulaes, pequenos vasos sangneos,... Algumas desordens no so classificadas em nenhuma dessas duas categorias, ficando localizadas entre elas.

O reconhecimento imunolgico dos antgenos mediado por receptores especficos (sIg/RCT).

Ambos so gerados durante um processo de grande diversidade, o que tem como conseqncia a capacidade de reconhecer todos os antgenos estranhos ao hospedeiro, bem como os prprios (LT e LB auto-reativos).

Possveis auto-antgenos: actina, DNA, colgeno, albumina, IgG, IL-1, FNT-, insulina, tireoglobulina,... Entretanto, nem toda auto-reatividade causa doena (autoimunidade fisiolgica).
A Doena Auto-Imune um processo patolgico devido falncia da auto-tolerncia.

Incapacidade controlada determinados antgenos.

de

responder

A tolerncia especfica para o antgeno, sendo alcanada atravs da deleo de linfcitos (Deleo clonal), ou de sua inativao funcional (Anergia clonal), ou de um mecanismo denominado Supresso imunolgica (Lth3). Tolerncia Central: Timo - deleo dos LT c/ afinidade p/ CHP prprio e ags prprios. Medula alm da deleo, ocorre a Anergia onde LB existem, mas tornam-se incapazes de responder.

Vrios processos patolgicos podem quebrar a tolerncia e levar auto-imunidade. Assim, todos os mecanismos de controle da auto-tolerncia devem ser quebrados, antes que resulte a doena.
1. A DAI multifatorial (herana gentica e exposio fatores ambientais);

2. Tem progresso mais lenta do que a resposta a organismos patognicos;


3. Tendncia a remisso e recadas dos mecanismos de controle.

A tolerncia pode ser rompida por vrios fatores: IMUNORREGULAO IMPERFEITA:

LT CD8+ (DAI-OE);
imunodeficincia ou imunossupresso; LTH1 ativa LT CD8+ e M que so lesivos aos tecidos (ex. Diabetes tipo I); LTH2 ativa LB auto-acs que podem ativar o sistema complemento (ex. doena de Graves - hipertireoidismo).

MIMETISMO MOLECULAR:
presena de semelhanas antignicas entre organismos patognicos e protenas prprias, gerando clones de LT e LB que so, simultaneamente, anti-patgeno e anti-prprio (reatividade cruzada). Ex. febre reumtica (acs anti-ptn M dos estreptococos do grupo A reagem c/ a miosina cardaca).

LIBERAO DE ANTGENOS ESCONDIDOS: protenas liberadas de tecidos lesados induzem formao de auto-anticorpos que perpetuam o dano celular (ainda que a maioria deles tenham um papel fisiolgico de limpeza ou reciclagem de clulas e protenas desgastadas). Ex. sndrome ps-infarto do miocrdio (auto-acs p/ os micitos cardacos).

CITOCINAS:

Fatores solveis com efeitos pleiotrpicos, que atuam no recrutamento de clulas imunocompetentes.
Expresso aberrante ou inapropriada de molculas de HLA (INF/TNF), em clulas que no as expressam tipicamente, pode levar a ativao de LT CD4+; Liberao prolongada e elevada de citocinas prinflamatrias (IL-2, IFN, TNF) pode transtornar a tolerncia por mecanismos desconhecidos. Ex. paciente c/ VHC tratado c/ IL-2 pode desenvolver diabetes tipo I (auto-acs p/ clulas e p/ insulina).

DANO IMUNOLGICO O LT CD4+ ativa-se contra um peptdio autoantignico exposto pela molcula de CHP; assim pode mobilizar outros LT ou outras clulas imunocompetentes. LTH1 secretam citocinas que ativam LT CD8+ e M; LTH2 secretam citocinas que ativam LB produtores de auto-acs, que s sero danosos pela ao do sistema complemento e das clulas Killer.

1. Terapia de reposio p/ perda de secrees endcrinas (ex. insulina); 2. Supresso geral do SI (uso de corticosterides).

Terapia de inibio de subpopulaes de LT;


Terapia de inibio de clones de LT auto-reativos

As manifestaes clnicas afetam as articulaes msculos, podendo acometer outros sistemas.

LUPUS ERITEMATOSO SISTMICO


Doena multissistmica de curso flutuante (com exarcebaes e remisses espontneas). A incidncia parece ser maior na populao negra e em orientais (HLA-dependente), e h predominncia de casos em mulheres em idade de reproduo. PATOLOGIA: a insuficincia renal a principal causa de mortalidade, e devida deposio de complexos imunes nos glomrulos renais. Alm disso, esses complexos podem depositar-se na juno dermoepidrmica da pele.

PATOGENIA
fatores ambientais (uso de drogas e exposio a luz UV-irradiao UV-B) que interagem c/ genes de suscetibilidade, produzindo a resposta atravs da produo de [ ] de auto-acs e de imunocomplexos. presena de um gene no-codificador de C4a (solubilizao dos IC) pode predispor ao aparecimento de LES. sugere-se um papel viral, devido a presena de ac anti-Sm que reage c/ a ptn p24 do retrovrus e de ac anti-Ro que reconhece ptn do nucleocapsdeo do vrus da estomatite vesicular (mimetismo molecular).

PATOGENIA:
auto-acs anti-plaquetrios (trombocitopenia); anti-neuronais (manifestaes auto-acs neurolgicas);

acs anti-linfcitos (linfopenia); auto-acs anti-cardiolipina (trombose venosa e aborto espontneo); arterial e

CLNICA Comprometimento de articulaes (artralgia e artrite), da pele (eritema malar) e do sangue em 80100% dos pacientes;
Comprometimento dos rins* (glomerulonefrite), do SNC (psicose e convulses) e do sistema cardiopulmonar (pericardite e derrame pleural) em + de 50% dos pacientes; Trombose (vasculite ocular) em 10% dos casos. Manifestaes sistmicas: fadiga, mal-estar, febre, anorexia, nusea, perda de peso.

ACHADOS LABORATORIAIS anemia normoctica normocrmica (anemia hemoltica Coombs-positiva);

leucopenia, linfopenia e trombocitopenia;


VHS elevado; PCR inflamatria normal; EAS c/ presena de hemcias, protena e cilindros. Sorologia*: ANA; ENA; anti-Sm; anti-RNP; anti-Ro (SS-A); anti-La (SS-B). * Acs atravessam a barreira placentria (IgG).

TRATAMENTO:
uso de antiinflamatrios no-esterides; uso de aspirina p/ a artrite, a mialgia e a serosite leve; uso de anti-malricos nas manifestaes cutneas; uso de corticosterides em manifestaes graves.

Doena inflamatria crnica multissistmica, que afeta as articulaes perifricas de modo simtrico, resultando na destruio da cartilagem, eroses sseas e deformidades articulares. A incidncia de casos maior em mulheres com pico entre 35-50 anos de idade.
PATOLOGIA:

hiperplasia e hipertrofia do revestimento sinovial c/ leso microvascular; ndulos reumatides.

PATOGENIA:
LB intra-sinoviais produzem fatores reumatides (auto-acs: IgG, IgA, IgM) dirigidos contra a Fc de uma IgG cujo carboidrato anormal. componente gentico; fatores ambientais ?!

agentes etiolgicos: vrus da rubola, CMV e HPV;


processo inflamatrio destrutivo por ativao de PMN.

CLNICA:
Comprometimento simtrico de vrias articulaes (mos, punhos, joelhos e ps); dor ao movimento; rigidez matinal; deformidades em pescoo de cisne e em botoeira;

ndulos assintomticos;
vasculite reumatide; pleurite e pericardite assintomticas.

COMPROMETIMENTO SIMTRICO DAS ARTICULAES

DEFORMAES EM BOTOEIRA E EM PESCOO DE CISNE

ACHADOS LABORATORIAIS
VHS e PCR elevadas;

presena de fator reumatide (IgM);

TRATAMENTO
uso de anti-inflamatrios no-esterides (bloqueio de PG, Lt, Tx,...)

anti-malricos, d-penicilamina (melhora da evoluo da doena)

sais

de

ouro

evita-se o uso de corticosterides e agentes citotxicos

Doena inflamatria crnica que afeta as glndulas lacrimais e salivares, resultando no ressecamento dos olhos e da boca. Existem 2 formas: forma primria quando a doena ocorre isoladamente; forma secundria quando associada artrite reumatide, LES e esclerose sistmica.

Afeta mulheres de meia-idade e tem associao c/ HLA.

CLNICA
ressecamento dos olhos c/ sensao de areia sob as plpebras;

ressecamento da boca acompanhado de incidncia de crie;


disfagia p/ alimentos secos;

ressecamento da vagina c/ dispareunia;


manifestaes extra-glandulares: baixa, artralgias, mialgias. fadiga, febre

ACHADOS LABORATORIAIS
apresenta hipergamaglobulinemia policlonal;

presena de fatores reumatides;


acs anti-ENA, anti-SS-A e anti-SS-B; VHS elevado; anemia elevada.

You might also like