You are on page 1of 38

Fiscalizao:

estabelecimentos e PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

DIRETORIA DE VIGILNCIA SANITRIA

REAS:
Fiscalizao de Estabelecimentos de sade e de interesse da sade Fiscalizao de Sade do trabalhador Fiscalizao de Meio Ambiente/Saneamento Txico e frmaco Vigilncia Fiscalizao de Produtos

Lei n 1.283, de 18 de dezembro de 1950 - Dispe sobre a Inspeo Industrial e Sanitria dos Produtos de Origem Animal. Os rgos de Sade Pblica, so competentes para realizar a fiscalizao nas casas atacadistas e estabelecimentos varejistas, conforme art. 4 alnea c.

O que vem a ser um aougue?


o comrcio varejista de produtos de origem animal, no qual somente poder armazenar, beneficiar, fracionar e vender carnes de animais de abate inspecionados pelo rgo competente da agricultura, sendo proibida qualquer atividade industrial (temperar, embalar para exposio venda, rotular, romper a embalagem original para venda fracionada) ou abate de animais nas suas dependncias.

Condies mnimas necessrias para o funcionamento de Aougue?


Decreto Estadual N 31.455/87
Art. 104 - ... Estabelecimento de armazenamento, beneficiamento, fracionamento e venda de carnes, somente pode faz-los funcionar com o Alvar Sanitrio, obedecidos os requisitos do regulamento especfico sobre estabelecimentos industriais, comerciais e agropecurios.

Art. 105 pessoa proprietria de/ou responsvel por aougue ou similar, somente pode armazenar, beneficiar, fracionar e vender carnes de animais de abate, sendo vedada qualquer atividade industrial ou o abate de animais nas suas dependncias.

Art. 106 pessoa proprietria de/ou responsvel por aougue ou similar permitido:

I a venda de carne moda, desde que preparada no mximo meia hora antes de ser iniciada a sua venda, em quantidade no maior da que possa ser vendida em duas horas, devendo as sobras do dia serem inutilizadas;
IV a comercializao de produtos alimentcios derivados de carne e de pescados pr-embalados, desde que conservados na embalagem original do estabelecimento industrial produtor, mantidos em dispositivos de produo de frio, isolados do depsito e da exposio de carnes in natura, sendo proibida a abertura das embalagens ou o seu fracionamento para a venda.

Art. 107 - ...aougue ou similar vedado:

I expor carnes de animais que no tenham sido inspecionadas pelo rgo competente, sob pena de apreenso. IV manter, no mesmo compartimento dos balces ou cmaras frigorficas, duas ou mais espcies de carne ou outros produtos, a no ser que estejam devidamente acondicionadas em invlucros apropriados, proporcionando perfeito isolamento.

Art. 108 - ...aougue ou similar tolerado:

1 a permanncia de carnes de refrigerador fora do mesmo, penduradas nas barras ou sobre as mesas de trabalho, o tempo estritamente necessrio ao seu recebimento e sua diviso em meias carcaas, quartos, fraes comerciais e desossa, devendo se, imediatamente aps colocadas nos dispositivos de refrigerao.

2 concebido o prazo mximo de 3 hs, reduzvel pela autoridade de sade, para a realizao das operaes mencionadas no pargrafo anterior.

Art. 109 - ...aougue ou similar deve providenciar:

equipamentos, utenslios, instrumentos,

recipientes... ...Que obedeam s exigncias sanitrias, higinicas e tecnolgicas previstas neste regulamento e na legislao federal pertinente.

Art. 111 so extensivas aos entrepostos de carnes todas as disposies desta subseo.
* Conforme o art. 111 deste Regulamento So extensivas aos entrepostos de carnes todas as disposies desta Subseo, no entanto existindo junto ao aougue um entreposto, ambos devero ser fiscalizados pelo Servio de Inspeo que o autorizou (SIF, SIE ou SIM).

Art. 112 e 113 so inerentes da construo e da instalao de aougue e similar.

O que entreposto de produtos de origem animal e derivados?


Decreto Estadual N 3.748/1993 (Art. 19. 8)
o estabelecimento destinado ao recebimento, guarda, conservao, acondicionamento e distribuio de carnes frescas ou frigorificadas das diversas espcies de aougue (animais de aougue, tais como bovino, caprino, bubalinos, sudeos e ovinos) e outros produtos animais (derivados), dispondo ou no de dependncias anexas para industrializao (fatiamento, temperos), atendidas as exigncias necessrias do rgo fiscalizador SIF, SIE ou SIM.

Existem empresas que utilizam o SIF em pizza, calzone, kibe, lasanha! PORQUE?
Na impossibilidade da Vigilncia Sanitria fiscalizar uma empresa com SIF, SIE, SIM, conforme Art. 6 da Lei Federal N 1.283/1950 expressamente proibida, em todo o territrio nacional, para os fins desta lei, a duplicidade de fiscalizao industrial e sanitria em qualquer estabelecimento industrial ou entreposto de produtos de origem animal, que ser exercida por um nico rgo.

ROTEIRO DE TRABALHO
1.Em estabelecimentos de abate, fbricas de laticnios, fbrica de embutidos, entreposto etc.:

Produtos de origem animal e derivados e animais encontrados em estabelecimento sem inspeo sanitria (SIM, SIE, ou SIF):

Atuao da CIDASC ou MAPA


Lavra o Auto de Infrao (MAPA). Lavra o Auto de Interdio do estabelecimento (CIDASC). Lavra o Auto de Apreenso dos produtos e subprodutos e animais que estiverem na linha de abate (CIDASC). Emite o Auto de Inutilizao dos produtos e subprodutos, destinando-o Graxaria ou aterro sanitrio (CIDASC). Determina o destino para os animais apreendidos (CIDASC). Lavra o Auto de Multa, conforme o caso. Registro fotogrfico do estabelecimento.

Atuao da Polcia Ambiental

Verifica as condies de risco de poluio ambiental e aplica a legislao vigente a cada caso.

2.Em estabelecimentos de comrcio varejista ou atacadista:

Produtos de origem animal e derivados sem inspeo sanitria oficial; Produtos de origem animal e derivados inspecionados, porm fora da rea legal para comercializao, ou seja, proveniente de Servio de Inspeo Estadual que no Santa Catarina ou proveniente de Servio de Inspeo Municipal fora do municpio produtor; Produtos de origem animal e derivados inspecionados, com procedncia comprovada, porm, constatando-se que a temperatura est fora do limite estabelecido, rtulo fora dos padres ou incompletos, acondicionamento e/ou armazenamento sem condies adequadas e prazo de validade vencido:

Atuao da Vigilncia Sanitria

Lavra o Auto de Intimao, com a descrio das irregularidades e exigncias a serem cumpridas; Lavra o Auto de Intimao, com as medidas cautelares correspondentes, com apreenso e inutilizao do produto destinando-o para graxaria ou aterro sanitrio e ou Interdio do estabelecimento, se for o caso. Lavra o Auto de Infrao contra o estabelecimento que est comercializando o produto. Registro fotogrfico do estabelecimento.

Atuao da Fiscalizao Fazendria

Determina as aes cabveis, de acordo com cada caso.

Atuao das Equipes em conjunto

Encaminhamento de cpia das autuaes e do Relatrio de Atividades (incluindo fotos) ao Centro de Apoio Operacional do Ministrio Pblico ou ao Promotor de Justia de defesa do consumidor do local onde est situado o estabelecimento infrator (prazo de 48 horas).

5- RELATRIO DE ATIVIDADES

Nmero

AO CONJUNTA DO MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA, MINISTRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO, SECRETARIA DA AGRICULTURA E POLTICA RURAL, SECRETARIA DE SEGURANA PBLICA E DEFESA DO CIDADO, SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO, URBANO E MEIO AMBIENTE, SECRETARIA DA SADE E SECRETARIA DA FAZENDA DE SANTA CATARINA E CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINRIA.

EMPRESA: ENDEREO: RESPONSVEL:

QUALIFICAO:
TIPO: MUNICPIO:

PESSOAS QUE ENTREGAM OU VENDEM O PRODUTO:


QUALIFICAO: MOTIVO DA VISITA: OPERAO CONJUNTA IRREGULARIDADES: PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL CLANDESTINOS: DISPOSITIVOS LEGAIS INFRINGIDOS: PROVIDNCIAS: AGENTES ENVOLVIDOS: Assinatura/Carimbo do Chefe de Equipe Data: Fonte: Programa de proteo jurdico-sanitria dos consumidores de produtos de origem animal Manual de Fiscalizao, pg25. DENNCIA ROTINA TRNSITO

CARIMBO UTILIZADO PELO SIE (EM CARCAAS - CARNES)

CARIMBOS UTILIZADOS EM OUTROS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

CARIMBOS UTILIZADOS PELO SIF

CARIMBOS UTILIZADOS PELO SIF

CARIMBOS UTILIZADOS PELO SIF

Exerccio de fixao:
1. A equipe de VISA foi comunicada atravs de denncia, sobre a existncia de comrcio de carnes, tipo aougue, no poro da casa do Sr. Jos da Silva. Chegando ao local, foi visualizada uma placa que indicava o ponto comercial e em seu interior foram encontradas as seguintes irregularidades: a) Local com paredes de madeira; b) Uso de tbua de madeira para fracionar as carnes; c) Falta de uniforme para o manipulador das carnes; d) Os ossos e resduos estavam sendo enterrados em uma vala nos fundos do terreno do proprietrio; e) Falta de Alvar Sanitrio para a atividade. Quais aes devero ser tomadas? Fazer o enquadramento individual para cada irregularidade.

Fazer um auto de encontradas acima.


Fazer um auto de encontradas acima.

intimao,
infrao,

com
com

as
as

irregularidades
irregularidades

Enquadramento Legal Exerccio 1:

a) b) c) d) e)
Auto de intimao:

Auto de Infrao:

Exerccio de fixao:
2. Em uma vistoria em um estabelecimento com a atividade de supermercado, foram encontradas as seguintes irregularidades no aougue : a) As carnes bovinas e sunas estavam sendo acondicionadas em uma mesma cmara-frigorfica, sem quaisquer isolamento; b) Carne fracionada, dentro do freezer, em contato direto com o gelo; c) Falta de aougue; carteira de sade para os manipuladores do

d) Carne moda do dia anterior guardada em recipientes dentro da cmara-frigorfica. Quais aes devero ser tomadas? Fazer o enquadramento individual para cada irregularidade. Fazer um auto de encontradas acima. Fazer um auto de encontradas acima. intimao, infrao, com com as as irregularidades irregularidades

Enquadramento Legal Exerccio 2:

a) b) c) d)
Auto de intimao:

Auto de Infrao:

Obrigado!!!!
Ane Luize De Oliveira Tecnloga em Alimentos VISA SMOeste/SC visasmo@yahoo.com.br

You might also like