You are on page 1of 23

Programa de Alimentao do Trabalhador - PAT

CRIAO

Criado pela Lei 6.321, de 14/04/1976, tratase de um programa de complementao alimentar no qual o governo, empresa e trabalhador partilham responsabilidades e tem como princpio norteador o atendimento ao trabalhador de baixa renda.

A QUEM SE DESTINA

O PAT destinado aos trabalhadores de baixa renda, isto , que ganham at cinco salrios mnimos mensais. Podero ser includos trabalhadores de renda mais elevada, desde que atenda um numero maior de trabalhadores de baixa renda.

COMISSO TRIPARTITE DO PAT


Regimento Interno da Comisso Tripartite do Programa de Alimentao do Trabalhador Composio: I - um representante do Ministrio: Trabalho e Emprego; da Fazenda; da Sade; da Previdncia Social; do Desenvolvimento Social e Combate Fome; do Planejamento, Oramento e Gesto; - seis representantes dos trabalhadores; dos empregadores.

COMISSO TRIPARTITE DO PAT


Compete: I acompanhar e avaliar a execuo do PAT; II propor o aperfeioamento da legislao relativa ao PAT, principalmente no que tange ao credenciamento das empresas prestadoras de servio de alimentao coletiva e definio das regras de utilizao e aceitao dos documentos de legitimao, inclusive na modalidade de carto eletrnico; III elaborar estudos visando estabelecer regras para a fiscalizao e aplicao de penalidades s empresas e estabelecimentos conveniados que executarem de modo inadequado o PAT.

COMISSO TRIPARTITE DO PAT


Compete: IV avaliar as propostas de medidas legislativas encaminhadas ao Ministrio do Trabalho e Emprego atinentes ao PAT; V elaborar o seu regimento interno, a ser aprovado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. Pargrafo nico. Os estudos e sugestes sero submetidos apreciao do Ministro de Estado do Trabalho e Emprego e, quando necessrio, aos Ministros de Estado da Fazenda, da Sade, da Previdncia Social e do Desenvolvimento Social e Combate Fome.

PARTICIPANTES

Todas as pessoas jurdicas que tenham trabalhadores por ela contratados. O PAT dirigido a pessoas jurdicas sujeitas ao pagamento do IR. O cadastro no obrigatrio.

PAT
Objetivo

O PAT tem por objetivo melhorar as condies nutricionais dos trabalhadores, com repercusses positivas para a qualidade de vida, a reduo de acidentes de trabalho e o aumento da produtividade.

PAT

Benefcios

Para Trabalhador - Melhoria de suas condies nutricionais e de qualidade de vida; - Aumento de sua capacidade fsica; - Aumento de resistncia fadiga; - Aumento de resistncia a doenas; - Reduo de riscos de acidentes de trabalho.

PAT
Benefcios

Para Empresas - Aumento de produtividade; - Maior integrao entre trabalhador e empresa; - Reduo do absentesmo (atrasos e faltas); - Reduo da rotatividade; - Iseno de encargos sociais sobre o valor da alimentao fornecida; - Incentivo fiscal (deduo de at quatro por cento no imposto de renda devido).

PAT

Benefcios

Para o Governo - Reduo de despesas e investimentos na rea da sade; - Crescimento da atividade econmica; - Bem-estar social.

PAT

Participao do Trabalhador no Custo

De acordo com o artigo 4 da Portaria n 3 de 1 maro de 2002, a participao financeira do trabalhador fica limitada a 20% do custo direto da refeio.

PAT
PORTARIA INTERMINISTERIAL N 66, DE 25 DE AGOSTO DE 2006

Altera os parmetros nutricionais do Programa de Alimentao do Trabalhador - PAT Art. 1 O art. 5 da Portaria Interministerial n 5, de 30 de novembro de 1999, publicada no Dirio Oficial da Unio de 3 de dezembro de 1999, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 5 Os programas de alimentao do trabalhador devero propiciar condies de avaliao do teor nutritivo da alimentao, conforme disposto no art. 3 do Decreto n 5, de 14 de janeiro de 1991. 1 Entende-se por alimentao saudvel, o direito humano a um padro alimentar adequado s necessidades biolgicas e sociais dos indivduos, respeitando os princpios da variedade, da moderao e do equilbrio, dando-se nfase aos alimentos regionais e respeito ao seu significado socioeconmico e cultural, no contexto da Segurana Alimentar e Nutricional.

PAT
PORTARIA INTERMINISTERIAL N 66, DE 25 DE AGOSTO DE 2006

2 As pessoas jurdicas participantes do Programa de Alimentao do Trabalhador - PAT, mediante prestao de servios prprios ou de terceiros, devero assegurar qualidade e quantidade da alimentao fornecida aos trabalhadores, de acordo com esta Portaria, cabendo-lhes a responsabilidade de fiscalizar o disposto neste artigo.

PAT
PORTARIA INTERMINISTERIAL N 66, DE 25 DE AGOSTO DE 2006

3 Os parmetros nutricionais para a alimentao do trabalhador estabelecidos nesta Portaria devero ser calculados com base nos seguintes valores dirios de referncia para macro e micronutrientes:

Nutrientes Valor Energtico Total CARBOIDRATO PROTENA GORDURA TOTAL GORDURA SATURADA FIBRA SDIO

Valores dirios 2000 calorias 55 -75% 10-15% 15-30% < 10% > 25 g 2400mg

PAT
I - as refeies principais (almoo, jantar e ceia) devero conter de seiscentas a oitocentas calorias, admitindo-se um acrscimo de vinte por cento (quatrocentas calorias) em relao ao Valor Energtico Total VET de duas mil calorias por dia e devero corresponder a faixa de 30- 40% (trinta a quarenta por cento) do VET dirio; II - as refeies menores (desjejum e lanche) devero conter de trezentas a quatrocentas calorias, admitindo-se um acrscimo de vinte por cento (quatrocentas calorias) em relao ao Valor Energtico Total de duas mil calorias por dia e devero corresponder a faixa de 15 - 20 % (quinze a vinte por cento) do VET dirio;

PAT
Resumo REFEIO Kcal % Acrscimo Kcal %

Desjejum/lanche
Almoo/jantar/ ceia VCT

300 a 400
600 a 800 2000

15 a 20
30 a 40

60 a 80
120 a 160 400

20
20 20

PAT
III - as refeies principais e menores devero seguir a seguinte distribuio de macronutrientes, fibra e sdio:
Refeies Carboidratos(%) Protenas(%)
desjejum/ lanche

gorduras totais(%) 25

gorduras saturadas(%) Fibras(g) <10 4-5

Sdio(mg) 360-480

60

15

Almoo/jantar/ ceia

60

15

25

<10

7-10

720-960

IV - o percentual protico - calrico (NdPCal) das refeies dever ser de no mnimo 6% (seis por cento) e no mximo 10% (dez por cento).

PAT
4 Os estabelecimentos vinculados ao PAT devero promover educao nutricional, inclusive mediante a disponibilizao, em local visvel ao pblico, de sugesto de cardpio saudvel aos trabalhadores, em conformidade com o 3 deste artigo. 5 A anlise de outros nutrientes poder ser realizada, desde que no seja substituda a declarao dos nutrientes solicitados como obrigatrios.

6 Independente da modalidade adotada para o provimento da refeio, a pessoa jurdica beneficiria poder oferecer aos seus trabalhadores uma ou mais refeies dirias.

PAT

7 O clculo do VET ser alterado, em cumprimento s exigncias laborais, em benefcio da sade do trabalhador, desde que baseado em estudos de diagnstico nutricional. 8 Quando a distribuio de gneros alimentcios constituir benefcio adicional queles referidos nos incisos I, II e III do 3 deste artigo, os ndices de NdPCal e percentuais de macro e micronutrientes podero deixar de obedecer aos parmetros determinados nesta Portaria, com exceo do sdio e das gorduras saturadas.

PAT
9 As empresas beneficirias devero fornecer aos trabalhadores portadores de doenas relacionadas alimentao e nutrio, devidamente diagnosticadas, refeies adequadas e condies amoldadas ao PAT, para tratamento de suas patologias, devendo ser realizada avaliao nutricional peridica destes trabalhadores. 10. Os cardpios devero oferecer, pelo menos, uma poro de frutas e uma poro de legumes ou verduras, nas refeies principais (almoo, jantar e ceia) e pelo menos uma poro de frutas nas refeies menores (desjejum e lanche).

PAT
11. As empresas fornecedoras e prestadoras de servios de alimentao coletiva do PAT, bem como as pessoas jurdicas beneficirias na modalidade autogesto devero possuir responsvel tcnico pela execuo do programa.

12. O responsvel tcnico do PAT o profissional legalmente habilitado em Nutrio, que tem por compromisso a correta execuo das atividades nutricionais do programa, visando promoo da alimentao saudvel ao trabalhador. (NR)

PAT
O Percentual protico - calrico (NdPCal) das refeies dever ser de no mnimo 6% (seis por cento) e no mximo 10% (dez por cento).

NDPcal% = NPcalx100 VCT


NPcal = NPUx4 NPU= PtnxFC ou utilizao protica lquida ou coeficiente de digestibilidade

Origem animal =0,7 Leguminosas = 0,6 Cereais = 0,5

NPcal = kcal da Protena liquida calculada

You might also like