You are on page 1of 34

O QUE PESQUISA CIENTFICA?

Segundo o dicionrio da lngua portuguesa pesquisar buscar com diligncia; esquadrinhar; indagar; inquirir; informar-se acerca de; investigar. Pesquisa cientfica a realizao concreta de uma investigao planejada e destinada a conhecer e explicar os fenmenos, ou seja, identificar e proporcionar de maneira vlida e confivel, dados e informaes suficientes e relevantes sobre um determinado aspecto da realidade. Toda pesquisa tem uma finalidade terica, ou seja, deve acrescentar conhecimento sobre os fenmenos ou problemas da realidade, e uma finalidade prtica, ou seja, deve ser passvel de ser aplicado a um determinado objetivo prtico, mesmo que no tenha, a priori tal finalidade. No meio acadmico, obrigatria a produo de pesquisa cientfica, por isso, preciso despertar um esprito investigador dentro de si. necessrio que o acadmico se invista de vontade de produzir algo novo.

A Cincia, atravs da evoluo de seus conceitos, est dividida por reas do conhecimento. Assim, hoje temos conhecimento das Cincias Humanas, Sociais, Biolgicas, Exatas, entre outras. Mesmo estas divises tm outras subdivises cuja definio varia segundo conceitos de muitos autores. As Cincias Sociais, por exemplo, pode ser dividida em Direito, Histria, Sociologia etc. Atitudes do pesquisador durante a pesquisa O processo de pesquisa cientfica deve estar apoiado no rigor e na preciso. Pode apresentar erros decorrentes da incompetncia do pesquisador ou do seu despreparo para a realizao da tarefa, mas no erros intencionais, pois estes so considerados fruto de comportamento fraudulento.

Variveis Internas Afetividade em relao a um tema ou alto grau de interesse pessoal. Para se trabalhar uma pesquisa preciso ter um mnimo de prazer nesta atividade. A escolha do tema est vinculada, portanto, ao gosto pelo assunto a ser trabalhado. Trabalhar um assunto que no seja do seu agrado tornar a pesquisa num exerccio de tortura e sofrimento. - Tempo disponvel para a realizao do trabalho de pesquisa. Na escolha do tema temos que levar em considerao a quantidade de atividades que teremos que cumprir para executar o trabalho e medi-la com o tempo dos trabalhos que temos que cumprir no nosso cotidiano, no relacionado pesquisa. O limite das capacidades do pesquisador em relao ao tema pretendido. preciso que o pesquisador tenha conscincia de sua limitao de conhecimentos para no entrar num assunto fora de sua rea. Se minha rea a de cincias humanas, devo me ater aos temas relacionados a esta rea.

Variveis Externas A significao do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadmicos e sociais. Na escolha do tema devemos tomar cuidado para no executarmos um trabalho que no interessar a ningum. Se o trabalho merece ser feito que ele tenha uma importncia qualquer para pessoas, grupos de pessoas ou para a sociedade em geral. O limite de tempo disponvel para a concluso do trabalho Quando a instituio determina um prazo para a entrega do relatrio final da pesquisa, no podemos nos enveredar por assuntos que no nos permitiro cumprir este prazo. O tema escolhido deve estar delimitado dentro do tempo possvel para a concluso do trabalho. Material de consulta e dados necessrios ao pesquisador Um outro problema na escolha do tema a disponibilidade de material para consulta. Muitas vezes o tema escolhido pouco trabalhado por outros autores e no existem fontes secundrias para consulta. A falta dessas fontes obriga ao pesquisador buscar fontes primrias que necessita de um tempo maior para a realizao do trabalho. Este problema no impede a realizao da pesquisa, mas deve ser levado em considerao para que o tempo institucional no seja ultrapassado.

Levantamento ou Reviso de Literatura O Levantamento de Literatura a localizao e obteno de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiar o tema do trabalho de pesquisa. Este levantamento realizado junto s bibliotecas ou servios de informaes existentes. Sugestes para o Levantamento de Literatura Locais de coletas Determine com antecedncia que bibliotecas, agncias governamentais ou particulares, instituies, indivduos ou acervos devero ser procurados. Registro de documentos Esteja preparado para copiar os documentos, seja atravs de xerox, fotografias ou outro meio qualquer.

Organizao Separe os documentos recolhidos de acordo com os critrios de sua pesquisa. O levantamento de literatura pode ser determinado em dois nveis: Nvel geral do tema a ser tratado: Relao de todas as obras ou documentos sobre o assunto. Nvel especfico a ser tratado: Relao somente das obras ou documentos que contenham dados referentes especificidade do tema a ser tratado. So considerados erros intencionais: -- Fabricao e falsificao de dados manipulao de dados para a obteno do resultado que era esperado, uso inadequado da estatstica, entre outros. Plgio cpia fraudulenta do trabalho de outrem, apresentando-o como seu ou apropriao indevida de idias de outra pessoa. Cuidado plgio crime!!

Atitudes do pesquisador quanto aos sujeitos da pesquisa O


pesquisador deve dispensar um tratamento humano digno aos envolvidos na sua pesquisa, respeitando seus direitos, sua autonomia e defendendo sua vulnerabilidade. Da mesma forma, deve ponderar sobre os riscos e benefcios, primando pelo mximo de benefcios e o mnimo de riscos e danos, tomando todas as precaues possveis para evitar os riscos previsveis. Ateno!!! Quando a pesquisa envolve o ser humano direta ou indiretamente, em sua totalidade ou em partes dele, incluindo o manejo de informaes ou materiais, est sujeita ao protocolo de pesquisa e ao cumprimento da Resoluo CNS n 196/96, que aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos e da Resoluo CNS n 251/97, que aprova normas de pesquisa envolvendo seres humanos para a rea temtica de pesquisa com novos frmacos, medicamentos, vacinas e testes diagnsticos, ambas as Resolues do Conselho Nacional de Sade. (Fonte: ttp://www.mct.gov.br/legis/biosseguranca.htm)

Mandamentos da Pesquisa

No cobiars o tema do teu prximo, porque a grama do jardim do teu vizinho no mais verde. No pesquisars o que est apenas na tua cabea, a menos que o estudo seja precisamente sobre ela. No investigars tema sem fonte porque a tua tarefa fazer os dois se comunicarem. No te perders em meio falta ou ao excesso de planejamento, a menos que a tua genialidade te permita prescindir dele. No desprezars a rotina, porque ela pode te liberar para o exerccio da criatividade. No menosprezars as normas, a menos que pretendas transform-las. No te julgars incompetente, porque no o s, at que prova em contrrio. No escrevers uma obra-prima, a menos que j estejas maduro para produzila. No fars uma colcha-de-retalhos, porque s capaz de um trabalho verdadeiramente intelectual. No ignorars os teus leitores, a menos que te aches mais importante do que eles. (AZEVEDO, Israel Belo de. Mandamentos da pesquisa. In: O prazer da produo cientfica. 4. ed. Piracicaba SP: UNIMEP, 1996. s/p)

O PROJETO DE PESQUISA
O projeto consiste no planejamento da pesquisa. Compese das seguintes partes: Ttulo: elucidativo e indicativo do contedo da pesquisa. Introduo: texto onde se faz a delimitao da pesquisa e se apresenta o problema. Reviso bibliogrfica: Consiste em um texto que apresenta os embasamentos tericos que explicitam os antecedentes do problema que ser investigado, incluindo-se dados estatsticos. a reviso bibliogrfica que permite o mnimo de base para a formulao das hipteses. Problema: colocado como uma pergunta qual buscarse- responder por intermdio da pesquisa. Hipteses ou pressupostos: a suspeita ou a desconfiana da resposta questo (problema), passvel de ser testada e, em conseqncia, aceita ou rejeitada.

Objetivos: Consiste naquilo que se pretende atingir com a pesquisa. Expressam o que se quer fazer e devem ser redigidos de forma clara, considerando-se inclusive, sua exeqibilidade. Podem ser classificados em:
Geral: quando diz respeito idia central e encontra-se ligado compreenso geral do todo. Especficos: Relacionam-se ao mbito mais concreto e compreendem etapas intermedirias que permitem atingir o objetivo geral.

Justificativa: Texto que aborda a relevncia da pesquisa que se prope, do ponto de vista do conhecimento terico e da prtica. Metodologia: o modo de fazer da pesquisa. Inclui: local da pesquisa, populao que possui as caractersticas a serem estudadas, tipo de estudo a ser realizado, procedimentos e instrumentos de coleta de dados, plano de tabulao e tcnica de anlise a ser utilizada.

Cronograma de desenvolvimento: Ms a ms. Dia a Dia. Embora no seja rigoroso, necessrio para que se tenha um controle de atividades a serem realizadas. Referncias: Relao da bibliografia consultada, de acordo com as normas tcnicas. Vale destacar aqui o projeto para pesquisa bibliogrfica que aquele que procura explicar um problema ou esclarecer uma questo com base nas referncias tericas publicadas em documentos, ou seja, o pesquisador vai fazer o resgate do conhecimento acumulado sobre determinado objeto e que ainda no foi sistematizado. Para realizar este tipo de pesquisa o pesquisador deve adotar uma postura crtica diante de documentos ou livros, buscando delinear com clareza o referencial terico a ser adotado, seja na elaborao do plano de trabalho, seja na seleo de autores.

Por se tratar de uma pesquisa de natureza diferenciada, no comporta hipteses. Para realizar uma pesquisa deste tipo o pesquisador deve trilhar os seguintes passos: escolha do tema, leitura do material disponvel a respeito, seleo de um assunto e conhecimento de todos os pormenores acerca do assunto especfico. Mesmo em se tratando de um esboo inicial, o projeto deve ser coerente e estruturado de maneira lgica, pois o esqueleto da monografia.

RECOMENDAES IMPORTANTES Pesquisar exige uma ateno especial em relao aos seguintes itens:
Escolha do tema: Escolha um tema que lhe agrade, que esteja dentro de suas possibilidades de investigao (tempo, trabalho e recursos) e que seja adequado sua qualificao e aptides pessoais. O tema deve ser original, relevante, deve ter bibliografia suficiente e disponvel. Deve-se evitar grandes temas, pois sua extenso no favorece a profundidade. Reviso bibliogrfica: Saber ler requisito fundamental para que se faa uma boa reviso bibliogrfica. preciso tambm saber confrontar dados, evidncias, informaes coletadas e o conhecimento terico acumulado. Existem duas perspectivas interessantes em relao reviso bibliogrfica. A primeira a que permite maior esclarecimento ao pesquisador sobre o tema que pretende investigar. A segunda depende da primeira e caracteriza-se pelas obras e publicaes que iro fundamentar e integrar o relatrio de pesquisa.

Sobre as fontes digitais a serem utilizadas, importante ressaltar que da internet no se deve utilizar como referncia na monografia sites que no sejam governamentais (.gov), de organizaes (.org) e de universidades. Fichamento: Pode se converter em uma boa ferramenta para o pesquisador que souber utilizar-se com integridade da mesma. Pesquisa documental: Difere da reviso bibliogrfica, pois enquanto a reviso bibliogrfica consiste no levantamento de toda a produo impressa sobre o tema, a pesquisa documental se destina a conhecer todas as gravaes sonoras (fitas, discos, Cds), gravaes audiovisuais (vdeos, filmes, documentrios, etc), microfilmes, microfichas, slides, transparncias, fotografias, originais de arte e reprodues, cartes postais, jogos, etc. Estudar tais documentos requer capacidade de anlise e crtica amadurecidas.

Delimitao do problema: Deve expressar uma relao entre variveis, deve ser expresso em forma de pergunta, deve possibilitar sua verificao, deve ser expresso em dimenso espacial e temporal (quando e aonde). Hiptese: Deve ser formulada com embasamento aps ponderao. Deve ter as seguintes caractersticas: ser plausvel (no contradizer evidncias), verificvel (pode ser demonstrada), especfica e expressa em linguagem clara e precisa. A hiptese deve ter confirmao de ocorrncia na realidade; todas as hipteses relacionadas ao problema devem ser elencadas (ateno! Um problema com mais de trs hipteses, certamente est mal formulado); deve-se evitar hipteses que no conduzam ao aumento de conhecimento. Importante ressaltar que, apesar das caractersticas mencionadas, hiptese no suposio como evidncia prvia. Hiptese suposio admissvel. Lembramos que a pesquisa bibliogrfica no necessita de hiptese.

Metodologia: Em relao metodologia pode-se destacar Mtodos de abordagem: Quanto abordagem a pesquisa pode ser qualitativa e/ou quantitativa Qualitativo Particularidades: processual, flexvel, geral. No emprega instrumentos estatsticos. Caractersticas: Subjetividade, realidades mltiplas, descoberta, descrio, entendimento, interpretao, o todo maior que a soma das partes, relatrio narrativo. Aplicao: Compreenso de fenmenos de natureza subjetiva; estudos que avaliam a experincia humana, que exploram a cultura, que relatam experincias de vida ou que estudam casos.

Quantitativo Particularidades: detalhado, especfico, estruturado. Basicamente, trabalha com dados estatsticos e os interpreta. Caractersticas: Objetividade, realidade nica, reduo, controle, mensurao, soma das partes igual ao todo, relatrio com anlises estatsticas. Aplicao: Estudos exploratrios, descritivos, tanto nos que procuram descobrir e classificar a relao entre as variveis, bem como nos que investigam a relao de causa entre os fenmenos observados.

Qualitativo

Exigncia: Coerncia e lgica (uniformidade conceitual), consistncia, intersubjetividade (relao coerente entre o contedo subjetivo das diversas pessoas), objetivao (interpretao da realidade, provisria e mutante), originalidade. Vantagens: Permite interao, considera a subjetividade dos sujeitos, permite compreender resultados individualizados, permite compreender a dinmica interna de programas e atividades, permite compreender mltiplos aspectos da realidade. Desvantagens: Pode conduzir a uma excessiva coleta de dados, depende da capacidade de anlise do pesquisador, exige maior uso do recurso tempo.

Quantitativo
Exigncia: Neutralidade e distanciamento do pesquisador em relao ao objeto, originalidade. Vantagens: Possibilita a anlise direta dos dados, tem fora demonstrativa, permite generalizao pela representatividade, permite inferncia para outros contextos. Desvantagens: O significado sempre sacrificado em detrimento do rigor e preciso exigidos pela anlise matemtica, no permite anlise das relaes, os resultados podem ser considerados verdades absolutas.

Tipos de procedimento:
So vrios autores que expem procedimentos igualmente diversificados em relao prtica da pesquisa. Abaixo algumas classificaes e seus respectivos autores: BARBIERI, J.C. Produo e transferncia de tecnologia. So Paulo: tica, 1990.
Bsica: Trabalho criativo e sistemtico para gerar novos conhecimentos cientficos sem ter em vista uma aplicao prtica definida. Desenvolvimento experimental: trabalho sistemtico, delineado a partir de conhecimento preexistente, obtido atravs de pesquisa e/ou experincia prtica e aplicado na produo de novos materiais, produtos e aparelhagens, no estabelecimento de novos processos, sistema de servios e no substancial aperfeioamento dos j produzidos.

RUIZ, J.A. Metodologia Cientfica. So Paulo: Atlas, 1986.

Exploratria: Consiste na caracterizao inicial do problema quando as hipteses no foram ainda claramente definidas. Terica: Tem por objetivo ampliar generalizaes, definir leis amplas, estruturar sistemas e modelos tericos, relacionar hipteses, gerando novas hipteses por fora de deduo lgica.

SALVADOR, A.D. Mtodos e tcnicas de pesquisa bibliogrfica. Porto Alegre: Sulina, 1987.
Bibliogrfica: Utiliza fontes ou documentos escritos originais primrios. De campo: Pesquisa feita na prpria realidade.

De laboratrio: Quando o universo pesquisado posto em ambiente ou situao provocada e artificial.

GIL, A.C. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Social. So Paulo: Atlas, 1990.


Exploratria: Desenvolve, esclarece e modifica conceitos e idias, com vistas formulao de problemas mais precisos ou hipteses pesquisveis para estudos posteriores. Descritiva: Descreve as caractersticas de determinada populao ou fenmeno ou o estabelecimento de relaes entre as variveis. Explicativa: tem como preocupao central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrncia dos fenmenos.

ISAAC, S. & MICHAEL, W. Manual de Pesquisa e Avaliao. So Paulo: Cia Editora Nacional, 1987.

Histrica: Reconstri o passado sistemtica e objetivamente, colecionando, avaliando, verificando e sintetizando evidncias para estabelecer fatos e chegar a concluses.
Descritiva: Descreve sistematicamente os fatos e caractersticas de uma dada populao ou rea de interesse. De desenvolvimento: Investiga padres e seqncias de crescimento e/ou mudana como funo do tempo. De estudo de caso ou de campo: Estuda intensivamente a experincia, o estado atual e as interaes ambientais de uma determinada unidade social, indivduo, grupo, instituio ou comunidade.

Experimental: Investiga possveis relaes de causa e efeito, expondo um ou mais grupos experimentais a uma ou mais condies de tratamento e compara os resultados a um ou mais grupos de controle que no receberam o tratamento. Pesquisa-ao: Desenvolve novas habilidades ou novos mtodos, buscando uma ao deliberada com vistas mudana no mundo real. Pesquisa participante: Estabelece contato direto do pesquisador com o fenmeno observado para recolher as aes dos atores em seu contexto natural, a partir da sua perspectiva e seus pontos de vista.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princpio cientfico e educativo. So Paulo: Cortez, 1996.

Terica: Aquela que monta e desvenda quadros tericos de referncia. No existe pesquisa puramente terica, porque j seria mera especulao. Emprica: Voltada, sobretudo, para a face experimental e observvel dos fenmenos, manipula dados, fatos concretos, procura traduzir os resultados em dimenses mensurveis e tende a ser quantitativa, na medida do possvel. Prtica: Feita atravs do teste prtico de possveis idias ou posies tericas. Testa se uma proposio terica fantasia, especulao ou real.

ORIENTAES GERAIS
A monografia de ps-graduao Lato Sensu deve constar de X laudas contadas da introduo concluso, ou seja, ficam fora da contagem, capa, folha de rosto, ndices, anexos, referncias. Com relao apresentao da monografia, deve obedecer ao seguinte padro: Digitao: Programa WORD FOR WINDOWS Formatao: Papel tamanho: A4 Margem superior: 3 cm Margem inferior: 2 cm Margem esquerda: 3 cm Margem direita: 2 cm Cabealho: 2,5 cm Rodap: 2 cm Fonte: Times New Roman Tamanho da fonte para texto: 12 Espao entre linhas: 1,5 Recuo de incio de Pargrafo: 1,25 cm Pginas: numeradas - (canto superior direito). Paginao deve aparecer somente a partir da pgina 2.

Formatao especial: Nome do Acadmico: letras maisculas Ttulo da Monografia: Tamanho 16 letras maisculas Nome da Instituio de ensino superior, local e data: Tamanho 14 letras maisculas Citaes longas: (mais de trs linhas) Tamanho 12 letras em itlico, espao entre linhas simples, alinhamento justificado a 1,25 cm da margem esquerda, sem recuo de incio de pargrafo. Devem ser referenciadas, conforme segue (SOBRENOME, ano, p. **) As palavras: BANCA EXAMINADORA, DEDICATRIA, AGRADECIMENTOS, SUMRIO, LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS, LISTA DE FIGURAS, LISTA DE TABELAS OU QUADROS, LISTA DE GRFICOS, INTRODUO, E CAPTULO (o nome do captulo - Tamanho 12 Letras maisculas).

Referncias: Referncias (ao final do texto, por ordem alfabtica e segundo Normas da ABNT; Notas em rodap - (espao simples, tamanho letra: 10 alinhamento justificado, sem pargrafo utiliza-se apenas em complementao ao texto); Citaes curtas (menos de trs linhas): so inseridas no corpo de texto e aparecem entre aspas, em itlico, seguindo o mesmo tamanho da fonte do pargrafo. Devem ser referenciadas da seguinte forma (SOBRENOME, ano, p.**); Os anexos devem ser introduzidos aps a bibliografia.

Expresses latinas: Em latim Em portugus Tipo de uso ad tempora citado de memria Citao feita de memria. apud citado por Citao de segunda mo. ed. cit. Obra com mais de uma edio. et al / et alii e outros Obras com vrios autores. in em Captulos em obras coletivas

loc. cit. local citado Obra citada na mesma pgina anterior. op. cit. ob. cit. Obra citada mais de uma vez. Passim por a Citao no localizada. Fonte: AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produo cientfica. p. 130. Observao: No corpo de texto, todas as expresses em lngua estrangeira devem ser utilizadas em itlico.

Organizao e estrutura do projeto:

Capa: Nome da Instituio de Ensino; ttulo do projeto; nome completo do acadmico; Cidade (do acadmico) Estado; ms ano. Folha de rosto: Nome completo do acadmico; ttulo do projeto; dados (Projeto de Pesquisa apresentado...); Cidade (do acadmico) Estado; ms ano. Na seqncia das pginas seguintes, dando um espaamento entre um item e outro, desenvolver os seguintes passos: Delimitao; Contextualizao; Problema; Objetivo Geral; Objetivos Especficos; Justificativa; Metodologia; Cronograma; Referncias.

V CRONOGRAMA
O Cronograma a previso de tempo que ser gasto na realizao do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os perodos sero definidos a partir das caractersticas de cada pesquisa e dos critrios determinados pelo autor do trabalho. Os perodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc.. Estes sero determinados a partir dos critrios de tempo adotados por cada pesquisador.

Exemplo:

VI - ESTRUTURA DE UM TRABALHO
- capa - folha de rosto - dedicatria (*) - agradecimentos (*) Epgrafe (*) - sumrio - texto: introduo desenvolvimento concluso - anexos ou apndices (*) - referncias (*) - Elementos adicionados de acordo com as necessidades (opcionais). Os demais elementos so obrigatrios.

REFERNCIAS
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produo cientfica. 4.ed. Piracicaba SP, UNIMEP, 1996. CERVO, Amado Luiz, BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientfica: para uso dos estudantes universitrios. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977. DEMO, Pedro. Pesquisa: princpio cientfico e educativo. So Paulo: Cortez, 1990. FACHIN, Odlia. Fundamentos de metodologia. 3 ed. So Paulo: Saraiva, 2002. FEITOSA, Vera Cristina. Redao de textos cientficos. 2.ed. Campinas SP: Papirus, 1995. LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientfico. 4.ed. So Paulo: Atlas, 1995. ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. Coleo: passando a limpo. 6 ed. So Paulo: Cortez/UNICAMP, 2001. SALOMON, Dlcio Vieira. Como fazer uma monografia: elementos de metodologia de trabalhos cientficos. Belo Horizonte: Interlivros, 1974.

You might also like